You are on page 1of 55

MATRIZ DE OBJETOS DE AVALIAO DO PAS/UnB

INTERPRETAR HABILIDADES H1 H2
Identificar informaes centrais e perifricas, apresentadas em diferentes linguagens, e suas inter-relaes.

PLANEJAR H4
Organizar estratgias de ao e selecionar mtodos.

EXECUTAR H6 H7
Aplicar mtodos adequados para anlise e resoluo de problemas.

CRITICAR H9 H10
Analisar criticamente a soluo encontrada para uma situao-problema.

H3
Inter-relacionar objetos de conhecimento nas diferentes reas.

H5

H8

H11

H12

Selecionar modelos explicativos, formular hipteses e prever resultados.

Elaborar textos coesos e coerentes, com progresso temtica e estruturao compatveis.

Fazer inferncias (indutivas, dedutivas e analgicas).

Confrontar possveis solues para uma situao-problema.

COMPETNCIAS

C1

Domnio da Lngua Portuguesa, domnio bsico de uma lngua estrangeira (Lngua Inglesa, Lngua Francesa ou Lngua Espanhola) e domnio de diferentes linguagens: matemtica, artstica, cientfica etc. Compreenso dos fenmenos naturais, da produo tecnolgica e intelectual das manifestaes culturais, artsticas, polticas e sociais, bem como dos processos filosficos, histricos e geogrficos, identificando articulaes, interesses e valores envolvidos. Tomada de decises ao enfrentar situaes-problema.

C2

C3

C4

Construo consistente.

de

argumentao

C5

Elaborao de propostas de interveno na realidade, com demonstrao de tica e cidadania, considerando a diversidade sociocultural como inerente condio humana no tempo e no espao.

Objetos de conhecimento
(correspondentes ao smbolo )

Terceira Etapa

1 2 3 4 5

- O ser humano como um ser que interage - Indivduo, cultura, Estado e participao poltica - Tipos e gneros Estruturas Energia e campos

6 Ambiente e evoluo 7 Cenrios contemporneos 8 - Nmero, grandeza e forma 9 - A construo do espao 10 - Materiais 11 Anlise de dados

Julgar a pertinncia de opes tcnicas, sociais, ticas e polticas na tomada de decises.

Identificar linguagens e traduzir sua plurissignificao

Formular e articular argumentos adequadamente.

Subprograma 2009 Terceira Etapa Objeto de Conhecimento 1 O ser humano como um ser que interage

1.

Compreender a complexidade do ser humano em suas possibilidades de

projetar a prpria existncia, alm de poder definir princpios e problemas inerentes ao conhecer e ao saber, implica a tarefa de projetar a existncia de modo conjunto, coletivo, ou seja, como a espcie de seres que agem e interagem por serem humanos.
2.

Nessa perspectiva, as questes a respeito das condies do ser e do

saber postas nas etapas anteriores so, agora, retomadas, porm em conjunto com as questes sobre as possibilidades de mudana individual e coletiva.
3.

Agir consiste em articular fala e ao em uma atividade capaz de revelar

quem age e para que age. Interagir significa estabelecer teia de relaes, vinculando os seres humanos que chegam ao mundo a um conjunto de normas e valores j existentes. Essa realidade pode ser transformada a partir da potencialidade humana de articular discursos e agir em concerto, criando valores ou perspectivas.
4.

Nesse sentido, possvel pensar uma relao, nos seres humanos, entre

as dimenses poltica, tica e esttica que permitem interaes e ultrapassam as exigncias de necessidades ou o imprio de utilidades no convvio. Essa relao pode proporcionar aproximao a partir de interesses comuns e, ao mesmo tempo, garantir a singularidade de cada pessoa. Este objeto de conhecimento est, ento, fundado na interao humana. Da sua importncia. Isso pode ser reconhecido em textos como Viso 1944 e Mos dadas, de Carlos Drummond de Andrade; A hora e a vez de Augusto Matraga e A terceira margem do rio, de Joo Guimares Rosa; Felicidade clandestina e O ovo e a galinha, de Clarice Lispector; e O operrio em construo, de Vincius de Moraes.
5.

Diversas questes so postas a partir disso, como desdobramentos da

relao entre o existir, o saber e o agir, de modo singular ou coletivo, envolvendo foras internas e externas aos seres humanos. Determina-se, com

isso, a maneira de viver no Planeta. Essa problemtica est presente no Almanaque Brasil socioambiental 2008 e em textos como a Constituio Federal Ttulo II, captulo IV, artigos 14 a 17; e Ttulo IV, captulo I, sees I a IV, artigos 44 a 56.
6.

A relao entre linguagem e sociedade passa, assim, a ter novo sentido.

A comunicao constituda por um sistema abstrato de formas lingusticas no se concretiza por enunciao monolgica, isolada, mas d-se pela interao verbal. A linguagem no existe fora dos sujeitos. Deve ser apreendida e examinada como uma prtica humana que supe usos concretizados por pessoas, grupos ou classes.
7.

Um primeiro olhar para a instncia de concretizao da lngua em

funcionamento o texto costuma ser atribuio daquilo que comumente se faz sob o ttulo de leitura, compreenso e interpretao. Nessa aproximao inicial, importante que os fatores que constroem o texto sejam recuperados. As elaboraes lingusticas constituem portas de acesso interlocuo, construo de conhecimentos, ao mundo. Logo, s podem ser plenamente compreendidas em uso, ou seja, integrando o texto ao contexto interlocutores, objetivos, modalidade da lngua para que as experincias prvias, ou seja, o conhecimento de mundo do leitor se articule com as experincias de leitura propostas pelo texto, e construam-se significados relevantes no processo lingustico da leitura. Desse modo, torna-se possvel no apenas compreender o mundo e os outros, como tambm compreender as prprias experincias e inserir-se no mundo das palavras escritas, como ilustra o texto Zwkrshjisto1.
8.

Compreender a complexidade do que ser humano inclui, tambm,

pensar nas seguintes questes: O que se pode fazer com o que fizeram de ns? O que fizemos com o que nos trouxeram? De que nos alimentamos culturalmente? Que valores devem orientar nossas aes? O que moral? O que poltica? O que ser correto e ser justo no mundo contemporneo? Como valorar? O que significam justia, solidariedade, prudncia, honestidade, responsabilidade, autonomia e liberdade nos dias atuais? Questes que podem

1.

Disponvel em http://acepipesescritos.blogspot.com/search/label/zwkrshjist%C3%A3o

ser pensadas a partir de filmes como Ns que aqui estamos por vs esperamos, de Marcelo Masago, Estamira, de Marcos Prado, e Encontro com Milton Santos, de Slvio Tendler. Essas questes desdobram-se em outros importantes questionamentos: Como acontece hoje a relao entre fins e meios? O que governar? Quem so os donos do poder? Um outro mundo seria mesmo possvel? O capitalismo ou o socialismo marcariam o fim da Histria? Os seres humanos podem viver sem uma utopia? O que ser de esquerda ou de direita?
9.

Tais questes revelam a atualidade e justificam a oportunidade da leitura

de autores como Friedrich Nietzsche, em Crepsculo dos dolos - A Filosofia a Golpes de Martelo e Bertrand Russel, em Porque no sou cristo, pois, de maneiras distintas, apresentam interpretaes e perspectivas que podem subsidiar e enriquecer essas reflexes, que so possveis entre seres humanos que interagem.
10.

Nesta etapa, a filosofia oferece contribuies para pensar os valores e as humanas, individuais e coletivas. Trata-se de considerar as

aes

perplexidades atuais do mundo em relao ao que j foi proposto fazer, no passado, e ao que se busca fazer, no presente e para o futuro. Mais do que nunca reflexes anteriores a respeito do mundo que nos antecede e aquele que nos suceder envolvem-nos de um modo pessoal e coletivo, indissocivel. A narrativa So Bernardo, de Graciliano Ramos, oferece elementos para anlise de valores e ideologias hegemnicas na sociedade, bem como o poema O analfabeto poltico, de Bertold Brecht.
11.

O foco tico-poltico possibilita a reflexo no apenas a respeito dos

valores que orientam as aes das pessoas em particular, mas dos membros de sociedades inteiras e grupos de interesses, como, por exemplo, aqueles que direcionam o uso das cincias e suas aplicaes nas corporaes voltadas para as novas tecnologias da informao e da comunicao em tempo real, a biotecnologia, as tecnologias espaciais e nucleares.
12.

Faz-se necessrio refletir, tambm, sobre o sentido histrico dos valores e

sua hierarquizao, bem como sobre as diferenas econmicas e as diferenas intra-humanas, a valorizao de alguns saberes em detrimento de outros, a

complexidade dos problemas que as novas tecnologias geram, convocando todos os saberes a contribuir para as solues.
13.

As relaes entre o terico e o prtico, o vivido e o estudado, o decidido e

o possvel esto em aberto. Por exemplo, a necessidade de criao dos nmeros complexos, em contraposio crena anterior na suficincia dos nmeros reais, ressalta a demanda de permanente reviso da cincia. Dessa necessidade, obteve-se novo conhecimento, que possibilitou a resoluo de equaes. Artigos cientficos como os da Revista Fapesp publicados na edio especial Revoluo Genmica, (jun./jul. 2008) sobre Jan Hoeijmakers2 e Rob DeSalle3, apresentam importantes elementos para essa reflexo, assim como o Dossi Darwin, da revista Darcy (nmero 1)4.
14.

Ressalte-se que a tica, nesta etapa, relativa poltica, cincia,

religio, ao direito, arte, s diferenas e s intersees entre esses mbitos de experincia humana. Assim, so procedentes questes como: H limites ticos para o desenvolvimento e aplicao das cincias? Em um mundo de diversidade religiosa, possvel buscar consensos ticos, isto , a tica pode ser tratada em um contexto prprio, independente da orientao religiosa? Que limites podem ser aplicados ao conhecimento cientfico e qual a justificativa? Como distinguir esses limites? Que relao h entre tica e mdia? Que manifestaes artsticas poderiam instigar essa discusso? Obras de arte como O manto da apresentao, de Arthur Bispo do Rosrio, o Tmulo de Lydia Piza de Rangel Moreira, no Cemitrio da Consolao, de Celso Antonio e o Mural da Igrejinha (Braslia DF), de Luis Galeno, relacionam-se esteticamente com o sagrado, ao passo que Deuses de um novo mundo, de Jos Clemente Orozco, Painel Guerra e Paz, de Cndido Portinari, Guernica, de PabIo Picasso, Imprio do efmero, de Ren Magrite e A criana geopoltica observando o nascimento de um novo mundo, de Salvador Dal, so obras que evidenciam relaes complexas entre tica, esttica, poltica e religio.

2 3

Disponvelemhttp://revistapesquisa.fapesp.br/?art=3566&bd=1&pg=1 Disponvelemhttp://revistapesquisa.fapesp.br/?art=3590&bd=1&pg=1&lg 4 Disponvelemhttp://www.revistadarcy.unb.br/?page_id=22

15.

Que relaes h entre as questes ticas e polticas e as produes

artsticas contemporneas? Essas relaes manifestam-se por meio de que cdigos de linguagem? Que valores estticos esto presentes a? Que relaes o artista tem com a sociedade contempornea, com novas ideologias, tecnologias e sistemas econmicos? Quais so as novas atividades artsticas fundamentadas no desenvolvimento das tecnologias contemporneas? De modos distintos, artistas como Arthur Bispo do Rosrio, em Talheres; Cildo Meireles, em Inseres em circuitos ideolgicos; Louise Bourgeois, em Aranha; e Marcel Duchamp, em Roda de Bicicleta e Nu descendo a escada, dialogam com esses temas.
16.

Nessa linha, cabe a anlise da relao entre os referidos valores

estticos e os valores ticos e polticos, buscando articular, de modo significativo, as vrias manifestaes artsticas e as reflexes scio-histricas, antropolgicas e filosficas nas vanguardas do sculo XX, como Expressionismo, Futurismo, Dadasmo e Surrealismo. Obras como O grito, de Edward Mnch, Abaporu e O pescador, de Tarsila do Amaral, Improvisao nmero 23, de Kandinsky, Cisnes refletindo elefantes, de Salvador Dal, A noiva do vento, de Oscar Kokoschka, Lesartes, de Tunga e Parangols, de Hlio Oiticica, podem ilustrar essas temticas.
17.

interessante analisar as poticas contemporneas, os significados

culturais das artes, suas novas formas de expresso, temas e significados, funes, ideologias e seus representantes. Terno de feltro, de Josef Beuys, Mona Lisa, de Botero, a srie Body Builders, de Alex Fleming e Marlene Dietrich, de Vick Muniz, so exemplos de obras que possibilitam essas reflexes, assim como exemplos das escolas do sculo XX: Ulm, Bauhaus e Funcionalismo.
18.

Ento, nesta etapa, o foco tico proposto enseja questes de fato e de

valor, situaes-problema para a identificao de comportamentos sociais, normas, leis e do modo como so valorados, visando percepo de o que , o que deve ser e o que pode ser, ou seja, a distino entre os pontos de vista normativo, factual e hipottico. A pea Campees do mundo, de Dias Gomes, trabalha alguns desses questionamentos.

19.

Ironia, criticismo e valores ticos tambm esto presentes na cano

Cidado, de Lucio Barbosa, com interpretao de Z Ramalho, na msica At Quando Esperar, de Andr X, Gutje e Philippe Seabra, interpretada pelo grupo Plebe Rude e na composio vocal Motet em R m ou Beba Coca Cola, de Gilberto Mendes e Dcio Pignatari. J o rapper GOG (Genival Oliveira Gonalves) conclama o ouvinte a refletir sobre os problemas sociais e polticos do pas no rap Brasil com P.
20.

