You are on page 1of 5

Como fazer um organograma

Pgina 1 de 5

APOSTILAS ARTIGOS EMPRESAS EMPREGOS EVENTOS FRUM CONES LIVROS MULTIMDIA NOTCIAS

Cadastre-se

Faa login

DESENVOLVIMENTO

NEGCIOS

TECNOLOGIA

Home Artigos Negcios Gerncia

Dicas

Encontre-nos no Facebook

Como fazer um organograma


Aprenda a fazer um organograma. Veja tambm como funciona um organograma empresarial, do tipo horizontal, vertical, radial. O organograma um diagrama que usado para demonstrar relaes de hierarquia dentro de uma empresa, ou seja, quem chefe de quem em poucas palavras.
Publicado em: 18/04/2011 | Autor: Ncolas Mller | Categoria: Gerncia

Oficina da Net
Curtir 11,407 pessoas curtiram Oficina da Net.

Plug-in social do Facebook

Para os Administradores FranquiaEducacional.com Descubra como ser o proprietrio de uma escola com o Mtodo Supera! Sistema de Gesto ERP Web www.sistemica.info Software Completo de Gesto ERP acessvel para mdias empresas Desenvolv. de Pessoas www.fellipelli.com.br/birkman Conhea o Comportamento de Seus Colaboradores. Acesse:

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU EMAIL


Assinar

LTIMAS COLUNAS
OTIMIZAO / SEO

Symnetics Mudana www.symnetics.com.br/mudanca Consultoria especializada em Gesto da mudana

Qual a importncia do buscador Bing para SEO?


DESIGN

O organograma um diagrama que usado para demonstrar relaes de hierarquia dentro de uma empresa, ou seja, quem chefe de quem em poucas palavras. Alm disto o organograma tambm tem a capacidade de demonstrar a distribuio de cargos, setores e a comunicao entre eles. O termo organograma foi criado por volta de 1856 pelo norte americano Daniel C. MacCallum quando ele administrava ferrovias nos EUA. Desde esta poca o organograma uma ferramenta fundamental para as organizaes, atravs deste diagrama que todos conseguem se basear sobre a hierarquia da empresa. Ento tornou-se um padro que hoje muito utilizado. Existem alguns tipos de organogramas:

Como vencer o bloqueio criativo?

WEBMARKETING

O consumidor est integrado. As marcas no!

TOP COLUNAS DO MS

Organograma vertical (tambm chamado de clssico), mais usado para representar claramente a hierarquia na empresa; Organograma circular (ou radial), exatamente o contrrio, usado quando se quer ressaltar o trabalho em grupo, no h a preocupao em representar a hierarquia. o mais usado em instituies modernas ou do terceiro setor onde o se quer ressaltar a importncia do trabalho em grupo; Organograma horizontal tambm criado com base na hierarquia da empresa, mas tem essa caracterstica amenizada pelo fato dessa relao ser representada horizontalmente, ou seja, o cargo mais baixo na hierarquia no est numa posio abaixo dos outros (o que pode ser interpretado como discriminao, ou que ele tem menos importncia), mas ao lado; Organograma funcional parecido com o organograma vertical, mas ele representa no as relaes hierrquicas, e sim as relaes funcionais da organizao;

LINUX

O que Linux?

REDES

O que wireless e como funciona?

Participe da EXCEL newsletter do site.

Planilha de Fluxo de Preencha seu e-mail: Caixa no Excel


ok

http://www.oficinadanet.com.br/artigo/gerencia/como-fazer-um-organograma

09/04/2012

Como fazer um organograma

Pgina 2 de 5

Organograma matricial usado para re se pre ntar a e strutura das organizae que no s tos apre ntam uma de se finio clara das unidade funcionais, mas grupos de trabalhos por proje s quepode se te m r mporrios (e strutura informal).

