You are on page 1of 29

3.

RELATRIO DE APLICAO DO PROJETO EDUCAAO INFANTIL

Este estudo tem como finalidade trazer para a prtica teorias sobre a educao infantil e tambm compreender seus mtodos. O trabalho educativo deve garantir condies de desenvolvimentos e aprendizagem,sem esquecer-se de outra tarefa importante que o cuidado fsico e mental necessria para crianas pequenas . Educar significa tambm, propiciar situaes de cuidado,brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis e de relao interpessoal. Para tanto a sala de aula deve fornecer meios para o desenvolvimento cognitivo. As crianas do maternal encontram-se na passagem do estgio sensrio- motor para o pr operatrio do desenvolvimento, quando tem incio o processo de representao e de comunicao com a aquisio,da linguagem ou das linguagens. Respeitando a especificidade desta faixa etria, principalmente o fato de que os alunos do maternal aprendem no contexto de referncia mais imediato, o professor dever atuar, como modelo espetacular de lngua oral,explicitando muitas vezes a inteno comunicativa do aluno e colocando-se como ouvinte de sua fala.

4.3

RELATRIO DE APLICAO DO PROJETO ENSINO FUNDAMENTAL

O estgio tem como objetivo complementar a formao acadmica, possibilitando o confronto entre a teoria e a prtica . O estgio reveste-se de um carter diversificado, trata-se de uma capacitao e,portanto, o trabalho desenvolvido com professores e alunos .A riqueza dos seus momentos presenciais est na oportunidade de construir em conjunto uma conscincia crticoreflexiva sobre a realidade,com possibilidade de transform-la. Deve propiciar o conhecimento, a reflexo e a anlise da escola em todos os seus campos de atuao,assim como as aes educativas na sociedade. As atividades propostas foram realizadas inicialmente com o objetivo maior de detectar conceitos alternativos e cientficos expondo os pontos fortes e fracos da turma pela grande maioria dos alunos e a participao na sala de aula durante as exposies tericas e prtica foram,sem dvida,o marco do bom desenvolvimento do estgio e,consequentemente do projeto. Durante o perodo de estgio foi possvel realizar pesquisas, seminrios, trabalhos artsticos, debates,estudos dirigidos com a inteno de proporcionar uma aprendizagem mais ampla e consistente .

5.3

RELATORIO DE APLICAO DO PROJETO FORMAO DE DOCENTES

O projeto formativo em causa, possibilitou-nos aquisio de capacidades, competncias e atitudes ditas transversais as nossas atividades docentes e que so, porventura,aquelas que nos dotaram com estratgias de ao que permitem assumir-nos como professoras intervenientes,crticas, solidrias e empreendedoras na aplicao das novas tecnologias de informao e de comunicao nas escolas. A discusso sobre a formao de professores nos leva a refletir numa educao acessvel a todos e que respeite as peculiaridades humanas .O que nos remete ao pensamento de Paulo Freire. O objetivo de nosso trabalho oportunizar aos educadores uma reflexo crtica da historicidade do processo educacional, visando uma educao humanista que tem como um de seus principais pilares a realizao de uma pra xi voltada para a diversividade. Para empreendermos este sentido de experincia preciso entender que a aprendizagem se d nas interaes,nas interlocues,nas trocas, portanto, a nossa brecha constante e no passageira,enquanto sujeitos inclusos e abertos a desvendar os saberes que a experincia tem a nos oferecer.

6.3

RELATRIO DE APLICAO DO PROJETO-EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS

Observamos que ensinar jovens e adultos a ler e escrever, fazer clculos,enfim, trabalhar no sentido de ajudar a terem acesso aos conhecimentos elaborados socialmente e sistematizados,no tarefa fcil. Geralmente, os alunos de EJA tem pouco contato com a leitura e a escrita no seu cotidiano .Muitos deles cresceram em lares onde todos (ou a maioria de seus familiares) tambm eram analfabetos,ou trabalhavam em atividades em que no h nenhuma necessidade de ler e escrever, ou pior ainda sua aprendizagem prejudicada pelo cansao de um dia de trabalho,ou pela preocupao em busca de um emprego. Assim preciso que a escola garanta aos alunos a aquisio de um instrumento que possibilite o acesso ao saber sistematizado .No entanto, observamos tambm que necessrio que isso ocorra de forma crtica, de modo que os educandos assumam o papel de sujeito ativo no processo de produo de conhecimento. Para isso, necessrio que o educador conhea os alunos de sua classe, seu iderio, suas convices,suas condies de vida,seus locais de morada, as caractersticas dos grupos sociais a que pertencem seus costumes.

