You are on page 1of 4

Exposio Artstica Sociedade, Direito e Polticas Pblicas

Na edio do Jornal da OAB/SM Setembro/Outubro, foram publicados alguns quadros e poesias participantes da Exposio em homenagem ao ms do Advogado. Confira abaixo as fotos dos quadros e poesias restantes. Mais informaes sobre os artistas e suas obras, entrar em contato com a Sra. Marlia Chartune Presidente da Associao dos Artistas Plsticos de Santa Maria; Sra. Ligia Militz Presidente da Academia Santa-mariense de Letras; Sra. Hayd Hostin - CAPOSM (Casa do Poeta de Santa Maria).

NA DVIDA, INVESTIGA-SE Joo Marcos Adede y Castro Servir ao pblico, atravs de concurso pblico ou nomeao em cargo em comisso, implica submeter-se a permanente e necessria fiscalizao dos rgos de controle, da imprensa e da sociedade. Quando se assume um cargo poltico, h que se ter ainda maior cuidado, pois se est o tempo todo sob as luzes da ribalta, para o bem e para o mal. Na vida pblica e, notadamente, na atividade poltica, no basta ser honesto, h que se passar a imagem, espera-se que real, de honestidade. No momento em que o poltico deixa acontecer fatos que possam, mesmo que muito remotamente, parecer com a prtica de irregularidades no uso de dinheiro pblico, como o enriquecimento meterico, h que se explicar e bem, muito bem. Parece evidente que os polticos esto o tempo inteiro sob ameaa de acusaes de seus inimigos polticos, de forma que tudo que envolve os polticos poltico. Mesmo assim, havendo qualquer dvida sobre a lisura do comportamento deste ou daquele agente pblico, servidor de carreira, cargo em comisso ou eleito, no se pode deixar de investigar, mesmo que o resultado final seja o reconhecimento de que a acusao no procede. Os prejuzos ao suspeito so evidentes, mas inevitveis. Ao deixar de instaurar procedimento de investigao, os rgos de fiscalizao, por mais corretos que tecnicamente estejam, passam a pssima impresso de que inocentaram algum com base em informaes preliminares prestadas por quem est sob suspeita, o que muito perigoso. No por outro motivo que a Constituio Federal determina que a lei no subtrair do exame do Poder Judicirio leso ou ameaa de leso ao direito! No fosse assim, para evitar prejuzo ao interesse privado do suspeito, causar-se-ia outro maior ainda e, muitas vezes irreparvel, s instituies pblicas. Aqueles que esto incumbidos pelo Poder Pblico de investigar e, sendo necessrio, buscar a punio dos que possam ter se beneficiado ilicitamente de seu cargo pblico, no representam a si mesmos, mas o interesse pblico. O interesse pblico um fenmeno de difcil conceituao, mas de fcil identificao, e pode ser encontrado na percepo do homem da rua, nas manifestaes dos meios de comunicao de massa, no senso comum. to fcil distinguir um casebre de um palcio! Salta aos olhos que um, por ter sido construdo sob a misria, no permite vida com dignidade e outro, por ter sido construdo pisando na dignidade pblica, tambm no. evidente que esta diferena-semelhana s pode ser vista por quem quer ver. Nem todos querem. Que pena.
ASL - Academia Santa-Mariense de Letras

Jornal

Informativo da OAB - Subseo de Santa Maria - RS Ano XV - Nmero 60 - Edio Novembro/Dezembro de 2011
Impresso Especial
O

R GA AN

DE

9912161323 - DR/RS Ordem dos Advogados do Brasil Subseo de Santa Maria

VO

LU

CORREIOS

TID A

MEIO AMBIENTE / MEU AMBIENTE Tnia Lopes preciso que mudemos, pelo menos para ns mesmos, o termo meio ambiente. Este fica distante, como se no fosse coisa nossa, nem nossa responsabilidade. Empurramos para os outros!... J o meu ambiente, assim, possessivo, responsabiliza a todos que o disserem e nele pensarem para mudar atitudes. No de hoje que os problemas se avolumam como os lixos dos mares, a poluio das guas, do lenol fretico, do ar que respiramos, dos excessos de consumo desnecessrios, que acabam virando lixo. Desrespeitamos a natureza, usando e abusando de defensivos agrcolas e produtos qumicos, avanando os limites legais de matas e rios; adquirindo descartveis, no reutilizando tantas coisas que podem e deveriam ser reaproveitadas; no separando o lixo reciclvel, no incentivando os trabalhadores que isso fazem (quando no os xingamos pois atrapalham o trnsito!) por estarem recolhendo e sobrevivendo do sobejo das nossas farras consumistas.Isso, e muito mais, d o que pensar. Na verdade olhamos tudo por cima, como se fssemos imunes e imunizados... Mas nossos organismos absorvem e esto sendo envenenados paulatinamente, a ponto de ter sido encontrado at em leite materno doses de defensivo e outros materiais pesados. Imagino que ns, adultos, somos um somatrio de todos os poluentes que ns mesmos produzimos, criamos, consumimos... H dcadas atrs, participei de uma exposio na UFSM, em que o tema central era o meio ambiente, enfatizado agora pela OAB. Na poca escrevi uma poesia (Rquiem) e pintei um quadro... Mais tarde escrevi um livro infantil que tambm d toques da necessidade de reciclar. Acho que fiz pouco pelo meu ambiente. Espero que um dia eu tenha motivos para fazer livros, poesias e quadros mais bonitos!...
ASL - Academia Santa-Mariense de Letras

