You are on page 1of 26

0

OFICINA PARA PREENCHIMENTO DO CURRCULO LATTES

ROTEIRO DA OFICINA

1 SENSIBILIZAO A oficina se inicia apresentando o que a Plataforma Lattes. Para sensibilizar os alunos dois pontos sero apresentados: A importncia do preenchimento correto do currculo lattes e A importncia do currculo lattes para a ps-graduao.

2 PREENCHIMENTO DO CURRCULO LATTES: DO TEXTO DE APRESENTAO AS INFORMAES ADICIONAIS A segunda parte da oficina concentra as informaes relativas a apresentao documental e ao preenchimento do currculo. 2.1 Apresentao documental: os alunos tero podero manusear um currculo lattes documentado e catalogado. O objetivo dessa atividade demonstrar como pode ser feita a documentao do currculo e a organizao dos originais. 2.2 Preenchimento do currculo: sero demonstradas etapas do preenchimento desde o texto de apresentao at as informaes adicionais (outras informaes). Nesta apostila o aluno encontra material de apoio para tirar dvidas e localizar o item a ser preenchido de acordo com a sua finalidade. Os alunos tambm assistiro a vdeos tutoriais. 3 DICAS E CURIOSIDADES Durante toda a oficina sero apresentadas algumas curiosidades e dicas para facilitar o preenchimento e valorizar as informaes disponibilizadas no currculo.

SUMRIO DA APOSTILA

1 ALGUMAS DEFINIES ......................................................................................... 3 2 ESTRUTURA DO SISTEMA DE CURRCULOS LATTES ....................................... 5 3 DVIDAS FREQENTES SOBRE O PREENCHIMENTO ...................................... 6 4 ESCLARECIMENTOS DO CNPq ............................................................................. 9 5 BARRA DE FERRAMENTAS DO CURRCULO LATTES ...................................... 12 6 ORIENTAES PARA PREENCHIMENTO DO CURRICULO LATTES ............... 14 7 BIBLIOGRAFIA ...................................................................................................... 25

1 ALGUMAS DEFINIES

Seminrio uma tcnica de estudo que inclui pesquisa, discusso e debate, com carter de instruo. Simpsio Reunio de cientistas ou tcnicos para ventilar vrios assuntos relacionados entre si ou os vrios aspectos de um assunto, sempre com a presena de um coordenador. Tem carter de intercmbio de informaes. Aula Comunicao cientfica oral, com carter de instruo. Congresso Encontro solene de um grande nmero de pessoas no decorrer de vrios dias, durante os quais se daro numerosas reunies. Nos congressos ainda so organizados cursos de atualizao, aproveitando o ensejo da presena de muitos especialistas de renome. Conferncia Tipo de reunio destinada a um grupo de pessoas com identidade de interesse. Anais Publicao peridica, referente aos atos e estudos de congressos cientficos, literrios ou arte. Prefcio Palavras de esclarecimento, justificao ou apresentao, que precedem o texto de uma obra literria, do prprio autor. Posfcio Advertncia no fim de um livro. Declarao do autor ou de outrem no final do livro. Comunicaes Qualquer forma de apresentao de trabalho em evento cientfico. Podem ocorrer sob o nome de congressos, seminrios, reunies, encontros, simpsios, jornadas e outros. DOI: (Digital Object Identifier). http://www.doi.org. O DOI funciona como identificador nico permanente do artigo e pode ser usado com o propsito de citao e recuperao do artigo no ambiente on line. Segundo o CNPq, o sistema DOI foi inserido no Curriculo Lattes apenas para fins de certificao. Alm da facilidade, o sistema garante maior confiabilidade da informao cadastrada. A coleo Scielo Brasil disponibiliza o nmero DOI na interface de todo artigo indexado.

