You are on page 1of 7

FELIZMENTE H LUAR A Pea Felizmente H Luar! foi a pea que consagrou Lus de Sttau Monteiro.

Trata-se de um drama escrito em dois actos que gira em torno da morte do general Gomes Freire d'Andrade e de todo o clima de repreenso que se vivia na poca. O sculo XIX uma alegoria que permite contactar com a poca em que a pea foi escrita, na segunda metade do sculo XX. ntido o paralelismo que se verifica entre as duas pocas, como se poder ver adiante. Publicada pela primeira vez em 1961 e vendida de uma forma clandestina, depressa se tornou num grande xito que levou a obra a esgotar-se rapidamente. Em 1993 j tinha atingido os cento e sessenta mil exemplares vendidos. At 1974, devido a presses do regime, no foi possvel a sua representao. Este acontecimento s teve lugar em Portugal, a 29 de Setembro de 1978, aquando da reinaugurao do Teatro D. Maria I. Foram feitas setenta representaes a que assistiram quinze mil quinhetos e trinta espectadores. Antes desta data j havia sido representada em Paris no ano de 1973 e tambm por vrios grupos amadores portugueses e estrangeiros, os quais no estiveram de acordo com a palavra "estreia" quando foi representada no Teatro D. Maria I. Foi levada novamente a cena em 18 de Junho de 1993, pouco mais de um ms antes da morte do autor, nas runas do Chiado. A primeira leitura da pea foi feita por Sttau Monteiro a um grupo de amigos, no escritrio de Fernando Abranches, a quem dedicou a obra

O Ttulo O ttulo o primeiro contacto que o leitor tem com a obra. Este pode, de imediato, dar pistas para a leitura da obra ou ser de tal forma hermtica que no possvel descodificar numa primeira leitura de superfcie. Felizmente H Luar! um ttulo verbal e sendo uma frase exclamativa remete para a possibilidade de ter sido pronunciada por algum e de fazer parte do todo que a obra. Resta, contudo, a dvida: quem a pronunciou, quando e em que contexto? Atravs da leitura do texto de Raul Brando, Vida e morte de Gomes Freire, verifica-se que este ttulo comporta consigo verdade histrica pois est presente num documento escrito por D. Miguel Forjaz ao Intendente Geral da Polcia, no dia 18 de Outubro de 1817, como abaixo se transcreve: " verdade que a execuo se prolongar pela noite mas felizmente h luar e parece-me tudo to sossegado que espero no cause isso prejuzo algum."

Sttau Monteiro tranformou esta afirmao em exclamao e colocou-a como ttulo da sua pea. Deturpou a Histria? No, pois com a leitura da mesma verifica-se que na boca de quem realmente as pronunciou que estas palavras aparecem pela primeira vez: "D. Miguel - verdade que a execuo se prolongar pela noite, mas felizmente h luar..." J no final da pea esta expresso colocada na boca de Matilde. Agora, porm, aparece reforada pela repetio do advrbio de modo e pelo tom exclamativo conferido pela pontuao: "Matilde: - Felizmente - felizmente h luar!" Desta vez, no se trata de uma verdade histrica, pois no consta que Matilde tivesse pronunciado tais palavras. So, contudo, estas que vo ser recuperadas pelo autor para dar ttulo obra. Com que inteno o ter feito? Apesar de idnticas, proferidas por personagens de universos distintos, veiculam mensagens diferentes. Na voz de D. Miguel pretendem funcionar como um aviso a todos aqueles que ousam desacatar a ordem. Na voz de Matilde so um grito de esperana para que o povo continue a lutar contra as injustias de que alvo. O facto de Sttau Monteiro ter colocado esta expresso no final da pea no se deve ao acaso. Com isso pretende no s transmitir uma mensagem de esperana como tambm confere uma certa circularidade obra. A morte de Gomes Freire no um fim mas o incio de uma nova era.

O Estado Novo Depois da queda da Primeira Repblica, em 1926, atravs de um golpe militar, instaurado, em Portugal, uma ditadura que durar cerca de cinco dcadas. A dissoluo do Parlamento e a suspenso das liberdades individuais o primeiro passo para a centralizao de poderes. Rapidamente o pas entrou numa agonia econmica. Antnio Oliveira Salazar, ento ministro das Finanas, chamado para tentar resolver a grave situao econmica e financeira. Foi atravs de uma poltica na base da austteridade que conseguiu que a misso fosse um xito. Em 1932 nomeado presidente do Conselho e, no ano seguinte, apresentou uma Constituio que foi aprovada por plebscito atravs da qual consegue amplos poderes. Est, assim, criado o estado Novo cujos principais valores eram: "Deus, Ptria e Famlia". Os anos que se seguiram foram castradores. A austeridade, a censura, problemas polticos e econmicos fizeram, mais uma vez, o pas mergulhar numa grave crise. A represso era exercida por uma polcia poltica que, em 1933, tinha o nome de PVDE (Polcia de Vigilncia e Defesa do Estado), em 1945 era denominada PIDE (Polcia de Interveno de Defesa do Estado) e em 1969 DGS ( Direco-Geral de Segurana).

