You are on page 1of 10

PRINCPIOS DE SECAGEM

Como uma extensa quantidade de materiais so secos em equipamentos comerciais e os muitos tipos de equipamentos so utilizados, no existe uma teoria de secagem simples que cubra todos os materiais e tipos de secadores. As variaes na forma e tamanho do material, na umidade de equilbrio, no mecanismo de fluxo da umidade atravs dos slido, e o mtodo de fornecimento de calor necessrio para vaporizao; impedem um tratamento unificado. Dificilmente os secadores so desenhados pelo usurio, geralmente so adquiridos de companhias especializadas na fabricao de equipamentos de secagem. Perfil de Temperatura em Secadores A forma que a temperatura varia em um secador depende da natureza e do contedo de lquido, da temperatura do meio de aquecimento, do tempo de secagem, e da temperatura permitida para o slido seco. O modelo de variao, entretanto, similar de um secador para outro.

(1a) secador batelada

(1b) secador contracorrente

Figura 1: Perfil de temperatura em secadores Em um secador batelada, onde o meio de aquecimento est a uma temperatura constante, a temperatura do slido mido aumenta rapidamente de seu valor inicial T0 at a temperatura de vaporizao Tv. Em um secador no-adiabtico, sem gs de arraste, Tv essencialmente a temperatura de ebulio do lquido na presso predominante do secador. Se um gs de arraste utilizado, ou se o secador adiabtico, Tv est na temperatura de bulbo mido (que igual a temperatura de saturao adiabtica, se o gs for o ar e gua o lquido a ser evaporado) ou prxima a ela. A secagem ocorre a Tv por um perodo considervel, significando que o lquido pode ser vaporizado a uma temperatura bem abaixo da do meio de aquecimento. Nos estgios

finais de secagem, a temperatura aumenta at Tsf, que pode ser pouco acima de Tv, ou significativamente maior. Os mecanismos de secagem envolvidos nestas mudanas de temperatura sero posteriormente discutidos. O tempo de secagem indicado na Figura 1a pode ser de poucos segundos at algumas horas. Os slidos podem estar a Tv durante a maior parte do perodo de secagem ou durante uma pequena frao dele. A temperatura do meio de aquecimento pode ser constante, como mostrado, ou ser programada para mudar durante o processo de secagem. Em um secador contnuo cada partcula do slido passa por um ciclo similar ao mostrado na Figura 1a no caminho de entrada ao de sada do secador. Nas operaes no estado estacionrio a temperatura de qualquer ponto em um secador contnuo constante, mas varia ao longo do comprimento do secador. A Figura 1b mostra o modelo de temperatura para um secador adiabtico contracorrente. A entrada de slidos e a sada de gases esto na esquerda e a entrada de gs e sada de slidos esto na direita. Novamente os slidos so rapidamente aquecidos de T0 a Tv. A temperatura de vaporizao Tv e novamente constante uma vez que a temperatura de bulbo mido no muda (caso uma quantidade de calor for suprida indiretamente aos slidos, isto no ser verdadeiro). Prximo a entrada de gs os slidos podem ser aquecidos bem acima de Tv. O gs quente entra no secador a Tgi, usualmente com baixa umidade; resfriando-se rapidamente no incio, e posteriormente, de forma mais lenta com a diminuio da fora motriz (diferena de temperatura). A umidade aumenta regularmente pela retirada gradual de lquido vaporizado. Transferncia de Calor em Secadores A secagem de slidos midos por definio um processo trmico. Enquanto muitas vezes o processo torna-se complexo pela difuso atravs do slido ou atravs do gs, possvel secar muitos materiais meramente aquecendo-os acima do ponto de ebulio do lquido talvez bem acima, liberando os ltimos traos do material adsorvido. Os slidos midos, por exemplo, podem ser secos pela exposio a vapor superaquecido. Neste caso no h difuso; o problema somente de transferncia de calor. Na maioria dos processos adiabticos de secagem, a difuso quase sempre est presente, mas, normalmente, as taxas de secagem so limitadas pela transferncia de calor, e no pela transferncia de massa. Sendo assim, os princpios discutidos para a transferncia de calor podem ser usados no clculo/projeto de secadores. Muitos secadores, provavelmente a maioria, so projetados somente com base nas consideraes de transferncia de calor. Clculo da taxa de calor O calor deve ser aplicado ao secador para:

- aquecer a alimentao (slido e lquido/umidade) at a temperatura de vaporizao ; - vaporizar o lquido ; - aquecer o slido at a sua temperatura final ; - aquecer o vapor at a temperatura final. A vaporizao da gua o item mais significativo. Na maioria dos casos, a taxa total de transferncia de calor pode ser calculada da seguinte forma. Considerando ms a massa/vazo mssica seca de um slido a ser seco por unidade de tempo, e W0 e Wf a quantidade inicial e final de lquido por massa de slido seco, ento a quantidade de calor transmitido por unidade de massa do slido seco (qT/ms) dada por:

qT = cps (Tsf To ) +WocpL(Tv To ) + (Wo Wf ) +Wf cpL(Tsf Tv ) + (Wo Wf )cpv (Tvf Tv ) (1) & ms
Onde: T0 - temperatura de alimentao Tv - temperatura de vaporizao Tsf - temperatura do slido (final) Tvf - temperatura do vapor (final) - calor de vaporizao cps , cpL , cpv - calor especfico do slido, lquido e vapor

A Equao 1 baseada na mdia de calores especficos para as faixas de temperaturas envolvidas no processo e no calor de vaporizao a Tv. Entretanto, se a vaporizao ocorre acima da faixa de temperaturas, a equao ainda se aplica, porque a variao total de entalpia independente do caminho percorrido do estgio inicial at o estgio final. Em um secador adiabtico, Tv a temperatura de bulbo mido do gs e Tgi e Tgf so as temperaturas de entrada e sada do gs. O calor transferido aos slido, lquido e vapor, encontrado na Equao 1, corresponde ao resfriamento do gs. Para um secador adiabtico contnuo, o balano de energia fornece:

& qT = m g (1 + o )c so (Tgi Tgf )


Onde: mg - vazo mssica de gs seco Ho - umidade do gs na entrada cso - calor mido do gs na entrada

(2)

Coeficientes de transferncia de calor Em clculos de secadores aplica-se a equao bsica de transferncia de calor. qT = U A T (3)

Onde:

U - coeficiente global de transferncia de calor A - rea de transferncia T - diferena de temperatura mdia (no necessariamente a mdia logartmica)

Algumas vezes, A e T so conhecidos e a capacidade do secador pode ser estimada para um valor medido ou calculado de U. Entretanto, muitas vezes existe uma considervel incerteza com respeito a rea disponvel para a troca trmica. A superfcie que esta em contato com os slidos em secadores convectivos difcil de ser estimada e a superfcie total das partculas slidas expostas a uma superfcie aquecida, ou a um gs quente, raramente conhecida. Por tais razes, muitos secadores so projetados com base no coeficiente volumtrico de transferncia de calor Ua, onde a rea de transferncia de calor por volume do secador. A equao a seguinte: qT = Ua V T Onde: Ua - coeficiente volumtrico de transferncia de calor V - volume do secador
(4)

Para muitos secadores no existem correlaes disponveis e os coeficientes precisam ser encontrados experimentalmente. Muitas vezes, os coeficientes empricos esto baseados em definies arbitrrias de transferncia de calor e diferena mdia de temperaturas. Exemplos de correlaes empricas so dadas mais adiante, com uma discusso a respeito do tipo de secador ao qual ela se aplica. Unidades de Transferncia de Calor Alguns secadores adiabticos, especialmente secadores rotatrios so convenientemente avaliados em termos do nmero de unidades de transferncia que contm. Uma unidade de transferncia de calor a seo ou parte do equipamento na qual a mudana de temperatura em uma fase iguala a fora motriz mdia (diferena de temperatura) naquela seo. As unidades de transferncia podem ser baseadas na mudana de temperatura em qualquer uma das fases, mas em secadores so sempre baseadas no gs. O nmero de unidades de transferncia em um secador dado por:

Nt =

Tgi

Tgf

dTh Th Ts

ou

Nt =

Tgi Tgf T
(5,6)

Quando do contedo inicial de lquido alto, e a maioria do calor transferido por para sua evaporao, o T pode ser tomado como a diferena mdia logartmica entre as temperaturas de bulbo mido e bulbo seco; ento:

T = T L =

(Tgi Twb ) (Tgf Twa ) ln[(Tgi Twb ) /(Tgf Twa )

(7)

para o sistema ar-gua, Twb =Twa , e a Equao 7 torna-se:

N t = ln

Tgi Twb Tgf Twb


(8)

O comprimento de uma unidade de transferncia e o seu nmero apropriado so discutidos posteriormente. Transferncia de Massa em Secadores Em todos os secadores onde o gs passa sobre ou entre os slidos, a umidade precisa ser transferida da sua superfcie para o gs e, algumas vezes, atravs de canais interiores do slido. A resistncia transferncia de massa pode controlar a taxa de secagem. Isto ocorre, freqentemente, na secagem com circulao cruzada de fatias, lminas ou camadas de slidos. Do ponto de vista do gs, este tipo de secagem muito semelhante a umidificao adiabtica; do ponto de vista do slido, semelhante a evaporao, quando o slido esta bastante mido e com a dessoro de um solvente de um material adsorvente, quando o slido esta quase seco. A taxa mdia de transferncia de massa mv pode ser facilmente calculada pela relao:

& & mv = ms (Wo W f )


Se o gs entra com umidade H0, a umidade de sada Hf dada por:

(9)

f = o +

& m s (Wo W f ) & mg

logo:

f = o +

& mv & mg

(10,11)

A predio das taxas de transferncia de massa por unidade de rea, ou unidade de volume, complexa. Ela requer um conhecimento do mecanismo de movimentao do lquido e/ou do vapor atravs do slido e do complexo equilbrio entre o slido e o gs mido. Estudo de Caso - Secadores Rotatrios Um secador rotativo consiste em um cilindro giratrio, horizontal ou levemente inclinado com respeito a sada. A alimentao mida entra em uma das extremidades do cilindro e o material seco descarregado a partir da outra. Enquanto o casco gira, o material a ser seco borrifado pelo seu interior. Os secadores rotatrios so aquecidos pelo contato direto dos gases

com os slidos, com o gs quente passando por uma jaqueta interna, ou por vapor condensando em tubos longitudinais montados na superfcie interna do secador. A velocidade mssica permitida para o gs em um secador rotatrio depende das caractersticas do material (fazer p), variando de 2000 at 25.000 kg/m2h, para partculas grossas. As temperaturas de entrada so tipicamente de 120 a 175 C para ar aquecido por vapor, e de 550 a 800 C, para gases provenientes de fornalhas. O dimetro dos secadores varia de 1 a 3 metros, sendo a velocidade perifrica do casco de 20 a 25 m/min. Secadores rotatrios so projetados com base na transferncia de calor, sendo apresentada, a seguir, uma equao emprica para a estimativa do coeficiente volumtrico de transferncia de calor Ua:

0,5G 0, 67 Ua = D

(12)

onde Ua dado em Btu/ft3hF, G a velocidade mssica do gs, pela seo transversal do secador, [lb/ft2], e D, o dimetro do secador, [ft]. A taxa de transferncia de calor qT, a partir da Equao 4, dada:

0,5G 0, 67 qT = V T D
Onde:

(13)

V = volume do secador, [ft3] L = comprimento do secador, ft T = diferena de temperatura mdia, mdia logartmica das temperaturas de bulbo mido na entrada e sada do secador

Uma temperatura de sada adequada est associada com a economia do processo, podendo ser estimada pelas Equaes 6 ou 8; uma vez que, empiricamente, foi determinado que secadores rotatrios operam de forma mais econmica quando Nt esta entre 1,5 e 2,5. EXEMPLO: (pg. 796, McCabe - 4th ed.) Calcule o comprimento e o dimetro de um secador adiabtico rotatrio, para secar 2800 lbm/h (1270 kg/h) de um slido sensvel ao calor com um contedo inicial de umidade de 15% at um contedo final de 0,5% (ambos em base seca). Os slidos tm um calor especfico de 0,52 Btu/lbmF, so alimentados a 80F (26,7C) e no devem ser aquecidos a uma temperatura acima de 125F (51,7C). O ar de secagem est disponvel a 260F (126,7C), com umidade de 0,01 lbm de gua por lbm de ar seco. A mxima vazo mssica permitida para o ar de 700 lbm/ft2h (3420 kg/m2h). Soluo:

Considerando a sensibilidade dos slidos ao calor, ser utilizada uma operao em contracorrente. A temperatura de sada encontrada pela Equao 8, para secagem adiabtica. O nmero de unidades de transferncia 1,5. A temperatura de bulbo mido de entrada Twb, a partir da carta psicomtrica, 102F. Uma vez que Tgi 260F, pela Equao 8:

N t = 1,5 = ln

260 102 Tgf 102

Resolvendo, Tgf =137F, e a temperatura final do slido (Tsf) pode ser razoavelmente ajustada a temperatura mxima permitida, 125F. As outras constantes necessrias so: Calores especficos, [Btu/lbF]: Tambm: Wo = 0,15 ; , a 102F, = 1036 Btu/lbm
& m s = 2 . 800 lbm / h

cps = 0,52 ; cpv = 0,45 e CpL = 1,0 e

Wf = 0,005

A partir da Equao 9 (taxa mdia de transferncia de massa):


& m v = 2800 ( 0 ,15 0 , 005 ) = 406 lbm / h

A taxa de calor encontrada a partir da Equao 1:

qT = 0,52(125 80) + 0,15 *1,0(102 80) + (0,15 0,005) *1036 & ms + 0,005 * 1,0(125 102) + 0,145 * 0,45(137 102)
Como somente o primeiro e terceiro termos so significantes, temos: qT = 179,3 * 2800 = 502.040 Btu/h A taxa de fluxo de entrada de ar encontrada a partir do balano de calor e do calor mido cso (Equao 2). Da carta psicomtrica, cso = 0,245 Btu/lbF. Ento:

& m g (1 + o ) =

qT 502.040 = = 16.660lbm / h c so (Tgi Tgf ) 0,245(260 137)


e mg =16660/1,01 = 16.495 lbm/h ar seco

Desta forma: H0 = 0,01

A umidade de sada obtida a partir da Equao 10:

f = 0,01 +

406 = 0,0346 lbm / lbm 16.495

Na temperatura de bulbo seco (Tgf) de 137F, a temperatura de bulbo mido (Twa), para Hf = 0,0346, 102F, sendo igual a Twb (como deveria ser para a secagem adiabtica). O dimetro do secador determinado a partir da velocidade mssica permitida e da taxa de fluxo do ar de entrada. Para G=700 lb/ft2h, a seo transversal do secador ser 16.600/700 = 23,8 ft2, cujo dimetro :

4 * 23,8 D=

0,5

= 5,5 ft

O comprimento do secador dado pela equao: Mdia logartmica das diferenas de temperatura:

L=

qT 0,125 * DG 0,67 T

T =

( 260 102) (137 102) = 81,6 F ln[(260 102) /(137 102)]


L= 502.040 0,125 * 5,5 * 700 0, 67 * 81,6

Desta forma:

L = 35,4 ft (11,0 m)

Isto fornece uma relao L/D de 35,4/5,5 = 6,44 - um valor razovel para secadores rotatrios. Seleo de Equipamentos de Secagem A primeira considerao na seleo de um secador industrial sua operacionalidade. Acima de tudo, o equipamento deve secar o produto na forma e na taxa desejada. Apesar da variedade de secadores comerciais, os vrios tipos so, normalmente, complementares, com a natureza do processo de secagem determinando o tipo de secador a ser utilizado, ou, pelo menos, limitando esta escolha a duas ou trs possibilidades. O escolha final feita com base nos custos de capital e operacionais. Uma ateno especial deve ser dada aos custos do isolamento completo do sistema e no somente da unidade de secagem separadamente. Consideraes gerais Existem algumas diretrizes gerais para a seleo de secadores industriais, mas deve-se reconhecer que estas regras esto distantes de serem rgidas e excees so comuns. Secadores batelada, por exemplo, so mais comuns quando a taxa de produo de slidos secos menor que 150 a 200 kg/h e secadores contnuos so escolhidos para taxas de produo maiores que 1 a 2 t/h. Nas produes intermedirias, outros fatores devem ser considerados. Materiais sensveis ao calor podem ser secos sob vcuo e com um meio de aquecimento a baixa temperatura, ou, rapidamente, em secadores do tipo spray dryer.