Professor Titular: um cargo final na carreira docente universitria, ser atingido aps aprovao em concurso pblico de provas e de ttulos e a seguir indicao. IES: Instituio de Ensino Superior. Mesa Redonda: Reunio de pessoas entendidas ou abalizadas que discutem ou deliberam, em p de igualdade, sobre determinado assunto Colquio: Semelhante conferncia, reunio de pessoas gabaritadas, em que se debate determinado assunto, com o objetivo de esclarecer ou permitir uma tomada de deciso, levando platia a votar ou escolher os pontos selecionados Painel: Reunio de especialistas expondo suas idias sobre um assunto especfico a um auditrio, sem material expositivo, trocando informaes de maneira informal e dialogada, coordenados por um especialista experiente e com durao de at 90 minutos, com ou sem interrogadores previamente estabelecidos Tema Livre: Proposio que vai ser tratada ou apresentada em evento cientfico, tendo 10 minutos para apresentao. Estudo de Casos: definido como a investigao emprica de um fenmeno que dificilmente pode ser isolado ou associado do seu contexto. Procura estudar as variaes intra-sistema, que so as variveis produzidas de modo natural num determinado meio. Ciclo de Palestras: Sucesso de discusses de alcance limitado, conferncia pblica, em tom quase familiar. Jornada: Refere-se quantidade de dias de atividade sobre um assunto, compreendidas em uma semana. Frum: Espao de debate poltico, social, cientfico e tecnolgico. Discusso de propostas. Workshop: Conferncia, conveno ou outros encontros formais geralmente reunindo pessoas que representam uma rea especfica de interesse.

2 ESTRUTURA DO SISTEMA DE CURRCULOS LATTES


As informaes do currculo esto estruturadas de forma hierrquica. Cada mdulo contm inmeras reas e dentro de cada uma delas existe um texto de ajuda que indica como a rea deve ser preenchida. Para maiores informaes algumas reas possuem um cone de ajuda que contm mais informaes a respeito do preenchimento. O Sistema de Currculos Lattes est dividido em seis mdulos, vistos abaixo. Apresentao: mdulo inicial do sistema. Apresenta um resumo (personalizvel) do currculo do usurio. Dados gerais: concentra os dados de identificao, os endereos, a formao acadmica e complementar, a atuao profissional, as reas de atuao e os prmios e ttulos honorficos. Produo bibliogrfica: concentra toda a produo bibliogrfica realizada, artigos completos, livros, textos em revistas, tradues, partituras, e etc. Produo tcnica: concentra toda a produo tcnica do usurio, softwares, produtos, trabalhos tcnicos, maquetes e etc. Orientaes: mdulo destinado a todas as orientaes ou supervises (concludas ou em andamento). Produo cultural: concentra toda atividade relacionada rea cultural, apresentaes de obras, arranjos ou composies musicais, artes visuais, programas de rdio ou tv e etc. Eventos: concentra seminrios, etc informaes relacionadas a eventos como palestras,

Bancas: concentra informaes relacionadas bancas e comisses julgadoras. Indicadores: mdulo para insero de indicadores de relevncia e para quantificao de produo do usurio (indicadores de produo).

3 DVIDAS FREQENTES SOBRE O PREENCHIMENTO

Aulas: Produo tcnica, curso de curta durao ministrado. Responsvel por disciplina ministrada no curso de graduao e psgraduao: mencionar as aulas em dados gerais, atuao profissional, atividades, ensino. S fui assistir um Congresso: Eventos, participao em eventos (ouvinte). Projetos de pesquisa: Cadastrar em dados gerais, atuao profissional, atividades, projeto de pesquisa. Deve-se, tambm, cadastrar no mdulo projetos. Onde cadastrar os projetos relacionados s teses de doutorado: cadastrar e detalhar como Projeto de Pesquisa. Dados Gerais, atuao profissional, atividades. Atividades de extenso universitria: Dados gerais, Atuao Profissional, Atividades, Extenso Universitria. Participao em conselhos, comisses e consultoria: Dados gerais, atuao profissional, atividades. Ps-doutorado e Livre docncia: Dados gerais; formao acadmica. Assessoria, consultoria, parecer, elaborao de projeto, relatrio tcnico: Produo tcnica, trabalhos tcnicos. Publicao de trabalho apresentado em Congresso: Produo bibliogrfica, comunicao em anais de congresso. Participao em comisses julgadoras de doutorado, mestrado, qualificao: Bancas, participao em banca de trabalhos de concluso. Participao em bancas de concurso pblico, livre-docncia, avaliao de cursos: Bancas, participao em bancas de comisses julgadoras. Como disponibilizar para cpia a informao das produes do Curriculum Lattes para os demais autores?: necessrio que o autor autorize esse procedimento atravs da opo Barra de Ferramentas / Importao de produes a partir de outro CV Lattes. Clicar no nome para quem deseja disponibilizar e autorizar. Como fazer a alterao em nome de autores cadastrados?: Opo Ferramentas / Dicionrio de Autores/Exportao de Produes. Clicar no nmero seqencial e fazer as alteraes necessrias e salvar.

