You are on page 1of 23

Formao de doutores no Brasil e no mundo: algumas comparaes

Paulo Sergio Marchelli*


*USM psmarch@uol.com.br

Resumo Este artigo tem como objetivo estabelecer comparaes entre a formao de doutores nos cursos de ps-graduao brasileiros e de outros pases do mundo: EUA, Frana, Alemanha, Reino Unido, Japo e Coria do Sul. O trabalho utiliza mtodos de anlise quantitativa de dados por meio de aplicaes estatsticas e procura fazer interpretaes qualitativas enfocando aspectos das propostas presentes nas polticas pblicas formuladas pelo Brasil e os demais pases. O estudo conclui que o Brasil projeta, para o final da presente dcada, uma posio de equilbrio diante dos outros pases, no que diz respeito formao de doutores. Palavras-chave: formao de doutores; taxas de crescimento; comparaes internacionais.

Abstract This article aims to draw comparisons between doctoral education in Brazilian graduate courses and that offered in other countries, such as the USA, France, Germany, the United Kingdom, Japan and South Korea. The study utilizes methods of statistical quantitative data analysis, and it makes qualitative interpretations focusing on public policy proposals formulated in Brazil and the other countries. The study concludes by affirming that by the end of this decade, Brazil will be equal to the other countries with respect to doctoral education. Keywords: doctoral education, development rate, international comparisons.

Introduo A Universidade Estadual de Campinas publicou recentemente uma coletnea de trabalhos (Viotti e Macedo, 2003) sobre os indicadores de cincia, tecnologia e inovao (CT&I) no Brasil. Trata-se de uma antologia completa sobre os resultados da poltica cientfica brasileira, envolvendo os fundamentos e a evoluo dos indicadores sobre CT&I, a produtividade cientfica, a ps-graduao e a pesquisa, a obteno de patentes, a capacitao tecnolgica, a inovao industrial e os indicadores da economia, sociedade da informao, aprendizado e conhecimento. O captulo sobre a ps-graduao e a pesquisa na universidade (Carneiro Jr. e Loureno, 2003), talvez seja o estudo que
R B P G, v. 2, n. 3, p. 7-29, mar. 2005. estudos 7

at agora, no Brasil, trate com mais profundidade a questo dos indicadores de avaliao da rea. Antes dele, a Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo (Fapesp) havia organizado uma publicao institucional (Indicadores, 2001) que tambm apresenta um cuidadoso estudo sobre a avaliao da ps-graduao, mas s tratando dos dados do Estado de So Paulo. A eficincia e a eficcia dos sistemas nacionais de indicadores so fundamentais para a formulao de polticas pblicas, estratgias tecnolgico-empresariais e aes institucionais. A disponibilidade de um bom sistema de indicadores vital para que seja possvel expandir e sofisticar a compreenso dos processos de produo, difuso e uso de CT&I em geral (Viotti, 2003, p. 82). Os sistemas de indicadores de pases que se apresentam com uma economia em desenvolvimento, como o Brasil, podem ser diferentes daqueles utilizados pelos pases com economias mais avanadas. Alm disso, no caso da ps-graduao, tem-se que:
A interpretao de qualidade, volume e regularidade da produo cientfica pode variar entre reas. [...] enquanto em certas reas a natureza do trabalho cientfico pode estimular a produo mais rpida de artigos, em outras, uma pesquisa exige anos de trabalho experimental ou de campo, sujeito a todas as vicissitudes inerentes a uma atividade desta natureza (Castro; Garcia e Fleury, apud Carneiro Jr. e Loureno, 2003, p. 173).

Dessa forma, as atividades de avaliao introduzidas em 1975 pela Capes apontaram que os critrios adotados no podiam ser idnticos para todas as reas do conhecimento. As anlises que contemplam a diversidade dos dados gerados e distribudos pelas reas esto sendo amplamente divulgadas no Brasil. O trabalho citado de Carneiro Jr. e Loureno (2003) estabelece um conjunto de indicadores analticos a partir dos nmeros globais, dando pertinncia evoluo do nmero de bolsas de mestrado e doutorado no Pas e no exterior como um todo, relao geral dos titulados entre os docentes permanentes no ensino superior, taxa de variao do nmero de mestres e doutores tendo em conta a populao, etc. A taxa de crescimento do nmero de mestres e doutores para cada cem mil habitantes o principal indicador utilizado naquele trabalho, tornando possvel fazer comparaes mundiais. As anlises apresentadas so de natureza eminentemente quantitativa, explorando-se alguns indicadores de produtividade relativa que podem ser interpretados qualitativamente. O referido estudo busca, assim, estabelecer um compromisso entre a quantidade e a qualidade no campo investigativo da CT&I, tendo em conta as particularidades dos dados sobre ps-graduao e pesquisa na universidade. Uma premissa tericoanaltica presente foi escolher um nmero limitado de indicadores para fazer as anlises. Os autores citados optaram, dessa forma, pela escolha de alguns poucos indicadores, com base na experincia das diversas comisses de avaliao da Capes, ressaltando que:
Tem-se conhecimento de algumas propostas de avaliao que tm utilizado, por vezes, dezenas ou, em casos isolados, mais de uma centena de indicadores numricos obtidos a partir de relaes as mais estudos 8 R B P G, v. 2, n. 3, p. 7-29, mar. 2005.

diversas, conduzindo a algoritmos que poderiam ser implantados em computador para gerar o resultado final. Por mais sofisticadas que sejam, tais propostas podem conduzir a resultados pfios (Carneiro Jr. e Loureno, 2003, p. 174).

Partindo dos dados e indicadores conduzidos pelo trabalho em referncia sobre a formao de doutores no Brasil, EUA, Frana, Alemanha, Reino Unido, Japo e Coria do Sul, que para ns funcionam como fontes primrias, apresentamos aqui algumas estatsticas e comparaes interpretativas novas, tendo o cuidado de preservar o rigor terico necessrio para tornar essa anlise til e conseqente. Para evitar os aspectos pfios conduzidos pelas propostas que tm se valido de dezenas ou centenas de indicadores, restringimos nossa anlise apenas evoluo do nmero de titulaes anuais de doutores nos pases contemplados. Utilizamos o mtodo de anlise quantitativa de dados pela aplicao estatstica e tentamos chegar a uma interpretao qualitativa por meio da discusso sobre aspectos das propostas presentes nas polticas pblicas formuladas pelo Brasil em comparao aos demais pases selecionados. Procuramos, dessa forma, contribuir para o aprofundamento dos esforos tericos empreendidos nos estudos sobre CT&I.

