You are on page 1of 6

Fundamentos de Iroko

https://www.axeorixa.com
1-MITOS 1.1 Iroko salva Orunmila de Iku. Iku vivia perseguindo Orunmila, que na fuga, cansado, beirando ao rio igbojare, encostou-se numa grande rvore e fez um pedido a Oloodumare, quando Iku j estava perto de alcan-lo. No cu surgiu um arco-iris, e, na cor branca do arco-ris, surgiu Iyewa. O espirito da rvore disse Iyewa, que fosse para beira do rio, fingir estar lavando roupas, e que por ali passaria Iku. O esprito da rvore disse tambm, Orunmila, que seu nome era Iroko Naigela, arriando todos os galhos da rvore sobre Orunmila. Quando Iku chegou ao rio, encontrou Iyewa, que refletiu sobre ele a cor branca de Oxal. Iku ficou momentaneamente aturdido, e caminhando na direo de Iroko, parou, e perguntou Iyewa: __ Viu algum passar por aqui? Iyewa, lhe perguntou: __sabe quem eu sou? Ele disse: __ sei, tu s Iyewa. Ento, Iyewa respondeu: __Vi sim, foi por ali, indicando o caminho errado Iku. Quando Iku deu um passo para traz, Iroko rolou sua grossa raiz e derrubou Iku no cho. Neste momento, Orunmila trocou de esconderijo, passando para baixo das saias de Iyewa. Iku pensou ter dado um tropeo ao acaso. E Iroko o levanta. Iku disse: __Iroko, pelo seu ato de levantar-me, atenderei um pedido seu. Iroko falou Iku: __ embaixo dos meus galhos h um encantamento que no deve ser tocado por voc, nem por ningum. Iroko disse ainda: __ que Iku deveria deitar-se no cho, para no esquecer o prometido, e assim, Iku fez. Ao deitar-se, Iroko o prendeu em suas grossas razes. Orunmila saiu do seu esconderijo, e Iku tentou agarr-lo mas no conseguiu, pois estava bem preso nas razes de Iroko. Orunmila agradeceu Iyewa, que neste momento, pensava no seu grande desejo. Imediatamente, Orunmila lhe fala : __Iyewa, tu sers me. E isto era justamente o que Iyewa estava pensando e desejando. Iku, furioso, tentava se libertar das razes. Iroko lhe disse: __ s te solto, se retirar este ijuju que tens em seu pescoo e amarrar no meu tronco.
AxeOrixa.Com

Afim de se libertar, Iku atendeu ao pedido de Iroko, as razes se abriram, e Iroko levantou a morte do cho. Iroko amarrou o ijuju de Iku, no pescoo de Orunmila, para lhe servir de proteo contra o prprio Iku. Iku se afasta do rio. Orunmila e Iyewa encontram Obaluaiye e seguem caminhando. Com este poderoso feitio pendurado em seu pescoo, Orunmila estava livre das persseguies de Iku. OBS:o ijuju consiste num saco, contendo um poderoso feitio, que a morte trazia pendurada em seu pescoo.

PS- Visite AxeOrixa.Com e conhea as fundamentaoes de feitura das qualidades de Orixs em Ketu. __https://www.axeorixa.com

1.2- Iroko salva seu Irmo. Prximo a Iroko, Ogun encontra Oshumare e tenta agredi-lo com seu faco. Ao ver aquilo, Iroko joga todas as suas folhas sobre Ogum e Oshumare. Ogun ficou atordoado, e acabou se confundindo, perdendo Oshumare de vista, que se estava enrolada no meio das folhas. Ogun procurou por muito tempo, mas no encontraou Oshumare no meio das folhas. Furioso, Ogun se foi. Assim, Oshumare escapou da fria do guerreiro do ferro, graas a artimanha de Iroko.

1.3- A Importncia de Iroko, para a vida. Oloodumare disse todos os Orixs, que para que pudessem se estabelecer na terra, deveriam colocar dentro de um pote, um pouco de cada ax pertencentes a eles, e oferecer estes potes Iroko. Ao fazer a oferenda, cada um seria abenoado com uma pomba branca de Oloodumare. A mistura desses axs o que permitiria a vida deles na terra.

