You are on page 1of 2

1 simulado de Histria

1- (PUC-MG): Segundo Thomas Mun, "os meios ordinrios, portanto, para aumentar nossa riqueza e tesouro so pelo comrcio exterior, para o que devemos obedecer sempre a esta regra: vender mais anualmente aos estrangeiros em valor do que consumimos deles". O argumento apresentado acima reflete o princpio mercantilista: (a) da busca pela obteno e acmulo de metais nobres; (b) das vantagens comparativas no comrcio internacional; (c) da manuteno de uma balana comercial favorvel; (d) do equilbrio das contas externas e reduo dos gastos pblicos.
2- (UFMS) : Os pases ibricos formaram, no sculo XV, as naes modernas da Europa, o como consequncia foram pioneiros nas grandes navegaes e empreendimentos martimos. No caso de P o r t u g a l , p o d e m o s a p o n t a r c o m o f a t o r d e t e r m i n a n t e d e s s e pioneirismo: (a) as guerras religiosas, a descentralizao poltica do Estado e o fortalecimento dos laos servis; (b) a a s s i n a t u r a d o T r a t a d o d e T o r d e s i l h a s p o r P o r t u g a l e p e l o s demais pases da Europa; (c) a consolidao precoce da aliana poltica e econmica entre o rei e a burguesia, ocorrida aps a Revoluo de Avis; (d) a c o n v e r g n c i a d a s n e c e s s i d a d e s d e e x p a n s o c o m e r c i a l d a nobreza portuguesa; (e) a posio geogrfica de Portugal, bem como a anterior atividade de pesca em alto mar, h muito conhecida pelos portugueses.

(UNEMAT/MT) Questo 3: Leia atentamente o texto abaixo.O homem que segue o curso da natureza aquele que se orienta pela razo nos seus apetites e desprezos. Ora, a razo inspira, em primeiro lugar, ao homem, o amor e a venerao pela majestade divina, a cuja bondade devemos o ser e a possibilidade de atingir a felicidade. E, em segundo lugar, ensina-nos e incita-nos a viver alegremente e sem tristezas, levando-nos a auxiliar e a desenvolver nos outros o respeito pela natureza,que nos leva obter tal felicidade(MORE, Thomas. A utopia. So Paulo: MartinClaret, 2005. pp. 76).A obra A Utopia de Thomas More, publicada no ano de 1516, considerada uma das referncias do pensamento renascentista. O trecho acima refere-se a uma das caractersticas deste movimento artstico e cultural.Assinale a alternativa correta. (a) O Renascimento valorizava a cultura gtica, por consider-la genuinamente europeia. (b) A literatura renascentista se caracterizava pela busca e valorizao da f, pois se acreditava que nela estava a salvao da humanidade. (c) O pensamento renascentista surgiu na Europa a partir da divulgao das obras do filsofo escolstico So Toms de Aquino. (d) Os pensadores e escritores do Renascimento eram conhecidos como idealistas em contraposio ao racionalismo, que predominava no perodo medieval. (e) O Renascimento colocava o homem como o centro do universo, valorizando a razo e a natureza, o que acarretou uma mudana de valores em relao vida.
4. (Unirio-RJ) O desenvolvimento da economia mineradora no sculo XVII teve diferentes

repercusses sobre a vida colonial, conforme se apresenta caracterizado numa das opes a seguir. Assinale-a.

a) Incremento do comrcio interno e das atividades voltadas para o abastecimento da regio mineradora e seus arredores. (b)Movimento de interiorizao conhecido como bandeirismo, responsvel pelo fornecimento de mode-obra indgena para as minas. (c) Descentralizao da administrao colonial para facilitar o controle da produo. (d) Sufocamento dos movimentos de rebelio, graas riqueza material gerada pelo ouro e pela prata. (e) Retorno em massa, para a metrpole, dos colonos enriquecidos pela nova atividade. 5- (UEG): O protestantismo encontra-se em franca expanso no estado de Gois. Suas origens remontam aos movimentos reformistas ocorridos na Europa entre os sculos XIV e XVI. Sobre a Reforma Protestante, CORRETO afirmar: (a) Martinho Lutero pregou a volta dos valores clssicos greco-romanos para combater a corrupo da Igreja. (b) As teses reformistas de Lutero tiveram apoio de setores da burguesia e da nobreza do Sacro Imprio Romano-Germnico, interessados em escapar da influncia da Igreja. (c) A Reforma Protestante impediu o desenvolvimento do capitalismo, uma vez que condenava radicalmente a usura. (d) Na Inglaterra, a Reforma Protestante foi suprimida atravs da criao da Igreja Anglicana, resultante de um acordo entre Henrique VIII e o Papa. (e) Nenhuma das anteriores

You might also like