O secador tambm precisa operar de forma confivel, segura e econmica. Os custos de operao e manuteno devem ser baixos; a poluio deve ser controlada e o consumo de energia deve ser minimizado. Estas consideraes, como em qualquer outro equipamento a ser escolhido, podem ser conflituosas e comprometerem a escolha de um secador adequado para um determinado servio. No que diz respeito ao processo de secagem, secadores adiabticos so geralmente mais baratos, comparados aos no-adiabticos, contrariando a baixa eficincia trmica das unidades adiabticas. Desafortunadamente, grandes quantidades de p podem ser carregadas para fora de secadores adiabticos, e estas partculas devem ser removidas do gs de secagem. Neste caso, so necessrios equipamentos para a sua remoo, que podem custar mais caro que o prprio secador. Isto, muitas vezes, torna os secadores adiabticos menos econmicos que sistemas noadiabticos onde pouco ou nenhum gs usado. Secadores no-adiabticos so sempre escolhidos para partculas finas ou para slidos que so muito reativos quando expostos a uma corrente de gs. Eles tambm so usados extensamente para remoo e recuperao de solventes. Escolha do secador 1. Escolha inicial dos secadores. So escolhidos os secadores que se mostrem ser os mais apropriados para manipular o material mido e o produto seco, que se encaixem na continuidade do processo como um todo e que levaro a um produto com as propriedades fsicas desejadas. 2. Comparao inicial dos secadores. Os secadores escolhidos devem ser avaliados, aproximadamente, mediante dados disponveis sobre seu custo e desempenho. 3. Ensaios de secagem. Os ensaios iro determinar as melhores condies operacionais e as caractersticas finais do produto. 4. Escolha final do secador. A partir dos resultados do ensaio de secagem e da anlise de custos, possvel fazer a escolha final do equipamento. Fatores importantes a serem considerados na escolha preliminar de um secador: 1 - Propriedades do material manipulado - Caractersticas do material mido - Caractersticas do material seco - Ao corrosiva - Toxidez - Inflamabilidade - Dimenses da partcula - Ao abrasiva

2 Caractersticas da secagem do material - Tipo de umidade (livre, ligada, ou ambas) - Teor inicial de umidade - Teor final de umidade (mximo) - Temperatura de secagem admissvel - Tempos de secagem provveis (em funo do tipo de secador) 3 Escoamento afluente e efluente do material no secador - Quantidade a ser manuseada por hora - Operao contnua ou descontnua - Processos anteriores secagem - Processos posteriores secagem 4- Qualidades do produto - Contrao - Contaminao - Uniformidade do teor final de umidade - Decomposio do produto - Secagem em excesso - Estado de subdiviso - Temperatura do produto - Densidade a granel 5 Problemas de recuperao - Recuperao de poeira - Recuperao de solvente 6 Facilidades disponveis no local proposto para a instalao - Espao - Temperatura, umidade e limpeza do ar - Combustveis disponveis - Potncia eltrica disponvel - Rudo, vibrao, poeira ou perdas trmicas admissveis - Fonte da alimentao mida - Sadas do gs do processo O item primordial a ser considerado a natureza fsica do material a ser manuseado. Seu estado ir determinar o tipo mais adequado de secador. Referncias: McCabe, L W.; Smith, J.C. e Harriot, P. Unit Operations of Chemical Engineering. Sec 4, Cap 24, Drying of solids. (1993) Perry & Chilton. Manual de Engenharia Qumica. Ed. Guanabara Dois. Seo 20. Sistemas gs-slido. (1980)

You might also like