Como cadastrar as viagens de estudo e visitas a outros centros?: Mdulo Dados Gerais e cadastrar em formao complementar. Como cadastrar os ttulos de especialista?: Mdulo Dados Gerais, Prmio e ttulos. Como cadastrar as afiliaes a sociedades de classe, cargos administrativos em sociedades de classe?: Mdulo Dados Gerais, atuao profissional. Apresentao de trabalho em congresso: mdulo Produo bibliogrfica; Apresentao de Trabalho. Tenho dvidas quando se trata de livro eletrnico (CD de Anais). R: No menu "Produo bibliogrfica" -> "Livros e captulos" -> "Inserir novo item" > "Livros publicados". Insira os dados normalmente e no espao "Meio de divulgao" selecione "Meio digital" ou "Impresso e mdia eletrnica" se for o caso.

Registro como organizador do livro, quando for o caso (sou organizador/a de livro onde consta um texto meu tambm)? R: So dois registros: um como organizador e outro como captulo de livro. Como organizador segue os passos indicados no item anterior, selecionando ao lado de onde diz "Organizao de obra publicada" (na pgina em que se preenche os dados do livro). Quando for registrar o captulo de livro, seguir os seguintes passos: No menu "Produo bibliogrfica" -> "Livros e captulos" -> "Inserir novo item" -> "Captulos de livros publicados".

Registra-se como captulo de livro o texto prprio publicado no CD que se organizou como livro eletrnico? R: Se o CD um livro (natureza) registra-se como captulo de livro. Se for anais, peridicos... registra em "Produo bibliogrfica" -> "Comunicaes em anais de congressos e peridicos". Preste ateno que so dois registros, um como organizador e outro como autor de texto.

Registra-se o texto como apresentao de trabalho em evento? R: Primeiro registra-se o evento: No menu "Eventos" -> "Participao em eventos, congressos, etc". Quando participante, tem que selecionar o tipo de apresentao/participao. Depois de preenchido, quando clicar em "salvar", ser automaticamente remetido pgina "Produes bibliogrficas resultantes da Participao no evento", onde deve ser lanado o trabalho enviado para o evento (aquele que publicado nos anais...). Depois dessa etapa, lanar a apresentao do trabalho no evento. Note que so

trs registros para um evento em que se apresenta algum trabalho. Para fazer o registro da apresentao do trabalho (esta no automtica porque podemos ter um trabalho publicado em um evento sem apresent-lo pessoalmente) clicar em "Produo bibliogrfica" -> "Apresentao de trabalho". Neste local devemos inserir os dados da apresentao e do evento em que o trabalho foi apresentado (somente o nome do evento, instituio promotora e local), conforme os campos do formulrio.

Registra-se como Comunicaes em anais de congressos e peridicos? R: Sim, conforme descrito no item anterior, quando lanamos um evento como participante ele nos remete pgina para registrar o trabalho. bom sempre comear os registros seguindo os seguintes passos: "evento" ->"Trabalho publicado no evento" -> "apresentao do trabalho no evento".

