You are on page 1of 10

MINISTRIO DA EDUCAO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAO

Minuta das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio


Contribuies da Diretoria de Concepes e Orientaes Curriculares da Educao Bsica da SEB/MEC Minuta de Resoluo RESOLUO CEB/CNE N , de outubro de 2010 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio O Presidente da Cmara de Educao Bsica do Conselho Nacional de Educao, em conformidade com o disposto no art. 9, 1, alnea "c", da Lei 9.131, de 25 de novembro de 1995, nos artigos 22, 23, 24, 25, 26, 26-A, 27, 35, 36,36-A, 36-B e 36-C da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e tendo em vista o Parecer CEB/CNE, homologado pelo Senhor Ministro da Educao em de de 2010 e que a esta se integra, RESOLVE: Art. 1. A presente Resoluo fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio a serem observadas na organizao curricular dos sistemas de ensino e de suas unidades escolares.

Art. 2. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educao Bsica e renem princpios, fundamentos e procedimentos, definidos pelo Conselho Nacional de Educao, para orientar as polticas pblicas educacionais na elaborao, planejamento, implementao e avaliao das propostas curriculares das escolas.

Pargrafo nico. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Mdio aplicam-se a todas as modalidades de Ensino Mdio previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional em vigor, complementadas, quando necessrio, por Diretrizes prprias das modalidades.

Art. 3. O Ensino Mdio traduz-se como um direito pblico subjetivo de cada indivduo e como dever do Estado na sua oferta gratuita a todos. As instituies escolares que ministram esta etapa da Educao Bsica devero estruturar seus projetos pedaggicos considerando as finalidades previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, a saber: I. a consolidao e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; II. a preparao bsica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar a novas condies de ocupao ou aperfeioamento posteriores; III. o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formao tica e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crtico; IV. a compreenso dos fundamentos cientfico-tecnolgicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prtica, no ensino de cada disciplina.

Art. 4o. O ensino mdio em todas as suas formas de oferta, nos termos da Lei, baseia-se nos seguintes pressupostos: I. II. Formao integral do educando Trabalho e a pesquisa como princpios educativos

III. Indissociabilidade entre educao e prtica social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos do processo educativo IV. Integrao entre educao, trabalho, cincia, tecnologia e cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular V. Integrao de conhecimentos gerais e, quando for o caso, tcnico-profissionais realizada na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualizao VI. Indissociabilidade entre teoria e prtica no processo de ensino-aprendizagem VII. Reconhecimento das diversidades dos sujeitos, das formas de produo, dos processos de trabalho e das culturas a eles subjacentes. VIII. Compreenso do necessrio equilbrio nas relaes do ser humano com a natureza e respeito na convivncia entre os indivduos.

Art. 5. (antigo 7o) O Ensino Mdio, etapa final da educao bsica deve assegurar sua funo formativa para todos os estudantes.

1. O Ensino Mdio, exceto a modalidade de EJA, ter durao mnima de 3 (trs) anos. 2. A carga horria mnima anual do Ensino Mdio, exceto a modalidade de EJA, ser de 800 horas distribudas em pelo menos 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar. 3. A formao geral no Ensino Mdio ter carga horria mnima de 2400 horas. 3o . O ensino mdio, atendida a formao geral, incluindo a preparao bsica para o trabalho, poder preparar para o exerccio de profisses tcnicas, por integrao com a educao profissional tcnica de nvel mdio. A carga horria mnima do ensino mdio integrado a Educao Profissional Tcnica de nvel mdio ser de 3.200 horas. Art. 6. (antigo artigo 5o) O currculo entendido, nesta Resoluo, como a proposta de ao educativa constituda pela seleo os conhecimentos historicamente acumulados pela sociedade, expressas por prticas escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relaes sociais, articulando vivncias e saberes dos estudantes e contribuindo para o desenvolvimento de suas identidades e condies cognitivas.

1. As Diretrizes Curriculares, orientaes e propostas para a organizao curricular, elaboradas nas diversas instncias, ganham efetividade quando apropriadas por meio de prticas scio-educativas nas unidades escolares, constituindo na sua experincia o currculo real.

2. Os conhecimentos escolares so aqueles produzidos pelos sujeitos em seu processo histrico, Valorizados e selecionados pela sociedade e que as Escolas e os profissionais da educao organizam e transformam a fim de que possam ser ensinados e aprendidos, tornando-se elementos do desenvolvimento cognitivo do estudante, bem como sua formao tica, esttica e poltica.

