You are on page 1of 15

A Revoluo Republicana e a queda da Monarquia O partido Republicano Apesar das tentativas de modernizao da agricultura e da industria, verificadas ao longo do sculo

XIX, os problemas do pas no forma totalmente resolvidos. Portugal continuava a revelar dificuldades econmicas, sociais e polticas. Aos poucos, foi crescendo o descontentamento em relao monarquia constitucional. Em 1876 constitui-se um novo partido poltico o Partido Republicano Portugus, que propunha substituir a Monarquia pela Repblica. O pais deixaria de ser governado por um rei que herdava o poder ( Monarquia hereditria) e passava a ter um presidente eleito por um tempo determinado ( Repblica). O Partido Republicano propunha ainda numerosas reformas para modernizar Portugal e melhorar a situao das populaes. Um novo acontecimento relacionado com as colnias portuguesas em frica veio ajudar afirmao do Partido Republicano.

Portugal, sem fora militar para se opor aos Ingleses, acabou por ceder. O ultimato Nesta poca, vrios pases europeus mostravam-se interessados em ocupar territrios em frica. Este continente possua muitas matrias primas necessrias ao desenvolvimento das industrias europeias e constitua um bom mercado para a colocao dos seus produtos. Os conflitos pela posse destes territrios tornaram-se frequentes. Na conferencia de Berlim(1884-85) onde estiveram reunidos representantes dos pases com interesses em frica, foi decidido que a partilha dos territrios seria feita de acordo com a ocupao efectiva, independentemente de quem os tivesse descoberto. Esta medida prejudicava Portugal, pelo que foram enviadas vrias expedies de militares, cientistas e missionrios para o continente africano e apresentado, em 1887, o mapa cor-de-rosa. A Inglaterra, que tambm pretendia os mesmos territrios entre Angola e Moambique, enviou , em 1890, um ultimato (ordem) ao governo exigindo a retirada dos portugueses desses territrios.

O 31 de Janeiro de 1891 O Partido Republicano e , igualmente, muitos monrquicos e outros independentes, organizaram comcios e manifestaes de protesto contra a entrega dos territrios africanos a Inglaterra. O Governo e, sobretudo o rei foram acusados de terem cedido perante a Inglaterra. Este ato foi considerado por muitos como traio ptria. A 31 de Janeiro de 1891 rebentou no Porto uma revolta contra a monarquia. Nela participaram populares e militares. Embora as tropas governamentais tivessem rapidamente restabelecido a ordem, este acontecimento remontou o descontentamento dos Portugueses em relao ao regime monrquico e a aceitao, cada vez maior das ideias republicanas.

O regicdio
A 1 de Fevereiro de 1908 d-se o regicdio. O rei D. Carlos e o prncipe herdeiro, D. Lus Filipe, foram mortos. O Infante D. Manuel, segundo filho de D. Carlos aclamado rei (D. Manuel II). Perante as greves e manifestaes populares e a agitao da vida poltica, os governantes sucediam-se. Foi neste cima de descontentamento que a 1 de Fevereiro de 1908 se deu o regicdio: O rei D. Carlos foi morto a tiro quando passava de carruagem pelo Terreiro do Pao. Com ele morreu o herdeiro ao trono, D. Lus Filipe. O Infante D. Manuel, segundo filho de D.. Carlos, foi aclamado rei.

A REVOLUO REPUBLICANA E A QUEDA DA MONARQUIA

Apesar das tentativas de modernizao da agricultura e da indstria, a situao do pas continuava problemtica e o povo continuava a viver com muitas dificuldades. Em 1876, nasce um novo partido poltico: Partido Republicano Portugus. Este partido propunha: substituir a Monarquia pela Repblica Rei Presidente eleito Reformas para modernizar Portugal

O Ultimato
Os territrios em frica despertam o interesse de muitos pases. o caso da Inglaterra que tendo em conta o que foi aprovado na Conferncia de Berlim envia a Portugal um Ultimato exigindo a Portugal a retirada dos territrios compreendidos entre Angola e Moambique e representados no Mapa Cor-de-rosa (mapa que marcava com a cor rosa, os territrios a que Portugal se considerava com direito). Portugal cede ao ultimato. O descontentamento dos Republicanos aumenta, bem como o dos monrquicos e independentes. A 31 de Janeiro de 1891 d-se a revolta no Porto contra a Monarquia. .
Reconstituio com base no Mapa cor-de-rosa O Regicdio

