You are on page 1of 4

A ao lacaniana no acolhimento das excees1 Estilo e sinthoma Srgio de Castro Folheando outro dia o segundo volume de uma popular,

no sculo XIX, histria da literatura francesa2,chego a seu penltimo captulo- uma vez que tal obra no cobre o sculo XIX, ainda em curso- e deparo-me com uma longa exposio sobre George Luis Leclerc Buffon. Escritor e naturalista francs, apresentado ali como bem superior a Dalambert, a Diderot e a Voltaire, assim como com mais saber do que Plnio e, ainda que menos metdico, mais ousado e eloqente que Aristteles. chamado tambm de o Newton francs, visto ter se ocupado principalmente das cincias naturais e, secundariamente -mas com no menos brilho- das humanidades. Seu estilo, afirma-se, majesttico e tranqilo, e refletia a dignidade de sua vida tanto quanto a altivez de suas maneiras. Retirado em seu castelo em Montbar, muito srio e muito reservado para se misturar com filsofos militantes mas muito altivo e muito independente para ajudar seus adversrios, refugia-se nos estudos deixando para os menos escrupulosos e mais ardentes a solicitude de debater os problemas da poltica, da moral e da religio. Era, na percepo de seus contemporneos, o verdadeiro fidalgo3, que, dada a elevao de seu estilo, s escrevia de punhos de renda.4 em seu discurso de recepo na Academia, intitulado Discurso sobre o estilo que encontraremos o aforismo O estilo o prprio homem, citado por Lacan na Abertura dessa coletnea, nos Escritos.Trata-se alis, da primeira frase dos Escritos, uma frase relativa ao estilo portanto. Podemos dizer que o estilo ser, at o final do sculo XIX, parte integrante da estilstica, entendida como a arte de bem e belamente escrever e falar. Ambos, estilo e estilstica, se articularo aos estudos retricos, disciplina inaugurada na Grcia antiga, quando visava, dadas as suas funes sociais, alcanar no exatamente a verdade mas o verossmel, visando portando persuadir e influenciar.Tais estudos estaro presentes em currculos escolares de grande parte do mundo ocidental, inclusive do Brasil, at finais do sculo XIX e incios do sculo XX, quando entraro ento em declnio at desaparecerem dali quase completamente. No entanto a partir da dcada de 1950, assiste-se a um gradual retorno de tais estudos cena intelectual, de forma revigorada e como
1

Texto apressentado na aula inaugural do Instituto de Psicanlise e Sade \Mental de Minas Gerais, no dia 14 de maro de 2011 como atividade preparatria ao V ENAPOL. 2 Histoire de la Littrature Franaise, Didier et Cie, Libraries-Editeurs, Paris, 1874, primeira edio 1851 3 Dicionrio Lello Universal, Porto Editora, Porto 1965. 4 Idem, idem.

objeto de interesse de uma ampla comunidade acadmica. Mas entre seu declnio e quase desaparecimento- ao menos de uma comunidade que no se restringisse a especialistas- e sua reapario nos anos 1950, algo se passou. Podemos dizer que, com as duas grandes guerras mundiais, esses espetculos de destruio e morte levados a cabo por uma tecnologia que absolutamente no estava a servio da vida, testemunhadas e registradas, entre outros, por uma vanguarda artstica que to agudamente repercutiu suas conseqncias-tanto quanto, de certa forma os anteviugradativamente pode-se perceber na produo de tais artistas uma nova e fragmentria subjetividade, menos afeita a ideais universalizantes de beleza e mais referida a um real ento recm escancarado com tanta destruio e morte.5 Parece razovel dizer portanto que o declnio dos estudos retricos ser correlativo ao declnio do belo como ideal das artes de um modo geral e da retrica propriamente dita, entendida como a arte de bem e belamente falar e escrever. Ser ento num contexto em que tais questes estaro consolidadas- basicamente o desse declnio do belo como referncia para as artes - que os estudos retricos e, com eles, novas discusses sobre o estilo, sero ento retomadas. Mas, como veremos, de uma forma e em termos bem distintos. Em artigo clebre publicado em 1951, intitulado Dois aspectos da linguagem e dois tipos de afasia o lingista russo Roman Jackobson proceder anlise de dois tipos de afasia articulando-os a dois aspectos da linguagem, como sugere seu ttulo. Aps justificar o interesse da lingstica por um problema inicialmente mdico, dizendo que a lingstica se interessaria tambm pela linguagem em dissoluo, temos a afirmao de Jackobson de que a linguagem humana operar sempre- em patologias ou no- atravs da concorrncia de entidades simultneas e da concatenao de entidades sucessivas, sendo, tais procedimentos, os dois modos segundo os quais, ns, que falamos, combinaremos os constituintes lingsticos. A combinao e a seleo, portanto ou, como o prprio autor esclarecer em seguida, a metfora e a metonmia. Sabemos que tal artigo de Jackobson ser acolhido com entusiasmo por Lacan que, fazendo nele pequenas modificaes, ampliar seu alcance, como se pode constatar no escrito A instncia da letra no inconsciente ou a razo desde Freud. A mudana, radical, de perspectiva, processada por Jackobson e por Lacan no campo dos estudos retricos tanto quanto o grande impulso que deram para a sua retomada- foi a constatao de que falar era operar a partir de metforas e metonmias, includo a, a linguagem em dissoluo . Desarticula-se pois a retrica de qualquer referncia a ideais de beletrismo e de belos e persuasivos dizeres.
5