7.3 RELATRIO DE APLICAO DO PROJETO -GESTO EM EDUCAO O perodo que foi dedicado s atividades desse estgio ,cujo tema abordado violncia escolar ,possibilitou a cada estudante experimentar o mais significativo da escola. Onde esse momento de estgio de estudo, reflexo e, principalmente,de experimentao de aprendizado, de comeo e recomeo,de muito planejamento, ao-reflexo .Com este estgio aprendeu-se as funes, as competncias, as dificuldades, enfim pode se entender sobre a formao, as aes prticas. Depende sobre tudo , da ousadia dos seus gestores e co gestores, da ousadia da de cada comunidade escolar em assumir sua participao, no que se refere a violncia escolar. Estgio o tempo de aprendizagem que, atravs de um perodo de permanncia em algum lugar para aprender a prtica de sua profisso, assim o estgio supe uma relao pedaggica entre algum que j um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagirio.

3.2

PROJETO EDUCAO INFANTIL

TEMA: IDENTIDADE E AUTONOMIA PROBLEMA: Em anlise e observao no ambiente educativo, foi percebida a falta de noes bsicas de higiene das mos e do corpo, alm da dificuldade em desprender-se das fraldas e utilizar vaso sanitrio. Sendo assim, foi percebido tambm falta de respeito s regras simples de convvio social.

JUSTIFICATIVA: Devido a problemtica encontrada no ambiente escolar, ao que se refere a identidade e autonomia, faz-se necessrio a construo da identidade da criana com sua respectiva histria. Ento, a criana levada a expressar a manifestao de desconforto relativo a presena de urina e fezes nas fraldas. Promovendo o interesse em desprender-se das fraldas e utilizar o pinico e o vaso sanitrio e com isso a elaborao de regras de convivncia. OBJETIVO: Favorecer a construo da identidade com o uso do espelho. Desenvolver a autonomia; pesquisar habilidades corporais, relacionar o corpo com o peso e o volume dos objetos e desenvolver aspectos sociais e cognitivos. FUNDAMENTAO TERICA: Conforme as autoras, brincar uma das atividades de fundamental importncia de desenvolvimento da identidade e autonomia. Nas brincadeiras a criana interage com o outro, desenvolve sua imaginao, sua capacidade de representao, ateno, imitao, memria etc. A linguagem corporal outro veculo importante no desenvolvimento global da criana; Por meio de exploraes de msica, do contato fsico com outras pessoas, das observaes que faz do mundo, a criana constri sua aprendizagem. METODOLOGIA: A aula ser iniciada com a chamada, mostrando a importncia deles no ambiente coletivo. Em seguida, realizado a higiene das mos e do corpo em que a professora ajudar a perceber a necessidade do asseio corporal. (cade meu calado) A professora far junto com as crianas a identificao dos seus pertences, ex: mochila, blusa, touca, sapatos, etc... REGISTRO DE APLICAO DO PROJETO: Aps o trmino da chamada e a realizao da higiene da mos e do corpo, pretendia-se oferecer um ambiente tranquilo e acolhedor em uma sala com um ou vrios espelhos grandes para que todos conseguissem ver-se ao mesmo tempo. Porm, devido a agitao da turma no foi possvel completar esta atividade, houve a necessidade de adaptar a atividade por um msica animada movimentando-se o corpo em frente ao espelho, dobravam os joelhos, levantavam os braos e expressavam seus sentimentos (alegria, tristeza, raiva, medo etc).

REFERNCIAS: Apostila de sugestes e atividades pra crianas de quatro meses at cinco anos (C.M.E.I. PEQUENO CIDADO RIO NEGRO PR). www.lasalledf.com.br (Professoras Elyana Gonalves/Las Oliveira)