IRM GUA, BOM DIA ! Mximo Jos Trevisan Irm gua, imponente, farta, forte e bela, catarata em Foz do Iguau, bom dia! Irm gua, simples como uma camponesa, a correr no meio do campo, reverdecendo pastos e gargantas, saciando pssaros e ovelhas, bom dia! Irm gua, que se deixa levar pelos meninos dos cemitrios em baldes pequenos e latas de azeite para dar vida s flores do carinho no Dia dos Mortos, bom dia! Irm gua, clara e til, amiga acariciante a me envolver toda manh no banho que desperta e purifica, bom dia ! Irm gua, salgada e misteriosa, carregada de horizontes e azul, caminho para as jangadas e os transatlnticos, mar e sol, bom dia! Irm gua, nos rios do interior, onde as crianas nuas pulam dos barrancos e as lavadeiras batem a roupa da semana, bom dia! Irm gua, poluda e possuda, violentada e assassinada por pesticidas, divorciada dos peixes e dos homens, nsia de libertao, grito de desespero, vtima de homens inescrupulosos, bom dia! Irm gua, em copo cristalino, na mesa do rico, em caneca amassada na vida do pobre, na chaleira do gacho e na cuia do peo e do patro, bom dia! Irm gua, nova vida no batismo, sacramento de um novo tempo e de fraternidade humana, bom dia ! Irm gua, annima e oculta, aprisionada no radiador de caminhes e automveis, dcil e necessria aos homens, bom dia! Irm gua na fonte junto s avencas e aos musgos, no retiro da natureza, canto ao sol e luz, bom dia! Irm gua, na cozinha prosaica e no alimento dirio, nas latas beira da estrada, aquentando milho verde, desejada por caminhoneiros e andarilhos, bom dia! Irm gua, rio Soturno e Jaguari, Santa Maria e Ibicu, Amazonas e So Francisco, inesgotveis e poderosos, rios de peixes e de surpresas, de banho e de navios, bom dia! Irm gua, que unes a areia ao cimento, pedra e cal, argamassa na construo dos homens e das cidades, bom dia! Irm gua, nas enormes lavouras ou no pequeno vaso, colocado janela do chal verde, gua de aude e de rio, de oceano e de crrego, gua que lavas os ps do mendigo e do presidente, bom dia, criatura boa e fraterna, que at na desgraa das enchentes mereces perdo. Irm gua, franciscana criatura, que tornas a vida possvel, eu te louvo, em todos os dias e sempre.
ASL - Academia Santa-Mariense de Letras

Democracia e Liberdade Desequilbrio Denise Reis Hayde S. Hostin Lima Minsculo cisco no universo pulsante. Somo caminhantes de galxias impossveis. Somos nicos e nos deram razo e natureza. Precisamos de equilbrio, apostamos em desequilibrar. Ganhamos em latifndios e nos portamos como vermes. A casa: desarrumamos e desmatamos, gua no podemos beber, as crislidas sem amanh, flores sem jardins, sacadas cegas de florais. No haver chuva boa caindo nos beirais. Sinistros, sairemos pelo deserto e a poeira do fim dos tempos pisar nossos olhos sem lgrimas.
CAPOSM - Casa do Poeta de Santa Maria CAPOSM - Casa do Poeta de Santa Maria

Democracia e liberdade so os pilares das sociedades que conjugam a igualdade perante a vida e a lei. Pluralidade sem grades verdade, virtude e conscincia... exerccio sem excesso ou velao livre-arbtrio em perfeita predio... Democracia voz em canto liberdade, utopia em plena configurao essncia de vida e morte que na complexidade do mote abstraem-se em mutao... a fora do conhecimento iluminando a razo para que o sonho se reconhea sem a figura opressiva da justia em opresso.

A OAB/SM deseja a todos colegas, familiares, amigos e parceiros, um Natal repleto de harmonia e um prspero 2012

Editorial
Aos jovens advogados
Nobres colegas, no se tratam de conselhos, e sim uma singela manifestao aos advogados recm inscritos nos quadros da OAB, que no se qualificam jovens pela idade, e sim pela sua inscrio cronolgica, decorrente do seu bacharelado e da aprovao no exame de ordem. Em tese o tempo de atuao e a idade do profissional no significam sabedoria, pois a capacitao tcnica deve estar integrada a sua autoridade moral, que exalta integridade e referencia o crdito da sua atuao qualificada nas lides forenses. Nunca demais exaltar que a advocacia um atividade polticojurdica, com contedo tico e social, ligada a liberdade e garantia da cidadania, pois temos conscincia, que o advogado elemento imprescindvel de administrao da Justia, que vem credenciado pela OAB, e o advogado vocacionado para o exerccio de seu mnus pblico, presta contribuio fundamental ao Estado de Direito. Em outras manifestaes, tivemos o privilgio de estampar que a funo que se insere aos advogados como integrante de um estado democrtico de direito, oportunizar uma prestao jurisdicional efetiva, como forma de garantia de liberdades, e na tutela jurdica dos interesses dos partcipes na demanda judicial. Poderia visando valorizar o presente texto, reeditar o gesto tomado por Ruy Barbosa, em 1919, visando conselhos aos colegas mais jovens, com sua Orao aos Moos, que se perpetrou como forma antolgica da literatura brasileira, pois incrustada de preceitos de ordem tica e moral, e que no se perderam nos lustros que se escoaram, ao contrrio, se mantm na atualidade, como conselhos vivos. No decorrer do nosso mandato, tivemos a invulgar possibilidade de integrar vrios colegas que se transformaram de bacharis em advogados, no nosso competitivo mercado, e nas cerimnias realizadas para entrega das carteiras e tomada de compromisso dos jovens advogados, cercados na maioria deles por seus familiares, sentimos a vibrao positiva e a natural ansiedade para iniciar as atividades profissionais. Pois bem, mas isso como se sabe no tudo, mas j o comeo, onde no apenas devemos se ater as nossas prerrogativas de advogado, mas sim, a necessria preocupao com a qualificao profissional, seja na realizao de cursos de ps-graduao, seja na constante atualizao e preparao das atividades que sero desenvolvidas. Acreditamos que os advogados que iniciam as sua atividades, devam ter insculpidos os escopos que pretendam alcanar, com f nas suas potencialidades, agindo com plena liberdade, desde que vinculada s normas legais, tendo coragem, mas no se afastando da humildade, que est no sentido de reconhecer a nobreza da experincia dos causdicos mais calejados pelo tempo, e com constncia se afastar da superficialidade do medo, afinal, o final depende de ns mesmos. Para terminar, jovens colegas advogados, devemos refletir o ditado de Albert Einstein O nico lugar onde o sucesso vem antes do trabalho no dicionrio. Abrao a todos, e feliz natal e prspero ano novo. Jos Fernando Lutz Coelho Presidente OAB - Subseo de Santa Maria.