Alm da abordagem contextual poltico-crtica e social, nesta etapa so

discutidas formas como compositores trabalham com diferentes sonoridades presentes tanto na msica de concerto quanto na popular: John Cage, em sua Suite para Piano de Brinquedo (Suite for Toy Piano) explora em 5 movimentos a sonoridade limitada de um piano de brinquedo; Stravinsky inova em A Histria do Soldado na instrumentao, na utilizao de ritmos populares emergentes na poca e na insero da dana, do teatro e da narrativa numa pea musical; o Motet em R m ou Beba Coca Cola de Gilberto Mendes e Dcio Pignatari explora novas sonoridades de coro de vozes; Panis et Circenses, de Caetano Veloso e Gilberto Gil, interpretada pelos Mutantes, explora elementos musicais da msica erudita moderna em arranjo para msica popular; o grupo Patu F, em Msica de Brinquedo, explora objetos sonoros e novas sonoriedades em Primavera, composio de Cassiano e Silvio Rochael e Chico Science e Nao Zumbi exploram novas tecnologias para, por exemplo, samplear sons, tcnica utilizada em Coco Dub, em raps como Brasil com P de GOG e na popsong Paparazzi, de Lady Gaga e Rob Fusari. J a obra musical A Terceira Margem do Rio, de Caetano Veloso e Milton Nascimento, verso com instrumental do UAKTI, explora as diferentes sonoridades a partir da utilizao de instrumentos musicais no convencionais.
21.

Ressalta-se que oportuno retomar as abordagens de tragdia e de

drama de escolhas coletivas considerando o futuro da humanidade. Tanto a histria quanto a fico literria e cinematogrfica apontam para a reflexo de situaes-problema coletivas, situaes-limite de indivduos e grupos ao longo da sua existncia. Canes como Epitfio, do grupo Tits, Cidado, de Lcio Barbosa e Cotidiano, de Chico Buarque e as obras Autoretrato com macaco,

de Frida Kahlo, Nu, de Lucien Freud e Autoretrato, de Egon Shiele destacam, nessa perspectiva, aspectos das subjetividades contemporneas.
22.

Personagens realistas que vivenciam conflitos polticos, pessoais, ticos e

morais podem ser encontrados na sute A Histria do Soldado de Igor Stravinsky, que narra o embate entre um jovem soldado e o diabo que deseja possuir sua alma. A sute traz elementos musicais da msica popular jazz, tango e ragtime que podem ser identificados na pea Trs danas: Tango, Valsa e Ragtime. A Marcha do Soldado que introduz a sute faz uma crtica guerra e apresenta algumas boas inovaes musicais do compositor.
23.

Nessas reflexes, surgem tanto a proposio dos problemas quanto a

argumentao em favor de uma ou outra soluo. Em que medida a sociedade tem feito as melhores escolhas? At que ponto os indivduos esto exercitando positivamente a sua liberdade como autonomia ou esto alienados aos condicionamentos que tanto os constituem quanto os submetem? Como avaliar as utopias clssicas e as estticas os questionamentos acerca da beleza, os padres de belo definidos pelo aparecimento dos cones da moda, apresentados pela Pop Arte e pelo cinema estadunidense da dcada de 50? A cano Garota de Ipanema, de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, em sua verso original e em sua verso para o ingls, feita por Norman Gimbel, trazem elementos para ilustrar esse questionamento.
24.

A reflexo a respeito dessas questes desenvolve-se a partir de

conceitos-chave relativos a tica, poltica, esttica, valores, atualidade, possibilidade, utopia, projeto de vida, projeto social e poltico, situaes-limite, situaes-problema e experimentaes.
25.

A abordagem de tais conceitos tem como ponto de partida uma

perspectiva filosfica. Contudo, caberia salientar que, alm de estar articulada com a etapa anterior, a reflexo ultrapassa o mbito deste objeto, ao contribuir para a construo dos demais objetos, quando prope questes a respeito dos prprios fundamentos existenciais, epistemolgicos e ticos das produes humanas, redimensionando saberes que envolvem relaes entre cultura e participao poltica, tipos e gneros, nmero, grandeza e forma, energia e campos, ambiente e evoluo, espao, materiais, estruturas, cenrios contemporneos e anlise de dados.

Subprograma 2009 Terceira Etapa Objeto de Conhecimento 2 Indivduo, cultura, Estado e participao poltica

1.

At que ponto somos conscientes da complexidade de nossa existncia?

Existncia poltica, existncia social, existncia profissional, existncia religiosa, existncia filosfica, existncia cientfica, existncia epistemolgica, existncia artstica, existncia esttica, existncia democrtica, existncia cidad, existncia humana. Obras de arte como o Painel Guerra e Paz, de Cndido Portinari, Guernica, de PabIo Picasso, Imprio do efmero, de Ren Magrite e A criana geopoltica observando o nascimento de um novo mundo, de Salvador Dal, assim como o Tmulo de Lydia Piza de Rangel Moreira, no Cemitrio da Consolao, de Celso Antonio, o Mural da Igrejinha (Braslia DF), de Luis Galeno, Talheres e O manto da apresentao, de Arthur Bispo do Rosrio, Formas nicas em movimento, de Umberto Boccione e Roda de Bicicleta, de Marcel Duchamp, ilustram aspectos dessas mltiplas existncias.
2.

Diante dessa complexidade, nesta etapa, o centro das reflexes ser a

relao do indivduo com os elementos de poder e deciso constitutivos da sociedade atual: Quais as novas formas de relaes e de construes da realidade contempornea? Que contradies desencadeiam? Como so formados os consensos e os dissensos? Com que instrumentos tericos e prticos o indivduo conta para intervir mais efetivamente no mundo que constri e reconstri? Com que tcnicas de anlise de conjuntura pode observar as possibilidades e os limites da sua participao em movimentos estudantis, partidos polticos, associaes, movimentos sociais, movimentos artsticos e culturais, ONGs, sindicatos? Como considerar, por exemplo, os movimentos de afirmao dos direitos das mulheres, dos indgenas e dos afrobrasileiros?
3.

A obra de Nietzsche Crepsculo dos dolos - A Filosofia a Golpes de

Martelo prope o exame das categorias consagradas pela tradio,

possibilitando perspectivas singulares para a percepo do individuo, da cultura, do Estado e da participao poltica.
4.

Autores clssicos da anlise poltica colaboram para o processo de

instrumentalizao terico-prtica, que deve considerar a insero do ser humano em um contexto mais amplo de transformao das identidades e dos estados nacionais e suas relaes com as mudanas cientficas, culturais, tecnolgicas, religiosas, artsticas e literrias, especialmente aquelas desencadeadas no sculo XX. Os conhecimentos e mtodos das Cincias Sociais ajudam o indivduo a lidar com essa questo. Nas artes visuais possvel perceber esses temas em obras como Terno de feltro, de Josef Beuys, Mona Lisa, de Botero, O grito, de Edward Mnch, Abaporu e O pescador, de Tarsila do Amaral, Improvisao nmero 23, de Kandinsky, Cisnes refletindo elefantes, de Salvador Dal, A noiva do vento, de Oscar Kokoschka, Lesartes, de Tunga e Parangols, de Hlio Oiticica.
5.

As tcnicas de anlise desenvolvidas pela Cincia Poltica contribuem

para que ele possa tomar uma deciso com base na identificao de atores, cenrios, relaes de fora, acontecimentos, estratgias e tticas que compem uma determinada conjuntura, seja ela pessoal, seja local ou nacional. Vale salientar que, no plano nacional, tais tcnicas contribuem para elucidar a organizao poltica brasileira: a relao entre os poderes, a dinmica partidria, o papel dos movimentos sociais e dos sindicatos. O texto da Constituio Federal Ttulo II, captulo IV, artigos 14 a 17; e Ttulo IV, captulo I, sees I a IV, artigos 44 a 56 apresenta o ordenamento jurdico para tais instncias.
6.

Ainda nesse aspecto importante a considerao crtica das polticas

sociais voltadas para educao, sade, segurana, emprego e combate pobreza, refletindo a partir das msicas Cidado, de Lucio Barbosa, com interpretao de Z Ramalho, At quando esperar, do grupo Plebe Rude e Brasil com P, do rapper GOG, do poema O analfabeto poltico, de Bertold Brecht e dos filmes Ns que aqui estamos por vs esperamos, de Marcelo Masago, Estamira, de Marcos Prado e Encontro com Milton Santos, de Slvio Tendler.

7.

A Sociologia, por sua vez, ajuda o indivduo a identificar os sentidos e os

valores que orientam suas aes e escolhas polticas, em uma acepo mais restrita, isto , aquelas relacionadas s esferas do Estado, partidos polticos e poderes constitudos. No caso, indaga-se: a tica vlida para a poltica seria a mesma que regularia outra ao social? Ou a poltica seria orientada por uma tica prpria relacionada aos fins ltimos?
8.

Como

indivduo

est

inserido

em

um

contexto

de

diversas

transformaes literrias, consideradas aqui as ocorridas a partir do sculo XX, imprescindvel que o texto literrio seja entendido como parte integrante do contexto cultural e como instrumento de socializao da cultura e da construo da identidade cultural brasileira e, consequentemente, como um conjunto de cdigos artsticos historicamente elaborados, que se referem esfera das ligaes extratextuais considerando a mutabilidade esttica neste sculo em que as imagens contribuem mais do que nunca para a formao de opinies e atitudes. Isso fica evidente nos textos Viso 1944 e Mos dadas, de Carlos Drummond de Andrade; A hora e a vez de Augusto Matraga e A terceira margem do rio, de Joo Guimares Rosa; Felicidade clandestina e O ovo e a galinha, de Clarice Lispector; So Bernardo, de Graciliano Ramos e O operrio em construo, de Vincius de Moraes.
9.

Vale destacar que o sucesso musical Garota de Ipanema, de Vincius de

Moraes e Tom Jobim, mundialmente conhecido, tem em sua verso em ingls, de Norman Gimbel, alteraes na letra e na perspectiva que modificam a percepo e a construo da imagem e do sentido do feminino.
10.

Em outros contextos, esto postas questes relativas ao do artista e

da Arte no aspecto cultural da sociedade, relao Arte e Poltica, Arte e Tecnologia, Arte e Movimento, bem como questes a respeito dos aspectos socialistas da Arte na Amrica Latina, da renovao esttica nas Amricas, do Realismo, do Realismo Sovitico, do Realismo Americano e da arte social. No Brasil, Portinari, Tarsila do Amaral e Hlio Oiticica so exemplos de artistas que criaram um elo entre a Antropofagia, no contexto do Modernismo brasileiro, e a ressignificao do movimento Tropicalista, nos anos 60 do sculo XX.
11.

No contexto poltico e cultural, ainda importante analisar o trabalho de

grupos e artistas que utilizaram as Artes Cnicas como instrumento de protesto

e transformao cultural e a pea Campees do mundo, de Dias Gomes, parece exemplificar isso. A relao do indivduo com os poderes constitudos pode ser observada em msicas de concerto, como A Histria do Soldado, de Igor Strawinsky, em seus movimentos Trs danas: Tango, Valsa e Ragtime e A Marcha do Soldado, Assim falava Zaratustra, de Richard Strauss, em suas partes Einleitung (O amanhecer) e Da cincia e em msicas populares, como Cidado, de Lucio Barbosa (verso de Z Ramalho), no rap Brasil com P, de GOG e no rock At Quando Esperar, de Andr X, Gutje e Philippe Seabra, interpretada pelo grupo Plebe Rude.
12.

Na msica, Panis et circenses, de Caetano Veloso, interpretada pelo

grupo Mutantes, um exemplo de obra desse movimento que, caracterizado por um ecletismo artstico, englobou vrios gneros musicais, dialogando com a poesia concreta e retratando diversidade e contrastes da cultura brasileira. Entre os gneros musicais dessa poca, o i-i influencia o tropicalismo. Quero que v tudo pro inferno, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, por exemplo, um marco da poca cuja importncia e influncia pode ser observada na verso original da msica e na regravao da cano pelo grupo Jota Quest.
13.

O indivduo, at aqui compreendido como parte de classes e grupos

sociais, econmicos e culturais, com uma identidade em formao no tempo histrico e autobiogrfico, tambm pode ser dimensionado filosoficamente, como um ser em desenvolvimento, em um mundo que o antecede e no qual ele se insere em diversos aspectos, estabelecendo relaes com geraes passadas e presentes, tema presente em canes como Epitfio, dos Tits, Cotidiano, de Chico Buarque, Paparazzi, de Lady Gaga e tambm em obras como Autoretrato com macaco, de Frida Kahlo, Nu, de Lucien Freud, Autoretrato, de Egon Shiele e no toy art, Bicudo, de Rui Amaral.
14.

O Complexo arquitetnico Esplanada dos Ministrios, de Lucio Costa,

um exemplo desse movimento de mudanas na arquitetura.


15.

O indivduo, ao observar a linguagem e os objetos que o circundam, seu

comportamento e o de outros, pode perceber-se como inserido e participante de um mundo que foi construdo coletivamente, mas que pode ser pensado, questionado e alterado pela presena de novas geraes. A elaborao de

idias, valores e representaes sobre si mesmo, sobre os outros e o mundo tambm um processo no qual participa como pessoa. Obras musicais como Suite for Toy Piano (Sute para piano de brinquedo), de John Cage, os arranjos do grupo Pato F para Msicas de Brinquedo, o Cavalo marinho, com o Mestre Salu, e a cano Primavera, de Cassiano e Silvio Rochael, ilustram tais aspectos.
16.

