You are on page 1of 44

DIREITO PROCESSUAL PENAL I

GYLLIARD MATOS FANTECELLE


Advogado Ex-Assessor Jurdico do TJMG ExJur Mestre em Direito Eclesistico pelo ITG Eclesi Ps-Graduado em Cincias Criminais pela UNAMA/UVB Ps-Graduado em Dir. e Proc. Civil pela FADIVALE Professor da Polcia Militar de Minas Gerais Pol Professor do Curso de Direito das Faculdades DOCTUM e FENORD Coordenador do Curso LFG em Tefilo Otoni-MG Te Otoni-

Reflexo inicial... Como ser LIVRE...


Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vs permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discpulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar. Responderam-lhe: Somos descendentes de Abrao, e nunca fomos escravos de ningum; como dizes tu: Sereis livres? Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado escravo do pecado. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ningum vem ao Pai, seno por mim. Joo 8.32, 14.6

AULA 01
INTRODUO AO INTRODUO PROCESSO PENAL

SUMRIO DA AULA

INTRODUO AO PROCESSO PENAL


A) EVOLUO HISTRICA DO PROC.PENAL B) SISTEMAS PROCESSUAIS PENAIS C) CONCEITO DE PROCESSO PENAL D) NATUREZA DO PROCESSO PENAL E) OBJETO DO PROCESSO PENAL F) FINALIDADE DO PROCESSO PENAL G) DO CDIGO DE PROCESSO PENAL H) SUJEITOS DO PROCESSO PENAL

A) EVOLUO HISTRICA DO PROCESSO PENAL

Nem sempre o Direito de Punir esteve nas mos do Estado. Neste aspecto, a doutrina processual penal, pesquisando a forma como o homem cuidou dos ilcitos ao longo da sua histrica, identificou 3(trs) fases distintas. 1- FASE DA VINGANA PRIVADA 2- FASE DA LEI DO TALIO 3- FASE DO MONOPLIO ESTATAL

1- FASE DA VINGANA PRIVADA:


A justia era do homem e no encontrava limites. A vingana no encontrava limites. Imperava a lei do mais forte. Prevalecia a vontade (ou verdade) do mais forte diante do conflito.

2- FASE DA LEI DO TALIO:


A Justia era do homem, mas encontrava limites. A vingana privada encontrou limites na lei do talio e na composio. A lei do talio, olho por olho e dente por dente, impunha limites reao do ofendido. Vide Cdigo de Hamurabi (1792-1750 A.C.).

3- FASE DO MONOPLIO ESTATAL:


A justia passou a ser feita pelo Estado. Firma-se a convico de que a punio dos crimes do interesse geral da coletividade, e assim a justia transforma-se em monoplio estatal. Vide obras de Thomas Hobbes (1651), John Locke (1689) e Jean-Jacques Rousseau (1762) so os mais famosos filsofos do contratualismo.

APROFUNDANDO.... 1- FASE DA VINGANA PRIVADA:


Primitivamente os crimes eram reprimidos pelas mos do ofendido, de seus familiares ou do cl a que ele pertencia. Era a fase da vingana privada. A vingana no encontrava limites. Imperava a lei do mais forte. Delitos leves eram reprimidos severa e desproporcionalmente. Organizando-se a sociedade, cedo os chefes se aperceberam de um grande inconveniente da vingana privada: seus excessos causavam a morte de muitos, enfraquecendo o grupo. O desacerto de dois indivduos crescia para se transformar em guerra entre famlias, que se prolongava indefinidamente, movida pelo sentimento vingativo.

2- FASE DA LEI DO TALIO:


A vingana privada encontrou limites na lei do talio e na composio. A lei do talio, olho por olho e dente por dente significou um grande passo para a humanizao da represso criminal. O talio impunha limites reao do ofendido. Este no podia causar mais mal ao ofensor do que aquele mal que havia sofrido. Na primeira fase, a da vingana privada, podia ocorrer de uma morte fosse vingada com a dizimao de toda uma famlia. Com o talio, uma morte passa a ser resgatada com outra. Essa expresso est registrada em um dos 282 artigos do Cdigo de Hamurabi (1792-1750 a.C.). Hamurabi instituiu a vingana como preceito jurdico no Imprio Babilnico.