02

OAB/SM participa de Projeto do Novo Cdigo de Processo Civil


Na manh do dia 07 de novembro de 2011, o Deputado Jernimo Goergen (PP), relator do novo Cdigo de Processo Civil, esteve na sede da OAB Subseo de Santa Maria onde reuniu-se com integrantes da Diretoria e Conselho da OAB/SM. O encontro foi com a inteno de buscar a colaborao de advogados, professores e alunos dos Cursos de Direito de Santa Maria, para elaborao de seu relatrio final. O Deputado comentou que est cercado de especialistas qualificados e experientes, que podem contribuir para um texto moderno para o CPC, mas acha fundamental que Santa Maria manifeste sua posio frente ao Projeto do Novo Cdigo. Assim, foi formada uma Comisso de Santa Maria, que colheu as sugestes dos advogados, docentes e alunos das faculdades de direito, para colaborao no Projeto do Novo Cdigo de Processo Civil. Estiveram na reunio (da esquerda para direita na foto): Dra. Dirce Trevisan - Secretria Geral-Adjunta da OAB/SM, Dra. Ftima Ferreira - Conselheira OAB/SM, Dr. Vitor Hugo do Amaral Ferreira Representante da Coordenao do Curso de Direito da UNIFRA, Dep. Jernimo Goergen, Dr. Jos Fernando Lutz Coelho Presidente OAB/SM, Vereadora Sandra Rebelato - Advogada e Presidente da Cmara de Vereadores de Santa Maria, Dra. Sandra Dirk Conselheira OAB/SM, Dr. Luciano Medeiros - Conselheiro OAB/SM, Dr. Pricles Lamartine P. da Costa VicePresidente da OAB/SM, Dr. Aroldo Fagundes da Silva Conselheiro OAB/SM, Dr. Tiago Robinson Conselheiro OAB/SM, Dr. Alessandro de Oliveira Ramos Tesoureiro OAB/SM, Dra. Noemy Bastos Arambur - Secretria Geral OAB/SM. A OAB/RS participou no dia 28 de novembro, de audincia pblica promovida pela Comisso Especial da Cmara dos Deputados que trata do Projeto do Novo Cdigo de Processo Civil. O Deputado Federal Jernimo Goergen (PP/RS), relator do Livro do Processo de Conhecimento e Cumprimento da Sentena da Comisso Especial e o Conselheiro Federal e ex-presidente da OAB/RS, Luiz Carlos Levenzon, que coordena o Grupo de Trabalho da Ordem gacha sobre a matria, estiveram presentes no painel. O evento foi realizado no Salo Nobre da Faculdade de Direito da UFRGS. A conferncia faz parte de debates estaduais que esto sendo promovidas pela Comisso Cmara e busca oferecer mais uma oportunidade para a participao de toda a sociedade no aperfeioamento do projeto. A Comisso formada pela OAB/SM enviou sua contribuio para a audincia pblica.
Expediente Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - Subseo de Santa Maria Rua Serafim Valandro, 1236 - Centro. CEP 97015-630. Fone/fax: (55) 3026 0201 www.oabsma.org.br Email:oabsma@oabsma.org.br Diretoria Executiva Presidente: Dr. Jos Fernando Lutz Coelho Vice-presidente: Dr. Pricles Lamartine Palma da Costa Secretria-geral: Dra. Noemy Cezar Bastos Arambur Secretria-geral adjunta: Dra. Dirce Marques da Rocha Trevisan Tesoureiro: Dr. Alessandro Oliveira Ramos Conselho Subseccional Dr. Aroldo Fagundes da Silva Dra. Claudete Magda Calderan Caldas Dr. Eduardo de Assis Brasil Rocha Dra. Ftima Beatriz Werner Ferreira Dr. Guilherme Crivellaro Becker Dr. Luciano Jos Tonel de Medeiros Dr. Marcelo Carlos Zampieri Dr. Mrcio de Souza Bernardes Dra. Sandra Mendona Dirk Dr. Tiago Fernndez Robinson

Carteiras OAB
Do dia 29 de setembro ao dia 28 de novembro de 2011, foram entregues pela OAB - Subseo de Santa Maria, 44 carteiras. Deste nmero, 30 so de Advogados e 14 de estagirios.

11/10/2011
Receberam as carteiras de estagirios : Cristiano D. Rabenschlag, Nelcy Madruga de Carvalho, Eduardo Rabenschlag, Leonardo R. dos Santos, Fernanda F. dos Santos, Carlos Djalma S. da Rosa, Luiz Felipe G. Ferreira.

29/09/2011 - O Dr. Jos Fernando Lutz Coelho entregou as carteiras da OAB para: Ana Paula Cabral Balim e Mariana Ziani de David (carteira de estagiria).

11/10/2011 - Receberam as carteiras profissionais da OAB, das mos do Dr. Jos Fernando : Thiago Sebastian Pellenz Silva e Ana Laura da Silva Benaduce.

03/11/2011 Recberam as carteiras da OAB: Marcos Buss Cezar (carteira estagirio), Antonio Carlos P. Camargo, Luiza Ferreira Odorissi, Graciele Rejane Berthold, Juliana Escobar Brger, Radams Comassetto Machado.

20/10/2011 - Leonardo Sagrilo Santiago, Dr. Jos Fernando Lutz Coelho, Gabriel Benetti Fragomeni e Fernanda Binotto Vizzotto.

11/11/2011 - O Dr. Pricles Lamartine Palma da Costa entregou a carteira da OAB para Kleiber Jos Buzzi Roque. Na foto com o Dr. Ricardo Coelho.