A possibilidade de formar idias sobre classes, grupos e categorias nas

quais se insere a oportunidade de se pensar em conceitos mais abrangentes como ser humano e humanidade. Do mais especfico ao mais geral, do mais cientfico ao mais ideolgico, todas as reas do conhecimento podem colaborar para a formao de uma autoconscincia do indivduo sobre os processos que o determinam e suas possibilidades de autonomia, pessoal e coletiva. Os questionamentos propostos por Nietzsche contribuem para reflexes nessa perspectiva filosfica e as fotografias de Sebastio Salgado na srie xodos: Programa Educacional: Leituras, narrativas e novas formas de solidariedade no mundo contemporneo5 tambm favorecem essa reflexo.
17.

Assim, nesta etapa, os conceitos de indivduo, cultura, Estado e

participao so abordados a partir de uma viso poltica. Todavia, atribuem-se novos significados a esses conceitos por meio da articulao de outras reas do conhecimento, de seus mtodos e conceitos fundamentais, em uma abordagem dialgica e interdisciplinar.

Disponvelemhttp://www.rumoatolerancia.fflch.usp.br/node/644

Subprograma 2009 Terceira Etapa Objeto de Conhecimento 3 Tipos e Gneros

1.

O foco adotado nas etapas anteriores continua em evidncia na terceira

etapa, portanto, so ainda relevantes questes como as que se seguem. Classificar inerente ao ser humano? O que distingue as classificaes criadas a partir do conhecimento cientfico daquelas desenvolvidas com base no senso comum? O que se entende por tipos e gneros? Quais so as diferentes percepes de gnero? Qual a concepo de gnero ao referir-se sexualidade? Como atribuir aos gneros caractersticas de prticas sociodiscursivas? Que traos caracterizam os diversos gneros?
2.

No

que

se

refere

obras

de

arte,

deve-se

considerar

interdisciplinaridade das linguagens, o espao nas manifestaes artsticas contemporneas, os novos modos de representao, os temas, que so possveis de se verificar em obras como Parangols, de Hlio Oiticica, Talheres e Manto da apresentao, de Arthur Bispo do Rosrio, Terno de Feltro de Josef Beuys, Aranha, de Louise Bourgeois, Lesartes, de Tunga, a srie Body Biulders, de Alex Fleming e nos painis de azulejo de Athos Bulco em Braslia. Destacam-se a importncia da interlocuo com as novas linguagens expressivas, produes de multimdia e o corpo como objeto de arte em aes coletivas, performances, ambientaes, interferncias. A Performance e o Happening apropriaram-se de elementos das Artes Visuais, da Msica e do Teatro para construir manifestaes artsticas mais acessveis ao pblico, pelo fato de utilizar ambientes alternativos.
3.

Novas formas de utilizao de fontes sonoras levam a reconsiderar

conceitos, como o de instrumento e instrumentista. As fontes sonoras utilizadas em Suite para Piano de Brinquedo (Suite for Toy Piano) e em Primavera, na verso do grupo Patu F, os sons vocais do Motet em R m (Beba Coca Cola). Seriam instrumentos e sons musicais as invenes utilizadas na obra musical A Terceira Margem do Rio, de Caetano Veloso e Milton Nascimento, verso com instrumental do UAKTI e os aparatos usados por DJs (toca-discos, sampler, mixer, processadores de efeitos, computador etc.), presentes em

Brasil com P, de GOG, ou em Cco Dub, do grupo Nao Zumbi?


4.

Os DJs poderiam ser considerados autores, uma vez que modificam, recortam e editam sons pr-elaborados, formando nova

selecionam,

composio? Vale ressaltar que o DJ parte do movimento Hip Hop, composto ainda pelo MC (Mestre de Cerimnia, o cantor do rap), Grafite (expresso visual do Hip Hop) e Break (a dana do Hip Hop). O rapper GOG escreve canes com intenso apelo social. Natural do Distrito Federal, o cantor levanta questes sobre o cotidiano da periferia, evidenciando a dura realidade vivida pelos brasileiros mais pobres e as mazelas causadas pela corrupo de polticos, empresrios e outras lideranas, como ilustra sua msica Brasil com P, que contrasta radicalmente com a realidade apresentada na verso original da msica Quero que v tudo pro inferno, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, e na verso atualizada do grupo Jota Quest. Ao lado dos gneros textuais, h os gneros musicais, que refletem manifestaes e escolhas de diferentes grupos sociais, raciais, culturais, religiosos e retroalimentam-se deles, como exemplifica a manifestao cultural Cavalo marinho, com Mestre Salu. Na poesia de Vincius de Moraes, por exemplo, compositores se inspiraram e criaram canes que falam de amor, como ocorre em Garota de Ipanema, de Tom Jobim, em verso original e traduo de Norman Gimbel. A verso em ingls da letra de Garota de Ipanema, por exemplo, apresenta uma representao social da mulher diferente da imagem da mulher carioca retratada por Vincius e Tom Jobim. Por outro lado, o poema concreto Beba Coca Cola, de Dcio Pignatari e Gilberto Mendes, ao se apropriar da linguagem do jingle, critica a cultura de massa, e a mesma temtica retratada na msica Papparazzi, cantada por Lady Gaga. Verifica-se tambm nos gneros visuais o Autoretrato com macaco, de Frida Kahlo; o Autoretrato, de Egon Shiele; o Abaporu, de Tarsila do Amaral, Mona Lisa, de Fernando Botero, na escultura de Celso Antnio, no Tmulo da famlia Rangel Moreira, e em Inseres em circuitos ideolgicos, de Cildo Meireles, evidenciando aspectos representativos dessa distines.

5.

Na espcie humana, como nos mamferos em geral, a diferenciao

sexual determina-se, basicamente, em um tipo cromossmico. Esse comando gentico determina a produo de substncias qumicas que definiro o gnero e, ento, a sexualidade os hormnios. Ento, torna-se relevante conhecer a bioqumica que envolve esse aspecto fisiolgico. No entanto, na msica Cotidiano, Chico Buarque retrata a rotina domstica em que representaes sociais relacionadas a gnero, trabalho e violncia podem ser analisadas sob o ponto de vista do papel do homem e da mulher na sociedade moderna. Na cano, letra e msica se utilizam de elementos musicais repetitivos que reforam imagens do cotidiano.
6.

O assunto em discusso abordado nas trs etapas. Na primeira, tratou-

se da gravidez na adolescncia; na segunda, abordou-se a anatomia e a fisiologia do sistema genital. Nesta etapa, aponta-se para o estudo das tcnicas de reproduo assistida e de como as tecnologias eugnicas podero afetar o futuro biolgico da humanidade, no sentido gnico e, por conseguinte, comportamental.
7.

Em nossa cultura, a classificao de objetos e fenmenos dinmica e,

portanto, requer padronizao de representaes e grandezas. O Sistema Internacional de Medidas (SI) e a IUPAC (sigla inglesa para Unio Internacional de Qumica Pura e Aplicada) oferecem princpios, regras, smbolos e convenes que objetivam padronizar a linguagem cientfica dos pases associados.
8.

A comunidade cientfica estuda a energia eltrica e estabelece

classificaes, visando compreenso de um amplo conjunto de fenmenos subjacentes a quase tudo o que nos cerca. Conceitos como carga e energia potencial eltrica confrontam concepes do senso comum a respeito de fenmenos naturais associados a campos eltricos e magnticos.
9.

A linguagem, por outro lado, um campo de experincias riqussimas e

importantes ao estabelecer relaes com as vrias reas do saber e servir de instrumento de acesso a eles. Os aspectos relativos diversidade textual, como os tipos textuais narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo e de relato , e diversidade de gneros escritos ou orais que a sociedade produz relacionam-se com domnios interdisciplinares, em uma construo dinmica,

funcional e processual. Nas Artes Visuais tais questes encontram-se nas imagens j citadas acima e nas seguintes: A noiva ao vento, de Oscar Kokochka; O Grito, de Edvard Munch; O Pescador, de Tarsila do Amaral e Formas nicas em movimento, de Umberto Boccione.
10.

No plano da linguagem, destaca-se a riqueza do romance So Bernardo,

de Graciliano Ramos, o texto teatral Campees do mundo, de Dias Gomes, e textos de outras naturezas, como Porque no sou cristo, de Bertrand Russel, O Crepsculo dos dolos a filosofia a golpes de martelo, de Nietzsche, assim como Viso 1944 e Mos dadas, de Carlos Drummond de Andrade; A hora e a vez de Augusto Matraga e A terceira margem do rio, de Joo Guimares Rosa; Felicidade clandestina e O ovo e a galinha, de Clarice Lispector; e O operrio em construo, de Vincius de Moraes. Com estruturas e objetivos diferentes, apresentam elementos que oferecem oportunidade de anlise da multiplicidade de gneros.
11.

Considerando os gneros textuais como materializaes lingusticas e

produtos que circulam socialmente, imprescindvel observar seus usos nas diversas reas de conhecimento e de interao. Eles devem ser considerados a partir de um conjunto de parmetros essenciais para melhor compreenso da realidade por meio da linguagem: qual o objetivo do texto, qual o modo de organizao tipo e gnero empregado para que a interlocuo atinja o objetivo pretendido, quem so os interlocutores envolvidos, que modalidade de linguagem empregada e por qu, o que se percebe em textos como a Constituio Federal Ttulo II, captulo IV, artigos 14 a 17, e Ttulo IV, captulo I, sees I a IV, artigos 44 a 56, Zwkrshjisto6, O analfabeto poltico, de Bertold Brecht, ou artigos cientficos como os da Revista Fapesp publicados na edio especial Revoluo Genmica, (jun./jul. 2008) sobre Jan Hoeijmakers e Rob DeSalle , bem como o Dossi Darwin, da revista Darcy (nmero 1). E ainda, em obras de arte do gnero Visuais como o Complexo Arquitetnico Esplanada dos Ministrios, projetado por Lcio Costa.
12.

Como aporte para a anlise das sociedades, em particular a capitalista,

filmes como Ns que aqui estamos por vs esperamos, de Marcelo

Disponvelemhttp://acepipesescritos.blogspot.com/search/label/zwkrshjist%C3%A3o

Masago, Estamira, de Marcos Prado e Encontro com Milton Santos, de Slvio Tendler questionam a tipologia das formaes histricas e sociais a partir do modo de produo dominante. Tal reflexo apresentada tambm no Almanaque Brasil Sociambiental 2008, ao questionar a validade desse modelo e sua contribuio para as Cincias Sociais, debatendo categorias, como classe social, estamento, ordem, cl, grupo social, elite, assim como conceitos fundamentais para as discusses ticas e polticas contemporneas. O material xodos: Programa Educacional: Leituras, narrativas e novas formas de solidariedade no mundo contemporneo de Sebastio Salgado, facilita a compreenso dessa reflexo.

Subprograma 2009 Terceira Etapa Objeto de Conhecimento 4 Estruturas

1.

Nos objetos anteriores, foram feitos questionamentos a respeito do ser

humano e sua capacidade de produzir conhecimento, classificar os elementos da natureza e da cultura, modificar sua histria, entre outros. Agora, cabem novas indagaes.
2.

Como estabelecer uma rede de dependncias e implicaes que um

elemento pode manter com outros? Os elementos que constituem uma estrutura assumem determinada forma ao se articularem? A atuao de um elemento influi no funcionamento das partes e do conjunto?
3.

A palavra estrutura designa um conjunto de elementos solidrios entre si,

ou um conjunto de elementos cujas partes so funes umas das outras, pois cada um dos componentes relaciona-se com os demais e com a totalidade. Ento, os membros do todo se entrelaam de forma que no h independncia de um em relao aos outros. Em Artes Visuais estrutura possui uma compreenso da composio da imagem no espao pictrico, que consiste no conhecimento dos elementos da linguagem visual, bem como sua organizao na produo de obras de arte, verificados nas obras A criana geopoltica observando o nascimento de um novo mundo e Cisnes refletindo elefantes, ambas de Salvador Dali, Mona Lisa, de Fernando Botero, A noiva do vento, de Oscar Kokochka, O Grito, de Edvard Munch, Formas nicas em movimento, de Umberto Biccioni, Nu descendo a escada, de Marcel Duchamp, O Pescador, de Tarsila do Amaral; nos painis de azulejos de Athos Bulco e em O Imprio do Efmero, de Ren Magritte.
4.

O conhecimento construdo a respeito de estrutura dever levar o sujeito

ao, induo de novas atitudes e competncias. A interao de tcnicas que sirvam de intercmbio entre o conhecimento e determinado segmento social um pressuposto para mudanas de hbitos e posturas e para o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas. o que se percebe ao abordar os circuitos eltricos e suas associaes, os componentes do circuito e a viso microscpica dos domnios magnticos e os eletroms.

5.

Para que se apreenda uma estrutura, so necessrias a construo e a

reconstruo contnua dos significados, estabelecendo relaes de mltiplas naturezas, individuais, sociais e culturais, procedendo anlise contextualizada de cada parte ou objeto. Assim, so exemplos que contextualizam a compreenso da organizao da construo e de seus significados: Roda de bicicleta, de Marcel Duchamp, Talheres e Manto da apresentao, ambos de Arthur Bispo do Rosrio, Terno de Feltro, de Josef Beuys, Aranha, de Louise Bourgeois, Parangols, de Hlio Oiticica, Lesartes, de Tunga o toy art Bicudo, de Rui Amaral e Inseres em Circuitos Ideolgicos, de Cildo Meireles.
6.