O notvel crescimento do Brasil At o ano de 1985, mais de 40% dos doutores brasileiros tinham obtido seu ttulo em instituies estrangeiras. Em anos recentes, verificouse uma evoluo significativa do nmero de titulaes emitidas no prprio Pas, em decorrncia da poltica de expanso e descentralizao da oferta de cursos na dcada de 90, cujo nmero cresceu de 503 para 864 (68%), evoluindo a demanda por matrculas de 11.952 para 33.004 alunos (176%). A poltica que deu prioridade formao de doutores no Pas alcanou plenamente seus objetivos, de forma que, na dcada de 90, apenas um de cada cinco ttulos foi obtido no exterior. Guimares, Loureno e Cosac (2001, p. 144) constatam que em junho de 2000 o Brasil possua cerca de 32.500 pesquisadores detentores de ttulos doutorais que atuavam em instituies de ensino superior, institutos tecnolgicos e de pesquisa, laboratrios de P&D de empresas estatais e organizaes no-governamentais com tradio de pesquisa cientfica e tecnolgica, no estando computados nessa cifra os doutores empregados em atividades de P&D nas empresas do setor privado e em atividades de gerncia em empresas e governo. Os mesmos autores relatam ainda que mais de seis em cada dez pesquisadores doutores ativos no Pas, no ano de 2000, foram formados por instituies do Estado de So Paulo. Somente a Universidade de So Paulo foi responsvel por 37% dos doutorados obtidos. Mesmo assim, a dcada de 90 testemunhou um importante movimento em direo s instituies localizadas nas Regies Nordeste e Sul do Pas, decorrente de uma crescente ateno dada elevao dos padres de qualidade na formao doutoral. O crescimento do nmero de doutores formados no Brasil deu-se concomitantemente diminuio do tempo mdio gasto para a obteno do
R B P G, v. 2, n. 3, p. 7-29, mar. 2005. estudos 9

ttulo e houve um expressivo aumento da participao das mulheres nos programas de doutorado. A grande rea de curso que mais formou doutores foi a de cincias da sade, seguida pelas cincias humanas, engenharias e cincias exatas e da terra. O total dos doutores formados desde o ano de 1990 at 2001 encontra-se distribudo pelas grandes reas dos cursos, segundo a Tabela 1, cujos dados podem ser mais bem visualizados no Grfico 1.

Fonte: Carneiro Jr. e Loureno (2003, p. 182).

Grfico 1 Comparao entre o nmero de doutores formados no Brasil nas grandes reas de cursos (1990-2001) O resultado quantitativo das polticas implantadas no Brasil pode ser mensurado pelo aumento do nmero de doutores na populao brasileira. O indicador utilizado para exprimir esse fato o nmero de titulaes anuais em proporo a cada 100 mil habitantes. A Tabela 2 mostra os valores desse indicador do ano de 1990 at 2001, observandose que o Brasil passou de 0,82 em 1990, para 3,5 novas titulaes doutorais por 100 mil habitantes em 2001. O crescimento observado um fator importante que mostra a capacidade do Pas em formar recursos
estudos 10 R B P G, v. 2, n. 3, p. 7-29, mar. 2005.

humanos de alto nvel e atender s exigncias do desenvolvimento econmico. O crescimento mdio do indicador calculado pela porcentagem em relao ao ano anterior foi de 14,23%. O Grfico 2 uma representao visual da evoluo constatada.

Fonte: Carneiro Jr. e Loureno (2003, p. 180). Taxa de crescimento obtida pela mdia das porcentagens em relao ao ano anterior.

Grfico 2 Evoluo do nmero de doutores/100 mil habitantes formados anualmente no Brasil

R B P G, v. 2, n. 3, p. 7-29, mar. 2005.

estudos 11

Mesmo que em valores absolutos, a taxa anual de titulao de doutores em cada cem mil habitantes no Brasil, ainda seja baixa em relao aos pases com melhor desempenho mundial, teve seu crescimento relativo maior que muitos desses pases. A Tabela 3 mostra os dados de pases selecionados que apresentam grande densidade populacional de doutores e o Grfico 3 uma representao visual desses dados.

Fonte: Carneiro Jr. e Loureno (2003, p. 190). Taxa de crescimento obtida pela mdia das porcentagens em relao ao ano anterior.

Grfico 3 Evoluo do nmero de doutores/100 mil habitantes formados anualmente em pases selecionados

estudos 12

R B P G, v. 2, n. 3, p. 7-29, mar. 2005.

O Brasil est bem atrs na corrida do conhecimento, mas o que mais cresceu relativamente na ltima dcada. O Grfico 4 o esboo visual comparativo das taxas mdias de crescimento das titulaes no Brasil em relao aos pases selecionados.

Grfico 4 Taxas mdias de crescimento da formao de doutores/ 100 mil habitantes A Tabela 4 apresenta os coeficientes das curvas de aproximao linear e quadrtica dos dados do Brasil e dos pases selecionados obtidos por meio da anlise de regresso realizada com o Programa Estatstico (2004). A projeo para 2010 resulta da utilizao desses coeficientes para chegar tendncia linear pelo mtodo dos mnimos quadrados e ao crescimento exponencial, utilizando a Planilha de Clculo (2000).

Fonte: Carneiro Jr. e Loureno (2003, p. 190). Parmetros obtidos com a anlise de regresso realizada pelo Programa Estatstico SPSS e estimativas feitas com a Planilha de Clculo Excel.