Assessoria de Imprensa e Comunicao: Priscila Saucedo. E-mail: priscila@oabsma.org.br Colaboraes: Adrieli Guidolin Rossi e Cintia Keplin Contato Comercial: Cintia Keplin, Priscila Saucedo Fotos: Adrieli Guidolin Rossi, Cintia Keplin, Priscila Saucedo, Tatiane Zuze Capa (arte): foto banco de imagens Impresso: Grfica Pallotti Tiragem: 2.400 exemplares Distribuio gratuita e dirigida. Opinies manifestadas em artigos so de responsabilidade de seus autores.

18/11/2011 Jos Francisco S. Lorenzo (carteira de estagirio), Marion Farias Rodrigues, Leandro Brutti da Silva, Dr. Jos Fernando Lutz Coelho, Andressa Lutz Schiaffino, e Elizete Helena Alves da Cruz.

18/11/2011 Luciana Marquetti de Souza, Fabiane Aline T. Goulart, Dr. Jos Fernando, Srgio Augusto R. de Oliveira, Luis Fernando Filippi dos Santos e Filipi Vasconcelos de Campos.

28/11/2011 O Dr. Pricles Lamartine P. da Costa entregou as carteiras da OAB para: Everton Filipetto Dall'Asta, Cleunice Therezinha M. Ruviaro, Gabriela H. Deiques Fleig, Ana Laura Christ, Bruno Filipini Abro, Guilherme Silveira Arboith.

28/11/2011 - Dr. Lucas Robinson, Vinicus Ruas Duarte (cart. estagirio), Carlos Alberto C. Pires (cart. estagirio), Josiele Kersting Petry, Dr. Pricles da Costa, Luana Palmiro Lencina, Renato Caetano Alves (cart. estagirio), Joracy dos Santos Bitencourt (cart. estagirio), Jaqueline Fogiatto Rossi e o pai, Jnio Antnio Rossi.

Comisso da Mulher Advogada


Espao de responsabilidade da Comisso da Mulher Advogada.

Comisso dos Advogados Criminalistas da OAB/SM


Algumas reflexes sobre os atos de improbidade administrativa: o princpio da legalidade e a necessidade de tipos precisos

06

Notcias
Advogados de Santa Maria agraciados com o Trofu Obirici 2011
A entrega do Trofu Obirici um evento que acontece h 20 anos, promovido pelo Jornalista Saul Jnior em parceria com Lester Comunicao. O Trofu conferido a pessoas que, em razo de sua atuao e conceito, fizeram por merecer o reconhecimento pblico. A 20 edio foi realizada no dia 12 de agosto de 2011, em Porto Alegre, onde foram agraciados dois Advogados de Santa Maria: Dr. Miguel Jos da Silva e Dr. Jos Carlos Martins Lemos, ambos com o Trofu Obirici Bronze. O mdico Santa-mariense, Dr. Pedro Cser tambm recebeu o mesmo Trofu. Em edies anteriores grandes personalidades j foram homenageadas, como Moacyr Scliar, Yeda Crusius, Mendes Ribeiro Filho, Paulo Paim, Fernando Luchese e Ivo Nesralla. Parabns aos representantes de Santa Maria. Na foto acima, o Dr. Miguel Jos da Silva com o Trofu, na companhia de sua esposa.

03

Mais um ano se vai, graas a Deus, mais um ano vem, para ...
Parece conversa de idoso, mas que passou rpido este ano passou. Hoje aqui estou para escrever o ltimo artigo do ano..., pensei, pensei... primeiramente, em escrever algo alegre, fechar o ano com um artigo de notcias leves, mas, a notcia do jornal A Razo desta segunda, dia 28 de novembro, falou mais alto. Trs dias depois do Dia Internacional da No Violncia Contra a Mulher, tivemos como manchete principal a morte de uma jovem de 23 anos de idade, por seu companheiro com 24 facadas. Parece que a evoluo da tecnologia, da informtica, da medicina e at das novas alteraes do Cdigo de Processo Penal e do Projeto do Cdigo de Processo Civil, no foram capazes de melhorar a questo da violncia contra as mulheres; pelo contrrio, os relacionamentos esto cada vez mais violentos. Felizmente, o caso de Canoas vivido por todo o Estado, via RBS, terminou bem, um homem aps discutir com a esposa, ameaava matar-se, mas acabou com um final feliz. Esse fato deixa claro que tanto a vtima como o agressor so pessoas doentes, que precisam de tratamento, pois o divrcio ir apenas trocar os personagens, mas no acabar com a violncia, fechar um ciclo e iniciar outro, pois o agressor e vtima acostumam com essa prtica. Por que tanta violncia? Por que tanta falta de pacincia? Onde erramos ao evoluir com a descoberta do boom das clulas tronco, por exemplo, mas retroagimos na relao homem-mulher. Nesses dez anos de trabalho voltado a defesa da mulher, constatei que todas as vtimas fatais viviam agresses reiteradas, que, iniciaram de modo psicolgico, moral, sexual, uma violncia domstica escondida, que ficava fora das estatsticas, por medo de represlias ou, no raro, por vergonha. Infelizmente, a emoo que era a base desses relacionamentos, gerava nelas, uma certeza um dia ele muda, eu o amo e o amor muda. J foi tema de novela quem ama no mata, dele se extrai duas concluses: para os romnticos ele no a amava, pois quem ama no mata. Para os mais cticos o ditado no verdadeiro. Outro dado relevante, que ressalta a importncia dos movimentos de conscientizao como a Semana da Mulher realizada no ms de maro, e a Semana da Mulher ocorrida em novembro, a percentagem de mulheres mortas no ano de 2010 que haviam apresentado queixas de violncia domstica. Uma em cada quatro vtimas no silenciou as agresses. No entanto, por acreditarem que o agressor mudaria de comportamento sozinho, que deixariam de agredi-las, que ficariam curados com o tempo, permitiram que suas agresses chegassem a morte. No ltimo final de semana, mais precisamente nos dois dias aps o Dia Internacional pela Eliminao da Violncia Contra as Mulheres, dados realam-se os nmeros de um drama social que envolve agresses, homicdios e tentativas de homicdio que, na cidade de Santa Maria foi de cinco registros: uma ameaa de facada, duas agresses fsicas, um espancamento, e a vtima fatal j citada. Em razo da nomeao por Portaria para integrar a Comisso Coordenadora da III Semana Municipal da Mulher, juntamente com a Dr Sandra Rebelato, a OAB, atravs da Comisso da Mulher Advogada, realizou, no ms de maro, vrias atividades de conscientizao, preveno e repreenso da violncia domstica. Posteriormente, na qualidade de Presidente do Conselho Municipal da Mulher, participei da 4 Conferncia Nacional de Polticas Pblicas para Mulheres, onde foi elaborado o projeto para o III Plano Nacional de Polticas Pblicas para Mulheres, pois como sabido o maior entrave para a aplicao da Lei Maria da Penha, a falta de recursos, seja humano, seja financeiro, que advm ou depende de polticas pblicas. A atual gesto tem abraado a obra, esta a meta principal, porm, em momento algum descuidamos do papel social a sociedade como um todo, e a CEMA como parte fundamental dos Direitos da Mulher, fecha o ano com a participao na 4 Conferncia Nacional em Braslia, pois no podemos ser espectadores desta violncia que tem ceifado mulheres, esposas, filhas, deixando uma sociedade rf de pai e me, pois no podemos esquecer que, enquanto a me vai para o tmulo, o pai vai para o presdio. A CEMA na pessoa de sua Presidente, deseja a todos os colegas um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de felicidades ... e PAZ. Noemy Cezar Bastos Arambur Presidente da CEMA Santa Maria.