CRISE DA MONARQUIA-1 REPBLICA CRISE DA MONARQUIA- MOTIVOS: Ultimato Ingls. Crise econmica e financeira (industrializao lenta, situao de endividamento externo) Descontentamento social. Difuso de ideias republicanas. REGICIDIO Assassinato de D. Carlos e do seu filho mais velho. Os responsveis pelo regicdio eram da Carbonria( sociedade secreta, defensora das conquistas da liberdade, impunha aos seus filiados a posse de uma arma e respectivas munies.)

A 1 REPBLICA

O 5 de Outubro de 1910
D. Manuel II no consegue evitar o fim da Monarquia. Na madrugada de 4 de Outubro de 1910, iniciou-se em Lisboa a Revoluo Republicana. A 5 de Outubro de 1910 proclamada a Repblica e acaba a Monarquia. Criao de um governo provisrio presidido pelo Dr. Tefilo Braga.

Proclamao da Repblica na manh de 5 de Outubro

So tomadas algumas medidas:


Abolio dos ttulos de nobreza; Autorizao do divrcio; Direito greve; Maior liberdade de imprensa; Nova bandeira, vermelha e verde; O hino nacional passou a ser A Portuguesa O real substitudo pelo escudo.

Smbolos da Repblica:

Alfredo Keil, compositor de ,A Portuguesa

IMPLANTACO DA REPBLICA 5 de Outubro de 1910. Foi criado um governo provisrio dirigido por Tefilo de Braga. Em 21 de Agosto de 1911 foi aprovada uma nova constituio que estabelece um regime democrtico parlamentar.

A CONSTITUIO REPUBLICANA

Realizaram-se eleies para eleger os deputados Assembleia Constituinte. Em 1911 aprovada a 1 Constituio da Repblica Portuguesa. = Constituio de 1911 Portugal passa a ter um Presidente da Repblica como chefe do Estado e no um rei. O Presidente era eleito pelo Parlamento, que era o rgo de soberania mais importante. S depois de tomar posse que o Presidente podia nomear o seu Governo. O primeiro presidente da Repblica foi o Dr. Manuel de Arriaga.

Dr. Manuel de Arriaga Provisrio destinou o Palcio

O Palcio de Belm, em Lisboa. Logo em 1910, o Governo

de Belm para residncia oficial do presidente da Repblica (hoje mantm a mesma funo)

Os poderes na Constituio de 1911

Judicial
(julgar quem no cumpre a lei)

Executivo
(fazer cumprir a lei)

Legislativo
(fazer leis)

Parlamento Presidente elege Governo da Repblica e escolhe destitui

Tribunais

MEDIDAS TOMADAS PELO GOVERNO DA 1 REPUBLICA: PRINCIPAIS MEDIDAS NA EDUCAO E NO TRABALHO

NA EDUCAO
A principal preocupao dos governantes foi alfabetizar a populao (saber ler e escrever). Criao dos primeiros jardins-escolas (dos 4 aos 7 anos) Ensino primrio obrigatrio dos 7 aos 10 anos; Criao de escolas primrias; Criao de escolas normais para formao de professores primrios; Criao de escolasmveis para adultos; Criao de novos liceus; Criao de institutos superiores; Criao das novas Universidades de Lisboa e porto; Reforma da Universidade de Coimbra; Concederam maior nmero de bolsas de estudo; Criao de bibliotecas. Em 1920, mais de metade da populao continuava analfabeta, sobretudo nos meios rurais.

Os republicanos apoiaram as associaes recreativas e culturais. E a liberdade de expresso conduziu ao aumento do nmero de revistas, almanaques e jornais.

NO TRABALHO
Tentaram melhorar as condies de vida e de trabalho.

So publicadas vrias medidas/leis: direito greve direito a um dia de descanso semanal direito a oito horas de trabalho dirio criao de um seguro social obrigatrio para acidentes de trabalho, doena e velhice.