Iroko, pssaro que se transformou numa rvore, a ltima das rvores do tempo em que elas andavam e falavam. Tempo dos primeiros Orixs, como: Oxal e Nan, aos quais os espritos das rvores deram vida, permitindo-lhes o crescimento e a multiplicao.

1.4 Porque Iroko coa-se, rolando no cho? O Orix Iroko, quando virado em seu elegun, vai ao cho, coando-se todo e rolando sobre a terra, pedindo Ogboni para retirar dele, as formigas e insetos que o atormentavam picando seu corpo. Estando Iroko no oco da grande rvore, muitos insetos lhe picam, e por isso, Iroko vive se coar. ATENO: SE ainda no cadastrado em nosso site, cadastra-se, e receba Gratuitamente em seu e-mail, Fundamentos da Feitura de Vrias Qualidades de Orixs no Candombl Ketu. __ Sim. Desejo receber Gratuitamente os e-mails, sobre Ors de Feitura de Orixs em Ketu. Clique e assine a nossa lista gratuita: https://www.axeorixa.com

IMPORTANTE: Fundamentos de Feitura de Orixs devem ser realizados

por pessoas capacitadas, por Babalorixs e Iyalorixs. Se voc no est capacitado, no faa! E, independente de cargo e tempo de prtica que possua, AxeOrixa.Com no responsvel por qualquer adversidade vinda da realizao de nossos ensinamentos. Pois, no podemos nos responsabilizar por uma coisa, que depende de vrios fatores que no nos dizem respeito. Como por exemplo: a capacidade da pessoa que realiza.

2 FUNDAMENTOS DE IROKO A rvore onde ser acentada esta dinvindade, dever estar preparada para sua permanncia, para que traga paz e harmonia. Todo equilbrio da Casa de Santo ficar concentrado nesta rvore. Por um ferro com 2 dentes(em arco) apontados para cima, fincado na terra. Sacrifica-se 2 pombos brancos, dentro de uma tigela branca, temperada com azeite doce, dend, gua, mel, vinho doce e uma pitada de sal.

Aps o sacrifcio, tempera-se os pombos com: camaro e cebola, e fritase no azeite doce. Arriar com todo ax no p da Gameleira, acompanhado de: acarajs, acas, feijo preto, pipocas. Deixar o tempo consumir os axs, retirando somente as comidas com 3 dias.

3 ASSENTAMENTO DE IROKO Entalhar numa gamela redonda, um busto na prpria madeira da gamela. .Um basto confeccionado com bzios, que ele trar nas mos. .Um id de ferro no nariz da esttua .Muitos bzios e moedas na cabea .Seis argolas presas ao redor da gamela .No meio de cada argola uma seta,apontando para cima .Entremear correntes em crculo ao redor da gamela .Uma panela de ferroou barro .Dezesseis bzios .Uma bola de ferro .Uma grelha pequena .Um basto pequeno .Uma seta pequena .Um Ot Obs: Caso no consiga fazer a esttua na gamela, pode-se usar: .um ferro, com 7 setas apontadas para cima. .Uma faca grande, com cabo de chifre de touro .Tres porres so colocados no p dessa rvore, ficando o ib do Orix no meio. .Se no se tem a Gameleira, pode-se usar outra rvore, de preferncia frutfera e que no tenha espinhos. OBS: no se usa na feitura de Iroko, banhos de folhas. Usando-as apenas para fazer a cama, onde o Orix ir nascer. O que ser usado para os banhos so sementes e razes, piladas e coadas para os banhos e o preparo de seus fundamentos. Os ingredientes so coados num morim branco e colocados no porro, onde ficar o Ib do Orix.

Favas de Iroko

kumaru imburana iroko if nan obar oxal xang Obaluaiye ogum lelekun bikuiba ari aridan andaisu oshumare

Atins de Iroko ns moscada danda da costa efum iyerosun wagi lelekun sndalo em p erva doce orob Folhas de Iroko. oriri jarrinha barba de velho me boa crista de galo para raio erva prata nega mina branda fogo folha de abil

ATENO: SE ainda no cadastrado em nosso site, cadastra-se, e

receba Gratuitamente em seu e-mail, Fundamentos da Feitura de Vrias Qualidades de Orixs no Candombl Ketu. __ Sim. Desejo receber Gratuitamente os e-mails, sobre Ors de Feitura de Orixs em Ketu. Clique e assine a nossa lista gratuita: https://www.axeorixa.com

You might also like