R B P G, v. 2, n. 3, p. 7-29, mar. 2005.

estudos 13

A curva de aproximao quadrtica dos dados do Brasil a que possui o maior coeficiente de crescimento em relao a todos os pases. O clculo da tendncia linear da reta ajustada por meio do mtodo dos mnimos quadrados permite afirmar que o Brasil dever titular 5,748 doutores para cada grupo de 100 mil habitantes em 2010. Porm, o clculo utilizando o fator quadrtico de crescimento dos dez ltimos dados disponveis mostra que o valor chegar a 18,821 novos doutores para cada grupo de 100 mil habitantes. Tendo em conta que os fenmenos populacionais sofrem variaes que em geral so mais bem expressas por padres exponenciais, esse resultado revela que o Brasil estar otimamente situado em 2010, ultrapassando at mesmo as projees feitas, pelos mesmos mtodos, para os EUA e o Japo. A curva de aproximao exponencial quadrtica do Brasil ajusta-se quase perfeitamente aos dados, como em nenhum outro pas e, alm disso, h o fato de que essa curva apresenta o maior crescimento relativo de todos, comprovando a hiptese de um excelente desempenho nos ltimos dez anos anteriores a 2001. Pode ocorrer, no entanto, que a idia do padro exponencial no se aplique quando se trata de discutir a variao da formao de doutores. Nesse caso, a previso para o Brasil inverte-se e no promissora. Mesmo que tambm projete resultados crescentes, a regresso do tipo linear sinaliza que o Brasil no conseguir acompanhar os outros pases, chegando a 2010 com grande atraso. A situao ser melhor do que hoje, mas pouco satisfatria no que diz respeito a uma recuperao significativa do atraso que se verifica. Esse panorama , no entanto, pouco provvel, pois o fato que as variaes populacionais analisadas por meio de modelos exponenciais so as que melhor correspondem s projees reais. O saldo positivo do Brasil na formao de doutores em relao aos outros pases tambm pode ser visto pela anlise do comportamento da variao das taxas anuais em termos do crescimento ou decrescimento relativamente ao ano anterior. A representao grfica obtida torna-se til para quantificar os efeitos das polticas pblicas que o Pas est formulando, permitindo que se discuta seu impacto sobre os mecanismos econmicos e educacionais dos quais a questo da formao de doutores no pode ser desvinculada. O valor das variaes obtido por uma frmula de porcentagem simples e mostra como a taxa de formao de doutores aumentou ou diminuiu em cada ano relativamente ao ano anterior. Os valores positivos significam que houve crescimento e os valores negativos que houve decrescimento. A Tabela 5 apresenta a relao das variaes das taxas anuais de crescimento de todos os pases em destaque. A representao grfica da variao da taxa de crescimento facilita a comparao entre os diversos pases. O Brasil foi o nico a apresentar variaes sempre acima de 4,5%. A Coria do Sul, excluindo o ano de 1990, tambm apresentou resultados semelhantes, porm sempre abaixo do Brasil na maior parte do perodo comparado. O Japo mostrou um bom crescimento, mas bem inferior ao brasileiro. O Reino Unido ultrapassou o Brasil apenas uma vez e tambm cresceu bem menos. A Alemanha esteve acima do Brasil em 1990, saltou para o negativo em
estudos 14 R B P G, v. 2, n. 3, p. 7-29, mar. 2005.

Fonte: Carneiro Jr. e Loureno (2003, p. 180-190).

1991 e da para frente variou positivamente, mas em escalas menores. A Frana oscilou muito, competiu com o Brasil at 1994 e da para frente decresceu, ficando duas vezes no negativo. Os EUA tiveram o crescimento mais baixo de todos os pases aqui comparados. O Grfico 5 representa as variaes da taxa de crescimento brasileira e as sees subseqentes apresentaro, para efeito de comparao, os valores dos demais pases.

Grfico 5 Formao de doutores (Brasil): variao da taxa anual de crescimento/100 mil habitantes
R B P G, v. 2, n. 3, p. 7-29, mar. 2005. estudos 15

O crescimento moderado dos EUA O sistema de ps-graduao adotado no Brasil tem sua origem na estrutura da universidade norte-americana, compreendendo o college, como base comum de estudos, e as diferentes escolas graduadas, que geralmente requerem o ttulo de bacharel como requisito de admisso. Assim, em virtude dessa organizao a universidade acha-se dividida em dois grandes planos que se superpem hierarquicamente: o undergraduate e o graduate. No primeiro, encontram-se os cursos ministrados no college e o segundo abrange os que correspondem aos estudos avanados das matrias do college, visando aos graus de mestre e doutor. Segundo o Parecer n 977 (Brasil, 1965), o desenvolvimento sistemtico da psgraduao nos Estados Unidos deu-se pela influncia germnica e fez com que a universidade deixasse de ser uma instituio apenas ensinante (sic) e formadora de profissionais, para dedicar-se s atividades de pesquisa cientfica e tecnolgica. Em 1876, a Johns Hopkins University foi criada especialmente para desenvolver estudos em nvel de psgraduao, destinada no somente transmisso do saber j constitudo, mas voltada para a elaborao de novos conhecimentos mediante a atividade de pesquisa criadora. Lembrando que a experincia dos EUA em formao de doutores considerada a melhor do mundo, seus resultados so os que indicam com mais preciso conceitual como o fenmeno regulado. Dessa forma, pode-se considerar que os dados dos EUA so os que possuem a melhor uniformidade e equilbrio de todos os pases comparados. Verifica-se, pela Tabela 4, que tanto a tendncia linear quanto o crescimento quadrtico projetam valores muito prximos, o que deve ser visto como um fator de regulao importante na avaliao do processo. Nesse sentido, pode-se tomar o resultado obtido com a regresso linear e quadrtica dos dados dos EUA como o mais significativo para servir de orientao s polticas de formao de doutores em todos os pases. A taxa mdia de crescimento anual do nmero de novos doutores por cem mil habitantes nos EUA foi a menor de todos os pases aqui comparados durante a dcada de 90, conforme mostra a Tabela 3. No Grfico 6, pode-se visualizar como foi a variao dessa taxa. Como se observa, os EUA apresentam-se sempre com variaes decrescentes, praticamente sem oscilaes, menos em 1994, mas voltando depois a se comportar decrescentemente. O fato de a variao ser negativa nos trs ltimos anos no significa necessariamente que a taxa continue em queda, conforme mostra a anlise de regresso. Nos EUA, a formao de doutores continua aumentando, mas de forma moderada, provavelmente se equilibrando com a demanda do mercado de trabalho, de forma a fazer com que no haja saturao desse mercado e a conseqente perda de qualidade na oferta de doutores ao longo do tempo. Deduz-se que os mecanismos de regulao prprios da sociedade norte-americana esto conseguindo fazer com que sejam geradas polticas pblicas em consonncia com os processos socioeconmicos sobre os quais a formao de doutores se baseia.
estudos 16 R B P G, v. 2, n. 3, p. 7-29, mar. 2005.