4.2 PROJETO- ENSINO FUNDAMENTAL

TEMA: ECOLOGIA PROBLEMA: Em anlise e observao no ambiente educativo, foi percebido o desinteresse e alienao dos alunos com relao ao meio ambiente, inclusive da fauna e flora e problema do lixo. Meio ambiente o qual citamos as florestas, rios, lagos, campos, cidades e plantaes. JUSTIFICATIVA: Devido a problemtica encontrada no ambiente escolar no que se refere ao meio ambiente, foi necessrio a construo do conceito e conscientizao sobre o tema relacionado sobre vida na terra e as consequncias que prejudicam e causam danos sade da populao. OBJETIVO: Resgatar novos hbitos e atitudes que levem os alunos a perceberem a importncia da ao imediata com relao ao meio ambiente a comear pelo seu dia a dia. Levar os alunos a debaterem sobre o tema sanando suas eventuais dvida. FUNDAMENTAO TERICA: Vale ressaltar que o autor em seu trabalho nos diz que a sociedade nos dias atuais exige um cidado consciente, participativo e responsvel na sua maneira de viver, uma vez que seu modo de vida irresponsvel e o consumo desenfreado tem causado a insustentabilidade do planeta. Diante disso posto a educao como um instrumento de formao deste cidado. METODOLOGIA: A aula ser iniciada com um texto que abranja o tema ecologia, seguida da explicao. Foi abordado um questionamento em crculo na sala, onde todos puderam expressar suas ideias e concepes no que diz respeito a conservao do meio ambiente. Em seguida foi elaborado frases com a observao de alguns desenhos. REGISTRO DE APLICAO DO PROJETO: Aps o trmino das atividades concluiu-se que os alunos ficaram muito interessados no tema. Devido ser to abrangente, os alunos levantaram muitas questes referentes ao lixo na cidade, como funciona o aterro sanitrio, gua potvel, como se faz tratamento adequado, desmatamento e queimadas que traz consequncias para seres vivos. Houve a necessidade de lev-los ao laboratrio de informtica para realizarem pesquisas com apresentao de relatrios. REFERNCIAS: jararaca.ufsm.br

5.2

PROJETO- FORMAO DE DOCENTES

TEMA: CONSEPO NACIONAL DA EDUCAO ESPECIAL: SNDROME DE DOWN PROBLEMA: Em anlise e observao no ambiente educativo, foi percebida a necessidade de aprofundar-se no conhecimento e procedimentos adotados com relao a sndrome de down visando a incluso. JUSTIFICATIVA: Devido a problemtica encontrada no ambiente escolar, no que se refere a necessidade de aprofundamento no conhecimento da sndrome de down, surgiu a preocupao de criar a compreenso dos pontos a serem considerados quanto a educao do portador da sndrome de down. OBJETIVO: Compreender a importncia da educao especial para a formao e desenvolvimento de crianas portadoras de sndrome de down e a influncia da estimulao precoce em relao a aquisio de linguagem. Conhecer as diferenas e aceitar as limitaes promovendo a integrao junto aos colegas de sala de aula. FUNDAMENTAO TERICA: Vale ressaltar que o autor em seu trabalho aborda justamente a questo da educao da criana down. O interesse por este assunto surgiu a partir da descoberta das inmeras possibilidades e habilidades dessa criana especial: Um dos grandes objetivos da educao infantil, fazer com que a criana seja mais autnoma na sala de aula. Adquirir autonomia interiorizar regras da vida social para que se possa conduzir sem incomodar o restante do grupo (SCHWARTZMAN 1999 p23). METOLOGIA: A aula ser iniciada com a apresentao de slides, uma aula expositiva seguida de explicao sobre o tema. Todos tero que refletir atravs de uma mensagem a respeito das diferenas. Ao final cada um receber uma folha, onde faro uma dinmica atravs de u desenho ilustrativo finalizando com ??? REGISTRO DE APLICAO DO PROJETO: Devido ser um tema bem complexo, notamos que chamou muita ateno dos educandos onde fomos buscar explorar a curiosidade dos mesmos. Foi possvel analisarmos juntos slides bem completo e definido sobre o tema. Conscientizou-se que h uma grande necessidade de ateno nesta rea pois h um grande dficit nesta questo. REFERNCIAS: Revista Nova Escola edio especial n 24 p21 www.defnet.org.br (Viagem a Holanda)