4 ESCLARECIMENTOS DO CNPq

1) Qual o procedimento para imprimir o Lattes atualizado? a) Na base da tela de atualizao, clique no quarto cone (impressora); b) No campo "Modelo de Currculo" selecione a opo "Completo", ou escolha entre as outras opes; c) Clique na opo Confirmar: o currculo ser gerado. d) No navegador, clique na opo Arquivo e Imprimir, ou tecle o atalho Control+P. Clique em OK. 2) Como disponibilizar o Lattes no Google? O seu endereo deve ser includo diretamente no Google: a) Abra a pgina Incluir/Remover o seu URL (Google), no endereo http://www.google.com.br/intl/pt-BR/add_url.html ; b) Insira a URL (endereo do seu currculo) e os comentrios (palavras-chave) e confirme. O endereo do seu currculo (URL) pode ser encontrado no prprio currculo, logo abaixo da foto e texto de resumo. 3) Como proceder no caso de mudana de sobrenome, no campo citaes bibliogrficas? No caso de mudana de sobrenome, (casamento ou divrcio, por exemplo), insira o novo nome no campo Nome em citaes no mdulo Dados Gerais > Identificao. Separe com ponto e vrgula (;) um nome do outro. Quando incluir uma nova produo, ao selecionar o campo autores, escolha o nome de acordo com o nome que est na publicao. Ateno: Adicione o novo nome, mas no exclua o antigo. Caso seja apenas alterado o nome em citaes, todas as opes com a incluso de autores sero modificadas automaticamente, causando informao inexata. 4) O que significa exatamente o campo Citaes Citaes em outra base bibliogrfica? Uma vez que s permite a incluso de uma nica informao. O campo citaes se refere s bases bibliogrficas, das quais a ISI-Web of Knowledge a mais conhecida. So bases que contm no s o registro dos artigos de um pesquisador nas revistas cientficas, mas as citaes que os outros artigos fazem dele. Deste modo, possvel mensurar o rendimento deste pesquisador. possvel colocar o nmero de citaes na ISI, na Scielo e em alguma outra base bibliogrfica que voc preferir, ou que seja mais importante na sua rea. 5) Os dados pessoais como CPF e RG ficam disponveis para a Visualizao do pblico? As informaes pessoais como CPF, RG, Filiao, Data de Nascimento, e Endereo Residencial no ficam disponveis para a visualizao pela Busca Textual. 6) Como incluir e editar linhas de pesquisa? Na atualizao do currculo, clique no mdulo Dados Gerais > Atuao Profissional. Selecione a Instituio que deseja inserir a Linha de Pesquisa e clique

na opo Atividades > Incluir um novo item. Inclua um novo item do tipo Pesquisa e Desenvolvimento. 7) Como cadastrar um Lattes? Acesse o endereo eletrnico http://lattes.cnpq.br. Clique no link Cadastrar-se e preencha os seguintes campos: Nome Completo, Nacionalidade, CPF, Pas de Nascimento, Data de Nascimento, e-mail, Confirmao de e-mail, Senha e Confirmao de Senha. Confirme. O Termo de Adeso e Compromisso ser aberto. Leia o termo de compromisso e, se concordar, marque ao Box Estou de acordo e clique no boto correspondente. (Voc precisa concordar com o Termo de Adeso e Compromisso para criar um currculo) A rea de atualizao do currculo ser aberta para que sejam colocadas as suas informaes curriculares. No entanto, o seu currculo ainda No foi enviado. Para envi-lo, siga o procedimento da pergunta n 14 8) Como recuperar a senha? Se voc perdeu ou esqueceu sua senha, mas mantm o e-mail do Lattes atualizado, siga as orientaes na pgina de acesso, ou clique no endereo abaixo, informado seu CPF e optando pela forma de recebimento E-mail". http://plsql1.cnpq.br/sigef_imp/seg_via_senha.inicio 9) Como recuperar a senha se o e-mail cadastrado na base estiver incorreto? Encaminhe e-mail para suporte-senha@cnpq.br com as seguintes informaes: - Nome completo: - CPF: - RG: - Data de nascimento: - Nome do pai e/ou da me: - E-mail cadastrado na base de dados: 10) Caso aparea mensagem Senha no confere, o que fazer? Primeiro confira com ateno se voc est digitando a senha corretamente. Muitas vezes um cadastro j foi efetuado h algum tempo no seu CPF e nunca foi efetivado, causando um choque de senhas. Neste caso necessrio solicitar a senha de acesso ao e-mail suporte-senha@cnpq.br com os seguintes dados: Nome completo: CPF: RG: Data de nascimento: Nome do pai e/ou da me: E-mail cadastrado na base de dados: 11) O que significa DOI? Como descobr-lo? Qual formato a ser inserido? DOI significa Digital Object Identifier ("Identificador de Objeto Digital"). Este identificador, composto de nmeros e letras, atribudo ao objeto digital (no caso, um artigo) para que este seja unicamente identificado na Internet. Atravs desse

