You are on page 1of 10

O editorial - Uma modalidade que circunda no cotidiano jornalstico.

Situando-nos ao contexto que caracteriza os gneros veiculados pelo universo jornalstico, ressaltamos uma caracterstica que lhes peculiar a objetividade. Embora um reprter, estando diante do exerccio de suas funes, prima-se por se manter o mais imparcial possvel, inegvel que ele, assim como qualquer outro ser, seja dotado de pensamentos e opinies prprias.

Diante de tal ocorrncia, os veculos de comunicao, ora representados pelos jornais impressos e revistas, optam por estabelecerem delimitaes entre a notcia e o editorial. Tais delimitaes referem-se aos aspectos que se divergem em ambos os gneros, uma vez que este retrata um discurso voltado para a argumentao, ressaltando a opinio coletiva dos integrantes do jornal, e aquele tem por objetivo apenas informar ao leitor/expectador acerca dos fatos inerentes a um determinado acontecimento. Da a imparcialidade, isentando-se de quaisquer traos de pessoalidade por parte do emissor (no caso, o profissional atuante).

As referidas elucidaes nos fazem concluir que o editorial se caracteriza por representar um gnero textual que expressa a opinio de um jornal ou revista em relao a um determinado assunto aspecto que revela sua finalidade persuasiva. Pelo fato de se atribuir a uma opinio coletiva, a autoria no identificada. Notadamente, em virtude da heterogeneidade de posicionamentos.

No que tange ao discurso apresentado, esse costuma se apoiar em fatos polmicos ligados ao cotidiano social. E quando falamos em discurso, logo nos atemos questo da linguagem que, mesmo em se tratando de impresses pessoais, o predomnio do padro formal, fazendo com que prevalea o emprego da 3 pessoa do singular, ocupa lugar de destaque.

A ttulo de complementaridade, analisemos a forma pela qual se compe o gnero em questo. Em termos estruturais, podemos dizer que ele se apresenta sob: * Uma sntese, constituda por uma apresentao Constituda geralmente pelo 1 e 2 pargrafo, refere-se exposio da ideia principal com base na ideia a ser defendida. * O corpo do editorial Revela os argumentos que fundamentam a ideia principal em relao ao posicionamento atribudo pelo veculo de comunicao em referncia.

* A concluso Refere-se a uma possvel soluo para o problema levantado ou, em determinados casos, incita o leitor a uma reflexo sobre o assunto em pauta.

Artigo de Opinio: Em meio nossa vivncia do dia a dia, estamos a todo instante nos posicionando a respeito de um determinado assunto. Essa liberdade que nos concedida faz com que nos tornemos seres mpares, dotados de pensamentos e opinies acerca da realidade circundante, por vezes absurda e cruel.

Tal particularidade, relacionada a este perfil singular, desencadeia uma srie de posicionamentos divergentes, os quais so debatidos e confrontados por meio de uma interao social fato que confere uma caracterstica dinmica sociedade, visto que, caso contrrio, as relaes humanas se tornariam frustrantes e monopolizadas.

De forma especfica, atenhamo-nos ao ttulo em questo quando o mesmo perfaz-se de dois termos bsicos: Artigo e opinio. Procurando compreend-los de acordo com seu sentido semntico, surge-nos numa primeira instncia, a ideia de algo relacionado escrita.

Munidos de tal percepo, sabemos que a mesma constitui-se de certas particularidades especficas, e mais! Trata-se de um gnero textual comumente requisitado em exames de vestibulares e concursos pblicos de uma forma geral. Sendo assim, torna-se imprescindvel incorpor-lo aos nossos conhecimentos e, sempre que necessrio, coloc-lo em prtica. Enfatizaremos ento sobre alguns pontos pertinentes modalidade em referncia.

O artigo de opinio um gnero textual pertencente ao mbito jornalstico e tem por finalidade a exposio do ponto de vista acerca de um determinado assunto. Tal qual a dissertao, ele tambm se compe de um ttulo, um pargrafo introdutrio o qual se caracteriza como sendo a introduo, ao explanar de forma geral sobre o assunto do qual discutir.

Posteriormente, segue o desenvolvimento arraigado na desenvoltura dos argumentos apresentados, sempre tendo em mente que esses devero ser pautados em bases slidas, com vistas a conferir maior credibilidade por parte do leitor. E por fim, segue a concluso do artigo, na qual ocorrer o fechamento das ideias anteriormente discutidas.

O esquema e o resumo - fortes aliados diante da compreenso textual

Caso parssemos para analisar, chegaramos concluso de que a lngua nos oferece uma infinidade de recursos para que possamos interagir com o dinamismo e com a riqueza de detalhes proporcionados por ela. Como exemplos de tais benefcios, enfatizamos o esquema e o resumo duas importantes ferramentas que nos auxiliam na compreenso de um texto, bem como nos norteiam de modo a delimitarmos nossas ideias diante da arte de redigir.