A estrutura do plano cartesiano relevante no tratamento de problemas espao plano, destacando-se a localizao de pontos, retas e

do

circunferncias por suas coordenadas ou equaes, interrelacionando-as. Nas pinturas O Pescador e o Abaporu, ambas de Tarsila do Amaral, Autoretrato com macaco, de Frida Kahlo, A Noiva do Vento, de Oscar Kokochka, Cisnes refletindo elefantes, de Salvador Dali, Nu, de Lucien Freud, na escultura tumular de Celso Antonio, no Cemitrio da Consolao, em So Paulo, em O Imprio do Efmero, de Ren Magrite e nos Painis de azulejos de Athos Bulco, assim como em Marlene Dietrich, de Vick Muniz .
7.

A comparao da estrutura dos nmeros reais com a dos nmeros do conhecimento matemtico diante das necessidades do

complexos permite estabelecer as necessrias congruncias exigidas pela evoluo desenvolvimento tecnolgico.
8.

Anlises de diferentes tipos de dados (quantitativos e qualitativos)

apresentados em textos verbais, grficos, tabelas, mapas e imagens relativas a questes estruturais da geopoltica mundial permitem abordar fatores estruturais que dificultam as mudanas sociais e a superao dos indicadores que colocam o Brasil entre os mais desiguais do mundo.
9.

As relaes que ocorrem dentro das diversas estruturas so as mais

variadas, assim como so diversos os tipos de estruturas. Por exemplo, Aranha, de Louise Bourgeois, a organizao do Complexo Arquitetnico Esplanada do Ministrios, de Lucio Costa e o painel da Igrejinha, criado por Luis Galeno, que compe uma diversidade estrutural com viso crtica capaz

de resgatar a interrelao entre ambiente e sociedade. Isso est presente na obra So Bernardo, de Graciliano Ramos, que entrelaa elementos da estrutura ficcional da narrativa (enredo, espao, tempo, personagens, acontecimentos) com a histria poltica brasileira e tambm no Almanaque Brasil Socioambiental 2008.
10.

As sugestes de leitura feitas anteriormente, Viso 1944 e Mos dadas,

de Carlos Drummond de Andrade; A hora e a vez de Augusto Matraga e A terceira margem do rio, de Joo Guimares Rosa; Felicidade clandestina e O ovo e a galinha, de Clarice Lispector; e O operrio em construo, de Vincius de Moraes, So Bernardo, de Graciliano Ramos ou artigos cientficos como os que apresentam Jan Hoeijmakers e Rob DeSalle publicados na edio especial Revoluo Genmica, da Revista Fapesp (jun./jul. 2008), assim como o Dossi Darwin, da revista Darcy (nmero 1), entre toda a diversidade textual que a sociedade produziu e produz, constituem exemplos da variedade de possibilidades de construo textual.
11.

No que se refere ao estudo da lngua, ele deve ser feito a partir do

funcionamento das estruturas, ou seja, com a lngua em funcionamento, em concretizao. Assim, o texto surge como unidade comunicativa e significativa por excelncia. relevante consider-lo como atualizao lingustica privilegiada que se manifesta de acordo com a competncia do usurio em diferentes contextos de acordo com os objetivos, como evidencia o texto Zwkrshjisto.
12.

Consequentemente, as estruturas lingusticas no devem ser tratadas

isoladas nem linearmente, pois dessa forma no revelam toda a complexidade da natureza tentacular da lngua, ou do texto. Assim como um leitor competente e crtico formado na prtica de leituras que se processam em vrios nveis de profundidade, um produtor competente da lngua deve ter conscincia de como os mecanismos lingusticos contribuem para a construo de sentidos.
13.

possvel perceber nas msicas Quero que v tudo pro inferno,

de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, e Garota de Ipanema, de Vincius de Moraes e Tom Jobim, estruturas musicais que se mantm semelhantes em suas verses para o ingls, de Norman Gimbel, e para o pop rock, de Jota

Quest, que, no entanto, so distintas em suas estruturas ideolgicas.


14.

A compreenso e a utilizao adequada dos sistemas simblicos que

constituem o vernculo subentendem, antes de tudo, o reconhecimento do valor social da linguagem, o cunho ideolgico que ela carrega, a sua importncia na legitimao dos saberes escolares. Cabem, pois, reflexes a respeito das formas de estruturao da lngua em seu funcionamento no aprendizado e em todos os tipos de trabalho propostos a partir dela, como o ordenamento jurdico evidenciado no texto da Constituio Federal Ttulo II, captulo IV, artigos 14 a 17; e Ttulo IV, captulo I, sees I a IV, artigos 44 a 56.
15.

Alm do domnio da norma culta, buscam-se comportamentos lingusticos

adequados s variadas situaes de uso. O acesso lngua padro convive, assim, com o respeito variedade, reconhecendo-se os valores associados a cada uma das formas de comunicao e expresso. So necessrios a distino de marcas de variantes lingusticas, o reconhecimento do padro culto escrito, a identificao dos elementos das estruturas da lngua, a anlise dessas estruturas, o estabelecimento de relaes entre elas, a identificao e a anlise das consequncias nas suas alteraes nos perodos simples e compostos.
16.

Dessa forma, o estudo das estruturas lingusticas (morfossintaxe nos

perodos) mantm como privilegiado o espao da interao verbal, seja oral ou escrita. A culminncia de um processo de reflexo sobre as estruturas da lngua d-se em atividades de produo textual. Em uma sociedade tecnolgica e letrada, o fenmeno da escritura perpassa vrios nveis do desempenho humano. A elaborao de um texto escrito sempre consequncia no s de aprendizados lingusticos, como tambm da assimilao de comportamentos lingustico-sociais. Buscar estratgias adequadas para uma produo satisfatria de textos escritos representa o reconhecimento tanto do suporte das estruturas da lngua, ou gramaticais, como das funes da variao lingustica.
17.

Por conseguinte, no que se refere s estruturas lingusticas, importante

o reconhecimento de variaes no uso social, bem como suas implicaes nos diferentes nveis e aspectos de significao vocabular e textual (denotao,

conotao, polissemia, homonmia, sinonmia, antonmia, parfrase, pardia). Para isso, supe-se a compreenso de que a lngua se organiza semntica e sintaticamente em relaes de equivalncia (coordenao) e de dependncia (subordinao) nos nveis lexical, oracional e textual. Na anlise das estruturas da lngua importante que se identifiquem os determinantes do nome e do verbo nos textos, as relaes de regncia e de concordncia e a colocao pronominal.
18.

Nas Artes Visuais, na interlocuo com novas linguagens artsticas,

destacam-se questes de carter esttico e a interdisciplinaridade das linguagens, com o reconhecimento das diversas formas de uso do espao nas manifestaes artsticas contemporneas e os novos modos de representao e de temas.
19.

Nas Artes Cnicas, distinguem-se vrios sistemas nas representaes

teatrais: ao, personagens, relaes espao-temporais, configurao de cenas no aspecto amplo a prpria linguagem dramtica, como observado em Campees do mundo, de Dias Gomes.
20.

A anlise de elementos musicais, como materiais sonoros, carter

expressivo e sua organizao (estrutura, forma), bem como a experincia do fazer musical por meio de atividades de execuo (tocar instrumentos e cantar), de apreciao e de criao enriquecem a vivncia musical. Atividades propriamente musicais possibilitam, por exemplo, a compreenso e a diferenciao da estrutura de uma msica popular, como Panis et Circense, de Caetano Veloso, interpretada pelo grupo Mutantes, Cavalo marinho, com o Mestre Salu ou Cco Dub, de Nao Zumbi, assim como de uma pea para coro como Motet em R m, Beba Coca Cola. Da mesma forma, a apreciao na Marcha do Soldado da sute A Histria do Soldado e da Einleitung (O Amanhecer) do poema sinfnico Assim Falou Zaratustra, de Richard Strauss, possibilita identificar e analisar os elementos musicais presentes em sua estrutura.
21.

Em lngua estrangeira moderna (LEM), assim como na portuguesa, os

princpios norteadores so fundamentados na contextualizao de seu uso. Enfoca-se a anlise das estruturas lingusticas, abrangendo todo o universo

gramatical que organiza o desempenho do usurio. Para apreenso textual, as estruturas, focalizadas em conjunto e contextualizadas de acordo com cada idioma por meio de analogias e inferncias tanto em textos literrios como no-literrios servem de sustentao para a compreenso e reflexo a respeito da lngua estrangeira. Supe-se um indivduo crtico, reflexivo, comunicativo e interessado na cultura e na sociedade em questo.
22.

O interlocutor deve observar que as partes constituintes do texto so

organizadas de forma a construir o sentido do todo e que tambm em LEM h variaes no uso social, bem como implicaes em alguns nveis e aspectos de significao vocabular e textual.
23.

O desenvolvimento tecnolgico permitiu ao homem a descoberta de

estruturas naturais e tcnicas de snteses de estruturas polimricas e de outros materiais moldveis que trouxeram, alm de comodidade e conforto, grandes volumes de materiais descartveis. Obras como Talheres e o Manto da apresentao, ambos de Arthur Bispo do Rosrio, dialogam com o desenvolvimento de novas tcnicas de reciclagem, bem como de processos de tratamento de rejeitos, como tambm fica evidente na leitura do Almanaque Brasil Socioambiental 2008.
24.

Essa problemtica est presente tambm nos filmes Ns que aqui

estamos por vs esperamos, de Marcelo Masago, Estamira, de Marcos Prado e Encontro com Milton Santos, de Slvio Tendler e nas fotografias de Sebastio Salgado em xodos: programa educacional: Leituras, narrativas e novas formas de solidariedade no mundo contemporneo

Subprograma 2009 Terceira Etapa Objeto de Conhecimento 5 Energia e Campos

1.

Nos objetos anteriores, ns, humanos, fomos vistos como seres que

constroem modos de apreender, classificar, estruturar e transformar a realidade. Agora, propem-se novas questes. A energia, no seu contexto global, inesgotvel? A evoluo histrica dos conceitos de eletromagnetismo facilita a compreenso do ser humano moderno? Em quais aspectos a energia intrnseca aos fenmenos naturais pode ser responsvel pela evoluo do ser humano? A energia tem influncia nas disputas globais na evoluo da sociedade? A energia encontrada nos princpios biofsicos ajuda a compreender os sistemas micro e macrobiolgicos? A energia facilitadora da compreenso das tecnologias do mundo moderno? As novas tecnologias podem ser mais bem compreendidas pela teorizao da Fsica Moderna? Que relao h entre as teorias de campos e a energia? Quais as condies de equilbrio e movimento nos campos gravitacional, eltrico e magntico? Que relao se estabelece entre Cultura, Cincia e Tecnologia?
2.

A energia na sociedade contempornea objeto de anlise, na qual

aspectos polticos e socioeconmicos associados ao seu uso racional merecem especial ateno. Quando se amplia o conceito de energia, torna-se possvel perceber alteraes do ambiente e identificar novos cenrios energticos surgidos no sculo XX.
3.

A leitura da carta magna, no seu Tt. II, cap. IV, arts. 14-17 e Tit. IV, cap.

I, sees de I a IV, arts. 44-56, refora a idia de uma sociedade contempornea participativa, democrtica e que remete o cidado criticidade em relao prpria sociedade e a seus governantes, sendo assim o indivduo capaz de encontrar-se na discusso de questes sociais importantes para um pas em desenvolvimento, tais como o uso da energia nuclear, seus benefcios e disputas globalizadas, questes que so tambm abordadas no Almanaque Brasil Socioambiental 2008. Esta interpretao de sociedade em evoluo tem seu anlogo aos conceitos probabilsticos, que compem a estrutura das

cincias do incio do sculo passado, bem como seu contraponto as teorias clssicas da formao do universo, da astronomia e da termodinmica.
4.

O estudo quantitativo dos fenmenos eltricos, at 1800, restringiu-se

praticamente a estados de equilbrio. Dada a quase instantaneidade de seu estabelecimento, aps esses processos, um novo horizonte se abriu, possibilitando a obteno de leis de estado estacionrio. Mais tarde, quando se tornou premente a necessidade de novas fontes de energia, ampliou-se o estudo da termodinmica, que possibilitou uma abordagem qualitativa da sua inter-relao com a cincia desenvolvida no sculo XX, na Fsica Moderna e Contempornea.
5.

A leitura da matria Dossi Darwin, na Revista Darcy, , promove uma

nova viso do comportamento natural associada s diversidades dos fenmenos fsicos descobertos e estudados no sculo passado, favorece uma nova viso de mundo e possibilita a anlise da teoria evolucionista, na sua abordagem probabilstica, das possibilidades geradas na amostragem durante a viagem no HMS BEAGLE, realizada por Darwin, indicando uma metodologia inovadora, que caracterizou o mundo cientfico da poca.
6.

Surge o conhecimento de que o espectro de emisso de um objeto

macroscpico qualquer , basicamente, saber quanta energia radiante emitida por ele. Nesse cenrio, Max Planck prope uma explicao para o problema da radiao do corpo negro, que, de forma um tanto arbitrria, tornou-se um marco para o nascimento da Fsica Moderna e suas aplicaes contemporneas. A leitura da obra de Kandinsky, Improvisao nmero 23, nos leva a promover analogias com o movimento de partculas, sejam aquelas nos modelos atmicos estabelecidos pelo mundo cientfico do incio do sculo XX, ou pela interpretao dos movimentos variados destas. O que propiciou uma nova metodologia de pesquisa baseada em modelos mentais na construo da cincia inaugurada no sculo XX.
7.

Ao interpretarmos a obra de Marcel Duchamp Nu descendo a escada,

possvel verificar a composio de um movimento relativo, que facilita a percepo de movimentos em campos eletromagnticos de partculas como o eltron, bem como suscita discusses a respeito das altas velocidades e suas imagens estroboscpicas.

8.

No que se refere termoqumica, nesta etapa devem ser abordados

conceitos bsicos da termodinmica para elucidao dos aspectos energticos das transformaes qumicas. Nesse sentido, o conceito de entalpia, com nfase na interpretao grfica, ajuda a reconhecer a problemtica da utilizao de combustveis como fonte de energia.
9.

