You are on page 1of 10

Sistema reprodutor masculino

O sistema reprodutor masculino humano uma srie de rgos localizados fora do corpo e ao redor da regio plvica de um macho, que contribui com o processo reprodutivo. A principal funo do sistema reprodutivo masculino proporcionar que o gameta ou espermatozide masculino fecunde o vulo. Os principais rgos reprodutivos do sexo masculino podem ser agrupados em trs categorias.

A primeira categoria a produo de espermatozides e armazenamento. A produo ocorre nostestculos, que esto alojados no escroto, com temperatura regulada, de onde os espermatozides imaturos deslocam-se para o epiddimo, a fim de desenvolvimento e armazenagem.

A segunda categoria so as glndulas que produzem o lquido ejaculatrio, que incluem asvesculas seminais, a prstata e a glndula bulbouretral. A ltima categoria aquela utilizada para a cpula e a deposio de espermatozides (esperma) que estava no macho; nesta categoria esto o pnis, uretra e canal deferente. Dentre as principais caractersticas sexuais secundrias incluem-se: tamanho maior, estatura muscular maior, tom mais grave da voz, pelos no corpo e face, ombros largos e pomo-de-ado mais desenvolvido. Um hormnio sexual masculino importante o andrgeno e, particularmente, a testosterona.

Sistema reprodutor feminino


O sistema reprodutor feminino humano uma srie de rgos localizados principalmente no interior do corpo e ao redor da regio plvica das fmeas que contribuem para o processo de reproduo. O sistema reprodutivo feminino humano contm trs partes principais: a vagina, que atua como o receptculo de esperma do macho, o tero, que abriga o desenvolvimento do feto, e os ovrios, que produzem os vulos da fmea. As mamas tambm so um importante rgo durante a fase de cuidados maternais do beb. A vagina localiza-se no exterior da vulva, que tambm inclui os lbios, clitris e uretra. Durante a relao sexual essa rea lubrificada por muco secretado pelas glndulas de Bartholin. A vagina ligada ao tero atravs do crvix, enquanto o tero est ligado ao ovrio atravs da tuba uterina. Em determinados intervalos, geralmente a cada

28 dias aproximadamente, os ovrios liberam umvulo, que passa atravs da tuba uterina at o tero. A membrana do tero, chamada deendomtrio e os vulos no fertilizados so eliminados a cada ciclo atravs de um processo conhecido como menstruao. As principais caractersticas sexuais femininas secundrias so: uma menor estatura, uma elevada percentagem de tecido adiposo, quadris maiores, glndulas mamrias desenvolvidas emamas maiores. Dentre os importantes hormnios sexuais femininos esto o estrgeno e aprogesterona.

Fecundao humana
Fertilizao humana a unio entre ovcito II e espermatozoide humanos e ocorre na ampola da tuba uterina, o incio do desenvolvimento pr-natal. A fertilizao pode ou no envolver relao sexual, a fertilizao in vitro um processo pelo qual ovcitos II no so fertilizados no tero, mas in vitro, como o prprio nome diz. a fecundao ou fertilizaao o processo em que o espermatozoide atravessa a membrana do ovcito II. da fecundaao resulta o ovo ou zigoto que a primeira celula do novo individuo.

Doena sexualmente transmissvel


Doenas sexualmente transmissveis ou Infeco sexualmente transmissvel, conhecida popularmente por DST so patologias antigamente conhecidas como doenas venreas. So doenas infecciosas que se transmitem essencialmente (porm no de forma exclusiva) pelocontato sexual. O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminao e impedir sua disseminao. Alguns grupos, principalmente os religiosos, afirmam que a castidade, a abstinncia sexual e afidelidade poderiam bastar para evitar a disseminao de tais doenas. Pesquisas afirmam que a contaminao de pessoas monogmicas e no-fiis portadoras de DST tem aumentado, em resultado da contaminao ocasional do companheiro(a), que pode contrair a doena em relaes extra-conjugais. Todavia, as campanhas pelo uso do preservativo nem sempre conseguem reduzir a incidncia de doenas sexualmente transmissveis.

Causa
Vrios tipos de agentes infecciosos (vrus, fungos, bactrias e parasitas) esto envolvidos na contaminao por DST, gerando diferentes manifestaes, como feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Bactrias

Vrus

Cancro mole (Haemophilus ducreyi) Clamdia (Chlamydia trachomatis') Granuloma granulamatis) inguinal (Dovania

Hepatite Herpes simples HIV ou Aids HPV Molusco contagioso

Gonorreia (Neisseria gonorrhoeae) Sfilis (Treponema pallidum) Vaginose vaginalis) Bacteriana (Gardnerella

Parasitas

Piolho-da-pbis

Fungos

Protozorios

Candidase (Cndida albicans)

Tricomonase (Trichomonas vaginalis)

Preveno
Preservativo O preservativo, mais conhecido como camisinha um dos mtodos mais seguros contra as DSTs. Sua matria prima o latex. Antes de chegar nas lojas, submetido vrios testes de qualidade. Apesar de ser o mtodo mais eficiente contra a transmisso do vrus HIV (causador da epidemia da SIDA), o uso de preservativo no aceito pela Igreja Catlica Romana, pelas Igrejas Ortodoxas e pelos praticantes doHindusmo. O principal argumento utilizado pelas religies para sua recusa que um comportamento sexual avesso promiscuidade e infidelidade conjugal bastaria para a proteco contra DSTs. Vacina Alguns tipos de HPV, a Hepatite A e B podem ser prevenidas atravs da vacina. Abstinncia sexual A abstinncia sexual consiste em evitar relaes sexuais de qualquer espcie. Possui forte ligao com a religio.