3- FASE DO MONOPLIO ESTATAL:


Em uma ltima fase, firma-se a convico de que a punio dos crimes do interesse geral da coletividade, e assim a justia transforma-se em monoplio estatal. O Estado probe aos particulares a execuo de justia e, por conseqncia, assume o dever de faz-la e distribu-la. Este poder de julgar do Estado precisava oferecer segurana aos cidados. Os crimes no podiam ser punidos de qualquer maneira. A conscincia social exigia a comprovao da culpa, a possibilidade de defesa, a imparcialidade do julgador e outras garantias. Foram destas exigncias coletivas que nasceram as normas de processo. So as normas que regulamentam a forma pela qual o Estado executa a justia. Vide obras de Thomas Jean-Jacques Rousseau do contratualismo. Hobbes (1651), John Locke (1762) so os mais famosos (1689) e filsofos

B) SISTEMAS PROCESSUAIS PENAIS

Dentro da FASE DO MONOPLIO ESTADUAL, so trs os sistemas processuais surgidos no decorrer da evoluo do processo penal e que ainda existe at hoje em alguns Pases. 1) INQUISITIVO 2) ACUSATRIO 3) MISTO (OU ACUSATRIO FORMAL)

1) Inquisitivo:
-Concentrao de poder nas mos do julgador. -nico rgo de investigao, acusao e condenao. -No h contraditrio, nem ampla defesa. -Procedimento secreto -Poder absoluto do rgo Julgador, que no pode ser questionado ou recusado.

Ex. O direito primitivo babilnico, judaico, brbaro e cannico se valeu muito deste mtodo. No direito cannico, p.ex., amarrava-se as pernas de uma pessoa tida como culpada, se ela embora morta boiasse era inocente, seno, era mesma culpada.

2) Acusatrio:
-Separao entre rgos de investigao, acusao e julgamento. -Predomina a isonomia entre as partes. -Vigora a publicidade do procedimento -O contraditrio e a ampla defesa est presente -Existe a possibilidade de recusa do julgador. -H livre sistema de produo de provas. Ex. Direito francs, com inspirao nos ideais do Iluminismo e da revoluo francesa: liberdade, igualdade e fraternidade.

3) Misto (OU ACUSATRIO FORMAL):


-Confuso entre as funes de inquisio e acusao em um rgo. -Separao ntida entre as fase da inquisio e julgamento. -Fase inquisitiva sem contraditrio ou ampla defesa. -Segunda fase marcada pela amplitude de defesa e contraditrio. - O sistema processual misto, conhecido tambm como ACUSATRIO FORMAL (Tourinho Filho)

Ex. Direito Italiano atual, onde a Polcia est vinculada ao rgo de acusao local, havendo uma fase inicial investigativa de ordem puramente inquisitiva, para depois haver o processo propriamente dito.

1 OBSERVAO: DO SISTEMA PROCESSUAIL ADOTADO PELO BRASIL SEGUNDO POSIO MAJORITRIA.


Mirabete deixa claro que o atual sistema brasileiro MESMO O ACUSATRIO, ao dizer: (...) a Constituio Federal assegura o sistema acusatrio no processo penal. Estabelece "o contraditrio e a ampla defesa, com meios e recursos a ela inerentes" (art. 5, LV); a ao penal pblica promovida, privativamente, pelo Ministrio Pblico (art. 129, I), embora assegure ao ofendido o direito a ao privada subsidiria (art. 5, LIX); a autoridade julgadora a autoridade competente juiz constitucional ou juiz natural (arts. 5, LIII, 92 a 126); h publicidade dos atos processuais, podendo a lei restringi-la apenas quando a defesa da intimidade ou do interesse social o exigirem (arts. 5, LX, e 93, IX).

Todavia, parte da doutrina diverge com relao ao sistema processual vigente hoje no Brasil, pois o Cdigo de Processo Penal brasileiro prev uma fase pr-processual com fortes caractersticas inquisitivas e, j na fase processual, um sistema de garantias processuais e constitucionais assegurador dos direitos presentes no sistema acusatrio. A maioria dos doutrinadores entende que o Sistema Processual Brasileiro acusatria. Em sentido contrrio, de forma minoritria, Nucci entende que "o sistema adotado pelo Brasil, embora no oficialmente, MISTO. CRTICA: Contudo, esquece NUCCI que apesar de haver uma fase inquisitiva no Brasil, os rgos competentes para investigar e acusar so COMPLETAMENTE distintos, o que no ocorre no sistema processual misto onde os mesmos se confundem (Rogrio Shances).