O estudo dos Campos e, em particular, do campo eltrico, proporcionou o

conhecimento das superfcies equipotenciais que constituem um conceito que, na abordagem geogrfica, estudado na estruturao de mapas de relevo. Emprega-se esse conceito para assinalar regies de mesma altitude ou, em mapas climticos, para mostrar regies de mesma temperatura ou presso. Com isso, ampliam-se os estudos de campo, com discusses a respeito da localizao dos polos magnticos e geogrficos, em um estudo qualitativo do campo magntico terrestre, por meio da investigao geogrfica da declinao magntica.
10.

O uso de nmeros complexos e do plano de Argand-Gauss permite

desenvolver representaes mais geis de um campo eltrico. A associao de vetores a nmeros complexos, principalmente, na forma polar, permite operar com eles de forma mais prtica, facilitando o processo de clculos inerente ao estudo dos campos. Por outro lado, a idia de campo que se pode associar s coordenadas polares permite pensar na organizao do espao em uma perspectiva para alm da cartesiana, gerando, ainda, a necessidade de adaptao da mente a diferentes formas de representao do espao. A cano Epitfio, interpretada pelo grupo Tits, nos remete a uma interpretao de incerteza e casualidade, princpios que levaram a uma nova viso de mundo, dentro das individualidades humanas, seus sentimentos e perspectivas, o que nos leva a estabelecer uma analogia da evoluo do pensamento cientfico ocorrido nos estudos da Fsica Quntica.
11.

A reflexo a respeito do capitalismo e suas bases de formao, sua nos conflitos mundiais, so o palco muitas vezes de

influncia

desenvolvimentos cientficos importantes e avanos no conhecimento do microcosmos, em especial dos conceitos fundamentais da Fsica Quntica e do Eletromagnetismo, que influenciaram uma nova perspectiva de espao geogrfico a partir do uso de um poder blico, oriundo de conceitos cientficos

de energia e campos, sendo esta abordagem do espao geogrfico bem representada nas obras audiovisuais como: Encontro com Milton Santos ou O mundo global visto do lado de c, de Silvio Tendler e Ns que aqui estamos por vs esperamos, de Marcelo Masago.
12.

A busca global pela soluo de questes cientficas revela a relevncia

das descobertas para resolver o problema da gerao de energia. Assim, podese constatar que a escassez de energia e novas formas para explor-la, principalmente a partir do incio do sculo XIX, reforam a ideia da importncia das fontes energticas. A obteno de energia eltrica a partir da energia mecnica e de reaes de oxirreduo gerou perspectivas para a utilizao prtica da eletricidade. Essa ideia recoloca a questo da conservao da energia neste objeto. O estudo de transformaes qumicas, do ponto de vista energtico, inclui conceitos associados a equilbrio qumico e a eletroqumica.
13.

A descoberta da induo eletromagntica, ainda resultante da busca de

fontes de energia, que surgiu com o eletromagnetismo, proporcionou o domnio da gerao e recepo das ondas eletromagnticas e deu origem a uma nova era tecnolgica, a da eletricidade e das telecomunicaes. Nesse perodo, foi possvel fundamentar o estudo da eletrodinmica circuitos e componentes eltricos importante na sociedade atual. As convergncias entre os princpios cientficos e as aplicaes tecnolgicas levaram o indivduo a reformular seu pensamento de forma radical, dando origem Fsica Moderna. Depois de um incio ameaador, com o desenvolvimento de armas nucleares que atendiam a foras polticas e militares, a Fsica Moderna voltou-se para a busca de novas formas de energia, ainda que arriscadas, dividindo o mundo por questes geopolticas.
14.

Atualmente, a compreenso da estrutura da matria, trazida pela Fsica

Quntica, que abordada nesta etapa de forma introdutria e que figura como uma das teorias bsicas da Fsica Moderna aponta para uma nova era tecnolgica, do domnio do microcosmo, dos novos materiais, da biotecnologia e da nanotecnologia. A Teoria da Relatividade Especial, proposta por Albert Einstein, trouxe maior compreenso do macrocosmo, levada discusso no novo pensamento humano. Obras de Salvador Dali, como A criana geopoltica observando o nascimento de um novo mundo, nos permitem

anlises prximas da Fsica Quntica, particularmente em relao ao princpio da incerteza, em sua anlise qualitativa, pois em vrios quadros, Dal pinta uma figura composta de diversas outras, de tal maneira que no podemos apreciar todas detalhadamente. Se optarmos por algum aspecto, perderemos outro e vice-versa. Em Cisnes refletindo elefantes, somos capazes de identificar a forte influncia do pensamento cientfico na formao cultural do homem contemporneo.
15.

Os avanos tecnolgicos tm permitido perscrutar cada vez mais os

referenciais da formao do Universo. No estudo da formao do Universo, fazse uma abordagem histrico-cientfica da fora de interao gravitacional, sua comparao com as foras fundamentais da natureza, do campo gravitacional, das Leis de Kepler e de noes de Astronomia. Para ilustrar, interessante observar obras que nos levem a estudar o equilbrio, o movimento e as interaes de campos eltrico, magntico e gravitacional. Tais discusses e interpretaes podem ser melhor visualizadas a partir das obras Imprio do Efmero, de Ren Magrite; Formas nicas em movimento, de Umberto Boccione, e em Aranha, de Louise Bourgeois.

Subprograma 2009 Terceira Etapa Objeto de Conhecimento 6 Ambiente e Evoluo

1.

O que evoluo? Os seres vivos evoluem? Quais os processos e

fenmenos que possibilitam a existncia da vida na Terra? Se repetirmos os provveis eventos que culminaram em vida, ser que poderemos gerar vida artificialmente? A vida um fenmeno facilmente mensurvel? Como o indivduo humano se v no ciclo da vida? Qual o seu papel e sua contribuio nesse ciclo? As canes Cidado, de Lcio Barbosa, Epitfio, do grupo Tits e a obra de Celso Antnio, Tmulo de Lydia Piza de Rangel Moreira, no Cemitrio da Consolao, em So Paulo, apresentam uma viso crtica da realidade da vida humana a partir de elementos do prprio cotidiano.
2.

A vida um fenmeno singular, repleto de especificidades. No planeta

que habitamos, ocorreram vrios processos que possibilitaram a existncia de vida. H, no entanto, polmicas quanto origem da vida e maneira como a espcie humana se v diante do esclarecimento de sua origem. Talvez se possa afirmar que isso constitua um dos maiores enigmas da cincia. Discute-se, ainda, se a origem da vida e das espcies se limitaria ao planeta Terra. Tampouco se sabe se ela ocorreu de forma isolada ou simultnea. Obras de arte como as pinturas de Salvador Dali, A criana Geopoltica observando o nascimento de um novo mundo, e de Jos Clemente Orozco, Deuses de um novo Mundo, e a obra Nu descendo a escada, de Marcel Duchamp, assim como a escultura de Umberto Boccione Formas nicas em movimento, ilustram a complexidade desse problema. Na introduo, Einleitung (O Amanhecer) do poema sinfnico Assim Falou Zaratustra, Strauss retrata a fora da natureza e da origem da vida com elementos expressivos que exploram a dinmica e variao de timbres, como pode ser apreciado na msica A terceira margem do rio, de Caetano Veloso, verso com instrumental do grupo Uakti.
3.

Para responder a essas e outras indagaes, a cincia ainda trabalha no

campo das hipteses, ou seja, busca certezas do passado para tentar explicar

a origem da vida. Um dos pesquisadores que tenta responder a algumas destas indagaes o cientista Rob De Salle, que, em seu laboratrio, a partir de inmeros projetos que examinam o material gentico de vrios organismos, busca caracterizar a biodiversidade para ajudar a organizar a rvore genealgica da vida. A reportagem de Maria Guimares, na Revista Pesquisa Fapesp, edio especial Revoluo Genmica, de julho de 2008, trata de revelar alguns detalhes dos trabalhos deste pesquisador e da sua equipe.
4.

Portanto, importante o estudo das diferentes hipteses a esse respeito

como contribuies construo do conhecimento cientfico, pois estas representaram, em muito, a concepo do ser humano naquele perodo. H contribuies de Lamarck e de Darwin para o desenvolvimento da teoria evolucionista e para o modo como ela concebida aps as descobertas da gentica atual. A leitura da reportagem intitulada O Dossi Darwin na Revista Darcy n 1 de julho e agosto de 2009 possibilita a anlise da teoria evolucionista desde a coleta de material durante a viagem no HMS BEAGLE realizada por Darwin, que culminou com a publicao da ORIGEM DAS ESPCIES at os trabalhos realizados, atualmente, por pesquisadores da UnB. A obra de Frida Kahlo - Autoretrato com macaco faz lembrar as crticas que Darwin sofreu aps a divulgao das suas concluses sobre a origem das espcies.
5.

Outros conhecimentos imprescindveis para esta etapa so os principais

conceitos da gentica mendeliana, gentica molecular e evoluo, e as consequncias das mutaes para o indivduo e para a espcie, alm das evidncias do processo evolutivo e dos mecanismos de especiao. Os experimentos de Miller e de Fox relacionam-se com a teoria de Oparin e Haldane e, como esses, oferecem subsdios para a compreenso do surgimento da vida.
6.

. Em se tratando de clulas e do ambiente celular, este objeto volta-se

para os processos de respirao nas estruturas celulares, assim como a fotossntese e a quimiossntese, que auxiliam na compreenso das teorias evolutivas. Ento, devem-se considerar as condies do ambiente na Terra no momento do surgimento da vida, observando que h relaes entre os

elementos ento disponveis e as funes dos componentes qumicos das clulas.


7.

Assim como relevante a discusso da origem da vida, necessrio que

se discuta sua manuteno, visto que as aes humanas interferem no ecossistema Terra de modo contundente. Tornou-se, pois, imprescindvel a avaliao de aes para a manuteno da existncia do Planeta. Questes dessa natureza se relacionam com temas presentes no Almanaque Brasil Socioambiental 2008 e dialogam com as temticas dos filmes Ns que aqui estamos por vs esperamos, de Marcelo Masago, Estamira, de Marcos Prado e Encontro com Milton Santos, de Slvio Tendler e da msica A Terceira Margem do Rio, de Milton Nascimento e Caetano Veloso.
8.

Os indivduos humanos tm inclinao para pensar sobre a prpria

existncia. Por isso, o ser humano pode vir a constituir-se em seu prprio objeto de estudo. Vale indagar: Quais so os processos fisiolgicos que controlam a melhor condio de vida da espcie, e como so eles? O que sade? O que se entende por doena? No cenrio contemporneo, o que seria geopoltica das doenas? O que homeostase? O que se entende por qualidade de vida? O que significa buscar melhor qualidade de vida? Qual a vinculao entre o pensamento e a vida? As leituras de obras filosficas, como as de Friedrisch Nietzsche, em Crepsculo dos dolos - A Filosofia a Golpes de Martelo e Bertrand Russel, em Porque no sou cristo, apresentam maneiras singulares de pensar essas questes.
9.

A espcie humana constitui uma unidade biolgica que, assim como

outras, conseqncia da evoluo de milhes de anos, experimentando e selecionando caractersticas no decorrer dos tempos. Essa compleio fisiolgica resultado da interao de caractersticas entre seres; assim se entendem os processos vivos que controlam a existncia. As obras Nu, de Lucien Freud, Mona Lisa, de Fernando Botero e Autoretrato, de Egon Shiele podem ser analisadas como o resultado desta seleo de caractersticas fisiolgicas.
10.

Todo indivduo constitui uma unidade viva, que envolve processos

biolgicos os quais controlam sua fisiologia. As clulas, anatmica e fisiologicamente, so as menores unidades vivas. Para se fazer uma anlise

maior do organismo em si, faz-se necessrio o estudo, em nvel celular, dos fenmenos que determinam o funcionamento e a estruturao dos corpos. Para isso, ganha importncia o estudo do modelo de Singer e Nicholson da membrana plasmtica, a fim de que se entenda que a formao do sistema vivo independente do ambiente, mas que, para que ocorra, capaz de trocar substncias com o meio em que se insere.
11.

H ainda os conceitos de diferenciao celular para a compreenso do

desenvolvimento do ser humano. Ganham destaque, pois, os estudos dos tecidos e rgos humanos; os mecanismos de transporte por meio da membrana plasmtica; transporte ativo e transporte passivo pela anlise de gasto de energia; as diferenas entre os vrios tipos de clulas a partir da anlise de fotos, esquemas e construo de modelos celulares. , tambm, relevante a compreenso dos processos de diviso celular, mitose e meiose, assim como dos fenmenos que determinam a sua ocorrncia.
12.

E como o corpo se constri? O que fornece condies para o

crescimento? Como se recolhem substncias para possibilitar esse fato da natureza humana? O corpo pode retratar-se a si mesmo em obras estticas, como Autoretrato com macaco, de Frida Kahlo, Autoretrato, de Egon Shiele, A noiva do vento, de Oscar Kokoschka ou O grito, de Edvard Mnch.
13.

As substncias, inseridas na alimentao, so mananciais de energia e

biomassa, que so ingeridas, transformadas e incorporadas ao organismo. As obras Lesartes de Tunga, Inseres em Circuitos Ideolgicos, de Cildo Meireles e Marlene Dietrich, da srie Divas, de Vick Muniz, apresentam componentes orgnicos e inorgnicos presentes no ambiente e em seres vivos. Os processos fisiolgicos, como digesto, respirao, circulao, termoregulao, excreo, coordenao, dentre outros, so mecanismos vivos que fundamentam a existncia humana. O organismo, como um grande sistema, relaciona os subsistemas que interagem na determinao do que o ser humano. H de se buscar, dessa forma, compreenso do processo fisiolgico da digesto para, com isso, analisar o que se deve consumir como alimento. Alm disso, existem os processos biomecnicos e as necessidades energticas inerentes a eles, assim como sua funo na manuteno da sade corprea.