7.2

PROJETO-GESTO ESCOLAR

TEMA :Violncia Escolar PROBLEMA: Em anlise e observao no ambiente educativo, foi diagnosticado uma insegurana muito grande dos pais de alunos, que esto enfrentando muitas dificuldades em relao a violncia dentro da escola. Sem saber como lidar com esta violncia entre os alunos,tanto fsica como verbais, os mesmos pedem apoio psicolgico e legislativo da escola. Dificuldade de ensino e aprendizagem num ambiente JUSTIFICATIVA:Devido as questes encontradas no ambiente escolar, nota-se que cada vez mais os alunos demonstram comportamentos e atitudes agressivas, ferindo tanto a integridade fsica, quanto psicolgica dos colegas e professores. Por esse motivo, faz-se necessria uma investigao mais consistente das causas dessa violncia, bem como as possveis alternativas para compreender e modificar essa situao. OBJETIVO: Averiguar e refletir sobre as causas da violncia escolar. Proporcionar atividades pedaggicas que desenvolvam a afetividade e socializao .Promover o dilogo .Propor a interveno pedaggicas adequadas valorizao da vida e da paz FUNDAMENTAO TERICA:Conforme o auto,a violncia escolar est diretamente relacionada falta de afetividade,disfuno familiar, negligncia familiar e escolar, falta de valores aceitos pela sociedade. METODOLOGIA: Estratgias e atividades. Pesquisa sobre o tema violncia escolar .Promoo de discusso com os professores e os alunos sobre o tema em estudo. Aplicao de questionrios sobre o tema para alunos e professores. Promoo de atividades pedaggicas que desenvolvam a afetividade, a valorizao da vida e paz. REGISTRO DE APLICAO DO PROJETO: Alm do questionrio respondido pelos docentes, houve a necessidade de buscar algo a mais, que pudesse contribuir para a aderncia das normas e regras dentro e fora do ambiente escolar .Pois observou-se que no trmino do questionrio havia grande insegurana dos pais com relao a seus filhos que esto se tornando cada vez mais agressivos. Foi sugerido uma pesquisa em grupo onde os alunos apresentariam temas sobre a violncia. O objetivo era mostrar-lhes, o quo prejudicial a violncia para eles mesmos . Foi notado a aceitao da pesquisa, que ficaram muito a vontade, expressando-se e relatando fatos reais.

REFERNCIAS; violnciaescolar.blogspot.com/ projeto-violencia-na-escola.hotmail

. 6.2

PROJETO; ENSINO JOVENS E ADULTOS

TEMA

PREOBLEMA

JUSTIFICATIVA

OBJETIVO FUNDAMENTAO TERICA METODOLOGIA REGISTRO DE APLICAO DO PROJETO REFERNCIAS

3.2

PROJETO DA MODALIDADE

APRESENTAO DO PLANO DE AULA -EDUCAO INFANTIL AULA 01 Escola: C.M.E.I. Pequeno Cidado Srie: Maternal I Estagirias: Neusa Emlia Ilkiu Valachinski e Roseli Taborda Moreira dos Santos Data de Aplicao do Projeto:22-08-2011 de manh rea do Conhecimento:Artes Visuais I-OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM: -Comunicar-se e expressar-se os desejos, desagrado,necessidades, preferncias e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas. II-CONTEDOS: -Fazer bolinhas com papis rasgado, acompanhando a professora. -Picotar papis e rasgar revistas velhas. III-METODOLOGIA: -Confeccionar bolinhas de papis, em seguida arremessar dentro de um balde e de um bambol. Aps a atividade recolhe-se as bolinhas para iniciar tudo novamente. -Colagem e pintura com papis picotados, estimulando a coordenao motora fina. IV- RECURSOS: -Revistas Velhas -Tinta -Cola -Bambol -Balde V -AVALIAO: -A avaliao ser feita individualmente atravs do que cada aluno adquiriu no desenvolvimento da atividade.

APRESENTAO DO PLANO DE AULA 02

Escola: C.M.E.I. Pequeno Cidado Srie: Maternal I Estagirias:Neusa Emlia Ilkiu Valachinski e Roseli Taborda Moreira dos Santos Data de Aplicao do Projeto: 23-08-2011 rea do Conhecimento: Matemtica I - OBJETIVO DA APRENDIZAGEM -Adquirir noes de tamanho, peso, altura,forma e cor. II CONTEDOS Contagem oral. Comparaes de objetos e pessoas. Percepo de lateralidade. III -METODOLOGIA - Confeccionar caixas coloridas de vrios tamanhos, espalhando-as pela sala , estimulando as crianas a realizar diferentes atividades com elas como:encher, carregar, empurrar, virar,rolar, empilhar, etc. - Classificar brinquedos por cor e tamanho, contando-as em seguida. IV RECURSOS Caixas de papelo. Papel colorido. Cola. Tesoura Brinquedos. V -AVALIAO A avaliao do desenvolvimento da criana ser feita por identificao dos objetos e brinquedos de uso geral e divide-os com a interveno do educador .