Tem-se observado, no exerccio da advocacia, um nmero crescente de aes civis pblicas por atos de improbidade administrativa, muitas delas sustentadas em imputaes de condutas fticas imprecisas que genericamente afrontariam os princpios da administrao pblica. Tal impreciso, supem-se, se deve prpria disposio do art. 11 da Lei n. 8429/92 que, no caput, determina ser ato de improbidade qualquer conduta que atenta contra os princpios da administrao pblica. Seja esta ou outra razo tema que aqui no h espao para ser explorado traar-se- algumas linhas que representam impresses, ainda incipientes, resultantes de um olhar constitucional lanado sobre a matria. Eis a premissa de que se parte: a necessidade de cotejar tais aes com a principiologia estabelecida na Constituio, principiologia que acaba por formatar o Estado de Direito brasileiro, justamente porque a Carta Magna um modelo de arrumao axiolgica da sociedade e do sistema jurdico, reflexo direto do prprio modo de pensar e ser comunitrio. Tal modelo de Estado, em termos amplos, encerra a ideia de submisso de todo o aparato estatal ordem jurdico-constitucional, a previso e efetivao de direitos e garantias fundamentais e a de segurana jurdica. Nesse contexto sistmico, o legislador constitucional tutelou de forma expressa o princpio da legalidade como forma de dar existncia concreta ao Estado de Direito. Por palavras mais precisas, o princpio da legalidade delimita a atuao estatal, consagra o sistema de direitos e garantias fundamentais, produz segurana jurdica e, com isso, torna efetiva a noo de Estado de Direto ao passo que o torna palpvel, objetivado, com existncia real. Nesse cenrio constitucional, h de se perceber que a legalidade tem duplo significado: a) para o Estado, impe-se que seus agentes somente atuem se a lei permitir e nos exatos limites nela estabelecidos; b) para o cidado, impe-se que deixe de fazer ou faa o que a lei determinar, por outras, pode agir livremente desde que a lei no estabelea proibio. Com o primado da lei, cessa o privilgio da vontade individual do detentor do poder e se consagra a norma como expresso da vontade coletiva, a vontade geral do povo, fonte suprema do Direito. No mbito da improbidade administrativa, partindo do contexto sistmico tecido pela Constituio Federal, a segurana jurdica s se efetiva, se a construo do ilcito de improbidade pautar-se por processo meticuloso que jamais poder desrespeitar direitos e garantias fundamentais. Assim, o poder legislativo, ao exercer a atividade de legislar sobre atos de improbidade deve faz-la de modo a tornar claro, na lei, quais os atos configuram improbidade, de forma que o destinatrio da norma tenha segurana de que est agindo ou no conforme a lei e, assim, caso seja acusado por t-los cometido, possa saber como e de que dever se defender. inevitvel, portanto, se exigir que o ato de improbidade seja construdo numa frmula legal, num tipo-de-ilcito de improbidade, numa estrutura que no poder ser uma construo arbitrria e livre, afeta discricionariedade dos agentes estatais, mas uma estrutura que decorre do real verdadeiro, submetido a uma valorao precisa no que tange conduta e ao objeto de proteo normativa. Por respeito ao princpio da legalidade e efetivao da segurana, portanto, o ilcito administrativo deve revestir-se das garantias prprias da legalidade penal. Desse modo, aquela premissa fixada no incio redunda irremissivelmente na exigncia referida e, da, pode-se apontar algumas consequncias diretas: a) a lei, somente de forma prvia, pode instituir o ato de improbidade e sua respectiva punio; b) somente a lei em sentido estrito pode criar tipo-de-ilcito de improbidade; c) havendo lacuna em qualquer norma sobre improbidade administrativa, fica vedada a analogia que, de alguma forma, prejudique o acusado; d) o tipo-de-ilcito de improbidade deve ser expresso e claro, tanto ao que tange a elementos objetivos quanto a subjetivos. Logo, a punio por ato de improbidade na forma culposa, depende de expressa previso legal; e) a matria da proibio, que d contedo ao ato de improbidade, deve ser precisa. Assim, a conduta e o objeto de proteo da norma devem ser individualizados. Dessarte, observada aquela premissa constitucional, parece ser inevitvel concluir que, no mbito dos atos de improbidade necessariamente concretizados num tipo-de-ilcito , o legislador no poderia fazer uso de normas muito abrangentes e nem valer-se de condutas genricas, de conceitos vagos e de objetos de proteo sobre os quais no h unanimidade e preciso conceitual, como o caso dos princpios da administrao pblica.
Fbio Freitas Dias Membro da Comisso dos Advogados Criminalista da OAB/SM.