C) CONCEITO DE PROCESSO PENAL

Direito Processual Penal o conjunto de princpios e normas que visam REGULAMENTAR o DIREITO DO ESTADO DE PUNIR o agente que comete um ilcito penal. Todas as vezes que o Direito Penal Objetivo (Direito incriminador - norma material) violado, nasce para o Estado o Direito Penal Subjetivo - Jus puniendi (Direito de Punir norma processual). O Direito processo penal a disciplina jurdica que sistematiza e organiza o Direito de punir delegado ao Estado.
EUGNIO PACELLI DE OLIVEIRA.

D) NATUREZA DO PROCESSO PENAL O Direito Processual Penal um ramo autnomo do Direito Pblico. Possui a natureza de uma disciplina jurdica autnoma no campo do Direito.

E) OBJETO DO PROCESSO PENAL

objeto do Processo Penal a norma processual penal de uma forma geral. Neste caso estamos falando do CPP e outras leis processuais especiais (Ex.Lei 9.099/95).

F) FINALIDADE DO PROCESSO PENAL A finalidade do Processo Penal definir (resolver) uma relao jurdica que o ilcito penal faz nascer. a chamada lide penal. De um lado temos o poder/dever do Estado de punir juspuniendi (Ou Direito Penal Subjetivo) X direito do indivduo (status de liberdade natural do homem). Devido Processo Legal que definir o caso, atravs de uma deciso justa.

G) DO CDIGO DE PROCESSO PENAL


Alm de vrias normas processuais penais especiais, o Processo Penal Brasileiro regido pelo Cdigo de Processo Penal Brasileiro (CPP). Trata-se do Dec.Lei n 3.689/41 (Projeto de autoria de FRANCISCO CAMPOS (Na poca Min.Justia), sancionado pelo Presidente Getlio Vargas (1941). O Cdigo de Processo Penal Brasileiro possui 811 artigos e encontra-se dividido em 06 (seis) grandes livros. Lembrando que j tramita no Congresso Nacional o projeto de Lei n 156/2009 que visa criar o Novo Cdigo de Processo Penal. Segue anexo o projeto em anlise.

1 OBSERVAO: O CDIGO DAS INSTRUES CRIMINAIS DE NAPOLEO (ANO 1811) 1 CDIGO DE PROCESSO PENAL:
No faz muito tempo, as normas de direito processual estavam contidas nos mesmos textos que tratavam das normas substanciais. O direito processual penal era um conjunto de normas acessrias do direito penal. Aquele pertencia a este. O primeiro Cdigo de Processo entrou em vigor em 1.811 promulgado por Napoleo. Penal, fugindo dessa sistemtica, (Code dinstruction criminelle),

O Brasil por sua vez, enquanto colnia lusitana herdou um sistema jurdico j estabelecido em Portugal onde vigiam inicialmente em (1.446) as Ordenaes Afonsinas.

2 OBSERVAO: DA EVOLUO HISTRICA DO PROCESSUAL PENAL BRASILEIRO. ATUAL CDIGO

1 -ORDENAES AFONSINAS (1.446) - Dom Afonso V. 2 -ORDENAES MANOELINAS (1.521) - D. Manuel I 3 -ORDENAES DE D. SEBASTIO (1.580) - D. Sebastio I 4 -ORDENAES FILIPINAS (1.603) Reinado de Felipe II, confirmado no Brasil por D. Joo IV. 5 -CDIGO DE PROCESSO CRIMINAL DE PRIMEIRA INSTNCIA (1.832) Inspirado pela Constituio de 1924 outorgada por D. Pedro I, foi o primeiro Cdigo de Processo Penal do Brasil. 6 -CDIGO DE PROCESSO PENAL DEC.LEI 3.689/41 - Inspirado pelas Cartas de 1934 e 1937.