14.

O corpo poderia ser entendido como uma construo cultural? Que A

relao h entre o indivduo e o corpo na sociedade de consumo? todas essas questes.


15.

interpretao metafrica do Abaporu de Tarsila do Amaral trata muito bem de

Se a espcie humana a nica que pode definir o seu futuro biogentico,

quais os impactos que a cincia biolgica sofreu a partir das descobertas da origem da vida e do homem? Que impacto ocorreu quando a janela cientfica foi aberta, a partir da aceitao da evoluo darwinista e da associao s descobertas do comando gnico? Como ser o futuro gentico da humanidade? O cientista Jan Hoeijmakers, geneticista holands, busca com suas pesquisas respostas para vrias questes sobre envelhecimento, longevidade, cncer e doenas genticas. O artigo publicado na Revista Pesquisa Fapesp pelo reprter Carlos Fioravanti sobre a palestra deste brilhante geneticista holands, na Exposio Revoluo genmica realizada em So Paulo, em 18 de maio de 2008, traduz para os leigos a linguagem to complexa do nosso material gentico e as conseqncias das alteraes dos mecanismos de reparo do DNA.
16.

Atualmente, quando se pensa em hereditariedade e reproduo, a

biotecnologia revela uma infinidade de criaes humanas, como as tcnicas de clonagem, do DNA recombinante, da transgenia, e da era da genmica que poder abrir portas para a era da protemica. Analisar, sob o ponto de vista gentico, o aparecimento de aneuploidias em humanos e relacion-lo a mecanismos mutagnicos uma relevante forma de estudo desse tema. , tambm, importante abordar o desenvolvimento da Gentica a partir dos trabalhos de Mendel e das leis por ele propostas, analisar a maneira como o mendelismo se relaciona com as descobertas subseqentes, e os experimentos que evidenciaram ser o DNA o material gentico, reconhecendo as caractersticas dessa molcula segundo o modelo proposto por Watson e Crick, caracterizando a transcrio e a traduo do cdigo gentico e descrevendo a replicao de DNA e a sntese de RNAs. . Por fim, cabe anlise da relao entre a desigualdade socioeconmica dos pases e as condies de sade de suas populaes, pois, de acordo com

o programa das Naes Unidas, os males crnicos matam milhes de pessoas por ano em todo o mundo. Afetam muitos pases desenvolvidos, e, nos pobres (da frica, sia e Amrica latina), alastram-se junto com as doenas infecciosas, tpicas da misria e dos descasos do Estado.

Subprograma 2009 Terceira Etapa Objeto de Conhecimento 7 Cenrios contemporneos

1.

Nesta etapa final, levantam-se questes em torno de elementos da

cidadania e das identidades ocidentais no sculo XX e da brasileira especificamente. Como ocorreu a construo da cidadania nos diferentes cenrios histricos mundiais? E nos cenrios histricos brasileiros? Qual o espao dos afro-brasileiros na construo dessa cidadania? E os povos indgenas, as mulheres, os desfavorecidos, os marginalizados e os excludos? Que papis ocupam nesta cidadania? Em relao a isso, o que mudou nesta primeira dcada do sculo XXI? O que seria a Democracia para os cidados do sculo XX? A evoluo tecnolgica presenciada no sculo XX significou necessariamente progresso? Que modelo de globalizao foi empregado no sculo XX? Como o Brasil estava inserido nesse modelo? Que imaginrios foram construdos em relao aos brasileiros? Como isso influenciou as nossas percepes em relao ao Brasil do sculo XX? Os brasileiros sentem-se latino-americanos? Sentem-se americanos? Como o Brasil est localizado no cenrio histrico da primeira dcada do sculo XXI?
2.

Os cenrios contemporneos so definidos a partir dos processos que se

desenvolvem no sculo XX, entretanto os processos histricos no so definidos somente por cronologias. A msica Epitfio, interpretada pelo grupo Tits, concatena sries de acontecimentos e escolhas de modo que fica evidente o carter contingente, processual e vivo da constituio de fatos histricos. A Histria constituda por diferentes tempos histricos e o sculo XX um perodo privilegiado para a compreenso destes aspectos. Assim, esses cenrios decorrem de permanncias e rupturas ainda evidentes nesta primeira dcada do sculo XXI.
3.

Nos referidos cenrios, h cristalizao de elementos consagrados pela

tradio. O pensamento de Nietzsche, exposto na obra Crepsculo dos dolos - A Filosofia a Golpes de Martelo, coloca em xeque justamente tais elementos cristalizados e permite analisar cenrios contemporneos possveis e contingentes. Numa perspectiva sensivelmente diferente, o filsofo Bertrand

Russel questiona os fundamentos do cristianismo. interessante observar a reflexo histrica na qual fundamenta seus argumentos no texto: Porque No Sou Cristo.
4.

Neste objeto, h estudos a respeito dos processos vivenciados pelos

Estados nacionais europeus, asiticos, africanos, americanos com um olhar especial ao Estado Brasileiro seus confrontos, contradies e lutas. Para problematizar tais elementos, o documentrio Ns que aqui estamos por vs esperamos, de Marcelo Masago, constri uma abordagem interessante dos eventos mltiplos e dramticos vivenciados no sculo XX. Este filme estabelece dilogos com as obras Guernica, de Pablo Picasso; Guerra e Paz, de Portinari; eA Criana Geopoltica Observando o Nascimento de Um Novo Mundo, de Salvador Dali. Estes dilogos traam panoramas do sculo XX e, em suas abordagens, utilizam elementos artsticos, histricos e ficcionais. As imagens utilizadas referem-se a guerras, genocdios e revolues em conflitos sociais, polticos e ideolgicos.
5.

A composio A Histria de um Soldado de Strawinsky, de 1918, reflete

aspectos das guerras e conflitos pelo poder no incio do sculo. Tambm os conflitos socioambientais, as lutas operrias, as lutas rurais, a busca pela terra e por reforma agrria, o movimento feminista, o movimento negro e a construo dos movimentos estudantis, a lutas dos povos, a preservao de seus territrios e de suas identidades culturais e tnicas, a luta pelos direitos humanos, os conflitos tnicos e religiosos, a participao das organizaes civis e no-governamentais e o conceito de direitos e deveres dos cidados fazem parte destes cenrios histricos relacionados as diferentes experincias e vivncias polticas dos Estados contemporneos e das prprias noes de nacionalidade e nacionalismos construdas nesse processo. Neste sentido o documentrio Encontro com Milton Santos ou mundo global visto de c, com direo de Silvio Tender, proporciona perspectivas extremamente relevantes.
6.

No que diz respeito ao Cenrio Histrico Brasileiro, destacam-se as

manifestaes polticas e sociais no decorrer da Repblica, a participao poltica, a relao entre indivduo, Estado e sociedade civil organizada nos momentos de ruptura da ordem democrtica. No relativo construo e a

massificao desta participao poltica no sculo XX, o texto Analfabeto Poltico, de Bertold Brecht, bem como s Fotografias de Sebastio Salgado em xodos: Programa Educacional: Leituras, narrativas e novas formas de solidariedade no mundo contemporneo promovem reflexes importantes referentes ao exerccio da cidadania plena e ao prprio conceito de democracia. Neste sentido o documentrio Estamira, de Marcos Prado, traz um olhar crtico a respeito das noes da cidadania brasileira e aos aspectos relacionados marginalizao, incluso e excluso social. A construo de reflexes sobre o cenrio contemporneo brasileiro em relao a seu contexto poltico, cultural e social pode estabelecer relaes com a obra Operrio em Construo, de Vincius de Morais, ou com a cano Cidado, de Lcio Barbosa. O Conjunto Arquitetnico da Esplanada dos Ministrios, projetado por Lucio Costa aparece como elemento de relevante expresso arquitetnica e artstica da segunda metade do sculo XX. Esta expressividade relaciona-se com os Painis de azulejos, de Athos Bulco, bem como com o Mural da Igrejinha de Braslia produzido por Luis Galeno. Ao mesmo tempo o centro do poder republicano a partir da dcada de 1960 simboliza tambm grande parte das contradies da prpria sociedade brasileira, como evidencia o rock At quando esperar, do grupo Plebe Rude.
7.

Este objeto refere-se, ainda, compreenso de possveis mitos

confraternizao tnica, heris, identidades nacionais e nacionalismos e mentalidades na construo da memria coletiva. Destacam-se, tambm, o papel das culturas tradicionais no cenrio contemporneo em choque com o processo de desenvolvimento tecnolgico e econmico, a diversidade cultural, o processo de criao e divulgao cultural no cenrio contemporneo (rdio, televiso, livros, jornais, revistas, cinema, Internet, publicidade). A msica Garota de Ipanema, de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, exemplifica esse processo de construo da memria coletiva e sua verso em ingls, feita por Norman Gimbel, ilustra a diversidade cultural ao apresentar um outro cenrio para a mesma msica.
8.

Aps a Segunda Guerra, h o deslocamento do eixo das artes da Europa

para os Estados Unidos. Por exemplo, o Pintor Salvador Dali transfere-se momentaneamente para a Amrica do Norte. A partir da obra A Criana

Geopoltica Observando o Nascimento de Um Novo Mundo, de Dali, podese perguntar quais foram as novas solues ou desafios artsticos? O conflito mundial tambm ser tema da obra Guerra e Paz, de Cndido Portinari, ou na obra de Jos Clemente Orozco, Deuses de um novo Mundo. Pode-se problematizar as obras em perspectivas sobre as questes em comum ou em questes particulares.
9.

O sculo XX testemunhou o nascimento e expanso da Indstria Cultural,

s vezes utilizadas como elemento de poder e dominao, s vezes como elemento de resistncia e busca da identidade. A manifestao cultural Cavalo marinho, com Mestre Salu, ilustra essa busca e afirmao de uma identidade que resiste ao imprio dessa Indstria Cultural. Na produo musical, encontram-se elementos de crtica, alienao, dominao, participao, conformismo, liberdade e censura. Estes fenmenos histricos dialogam com as obras de Cildo Meireles, Inseres em Circuitos Ideolgico, e Cotidiano, de Chico Buarque. Pode-se tambm verificar esses elementos no contexto cultural em que foi composta a msica Panis et Circenses, executada pela banda Os Mutantes.
10.

Na produo musical recente observam-se elementos das manifestaes

afro-brasileiras e a utilizao da tcnica sampler, como na msica Coco Dub, da banda Nao Zumbi. Alm disso, a msica constituiu-se no sculo XX um importante instrumento de busca da identidade social e de voz aos grupos marginalizados. No pertinente luta do movimento negro, isso pode ser evidenciado atravs do Rap e do prprio movimento Hip Hop, fenmeno representado neste objeto pela msica Brasil com P, do raper Gog. A influncia estrangeira na cultura nacional recorrente em vrios estilos musicais, como se percebe nas msicas Quero que v tudo pro inferno, msica de Erasmo e Roberto Carlos, representantes da Jovem Guarda e posteriormente regravada pela banda Jota Quest .
11.

Quanto formao, expanso, dominao e s crises dos modelos

econmicos contemporneos, observam-se o crescimento e a consolidao das diferentes e complexas redes de produo de riquezas: os mecanismos de concentrao e distribuio, as alianas sociais suscitadas, as polticas econmicas adotadas, a diviso internacional do trabalho, os projetos

socialistas, o imperialismo, a formao e a atuao dos grandes monoplios, a formao dos blocos geoeconmicos e dos mercados comuns, confrontos entre modelos antagnicos e as crises dos modelos econmicos contemporneos capitalismo e socialismo.
12.

Nesse contexto, v-se surgir um novo modo de produo de cientfico caracterizado pela aplicabilidade, diversidade

conhecimento

institucional e interdisciplinaridade. No modo tradicional, a construo de conhecimento tem como espao a academia. Agora, so produzidos conhecimentos em diversos lugares: academia, empresas, instalaes de ONGs, centros de pesquisa e nos prprios locais de trabalho. Como os problemas colocados nesse novo contexto exigem respostas rpidas, h a necessidade do trabalho conjunto de pesquisadores de vrias reas com diferentes formaes. Por outro lado, h grupos e movimentos, participando ou querendo participar, direta ou indiretamente, da produo e da apropriao do conhecimento, o que implica, ento, constantes modificaes nesses processos.
13.

Tanto as letras de msicas citadas neste objeto como as obras indicadas

para leitura e o prprio cenrio do sculo XX oferecem subsdios para um olhar sobre a lngua as modalidades empregadas, os reflexos das mudanas culturais, ideolgicas e polticas desse perodo, a ideologia por trs de cada interlocutor. Mais uma vez, considera-se relevante extrapolar a abordagem da lngua sob o aspecto normativo e analis-la como elemento estruturador, participante, mutante, ideolgico e relacional dos sujeitos e dos grupos que a utilizam. Nas consideraes deste objeto, fica clara a necessidade de se estabelecerem relaes entre lngua e sociedade no cenrio contemporneo e de se enxergar esse cenrio como algo extremamente dinmico e complexo, em constante construo e transformao.

Subprograma 2009 Terceira Etapa Objeto de Conhecimento 8 Nmero, grandeza e forma

1.

A busca humana pelo conhecimento finita? Existiriam olhares possveis

para o universo alm daqueles que se conhecem hoje? A matemtica atual seria suficiente para descrever o universo? Seriam possveis outras construes matemticas alm das que se empregam? O conhecimento matemtico sofre mudanas no decorrer da histria? Ser necessrio criar ou reformular conceitos matemticos no futuro?
2.