10

cdigo possvel estabelecer uma ligao entre o Currculo Lattes e o site do artigo publicado, caso exista o DOI, que preenche automaticamente vrios campos. O DOI atribudo pela editora da publicao, e cabe a ela informar o nmero DOI de cada artigo. Se o seu artigo possui nmero DOI, provavelmente ele ser informado no cabealho do artigo. Se isto no acontece, contate a editora ou ignore o campo e continue a digitao das informaes normalmente. Se o nmero DOI for considerado invlido, confira a validade no site http://www.doi.org/. Muitas vezes nmeros novos demoram para ser validados. Se ainda assim o nmero estiver incorreto, confira a digitao ou contate a editora da publicao. Note que, no Currculo Lattes, este campo no de preenchimento obrigatrio. Exemplo: Nome do artigo: Thirteenth International Conference of Flow Injection Analysis DOI: j.talanta.2005.09.033 A partir do cdigo acima possvel acessar o site do artigo: http://dx.doi.org/10.1016/j.talanta.2005.09.033 12) Quando a tela parece com quadros grandes e no aparece o X para fechar e nem as opes de salvar, editar, excluir ou confirmar, o que fazer? O Currculo Lattes melhor visualizado na resoluo de tela 1024x768. Para alterar esta configurao, clique com o boto direito do mouse na rea de trabalho do Windows. Em seguida, selecione Propriedades e a aba Configuraes. Selecione, ento, a opo 1024x768. 13) Como alterar o primeiro nome? Envie os dados abaixo para o e-mail suporte-senha@cnpq.br : Nome completo (incorreto): Nome completo (correto): CPF: RG: 14) Como enviar o currculo? Sempre que forem feitas atualizaes no currculo, este deve ser enviado para o CNPq. Quando for necessria a atualizao, um lembrete em uma barra amarela aparece na parte superior da tela, com o seguinte texto: Ateno ! As alteraes realizadas s sero aceitas quando enviadas ao CNPq em definitivo. Clique aqui para envi-las. Siga estas instrues. Em seguida aparecer o currculo do modo como ser publicado, para que voc revise e declare que est de acordo com a declarao do Termo de Adeso. Aps ler o termo,. Clique no Box e, em seguida, em enviar para o CNPq.

11

5 BARRA DE FERRAMENTAS DO CURRCULO LATTES

cone Ferramentas: para acessar na produo, clique no nmero sequencial e faa as alteraes; Vincular Artigo ao Peridico: O CNPq est utilizando a Tabela de Peridicos criada e mantida pela CAPES, para apoio ao processo de verificao da freqncia de publicao de trabalhos dos pesquisadores nos principais peridicos cientficos . Para tanto, importante a correta associao entre os artigos cientficos registrados em seu Currculo e os peridicos da tabela onde os mesmos foram publicados: Clique no nmero seqencial para acessar ou alterar os dados; Aparecer uma lista de artigos que devero ser vinculados, corretamente, e abrir uma janela para o Detalhamento do peridico/revista; Clicar na lupa e abrir outra janela onde informe o nome do peridico ou parte do ISSN, e clique em Procurar, ou selecione a partir da lista de peridicos mais freqentes; Selecione o(s) artigo(s) que deseja vincular ao peridico e salve. Dicionrio de Autores / Exportao de Produes: Aparecer a lista de autores do currculo Para alterar os dados do Autor, clique no nome. Uma janela se abrir. Na nova Janela altere o Nome ou o Nome em citaes bibliogrficas. Confirme a alterao. Para excluir um nome, selecione-o. Clique em Excluir; Para exportar produes de outro currculo Lattes, clique no nome, desde que o autor tenha autorizado e confirme a exportao. Dicionrio de Palavras-chave: Aparece uma janela com uma relao de palavras-chaves; Para editar uma palavra, clique no link; Abrir uma janela onde poder ser feita a alterao e clique em OK; Para excluir uma palavra, clique na caixa de seleo e exclua. Dicionrio de reas do Conhecimento: Aparece uma janela onde poder excluir as reas do conhecimento. Dicionrio de Instituies: Para alterar os dados das IES Aparecer uma janela com os nomes das Instituies cadastradas; Clique no nmero seqencial; Aparecer uma janela, onde podero ser feitas as correes e salvar.