TOP SOBRE GERNCIA

Veja tambm: Ve aqui quais so os tipos de orgranograma ja Como faze um fluxograma r

Tipos de Sistemas de Informao na e mpresa

Computao nas nuvens

Vamos mostrar aqui como criar um organograma utilizando o programa Microsoft Word. O Word te m uma fe rrame e cfica para criao de organogramas usando um grfico SmartArt. Para criar um nta spe organograma rapidame e com facilidade digite ou cole se te e posicione e organize e nte , u xto sse te xto automaticame . Quando voc adiciona uma forma de assiste nte nte a um layout de organograma, como Organograma, um marcador com uma linha cone ctada indica a forma de assiste no paine nte l Te xto. Ve a image abaixo: ja m

A importncia da informtica na empre sa nos te mpos de hoje

LTIMAS NOTCIAS

Gear of War: Exile cancelado

Agora, Instagram perte nce ao Facebook

Embora voc possa utilizar outros layouts de hie rarquia para criar um organograma, a forma de assiste e os layouts de de nte slocame e nto sto disponve some com os layouts de organograma. is nte

Criando um organograma:
1. Na guia Inse no grupo Ilustrae clique e SmartArt. rir, s, m

EDTED e-commerce 2012

Vagas de emprego
2 vagas para Webwriter aqui no Oficina da Net
2. Na gale Escolhe Ele nto Grfico SmartArt, clique e Hie ria r me m rarquia, clique e um layout de m organograma (como Organograma) e clique e OK. m 3. Para inse o te rir xto, e cute uma das se xe guinte ae Clique e uma forma no grfico SmartArt e s s: m , e se m guida, digite se te u xto. Observao Para obte os me r lhore re s sultados, utilize e ssa opo aps adicionar todas as formas de jadas. se - Clique e [Te m xto] no paine Te e e se l xto , m guida, digite o te xto. - Copie o te de outro local ou programa, clique e [Te xto m xto] no paine de Te e e se l xto , m guida, cole o te xto. Se o paine Te no e l xto stive visve r l
Salrio: combinar

Enviar currculo
Veja + vagas de emprego

Adicionar uma forma ao se organograma u


1. Clique no grfico SmartArt ao qual voc de ja adicionar uma forma. se 2. Clique na forma e xiste mais prxima do local e quevoc de ja adicionar a nova forma. nte m se 3. Em Fe rrame ntas SmartArt, na guia De sign, no grupo Criar Grfico, clique na se e Adicionar ta m Forma e e se , m guida, e cute uma das se xe guinte ae s s:
Participe da newsletter do site. Preencha seu e-mail: ok X

http://www.oficinadanet.com.br/artigo/gerencia/como-fazer-um-organograma

09/04/2012

Como fazer um organograma

Pgina 3 de 5

Para inserir uma forma no mesmo nvel da forma selecionada mas depois dela, clique em Adicionar Forma Aps. Para inserir uma forma no mesmo nvel da forma selecionada mas antes dela, clique em Adicionar Forma Antes. Para inserir uma forma um nvel acima da forma selecionada, clique em Adicionar Forma Acima. A nova forma assume a posio da forma selecionada, e a forma selecionada e todas as formas diretamente abaixo dela so rebaixadas um nvel cada uma. - Para inserir uma forma um nvel abaixo da forma selecionada, clique em Adicionar Forma Abaixo. A nova forma adicionada aps as outras formas no mesmo nvel. - Para adicionar uma forma assistente, clique em Adicionar Assistente. A forma assistente adicionada acima das outras formas no mesmo nvel no grfico SmartArt, mas exibida no painel Texto aps as outras formas no mesmo nvel. A opo Adicionar Assistente est disponvel somente para layouts de organograma. Essa opo no est disponvel para layouts de hierarquia, como Hierarquia. Observaes Embora voc no possa conectar automaticamente duas formas de nvel superior com uma linha nos layouts de organograma, como Organograma, possvel imitar essa aparncia adicionando uma forma ao elemento grfico SmartArt e, em seguida, desenhando uma linha para conectar as formas. Para mostrar uma relao de relatrio com linha pontilhada entre duas formas, clique com o boto direito do mouse na linha e, em seguida, clique em Formatar Forma no menu de atalho. Clique em Estilo de Linha e, em seguida, clique no Tipo tracejado que deseja. Para adicionar uma forma do painel Texto, posicione o cursor no incio do texto em que deseja adicionar uma forma. Digite o texto que deseja na nova forma, pressione ENTER e, em seguida, para criar um recuo para a nova forma, pressione TAB, ou para criar um recuo negativo, pressione SHIFT+TAB. Para adicionar uma forma assistente, pressione ENTER enquanto uma forma assistente selecionada no painel Texto.