O conhecimento humano evolui ao longo dos tempos. A filosofia se

renova. Novas ideias e formas de pensar surgem e podem se impor s antigas. O Crepsculo dos dolos - A Filosofia a Golpes de Martelo, de Nietzsche, e Porque no sou cristo, de Bertrand Russel, so obras que podem contribuir na compreenso desse processo de evoluo do pensamento filosfico e cientfico, assim como o filme Estamira, de Marcos Prado.
3.

No contexto desse processo, o conhecimento matemtico adaptou-se s

necessidades surgidas na evoluo tecnolgica. Assim, a criao dos nmeros complexos se imps pela necessidade de resolver problemas concretos. A existncia de uma unidade imaginria rompe limites impostos ao conhecimento e abre horizontes em certo momento da histria humana. Desenvolve-se toda uma geometria do plano complexo, traduzindo as operaes, as quais permitem fazer transformaes de translao, de rotao e de contrao ou expanso no plano.
4.

Transformaes como essas podem ser observadas nos Painis de

Azulejos, de Athos Bulco. Surgem tambm possibilidades de relacionar os nmeros complexos estrutura dos campos gravitacionais e s representaes geomtricas das linhas de campos eltricos e magnticos. Nesse sentido, relevante o estudo de vetores associados ao afixo de um nmero complexo. Essa aplicao refere-se, principalmente, forma trigonomtrica de um nmero complexo. Com ela, destacam-se a representao grfica das razes de polinmios, em particular, a das razes da unidade, e as relaes dessa representao com a geometria dos polgonos regulares.

5.

A partir disso, desenvolvem-se ainda mais os conhecimentos das

propriedades dos polinmios de coeficientes reais e de grau arbitrrio, incluindo-se divisibilidade, razes, relaes entre coeficientes e razes e resoluo de equaes polinomiais, alm de noes bsicas dos nmeros complexos, como razes de polinmios irredutveis sobre os reais. Torna-se possvel a aplicao de modelos polinomiais dos quais se utilizam, entre outras, a anlise grfica das funes, incluindo simetrias e translaes, que se aplicam aos estudos de campos eltricos, magnticos e gravitacionais.
6.

As

representaes

grficas

possibilitam

interpretar

os

aspectos

energticos das reaes qumicas e da solubilidade de substncias em gua. Permitem, ainda, o estudo das curvas e das figuras planas em seus aspectos analticos, destacando-se as equaes cartesianas das retas e das circunferncias. Tratam tambm das relaes desses aspectos com a trigonometria e as construes geomtricas no plano, inclusive os conceitos de paralelismo e perpendicularismo. Nesse sentido torna-se relevante tambm a distribuio do espao pensada por Lcio Costa no Complexo Arquitetnico Esplanada dos Ministrios em Braslia (DF) bem como a diviso do plano na pintura O Pescador, de Tarsila do Amaral. Os conceitos do plano cartesiano so tambm aplicados aos estudos da eletrosttica e do eletromagnetismo.
7.

Nesta etapa, chama-se a ateno para o estudo das relaes intrnsecas

das representaes do plano: cartesiana e polar. Conhecer as equaes que se traduzem em retas e circunferncias no plano cartesiano torna-se necessrio para o estudo das posies relativas entre esses elementos no referido plano. Localizar pontos no plano por meio de coordenadas cartesianas e tambm associ-los s suas coordenadas polares fundamental na compreenso das duas formas de representao do espao.
8.

Na Constituio Federal, Tit. II, cap. IV, arts. 14-17, e Tit. IV, cap. I,

sees de I a IV, arts. 44-56, encontram-se algumas das formas de participao poltica cidad. Em uma sociedade democrtica, a participao de todos fundamental na busca do bem comum. Deve-se proceder a isso de modo consciente e crtico. A criticidade esperada de um cidado consciente e participativo pode ser gerada por suas leituras. Nesse sentido as obras O Analfabeto Poltico, Bertold Brecht; O Operrio em Construo, de Vincius

de Moraes e Zwkrshjisto, ou as msicas: Cotidiano, de Chico Buarque; Cidado, de Lcio Barbosa; At Quando Esperar, da Plebe Rude e Brasil com P, de GOG, assim como algumas das pinturas Sem Ttulo, da srie Body Builders, de Alex Fleming; Guernica, de Pablo Picasso, e Cisnes refletindo elefantes ou A criana geopoltica observando o nascimento de um novo mundo, de Salvador Dali, so exemplos de obras que permitem a discusso crtica do que seja governar um povo, ou deixar-se governar. Afinal, no h como viver em sociedade e ao mesmo tempo abdicar de intervir politicamente. Duas ferramentas necessrias a essa interveno so a estatstica e a probabilidade. No contexto da segunda, encontram-se os princpios de contagem (aditivo e multiplicativo) e os agrupamentos (permutao, arranjo e combinao).
9.

O conhecimento das possibilidades de ao e das limitaes impostas a

essas possibilidades fator relevante no entendimento das possibilidades futuras de manuteno da vida na Terra. Esse entendimento facilitado pelo uso dos princpios de contagem. O exerccio de contar, ao qual se aplicam princpios e mtodos estatsticos ou probabilsticos, auxilia a compreenso de aes relevantes e necessrias que devem ser realizadas no presente com o intuito de viabilizar contextos futuros. A compreenso dessas aes pode ser subsidiada pelo filme Encontro com Milton Santos ou o mundo global visto do lado de c, de Slvio Tendler. Inserem-se, ainda, no contexto da contagem, as possibilidades de replicao do cdigo gentico de um indivduo e o estudo de casos relativos herana gentica. Assunto que se pode discutir com maior profundidade luz dos artigos encontrados na Revista DARCY n. 1 Dossi Darwin e na Revista FAPESP nos artigos sobre Rob De Salle, e sobre Jan Hoeijmakers.
10.

E o que dizer a respeito de mudanas das artes em relao s suas

formas? O sculo XX, em particular, traz uma arte literria rica em experimentalismos, notadamente na poesia. Ocorre uma nova realidade artstica, mltipla, fragmentria e novas exploraes da linguagem. Que formas so essas? Que impactos causam? Quais os desdobramentos para a literatura contempornea? Que novas formas de pensar se refletem na literatura contempornea a partir dessas experincias?

11.

E as formas musicais? Que sons sampleados e outras maneiras de

combinar sons em composies foram incorporados a formas j existentes? Que experimentalismos se observam na msica popular e na msica de concerto nos sculos XX e XXI? Alguns exemplos podem ser percebidos na msica Suite for Toy Piano (Sute para piano de brinquedo), de John Cage, nos arranjos do Pato F para Msica de Brinquedo, Primavera, de Cassiano e Silvio Rochael; na Histria do Soldado Marcha do Soldado, de Stravinsky; na msica Coco Dub, de Chico Science e Nao Zumbi e na msica coral de Gilberto Mendes e Dcio Pignatari Motet em R m ou Beba Coca Cola.
12.

Por fim, vale ressaltar a relevncia, para o exerccio da cidadania, da

competncia de analisar problemas cotidianos e resolv-los; gerar cultura, transformar a realidade e a histria. Para resolver situaes-problema, muitas vezes so necessrios conhecimentos de vrias reas, como o matemtico, o de saber fazer, unindo cincia, valores ticos e criatividade para descobrir novas sadas at mesmo para velhos e polmicos problemas.
13.

Volta-se, ento, ao questionamento: A busca humana pelo conhecimento

finita? Essa questo objeto de reflexo na msica programtica de Strauss, o poema sinfnico Assim falou Zaratustra, em que a imaginao musical do compositor influenciada pelo pensamento filosfico de Nietzsche. Einleitung (O Amanhecer) representa o universo, onde o tema executado pelo trompete (d-sol-d) apresenta as notas iniciais da srie harmnica e refora a imagem de poder e fora da natureza. Na seo Da Cincia, o tema do universo retomado em uma fuga sombria, executada pelos violoncelos e contrabaixos nas 12 notas musicais. Pode-se dizer que fuga a forma musical mais racional e representativa do rigor matemtico, mas a cincia doma o universo?

Subprograma 2009 Terceira Etapa Objeto de Conhecimento 9 A construo do espao

1.

Nos objetos anteriores, indagou-se a respeito da natureza do poder, da

relao entre indivduo, poltica e identidade, dos cenrios contemporneos, dos donos do poder e o poder dos donos. Agora, cabe questionar: Quem seriam os donos do poder? Quais seriam as ideologias e hegemonias no contexto de construo do espao mundial? Como se pode analisar a construo desse espao a partir do enfoque da geopoltica e da estratgia contempornea considerando as relaes internacionais?
2.

que

seria

geopoltica

como

caracteriz-la

no

mundo

contemporneo? Quais so os grandes pilares do pensamento geopoltico? Na configurao do espao mundial, quais as relaes entre o processo histrico, a geopoltica e as estratgias? Como compreender os elementos do quadro natural, os conflitos e estratgias nas vrias regies do mundo? O que foi a Guerra Fria? Quais eram os elementos geopolticos que formavam a base de sustentao dessa guerra? O que a diferenciava dos conflitos convencionais?
3.

Como compreender a configurao da economia mundial capitalista do

ps-Segunda Grande Guerra no ambiente geopoltico da Guerra Fria? Por que o fim da Guerra Fria no acabou com os conflitos e as tenses geopolticas mundiais? Quais as caractersticas e consequncias socioeconmicas e espaciais dos processos de mundializao/globalizao do capitalismo? Dentro da ordem mundial contempornea, qual o papel do Estado? Quais as caractersticas das tendncias geopolticas do mundo contemporneo? Considerando a atual conjuntura internacional, quais as perspectivas geopolticas vislumbradas?
4.

Tendo em vista o foco proposto, o ponto de partida para compreenso

das relaes internacionais e organizao espacial sero as teorias do poder terrestre e do poder naval, atualizadas para a compreenso dos poderes tecnolgico-militar e geoeconmico.

5.

Em relao a isso, pergunta-se: Como essas teorias substituram a

secular viso eurocntrica de mundo por uma nova abordagem que questionava radicalmente o tratamento geo-histrico tradicional, dispensado, at ento, Europa? Como a teoria do poder naval tornou-se o referencial dos defensores do destino manifesto estadunidense e dos partidrios de sua poltica de expanso? Essa questo pode ser ilustrada com pintura A Criana Geopoltica observando o Nascimento de um Novo Mundo, de Salvador Dali.
6.

Tais questes apontam para o estudo da consolidao do poder naval

ingls, estadunidense e japons e para a oposio proposta pelo poder terrestre apregoado pela URSS, possibilitando a compreenso da ordem mundial do perodo da Guerra Fria. Nesse perodo, importante destacar a Europa como principal palco da confrontao das superpotncias e os elementos geopolticos e espaciais resultantes desses fatos. A anlise da srie Body Biulders, produzida por Alex Fleming facilitaria, sob a tica poltica, a compreenso dessas questes.
7.

Na anlise da crise do sistema internacional da Guerra Fria, ressalta-se

que o equilbrio estratgico bipolar entrou em colapso com a queda do muro de Berlim e com a desintegrao do bloco sovitico na Europa Oriental. Que elementos internos contriburam para isso? Qual o resultado da geopoltica e da estratgia na configurao do Espao mundial e na definio das relaes internacionais? A geopoltica estadunidense e sua estratgia de hegemonia sobre a Amrica Central e do Sul esto definindo uma geografia para o continente americano? Qual a relao entre as disputas de poderes hegemnicos e a configurao do espao e da geopoltica no mundo contemporneo? Como se do as tenses geopolticas e conflitos na disputa por riquezas naturais, domnios ocenicos, recursos energticos e territrio?
8.

Faz-se necessrio refletir, tambm, que todo este processo de

mundializao sinaliza a extenso/abrangncia do capitalismo, sem eliminar as contradies, isto , concomitantemente com a integrao ocorre a desintegrao e a deteriorao de outros espaos. O objeto Inseres em Circuitos Ideolgicos, de Cildo Meireles, bem como a compreenso das fotografias de Sebastio Salgado presentes em xodos: programa

educacional: leituras, narrativas e novas formas de solidariedade no mundo contemporneo,seriam exemplos dessa reflexo.
9.

Nessa perspectiva, possvel pensar o espao geogrfico como poltico,

estratgico e um produto social, historicamente construdo e, portanto, contraditrio. Tais questes podem ser apreciadas a partir de documentrios como Ns que aqui estamos por vs esperamos, dirigido por Marcelo Masago; Encontro com Milton Santos ou O mundo global visto do lado de c, de Silvio Tendler e Estamira, de Marcos Prado e no Poema Viso 1944, de Carlos Drummond de Andrade.
10.

Nessa mesma linha de questionamento, a msica Cotidiano, de Chico

Buarque, expressa relaes complexas de poder e de construo do espao urbano ilustradas na apresentao do cotidiano de pessoas comuns, o que remete a uma reflexo a respeito da sociedade contempornea, suas contradies e possveis solues.
11.

Outras questes so postas a partir destas obras, tais como: O estgio

atual da globalizao est produzindo mais desigualdades socioeconmicas e espaciais? Como a vida cotidiana no mundo moderno? Neste mundo urbanizado e globalizado o que o direito a cidade? O que direito poltico? Essas questes podem ser reconhecidas e destacadas no conto: Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector, e nos poemas: O Operrio em Construo, de Vincius de Moraes; O Analfabeto Poltico, de Bertold Brecht; Mos Dadas, de Carlos Drummond de Andrade e no texto da Constituio Federal/1988-Ttulo II, captulo IV, artigos 14 a 17; e Ttulo IV, captulo I, sees I a IV, artigos 44 a 56.
12.