Grfico 6 Formao de doutores (EUA): variao da taxa anual de crescimento/100 mil habitantes

J no Brasil, ao contrrio dos EUA, a taxa anual cresceu de acordo com variaes sempre positivas e bastante altas, mesmo que de forma oscilante, pois o sistema de formao de doutores ainda no est equilibrado em termos de se dar dentro de um fluxo contnuo. A falta de regularidade do Brasil aponta que existem descontroles internos no sistema, provavelmente decorrentes de polticas que ainda esto em processo de formulao. Porm, o alto crescimento, maior do que todos os outros pases, mostra o quanto o Brasil est se esforando para compensar o atraso em nmeros absolutos de doutores formados, que tm sido muito pequenos. Pode-se refletir sobre os dados dos EUA de forma a procurar parmetros para estabelecer o nmero correspondente ao ponto de equilbrio na formao de doutores que os pases devem utilizar na formulao de suas polticas pblicas. Pelo crescimento quadrtico observado, esse nmero gira em torno do ndice de 18 novos doutores para cada 100 mil habitantes, valor que o Brasil dever atingir em 2010. Se a idia do ponto de equilbrio for vlida para todos os pases, ento se pode concluir que o Brasil est formulando corretamente suas polticas atuais. Mesmo que essas polticas ainda estejam sendo implantadas, o caminho parece ser correto. Nas metas definidas pelo Plano Nacional de Educao (PNE) (Plano, 2001, p. 37), o Brasil dever promover o aumento anual do nmero de mestres e de doutores formados no sistema nacional de ps-graduao em, pelo menos, 5%. Aplicando essa taxa ao indicador de 2001, o Brasil dever titular em 2010 o nmero aproximado de 5,5 doutores para cada 100 mil habitantes, valor que corresponde quase exatamente quele fornecido pela anlise de tendncia linear dos dados de 1990 a 2001, mas que est bem aqum da projeo de crescimento quadrtico. Assim, pode-se admitir que a meta do PNE deva ser cumprida sem dificuldades.
R B P G, v. 2, n. 3, p. 7-29, mar. 2005. estudos 17

Carneiro Jr. e Loureno (2003, p. 184) esclarecem que os EUA haviam atingido um patamar absoluto da ordem de 42.500 novos doutores por ano no trinio 1996-1998, ocorrendo, em 1999, um decrscimo provocado pela diminuio de titulaes nas reas de cincias naturais e engenharia, enquanto as demais se mantiveram estabilizadas. J no Brasil, o valor absoluto das novas titulaes nesse mesmo trinio no ultrapassou a casa dos quatro mil, sendo, portanto, menor que a dcima parte dos EUA. Mas a taxa mdia anual do crescimento brasileiro foi 16,55 vezes maior, mostrando uma notvel recuperao. A distribuio porcentual entre as reas do conhecimento dos novos ttulos doutorais nos EUA aponta que em 1999 as cincias exatas e da terra contriburam com 15,4% do total, enquanto que nessa rea e nesse mesmo ano a taxa foi de 13% no Brasil. As cincias naturais e as engenharias corresponderam a 13% nos EUA e a 12,7% no Brasil. As cincias biolgicas e agrrias so as que mostram a maior diferena porcentual nesse ano, correspondendo a 16% e 24,8%, respectivamente. Os dados dessa ltima rea refletem a vocao agrria do Brasil e os expressivos progressos da agroindstria, especialmente a produo de gros. O aumento de produtividade somente foi possvel graas ao desenvolvimento da pesquisa aplicada na rea das cincias agrrias. A Tabela 4 mostra que o crescimento linear dos EUA tambm foi o mais baixo de todos os pases, s perdendo para a Alemanha, que a nica cujo ajuste de dados ir resultar em uma reta descendente. A anlise de tendncia pelo fator linear mostra que o ndice de formao de novos doutores nos EUA, em 2010, somente ser maior que o do Brasil e o do Japo. Mas a escala comparativa das projees quadrticas que representa a situao de crescimento moderado dos EUA, colocando o ndice projetado para 2010 como sendo o de menor valor entre todos os pases comparados. Aparentemente, essa situao mostra-se contraditria, pois um prognstico importante sobre as transformaes do mercado de trabalho ps-industrial que ocorreria uma expanso em grande escala das profisses ricas em informao, como os cargos de administradores, profissionais especializados e tcnicos, representando o cerne da nova estrutura ocupacional. De fato, essa expanso est ocorrendo, mas sua interpretao requer que se veja alm das aparncias:
Diversas anlises afirmam que essa tendncia [de expanso das profisses tcnicas especializadas] no a nica caracterstica da nova estrutura ocupacional. Simultneo a essa tendncia tambm h o crescimento das profisses em servios mais simples e no-qualificados. Esses empregos de baixa qualificao, apesar de sua taxa de crescimento mais lenta, podem apresentar uma grande proporo da estrutura social psindustrial em termos de seus nmeros absolutos. Em outras palavras, as sociedades informacionais tambm poderiam ser caracterizadas por uma estrutura social cada vez mais polarizada em que os dois extremos aumentam sua participao em detrimento da camada intermediria. Alm disso, h na literatura uma resistncia generalizada ao conceito de que conhecimentos, cincia e especializao so os componentes cruciais estudos 18 R B P G, v. 2, n. 3, p. 7-29, mar. 2005.

na maior parte das profisses administrativas/especializadas. H necessidade de um exame mais aprofundado no contedo real dessas classificaes estatsticas gerais antes de comearmos a caracterizar nosso futuro como a repblica da elite instruda (Castells, 1999, p. 227).

