You are on page 1of 8

ICP INSTITUTO CRISTO DE PESQUISAS CURSO INTERDENOMINACIONAL DE TEOLOGIA Aluno: JOS VLADEMAR DE LIMA MDULO II

CRISTOLOGIA 1. O significado de JESUS: O Senhor Salvao O significado de CRISTO: O Ungido 2. A expresso FILHO DE DEUS: Por nascimento, s Jesus foi gerado por Deus, qualquer outro ser no universo que receba o ttulo de filho de Deus s ser em um sentido relativo. Jesus foi o Unignito ( Jo 3:16). Ele foi Eternamente gerado. 3. Jesus chamado de pai da eternidade, sem princpio de dias; e isso coloca seu domnio e presena num tempo antes da criao. Quando lemos: Faamos o home, nossa imagem e semelhana, revela planejamento, trabalho de mais de um, em harmonia e de Jesus como semelhante ao Pai. Assim, a deciso e ao da criao teve a participao de Jesus confirmando sua divindade. 4. Todas as coisas foram criadas por Ele, Jesus foi o arquiteto da criao e este o desafio da f: crer que Deus rompeu a barreira do sobrenatural na pessoa de Seu Filho, ao envi-lo ao mundo em forma de homem. Na sua misso, Jesus disse : Eu e o Pai somos um, afirmando sua divindade e poder de criador do mundo. Ao mesmo tempo, seus sinais e lies ensinadas, mostram que tudo est ao seu alcance, que Ele domina sobre tudo e tudo existe nele e por Ele. Cumprindo Sua misso, Jesus, como homem, trouxe-nos a glria, o Reino e o poder de Deus, vivendo cheio do Esprito Santo sem medida. Por Ele, para Ele, Nele vivemos, cremos e seremos salvos eternamente. 5. A primeira passagem : No princpio criou Deus... (Gn1:1)No princpio era o Verbo... ( Jo1:1-3) revelam que Jesus estava com Deus antes de Tudo existir e agora Deus estava com o homem se revelando e enchendo a Terra com Sua glria. A segunda: Deus chamado de meu Pastor (Sl23:1) por Davi e Jesus afirma: Eu sou o Bom Pastor( Jo 10:11. Estas referncias provam a divindade de Jesus, sua misso em unir o homem a Si mesmo a Deus.

A terceira: Deus a verdade... (Dt 32:4) Eu sou a verdade... ( JO14:6) . As obras e a palavra de Jesus trouxe o evangelho a ns e a verdade que s podia vir de Deus. 6. Em relao sua onipotncia, gosto de falar sobre a ressurreio de Lzaro. Ele alm de ter a onipotncia, sabia exatamente como us-la. Muitas vezes mostrava submisso vontade do Pai. Muitas vezes preferia ensinar a verdade do que apenas mostrar o poder. Ele alimentou uma multido por milagre, mas repreendeu as pessoas por ir atrs apenas dos milagres. Jesus curou e levantou os mortos, e nunca precisou se apoiar apenas na sua onipotncia, mas usou-a para vencer o mundo, a carne e a morte, por ns. Isso s Ele podia fazer e hoje na sua onipotncia pode nos ajudar a vencer todas as coisas. Por isso somos mais que vencedores em Cristo Jesus! 7. fascinante falar sobre as limitaes fsicas de Jesus e s vezes comparar com as nossas. Em Mt 21:18 dia que Ele teve fome, mas eu me lembro de seu jejum de 40 dias. Em Jo 4:6 fala de sua fadiga, mas eu me lembro de suas caminhadas pelo deserto cuidando de multides que pareciam ovelhas sem pastor. 8. Jesus no podia vir em pecado. A natureza humana estava toda contaminada pelo mal. Assim Jesus nasceu no de vontade humana, mas de Deus. Seu nascimento virginal resgata aposio inicial do homem para com Deus, sem pecado em sua natureza, mesmo tentado manteve-se puro e por ser um sacrifcio perfeito para Deus. Deus aceitou este nico sacrifcio por ser perfeito e por ser por amor, assim a incontaminao de Jesus era indispensvel para o plano de salvao.f 9. Podemos responder filosofia do Gnosticismo em relao rejeio encarnao do Verbo dizendo que, realmente, alguns tm olhos mas no vem, tm ouvidos mas no ouvem. A pessoa que marcou a histria dividindo-a em antes de Cristo e depois Dele, alm de ter feito sinais que provavaram sua unio com o Pai, pregou e ensinou sobre um caminho que usado e explorado de diversas maneiras por todas as religies. Os mandamentos e sua virtude so doutrina na maioria das religies do mundo. No acreditar na encarnao de Deus, negar todo o sobrenatural, negar qualquer coisa que pode vir aps a morte, viver sem explicar a criao sobrenatural sem querer usar a f para aceit-la. A encarnao o romper da barreira do sobrenatural e do natural, assim podemos viver o espiritual e ser mais do que carne e pensamentos. Nossa conscincia sabe e procura algo mais, algumas explicaes para a vida e a encarnao abre a porta para as respostas que esto alm do natural. 10.A morte de Jesus foi um dos temas mais prefigurados no Antigo Testamento. Podemos v-la simbolizada no sacrifcio de Isaque, quando o pai oferece o filho a Deus em obedincia sua vontade. A sada do Egito representava a salvao trazida por Jesus, que