Cf., a ttulo de introduo a tal debate: Benjamin, Walter, in: O narrador, consideraes sobre a obra de Nikolai Leskov, Obras escolhidas, Editora Brasiliense, So Paulo, 1996.

Ora, retomando nossa referncia inicial, aquela de Buffon sobre o estilo que abre os Escritos, poderemos perceber que os comentrios feitos ali por Lacan ganharo todo seu sentido. Dir Lacan ento que onde Buffon colocava o homem em seu aforismo: - o estilo o prprio homem-, ele indicar o lugar da queda do objeto. Ou, ainda seguindo Lacan: o objeto que responde pergunta sobre o estilo. que, - e considerando as rpidas referncias que fiz no incio deste texto-, ser ento preciso preocupar-se com o fato de o homem no mais ser uma referncia to segura. Ou seja, para respondermos, nos dias de ento- e estvamos em outubro de 1966- a qualquer pergunta sobre o estilo, referncias ideais ao belo, ao homem de uma certa tradio humanista h muito exaurida, seriam inteiramente insuficientes. Ao apontar para o objeto e sua queda justo onde Buffon colocava o homem, ser ento menos para um ideal que inspiraria admirao e imitao -afinal, que homem de bem no almejaria tambm ser um Grande Homem?- e mais para um tipo de singularidade afeita ao prprio de cada um e articulvel, como veremos Lacan fazer posteriormente, ao que ele chamar de hescabelo (hessecabeau), neologismo que preserva o significante belo em sua constituio mas que remeter a um campo semntico onde a beleza no ser propriamente seu termo definidor, muito mais, enfim para as proximidades do real e de suas vicissitudes do que, portanto, a qualquer elemento de vocao universal que Lacan encaminhar a questo sobre o estilo. Jacques- Alain Miller, em seu curso A vida de Lacan, na aula de 10 de fevereiro de 2010 afirmar: Lacan no foi um grande homem. Ao contrrio, ele sempre deixou aparecer algo de um excesso- no vestir, no falar, em seus escritos-, situado por muitos como um certo barroquismo contemporneo que no mnimo tornaria rdua a tarefa de, pela via da imitao, aproximar-se de seu ensino. Ainda seguindo Miller em tal curso, tratar-se-ia menos, para Lacan, que tentar fazer com seu modo de gozo se dilusse num ideal universal qualquer a fim de tornar-se algo como um modelo-ele, do que de o ostentar, tornando-o, para alguns, algum verdadeiramente insuportvel. Uma dura passagem do belo ao hescabelo, talvez possamos dizer, se quisermos indicar ento um percurso, no plano do estilo, que cotejasse Buffon com Lacan. Portanto substituir o homem, enquanto categoria universal, pela queda do objeto a, nos conduzir a isso: passar de um entendimento do estilo como algo situado, ou articulvel, aos mais variados ideais de beleza sempre portanto de vocao universal - a um outro, que remeteria ao singular e, no horizonte, concepo de sinthoma, como a veremos ser desenvolvida por Lacan anos depois. Estaremos aqui tambm no domnio da exceo e tocando, em seus fundamentos, numa lngua e numa sintaxe prprias a cada um, e que no sero, portanto, orientadas por seu poder de comunicao.

Claro que temos aqui- mais alm do belo e de verdadeiras fidalguiasum influxo que ser o de uma orientao clnica que desde o incio se manifestou em Lacan. Talvez tambm a partir da possamos entender melhor a frase de Miller extrada de seu texto Foracluso generalizada. Dir ali Miller: No fundo, o passe mais o reconhecimento de um estilo: como voc est irreconhecvel!.

You might also like