You are on page 1of 2

UniEvanglica Centro Universitrio Disciplina: Habilidades em Comunicao Professoras: Marluce Machado e Priscila Usevicius Aluno: Rogrio Vieira de Borba

PARTE 1 - Entrevista: Anamnese geral (PODE SER UMA S PARA O GRUPO)

ID: Raimundo Clementino Castro, 66 anos, casado, 2 filhos, evanglico, aposentado, acompanhado de seu filho Samuel. QP: coceira e dor HDA: relata o paciente que no dia 28 de janeiro deste ano, aps ingerir carne de animal silvestre (paca) iniciou quadro de dor abdominal de incio gradativo, irradiava para flancos, incio sbito de durao intermitente sem melhora e de grande intensidade. Procurou atendimento mdico onde foi colocado dreno abdominal. No momento no sente dor. IS, APF, APP, AF e HV: no perguntamos.

PARTE 2 Texto narrativo Fomos ao HEG (Hospital Evanglico Goiano) procuramos a enfermaria previamente disponibilizada para os estudantes. Fomos direcionados pela enfermagem para o leito 319 da enferamaria E, s sabamos o nome do paciente (Osmar) e que era CA de lngua. Ao nos aproximarmos, percebemos que no seria possvel fazer a entrevista, pois o tumor era muito grande e o paciente tinha muita dificuldade em falar, at mesmo seu prprio nome. Voltamos e procuramos outro paciente, fomos direcionados para o leito 312, Renato, tinha acabado de sair de cirurgia oncolgica; estava sonolento/dormindo. Novamente procuramos outro paciente, leito 328, Sr. Raimundo. Fomos advertidos pela enfermeira responsvel de que o paciente no sabia sobre sua enfermidade. Estava acordado, lcido, nos apresentamos como estudantes de medicina e ele concordou em nos conceder a entrevista. De incio percebemos o dreno abdominal. Segundo o prprio paciente, disse que estava com problemas na vescula biliar, por isso o mdico colocou o dreno at ter condio de realizar cirugia futuramente, depois, j no final da entrevista o filho que o acompanhava nos informou que era um cncer pancretico que obstruia o duto. Na anamnese, logo aps a histria da doena atual, percebemos um certo receio do paciente, comecou a falar muito baixo, respondia apenas em monosslados; enfim, no colaborou. Comeamos a pular partes da anamnese, como antecedentes fisiolgicos e pessoais na tentativa de tornar a entrevista menos cansativa, mesmo assim no tivemos xito. O paciente no sabia de sua doena, culpava a carne de paca

pelo problema na bile e tambm a coceira. No fim da entrevista, aceleramos ainda mais porque havia chegado o pastor do Sr. Raimundo para dar um apoio espiritual. Voltamos para central de enfermagem para olhar o pronturio do paciente, usava 13 medicamentos diferentes por dia, j a ultrassonografia transabdominal indicava cncer na cabea do pncreas.

PARTE 3 Reflexo: A comear pela escolha, fazer a anamnese oncolgica no foi fcil. Nos deparamos com situaes complicadas, incapacidades, olhares perdidos e muita tenso. Por fim, nos encontramos com conspirao do silncio. Sr. Raimundo achava que estava internado porque havia comido carne de paca, e estava se sentindo mal. O pronturio mostrava cncer de pncreas. Sr. Raimundo parecia desorientado, um pouco medroso, tentando afastar o diagnstico se esquivando de nossas perguntas. Seu filho estava ciente do diagnstico e achava que, no fundo, o pai tambm. Me senti desconfortvel por saber o que o paciente realmente tinha e no poder lhe dizer. Apesar de tudo, Sr. Raimundo aguardava uma cirurgia e esperava ter alta o mais depressa possvel. No senti que a farsa de no saber o diagnstico o ajudava, ele estava angustiado e tentava de todas as formas direcionar o diagnstico para uma simples infeco ou problema alimentar. Por fim, foi muito valiosa a experincia. Percebi a esperana que se esconde atrs do medo da morte. Percebi como aos poucos, com o passar dos dias, os olhares vo se esvaziando, a mente se livrando dos pensamentos. Me senti prximo do que estar prximo da morte.

You might also like