Comisso Mista da Justia do Trabalho


A OAB/SM passa a agregar maiores esforos na defesa dos interesses e prerrogativas dos Advogados e clientes, com a criao da Comisso Mista da Justia do Trabalho. A comisso formada pelos representantes da OAB, Dr. Alessandro Oliveira Ramos e Dra. Noemy Bastos Arambur, conjuntamente com o Poder Judicirio, na pessoa do Dr. Gustavo Fontoura Vieira. A inteno da Comisso que em pretenses gerais se alcance um elevado padro de efetividade jurisdicional, entre tanto, outros assuntos e matrias merecedoras de destaque e passveis abordagens.

Conforme Lamachia, o Tribunal de tica e Disciplina est aplicando centenas de suspenses nos ltimos anos. Desta forma, os profissionais ficam impedidos de exercer a atividade por determinado perodo. " importante que a atuao da Ordem tenha a marca da transparncia. Assim que tomamos conhecimento de irregularidades cometidas por profissionais, a entidade aplica medidas enrgicas para combater atos contrrios ao EAOAB e valorizar a classe como um todo, e, principalmente, beneficiando a sociedade", ressaltou. Excluses Nos ltimos meses, o Conselho Pleno da OAB/RS vem decidindo pela excluso definitiva da entidade de profissionais com histrico de reiteradas suspenses e condutas incompatveis com a advocacia. J foram excludos 16 advogados dos seus quadros. Os processos referentes ao advogado excludo, que fica impedido de exercer a advocacia, tramitam sob sigilo por determinao legal at o trnsito em julgado. As decises da OAB/RS so cabveis de recurso ao CFOAB. Lamachia destacou que as decises do Conselho Pleno reafirmam que a Ordem permanece atenta e vigilante, no admitindo que seus inscritos tenham condutas que afrontem a tica na advocacia. Aps a excluso definitiva, a OAB/RS ainda publica nos jornais de grande circulao do Estado um edital comunicando os nomes dos profissionais excludos. Publicidade irregular na advocacia Para combater a publicidade irregular na advocacia, Lamachia salientou que a Comisso de Fiscalizao do Exerccio Profissional (CFEP) est atuando por meio de notificaes enviadas aos escritrios de advocacia que esto descumprindo o Estatuto da OAB. Para o presidente da OAB/RS, a medida vai ao encontro da posio de exercer uma fiscalizao firme sobre a propaganda irregular e que a maioria dos escritrios notificados firmando Termo de Ajustamento de Vice-presidente da OAB/SM, Dr. Conduta, determinando um prazo para que o profissional ou o Pricles da Costa representou a escritrio se adquem s regras estatutrias.
Instituio .

Fonte: Guilherme Castelli - OAB/RS

Entrega da Medalha Carlos Maximiliano


No dia 21 de outubro, o presidente da OAB/SM, Dr. Jos Fernando Lutz Coelho e o vice, Dr. Pricles Lamartine Palma da Costa, na mesma ocasio da homenagem aos Advogados Jubilados da OAB/SM, entregaram a premiao aos primeiros lugares do Concurso de Artigo Jurdico - Edio Comemorativa do Dia do Advogado - O Aviltamento dos honorrios Advocatcios. Os vencedores do concurso foram agraciados com certificado e com a Medalha Ministro Carlos Maximiliano. Na categoria profissional o artigo premiado foi O princpio Fundamental da Dignidade Humana e o Aviltamento dos Honorrios Advocatcios, da Dra. Daniela Vasconcellos Gomes, Advogada de Farroupilha que veio Santa Maria receber a homenagem. Na categoria acadmico, o vencedor foi Lenadro Dani (aluno da FADISMA), com o tema: A Luta contra o Aviltamento dos Honorrios Advocatcios: um enfoque histrico, tico e regular.

Projeto para Criao da 3 Vara do Trabalho de Santa Maria


A direo Foro Trabalhista de Santa Maria realizou no dia 06 de outubro, um evento para entrega formal de estudo estatstico junto administrao do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, para a criao da Terceira Vara do Trabalho na cidade. O Juiz diretor do Foro Trabalhista de Santa Maria, Dr. Gustavo Fontoura Vieira, entregou o documento ao Desembargador Joo Pedro Silvestrin, que na ocasio representou o presidente da Instituio, o Desembargador e ex-presidende da OAB/SM, Dr. Carlos Alberto Robinson. Segundo dados da Justia do Trabalho, Santa Maria tem uma jurisdio de 17 municpios que somam quase 384 habitantes para apenas 2 juzes. A mdia de processos nos ltimos trs anos, foi de 1.350 novas aes em cada Vara do Trabalho. Um grupo de trabalho do TRT-RS analisar o pedido de Santa Maria, podendo inclu-lo em futuro projeto de lei para criao de novas unidades no Rio Grande do Sul. Alm do presidente da OAB/SM, Dr. Jos Fernando Lutz Coelho que representou a Instituio, participaram do evento representantes do Executivo, Legislativo e entidades sindicais.

Colgio de Presidentes de Subsees da OAB/RS em Uruguaiana


A cerimnia de abertura do Colgio de Presidentes da OAB/RS, ocorrida na noite do dia 27 de outubro em Uruguaiana, foi marcada pela emoo. Ainda abalados pelo recente falecimento da presidente da subseo de Rio Pardo, Dra. Vera Regina Giuliani de Cruzeiro, vtima de um acidente de automvel no incio da semana, os participantes prestaram homenagem advogada com uma salva de palmas. O presidente da Subseo local, Roberto Duro Gick, classificou como uma grande honra sediar o evento e ressaltou o "prestgio mpar" que a entidade vem alcanando frente sociedade. O presidente da CAA/RS e da Concad Coordenao Nacional das Caixas de Assistncia dos Advogados, Arnaldo de Arajo Guimares falou do projeto em franca expanso - de interiorizao que vem sendo feito na entidade. Estamos, cada vez mais, cuidando da sade dos advogados gachos. Colgio de Uruguaiana: tica na advocacia e fiscalizao da propaganda irregular Em Uruguaiana, o Colgio de Presidentes da OAB/RS abordou a atuao firme para coibir desvios ticos no exerccio da advocacia, por meio de suspenses de profissionais, e, at mesmo, com excluses de inscritos dos quadros da entidade.