A letra da msica Cidado, de Lucio Barbosa, retrata as desigualdades

sociais e espaciais que se configuram na cidade moderna. A sonoridade regional e sertaneja da melodia e da instrumentao contrasta com a temtica urbana da letra, o que refora os limites espaciais e sociais entre o espao urbano e o rural. Do mesmo modo, as dicotomias urbana e rural, e nacional e global podem ser reforadas pelas manifestaes culturais e musicais, como o caso do Cavalo Marinho, de Mestre Salu, dana dramtica brasileira e do rap Brasil com P, de GOG.

13.

Nesta etapa faz-se necessrio refletir acerca o papel do estado nacional

diante do complexo processo de mundializao. No qual ocorre certa primazia do econmico sobre o poltico, do instrumental sobre a finalidade e do dinheiro sobre o homem. Nesse contexto como fica a questo do debate nacional, ou seja, de um possvel projeto nacional? A cano At quando esperar, com o grupo Plebe Rude, evidencia crises relacionadas construo social do territrio, que distorcem a realidade e configuram os lugares, assim como a reflexo a partir do Projeto Arquitetnico Esplanada dos Ministrios, de Lucio Costa, pode enriquecer esses questionamentos.
14.

As instncias pblicas, frequentemente dceis e subservientes aos

projetos das grandes empresas, deixam de lado o desenho de uma geopoltica prpria a cada nao que leva em conta suas caractersticas e interesses.
15.

Isto nos leva a uma necessidade de indagar por que o sentido de histria

amesquinhado em nome da obteno de metas estatsticas, cuja nica preocupao o conformismo diante das determinaes do processo atual de globalizao? Esta questo nos remete a outras, como: Qual a relao da constituio do territrio nacional e a produo da histria dentro do processo da globalizao? O espao geogrfico existe como um dado inseparvel do resto da vida social. Lugares e regies tornam-se to fundamentais para compreender a produo, o comrcio, a poltica, que se tornou impossvel deixar de reconhecer o seu papel na elaborao do destino dos pases e do mundo.
16.

Completando esta idia, importante analisar como se processa a

insero do Brasil no mundo e a influncia do mundo no Brasil? Qual a relao deste fato com a situao do Brasil como um pas rico em biodiversidade, reservas minerais e de grande complexidade na sua formao socioeconmica e cultural? A pintura O Pescador, de Tarsila do Amaral, ilustra aspectos dessas questes.
17.

Neste contexto ainda importante compreender a relao entre

geopoltica, sustentabilidade e vulnerabilidade socioeconmica e ambiental e tambm a necessidade da existncia de uma justia ambiental e social.

18.

Parte

desta

problemtica

est

presente

no

Almanaque

Brasil

Socioambiental 2008, do ISA; no romance So Bernardo, de Graciliano Ramos; no conto A Hora e a Vez de Augusto Matraga, de Guimares Rosa e na msica A Terceira Margem do Rio, de Caetano Veloso e Milton Nascimento.

Subprograma 2009 Terceira Etapa Objeto de Conhecimento 10 Materiais

1.

De que materiais os seres humanos dispem para trabalhar? Todos os

materiais de que dispem tm origem natural? Qual o impacto, na sociedade, dos novos materiais orgnicos descobertos? Por que se chama a gua de solvente universal? Como se pode obter energia dos materiais? Como o conceito de equilbrio pode ajudar a entender as propriedades dos materiais?
2.

Os sculos XIX e XX presenciaram o surgimento de novos materiais,

derivados, principalmente, do petrleo, com aplicabilidade inimaginvel. At ento, a madeira, os metais, o vidro e a borracha natural eram as matriasprimas mais utilizadas. Mas novos materiais orgnicos, classificados como polmeros (polietileno, polipropileno, PVC, PVA, teflon, poliestireno e nylon 66), provocaram uma revoluo nas opes de matrias-primas. Foi uma revoluo no contexto social, tecnolgico e ambiental que trouxe muitos benefcios, mas, tambm, graves problemas. A transformao de materiais, por meio de reaes orgnicas de oxidao de alcois, combusto completa e incompleta, esterificao, saponificao e polimerizao so importantes nesse contexto. O estudo qualitativo das propriedades coligativas visa compreenso de fenmenos fundamentais do cotidiano e de suas implicaes ambientais e tecnolgicas.
3.

A aplicabilidade dos materiais orgnicos deve-se s propriedades fsicas

(temperatura de fuso, temperatura de ebulio e solubilidade) das substncias de que so feitas, alm das propriedades qumicas acidez e basicidade, que influenciam, tambm, em suas caractersticas. As propriedades fsicas e qumicas das substncias orgnicas so determinadas pela estrutura das partculas que as constituem. Assim, so classificadas como funes (hidrocarboneto, lcool, fenol, aldedo, cetona, ter, cido carboxlico, sais de cidos, ster, amina e amida), havendo a possibilidade de funes mltiplas ou mistas.
4.

H nos ltimos sculos o surgimento de diversos materiais. Que

implicaes haveria a partir dessa realidade? Que motivaes poderiam ser

vinculadas a isso? Que implicaes a revoluo tcnico-cientfico e informacional trouxe para o domnio dos materiais? O Almanaque Brasil Socioambiental 2008 traz informaes que podem ilustrar esses questionamentos. O diverso uso de mltiplos materiais nas artes visuais pode ser percebido claramente a partir do contato com obras como Parangols, de Hlio Oiticica; Terno de feltro, de Josef Beuys; Lesartes, de Tunga, Marlene Dietrich, de Vick Muniz; Marcel Duchamp, em Roda de Bicicleta e Nu descendo a escada; O manto da apresentao, de Arthur Bispo do Rosrio, o Mural da Igrejinha (Braslia DF), de Luis Galeno; Bicudo, de Rui Amaral; Aranha, de Louise Bourgeois; Azulejos pintados por Athos Bulco; Formas nicas em Movimento, de Umberto Boccione. Na msica, o uso e aproveitamento de materiais na obteno de novos timbres permitem exploraes sonoras, que podem ser reconhecidas na msica de Caetano Veloso, A terceira margem do rio, em verso com instrumental do grupo Uakti.
5.

Nietzsche, em Crepsculo dos dolos - A Filosofia a golpes de

martelo, mostra que, com a sabedoria, compreendem-se os limites e os perigos da relao razo/virtude/felicidade. Todavia, como ser sbio justamente em uma era marcada pela racionalidade tcnica, pelo uso intensivo das novas tecnologias da informao, pelas descobertas incessantes de novos materiais, pela relao crescente entre poder, ideologia, cincia, tecnologia e desenvolvimento de foras produtivas? Como cuidar dos outros, da natureza e de si prprio nesse contexto? O poema sinfnico de Richard Strauss, Assim falou Zaratustra, em suas partes Einleitung (O amanhecer) e Da cincia, ilustra esses questionamentos. Outro aspecto importante a ser considerado o papel da gua como um fator de conflitos e sua influncia na distribuio da populao mundial. As fotografias de Sebastio Salgado em xodos: Programa Educacional: Leituras, narrativas e novas formas de solidariedade no mundo contemporneo ilustram essa problemtica.
6.

So comuns vida moderna aparelhos tecnolgicos que usam o material

pilha como fonte de energia. H, tambm, materiais que necessitam de energia para serem obtidos, por meio de processos eletrolticos (gneo e aquoso). Nesse sentido, na transformao de materiais, acontecem fenmenos

espontneos ou no espontneos, nos quais ocorre liberao ou consumo de energia. Essa energia est ligada ao processo de transferncia de eltrons. Nas transformaes, os conceitos de oxidao, reduo, agente oxidante e agente redutor so importantes para a compreenso de reaes de xidoreduo.
7.

A natureza tende ao equilbrio. Aproveitando-se dessa caracterstica, os

pesquisadores formulam teorias para explicar o equilbrio que os materiais atingem. Os conceitos de equilbrio qumico so utilizados no entendimento de diversos fenmenos ambientais. Dentro do equilbrio qumico, o aspecto dinmico o alicerce; o referencial tempo, essencial para a sua explicao. Fatores externos e internos ao sistema material, como concentrao, presso e temperatura, interferem no equilbrio. Os conceitos de equilbrio qumico so, tambm, utilizados na explicao da titulao de neutralizao, processo til ao controle de qualidade de muitos materiais. O equilbrio ainda objeto de estudo para a supercondutividade no transporte de alta velocidade.
8.

Equilbrio e desequilbrio sonoro so atingidos com a manipulao de

timbres, dinmica, ritmo, melodia e demais materiais musicais. O msico John Cage, em Sute for toy piano, e o grupo Pato Fu, na msica Primavera, verso msica de brinquedo, conseguem o equilbrio sonoro por meio de instrumentos musicais de brinquedo, e o msico Gilberto Mendes, a partir do poema concreto de Dcio Pignatari, Beba coca cola, obtm esse equilbrio utilizando como nico material sonoro as vozes humanas em Motet em R m.
9.

Cavalo marinho, com Mestre Salu, procura o equilbrio utilizando a

rabeca; Paparazzi, de Lady Gaga, explora o desequilbrio a partir de sons eletrnicos e recursos cnicos; Panis et circenses, na performance do grupo Mutantes, mescla vrias tendncias e materiais sonoros e visuais, explorando potica e musicalmente equilbrios e desequilbrios.

Subprograma 2009 Terceira Etapa Objeto de Conhecimento 11 Anlise de dados

1.

Como se conhece a realidade? O que se pode saber? Por meio de que

categorias? Por intermdio de que processos? E nesses processos, como ocorrem as relaes entre induo e deduo, anlise e sntese, qualidade e quantidade, extenso e compreenso? O que so os dados provenientes desses processos? Como trat-los?
2.

No sculo XIX, o Positivismo postulava que os dados seriam apenas os

fatos observveis, certos, positivos. Dessa forma, os dados sensveis, empricos, com existncia independente do sujeito, do observador, do pesquisador, constituiriam a fonte nica de conhecimento e critrio de verdade.
3.

Entretanto, como ser objetivo, como obter certezas acerca da realidade

no contexto das teorias da Psicanlise, da Fsica, das novas tecnologias da informao, da Biotecnologia, das tecnologias reprodutivas desenvolvidas a partir da segunda metade do sculo XX, e mesmo das pesquisas artsticas, das estticas nas linguagens artsticas?
4.

Diante da relao crescente entre poder, criao, ideologia, cincia,

tecnologia e desenvolvimento das foras produtivas, como sustentar uma viso de neutralidade da Cincia? Os textos de Nietzsche, Crepsculo dos dolos, ainda no sculo XIX, e Porque No Sou Cristo, de Bertrand Russel, incio do sculo XX, fornecem subsdios para essa discusso. Como utilizar o conhecimento em projetos de construo da vida e no de destruio do Planeta? possvel utilizar a anlise de dados para constituir um pensamento social brasileiro mais autnomo em relao aos modelos externos?O Almanaque Brasil Sociambiental 2008 traz dados que favorecem esses questionamentos.
5.

Quais so as implicaes de um cidado tomar decises sem analisar os

dados associados? A individualidade , por sua vez, negativa coletividade? As polticas pblicas podem prescindir de levantamentos de dados? Como

analisar os benefcios e os problemas gerados pela mundializao/ globalizao?


6.

A anlise de dados est diretamente ligada ao conhecimento dos associadas interveno na realidade. Cincias

processos de elaborao de raciocnios ou estratgias de resoluo de situaes-problema, produzem dados que necessitam de interpretao dentro de um contexto. Assim, so necessrios conceitos estatsticos, como mdias (aritmtica, geomtrica e harmnica), moda, mediana, desvios e varincia, que auxiliaro na interveno da realidade de maneira responsvel, exigindo o uso e a leitura adequados de grficos e tabelas.
7.

Esses conceitos, usos e interpretaes so importantes na anlise de

dados relacionados identidade e diversidade cultural, como podemos observar no toy art brasileiro Bicudo, de Rui Amaral e na obra Parangols, de Hlio Oiticica, assim como partidos polticos, eleies, sindicatos, movimentos sociais, indicadores sociais, polticas pblicas para educao e cultura, sade, emprego e meio ambiente, situao de mulheres, negros, indgenas, idosos e jovens, dependem desse instrumental.
8.

Integram este objeto, tambm, conceitos relativos aos princpios de

contagem (aditivo e multiplicativo), aos agrupamentos (arranjos, permutaes e combinaes) e ao conceito de probabilidade, evidenciando-se as relaes desses conceitos com os de geometria e de padres numricos, em particular no uso de raciocnios dedutivo e indutivo.
9.

No contexto considerado acima, a arte se insere diretamente como um

caminho para a compreenso do foco, representado pelas obras Panis et Circenses, interpretada pelos Mutantes, Cidado, cantada por Z Ramalho e At quando esperar, do grupo Plebe Rude, e exemplificam as questes colocadas. Como sempre, e cada vez mais, a produo artstica est vinculada s relaes de poder, ora ideologicamente, ora cientificamente, ora fazendo uso de tecnologias.
10.

Em relao produo artstica, vale lembrar novas modalidades de

linguagem surgidas como consequncia do desenvolvimento industrial, do aumento da populao mundial e, consequentemente, do consumo, como

podemos visualizar na interpretao da msica Paparazzi, de Lady Gaga, produzindo uma autoimagem semelhante que encontramos em O Manto da Apresentao, de Arthur Bispo, apesar de as obras possurem aspectos antagnicos. Observa-se que a compreenso esttica e a funo dos produtos industrializados, o da propaganda e seus efeitos sociais propiciaram o surgimento da atividade do estilista como profissional e artista, que determina conceitos de beleza nem sempre compatveis com a realidade.

You might also like