Compreender o discurso retratado por todo e qualquer texto estabelecer familiaridade com este, tendo em vista o nico objetivo em si mesmo firmado pelo emissor promover a verdadeira interao com o leitor. Tal ato assemelha-se desmontagem de um aparelho, em que cada pea parece desempenhar uma funo especfica. Tal qual acontece matria discursiva, em que as palavras se manifestam por meio de frases, perodos subsequentes, pargrafos bem dispostos e, por fim, resultando numa materialidade lingustica.

Apoiados no propsito de realizar efetivamente esse procedimento, podemos fazer uso do esquema e do resumo, os quais, como dito anteriormente, nos subsidiaro para tal. Ao resumirmos um texto, estamos realizando uma espcie de intertextualidade, aqui representada pela parfrase, procurando manter sua essncia e focalizar apenas suas principais ideias.

Assim acontece com a produo de um esquema, pois por meio dele separamos a ideia central, identificamos os argumentos favorveis e contrrios e, sobretudo, atribumos a concluso a que podemos chegar, como sendo o resultado final de nossa anlise.

Quando imbudos no propsito de redigir um texto, os referidos benefcios tambm se mostram bastante eficazes, pois uma produo textual s pode ser concebida plausvel quando o discurso se mostra claro, objetivo e preciso. Sendo assim, para que tal propsito seja alcanado, se faz necessrio, primeiramente, elencarmos o ponto de vista a ser defendido e, principalmente, nos apoiarmos em argumentos que o justificaro.

No podemos deixar de mencionar tambm que ambos os recursos tendem a nos auxiliar em algum processo avaliativo, provas aplicadas nos mais variados ambientes educacionais, tais como: escolas, faculdades e cursos profissionalizantes, ou em concursos pblicos e vestibulares.

Carta Aberta: Vrias so as situaes comunicativas nas quais se efetiva a interao entre emissor/receptor, seja para persuadir, informar, entreter, informar, instruir, ou outras finalidades discursivas.

Tais situaes manifestam-se, didaticamente, por meio dos chamados gneros textuais, cuja ocorrncia se exprime em todas as esferas da sociedade no mbito jornalstico (tanto oral quanto impresso), escolar, acadmico, no meio eletrnico, entre outros. Os gneros textuais, ora representados pela carta, primam-se por distintos objetivos o de apenas estabelecer a comunicao de uma forma livre, e aquele em que se predomina a fora da argumentao, ou seja, ocasies em que a inteno do remetente persuadir o destinatrio, no intento de convenc-lo por meio de argumentos plausveis.

Na referida situao, o instinto persuasivo representado por uma reivindicao destinada a algum com amplos poderes em manifestar-se acerca do caso, com vistas a concretizar os objetivos propostos pelo emissor, ou seja, promover a soluo para a problemtica apontada. Esse algum pode ser uma autoridade poltica, diretor de um estabelecimento educacional, reitor de uma universidade e at mesmo uma pessoa com grau de hierarquia mais elevado, em se tratando de uma empresa.

Aqui, de maneira especfica, ater-nos-emos s particularidades inerentes carta aberta caracterizada como sendo um gnero textual de carter argumentativo pertencente a uma pessoa ou at mesmo a um grupo, cujo objetivo manifestar-se publicamente, revelando sua opinio ou reivindicando algo. Outro aspecto de total relevncia que, normalmente, ela veiculada pelos rgos de imprensa.

Quanto aos aspectos estruturais, o gnero em foco apresenta a seguinte estrutura: Um ttulo: sua finalidade revelar o destinatrio, sendo que este pode ser amplo, como por exemplo, a sociedade como um todo. A introduo: consta-se de um trecho, geralmente atrativo, que enfatiza o problema a ser resolvido; O desenvolvimento: trata-se da exposio do assunto em si, pautado por argumentos concretos e passveis de anlise, visando a uma posterior soluo;

A concluso: encerra todo o discurso, solicitando uma possvel soluo para o caso abordado.

O e-mail - Um gnero textual do meio eletrnico: Eis que nos deparamos com mais um gnero... Mas s que desta vez parece se tratar de uma modalidade que as pessoas utilizam mais frequentemente, no verdade?

O termo e-mail (reduo de eletronic mail) significa correio eletrnico. Tem por funo designar tanto a mensagem enviada por meio da Internet quanto o endereo para o qual enviamos a mensagem. Normalmente, costuma obedecer ao seguinte padro:

nome@provedor.com.br, no qual o nome se refere ao usurio; o smbolo @ informa ao computador que o conjunto das informaes um endereo de e-mail; o provedor a empresa que possibilita o acesso Internet, mediante o pagamento de uma taxa; o termo com significa comercial e br, Brasil.