Dr. Jos Fernando, Leandro Dani e os pais, durante a entrega da Medalha.

Dra. Daniela Vasconcellos acompanhada do marido e do presidente da OAB/SM.

Campeonato de Futebol foi promovido pela OAB/SM


Representando a A OAB Subseo de Santa Maria, os Drs. Pedro Barcellos e Giovano Oliveira organizaram um Campeonato de Futebol no ms de o u t u b r o . O Campeonato foi realizado no dia 30/10, no Complexo Desportivo Getlio da Costa. Na foto os participantes dos 1 e 2 lugares.

Entrevista
Finalizando as edies do ano de 2011, o Jornal OAB/SM traz a entrevista do Conselheiro, Dr. Guilherme Crivellaro Becker.
Dr. Guilherme, quando e como surgiu o interesse em integrar o Conselho da OAB/SM? Iniciei minhas atividades junto ao Conselho da OAB/SM na gesto anterior, interessado em inviabilizar condutas isoladas de maus profissionais que acabam por macular a imagem da advocacia. Quais as suas principais atribuies como Conselheiro da Subseo? As atribuies de um conselheiro so relacionadas instruo e julgamento dos processos ticos, situao que se pode dizer singular para o advogado, leva a reflexo de que julgar no menos difcil que defender ou acusar em um processo. A atual gesto assumiu o compromisso de ter ateno especial para a conduta dos Advogados, no intuito de guarnecer a respeitabilidade que a classe merece. Quais os procedimentos adotados para a realizao desse trabalho? Tratar, sobretudo, com seriedade e rigor os atos atentatrios a dignidade da profisso, combater qualquer ato ou fato que tenha o propsito vil de denegrir, desmerecer a imagem e o ofcio desempenhado pelo advogado. Na sua opinio, os colegas tm respeitado a disciplina e a tica no exerccio da profisso? Assim como ocorre em muitas outras profisses, pude perceber nestes mais de dez anos de advocacia que geralmente so sempre os mesmos colegas envolvidos em questes ticas, ou seja, sempre uma minoria que acaba por macular a imagem de toda uma classe. O mau profissional no exclusividade da advocacia. Qual a sua opinio sobre o nvel de exigncia da atual prova da OAB? Concordo com o atual nvel de exigncia da prova da OAB, pois meio que testa a qualidade dos cursos jurdicos e do bacharel em Direito, sendo importante o exame para selecionar o profissional minimamente apto a encarar o mercado de trabalho. Sabemos, at mesmo por tratarmos das questes ticas que envolvem o exerccio da nossa profisso, que o advogado ao no observar os valores ticos e o conhecimento jurdico adequado poder causar problemas significativos aos que pleiteiam por meio dele a tutela estatal. O que tens a dizer aos colegas? Tenho que a profisso que escolhemos no para os fracos, temos que trabalhar muito, trabalho duro, a qualquer hora, ter pacincia para solucionar os conflitos, saber saborear as vitrias, mas tambm saber sofrer derrotas, sem, contudo, se deixar abater, acovardar ou desistir, pois aceitar a derrota no significa ser derrotado, mas sim respeitar o que no lhe favorvel, buscando, dentro dos procedimentos legais, reverter situao, quando possvel, e sobretudo fazer da derrota verdadeiro aprendizado. Temos que ter criatividade para buscar a soluo para o problema do cliente, que nem sempre atravs de ao judicial, ser sincero para dizer ao cliente que a causa difcil, explicando de forma clara os riscos da demanda, no causando falsas expectativas naqueles que nos confiaram a causa. Temos que defender os direitos do cliente, sem descurar da tica e da moral. Perfil Naturalidade: Santiago/RS Formou-se quando e onde: Em 1998, na Unicruz Exerceu e/ou exerce a profisso como: Advogado atuante na rea Cvel Estado Civil: Unio Estvel Time: Grmio Uma bebida, culinria preferida, um lugar: No tenho hbitos sofisticados, gosto de cerveja, de comida italiana, e um lugar, a Itlia. O que te deixa feliz: a conjuno e simplicidade de pequenos atos da vida o sorriso de minhas filhas, a companhia e cumplicidade da esposa, uma conversa com os amigos, o sair para trabalhar, o chegar do trabalho, um domingo de sol, um dia de chuva, um chimarro, um churrasco, uma cerveja bem gelada, um grito de goooool do grmio, um muito obrigado, etc. O que no precisava existir: A fome, o preconceito Uma frase ou uma palavra: Costumo voltar atrs sim. No tenho compromisso com o erro. (Juscelino Kubitscheck de Oliveira)

04
Artigo Comisso de Direitos Humanos OAB: Novas Prticas de Democratizao para o Acesso Justia
Nunca sofre o homem mais do que quando, em vez de encontrar o amor e a benevolncia, que espera, nem sequer encontra a mais simples justia, e deve submeter-se a um injusto tratamento. - Karl Robert Eduard Von Hartmann -

OAB em Pauta
Advogados da OAB - Subseo de Santa Maria participam de Solenidade de Jubilamento

