You are on page 1of 13

AVALIAO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIAIS DO MANEJO DE FLORESTAS NATIVAS INTRODUO A AIAS uma ferramenta que permite identificar e avaliar

r simultaneamente e de forma transparente, os efeitos de operaes e de atividades, por exemplo, no manejo florestal, nos meios fsico, biolgico e social. O princpio bsico da avaliao de impactos ambientais e sociais (AIAS) precaver-se de executar aes ou atividades que causam impactos negativos. A AIAS um valioso instrumento para gesto do manejo florestal, sendo, portanto, um meio de examinar, a priori, e de monitorar, a posteriori, as atividades de manejo florestal em termos dos efeitos que elas causam no ambiente ecolgico e social. Permite no s examinar os efeitos de alternativas de manejo, mas tambm de atividades especficas, bem como decidir pela implementao daquelas que causam menos efeitos ambientais e sociais adversos. Quanto mais precocemente forem avaliados os impactos ambientais e sociais adversos, mais vivel ser evit-los e mitig-los. Assim sendo, mais vivel alterar um planejamento do que mudar um projeto em andamento e mais fcil alterar um projeto no estgio inicial de realizao do que no estgio final. Por conseguinte, a nfase sempre a preveno de efeitos negativos, ao invs da cura ou correo (HIGMAN et al., 2005).

CONCEITOS BSICOS

Fator ambiental elemento do meio abitico (ar, gua, solo); do meio bitico (vegetao e fauna); e do meio socioeconmico (emprego, renda, sade, educao, infraestruturas, estrutura fundiria, fixao do homem terra, paisagismo, desenvolvimento local e regional). Impacto ambiental qualquer modificao do meio ambiente, adversa ou benfica, que resulte, no todo ou parte, das atividades, produtos ou servios de uma organizao (ABNT NBR 14789, 2001). Impactos ambientais e sociais podem ocorrer em quaisquer atividades produtivas.

Importncia de um impacto ambiental - a ponderao do grau de significncia de um impacto em relao ao fator ambiental afetado e a outros impactos (MOREIRA, 1985; LDKE et al., 2001). Magnitude de um impacto ambiental - a grandeza de um impacto em termos absolutos, ou seja, a medida de alterao no valor de um fator ou parmetro ambiental, em termos quantitativos ou qualitativos. No clculo da magnitude deve ser considerado o grau de intensidade, a periodicidade e a amplitude temporal do impacto avaliado (MOREIRA, 1985; LDKE et al., 2001).

MTODOS DE AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL

1.1.

1.2.

1.3.

Mtodo Ad hoc utiliza a prtica de reunies entre especialistas de diversas reas, para se obterem dados e informaes, em tempo reduzido, para a concluso da avaliao. recomendado quando no se dispe de tempo suficiente para realizao de uma avaliao mais adequada (SILVA, 1994). Mtodo da Listagem de Controle (Check-list) rpido e fcil de aplicar e adequa-se bem ao Mtodo ad hoc. Utiliza os tipos de listagens: descritiva, comparativa, em questionrio e pondervel. Mtodo de Sobreposio de Cartas (Overlay mapping) utiliza-se de tcnicas de Sistemas de Informaes Geogrficas (SIG) e assistido por computador. Permite a aquisio, o armazenamento, a anlise e a representao de dados ambientais. Enfim, elabora e sobrepe cartas temticas (solo, hidrografia, rede viria, declividade, uso atual e legal das terras). Portanto, permite o prognstico de diferentes cenrios.

1.1.

1.2.

1.3.

Mtodo dos Modelos de Simulao utiliza modelos matemticos e simula a estrutura e o funcionamento dos sistemas ambientais. , portanto, uma abstrao da realidade (SILVA, 1994). Mtodo das Matrizes de Interao utiliza uma matriz para analisar os impactos de cada atividade com o fator ambiental relacionado. Assemelha-se listagem de controle bidimensional. As linhas representam as atividades impactantes e as colunas, os fatores ambientais afetados. Mtodo das Redes de Interao permite estabelecer a seqncia dos impactos ambientais desencadeados por uma ao ambiental ou atividade de manejo. Ou seja, possibilita demonstrar como os efeitos de uma atividade repercutem de um determinado meio para outro.