O MOVIMENTO SINDICAL
So organizadas numerosas greves pelos sindicatos (associaes de trabalhadores) que em 1914 se unem para formar em 1919 a Confederao Geral do Trabalho (C.G.T.). Defendem os interesses dos trabalhadores.

Revista operria.

Leis de separao da Igreja e do Estado: Proibio do ensino religioso nas escolas pblicas. Expulso das ordens religiosas. Nacionalizao dos bens da Igreja. Medidas de carcter social ( A base da sociedade portuguesa era constituda por camponeses, artesos, empregados pblicos e comerciantes, na sua maioria pouco instrudos ou analfabetos e tinham fraca conscincia dos seus direitos e deveres).

Direito greve. Proteco infncia e velhice. Horrio semanal fixo em 48 horas. Direito ao divrcio e ao casamento civil. Igualdade entre filhos legtimos e ilegtimos. Igualdade dos direitos da mulher. Proibio do trabalho infantil. Medidas no domnio da educao: Escolaridade obrigatria entre os 7 e os 10 anos. Criao de jardins-de-infncia. Aumento do numero de escolas primrias. Reforma do ensino tcnico. Criao de universidades. INDUSTRIA: Predominavam a indstria do tabaco, metalurgia, conservas cimentos e txteis. Predomnio de industria de dimenso mdia ou pequena. A indstria de maior dimenso era a indstria txtil. Embora no houvesse abundncia de matrias-primas, capitais nem tcnicos especializados, verificou-se um ligeiro desenvolvimento a partir de meados do sc. XIX

AGRICULTURA

O pas era predominantemente agrcola mas esta continuava pouco desenvolvida. A produo de cereais era fraca. Foram elaborados vrios projectos para proceder a remodelaes nesta rea mas nunca se conseguiu fazer nenhuma reforma agrria. DIFICULDADES DA ACO GOVERNATIVA: Divergncias no interior do partido republicano resultantes de questes entre os seus dirigentes e da dificuldade em cumprir o programa. Falta de maioria partidria no Congresso (parlamento). Instabilidade poltica (sucesso de vrios governos.) MOTIVOS QUE LEVARAM PORTUGAL A PARTICIPAR NA 1 GUERRA: Defesa das colnias (Angola e Moambique). Ajuda aos Aliados. Necessidade de reconhecimento da Repblica (O regime republicano iria ser respeitado internacionalmente se os aliados ganhassem a guerra.) Pedido da Inglaterra para que fossem confiscados os barcos Alemes ancorados nos portos nacionais. Formao da CEP (Corpo Expedicionrio Portugus) Participao na batalha de LA LYS em Frana. (os portugueses bateram-se corajosamente apesar de serem derrotados.

CONSEQUNCIAS: Agravamento da situao econmica e social (aumento do custo de vida, escassez de bens de primeira necessidade, fome, aumento dos impostos, desemprego). Perdas humanas. Instabilidade politica. DITADURA MILITAR: Os governos continuavam a suceder-se e comeou a gera-se uma ideia de que o exercito era a nica fora capaz de por ordem no pais. Em 28 de Maio de 1926 , as tropas comandadas pelo General Costa Gomes marcharam sobre Lisboa e derrubaram o governo. Os militares substituram a Republica por uma Ditadura Militar.

A INSTABILIDADE GOVERNATIVA O FIM DA 1 REPBLICA

Em consequncia da instabilidade poltica, os republicanos no conseguem solucionar os problemas. Para essa instabilidade muito contribuiu o poder do Parlamento / Congresso (em 16 anos, Portugal teve 8 presidentes da Repblica e 45 governos) A instabilidade governativa da 1 Repblica deve-se: Ao poder do Parlamento / Congresso; Aos ataques dos monrquicos s r ivalidades entre os diferentes partidos

Outros problemas
Entrada de Portugal na 1 Guerra Mundial Os produtos alimentares so escassos preos mais elevados Emprstimos ao estrangeiro Aumento dos impostos Revoltas e greves frequentes.

Consequentemente, muitos Portugueses desejavam um governo forte para trazer paz e a estabilidades ao Pas.

You might also like