O autor em referncia realiza comparaes sobre a distribuio do emprego por profisso, instruo e renda entre 1992 (dados reais) e 2005 (projeo). Utiliza rendas semanais mdias como um indicador mais direto da estratificao social, construindo quatro grupos sociais: classe superior (administradores e profissionais especializados); classe mdia (tcnicos e artfices); classe mdia baixa (funcionrios de vendas, funcionrios administrativos e operadores); e classe inferior (mo-deobra do setor de servios e do setor rural). Com base nessas categorias, para a classe superior, ele obteve um aumento da porcentagem de emprego de 23,7%, em 1992, para 25,3%, em 2005, (1,6); para a classe mdia, um pequeno declnio de 14,7% para 14,3% (-0,3); para a classe mdia baixa, uma queda de 42,7% para 40% (-2,7); e para a classe inferior, um aumento de 18,9% para 20% (1,1). Com isso, o autor mostra que h, ao mesmo tempo, aumento relativo do sistema de estratificao e tendncia moderada para a polarizao profissional. Embora o aumento do topo seja de maior magnitude, existem acrscimos simultneos tambm no p da escala social.

O crescimento explosivo da Frana Em 1989, a Frana formou 10,3 novos doutores por 100 mil habitantes, enquanto que nos EUA o ndice foi 13,9. Em 1993, a Frana ultrapassou os EUA, chegando a 1998 com um ndice de 17,7 contra 15,8. Considerando-se os dados da Tabela 4, a estimativa para a Frana ultrapassar em 2010 todos os pases que esto sendo comparados. O Grfico 7 corresponde visualizao da variao anual da taxa do indicador francs, mostrando grandes oscilaes para baixo e para cima, sugerindo que seu modelo muito irregular no que diz respeito ao fluxo de novos doutores formados anualmente. Essa irregularidade bastante acentuada em relao ao Brasil, haja vista a dimenso comparada das oscilaes. As taxas anuais francesas aproximaram-se bastante, no final da dcada passada, do valor em torno de 18 novos doutores por 100 mil habitantes, valor esse que o modelo norte-americano projeta para 2010. O fato de as projees para 2010 feitas com os dados franceses serem as maiores de todos os pases em destaque, chegando a quase 31 pela tendncia linear e ultrapassando a 43 pelo crescimento quadrtico, caracteriza, sem dvida, um crescimento excessivo. A Frana , dessa forma, um caso tpico do que se pode qualificar como apresentando uma acentuada incontinncia na formao de doutores, de forma que seus indicadores devero conduzir a polticas pblicas de moderao nos prximos anos. O supervit de recursos humanos superespecializados acarreta certamente prejuzos que custam muito caro s economias nacionais. Alm disso, a expanso quantitativa do sistema tende a se dar com perda de qualidade.
R B P G, v. 2, n. 3, p. 7-29, mar. 2005. estudos 19

Grfico 7 Formao de doutores (Frana): variao da taxa anual de crescimento/100 mil habitantes O limite mximo da variao das taxas brasileiras tambm mais moderado que o da Frana. Isso mostra a relativa regularidade dos indicadores brasileiros de crescimento, que mesmo sendo maiores que os da Frana, projetam valores absolutos menores e em justo equilbrio com as perspectivas internacionais mais coerentes. As tabelas de dados estatsticos compilados por Castells (1999, p. 304-334) sobre a evoluo histrica do mercado de trabalho e da estrutura ocupacional nos pases capitalistas avanados que compem o G7, mostram que 25,9% dos empregos existentes na Frana, no ano de 1990, distribuam-se pelas categorias profissionais dos administradores, tcnicos e profissionais especializados. A taxa francesa era menor do que a dos EUA (29,7%), da Alemanha (26,7%) e do Reino Unido (32,8%). A disponibilidade de doutores formados para os nmeros reais do mercado de trabalho tambm era menor no incio da dcada de 90. Isso explica porque sua taxa de crescimento foi a maior de todas, chegando ao final da dcada de 90 a um patamar prximo ao dos EUA, o que indica ter atingido um bom equilbrio relativo. Porm, a infra-estrutura criada para se recuperar projeta grandes supervits para o final da presente dcada, de forma que a Frana dever definir polticas pblicas especficas para superar as dificuldades estratgicas que a situao poder acarretar.
estudos 20 R B P G, v. 2, n. 3, p. 7-29, mar. 2005.

Segundo os dados do governo francs (Dpenses de recherche, 2003), os investimentos do pas com pesquisa e desenvolvimento sofreram aumentos sucessivos desde 1999, atingindo, em 2002, a cifra de 2,26% do PIB. O efetivo dos empregados na pesquisa tambm aumentou naqueles anos. Os investimentos pblicos financiaram 80% dos equipamentos utilizados, sendo a participao das empresas bastante concentrada, pois menos de 5% delas cobriu dois teros do total de investimentos, empregando 60% dos investigadores e recebendo 87% dos financiamentos pblicos. A previso para 2003, no entanto, foi de que haveria uma queda das despesas em pesquisa por parte das empresas, fazendo com que a infra-estrutura de ocupao profissional tenda a absorver um nmero menor de pesquisadores. Essa situao coloca uma dificuldade que o pas dever resolver na presente dcada.

