You are on page 1of 16

TECNOLOGIA

Biotecnologia

Biotecnologia
Biotecnologia tecnologia baseada na biologia, especialmente quando usada na agricultura, cincia dos alimentos e medicina. A Conveno sobre Diversidade Biolgica da ONU possui uma das muitas definies de biotecnologia: "Biotecnologia define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biolgicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade."

Biotecnologia
A definio ampla de biotecnologia o uso de organismos vivos ou parte deles, para a produo de bens e servios. Nesta definio se enquadram um conjunto de atividades que o homem vem desenvolvendo h milhares de anos, como a produo de alimentos fermentados (po, vinho, iogurte, cerveja, e outros). Por outro lado a biotecnologia moderna se considera aquela que faz uso da informao gentica, incorporando tcnicas de DNA recombinante.

Histria da Biotecnologia
Antes dos anos 1970, o termo biotecnologia era utilizado principalmente na indstria de processamento de alimentos e na agroindstria. A partir daquela poca, comeou a ser usado por instituies cientficas do Ocidente em referncia a tcnicas de laboratrio desenvolvidas em pesquisa biolgica, tais como processos de DNA recombinante ou cultura de tecidos. Realmente, o termo deveria ser empregado num sentido muito mais amplo para descrever uma completa gama de mtodos, tanto antigos quanto modernos, usados para manipular organismos visando atender s exigncias humanas. Assim, o termo pode tambm ser definido como, "a aplicao de conhecimento nativo e/ou cientfico para o gerenciamento de (partes de) microorganismos, ou de clulas e tecidos de organismos superiores, de forma que estes forneam bens e servios para uso dos seres humanos.

Biotecnologia
H muita discusso - e dinheiro - investidos em biotecnologia, com a esperana de que surjam drogas milagrosas. Embora tenham sido produzidas uma pequena quantidade de drogas eficazes, no geral, a revoluo biotecnolgica ainda no aconteceu na indstria farmacutica. Todavia, progressos recentes com drogas baseadas em anticorpos monoclonais, tais como o Avastin da Genentech, sugerem que a biotecnologia pode finalmente ter encontrado um papel a desempenhar nas vendas farmacuticas.

Indstria alimentcia

A indstria alimentcia o conjunto de atividades industriais em que se preparam, normalmente em quantidades que devem sercomercializadas, alimentos ou ingredientes para a preparao de alimentos.
As indstrias que preparam alimentos frescos, incluindo os abatedouros e as empresas que selecionam e embalam vegetais para venda a retalho; As indstrias de conservas, que transformam alimentos frescos em produtos com maior tempo de prateleira; As indstrias que fabricam produtos que servem para preparar alimentos, como a moagem ou o fabrico de sal de cozinha; e finalmente As indstrias que fabricam alimentos prontos a consumir, incluindo os alimentos congelados que podem ser comidos depois de aquecidos, como as pizzas empacotadas, e as churrascarias, mas excluindo as conservas).

Transgnicos

Os organismos geneticamente modificados (OGMs), ou transgnicos, so aqueles que tiveram genes estranhos, de qualquer outro ser vivo, inseridos em seu cdigo gentico. O processo consiste na transferncia de um ou mais genes responsveis por determinada caracterstica num organismo para outro organismo ao qual se pretende incorporar esta caracterstica. Pode-se, com essa tecnologia, inserir genes de porcos em seres humanos, de vrus ou bactrias em milho e assim por diante.

Tecnologia na Medicina

Indstria farmacutica Prteses Ressonncia Magntica Tomografia computadorizada Anlises clnicas Transplantes Clulas tronco

You might also like