Alterar o layout de deslocamento do seu organograma


Um layout de deslocamento afeta o layout de todas as formas abaixo da forma selecionada. 1. Clique na forma no organograma qual deseja aplicar o layout de deslocamento. 2. Em Ferramentas SmartArt, na guia Design, no grupo Criar Grfico, clique em Layout e execute uma das seguintes aes:

Para centralizar todas as formas abaixo da forma selecionada, clique em Padro.

Para centralizar a forma selecionada acima das formas abaixo dela e distribuir as formas abaixo dela horizontalmente com duas formas em cada linha, clique em Ambas.

Participe da newsletter do site. Preencha seu e-mail: ok

http://www.oficinadanet.com.br/artigo/gerencia/como-fazer-um-organograma

09/04/2012

Como fazer um organograma

Pgina 4 de 5

Para distribuir a forma selecionada direita das formas abaixo dela e alinhar esquerda as formas abaixo dela verticalmente, clique em Deslocamento Esquerda.

Para distribuir a forma selecionada esquerda das formas abaixo dela e alinhar direita as formas abaixo dela verticalmente, clique em Deslocamento Direita.

DESAPEGA
E COMPRE O QUE PRECISA NA OLX

Ncolas Mller
Santa Cruz do Sul/RS Colunista desde: 17/02/2010 Site | @nicolas_muller

Esta informao foi til?


Sony profissionais
A PARTIR DE

Cmeras Panasonic
A PARTIR DE

Sim
408

No
47

R$1.100

R$260

Veja tudo sobre:


organograma, dica

Relacionados
Dicas para se proteger dos calotes Como motivar um programador

Comentrios

Participe da newsletter do site. Preencha seu e-mail: ok

http://www.oficinadanet.com.br/artigo/gerencia/como-fazer-um-organograma

09/04/2012

Como fazer um organograma

Pgina 5 de 5

7 comments Daiane Marcacio Universidade Estcio de S Perfeito Reply 1 Like Follow Post April 4 at 1:02am

Add a comment

Gisele Osrio da Silva Faculdade Estcio de S de Juiz de Fora Ufa salva pela internet....kkkk Reply 2 Like Follow Post September 15, 2011 at 1:43pm Alice Xavier ahhh dona Gi...vc terrvel!!! rsrsrsrs Reply Like September 15, 2011 at 1:49pm David Avils Terneux Works at PCE Projetos e Consultoria em Engenharia Ltda Meus amores Reply 2 Like Follow Post August 15, 2011 at 4:16pm Subscribe So Paulo, Brazil

Emanuele Santos adoruuuuuuuuuu...

Reply Like Follow Post September 15, 2011 at 10:14pm Ana Oliveira Coordenadora de Processos Gerencias at Transglobal Brasil kkkk Reply Like Follow Post September 17, 2011 at 6:35pm View 2 more
Facebook social plugin

ANUNCIE COLUNISTAS CONTATO PARCEIROS POLTICA DE PRIVACIDADE SOBRE TRABALHE CONOSCO WIDGETS RSS

Sites que apoiamos:


Apostilas grtis aumentar velocidade da internet Cadastrar currculo Concursos Abertos Criao de sites Criar um Site Fluxograma cones Intranet ISO 9001 Organograma Sistema RH

ltimos artigos:
Qual a importncia do buscador... Como vencer o bloqueio criativ... O consumidor est integrado. A... 10 Dias com Windows 8: Dia 3 -... Quem cuida do seu e-commerce? Gerenciando a Tecnologia da In... Entrevista com Ren de Paula J... Internet cresceu 20% em 2011. ... 10 Dias com Windows 8: Dia 2 -... Aprenda a se proteger de golpe...

ltimas notcias:
Pinterest, a rede social mais ... J possvel Converter vdeos... Telescpio espacial Kepler gan... Agora na App Store brasileira ...

Top Artigos:
O que Linux? O que wireless e como funcio... Planilha de Fluxo de Caixa no ...

Top notcias: ltimas resenhas:


Livro Padres Javascript Livro A cabea de Steve Jobs Livro Expresses regulares: um... Via Lctea conta com bilhes d... Nvidia apresenta a placa de v... Mais boatos sobre o novo iPhon...

2005 - 2012 - Oficina da Net - v8.1 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Desenvolve Web | Fone: 51 3902 0370

Participe da newsletter do site. Preencha seu e-mail: ok

http://www.oficinadanet.com.br/artigo/gerencia/como-fazer-um-organograma

09/04/2012

You might also like