You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE FILOSOFIA E CINCIAS HUMANAS FACULDADE DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA

ALFABETIZAO CARTOGRFICA O ensino de cartografia nas sries primrias

BELM-PA 2011

DISCENTES
Antonio Gonalves da Silva Junior; Elivelton dos Santos Sousa; Joelson da Silva Nascimento; Rafael Pompeu Dias; Rodrigo Saraiva da Silva; Thaline Trindade Silva; Matrcula: 11035000501; Matrcula: 11035002101; Matrcula: 11035003101; Matrcula: 11035001201; Matrcula: 11035001501; Matrcula: 11035002401;

ALFABETIZAO CARTOGRFICA O ensino de cartografia nas sries primrias

Trabalho de Pesquisa da Disciplina Introduo ao Ensino da Geografia, que equivale como a 2 avaliao; Orientao: Prof. Dr. Clay Chagas.

BELM-PA 2011

RESUMO

O conhecimento geogrfico pode ser visto em diversos eixos de nosso cotidiano dos mais simples aos complexos, o prprio fato em caminharmos desde casa ao supermercado, a escola ou a farmcia, estamos vivendo geografia, e por que assim no dizer Cartografia. Entretanto, no devemos esquecer a importncia do ensino geogrfico em ser associado ao ensino de Cartografia que por certo deve iniciar-se aos primeiros anos escolares. Propender problemtica geogrfica que trabalhar a Cartografia nas escolas, onde h pouco incentivo ao aprendizado da cincia cartogrfica partindo do pressuposto da ausncia de recursos materiais (mapas, globos e tcnicas de cartografia) falta de profissionais qualificados e/ou falta de esforos em ensinar a cartografia quo eixo importante ao indivduo para que possa ter melhor conhecimento do seu espao, e no usa-l apenas como instrumento de localizao, que seja dada tanta importncia quanto ao exerccio de ler, escrever e fazer clculos matemticos nas instituies de educao primria. A partir do pressuposto da variedade de caminhos a serem tomados, faremos uma analise dos aspectos de ensino da geografia associado ao ensino cartogrfico nas sries primrias. Palavras-Chave: Conhecimento geogrfico, Cartografia, ensino de Cartografia nas sries primrias;

INTRODUO

Ler mapas no se trata apenas em faz-lo de forma mecnica apreendendo os elementos que neste esto contidos, mas sim contextualiz-los dando sentido ao que ali est escrito, com a cartografia podemos interpretar o espao prximo e distante traduzindo a partir de smbolos e cdigos que nos mapas esto inseridos. Executar a traduo desses smbolos no se trata de uma tarefa to fcil, j que esses necessitam de um conhecimento prvio para ser executado de maneira correta. Por isso de extrema importncia o ensino cartogrfico nas sries primrias como parte integrante do conhecimento do espao e sua relao de dominao, para se dominar a dita Cartografia importante que o indivduo passe por uma alfabetizao cartogrfica. Por isso, este ensino deve iniciar nas sries primrias, onde a criana tem curiosidade de explorar o ambiente em que est inserido, busca desvendar e conhecer todo o locus, ao qual est inserida, sendo assim deve-se dar liberdade criana deixa l sem limites em um ambiente seguro para que possa explorar e entender seu espao, a partir do momento que a mesma inserida no meio escolar o docente deve usar de toda uma estrtgia para que a criana amplie seu conhecimento relacionado ao espao com atividades ldicas (desenho, pintura e brincadeiras). O eixo cartogrfico bastante extenso e deve ser trabalhado por um profissional que domine boa parte dos conceitos relacionados Cartografia e que v alm desses, pois esse profissional deve ter tambm um conhecimento interdisciplinar para explicar de maneira mais compreensvel possvel.

