You are on page 1of 4

Sistema operativo

Um sistema operativo um programa ou um conjunto de programas cuja funo gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe ateno do processador, gerenciar memria, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usurio. Embora possa ser executado imediatamente aps a mquina ser ligada, a maioria dos computadores pessoais de hoje o executa atravs de outro programa armazenado em memria no-voltil ROM chamado BIOS num processo chamado "bootstrapping", conceito em ingls usado para designar processos auto-sustentveis, ou seja, capazes de prosseguirem sem ajuda externa. Aps executar testes e iniciar os componentes da mquina (monitores, discos, etc), o BIOS procura pelo sistema operacional em alguma unidade de armazenamento, geralmente o Disco Rgido, e a partir de ento, o sistema operacional "toma" o controle da mquina. O sistema operacional reveza sua execuo com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.

Os sistemas operacionais mais utilizados no Mundo


Nome Fundao/Empresa Windows Microsoft Mac OS Apple Inc. X Linux Linux Foundation Ano de Verso mais Percentagem Utilizadores lanamento recente 400 1993 Windows 8 88.90%[1] milhes[1] Mac OS X v10.8 22,5 2001 5.54%[1] "Mountain milhes[1] Lion" Linux Kernel 8,5 1991 2,13%[1] 3.0.4 milhes[1]

Outros sistemas operacionais livres


Nome Equipe de desenvolvimento Ncleo ReactOS Kernel FreeDOS Kernel FreeBSD Kernel Ano do incio do desenvolvimento 1996 1994 1996 Verso mais recente ReactOS 0.3.13 FreeDOS 1.0 FreeBSD 8.2 GNU 0.2

ReactOS ReactOS Foundation FreeDOS FreeDOS.org FreeBSD FreeBSD Team GNU Free Software Foundation

GNU Hurd 1984

Segundo alguns autores (Silberschatz et al, 2005; Stallings, 2004; Tanenbaum, 1999), existem dois modos distintos de conceituar um sistema operacional:

Pela perspectiva do usurio ou programador (viso top-down): uma abstrao do hardware, fazendo o papel de intermedirio entre o aplicativo (programa) e os componentes fsicos do computador (hardware); ou Numa viso bottom-up, de baixo para cima: um gerenciador de recursos, i.e., controla quais aplicaes (processos) podem ser executadas, quando, que recursos (memria, disco, perifricos) podem ser utilizados.

Exemplos de sistemas operacionais importantes que foram descontinuados: MS-DOS, OS/2, BeOS, NeXTStep, CP/M
Fabricantes de computadores

Lista dos principais fabricantes de tecnologia Sabe quando voc compra um computador usado ou mesmo novo, sem manual e no sabe qual o site do fabricante de um determinado driver, componente ou pea de seu computador para pegar o driver correto para faz-lo funcionar?

Listarei aqui os principais fabricantes voltados a rea de tecnologia: 3COM, 3DFX,3DLABS, 3WARE, A4TECH ABIT, ABS. MS-DOS MS-DOS acrnimo de MicroSoft Disk Operating System um sistema operacional, comprado pela Microsoft para ser usado na linha de computadores IBM PC. O dono, e criador original do projeto QDOS - Quick and Dirty Operating System, a empresa Seattle Computer Systems, que foi inicialmente uma tentativa de criar um concorrente do estabelecido Sistema Operacional CP/M que rodasse no recm-lanado processador 8086 da Intel.

UNIX
Embora Linus Torvalds no tenha tido como objetivo inicial tornar o Linux um sistema porttil, ele evoluiu nessa direo. Linux hoje um dos ncleos de sistemas operativos mais portteis, correndo em sistemas desde o iPaq (um computador porttil) at o IBM S/390 (um denso e altamente custoso mainframe). Os esforos de Linus foram tambm dirigidos a um diferente tipo de portabilidade. Portabilidade, de acordo com Linus, era a habilidade de facilmente compilar aplicaes de uma variedade de cdigo fonte no seu sistema; consequentemente, o Linux originalmente tornou-se popular em parte devido ao esforo para que os cdigos-fonte GPL ou outros favoritos de todos corressem em Linux.

Visando o problema da incompatibilidade de SOs de mquinas distintas, um grupo de desenvolvedores da AT&T criaram o Unix em 1969, sendo o primeiro sistema operacional moderno da computao. Sua primeira verso foi escrita em linguagem Assembly, sendo posteriormente reescrita em C no ano de 1973, linguagem que utilizada at os dias de hoje. Este sistema introduziu conceitos muito importantes para a computao: portabilidade, multi-usurio, multi-tarefas e compartilhamento de tarefas. Durante a dcada de 70, o Unix foi distribudo gratuitamente (incluindo seu cdigo fonte) para universidades e rgos governamentais norte-americanos, o que conferiu muita popularidade a este sistema. Sua interface era totalmente em modo texto sem interface grfica.

Linux
um termo popularmente utilizado para se referir a sistemas operativos que utilizem o ncleo Linux. O ncleo Linux foi desenvolvido pelo programador finlands Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu cdigo fonte est disponvel sob a licena GPL (verso 2) para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licena. Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, os sistemas operativos com ncleo Linux passaram a ter a colaborao de grandes empresas como IBM, Sun Microsystems, Hewlett-Packard (HP), Red Hat, Novell, Oracle, Google, Mandriva e Canonical.[1] Apoiado por pacotes igualmente estveis e cada vez mais versteis de softwares livres para escritrio (LibreOffice, por exemplo) ou de uso geral (projeto GNU) e por programas para micro e pequenas empresas que na maioria dos casos em nada ficam a dever aos seus concorrentes proprietrios, e interfaces grficas cada vez mais amigveis como o KDE e o GNOME, o ncleo linux, conhecido por sua estabilidade e robustez, tem gradualmente caido no domnio popular, encontrando-se cada vez mais presente nos computadores de uso pessoal atuais. H muito entretanto destaca-se como o ncleo preferido em servidores de grandes porte, encontrando-se quase sempre presente nos "mainframes" de grandes empresas comerciais [2] e at mesmo no computador mais rpido do mundo, o K computer, japons (lista TOP500). O ncleo Linux foi, originalmente, escrito por Linus Torvalds do Departamento de Cincia da Computao da Universidade de Helsinki, Finlndia, com a ajuda de vrios programadores voluntrios atravs da Usenet (uma espcie de sistema de listas de discusso existente desde os primrdios da Internet).

You might also like