Art. 7. (antigo art. 8o ) A organizao curricular do Ensino Mdio tem uma Base Nacional Comum e uma Parte Diversificada que constituem um todo integrado de modo a garantir conhecimentos e saberes comuns necessrios a todos os estudantes e uma formao que considere as caractersticas locais e especificidades regionais.

Pargrafo nico. Os contedos curriculares tm origem nos conhecimentos cientficos, no desenvolvimento das linguagens, no mundo do trabalho, na tecnologia, na produo artstica, nas atividades desportivas e culturais e ainda incorporam saberes que advm das prticas e movimentos sociais, da cultura escolar envolvendo a experincia docente e o cotidiano dos estudantes.

Art. 8o. (antigo art. 9) O currculo do Ensino Mdio ter sua Base Nacional Comum organizada em reas de conhecimento, a saber: I. II. III. Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias; Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias; Cincias Humanas e suas Tecnologias.

Pargrafo nico. A Base Nacional Comum do currculo para o ensino mdio dever contemplar as trs reas do conhecimento, com tratamento metodolgico que evidencie a interdisciplinaridade e a contextualizao. Art. 9o.(antigo art. 10) No currculo escolar do ensino mdio: as definies doutrinrias sobre os fundamentos axiolgicos e os princpios pedaggicos que integram as DCNEM aplicar-se-o tanto na Base Nacional Comum quanto na Parte Diversificada; I. a Parte Diversificada dever ser integrada Base Nacional Comum, por meio da contextualizao e da complementao, diversificao, enriquecimento, desdobramento, entre outras formas de integrao do conhecimento; IV. alm da carga mnima de 2.400 horas, as escolas tero, em suas propostas pedaggicas, liberdade de organizao curricular, independentemente de distino entre Base Nacional Comum e Parte Diversificada; V. a Base Nacional comum dever compreender, pelo menos, 1800 (mil e oitocentas) horas na organizao curricular do ensino mdio. Art.10o. (antigo art. 11)Conforme o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional e demais legislaes complementares os componentes curriculares do ensino mdio sero organizados incluindo obrigatoriamente:

a) o estudo da lngua portuguesa e da matemtica, o conhecimento do mundo fsico e natural e da realidade social e poltica, especialmente do Brasil; b) o ensino da arte, especialmente em suas expresses regionais, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos; c) a educao fsica, integrada proposta pedaggica da escola, sendo sua prtica facultativa ao aluno nos casos previstos em Lei; d) o ensino da Histria do Brasil, que levar em conta as contribuies das diferentes culturas e etnias para a formao do povo brasileiro, especialmente das matrizes indgena, africana e europia; e) uma lngua estrangeira moderna escolhida pela comunidade escolar, e uma segunda, em carter optativo, dentro das disponibilidades da instituio; f) oferta da lngua espanhola; g) a msica como contedo obrigatrio, mas no exclusivo, do componente curricular; h) o estudo da histria e cultura afro-brasileira e indgena; i) a educao tecnolgica bsica, a compreenso do significado das cincias, das letras e das artes; j) o processo histrico de transformao da sociedade e da cultura; a lngua portuguesa como instrumento de comunicao, acesso ao conhecimento e exerccio da cidadania. k) a Filosofia e a Sociologia em todas as sries do ensino mdio. l) a Educao Ambiental como uma prtica educativa integrada e presente, de forma articulada na organizao curricular. m) contedo que trata das crianas e dos adolescentes tendo como diretriz o Estatuto da Criana e do Adolescente. n) contedos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e valorizao do idoso.

Art.11. (antigo art. 12) Os sistemas de ensino e as escolas, de acordo com a legislao e normatizao nacional e estadual e na busca da melhor adequao possvel s necessidades dos estudantes e do meio social: I. desenvolvero, mediante a institucionalizao de mecanismos de participao da comunidade, alternativas de organizao institucional que possibilitem:

a) identidade prpria das instituies de ensino de adolescentes, jovens e adultos, respeitadas as suas condies e necessidades de espao e tempo para a aprendizagem; b) uso das vrias alternativas pedaggicas de organizao, inclusive espaciais e temporais; c) articulaes e parcerias entre instituies pblicas e privadas, contemplando a preparao geral para o trabalho. II. fomentaro a diversificao de programas ou formas de estudo disponveis, estimulando alternativas, a partir de uma base comum, de acordo com as caractersticas do alunado e as demandas do meio social, admitidas propostas que privilegiem as opes feitas pelos prprios alunos, sempre que viveis tcnica e financeiramente; instituiro sistemas de avaliao e/ou utilizaro os sistemas de avaliao operados pelo Ministrio da Educao a fim de acompanhar os resultados, tendo como referncia os conhecimentos e saberes a serem alcanados, a legislao do ensino, estas diretrizes e as propostas pedaggicas das escolas; criaro os mecanismos necessrios ao fomento e fortalecimento da capacidade de formular e executar propostas pedaggicas escolares caractersticas do exerccio da autonomia; criaro mecanismos que garantam liberdade, autonomia e responsabilidade das instituies escolares na formulao de sua proposta pedaggica, e evitem que as instncias centrais dos sistemas de ensino burocratizem e ritualizem o que, no esprito da lei, deve ser expresso de iniciativa das escolas, com a participao de todos os elementos diretamente interessados, em especial dos professores.