A tendncia de decrescimento da Alemanha No incio da dcada de 90, a Alemanha possua um ndice de formao anual de doutores por cem mil habitantes comparativamente maior que o dobro de qualquer outro pas aqui considerado. Os coeficientes das curvas ajustadas de seus dados ao longo da dcada foram os menores e tanto a tendncia linear quanto o crescimento quadrtico projetam praticamente o mesmo valor, tornando aquele pas o nico a acusar um decrescimento real. O Grfico 8 apresenta a variao da taxa de crescimento anual da Alemanha que, em relao ao Brasil, se situou em patamares muito mais baixos ao longo de todo o perodo comparado. A oscilao para o negativo do indicador deu-se logo no incio da dcada passada, por meio de um salto que foi o maior constatado entre todos os pases. O valor voltou para prximo de zero logo depois de dois anos e mantevese assim at 1998, quando ento, no ano seguinte, mergulhou novamente no negativo. As variaes da taxa de crescimento da Alemanha podem ser entendidas pelos dados do seu mercado de trabalho para profissionais especializados. No incio da dcada de 90, esses profissionais ocupavam 13,9% dos empregos disponveis, contra 13,7% nos EUA, 21,8% no Reino Unido e 11,1% no Japo. Nesse mesmo ano, porm, a Alemanha formou mais que o dobro de novos doutores por cem mil habitantes do que os outros. Sendo o tamanho do mercado de trabalho ocupado por profissionais especializados na Alemanha relativamente prximo dos outros pases, a oferta de novos doutores era muito maior, constituindo um dos motivos que pressionaram os incrementos da oferta para o decrescimento.

R B P G, v. 2, n. 3, p. 7-29, mar. 2005.

estudos 21

Grfico 8 Formao de doutores (Alemanha): variao da taxa anual de crescimento/100 mil habitantes Segundo Roos (2004), a despesa industrial com P&D na Alemanha apresentou crescimento entre 8,2% e 9,8% ao ano, entre 1996 e 1999. No incio da dcada atual, no entanto, as taxas anuais decresceram significativamente. Em 2003, as empresas gastaram aproximadamente 44,4 bilhes de euros em P&D, havendo uma reduo de 100 milhes de euros ou 0,2% em relao a 2002. A previso era haver uma estagnao ou uma diminuio maior ainda em 2004 e cerca de 60% das companhias no sabiam ao certo se nesse ano aumentariam, reduziriam ou o manteriam constante seu oramento. Em relao ao PIB, as despesas com P&D aumentaram de 2,26%, em 1995, para 2,52%, em 2002, mas acredita-se que dificilmente ser atingida a meta de 3% consignada para 2010. Comparativamente, outras relaes de gastos com P&D e o PIB so: EUA (2,67%, em 2002), Reino Unido (1,89%, em 2001), Japo (3,06%, em 2001) e Coria do Sul (2,92%, em 2001). O crescimento sustentado do Reino Unido Desde o incio da dcada passada, at o ano de 1996, os indicadores da formao de doutores no Reino Unido estiveram prximos dos EUA, mas chegaram, em 1999, a um patamar maior e projetando valores ainda mais elevados para a dcada atual. A taxa mdia de crescimento de 3,88% est prxima da mdia geral de 4,11% dos outros pases, sem contar o Brasil. Incluindo a taxa brasileira, a mdia geral sobe para 5,56%, o que torna o crescimento do Reino Unido relativamente menor. O Grfico
estudos 22 R B P G, v. 2, n. 3, p. 7-29, mar. 2005.

9 mostra que a variao dessa taxa oscilou na faixa de 0 a 10% na dcada passada, sofrendo uma queda abrupta para o negativo em 1995 e um grande salto para o positivo em 1996, voltando depois faixa em questo. Os valores dos coeficientes linear e quadrtico das curvas ajustadas so os que esto mais prximos das respectivas mdias gerais dos outros pases, incluindo o Brasil.

Grfico 9 Formao de doutores (Reino Unido): variao da taxa anual de crescimento/100 mil habitantes Em 2002, a despesa domstica bruta do Reino Unido em pesquisa e desenvolvimento foi de 19,6 bilhes de euros, Em 2002, a despesa domstica bruta do Reino Unido em pesquisa e desenvolvimento foi de 19,6 bilhes de euros, representando em dinheiro um aumento de 6% do nvel constatado em 2001 (Gerd, 2004). Em termos reais, a despesa domstica em P&D aumentou 3% entre 2001 e 2002. Neste ltimo ano, o valor correspondeu a 1,86% do PIB, constatando-se um ligeiro aumento em relao ao ano precedente. Os investimentos das empresas foram 6% mais elevados do que em 2001 e os do setor pblico 4% menores, sendo que a queda desse ltimo deveu-se desestabilizao da agncia de pesquisa do governo. A categoria dos profissionais especializados na Inglaterra ocupava, no incio da dcada passada, a maior posio na distribuio do emprego em relao a todos os pases aqui comparados. Segundo as atuais estatsticas sobre ocupao e o desemprego no Reino Unido
R B P G, v. 2, n. 3, p. 7-29, mar. 2005. estudos 23

(Labour Market, 2005), entre 2002 e 2004, tanto a taxa de emprego quanto o nmero de novos postos de trabalho sofreram tendncia de aumento. Um fato importante a ser destacado que no Reino Unido os salrios no esto sofrendo presso para diminurem de valor em decorrncia do aumento da oferta de emprego, mantendo-se inalterados ao longo daqueles anos. O ano de 2004 fechou com uma taxa de atividade de 74,8% (porcentagem das pessoas economicamente ativas em relao s pessoas de 10 anos ou mais de idade) e com uma taxa de desocupao igual a 4,7% (porcentagem das pessoas desempregadas em relao s pessoas economicamente ativas). Os dados do Reino Unido mostram que esse pas passa por uma fase em que a formao de doutores tende a crescer de forma que a ocupao dos novos profissionais especializados no mercado de trabalho sustenta-se em um contexto socioeconmico favorvel.

O crescimento competitivo do Japo A mdia da taxa de crescimento da formao de doutores no Japo, na dcada passada, est prxima do Reino Unido, mas os coeficientes das curvas ajustadas projetam valores bem menores, que se aproximam dos EUA. A variao da taxa de crescimento anual oscilou de zero a pouco mais do que 8%, no aparecendo valores negativos, conforme mostra o Grfico 10. No que diz respeito anlise de regresso, destacase a semelhana entre o crescimento quadrtico do Japo e do Brasil, que projetam valores praticamente iguais para 2010. A tendncia linear brasileira, no entanto, bem menor.

Grfico 10 Formao de doutores (Japo): variao da taxa anual de crescimento/100 mil habitantes
estudos 24 R B P G, v. 2, n. 3, p. 7-29, mar. 2005.