3 OBSERVAO: DO CONTEXTO HISTRICO E A REDAO DO ATUAL CPP.


- O CPP nasceu sob a gide do Golpe do Estado Novo (1937 a 1945), praticado por GETLIO Vargas para combater o suposto avano do comunismo no Brasil. Determinou ainda o fechamento do Congresso Nacional e interventores nos Estados, alm de inmeras medidas retrgadas. -Houve no Brasil a doo de um sistema totalitarista e ditatorial (Muito parecido com o Fascismo da Itlia), que se refletiu na redao de inmeros dispositivos do CPP. Assim, o CPP atual foi inspirado na Legislao Italiana Fascistas de 1930, redundando na criao de 811 artigos limitadores de Direitos e Garantias Fundamentais.

DO FASCISMO: O fascismo foi um regime poltico instaurado por Benito Mussolini em Itlia depois do final da Primeira Guerra Mundial e que se caracterizou pela ditadura e totalitarismo, pelo nacionalismo agressivo, militarismo e imperialismo, pelo culto do chefe, pelo anticomunismo, pelo represso e pelo corporativismo. Para por em prtica os seus princpios, foi instaurado em Itlia o regime de partido nico, foram ignorados os direitos individuais dos cidados, o Parlamento foi transformado num simples orgo consultivo, foi criada a polcia poltica e a opisio foi sujeita a represso muitas vezes violenta. O fascismo serviu de modelo a diversas outras ditaduras que se implantaram na Europa no perodo entre as duas Guerras Mundiais, entre as quais a ditadura Salazarista, razo pela qual o fascismo passou a designar qualquer regime ditatorial totalitarista de direita.

Demonstrando o acima explicado, temos a Exposio de motivos do CPP de 1941:


O ministro Francisco Campos, que foi seu idelogo, em sua exposio de motivos, deixa-nos perceber o vis antidemocrtico desta ao dizer que: o conceito poltico da democracia no era mais adequado aos novos ideais da vida. A liberdade individual e suas garantias no resolviam os problemas do homem. Eram ideais negativos, que no garantiam ao indivduo nenhum bem concreto, seja no domnio econmico, seja no domnio moral, seja no domnio intelectual e poltico. Sob tal ideologia surge o Cdigo de Processo Penal que persiste em vigorar. Vide artigo anexo, sobre o criador do anteprojeto do CPP de 1941 (Francisco Campos).

H) SUJEITOS DO PROCESSO PENAL

SUJEITOS PRINCIPAIS: JUIZ E AS PARTES QUERELADO).

(MP

OU

QUERELANTE

RU

OU

SUJEITOS ACESSRIOS: -ORGOS AUXILIARES (SERVENTURIOS) -ASSISTENTE DA ACUSAO -TERCEIROS: A) Interessados B) NO-Interessados

(Classificao do Prof. Mirabette)

CLASSIFICAO

SUJEITOS PRINCIPAIS:
-JUIZ E AS PARTES (MP OU QUERELANTE X RU OU QUERELADO)

SUJEITOS ACESSRIOS:
-ORGOS AUXILIARES (SERVENTURIOS) -ASSISTENTE DA ACUSAO -TERCEIROS (INTERESSADOS OU NO)

(Classificao do Prof. Mirabette)

1 OBSERVAO: DO JUIZ CRIMINAL:


O juiz exerce o papel de maior relevo no processo. A lei confere-lhe os poderes necessrios para zelar pelo processo e solucionar a lide em nome do Estado. Ao Juiz incube julgar o caso concreto e suas demandas perifricas, colando-se entre as partes e acima dos seus interesses. O Juiz deve sempre agir com INVESTIDURA, IMPARCIALIDADE E COMPETNCIA (seus atributos principais). Gozando para tanto das prerrogativas da INAMOVIBILIDADE, VITALICIEDADE E IRREDUTIBILIDADE (seus privilgios).

2 OBSERVAO: DO MINISTRIO PBLICO:


O MINISTRIO PBLICO: O Ministrio Pblico Estadual ou Federal, atua no processo penal atravs do seu Promotor de Justia ou Procurador da Repblica. Nos crimes de AO PENAL PBLICA CONDICIONADA REPRESENTAO (Ex.Leso corporal leve, ameaa, etc) ou AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA (Ex.Homicdio, furto, roubo, etc) a vtima ser substituda pelo Ministrio Pblico, atravs do seu promotor ou procurador respectivo. O Ministrio Pblico seria sujeito principal em substituio vtima, sendo o denunciado chamado de acusado ou ru. O PROMOTOR representa o MP e goza das prerrogativas da
INAMOVIBILIDADE, privilgios). VITALICIEDADE E IRREDUTIBILIDADE (seus