III.

IV.

V.

Art.12. (antigo art. 14) Na observncia da Interdisciplinaridade, as escolas devero considerar que: I. a Interdisciplinaridade, nas suas mais variadas formas de efetivao, partir do princpio de que todo conhecimento tem seu objeto de estudo, ao mesmo tempo em que mantm um dilogo permanente com outros conhecimentos; o ensino deve ir alm da descrio e possibilitar aos estudantes o desenvolvimento da capacidade de analisar, explicar, prever e intervir. Tais objetivos podem ser alcanados com mais sucesso se as disciplinas, integradas em reas de conhecimento, puderem contribuir, cada uma com sua especificidade, para o estudo de problemas concretos e para o desenvolvimento de projetos de investigao e/ou de ao; as disciplinas escolares so recortes das reas de conhecimentos a que se articulam e expressam um grau de arbitrariedade na sua estruturao e no esgotam isoladamente a realidade dos fatos fsicos e sociais, devendo buscar interaes com

II.

III.

outras disciplinas e reas do conhecimento de forma que permitam aos estudantes a compreenso mais ampla da realidade; IV. as disciplinas devem ser didaticamente solidrias para atingir os objetivos propostos para o processo de ensino e de aprendizagem, de modo que disciplinas diferentes estimulem capacidades comuns e cada disciplina contribua para a constituio de diferentes capacidades, sendo indispensvel buscar a complementaridade entre estes componentes a fim de possibilitar aos alunos um desenvolvimento intelectual, social e afetivo mais completo e integrado; a caracterstica do ensino escolar, tal como indicada no inciso anterior, amplia significativamente a responsabilidade da escola para a constituio de identidades que integram conhecimentos, saberes e valores que permitam o exerccio pleno da cidadania e a insero flexvel no mundo do trabalho.

V.

Art. 13. (antigo art. 14) Na observncia da Contextualizao, as escolas tero presente que: I. na situao de ensino e aprendizagem, o conhecimento transposto da situao em que foi criado, inventado ou produzido e, no sentido de orientar esta didatizao transposio/estruturao didtica definir melhor termo) deve ser relacionado com a prtica ou com a experincia do aluno a fim de adquirir significado; observar a relao entre o contexto e a histria em que o conhecimento se cria e viabilizar vivncias que permitam a recriao da situao de construo do conhecimento ; a relao entre teoria e prtica requer a concretizao dos contedos curriculares em situaes mais prximas e familiares do estudante, nas quais se incluem as do trabalho e do exerccio da cidadania; a aplicao de conhecimentos constitudos na escola s situaes da vida cotidiana e da experincia espontnea permite seu entendimento, crtica e reviso.

II.

III.

IV.

Art. 14. (antigo art. 4o) O projeto poltico-pedaggico da Escola deve traduzir a proposta educativa construda com participao efetiva da comunidade escolar no exerccio de sua autonomia tendo como referncia as leis educacionais, as Diretrizes Curriculares Nacionais, normas complementares dos sistemas de ensino e a realidade local. 1. Cabe a cada escola a elaborao do seu projeto poltico-pedaggico, definido a partir de um amplo e aprofundado processo de diagnstico, anlise e proposio de alternativas para a formao integral e acesso aos conhecimentos e saberes necessrios ao desenvolvimento individual, exerccio da cidadania, vida pessoal, solidariedade, convivncia e preparao para o mundo do trabalho.

2. A organizao curricular do Projeto Poltico-Pedaggico dever considerar os professores e os estudantes como sujeitos histricos e de direitos, na sua diversidade e singularidade e participantes ativos no planejamento curricular da escola. Portanto, suas indicaes, expectativas e percepes devem ser objeto de discusso e de aprimoramento quando da organizao do trabalho escolar e pedaggico, de modo a estimular sua participao no processo educacional.

