You are on page 1of 2

A servido se da quando imvel denominado prdio dominante possui alguma vantagem ou beneficio sobre prdio serviente, este sofre

a restrio ou nus perdendo o exerccio de algum de seus direito dominicais. Servido e um nus real e nasce da vontade dos proprietrios, no se confundido com as servides legais, que so direitos de vizinhana impostos coativamente. As servides podem ser de qualquer forma imaginadas pelas partes que as estabelecem, sendo as mais conhecidas, a servido de trnsito ou de passagem que permite transitar pelo imvel de outrem; de aqueduto (canalizao), atravessando a gua necessria a um prdio pelo outro; de iluminao ou ventilao; de no construir a certa altura. Para todos os casos citados e ou imaginados pelas partes, os prdios ho de guardar proximidade. A servido direito real e acessrio. Real pois a vantagem adere ao imvel e transmite-se com ele, e acessrio porque depende do direito de propriedade, acompanhando os prdios quando alienados, tendo existncia independente da pessoa do proprietrio. Gera obrigao propter rem, vinculando o dono do prdio serviente, quem quer que seja, logo os prdios devem pertencer a donos diversos, no havendo possibilidade de servido em prdios de mesmo dono. No presumvel, pois constitui-se mediante declarao expressa dos proprietrios ou por testamento, e subseqente registro no CRI. Devendo ser de imediato provada por quem alega sua existncia. A servido pode ser continua, descontinua, aparente (obras exteriores), visveis e permanentes e tambm pode ser irregular, no impondo limitaes a um prdio, mas ao prdio em favor de determinada pessoa, como a de colher frutos em prdio alheio. Nasce de ato ou fato humano. O ato humano gerador de uma servido pode ser, negcio jurdico; sentena; usucapio e destinao do proprietrio, este ltimo se d quando senhor de dois prdios estabelece sobre um serventias visveis em favor do outro e posteriormente aliena um deles. J o fato humano gerador somente de servido de trnsito, onde o dono do dominante costuma servir-se de determinado caminho aberto no serviente, casos de aterros, mata-burros, bueiros, pontilhes, etc Para a realizao das obras e servioes necessrios pode o dono da servido penetrar no prdio serviente com operrios, materiais de construo, usar de trator, animais ou veculos. As despesas correm por conta do beneficiado, visto que a servido no consiste em fazer alguma coisa, mas em abster-se de algo ou suportar nus. Agora, se convencionado poder o dono do prdio serviente ficar incumbido de realizar as obras de conservao. O dono do prdio serviente no pode impedir que o dono do prdio dominante realize obras de conservao ou de limpeza, caso venha a impedir, poder o dominante utilizar-se dos interditos possessrios resguardando os seus direitos. Uma vez registrada a servido s se extinguir quando cancelada. Decorre do sistema de constituio das servides, cujo qual s podem ser estabelecidas por meio de registro, sendo assim, enquanto permanecerem registradas no CRI, subsistiro em favor do dono do prdio dominante.

As servides podem extinguir-se tambm, pela destruio do prdio dominante ou do serviente, aqui falamos de inundaes; por realizao de condio ou termo convencionado; precluso; deciso judicial e resoluo do domnio pelo serviente.

You might also like