Tratamento
Algumas DST's so de fcil tratamento e de rpida resoluo quando tratadas corretamente, contudo outras so de tratamento difcil ou permanecem latentes, apesar da falsa sensao de melhora. As mulheres representam um grupo que deve receber especial ateno, uma vez que em diferentes casos de DST os sintomas levam tempo para tornarem-se perceptveis ou confundem-se com as reaes orgnicas comuns de seu organismo. Isso exige da mulher, em especial aquelas com vida sexual ativa, independente da idade, consultas peridicas ao servio de sade. Certas DST, quando no diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicaes graves como infertilidade, infeces neonatais, malformaes congnitas, aborto, cncer e a morte. Num caso, a primeira recomendao procurar um mdico, que far diagnstico para que seja preparado um tratamento. Tambm h o controle de cura, ou seja, uma reavaliao clnica. A automedicao altamente perigosa, pois pode at fazer com que a doena seja camuflada.

Mtodos Anticoncepcionais
Contracepo a preveno da gravidez. Existem vrias maneiras como mostra abaixo. Coito interrompido um mtodo bastante antigo e consiste em retirar o pnis da vagina antes que a ejaculao ocorra. Sendo pouco eficiente, pois as secrees eliminadas antes da ejaculao podem conter espermatozides. A demora na retirada do pnis pode resultar na ejaculao parcial ou total ainda dentro da vagina. Alm dos riscos de se adquirir uma doena sexualmente transmissvel. Mtodo do ritmo ou da tabela A mulher normalmente produz um nico vulo por ms o qual sobrevive no mximo 48 horas. J os espermatozides podem durar at 48 horas no interior do aparelho genital feminino. Assim, existe um intervalo de 6 dias, 3 antes e 2 depois da ovulao, durante o ciclo menstrual. O principal problema desse mtodo justamente determinar qual o perodo frtil. Em geral, a ovulao ocorre no meio do ciclo menstrual, mas isso pode variar. Na maioria das mulheres a temperatura do corpo eleva-se cerca de 0,5 graus depois da ovulao. Barreiras mecnicas A barreira mecnica evita o encontro dos gametas. A camisinha um protetor feito de ltex, que se coloca no pnis para reter o esperma ejaculado, evitando que ele seja depositado na vagina. Alm de anticoncepcional, a camisinha eficiente na preveno da AIDS e de outras doenas sexualmente transmissveis. Hoje em dia pode ser encontrada tambm, a camisinha feminina, bastante eficiente. Camisinha Diafragma O diafragma um dispositivo de borracha que a mulher coloca no fundo da vagina, de modo a fechar o colo do tero e impedir a entrada de espermatozides. comum aplicar no diafragma uma gelia contendo substncias espermicidas (que matam os espermatozides). Diafragma Contraceptvel oral: plula anticoncepcional Utilizada por quase 100 milhes de mulheres no mundo, a plula consiste numa mistura de progesterona e estrgeno sintticos, que so mais resistentes degradao pelo fgado que os hormnios naturais. A plula tomada todos os dias, geralmente por um perodo de 3 semanas, a partir do quinto dia do incio da menstruao. Uma nova menstruao ocorre cerca de trs dias aps a suspenso da ingesto das plulas. Problemas de coagulao sangnea, arteriosclerose e ataques cardacos parecem estar relacionados com o uso indiscriminado de plulas anticoncepcionais. Fumar durante seu uso pode aumentar dez vezes mais os riscos de morte devido a causas cardiorrespiratrias. importante a plula

ser usada sobre um rigoroso acompanhamento mdico, a fim de evitar efeitos colaterais graves, decorrentes da ingesto de hormnios.

Plula Anticoncepcional Dispositivo Intra-Uterino: DIU So dispositivos de plstico e metal introduzidos no tero com o objetivo de evitar a concepo. O DIU deve ser implantado por um mdico especialista, podendo permanecer no tero da mulher at o momento em que ela queira engravidar. Acredita-se que sua presena no tero cause uma pequena inflamao, atraindo macrfagos que destroem os embries que tentam se implantar na mucosa uterina. Esterilizao A esterilizao do homem chamada vasectomia, obtida pelo seccionamento dos canais deferentes, de modo que os espermatozides so impedidos de chegar a uretra. O homem pode ejacular e ter orgasmo normalmente, com a diferena de que seu esperma no contm espermatozides, apresentando apenas secrees das glndulas acessrias. A esterilizao feminina obtida pelo seccionamento das trompas de Falpio, os vulos no conseguem atingir o tero e os espermatozides ficam impedidos de chegar at eles.

Introduo
Este trabalho foi desenvolvido, visando aumentar a eficcia dos meus estudos, e proporcionar uma boa formao e orientao correta a respeito do assunto a ser tratado neste trabalho. A pesquisa tambm tem como objetivo mostrar, de forma clara as informaes obtidas, alm de informar ao leitor. A fim de garantir mais conhecimento e facilitar o estudo e assim alcanar bons resultados.

Concluso
Como observvel o contedo deste texto somente foi possvel aps um trabalho de pesquisa minuciosa que exigiu uma anlise e uma reflexo profunda sobre a matria. Reflexo essa que levou a que passasse a entender melhor os assuntos relacionados a seguir: Sistema reprodutor, mtodos anticoncepcionais, doenas sexualmente transmissiveis e suas prevenes. Foi extremamente vantajoso e elevou meu grau de entendimento e acima de tudo uma viso geral de cada assunto. Sendo assim finalizo o trabalho com bom aproveitamento.

TRABALHO DE CINCIAS

Nome dos alunos (as)

___________________________________ __________________________

___________________________________ __________________________

___________________________________ __________________________

Srie _________________________ Turma: __________________________

You might also like