4.2

PROJETO DA MODALIDADE -ENSINO FUNDAMENTAL

APRESENTAO DO PLANO DE AULA 01

ESCOLA: Escola Municipal Professor Celso Catalan. SRIE: 4 ESTAGIRIAS: Neusa Emlia Ilkiu Valachinski e Roseli Taborda Moreira dos Santos. DATA DA INTERVENO: 22-08-2011 tarde. REA DO CONHECIMENTO :Cincias . I - OBJETIVO DA APRENDIZAGEM Incentivar a leitura, Percepo da importncia de reciclar os lixos. II CONTEDOS Leitura sobre a ecologia. III -METODOLOGIA Dramatizar, Construir caixinhas de material reciclvel. IV RECURSOS Garrafas Pet Colherzinhas plsticas, Palitos de picol, Algodo, EVA, Tesoura, Cola.

V- AVALIAO A avaliao ser feita a partir do que cada aluno entendeu sobre a importncia da reciclagem para a preservao do meio ambiente, tambm sero avaliados para participo na confeco das caixinhas.

AULA 02 ESCOLA : Escola Municipal Celso Catalan SRIE : 4

ESTAGIRIAS : Neusa Emlia Ilkiu Valachinski e Roseli Taborda Moreira dos Santos DATA DA INTERVENO : 23-08-2011A tarde. REA DO CONHECIMENTO : Lngua Portuguesa. I - OBJETIVO DA APRENDIZAGEM Interpretao e compreenso do texto. Elaborao de frases observando desenhos. II CONTEDOS - Leitura sobre o meio ambiente. III METODOLOGIA Relatar fatos como destruio e preservao, desmatamento e queimadas que traz consequncias para o ser vivo. Formar frases sobre o meio ambiente. IV RECURSOS Quadro negro, Giz, Revistas, jornais, internet, Caneta, papel, cola.

V AVALIAO A avaliao ser feita atribuindo correta pontuao,interpretao e compreenso vocabular,e produo de texto a partir de um roteiro estabelecido.

6.2

PROJETO DA MODALIDADE -EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS

APRESENTAO DO PLANO DE AULA 01

ESCOLA: Escola Municipal Professor Celso Catalan SRIE: 1 e 2 ESTAGIRIAS: Neusa Emlia Ilkiu Valachinski e Roseli Taborda Moreira dos Santos. DATA DA APLICAO DO PROJETO: 08-11-2011. REA DO CONHECIMENTO: Portugus. I - OBJETIVO DA APRENDIZAGEM Incentivar a fixao do alfabeto. Promover a construo de palavras pela identificao das letras. II -CONTEDOS Cruzadinha para a identificao do objeto. Encontrar palavras em caa palavras. Decifrando enigmas atravs de desenhos. III- METODOLOGIA Identificar as palavras atravs dos objetos e com o nmero de letras. Reconhecer as letras formando as palavras. Relacionar as palavras aps ter decifrado o enigma. IV RECURSOS Mimegrafo, Papel sulfite Lpis Borracha Quadro-negro Giz.

V -AVALIAO A avaliao ser feita de acordo com o desempenho de cada um e como cada aluno entendeu a atividade proposta.

AULA 02

ESCOLA: Escola Municipal Professor Celso Catalan SRIA: 1 e 2 ESTGIRIAS: Neusa Emlia Ilkiu Valachinski e Roseli Taborda Moreira dos Santos. DATA DA APLICAO DO PROJETO: 09-11-2011. REA DO CONHECIMANTO: Matemtica. I - OBJETIVO DA APRENDIZAGEM -- Aplicar a construo do conceito de nmero. Seguir a sequncia numrica e ordenao II CONTEDO Pense rpido questes de adio. Trabalhar antecessor e sucessor. Seguir a sequncia numrica. III METODOLOGIA Trabalhar o raciocnio rpido com atividades relacionadas a adio. Classificar os numerais em antecessor e sucessor. Realizar a sequncia numrica. IV -- RECURSOS Quadro negro. Giz. Borracha. Xerox Lpis.

V- AVALIAO O aluno avaliado de acordo com a ateno e desempenho realizado na atividade.

AULA 03

ESCOLA: Escola Municipal Professor Celso Catalan. SRIE: 1 e 2. ESTAGIRIAS: Neusa Emlia Ilkiu Valachinski e Roseli Taborda Moreira dos Santos DATA DE APLICAO DO PROJETO: 10-11-2011. REA DO CONHECIMANTO:.Artes Visuais. I OBJETIVO Relacionar a escrita com a fala. II - CONTEDOS Msica. III METODOLOGIA Dramatizar a msica Identificar palavras conhecidas no refro. IV RECURSOS Papel sulfite. Lpis . Borracha. V AVALIAO A avaliao feita atravs do reconhecimento da palavra falada com a escrita na sua forma correta.