3 OBSERVAO: DO QUERELANTE:
QUERELANTE: Nos crimes de AO PENAL PRIVADA (Ex.Calnia, insjria e difamao) a vtima (ou seus familiares) no ser substituda por ningum. Dever militar em seu prprio nome, atravs da contratao de um defensor que ser o seu representante legal. Neste caso, a vtima receber o nome de QUERELANTE e o ru ser chamado de QUERELADO. Em regra a acusao feita pelo rgo do Ministrio Pblico. Excepcionalmente, a acusao ser feita pelo ofendido (recebendo neste caso o nome de querelante), que o sujeito passivo da infrao penal.

4 OBSERVAO: DO ASSISTENTE DE ACUSAO:


O ASSISTENTE DE ACUSAO parte contingente, eventual, no processo e se presta a auxiliar o Ministrio Pblico na busca da realizao da justia, reforando a acusao, e garantindo a reparao do dano causado pelo ilcito. Atuar apenas nas aes penais pblicas (onde o promotor o sujeito principal). Podem intervir no processo, como assistentes do Ministrio Pblico: a) O ofendido ou seu representante legal; b) ou na falta desses O CADI (cnjuge, ascendente, descendente ou irmo) do ofendido (artigo 31 do Cdigo de Processo Penal). Em qualquer caso, sempre por intermdio de advogado (artigo 268 do Cdigo de Processo Penal). Entendemos que o rol do artigo 31 taxativo, mas no podemos deixar de mencionar que h autores que defendem a possibilidade do (a) companheiro (a) ser assistente.

LEMBRANDO QUE.... - MOMENTO PARA INTERVENO: A resposta est no


art.268 do CPP. O assistente da acusao intervm em todos os termos da ao pblica, enquanto no passar em julgado a sentena.

- RECURSO CONTRA: Da deciso que admite ou no o


assistente de acusao no cabe recurso, podendo, entretanto, ser impetrado mandado de segurana (art.273 do CPP). Se o juiz excluir ofendido j habilitado, caber correio parcial.

- ATIVIDADES: O artigo 271 do Cdigo de Processo Penal


relaciona os poderes do assistente no processo penal. um rol taxativo: Art. 271. Ao assistente ser permitido propor meios de prova, requerer perguntas s testemunhas, aditar o libelo e os articulados, participar do debate oral e arrazoar os recursos interpostos pelo Ministrio Pblico, ou por ele prprio, nos casos dos arts. 584, 1o, e 598.

5 OBSERVAO: DOS AUXILIARES DO JUZO: So auxiliares do Juzo...


- Escrives - Oficiais de Justia - Contadores - Peritos e Intrpretes - Depositrios - Escreventes Nesse sentido, veja o art.139 do CPC, com aplicao subsidiria. Lembrando que: Art. 274 do CPP. As prescries sobre suspeio dos juzes estendem-se aos serventurios e funcionrios da justia, no que Ihes for aplicvel.

6 OBSERVAO: DOS TERCEIROS:


-DOS TERCEIROS (INTERESSADOS OU NO) Estes podem ser: Terceiros interessados: curador do doente mental e o terceiro de boa-f que teve o bem apreendido ou seqestrado (art.131, II, do CPP), etc. Terceiros desinteressados: Ex. Testemunhas e informantes.

LEMBRANDO QUE... Havendo necessidade, pode o Juiz nomear um curador para o ru (p.ex.doente mental), afim de que na ausncia de um representante legal, possa o mesmo zelar pelos interesses do acusado/curatelado. Neste caso, seria o curador um sujeito processo interessado. Cuidado com a SMULA 352 DO STF: No nulo o processo penal por falta de nomeao de curador ao ru menor que teve a assistncia de defensor dativo.

7 OBSERVAO: DO DELEGADO E DETETIVES


- Os peritos, oficial de justia, etc podem ser chamados de auxiliares DIRETOS do Juzo. -Delegado de policia (autoridade policial) e seus agentes seriam agentes pblicos de segurana pblica, com atribuies ligadas ao exerccio do poder de polcia. No seriam auxiliares direto do Juiz, mas exerceriam funes judicirias indiretas por determinao do Juzo respectivo, alm de outras. Seriam, portanto, auxiliares INDIRETOS do Juzo.