O fato que as inovaes tecnolgicas esto em plena ascendncia e, por sua vez, acabam exercendo influncia no cotidiano de seus usurios. Por incrvel que parea, notria a necessidade que a prpria sociedade nos impe para acompanharmos seu dinamismo. Quando o contrrio acontece, sentimo-nos excludos, sem contar que tal adequao nos confere tambm um aperfeioamento no que diz respeito ao campo profissional, uma vez que precisamos acompanhar essa evoluo, posto que tamanha a exigncia do mercado l fora. Assim sendo, o surgimento da Internet possibilitou uma maior interao entre as pessoas. Por meio dos inmeros recursos, tais como os sites de relacionamento, representados pelo Orkut, Facebook, dentre outros, elas tm a oportunidade de trocar experincias com outras, no importando o local em que se encontrem. De forma que, atualmente, o contato feito de maneira precisa e dinmica, visando a atender as reais necessidades entre os interlocutores. Logo, ao enfatizar sobre as caractersticas lingusticas a que se refere o e-mail, temos que, em termos estruturais, ele se assemelha a outros gneros, tais como: o bilhete, memorando e, sobretudo, a carta. Analisemos cada um de seus elementos juntamente com as funes desempenhadas por estes, de modo a efetivarmos plenamente os nossos conhecimentos: * Vocativo - refere-se pessoa para a qual destinada. * Texto - caracterizado pela mensagem propriamente dita. * Despedida, seguida da assinatura do remetente.

Quanto linguagem, esta varia de acordo com o grau de intimidade entre os interlocutores envolvidos, podendo haver at reduo de termos, representada pelas inevitveis abreviaes.

A carta pessoal

A linguagem varia de acordo com o nvel de intimidade entre remetente e destinatrio

Falar sobre o uso recorrente deste gnero textual, aqui representado pela carta, parece um tanto quanto retrgrado, posto que os recursos tecnolgicos proporcionaram mudanas significativas no modo de ser e agir de grande parte das pessoas.

Tempos atrs, a carta e o telegrama eram os nicos meios de comunicao escrita. Atualmente, a tecnologia permite que as pessoas, mesmo residindo em lugares distintos, interajam pelos inmeros sites de relacionamento, dialogando em tempo real, como se estivessem frente a frente.

Entretanto, torna-se essencial mencionarmos que a era digital, por motivos socioeconmicos, no atingiu toda a populao. H, portanto, quem ainda faa uso da carta para se corresponder com amigos e familiares que se encontram fora do convvio dirio. Sem contar que, a carta, por se classificar dentre os inmeros gneros com os quais compartilhamos no nosso dia a dia, est entre os contedos relacionados aos diversos processos avaliativos, ora representados pelos exames de vestibulares e concursos pblicos.

Assim sendo, ela se classifica como um gnero textual especificamente utilizado na comunicao entre pessoas que mantm um vnculo de relacionamento, cuja finalidade discursiva pode pautar-se por objetivos diversos fazer um convite, atribuir agradecimentos, trocar notcias entre os interlocutores envolvidos, relatar sobre um passeio, dentre outros.

Quanto aos aspectos de natureza lingustica, a carta pessoal, assim como bem retrata a prpria nomenclatura, se difere das demais correspondncias em que prevalece um certo tecnicismo mediante regras pr-estabelecidas, como por exemplo, a carta argumentativa, a de apresentao e as demais correspondncias oficiais.

Tal divergncia se refere ao predomnio de uma linguagem, que varia de acordo com o grau de intimidade entre o remetente e o destinatrio, podendo prevalecer tanto o padro formal quanto o coloquialismo. De modo a efetivarmos nossos conhecimentos acerca das particularidades inerentes ao gnero em questo, atentemo-nos para os seguintes elementos:

* O local e a data Geralmente compem as partes iniciais, se encontrando posicionados esquerda da folha;

* O vocativo Como se trata de uma comunicao relacionada a um assunto livre, poder haver o emprego de alguns termos coloquiais, at mesmo grias ou que denotem uma intimidade maior entre os interlocutores, tais como: Querida amiga; brother, carssimo companheiro, etc. O vocativo pode ser seguido de dois pontos, vrgula ou no conter nenhum sinal de pontuao;

* O texto Trata-se do discurso propriamente dito, sendo desenvolvido de acordo com a finalidade a qual o remetente se prope;

* A despedida e a assinatura Como dito anteriormente, dependendo do grau de intimidade estabelecido pela convivncia, a despedida tende a variar, podendo ser formal ou mais corts, com vista a retratar uma certa afetividade. Quanto assinatura, constar apenas o nome do remetente, sem atribuio ao sobrenome, algo bem simples, sem resqucios de formalidades.