5.2 PROJETO DA MODALIDADE FORMAO DE DOCENTES APRESENTAO DO PLANO DE AULA -01

ESCOLA: Colgio Estadual Baro de Antonina. SRIE: 1 ano. ESTAGIRIAS: Neusa Emlia Ilkiu Valachinski e Roseli Taborda Moreira dos Santos. DATA DE APLICAO DO PROJETO: 07-06-2011. REA DO CONHECIMENTO: Biologia. I- OBJETIVO DA APRENDIZAGEM Promover o desenvolvimento global e dar atendimento especializado, respeitando as diferenas individuais. Formar hbitos e atitudes de relacionamento e comunicao interpessoal. II CONTEDOS Leitura de slides Dinmica Debate com questionamentos e perguntas mais frequentes baseado no tema sndrome de down. III METODOLOGIA Realizar a leitura dos slides promover um debate sobre o tema atravs de um questionrio. Trabalhar em grupo uma dinmica referente ao tema. IV RECURSOS DVD. Quadro negro. Giz. Papel. Lpis. Revista.

V AVALIAO A avaliao ser feita a partir do que cada aluno vivenciou sobre a sndrome de Down, sentindo a deficincia como um todo. Foi avaliado o empenho e a participao.

AULA 02 ESCOLA: Colgio Estadual Baro de Antonina SRIE:1 ano. ESTGIRIAS: Neusa Emlia Ilkiu Valachinski e Roseli Taborda Moreira dos Santos. DATA DA APLCAO DO PROJETO:08-06-2011.

REA DO CONHECIMENTO: Artes Visuais. I OBJETIVO DA APRENDIZAGEM Desenvolver o campo perceptivo. Desenvolver a capacidade de expresso. Progredir satisfatoriamente em desenvolvimento fsico. II CONTEDOS Atividade em grupo. III METODOLOGIA Desenhar seu corpo e suas partes. Contornar o corpo do outro que deve estar deitado no papel. Identificar as partes do corpo de seu colega. Desenhar ou recortar essas partes, completando o corpo contornado.

IV RECURSOS Papel craft. Caneto ou giz. Tesoura. V AVALIAO A avaliao ser feita a partir da percepo das partes do corpo e do seu colega, se o aluno atingiu este objetivo frente as dificuldades enfrentadas durante a atividade.

AULA 03 ESCOLA: Colgio Estadual Baro de Antonina. SRIE: 1 ano. ESTAGIRIAS: Neusa Emlia Ilkiu Valachinski e Roseli Taborda Moreira dos Santos.

DATA DA APLICAO DO PROJETO: 09-06-2011. REA DO CONHECIMENTO:Artes Visuais. I-OBJETIVOS DA APRERNDIZAGEM -

Estruturar seu auto conhecimento. Desenvolver interesse na investigao dos fatos. II CONTEDOS Apresentao de slides.

III METODOLOGIA Propor aos alunos apresentao sobre um conhecimento mais profundo sobre crianas down com suas habilidades e limitaes. Evidenciar tcnicas inovadoras na educao do down,que facilitaro os procedimentos frente criana. IV - RECURSOS Slides. V AVALIAO A avaliao ser feita a partir do que cada aluno entendeu sobre a apresentao dos slides, com conversao sobre os resultados do trabalho com o tema Sndrome de Down.

7.2 PROJETO DEA MODALIDADE -PLANO DE AULA GESTO ESCOLAR ESCOLA: Colgio Municipal Baro de Antonina. SRIE:Ensino Mdio. ESTAGIRIAS:Neusa Ilkiu Valachinski e Roseli Taborda Moreira dos Santos. DATA DA APLICAO DO PROJETO:01-07-2011. REA DO CONHECIMENTO: Gesto Escolar.

