You are on page 1of 3

Como criar um pen drive bootvel com o Windows Vista ou 7

Uma das formas de instalar o sistema operacional nos netbooks usar um pen drive bootvel, justamente porque os netbooks no costumam trazer um drive de CD/DVD. Outra forma seria usar um adaptador SATA/IDE para USB (em um artigo futuro vou falar desse dispositivo, que barato e agiliza muito a vida de quem quer um HD ou CD/DVD externo). Ainda possvel fazer a instalao de alguns sistemas com um programa que baixa e configura tudo pela Internet, caso do Wubi para instalar o Ubuntu ou do Goodbye-Microsoft.com, para instalar o Debian (se bem que o Wubi um caso a parte porque no cria uma partio real). Essa dica curta porque os comandos so poucos. Se por algum motivo voc quer criar um pen drive de boot com o Windows Vista ou Windows 7, bastam alguns comandos em algum dos dois sistemas. Nos exemplos estou usando o Windows Vista. Conecte o pen drive. Faa cpia dos dados importantes que porventura possam estar nele, j que ele ser formatado. Acho que no precisaria dizer, mas o pen drive deve ter espao quando vazio, para caber o DVD do Windows desejado, seja o Vista ou o 7. Se voc tiver gerado uma imagem menor, usando programas como o vLite, pode ser o espao necessrio para caber ela. O recomendvel para o DVD do Vista ou 7 um pen drive de 4 GB. Ser necessrio rodar o prompt de comando como administrador, para ter acesso ao dispositivo e ferramentas de formatao. Para isso, clique com o direito no menu do prompt de comando e escolha "Executar como administrador". No prompt, rode o comando diskpart. Ele pode demorar alguns segundos para iniciar, quando estiver carregado aparecer esquerda DISKPART>. No prompt dele, digite: list disk Tecle enter aps os comandos em vermelho, em cada linha (antes que me perguntem...). Ele vai mostrar os discos, status, tamanho. Identifique o seu pen drive pelo nmero: Disco 0, Disco 1, Disco 2, Disco 3, etc. Para saber qual seu pen drive, observe a capacidade, j que seu HD dever ser bem maior. Se estiver em dvida, rode o comando com e sem o pen drive plugado para ver o que muda. Agora selecione o disco, digitando: select disk 1 Cuidado para no digitar o nmero errado, seno voc excluir os dados de algum dos seus discos rgidos. Troque o nmero 1, naturalmente, pelo nmero correspondente ao seu pen drive.

Rode estes comandos, dando enter aps cada linha: clean create partition primary select partition 1 active format fs= NTFS assign exit Voc sair do diskpart, mas ainda no terminou. Nota: voc poderia formatar o pen drive pela interface grfica do Windows, mas seria necessrio recorrer ao diskpart para marcar a partio como "ativa". Por isso vale a pena citar os passos j no diskpart :) Coloque no drive de CD/DVD a mdia do Windows que voc quer copiar para o pen drive (lembre-se, Vista ou Seven, aqui no vale para o XP). Ainda no prompt (mas j fora do diskpart), alterne para a unidade do CD/DVD. Supondo que seja a unidade D:, digitaria: d: cd d:\boot Isso te leva para a pasta boot, do DVD do Windows. Rode o bootsect para tornar o drive bootvel. Assim: bootsect /nt60 e: Onde E: a letra da unidade do pen drive. Ao usar o diskpart voc limpou o pen drive, criou uma partio e formatou-a em NTFS. Segundos depois de concludo o pen drive deve ter aparecido no "Computador" do Windows Explorer. Caso no, tire o pen drive e recoloque, para ver que letra ser atribuda a ele. Agora lidamos com a partio, no com o nmero identificador do disco como foi feito ao usar o diskpart. Dado o bootsect como explicado, o pen drive bootvel para o Windows Vista ou 7. S que ele no tem os arquivos do sistema em si. Agora vem a parte mais fcil, sem segredos: copie todo o contedo do DVD para o pen drive. Voc pode pular as pastas de documentao ou extras, mas mantenha as essenciais. Na dvida, copie tudo. Voc pode copiar usando o Windows Explorer mesmo, desde que copie "certo", deixando os arquivos da raiz do DVD na raiz do pen drive, e no criando uma pasta dentro do pen drive e nela colando o contedo do DVD (isso ocorreria se voc copiasse o DVD clicando no cone do DVD com o direito, na janela Meu Computador, e colando depois dentro do pen drive).

Pronto! Voc tem um pen drive de boot do Windows Vista ou Windows Seven, basta dar boot com ele, selecionando no SETUP da mquina a opo de boot pela porta USB. O que voc viu usa comandos nativos do Windows, que no existem dessa forma no Windows XP. Se voc usa o XP, precisaria recorrer a alguma ferramenta de terceiros para criar um pen drive de boot, sendo mais complicado. Ah, lembre-se que o XP j tem quase 10 anos... Instalar o Windows Vista num netbook no uma tarefa muito agradvel, visto que o sistema pesado. Apesar disso eu coloquei uma verso modificada num Proview Compact-PC 81001, um netbook que usa o processador Geode da AMD, de 500 MHz. Veja o ridculo desempenho (mas rodou!): http://www.youtube.com/watch?v=USIOMh0cLkc J o Windows 7 ter edio para netbooks, ento instalar o Windows 7 RC pode ser uma boa idia, desde que no seja em netbooks fracos. Ele no muito mais leve do que o Vista, requer 1 GB de RAM para rodar legal, mas o sistema mais otimizado, digamos que um "Vista" com as arestas limadas.

You might also like