12

Totais da produo: Aparecer uma janela com o nmero total das produes bibliogrficas, tcnica e artstica; orientaes e eventos. Grficos: Aparecer uma janela onde poder escolher os grficos de produo, nos seguintes tipos: de produo, autores, grandes reas, reas, subreas, palavras-chave e ano. Exportar para arquivo RTF ou XML. RTF (Rich Format Text): Visualizao e edio possvel na maioria dos processadores de texto, a opo usada XML (eXtensible Markup Language) - importao realizada pela maioria dos sistemas gerenciadores de bancos de dados (por ex.: usada quando havia necessidade de gerar arquivo para o coleta CAPES) Importao de produes a partir de outro Currculo Lattes: Atravs da opo "Ferramentas / Dicionrio de autores / Exportao de Produes" h a possibilidade de importar produo de outros currculos lattes, mas necessrio que o autor autorize esse procedimento no seu currculo. Imprimir: Aps clicar em impresso, abre-se a janela que oferece as opes de impresso. possvel selecionar reas distintas do Curriculum Lattes assim como o modelo de currculo (Resumido, Ampliado, Completo ou Personalizado). Outras variveis tambm so possveis de escolha para impresso: Estilo, Idioma, Padro de Referncia Bibliogrfica, Indexador, Perodo da Atuao Profissional, Produo, Perodo da Produo. Enviar o Currculo ao CNPq: Aps realizar alteraes ou inseres proceder da seguinte maneira o envio das atualizaes ao CNPq: 1. Certifique-se de que as informaes do CV esto corretas; 2. Leia a declarao no final da impresso do Currculo; 3. Registre sua concordncia com o termo da declarao e 4. Clique no boto Enviar ao CNPq no final desta pgina. Dicionrio de autores.

Dicionrio de Palavras-chave.

Dicionrio de reas.

Sair do Currculo Lattes.

13

6 ORIENTAES PARA PREENCHIMENTO DO CURRICULO LATTES

PRODUO TCNICA: As produes tcnicas equivalem 15% da avaliao da produo intelectual de um Programa de Ps Graduao segundo a CAPES. Os tipos de produes tcnicas mais comuns so: a) Trabalhos tcnicos (Assessoria, Consultoria, Parecer, Elaborao de Projeto, Relatrio Tcnico, Servios na rea da sade); b) Demais produes Tcnicas (Apresentao de trabalho, cursos de curta durao, desenvolvimento de material didtico, editoria, organizao de evento, programa de rdio e TV e Relatrio de Pesquisa). Destaque: Pareceres: De acordo com a Capes os pareceres no devem ser genricos (ex: Pareceres para Congresso X). O ideal que foi realizado, seja registrado. Se o professor fez cinco pareceres para o congresso, estes devero ser citados as 5 vezes. Para resolver as questes do anonimato, registre o cdigo do artigo. Ex: Parecer para o artigo nmero AD320, Parecer para o Artigo AD321. Caso no tenha o cdigo do artigo, sugere-se a criao de um cdigo seqencial. Ex: Parecer para o artigo nmero 001 da Revista X, Parecer para o Artigo 002 da Revista X . Apresentao de Trabalho Para os trabalhos em eventos registrados no item PRODUO BIBLIGRFICA Trabalhos em Eventos, que foram apresentados, tambm devero ser registrados no item DEMAIS PRODUES TIPOS DE PRODUES TCNICAS Apresentao de trabalho. Neste sentido, a produo conta com uma vez como produo bibliogrfica e outra como produo tcnica. Segue abaixo tabela com os tipos de produes tcnicas e bibliogrficas e seus respectivos detalhamentos, contedo e caracterstica.

14

PRODUES TCNICAS
ITEM DO LATTES - TRABALHOS TCNICOS Trabalhos Tcnicos
Detalhamento Contedo Assessoria, Consultoria, Parecer, Elaborao de Projeto, Relatrio Tcnico, Servios na rea da sade, Outro Ttulo do Trabalho Ano Objetivo da prestao de servios Durao em meses N pginas documento final Restrita, Irrestrita Instituio financiadora Cidade Pas Impresso, Meio magntico, Meio digital, Filme, Hipertexto, Outro, Vrios Endereo eletrnico (Uniform resource locator) Caracterstica