ALFABETIZAO CARTOGRFICA Alfabetizao Cartogrfica nas sries primrias No contexto atual mostra-se uma possvel ausncia do ensino cartogrfico nas sries primrias ou falta de compreenso do alunado? As instituies de ensino primrio visam Cartografia como algo meramente ilustrativo sem apontar seu grau de acuidade social nas perspectivas do mundo de agora, que no propendem importncia que o ensino geogrfico tem com relao Cartografia, partindo do pressuposto de que ler mapas no apenas v-los como instrumentos de localizao, mas tambm como ferramentas para entender o prprio espao. de extremo valor o ensino de Cartografia nos primeiros anos escolares, pois no servir apenas para esse contexto inicial, mas ainda sim, durante toda formao escolar do indivduo e de sua vida cotidiana para prpria localizao em um dado espao com ajuda dos conceitos geogrficos e o mapa.
Yves LaCoste mostra, de forma crtica, a necessidade de se preparar as pessoas para lerem mapas, alm de conhecer o seu prprio espao. Diz ele que a geografia e a cartografia em particular so matrias quem envolvem um conhecimento estratgico, o qual permite as pessoas e sua representao, passarem a organizar e dominar esse espao (ALMEIDA E PASSINI, 2001, p.16).

A Cartografia no deve ser tida apenas como algo meramente ilustrativo, mas sim como ferramenta de auxlio ao ensino geogrfico, a alfabetizao cartogrfica devese partir das sries iniciais do ensino primrio, pois h necessidade das crianas aprenderem a enteder a dinmica e a extenso do territrio, assim o indivduo pode entender as transformaes e tomar conscincia das mesmas, facilitando sua anlise no contexto geogrfico.
[...] a Cartografia como uma das ferramentas utilizadas para esse estudo. Em outras palavras, expomos a Cartografia como um instrumento de uso da Geografia. Todas as pessoas, independentemente da idade, tm o direito de compreender o espao no qual esto inseridas. A Geografia vem ao encontro desse objetivo, levando as pessoas a terem uma viso crtica do seu contexto e a poderem atuar mais conscientemente sobre o mesmo. Aalfabetizao cartogrfica, por sua vez, leva cada indivduo a compreender o espao fsico conhecido, facilitando a anlise geogrfica.(PISSINATI E ARCHELA, 2007, p.3)

Desde os primeiros meses de vida o ser humano tem gradualmente desenvolvido o seu potencial de percepo e domnio espacial atravs de sua interao com o espao. Em vias de fato a criana j comea a se desenvolver no seu mbito familiar das formas mais simples seja atravs de como ela delimita seu espao de acordo com suas vontades ou comeando a fazer uma distino nos cmodos da casa como, por exemplo, este o quarto da mame, este o meu quarto. muitas crianas gostam de expressar isso atravs de desenhos. Ento mesmo sem estarem na escola ainda, pequenos passeios pelo bairro onde moram tambm servem como experincias que estimulam as primeiras noes de localizao e distncia. A partir do momento em que inserida meio escolar, interessante que o professor no bombardeie seus alunos com conceitos e sim que faa ligao entre eles e o cotidiano, o que Jean Piaget demonstra em seu pensamento de que o ensino da representao no consiste em apresentar uma lista de palavras a aprender, mas antes no desenvolvimento da capacidade de representar o conhecimento j construdo a nvel prtico presente na obra A Teoria de Piaget e a Educao Prescolar. Uma forma de trabalhar a cartografia com alunos to jovens atravs de atividades pedaggicas dirigidas pelo professor, buscando tratar do assunto de com uma linguagem menos tcnica e mais descontrada a fim de atingir uma classe com pouca idade. Mas, o desenvolvimento de concepo da noo de espao s vem a se dar antes do perodo de escolarizao da criana e se amplia ao longo desta (com o ingresso no 1 grau). E justamente na escola que se deve ter uma aprendizagem espacial voltada para formas como a sociedade organizada, que pode ser efetivado com o uso de representaes deste espao e a est um problema pois, na maioria das vezes, o professor do 1 grau no um profissional bem qualificado para elaborar programas que possibilitem aos alunos uma iniciao ao domnio de conceitos espaciais e suas representaes. Conceitos bsicos como Localizao, Orientao e Representao so conhecimentos que preciso ser trabalhados desde o 1 grau at o 9 ano, pois so essenciais para o que aluno possa entender conceitos que futuramente sero tratados em outros mbitos e o possibilitaro uma anlise geogrfica e analtica de seu cotidiano. Tal exerccio de Orientao e Localizao e Representao deve-se partir do espao prximo para o distante. Comeando por sua observao do espao que, de incio, o