Para avaliar o potencial japons de absoro de novos doutores no mercado de trabalho pode-se recorrer a Castells (1999, p. 248): quanto estrutura ocupacional, a alterao mais substancial projetada seria o aumento da participao das profisses especializadas e tcnicas, que apresentariam o surpreendente crescimento de 10,5%, em 1985, para 17% em 2005. A categoria dos administradores cresceria em ritmo mais lento e mesmo assim representaria 6% do total de empregos em 2005. Alm disso, h o fato da extraordinria diversidade interna da estrutura japonesa de empregos que, aps a estagnao econmica decorrente da prolongada recesso iniciada em 1991, fez com que o nvel de desemprego no ultrapassasse o patamar de 3,2%, taxa essa que foi a mais alta das duas ltimas dcadas. Na dcada atual, no entanto, os nveis foram maiores e constatou-se elevao pronunciada nos nveis de desemprego, cabendo destacar que, em outubro e dezembro [do ano de 2002] alcanou 5,5%, o maior nvel j registrado desde o incio da realizao da pesquisa, em 1953 (Boletim, 2003, p. 199). Em 2003, como reflexo da retomada do crescimento econmico, ocorreu reduo mais expressiva da taxa de desemprego, de 5,5% em janeiro para 5% em dezembro (Boletim, 2004, p. 197). Assim, o panorama japons no campo da formao de doutores revelase excepcional, pois mesmo mantendo-se nos termos absolutos da relao por cem mil habitantes, ao longo de toda a dcada de 90, aqum dos EUA, Frana, Alemanha e Reino Unido, perdendo at mesmo para a Coria do Sul, em 1998, as projees para o final dos anos 2000 apontam uma recuperao que deixar o pas na interessante posio de competir com os EUA. O fato resulta de polticas pblicas que esto produzindo resultados de grande equilbrio competitivo em relao aos outros pases. No h, no Japo, um crescimento excessivo na formao de doutores, mesmo diante das condies socioeconmicas favorveis medidas pelo nvel de ocupao geral dos trabalhadores do pas e pelo crescimento das profisses especializadas dentro da massa de empregos. O Japo garante, assim, um lugar privilegiado no futuro, apresentando um crescimento que ganha tanto pela qualidade competitiva como pela quantidade equilibrada. O fato de o Brasil ser o pas que mais se aproxima do Japo em termos do crescimento quadrtico pode ser considerado tambm como um fator que revela equilbrio numrico e qualidade competitiva, fruto de uma poltica de formao de profissionais especializados e cientistas consoante com as melhores tendncias internacionais. Os dados sobre a evoluo do nmero de publicaes com origem no Brasil mostram que o Pas praticamente triplicou sua produo cientfica ao longo da dcada de 90, o que mostra os efeitos positivos das polticas pblicas praticadas.

O crescimento agressivo da Coria do Sul A taxa mdia de crescimento na formao de doutores da Coria do Sul a maior de todas entre os pases aqui comparados, exceto o Brasil. As projees, no entanto, mostram que esse crescimento excessivo em relao aos outros pases, devendo o nmero de doutores por cem mil habitantes, no final da presente dcada, ultrapassar de muito os valores estatsticos estimados como
R B P G, v. 2, n. 3, p. 7-29, mar. 2005. estudos 25

correspondendo ao equilbrio internacional. Mas h um fator tpico daquele pas que deve ser levado em considerao: seu crescimento econmico nas ltimas dcadas foi espetacular, pois o PIB per capita, que era de apenas cem dlares, em 1963, chegou a quase 9.800 dlares, em 2002. Atualmente, a Coria do Sul est entre as dez maiores economias do mundo. O sucesso econmico do pas deve-se s polticas de incentivo iniciativa privada, que inclui crdito facilitado, restrio a importaes, subsdios a determinados setores e incentivo ao trabalho. As empresas sul-coreanas mantm em seus quadros atualmente 75 mil pesquisadores formados pelas universidades, enquanto que no Brasil h menos de 9 mil deles trabalhando fora do meio acadmico, o que corresponde a 10% do total. O grande crescimento na variao da taxa anual de formao de doutores por cem mil habitantes foi verificado na Coria do Sul desde o incio da dcada de 90, conforme mostra o Grfico 11. A variao tendeu para baixo a partir da metade da dcada, mas voltou novamente a crescer no final. No entanto, a variao anual da taxa da Coria do Sul esteve abaixo da brasileira na maior parte do perodo, o que mostra como nossas polticas pblicas percorrem uma direo slida e determinada dentro do caminho da formao de recursos humanos especializados para o desenvolvimento econmico. No entanto, muitos acreditam que estamos atrasados e se perguntam:
Por que perdemos tanto tempo? Em 1975, a renda per capita brasileira era o dobro da sul-coreana. E nosso PIB quatro vezes superior. No entanto, em 2001, o PIB per capita sul-coreano j era 2,5 vezes maior do que o brasileiro. Como explicar? Parte da explicao est neste fato objetivo: enquanto a Coria do Sul investe, h 20 anos, 3% de seu PIB em cincia e tecnologia, s agora estamos investindo 1%! Seguidos governos ignoraram que a nova economia havia deslocado o eixo do desenvolvimento dos setores tradicionais para aqueles de emprego intensivo de conhecimento e tecnologia (Amaral, 2003, p. 26).

Grfico 11 Formao de doutores (Coria do Sul): variao da taxa anual de crescimento/100 mil habitantes
estudos 26 R B P G, v. 2, n. 3, p. 7-29, mar. 2005.