enfrentando as foras do mal s podiam estar protegidos passando o sangue do cordeiro nas portas. O cordeiro que estava presente em todo Velho Testamento era Jesus, que seria O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. 11.Dentre as conseqncias principais da morte de Jesus temos o perdo dos pecados. A maneira nica de religar o homem a Deus, substituindo-o, assumindo seu lugar e pagando o preo. Ele levou sobre Si nossos pecados, trazendo a ns o amor de Deus revelado pelo Esprito Santo que Ele enviou aps sua morte, dando por fim acesso a Deus, acesso graa de Deus e sua direo ao cu. 12.A ressurreio de Cristo foi uma Vitria definitiva sobre a morte, como primognito abriu o caminho para a salvao que passa pela morte e vive eternamente com Deus. A ressurreio define o carter da vida espiritual do cristo, pois vivo, Jesus passa a viver em ns e ns Nele, assim caminhamos juntos e como Advogado, Aquele que venceu, tambm nos dar a vitria. 13.A ascenso de Cristo cumpre Seu papel de Advogado e Salvador. Subindo nos deixou o Esprito Santo e pode direita do Pai, interceder por ns. Alm disso, assumindo seu trono, Ele reina sobre todo poder e governa todas as coisas nos preparando para nossa eterna morada nos cus. 14.Jesus Deus, deixou Sua glria, veio ao mundo para salvar. Curou e fez milagres, ressucitou Lzaro e revelou todo seu plano em ser : A ressurreio e a Vida. Assim vejo Jesus, Deus conosco, para seguirmos Seus passos e aprender com Ele, porque Ele manso e humilde de corao. Ele tudo, a resposta e nosso desafio, por isso Sua palavra sua boca falando e seus princpios so vida, vida e vida, a nica vida que vale a pena viver!

BIBLIOLOGIA

1. As tradies judaicas reconhecem Moiss como autor de Gnesis e mais, o prprio Jesus e alguns escritores do Novo Testamento ( Jo 1:17 e Rm 5:19 ) tambm se referem a Moiss como o autor. Mesmo no testemunhando os fatos, Deus pode inspirar Moiss para relatar aquilo que um homem to prximo de Deus podia receber e passar para outros. A inspirao trouxe uma viso

especfica e adequada de acordo com a sabedoria de Deus para despertar a f e o conhecimento de Deus atravs da Palavra. 2. Os cinco primeiros livros da Bblia so conhecidos como PENTATEUCO. Os nomes correspondentes em hebraico so : Bereshit, Shemt, Vayikrah, Bamidbar e Devarim. Em Greco temos que a palavra Pentateuco vem do grego penta ( cinco) e teuchos ( estojo para o rolo de papiro). 3.As citaes de Jo 1:17 e Rm 10:5,19 so provas de que Jesus e os autores do Novo Testamento acreditavam na autoria de Moiss o que refora a nossa crena tambm. As referncias so:
Evangelhos: Mt.8.5; 19.19.4-8; Mc.1.44; 7.10; 12.19, 26; Lc.2.22; 5,14; 20.37; Jo.1.17, 45; 7.19, 22-24; 8.5; 1. 2. 3. Atos: At.3.22; 7.44; 13.39; 15.5; 28.23; Paulo: Rm.10.5; 10.19; 1Co.9.9; Autor de Hebreus: Hb.9.19; 10.28.

4. Toda o relato do xodo simboliza a obra de Salvao atravs de Jesus. Moises tipificando Cristo que busca seu povo, o protege, enfrenta as foras de satans e conduz seus irmos Terra Prometida. Para isso, a Pscoa realizada depois da morte do cordeiro cujo sangue foi derramado e aspergido nas portas. Assim o sacrifcio de Jesus profetizado. Durante a caminhada temos o man ao qual o prprio Jesus se compara quando diz que Ele o verdadeiro po do cu.

5. Quando trata dos sacrifcios e expiao, o Livro de Levtico revela a importncia da santidade para se aproximar e agradar a Deus. Essa era a mensagem que apontava para o resultado do sacrifcio perfeito de Jesus. Jesus morreu uma s vez, derramou seu sangue e nos purificou completamente.