espao que se est ao seu redor (prximo) o aluno deve absorver os elementos com os quais ir refletir e analisar para assim criar seus conceitos. Esse processo muito importante, pois a partir desse levantamento de dados e a comparao destes com outros, os alunos criam representaes, que podem ser por meio de desenhos representativos que chegam a ser interpretados como mapas. A compreenso de mapas muito importante para o aprimoramento da percepo espacial do aluno. A compreenso de mapas por si mesma, j um grande avano nos estudos espaciais. Com seu alto poder de representao e sintetizao, o mapa funciona como um sistema de signos que possibilita o aluno usar recursos externos a sua memria, o levando a uma melhor concepo espacial e o ajudando a alcanar uma nova organizao estrutural de seu cotidiano. vai-se escola para aprender a ler e a contar; e porque no? -, tambm para ler mapas. (ALMEIDA E PASSINI, 2001, p.15). O uso de caminhos ldicos um bom eixo para unificao do ensino de Cartografia ao de Geografia, por poder ser inserida em qualquer contexto espacial em salas de aula, casas, no bairro entre outros, o ldico tm um papel fundamental na construo da noo e de conceitos em qualquer mbito social, no pode ser diferente na Cartografia, por eles terem o papel fundamental desenvolver a capacidade de ampliar exponencialmente a habilidade de interpretao dos significantes cartogrficos, e posteriormente dar uma base de sustentao para a insero dos conceitos geogrficos j que na fase que a criana inicia-se no ensino primrio no poderia apreender de fato os conceitos devido a falta de convvio em um conjunto mais amplo de relao espao real.

CONSIDERAES FINAIS importante ressaltar a necessidade em ensinar Cartografia nas escolas, de certo modo partindo das sries primrias, que so fundamentais para que o indivduo venha no futuro compreender conceitos no apenas geogrficos, mas de diversos mbitos de suas relaes sociais, e que no venha fazer do mapa um instrumento meramente ilustrativo, sem funo. necessrio que as escolas tragam um profissional devidamente qualificado ao ensino Cartogrfico, que tenha domnio do ldico para que esta cincia e/ou arte no cause traumas, que possam comprometer o aprendizado que est sendo desenvolvido, e que possa comprometer o aprendizado futuro deste indivduo que est apenas iniciando sua vida escolar, que carrega consigo apenas as noes que naturalmente possui, por explorar os ambientes familiares (casa e brinquedos) de seu espao conhecido. A finalidade deste trabalho era levantar conceitualmente, as principais formas, dificuldades (mtuas: alunos e professores) em ensinar e aprender geografia associada ao uso do ensino cartogrfico, os quais alunos iniciantes no curso primrio (fundamental), ampliam seus horizontes, sobre o perto e longe, suas diferentes formas de entender a forma como ensinada que podemos viver em quatro terras, mas sem saber em quais delas realmente vivemos, onde comea o mapa e onde termina? So tais questes que fazem do ensino cartogrfico enganjado uma sada para o entendimento da real imagem do mundo, que existe apenas uma terra que vista em quatro imagens diferentes e que o mapa comea a partir do ponto de marcao entre outros. Sendo assim, podemos concluir que a cartografia realmente um eixo importante no apenas aos alunos iniciantes, porm para toda a sociedade mesmo a cartografia essa que pouco explorada nos ensinos mais adiantados que no mostra perspectiva de uso e no faz dominar conceitos que perdem a importncia diante da deficincia, ora de profissionais qualificados, ora de materiais para o ensino cartogrfico.

REFERNCIAS ALMEIDA, R.D. e PASSINI.E.Y: O Espao Geogrfico, Ensino e Representao. So Paulo SP: Editora Contexto, 2001 90 p. PISSINATI, M.C. ; ARCHELA, R.S.: Fundamentos da Alfabetizao Cartogrfica no Ensino de Geografia - Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Geocincias, 2007.

You might also like