Natureza Ttulo Ano Finalidade Durao N pginas Dedicao Instituio financiadora Cidade Pas Divulgao URL

obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio no obrigatrio

ITEM DO LATTES DEMAIS TIPOS DE PRODUES TCNICAS Apresentao de trabalho


Detalhamento Natureza Ttulo Ano Evento Instituio promotora Idioma Local Cidade Pas Divulgao URL Contedo Comunicao, Conferncia ou Palestra, Congresso, Seminrio, Simpsio, Outra Ttulo do Trabalho ou Papestra Ano Denominao do evento Instituio promotora do evento Idioma Local do evento Cidade Pas Impresso, Meio magntico, Meio digital, Filme, Hipertexto, Outro, Vrios Endereo eletrnico (Uniform resource locator) Caracterstica obrigatrio Obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio no obrigatrio

Curso de curta durao


Detalhamento Nvel Ttulo Ano Participao dos autores Durao Unidade Instituio promotora ou evento Local Contedo Extenso, Aperfeioamento, Especializao Ttulo do Curso Ano Docente, Organizador, Outra Nmero de Semanas/Dias/Horas Semanas/Dias/Horas Instituio promotora ou evento Local do evento Caracterstica obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio

Cidade Pas Divulgao URL

Cidade Pas Impresso, Meio magntico, Meio digital, Filme, Hipertexto, Outro, Vrios Endereo eletrnico (Uniform resource locator)

obrigatrio obrigatrio obrigatrio no obrigatrio

Desenvolvimento de material didtico e instrucional


Detalhamento Natureza Ttulo Ano Finalidade Divulgao Contedo Natureza deste tipo de produo (escrever) Ttulo do Material Ano Finalidade da produo tcnica Impresso, Meio magntico, Meio digital, Filme, Hipertexto, Outro, Vrios Endereo eletrnico (Uniform resource locator) Caracterstica obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio

URL

no obrigatrio

Editoria
Detalhamento Natureza Ttulo Ano Tipo Idioma Nmero de pginas Instituio promotora Editora Cidade Pas Contedo Anais, Catlogo, Coletnea, Enciclopdia, Livro, Peridico, Outro Ttulo da Obra Ano Edio, Editorao, Outro Idioma Nmero de pginas Instituio promotora Editora Cidade Pas Caracterstica obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio

Divulgao URL

Impresso, Meio magntico, Meio digital, Filme, Hipertexto, Outro, Vrios Endereo eletrnico (Uniform resource locator)

obrigatrio no obrigatrio

Organizao de evento
Detalhamento Tipo Natureza Ttulo Ano Instituio promotora Durao Itinerante Catlogo Local Cidade Pas Divulgao URL Contedo Concerto, Concurso, Congresso, Exposio, Festival, Outro Curadoria, Montagem, Organizao, Museografia, Outra Ttulo do evento Ano Instituio promotora Extenso temporal da apresentao [semanas] Evento itinerante Disponibilidade de catlogo do evento Local Cidade Pas Impresso, Meio magntico, Meio digital, Filme, Hipertexto, Outro, Vrios Endereo eletrnico (Uniform resource locator) Caracterstica obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio sim/no sim/no obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio no obrigatrio

Programa de rdio ou TV
Detalhamento Natureza Ttulo Ano Emissora Tema Data Durao Cidade Pas Contedo Entrevista, Mesa redonda, Comentrio, Outra Ttulo do Programa Ano Emissora Tema Data da apresentao Extenso temporal da apresentao (minutos) Cidade Pas Caracterstica obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio

Relatrio de pesquisa
Detalhamento Ttulo Ano Projeto Nmero de pginas Idioma Disponibilidade Instituio financiadora Divulgao URL Ttulo do Relatrio de Pesquisa Ano Nome do projeto Nmero de pginas Idioma Restrita, Irrestrita Instituio financiadora Impresso, Meio magntico, Meio digital, Filme, Hipertexto, Outro, Vrios Endereo eletrnico (Uniform resource locator) Contedo Caracterstica obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio no obrigatrio

PRODUES BIBLIOGRFICAS
Todos os Tipos
Detalhamento Autores Ttulo Ano Contedo Autores da produo bibliogrfica Ttulo da produo bibliogrfica Ano de publicao da produo bibliogrfica Caracterstica obrigatrio obrigatrio obrigatrio