FATORES AMBIENTAIS

4.1. Meio fsico ar, recursos edficos.

recursos

hdricos

4.2. Meio bitico flora terrestre, flora aqutica, fauna terrestre e fauna aqutica. 4.3. Meio antrpico estrutura fundiria, fixao do homem terra, empregos, rendas, desenvolvimento local e regional, paisagem.

CRITRIOS DE AVALIAO QUALITATIVA


Valor (+;-) interpreta-se como impacto positivo ou benfico (+), quando a realizao de uma atividade repercute positivamente na qualidade do fator ambiental considerado; e negativo ou adverso (), quando a atividade causa um dano qualidade do fator analisado. 5.2. Ordem o impacto da atividade no fator ambiental pode ser direto, indireto, primrio, secundrio. 5.3. Espao o impacto da atividade no fator ambiental pode ser local, regional ou estratgico. 5.4. Tempo o impacto da atividade no fator ambiental ocorrer no curto, mdio ou longo prazo. pode

5.5. Dinmica - o impacto da atividade no fator ambiental, pode ser temporrio, cclico ou permanente. 5.6. Plstica O impacto da atividade no fator ambiental pode ser reversvel ou irreversvel.

ETAPAS DE UMA AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL E SOCIAL (AIAS) 1. Definio das partes interessadas Consiste em organizar uma equipe multidisciplinar, j que a AIAS requer conhecimentos tcnicos, ambientais e sociais diversificados e integrados porque as florestas nativas apresentam inmeros valores ambientais e socioeconmicos, alm de ser um bem pblico 2. Definio do contedo do documento Por mais cuidadosamente que seja planejado e executado o manejo de uma floresta natural para produo de madeira e, ou de produtos florestais no-madeireiros, as operaes causaro impactos negativos e, indubitavelmente muitos impactos ambientais e socioeconmicos positivos e significativos. importante listar e analisar as operaes florestais factveis de impactar os elementos dos meios fsico, bitico e socioeconmico. Tem por objetivo: decidir que aes devem ser analisadas e quais no precisam serem investigadas; definir como os dados bsicos devem ser coletados; identificar o mtodo mais apropriado para avaliar ou predizer os impactos ambientais e socioeconmicos; e identificar os mtodos adequados para decidir se os impactos so relevantes.

3. Coleta e analise de dados tcnicos, ambientais e socioeconmicos A coleta de dados do meio fsico, bitico e socioeconmico importante para entender a situao pr-existente e monitorar as situaes presentes e futuras do ambiente. nfase deve ser dedicada s operaes que causam impactos negativos relevantes. 4. Identificao e avaliao da significncia dos impactos ambientais e sociais Identificao e avaliao da significncia dos impactos ambientais e sociais Dependendo da escala do projeto, o manejo florestal sustentado para uso mltiplo de floresta natural, compreende uma srie de atividades (Quadro 1), que podem ser classificadas em: atividades de pr-colheita; atividades de colheita; e atividades de ps-colheita. Os impactos que estas atividades podem causar nos fatores ambientais podem ser avaliados de forma qualitativa e, ou quantitativa, tendo sempre como referncia as condies de floresta no-exploradas ou nomanejadas, ou seja, as condies de floresta em pr-explorao.

5. Identificao das medidas ou aes mitigadoras ou alternativas Aes mitigadoras precisam ser desenvolvidas e implementadas para minimizar ou eliminar impactos ambientais e sociais negativos. Aes alternativas precisam ser planejadas e executadas nas situaes em que os impactos so potencialmente muito severos ou no podem ser minimizados ou eliminados. 6. Elaborao do relatrio de impacto ambiental e social (RIAS) O relatrio deve conter: 1) os registros do processo de avaliao, detalhando os mtodos empregados e os resultados da avaliao; 2) informaes dos impactos potencial e real das atividades de manejo e identificar as aes mitigadoras ou alternativas; e 3) as bases para consultas e negociaes com as partes interessadas (stakeholders). Um relatrio conclusivo deve ser elaborado numa linguagem mais compreensvel e objetiva, ilustrado por mapas, figuras, tabelas e grficos, para a divulgao dos resultados dos estudos de impacto ambiental e social.