8 OBSERVAO: DO ADVOGADO/DEFENSOR:
O defensor no sujeito processual. O defensor age em nome e nos interesses do seu cliente. Exerce a defesa tcnica do cliente, que to importante e indisponvel que poder ser exercida ainda que contra a vontade do representado ou mesmo na sua ausncia. O acusado, ainda que ausente cabendo ao juiz o dever de necessria e indispensvel. ou foragido, ter sempre defensor, velar pela defesa tcnica, que

A Smula 523 do Supremo Tribunal Federal, lapidarmente, definiu: "No processo penal, a falta de defesa constitui nulidade absoluta, mas a sua deficincia s anular se houver prova de prejuzo para o ru.

CURIOSIDADE 01 A ampla defesa, no processo penal, constitui-se de: - AUTODEFESA, dividida vrios aspectos: direito de presena, direito de audincia, direito de mentir, etc. A autodefesa, entretanto, poder ser dispensada pelo ru (nunca pelo juiz), o que caracterizar a revelia. -DEFESA TCNICA, desempenhada por pessoa legalmente habilitada, que o advogado (artigo 133 da Constituio Federal). Pelos motivos j expostos, a defesa tcnica indispensvel.

CURIOSIDADE 02

No processo penal pode haver vrias espcies de defensores:


A) DEFENSOR PBLICO (CONCURSADO) B) DEFENSOR DATIVO OU AD HOC (NOMEADO) C) DEFENSOR CONSTITUDO OU PARTICULAR (CONTRATADO) - A intimao do defensor PBLICO E DATIVO feita pessoalmente e a intimao do defensor CONSTITUDO feita por publicao na imprensa oficial. - A Lei n. 1.060/50, artigo 5., 5., que trata da assistncia judiciria, prev o prazo em dobro para o defensor pblico. A jurisprudncia estende a prerrogativa do prazo em dobro ao defensor dativo e aos advogados com convnio na Procuradoria-Geral do Estado.

CURIOSIDADE 03 -Se o acusado possuir habilitao tcnica, ele mesmo poder se defender. -Se o juiz nomear defensor, o ru, a qualquer tempo, poder constituir outro ou pedir a substituio do primeiro. -Se existirem vrios rus, o juiz dever nomear um defensor para cada um deles, a fim de evitar colidncia das teses defensivas, o que ensejaria nulidade absoluta. -Entendamos desnecessria a nomeao de curador para o ru menor de 21 anos que j tenha defensor dativo ou constitudo (smula n. 352 do Supremo Tribunal Federal). Com a entrada em vigor do novo Cdigo Civil, desapareceu a necessidade de curador para o menor de 21 anos.

BIBLIOGRAFIA DA AULA:
BSICA: CAPEZ, Fernando. Curso de Processo Penal. 18 ed. So Paulo: Saraiva, 2011 NUCCI, Guilherme de Souza. Cdigo de Processo Penal Comentado. 11 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2011. OLIVEIRA, Eugnio Pacelli de. Curso de Processo Penal. 15 ed. atual. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011. TVORA, Nestor. Curso de Direito Processual penal. 6 ed. Salvador: Juspodivm, 2011. RANGEL, Paulo. Direito Processual Penal. 19 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011. TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Manual de Processo Penal. 14. So Paulo: Saraiva, 2011.

AVANADA: FERNANDES, Antnio Scarance (em colaborao com Ada Pellegrini Grinover e Antnio Magalhes Filho). As nulidades no Processo Penal. 12 ed. So Paulo: Malheiros, 2011. ____________________________ (em colaborao com Ada Pellegrini Grinover e Antnio Magalhes Filho). Recursos no Processo Penal. 7 ed. So Paulo: Malheiros, 2011. ____________________________ Grinover, Antnio Magalhes Filho Criminais Comentrios Lei Tribunais, 2005. (em colaborao com Ada Pellegrini e Luiz Flvio Gomes). Juizados Especiais 9.099/95. 5 ed. So Paulo: Revista dos

GOMES, Luiz Flvio Gomes. Priso e Medidas Cautelares Comentrios Lei 12.403/2011. 2 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2011. NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. 1 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.

REFLEXO:
Isaas 55.6:

Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto est perto...

You might also like