Outro aspecto elementar da referida modalidade est no fato de que ela enviada pelo correio. Para tanto, precisa-se de todos os dados necessrios a fazer com que a comunicao seja realmente efetivada, ou seja, na frente do envelope dever conter os dados do destinatrio nome, endereo completo e CEP. No verso, devero constar os dados referentes ao remetente, seguidos tambm de todos os elementos citados.

Carta do leitor

Gnero textual que se reserva s opinies dos leitores

Deparamo-nos com uma modalidade relacionada aos diversos gneros textuais que permeiam a nossa convivncia em meio sociedade. E por assim dizer, voc j teve a oportunidade de enviar, ou mesmo j se dedicou a ler alguma?

Caso sua resposta seja negativa, no se assuste! O dinamismo pelo qual perpassa as relaes sociais tamanho e, em funo disso, nem sempre temos o privilgio de priorizarmos esta ou aquela tomada de atitude.

Tendo em vista que o conhecimento dever ser concebido sempre como algo no mensurvel, ampliaremos os nossos conhecimentos acerca das caractersticas concernentes a mais uma situao comunicativa da qual compartilhamos cotidianamente.

Geralmente veiculada pelos meios de comunicao representados pelos jornais e revistas, a carta de leitor pauta-se pela exposio de determinados comentrios por parte do emissor. Ele, ao travar conhecimento sobre uma matria jornalstica divulgada por um jornal ou revista, tem a liberdade de expor sua crtica, apresentar seu elogio, expressar alguma dvida e at mesmo sugerir algo acerca do assunto ora relatado.

Quanto aos aspectos referentes linguagem, h uma flexibilidade no que tange ao pblicoalvo, ou seja, em se tratando de um pblico mais jovem, poder prevalecer uma certa informalidade, e no caso de uma revista destinada informao, como por exemplo, Veja, Isto , Superinteressante, dentre muitas outras, a linguagem tende a ser mais formal.

No deixando de mencionar sobre os elementos que a constituem, estes se assemelham aos da carta pessoal, tais como: data, vocativo (a quem a carta se dirige), corpo (a mensagem propriamente dita), despedida e assinatura do remetente.

Em virtude de haver variao quanto complexidade das cartas enviadas (tamanho), a equipe de redao do jornal tem plenos poderes para condens-las, com vistas a torn-las aptas publicao, mesmo porque o espao a elas destinado no muito amplo. Quando publicadas, as cartas costumam ser agrupadas por assunto, isto , relacionadas s devidas matrias jornalsticas a que se referem. O anncio publicitrio - Uma anlise lingustica

Basta sairmos pelas ruas que to logo nos deparamos com uma infinidade de faixas, cartazes, anncios, outdoors... Todos envoltos por um nico objetivo: o de atrair a ateno do leitor mediante o ato comunicativo.

O discurso apresenta-se de forma variada divulgando um determinado evento, como por exemplo, um show, uma feira cultural, de moda, anunciando uma promoo referente ao comrcio lojstico, anunciando um produto que acabara de ser lanado no mercado. Enfim, vrios so os objetivos traados por parte do emissor, tentando persuadi-lo de alguma forma.

Diante de tal finalidade discursiva, a linguagem, necessariamente, precisa no somente ser clara e objetiva, mas tambm, bastante atrativa. Para tanto, torna-se indispensvel o predomnio de uma linguagem no verbal, uma vez que imagens tendem a ser mais chamativas e, consequentemente, contribuem para a concretizao dos objetivos propostos. E, falando sobre linguagem, essencial que saibamos sobre um aspecto bastante peculiar a presena de alguns recursos estilsticos voltados para a conotao, ou seja, passveis de mltiplas interpretaes. Assim, metforas, comparaes, hiprboles, dentre outras, so indispensveis. Analisemos, pois, um caso representativo:

Defrontamo-nos com uma linguagem ambgua o fato de o sorriso ser amarelo em seu sentido literal, como tambm representar aquele sorriso sem entusiasmo, enfadonho, abnegado de qualquer trao atrativo. Percebemos que o prprio produto (marca) intertextualiza um procedimento inerente s atitudes humanas o sorriso.

Quanto aos elementos que constituem o gnero em pauta, destacamos:

Ttulo Compe-se de frases concisas, porm atrativas.

Imagem Representa um elemento de fundamental importncia para o discurso, dado o seu carter persuasivo.

Corpo do texto Trata-se do desenvolvimento da ideia em si, proporcionando uma interao entre os interlocutores por meio de um vocabulrio sugestivo e adequado ao pblico-alvo.

Identificao do produto ou marca Constitui-se de uma assinatura do prprio anunciante, podendo tambm haver um slogan uma frase curta que defina o produto anunciado. No exemplo acima podemos perfeitamente constatar este fato.

http://www.portugues.com.br/redacao/generostextuais/o-anuncio-publicitario---uma-analiselinguistica-.html

You might also like