FASE

Descrio das operaes/ atividades Primeira Colheita

Grau de significncia

Mapeamento e zoneamento da rea total da propriedade (ATP), discriminando as reas de: preservao permanente (APP), reserva legal (ARL), floresta de produo (AFP), infra-estruturas, etc Inventrio florestal, por amostragem, da rea de floresta de produo (AFP) Processamento e anlises dos dados do inventrio florestal Elaborao do plano de manejo florestal sustentvel (PMFS) Aprovao do PMFS Elaborao do Plano Operacional Anual (POA) Confeco do(s) mapa(s) da AFP, com discriminao das unidades de produo anual (UPAs) e das reas preservadas (APPs) Seleo ou escolha da UPAj a ser colhida no ano n, sendo n, j = 1, 2, ..., ciclo de corte (cc) Confeco do mapa da UPAj, com discriminao das UTs ou talhes Abertura de picadas delimitadoras de UPAj e das respectivas UTs Confeco dos mapas das UTs para apoiar o inventrio de prospeco com mapeamento de rvores. Realizao do censo ou inventrio 100% ou de prospeco com mapeamento das rvores potencialmente explorveis das UTs. Planejamento da infra-estrutura principal (edificaes, acampamento, estradas e pontes ). PrColheita Planejamento de ptios de estocagem de madeiras ou esplanandas, estradas secundrias e ramais de arraste. Processamento dos dados do censo. Determinao do corte permissvel. Seleo e marcao das rvores para abate, includo direo de queda Confeco do mapa operacional, constando: reas preservadas; rvores matrizes, de colheita, de 2. Colheita, rvores preservadas; ptios; estradas principais e secundrias e ramais de arraste. Redao e aprovao do POA do ano n, sendo n = 1, 2, ..., cc. Demarcao da infra-estrutura principal (edificaes, acampamento, estradas, pontes, ptios de estocagem de madeiras). Construo da infra-estrutura principal (edificaes, acampamento, estradas e pontes ) Abertura de ptios principais. Abertura de ptios secundrios. Abertura de estradas secundrias. Abertura de ramais de arraste. Instalao e primeira medio das parcelas permanentes ou Primeiro Inventrio Florestal Contnuo (IFC1). Corte de cips nas UTs da UPA a ser colhida no ano n = 1, 2, ..., cc.

0 1 0 0 0 0 0 0 2 0 3 0 0 0 0 2 0 0 4 5 5 4 3 2 2 3

Teste de co. Limpeza da rvore e preparo da rea de fuga. Abate ou derrubada direcional. Traamentos do fuste e da copa e rebaixamento da galhada. Colheita Numerao dos tocos ou cepas. Identificao, numerao e cubagem das toras. Arraste de toras at o ptio de estocagem. Aps a Colheita Operaes de ptio de estocagem (aparar, classificar e empilhar toras) Carregamento e Transporte florestal Operaes de ptio de estocagem da indstria (descarregar, classificar, empilhar e expedio para processamento). Inventrio diagnstico das UTs para avaliar danos da colheita, isto , avaliar Psimpactos ambientais Colheita Inventrio Florestal Contnuo (IFC2) Primeiro Tratamento Silvicultural (TS1 ) Manuteno de infra-estuturas (edificaes, estradas, ptios de estocagem etc) Proteo florestal IFCj, para j = 3, 4, 5, 6, 7 e perodo de 4 a 5 anos at o cc Inventrio 100% ou de prospeco com mapeamento das rvores potencialmente explorveis na segunda colheita. Segunda Colheita

2 2 4 3 0 0 4 4 3 3 3 2 2 3 3 1 1 2

Avaliao Quantitativa de Danos de Colheita de Madeira

Para desenvolver um exemplo de avaliao de impactos da colheita de madeira na composio e na estrutura de uma floresta tropical foram analisados os dados de campo empregados nos estudos de Pinto (2000) e Pinto et al. (2002). Para isso, executou-se as amostragens para coletas de dados de campo em duas reas independentes de florestas primrias de terra firme, sendo uma rea de floresta primria explorada (FExp) e em plena atividade de manejo, de 202 ha e uma rea testemunha de floresta primria no-explorada (FNExp) de 204 ha.

You might also like