Artigo em Peridico Detalhamento Natureza Ttulo do peridico Volume Fascculo Srie Nmero de pginas Nmero da pgina inicial Idioma ISSN Divulgao URL Observao Trabalho completo, Resumo Ttulo do peridico Volume Fascculo Srie Nmero de pginas Nmero da pgina inicial Idioma International Standard Serial Number Impresso, Meio magntico, Meio digital, Filme, Hipertexto, Outro, Vrios Endereo eletrnico (Uniform resource locator) Informao adicional Contedo Caracterstica obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio no obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio no obrigatrio no obrigatrio

Livro Detalhamento Natureza Ttulo da Obra Nome do Editor Nmero da edio ou reviso Nome da editora Cidade da editora Pas Nmero de pginas Nmero da pgina inicial Volume Fascculo Srie Idioma ISBN Divulgao URL Observao Contedo Captulo, Coletnea, Texto integral, Verbete, Outro Nome de capa [exceto Texto Integral] Nome do Editor ou Coordenador Nmero da edio ou reviso Nome da editora Cidade da editora Pas Nmero de pginas Desnecessrio para Texto Integral Volume Fascculo Srie Idioma International Standard Book Number Impresso, Meio magntico, Meio digital, Filme, Hipertexto, Outro, Vrios Endereo eletrnico (Uniform resource locator) Informao adicional Caracterstica obrigatrio obrigatrio obrigatrio no obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio no obrigatrio no obrigatrio no obrigatrio no obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio no obrigatrio no obrigatrio

Trabalho em Anais Detalhamento Natureza Ttulo dos Anais Volume Fascculo Srie Nmero de pgina Inicial Nmero da pgina Final Nome do evento Cidade do evento Pas Idioma ISBN Divulgao URL Observao Trabalho completo, Resumo Ttulo dos Anais Volume Fascculo Srie Nmero de pgina Inicial (anais em CD colocar 1 para pgina inicial) Nmero da pgina Final (CD colocar o tamanho do artigo para pgina final) Nome do evento Cidade do evento Pas Idioma International Standard Book Number Impresso, Meio magntico, Meio digital, Filme, Hipertexto, Outro, Vrios Endereo eletrnico (Uniform resource locator) Informao adicional Contedo Caracterstica obrigatrio obrigatrio obrigatrio no obrigatrio no obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio no obrigatrio obrigatrio no obrigatrio no obrigatrio

Artigo em Jornal ou Revista Detalhamento Ttulo do jornal ou revista Data da publicao Nmero de pginas Inicial Nmero da pgina final Idioma Cidade Pas ISSN Divulgao URL Observao

(Magazine exemplo: Veja e Exame) Contedo Ttulo do jornal ou revista Data da publicao Nmero da pgina inicial Nmero da pgina final Idioma Cidade Pas International Standard Serial Number Impresso, Meio magntico, Meio digital, Filme, Hipertexto, Outro, Vrios Endereo eletrnico (Uniform resource locator) Informao adicional Caracterstica obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio no obrigatrio obrigatrio no obrigatrio no obrigatrio

Demais Tipos de Produo Detalhamento Natureza Autor traduzido Ttulo da obra original Idioma da obra original Idioma da traduo Nome da editora da traduo Cidade da editora Pas Nmero da edio ou reviso Nmero de pginas Volume Fascculo Srie ISBN Divulgao URL Observao

(Traduo) Contedo Livro, Artigo, Outra Autor traduzido Ttulo da obra original Idioma da obra original Idioma da traduo Nome da editora da traduo Cidade da editora Pas Nmero da edio ou reviso Nmero de pginas Volume Fascculo Srie International Standard Book Number Impresso, Meio magntico, Meio digital, Filme, Hipertexto, Outro, Vrios Endereo eletrnico (Uniform resource locator) Informao adicional Caracterstica obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio no obrigatrio obrigatrio no obrigatrio no obrigatrio no obrigatrio obrigatrio obrigatrio no obrigatrio no obrigatrio

7 BIBLIOGRAFIA
http://lattes.cnpq.br/ajuda/faq/index.html http://pipl.com/directory/name/Maccari/Emerson http://ronaldodaros.com/index.php?option=com_content&view=article&id=62&Itemid=60 http://www.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20060912181743. pdf?PHPSESSID=1bc7f62610d5788d5a68cbee4909a2fb http://www.fisica.ufs.br/npgfi/manual-utili-lattes2009.pdf

25

You might also like