Art.15. O projeto poltico-pedaggico das escolas de ensino mdio deve considerar: I. II. III. IV. V. atividades integradoras de iniciao cientfica, artstica, cultural e no campo social; problematizao como instrumento de incentivo pesquisa, curiosidade pelo inusitado e ao desenvolvimento do esprito inventivo; a aprendizagem como processo de apropriao dos conhecimentos elaborados superando a aprendizagem limitada memorizao; valorizao da leitura e da produo escrita em todos os campos do saber; o comportamento tico, como ponto de partida para o reconhecimento dos deveres e direitos da cidadania, e para a prtica de um humanismo contemporneo expresso pelo reconhecimento, respeito e acolhimento da identidade do outro e pela incorporao da solidariedade; articulao teoria e prtica, vinculando o trabalho intelectual atividades prticas ou experimentais; a introduo de novas mdias e tecnologias, como processo de dinamizao dos ambientes de aprendizagem; capacidade de aprender permanente, desenvolvendo autonomia dos estudantes; atividades sociais que estimulem o convvio humano e interativo no mundo dos jovens; integrao com o mundo do trabalho por meio de estgios direcionados para os estudantes do Ensino Mdio conforme legislao especfica; acompanhamento da vida escolar dos estudantes, promovendo o diagnstico preliminar, o acompanhamento do desempenho, a anlise de resultados e a comunicao com a famlia; atividades complementares e de superao das dificuldades de aprendizagem, como meio de ampliao das alternativas para que o aluno tenha sucesso em seus estudos. avaliao da aprendizagem como processo formativo e permanente de identificao de conhecimentos e saberes construdos pelos estudantes; o reconhecimento das diferentes facetas da excluso na sociedade brasileira; temticas que valorizam os direitos humanos e contribuam para o enfrentamento do preconceito, da discriminao e da violncia;

VI. VII. VIII. IX. X. XI.

XII. XIII. XIV. XV.

Tem umas sugestes

XVI. XVII. XVIII. XIX. XX.

a anlise e reflexo crtica da realidade brasileira, de sua organizao social e produtiva na relao de complementaridade entre espaos urbanos e rurais; estudo e desenvolvimento de atividades socioambientais; prticas desportivas e de expresso corporal, que contribuam para a sade, a sociabilidade e a cooperao; participao social dos jovens, como agentes de transformao de suas escolas e de suas comunidades. Atualizao peridica e publicidade para toda a comunidade escolar.

Art.16. Tendo em vista a implementao destas diretrizes, cabe aos sistemas de ensino prover: 1. os recursos necessrios ampliao dos tempos e espaos dedicados ao trabalho educativo nas escolas; 2. adequados; Aquisio, produo e/ou distribuio de materiais didticos e escolares

3. professores para o desenvolvimento do Currculo Escolar e a formao continuada dos professores e demais profissionais da escola; 4. o acompanhamento e a avaliao dos programas e aes educativas nas respectivas redes e escolas e o suprimento das necessidades detectadas. Art.17. Cabe, respectivamente, aos rgos normativos e executivos dos sistemas de ensino o estabelecimento de normas complementares e polticas educacionais para execuo e cumprimento das disposies destas diretrizes, considerando as peculiaridades regionais ou locais. Pargrafo nico. Os rgos normativos dos sistemas de ensino devero regulamentar o aproveitamento de estudos realizados e de conhecimentos constitudos tanto na experincia escolar como extra-escolar. Art.18 Cabe ao Ministrio da Educao elaborar orientaes e oferecer outros subsdios para a implementao das diretrizes, bem como articular as matrizes de referncia das avaliaes de desempenho e exames nacionais com os contedos da Base Nacional Comum do Ensino Mdio. Art.19 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao e revoga as disposies em contrrio.

Aspectos para o debate 1) Porque no utilizar as Competncias no texto das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Mdio? 2) O que significa definir formas diferenciadas da organizao curricular do Ensino Mdio a partir da formao geral comum a todos os estudantes? Ex: carga horria ampliada, a partir dos seus eixos constituintes (trabalho, a cincia, a tecnologia e a cultura), nas seguintes formas: IEnsino Mdio integrado a educao profissional tcnica de nvel mdio; IIEnsino Mdio com ampliao na iniciao cientifica e tecnolgica; III- Ensino Mdio com ampliao na iniciao artstica e cultural. 3) Destinar-se-o, pelo menos, 20% do total a carga horria anual ao conjunto de programas e projetos interdisciplinares eletivos criados pela escola, previsto no projeto pedaggico, de modo que os estudantes do Ensino Mdio possam escolher aquele programa ou projeto com que se identifiquem e que lhes permitam melhor lidar com o conhecimento e a experincia. (Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da educao bsica) 4) Anlise da Matemtica com rea de conhecimento na organizao curricular do ensino mdio 5) Nomenclatura modalidades, formas de oferta, forma de organizao do ensino mdio;

You might also like