6. Os crticos negam que a autoria de Deuteronmio seja de Moiss e afirmam que o livro tenha sido formado por sacerdotes por volta do sculo 7 a.C. 7. OS JUZES 1.Otniel de Jud (3:9): vitria sobre Cus-Risataim. 2.Ede de Benjamim (3:15): vitria sobre Eglom de Moabe. 3.Sangar (3:31): vitria sobre os filisteus ( localidade desconhecida). 4.Dbora (Efraim) e Baraque (Naftali) (4:4-6): vitria sobre Jabim e Ssera.

5.Gido de Manasss (6:11): vitria sobre os midianitas e amalequitas. 6.Tola de Issacar (10:1). 7.Jair de Gileade(10:3) 8.Jeft de Gileade (11:11): vitria sobre os amonitas. 9.Ebs de Belm (12:8). 10.Elom de Zebulom (12:11) 11.Abdom de Efraim (12:13) 12.Sanso de D (15:20): vitria sobre os filisteus. 13.Samuel (I Sm 7:17)

8. LIVROS HISTRICOS

Josu Juzes Rute 1 de Samuel 2 de Samuel 1 dos Reis 2 dos Reis 1 das Crnicas 2 das Crnicas Esdras Neemias Ester

9. O Rei Assuero decidiu achar uma moa para ser a nova rainha no lugar de Vasti. Entre as moas escolhidas estava Ester que no revelou sua descendncia judaica , mas achou graa perante todos com quem convivia. Aps ser escolhida para ser a rainha, viu-se como intercessora do seu povo diante do rei para confrontar os ataques e planos de Ham para destruir o povo judeu. Por meio da vontade de Deus, ela foi escolhida e colocada numa posio de poder fazer a diferena sendo usada por Deus para arriscar sua vida e interceder ao rei para salvar o povo de Israel. 10.Os autores de Salmos Davi Asafe Os filhos de Cor Salomo Moiss Et Outros 11.Os livros dos profetas maiores so: Isaas, Jeremias, Lamentaes de Jeremias, Ezequiel, Daniel. Estes livros foram deniminados maiores por Agostinho para identificar os livros mais extensos. 12. A esttua do sonho de Nabucodonosor tinha: Cabea de ouro Peito de prata Lombos de bronze Pernas de ferro

Ps de barro e ferro

13.Os profetas menores que profetizara antes do cativeiro: Osias, Joel, Ams, Obadias, Jonas, Miquias, Naum, Habacuque, Sofonias Os profetas menores que profetizaram depois do cativeiro: Ageu, Zacarias, Malaquias. 14.Em Ams 8: 10-13 vemos a rejeio total de Amazias Palavra de Deus. Ele diz ao profeta que estaria proibido de profetizar em Betel. A resposta de Ams em 8:14-17 foi: Eu no sou profeta, nem discpulo de profeta, mas boieiro e colhedor de sicmoros.... o profeta quis dizer que Deus o buscou enquanto cuidava do gado e por ordem e vontade de Deus ele tinha assumido a tarefa de profetizar a Israel. 15.A concordncia do livro de Malaquias com o novo Testamento passa pelo captulo 3:1, quando anuncia a vinda e ministrio de Joo Batista preparando o caminho do Senhor Jesus. Essa mesma referncia pode ser vista quando em Mt 11:7-15 Jesus cita o ministrio de Joo. Alm disso, nas palavras de Paulo em Rm 9:13 as referncias so as mesmas e em alguns princpios como a condenao do divrcio podem ser achadas em Malaquias e em Mt:5:31,32 e 19:3-10.

HISTRIA DOS HEBREUS 1. A histria bblica tem algumas caractersticas particulares que a diferencia da secular. Deus no se preocupou em oferecer uma cronologia exata ao homem. As datas no so especificadas completamente. Os personagens mais importantes so descritos de acordo com a vontade de Deus em ressaltar aes, princpios e Seu grande plano de salvao. Outros momentos dos relatos bblicos descrevem intervenes de Deus e aes de f que fazem da histria bblica ser uma histria mais atemporal e mais difcil de ser entendida do que a secular. 2. A cronologia no exata, pois Deus no se limitou seguir os moldes das histrias seculares. Desde Gnesis, a cronologia podia ser difcil de ser colocada no papel e mesmo de ser entendida pelo homem. O objetivo no era satisfazer toda a racionalidade humana, mas pelo contrrio, desafiar e desenvolver a f atravs de sua Palavra que mais do que letras quando vivificada pelo Esprito em nossos coraes. 3. A teoria da evoluo, como o nome j diz, apenas uma teoria. Como teoria, alguns pontos no podem ser explicados por no haver mtodos e instrumentos prprios para se determinar em laboratrio, por exemplo, como um macaco vira um ser humano. A cincia vive de fatos e estes precisam ser comprovados em laboratrio, por isso podemos dizer que a cincia no comprova a Bblia, mas tambm no a contradiz. Hoje entre cientistas renomados a teoria do Desing Inteligente aceita e coloca os cientistas mais perto da verdade bblica.