05

A sociedade contempornea sofre transformaes que atingem valores antes considerados essenciais na convivncia e no estabelecimento da ordem democrtica. Consequentemente, h uma crise de valores em que alguns desaparecem e outros so questionados, prevalecendo, muitas vezes, os interesses pessoais em detrimento dos princpios que norteiam o cotidiano das pessoas, como, por exemplo, a falta de conhecimento dos indivduos - independentemente de classe social - a respeito dos seus direitos fundamentais, o que gera a ignorncia tambm sobre os direitos dos demais. Todos os seres humanos deveriam ter asseguradas, desde o nascimento, plenas condies para se tornarem cidados produtivos e beneficirios de uma sociedade justa. Como esta uma utopia ainda por se realizar, desde a convivncia dos homindeos nas cavernas e sua rude rede de comunicao, at a mais avanada troca de informao no espao ciberntico e no mundo da robtica do sculo XXI, que, mesmo com seus computadores de ltima gerao, tem-se notrio e latente que a cada vez mais os Direitos Humanos vm permeando os anseios do homem por uma convivncia livre, igualitria e cooperativa. Seguindo essa evoluo, a defesa intransigente dos Direitos Humanos passa a ser condio sine qua non de naes que, como o Brasil, tem condies para se tornarem potncias, mas devem voltar os olhos e as aes, principalmente, para o desenvolvimento do seu povo. Essa realidade afeta diretamente o acesso justia, pois o sentimento de descrdito em relao ao Poder Judicirio tornou-se voz corrente entre a populao. Sendo assim, responsabilidade de toda a sociedade e do Estado comprometer-se nesse processo moroso e rido de fazer com que a dignidade da pessoa humana saia do papel e se concretize, afinal, diminuindo as desigualdades sociais. Dentre os quadros de realidade com as quais somos forados a conviver hoje, figuram, para nossa tristeza, a violao cotidiana e implacvel dos Direitos Humanos. Consequncia dessa sndrome desastrosa o declnio da qualidade de vida e a degradao dos servios pblicos cuja responsabilidade cabe ao Estado. Desta forma, claro est que o acesso democrtico e pleno justia no encontra suporte para ser alcanado diante das desigualdades sociais existentes no Brasil, o que leva a populao menos favorecida a ficar numa posio de desigualdades na relao processual. Para tanto, a subseo da Ordem dos Advogados do Brasil no Municpio de Santa Maria, instituiu a Comisso de Direitos Humanos, visando preencher a lacuna estatal, para fazer valer aos cidados, o quanto possvel, aqueles direitos e garantias fundamentais insculpidos na Carta Magna, pois acreditamos que no basta ser cidado de direito, necessrio que aquele menos favorecido deixe de ser violado na sua dignidade, nos seus direitos bsicos constitucionalmente assegurados. A Comisso se rene ordinariamente a cada 15 dias, para discutir expedientes a serem realizados e acompanhar tudo que j est em execuo. Reunies extraordinrias so realizadas para a anlise de casos concretos de acordo com a urgncia e a necessidade. O trabalho prestado pela presente Comisso ser o de proporcionar acesso justia quela parcela da populao que dela necessita, no limitando-se, porm, to somente admisso ao processo, mas tambm o fazendo como ferramenta de busca de direitos, incluindo-se a orientao pr e ps-processual, ou seja, o que se quer com este projeto amenizar a crise pela qual passa o Judicirio e suas implicaes atuais, para que o acesso justia se concretize de fato, procurando explorar algumas das novas prticas de democratizao das instituies estatais. Afinal esta a finalidade maior da jurisdio e dos atuais militantes da Comisso de Direitos Humanos: satisfazer, atravs do seu exerccio, o interesse da prpria sociedade. Assim, com a publicao da Portaria 017/2011 da OAB, subseo de Santa Maria, nomeouse os integrantes da Comisso de Direitos Humanos, que tm como objetivo a concretizao, a defesa e promoo da dignidade da pessoa humana e dos direitos a ela inerentes, bem como, a partir do comprometimento com os valores morais e o zelo pela tica, construir um instrumento de aprimoramento humano e profissional, que busque, atravs da prestao de servio jurdico qualificado e gratuito, a construo efetiva de cidadania. Esperemos que a realidade brasileira mude para melhor e uma cultura dos Direitos Humanos esteja sendo gerada a partir do nosso trabalho e dos que nos sucedem na defesa dos direitos humanos aqui e em qualquer outro Estado, Municpio ou Nao. Assim, estaremos educando esta e as novas geraes no respeito vida, liberdade, igualdade, dignidade e ao pleno desenvolvimento da personalidade de cada um.
Comisso de Direitos Humanos da Subseo de Santa Maria da Ordem dos Advogados do Brasil Dra. Paloma Choucio de Soto.

No dia 21 de outubro de 2011, a OAB Subseo de Santa Maria prestou uma homenagem aos Advogados Jubilados da Subseo. O Presidente, Dr. Jos Fernando Lutz Coelho e o Vice-presidente, Dr. Pricles Lamartine Palma da Costa, recepcionaram sete jubilados e dois familiares que foram representando os Advogados, durante um almoo para entrega dos diplomas e homenagens. A solenidade foi repleta de bons momentos, onde os presentes trocaram palavras de emoo, saudosismo e contaram suas histrias. Familiares e amigos acompanharam os homenageados. Os Advogados Jubilados: Dr. Antonio Carlos Filippe, Dra. Cleusa Peres Marques dos Santos, Dr. Diego Daniel Saldanha de Vargas, Dr. Ervandil Rodrigues Reis representado pelos filhos, Drs. Ricardo e Sandra Reis, Dra. Neidi Lilhane Ritterbusch de Oliveira representada pela neta, Dra. Fabiana Ritterbusch de Oliveira Jobim, Dra. Neuza Teixeira Ellwanger, Dr. Nvio Bell Cancian, Dr. Severino Jose da Silva Netto e Dra. Wilma Berenice Abelim de Mello. Em outra ocasio o Dr. Veroni Miguel Bertoldo Pigatto tambm recebeu homenagem e o diploma de jubilado.

Almoo de fim de ano


Data: 17/12/2011 - Hora: 11h - Local: Restaurante Estncia do Minuano Valor por pessoa: R$25,00

Convites venda na Sede da OAB/SM, nas salas da OAB das Justias Federal, Estadual e do Trabalho.

Entrada: salsicho e corao de frango. Churrasco: carnes de gado (picanha, maminha e costela), ovelha e lombinho suno. Acompanhamentos do Churrasco: mandioca, polenta frita, po e risoto de frango. Saladas: maionese e variedade de legumes. Sobremesa: Sagu com creme, doce de abbora, ambrosia, mousse de maracuj, pudim de leite e torta de morango.

You might also like