A Coria do Sul formou, no ano 2000, um nmero igual a 13,6 doutores por 100 mil habitantes, confirmando sua superioridade sobre o Japo, cujo coeficiente foi de 12,1. J o Brasil formou, nesse mesmo ano, o nmero de 3,14 doutores por 100 mil habitantes, valor inferior em mais que quatro vezes quele apresentado pela Coria do Sul. Nesse sentido, o indicador utilizado leva a crer que o Brasil est bastante atrasado. Mas esto sendo considerados aqui apenas os dados absolutos fornecidos pelo indicador. preciso lembrar que o desempenho relativo brasileiro ao longo dos anos 90, medido por outro indicador, ou seja, pela sua taxa mdia de crescimento, foi o maior entre todos os pases aqui comparados, deixando a Coria do Sul em segundo lugar. No provvel, portanto, que na ltima dcada as polticas pblicas brasileiras tenham ignorado o deslocamento do eixo dos setores econmicos tradicionais para aqueles de emprego intensivo de conhecimento e tecnologia. Mesmo mantendo-se em um patamar menos agressivo que a Coria do Sul, o crescimento brasileiro, no que se refere formao de recursos humanos para a pesquisa cientfica, tem-se mostrado seguro e constante desde o incio dos anos 90.

Consideraes finais Os indicadores utilizados no presente trabalho mostram que o Brasil no est na retaguarda das naes desenvolvidas no que se refere formao de doutores, como muitos acreditam. As comparaes entre o nmero de doutores formados por cem mil habitantes em diversos pases da Europa, Estados Unidos e alguns pases da sia, como o Japo e a Coria do Sul, mostram um significativo crescimento relativo para o Brasil ao longo da ltima dcada. A Alemanha continua a destacar-se como o pas com o maior ndice absoluto, mantendo o patamar mdio de 30 doutores formados por 100 mil habitantes ao longo do perodo de 1997 a 2003, apresentando uma estagnao que dever conduzir ao decrescimento previsto para o final da presente dcada. O Reino Unido e os Estados Unidos registraram, em 2001, a formao de 24 e 14 doutores por 100 mil habitantes, respectivamente, confirmando a moderao do primeiro e a sustentao do crescimento do outro. A Frana, em 1999, formou 17 doutores por 100 mil habitantes, o que confirma a prtica de uma poltica de conteno do crescimento explosivo que vinha apresentando antes. A Coria do Sul d sinais de continuar com uma prtica agressiva, tendo superado definitivamente o Japo na presente dcada, pas cujas polticas pblicas so reconhecidamente voltadas para um padro de grande competitividade econmica no cenrio internacional. Tendo obtido, em 2003, a marca de 4,6 doutores formados para cada grupo de 100 mil habitantes, o Brasil j est bastante prximo de superar as estimativas menos promissoras e abre espao para que os obstculos polticos do passado que ainda persistem sejam definitivamente removidos e permitam, capacidade de crescimento que est demonstrando, colocarem-no at o final da presente dcada em uma posio de igualdade em relao aos demais pases do mundo.
R B P G, v. 2, n. 3, p. 7-29, mar. 2005. estudos 27

Referncias AMARAL, R. A pesquisa cientfica precisa vincular-se a um projeto nacional soberano. Princpios. So Paulo, n. 68, fev./abr. 2003, p. 26-28. BOLETIM DO BANCO CENTRAL DO BRASIL: Relatrio Anual 2002. Braslia: Banco Central do Brasil, 2003. ________: Relatrio Anual 2003. Braslia: Banco Central do Brasil, 2004. BRASIL. Conselho Federal de Educao. Parecer n 977/65. Definio dos cursos de ps-graduao. Braslia, 1965. CARNEIRO JR. S.; LOURENO, R. Ps-graduao e pesquisa na universidade. In: VIOTTI, E. B.; MACEDO, M. M. (orgs.). Indicadores de cincia, tecnologia e inovao no Brasil. Campinas: Unicamp, 2003. p. 169-227. CASTELLS, M. A sociedade em rede. So Paulo: Paz e Terra, 1999. CASTRO, C. M.; GARCIA, M. L. V.; FLEURY, P. F. Avaliao da ps-graduao brasileira: a perspectiva da Capes. Apud CARNEIRO JR., S.; LOURENO, R. Ps-graduao e pesquisa na universidade. In: VIOTTI, E. B.; MACEDO, M. M. (orgs.). Indicadores de cincia, tecnologia e inovao no Brasil. Campinas: Unicamp, 2003. p. 169-227. DPENSES DE RECHERCHE ET DVELOPPEMENT EN FRANCE EN 2002: premires estimations en 2003. Frana: Ministre de leducation nationale, de lenseignement suprieur et de la recherche, 2003. Disponvel em: <http://www.education.gouv.fr>. Acesso: 25 jan. 2005. GERD: Gross domestic expenditure on research and development 2002 United Kingdom. National Statistics Online, 26 March 2004. Disponvel em: <http://www.statistics.gov.uk>. Acesso: 29 jan. 2005. GUIMARES, R.; LOURENO, R.; COSAC, S. O perfil dos doutores ativos em pesquisa no Brasil. Parcerias estratgicas, Braslia. n. 13, p. 122-50, dez. 2001. INDICADORES DE CINCIA, TECNOLOGIA E INOVAO EM SO PAULO. So Paulo: Fapesp, 2001. 1 CD-ROM. LABOUR MARKET. National statistics online: employment. Jan. 2005. Disponvel em: <http://www.statistics.gov.uk>. Acesso: 29 jan. 2005. PLANILHA DE CLCULO. Microsoft Excel. EUA: Microsoft Corporation, 2000. PLANO NACIONAL DE EDUCAO (PNE). Editado pela Lei n 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Braslia: MEC, 2001. PROGRAMA ESTATSTICO. SPSS 13.0 for Windows Evaluation Version. Release 13.0 (1 sep. 2004). EUA: Apache Software Foundation, 2004. ROOS, U. Stagnation in German Industrial R&D Expenditure. Research and technology policy, R&T Note n 010.04, Date: 9 March 2004. Disponvel em: <http://www.britischebotschaft.de> Acesso: 28 jan. 2005.
estudos 28 R B P G, v. 2, n. 3, p. 7-29, mar. 2005.

VIOTTI, E. B. Fundamentos e evoluo dos indicadores de CT&I. In: MACEDO, M. M. (orgs.). Indicadores de cincia, tecnologia e inovao no Brasil. Campinas: Unicamp, 2003. p. 41-87. ________: Indicadores de cincia, tecnologia e inovao no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

R B P G, v. 2, n. 3, p. 7-29, mar. 2005.

estudos 29

You might also like