4. Ado e Eva no contestado seriamente na histria. Temos evidncias atravs de Jesus em Mt 19:4-6, que cita a existncia deles e em Rm 5:12 Paulo nos fala da origem da raa humana oriunda de um nico homem: Ado. Vendo Jesus e Paulo citando a existncia de Ado e Eva podemos na mesma f aceitar os evangelhos e a verdade de Deus para a origem da raa humana. 5. A personagem principal na rebelio do homem de ser igual a Deus foi Ninrode. Liderou a construo da Torre para mostrar a onipotncia do homem em criar e definir sua prpria existncia e vontade. A torre mostrava o poder do homem e ao mesmo tempo um smbolo de grandeza e unio. Deus no aceitou esta postura dos homens e decidiu fazer valer Sua vontade, espalhando os homens e confundindo suas lnguas pelo mundo. 6. Os PATRIARCAS Abrao: sua esposa era Sara e ele morreu com 175 anos Isaque: sua esposa era Rebeca e ele morreu com 180 anos. Jac: suas esposas eram Lia e Raquel ( suas concubinas eram Zilpa e Bila) ele morreu com 147 anos. Jos: sua esposa era a filha de Potifar eele morreu com 110 anos 7. Moiss, por ter sido criado pela filha do Fara, foi educado segundo toda a realeza do palcio e por ter sido criado neste ambiente no era uma pessoa comum e nem sua vida era vista como comum. A sua influncia vinha de sua posio e de seu carter que desde cedo j vinha sendo definido como que mostrando seu perfil para ser o libertador do povo de Deus. 8. Um motivo pelo qual Deus tenha feito o povo ir por um caminho mais longo ao sair de Egito pode ter sido mostrar sua oniscincia e onipotncia. O caminho mais curto passava pela terra dos filisteus e o povo podia achar a tarefa muito difcil, se assustar e se rebelar. Por outro lado, Deus tambm queria testar a obedincia do povo e gui-los como organizao, dando proteo , destruindo seus inimigos e provando sua fidelidade. 9. Teocracia significa Governo de Deus. Deus governava atravs dos Juzes. Estes no eram governadores regulares, apenas de tempos em tempos serviam ao processo de libertar o povo de Israel da opresso dos inimigos. Sua liderana era temporria. 10.A diviso do reino de Israel se deu aps dias conturbados no final do reinado de Salomo. O reino j estava dividido por religies pags e revoltas das tribos. Jeroboo recebe a palavra do profeta de que dominaria sobre 10 tribos. Roboo reinaria sobre 2 tribos. A capital do reino do norte seria Samaria e do sul Jud. 11. Um era o reino do norte e o outro o reino do sul. O reino do norte, dominado por jeroboo foi dominado pela Assria. O reino do sul de Roboo foi dominado pela Babilnia. 12.O perodo interbblico representa a ausncia da voz de Deus durante 400 anos. Houve o silncio de Deus e da revelao bblica. Os quatro perodos que marcaram esta poca so : o prsico, o grego, o macabeu e o romano. 13.O povo judeu, espalhado em terras estranhas, freqentava as sinagogas, as quais tiveram origem no cativeiro. Esse costume se manteve e serviu para firmar entre eles o local para se estudar a bblia e adorar a Deus. Duas classes de religiosos se tornaram fortes : os

fariseus e os saduceus. Alm desses tambm havia os escribas, copiadores da Lei. 14.A importncia da histria bblica est em conhecermos como Deus escolheu, guardou e protegeu o seu povo Israel. Atravs da histria vemos a extenso do plano de salvao de Deus ao preparar e revelar desde a queda de Ado a vinda do Messias, nosso Salvador. Conhecer a histria do povo de Israel, ao qual fomos adotados e includos pela obra de Jesus, aumenta nossa f e dirige nossa f pelos princpios e revelaes de Deus atravs de seus escolhidos, suas vidas com Deus e suas vitrias. LNGUA PORTUGUESA 1. A) sesso B) seo C) cesso D) sesso 2. A) soar B) suor C) o D)do E) o 3. A) anseia B) incendeia C) remedeia D)odeia 4. A) despercebido B)desapercebido C) Faz D) em vez 5. A) Basta B)Eia C)contudo D) portanto E) no F)quase

You might also like