ROTEIRO DAS ENTREVISTAS 01 - Como solucionar o problema da violncia domstica e familiar ? A escola pode ajudar? 02 -Muitas vezes a violncia domstica invisvel para a escola. Como a escola pode contribuir na preveno e represso a esse tipo de violncia ? 03 -Como trabalhar a temtica da violncia fsica e sexual nas escolas ? 04 -Como resolver os problemas da violncia e da indisciplina de crianas e adolescentes nas escolas ? 05 Como combater brigas nas escolas ? 06 No seria sonhar demais ter nas unidades escolares, alm de educadores, psicopedagogos,assistentes sociais e psiclogos? E como deve se dar a participao dos pais nos concelhos de escola e na associao de pais e mestres ? 07 - dever de quem separar as brigas dos adolescentes nas escolas ? 08 -Como defender crianas e adolescentes da violncia psicolgica nas escolas ? possvel expulsar alunos de uma escola sem dar qualquer explicao ? Explique. 09 -Quando o aluno perseguido pela comunidade escolar por uma opo sexual, qual o procedimento a ser tomado ? 10 Algumas crianas realizam atos contra colegas que seriam considerados crimes se fossem adultos. O que fazer para proteger as vtimas? Ex. Praticam atos libidinosos com outras sem o seu consentimento. So violentas na sala e desagregadoras a ponto de impedirem que os demais passam exercer o direito de estudar. RESPOSTAS DAS ENTREVISTAS 01 - A V.D. Refere-se ao lugar aonde ela ocorre, ou seja, no lar,em casa. A V.F. Diz respeito natureza dos laos parentais que une as vtimas e os autores da violncia. Elas no so sinnimo, pois, na V.D. Podem viver e sofrer algum tipo de violncia pessoas que no pertencem famlia,como empre3gadas domsticas e agregados. O ministrio da Educao MEC intitulado,Formao- de -Educadores,subsdios para atuar no enfrentamento a violncia contra crianas e adolescentes do projeto escola que proteger para capacitar professores nas diversas formas de violncia. 02 O problema parece invisvel mesmo,entendemos que o professor pode ficar com medo ou no ter respaldo para fazer algum tipo de notificao, ao compreender essa dificuldade, o MEC por meio da secretaria a distncia (SECAD), est capacitando profissionais que atuam com crianas e adolescentes (professores, concelheiros tutelares, assistentes sociais, etc.). Assim eles tero subsdios para atuar no

enfrentamento a violncia contra crianas e adolescentes, dentro do projeto escola que proteja. J so mais de noventa municpios atingidos e quatro mil profissionais capacitados em todo o Brasil. 03 -Este tema ainda tabu. As escolas, muitas vezes, no querem entrar na temtica de orientao, abuso e explorao sexual,embora estejam presentes no dia dia desse ambiente. O professor tambm no possui em geral , orientao de como faz-lo. O MEC, por meio de programas de capacitao, tem abordado essas temticas,que devero ser discutidas cada vez mais nas escolas. O professor no conseguir sucesso de seus alunos apenas com bos didtica e tima aula. No h outro jeito a no ser bater de secretaria em secretaria, de escola em escola e conscientizar os gestores sobre o assunto. Alguns estados esto mais avanado nesta temtica que outros. 04 -Atualmente, vive-se um novo paradigma. As famlias terceirizaram a educao de seus filhos para a escola que, por sua vez no pode devolver essa responsabilidade para a s famlias. A escola no est preparada para receber os alunos em geral,quanto mais os que esto em cumprimento das medidas scio educativas . Contudo, existem vrias aes no sentido de mudar essa ordem instituda. A secretaria especial dos direitos humanos tem discutido com o MEC , um sistema para os adolescentes em conflito com a lei que precisam de escola e atividades contra turno. Hoje existe uma grande discusso sobre a necessidade de haver mais tempo dentro da escola, educao integral ou atividades complementares escola. Sabe-se que difcil da realizao do turno integral, mais existem modelos em que espaos comunitrios podem ser aproveitados e a comunidade envolvida. Por exemplo,A escola aberta e aes educativas complementares, dentre outras. 05 A escola tem que reavaliar seus mtodos pedaggicos de modo a contribuir para a deteno da violncia. preciso procurar analisar o histrico familiar dos alunos e articular aes conjuntas com a famlia envolvida e demais profissionais atuantes na rede local de proteo a criana e ao adolescente, tais como assistente social, psicopedagogo,orientador educacional, etc. 06 -Acredito que no mais um sonho imaginar uma escola com todos os profissionais citados acima, algumas j possuem em seu quadro, muitos educadores qualificados. Este um caminho que o MEC tenta traar, mas todos reconhecemos as necessidades. Infelizmente se anda a passos de formiguinha, mas o importante no deixar de acreditar que possvel construir uma escola capaz de lidar com todas as situaes que envolvem seus alunos. Tambm pode-se dizer que as associaes de pais tem papel fundamental para o bom funcionamento da escola,uma vez que a integrao das famlias com a escola torna pais de alunos responsveis pela instituio de ensino. Quanto as presses de pais envolvidos em brigas dos filhos absolutamente normal, desde que no ultrapassem a linha da razo. 07 -Quando esse tipo de atitude acontece no ambiente escolar problema de todos, preciso distinguir se foi um fato isolado ou se frequente. Os alunos devem ser chamados para identificar o problema e a escola deve comunicar os fatos ocorridos aos pais. Se as brigas persistem, os adolescentes podem ser includos em programas assistenciais. E os Concelhos Tutelares podem ser envolvidos. J existe, algumas escolas, O Batalho Escolar formados por profissionais da polcia militar, capacitados para lidar com essa temtica e que auxilia no controle da violncia nas escolas. 08 -Sem dvida essa uma forma de violncia das mais graves. O MEC no possui poder fiscalizador sobre as escolas. As mesmas pertencem as sedes particulares e pblicas (Municipais e Estaduais ). O que o poder pblico federal pode e vem fazendo, a capacitao de professores. Dentro do ministrio foi criada uma secretaria ( SECAD ) em que a questo de violao de direitos recebem destaque, sendo, inclusive, tema de capacitao de professores, dentro do projeto Escola que Proteje. Penso que a questo jurdica deve ser avaliada, pois caso de indenizao por danos morais e psicolgicos. Como diz o estatuto da criana e do adolescente no artigo cinco. Nenhuma criana ou adolescente ser objeto de qualquer forma de negligncia, discriminao,explorao, violncia, crueldade e opresso,punido na forma da lei qualquer ateno por ao ou omisso aos seus direitos

