You are on page 1of 2

Universidade: PUC Minas Faculdade: de Comunicao e Artes Curso: Comunicao Social Disciplina: Gesto de Negcios Professor: Jos Coelho

de Andrade Albino Nome do Empresrio: Nome da(s) Empresa(s): GRUPO Nome Telefone

Data de Entrega: 09/04/12

E-mail: atendimentograduacao@uol.com.br

TRABALHO 2 PERFIL DE EMPREENDEDORES DE SUCESSO

E-mail

INSTRUES: O xerox dos livros a serem analisados encontram-se na Papelaria Unipaper. As anlises devero ter embasamento terico extrado dos textos 01 a 07 e 11 a 13 da Apostila de Textos Obrigatrios, tambm disponibilizada na Papelaria Unipaper para Xerox. Utilize tambm o texto Sujeitos Estrategistas disponibilizado no SGA. ATENO: O no comparecimento ao debate implica em nota ZERO na parte oral. Nestes casos, a nota da parte escrita do trabalho depender de sua entrega ANTES da discusso em sala de aula.

QUESTES (A) Como o contexto histrico influenciou a trajetria do empresrio estudado?

(B) Quais os traos de personalidade mais marcantes do empresrio estudado? Como esses traos influenciaram sua trajetria pessoal e empresarial? At que ponto eles foram determinantes para o sucesso do seu empreendimento? Como esses traos interferiram na escolha do ramo de negcio, assim como no tipo de empresa e no modelo de gesto adotado?

(C) Quais fatores contextuais/conjunturais mais influenciaram a trajetria do empresrio estudado? Como esses fatores influenciaram o ramo de negcios escolhido, assim como o tipo de empresa e o modelo de gesto adotado? Ambiente educacional e familiar Histrico profissional e no profissional Situao profissional e familiar Perspectivas de futuro profissional Momento histrico

(D) Quais so as competncias empreendedoras que o empresrio estudado demonstrou possuir? Como ele as adquiriu? Justifique sua resposta. (E) Elenque os valores e crenas esposados pelo empresrio estudado. Como estes valores e crenas contriburam para o sucesso do seu empreendimento? Justifique teoricamente sua resposta, assim como fornea exemplo. (F) Voc acredita que a receita de sucesso defendida pelo empresrio estudado se aplica a qualquer negcio? Por que? Justifique teoricamente sua resposta. Explique a trajetria do empresrio estudado, assim como o processo de formao da estratgia por ele adotada, a partir da perspectiva terica de Bourdieu (campo, habitus, capitais). Utilize, para tanto, o texto Sujeito Estratgista.
(G)

(H) Como surgiu a idia do negcio/empresa criado pelo empresrio estudado? Como ele identificou a oportunidade? Justifique teoricamente sua resposta. (I) Como o empresrio estudado obteve os recursos e as competncias necessrios ao desenvolvimento do seu negcio? Como sua trajetria pessoal/contexto/conjuntura poderiam explicar a aquisio dessas competncias? Justifique teoricamente sua resposta. (J) Como voc classificaria o tipo de empreendimento criado por ele? Justifique teoricamente sua resposta.
(K)

Empresa do tipo Estilo de Vida Empresa de Fundao Empresa de Alto Potencial

Com voc classificaria os tipos de inovao levadas a cabo pelo empresrio estudado? Exemplifique cada uma delas. Inovao radical X Inovao Incremental Inovao em produto X Inovao de mercado X Inovao em materiais X Inovao em processo X Inovao organizacional (pode haver mais de uma opo) Inovao puxada pela demanda (demand pull) X Inovao empurrada pela oferta (technological push) Estratgias de Inovao: inovao para o mercado X inovao para a empresa (L) O empresrio estudado obteve sucesso? De que tipo (tcnico/comercial/econmico)? Justifique sua resposta.

You might also like