fundamentais. 09 -Ele deve procurar imediatamente o concelho tutelar,pois uma de suas atribuies a garantia dos direitos das crianas e adolescentes. 10 O ECA (Estatuto da Criana e do Adolescente) garante no seu artigo 53, o direito de todas as crianas e adolescentes a educao. Quando falamos de ato infracional de crianas e adolescentes, existe a aplicao de medidas de proteo prevista no ECA, artigo 101. Estas devem ser aplicadas somente por autoridades competentes. Para os adolescentes que praticam ato infracional so cabveis as medidas socioeducativas previstas no artigo 112 do ECA.

7.2 PROJETO DA MODALIDADE GESTO ESCOLAR APRESENTAO DO PLANO DE AULA ESCOLA: Colgio Estadual Baro de Antonina. SRIE: Ensino Mdio. ESTAGIRIAS: Neusa Emlia Ilkiu Valachinski e Roseli Taborda Moreira dos Santos. DATA DA APLICAO DO PROJETO: 01-07-2011. REA DO CONHECIMENTO: Gesto Escolar. I- OBJETIVO DA APRENDIZAGEM Motivar as competncias pessoais de professores e funcionrios para a efetivao da qualidade de ensino. Motivar e coordenar aes de valorizao profissional. II CONTEDOS questionrio.

III -METODOLOGIA Integrar os alunos a um consenso das ideias, opinies e informaes sobre determinada problemtica. IV -RECURSOS ] -Papel -Xerox -caneta V AVALIAO A avaliao ser feita individualmente atravs da correo dos respectivos questionrios fazendo um comparativo no desenvolvimento do potencial de cada um.

CONSIDERAES FINAIS

Roseli Taborda Moreira dos Santos. Ao trmino do estgio exigido pela disciplina estgio curricular supervisionado, ficou a certeza da importncia de conhecer a realidade de uma instituio escolar. A interao com os profissionais foi extremamente enriquecedora,conforme minhas expectativas, pude vivenciar a rotina do cotidiano escolar e realizao de diversas atividades. Esta experincia proporcionada pelo estgio amplia o significado da constituio de um profissional da rea da educao,complementa a formao acadmica e confere subsdios para uma atuao efetivamente democrtica e transformadora. Diante de todo o contexto que permeia nossa

atuao profissional, esta vivncia na escola , mostrou-me a importncia da formao continuada e do constante aprimoramento dos conhecimentos da rea , das necessidades sociais , da investigao da prpria pratica e a busca de temas atuais (professor pesquisador). Nesse tempo de aprendizado significativo, procurei participar ativamente, auxiliando as professoras e interagindo em todo meio para vivenciar melhor a prtica pedaggica nas aulas.

You might also like