O medo apoderava-se dos cidados, conforme o demonstra o seguinte poema de Jos Cutileiro:

" a medo que escrevo. A medo penso. A medo sofro e empreendo e calo A medo peso os termos quando falo. A medo me renego, me conveno.

A medo amo. A medo me perteno. A medo repouso no intervalo De outros medos. A medo que resvalo O corpo escrutador, inquieto, tenso.

A medo durmo. A medo acordo. A medo Invento. A medo passo. A medo fico. A medo meo o pobre, meo o rico.

A medo guardo confissp, segredo Dvida, f. A medo. A medo tudo. Que j me querem cego, surdo, mudo"

Eram constantes as perseguies, prises, torturas e mortes. Todos aqueles de quem se suspeitava alguma manobra contra o regime eram afastados e condenados sem provas. Existiam prises privativas em Aljustrel, Caxias, Peniche, Angra do Herosmo (Aores) e em Cabo Verde, conhecido como campo de concentrao do Tarrafal.Os presos ficavam incomunicveis e no tinham direito a visitas de famlia nem dos advogados. O descontentamento era geral. Depois da Segunda Guerra Mundial as ditaduras europeias deram lugar a regimes democrticos e tornavam independentes as suas antigas colnias, excepo para Portugal que continuava uma poltica de autoritarismo e represso e se negava a dar a independncia s suas colnias. Foram inmeros os movimentos independentistas: MPLA, FNLA e UNITA, em Angola; PAIGC na Guin e FRELIMO em Moambique. Estas

guerrilhas levaram a solo africano cerca de 800 mil homens, dos quais resultaram 8800 mortos. O pas estava revoltado com a teimosia do Governo em manter as colnias s custas de tantas lgrimas e tanto sangue. A Igreja estava do lado do Poder, era conhecida a amizade entre Salazar e o cardeal Cerejeira que remontava aos tempos de Faculdade, em Coimbra. A Concordata de 7 de Maio de 1940 uma prova da cumplicidade entre estas duas figuras. Alguns homens mais ousados desafiaram o regime, entre eles conta-se o general Norton de Matos que se candidatou s eleies de 1949 mas acabou por desistir devido a violentas represses e mais tarde, em 1958, o general Humberto Delgado que, apesar de no ganhar e alegando fraude eleitoral, conseguiu fazer ruir as bases do regime. Teve de sair do pais e exilou-se primeiro no Brasil, depois na Arglia e por fim em Badajoz, onde foi assassinado em 1965. A situao econmica, poltica, cultural e ideolgica comeava a ser insustentvel e, aps algumas tentativas falhadas, na madrugada de 25 de Abril de 1974, os militares empreenderam uma revoluo que ps fim ao fascismo e abriu as portas democracia.

Contextualizao Histrica da Pea Em "Felizmente H Luar!" assiste-se ao desfile de vrias figuras histricas que estiveram, umas mais, outras menos, envolvidas na perseguio, priso e consequente morte do general Gomes Freire. A pea retrata e critica a sociedade do primeiro quartel do sculo XIX onde imperava a represso e as precrias condies de vida do povo que, apesar de representar 98% da populao, s tinha 2% das terras, a quase totalidade estava nas mos do clero e da nobreza. Nos sculos XVI e XVII assistiu-se a um grande desenvolvimento do pensamento europeu. No reinado de D. Maria existiam vrias fontes de difuso do liberalismo, como revistas, panfletos, jornais, entre outros. Estas ideias foram se expandindo e deram origem a vrias revolues liberais no Ocidente desde finais do sculo XVIII, incio do sculo XIX. Pretendia-se desmistificar a ideia do rei ser um representante de Deus na Terra. As palavras de Lus XIV ao filho:"Deus, que nos fez rei, nos dar as graas necessrias para bem governar, desde que mostremos rectas intenes", ilustram bem o carcter sagrado, paternal e absoluto da figura do rei. A mudana de pensamento culminou em revolues Liberais por toda a Europa e Amrica. Estas tentam pr fim ao Antigo Regime, onde a desigualdade social, a represso e o desrespeito pelo Homem eram uma constante. Em Portugal as recentes invases francesas deixaram o pas num estado deplorvel: o comrcio, a agricultura e a indstria tinham sido muito afectados, as povoaes saqueadas e era elevadssimo o nmero de mortos. A juntar a este deplorvel panorama, assiste-se dependncia inglesa e ao desnimo geral devido permanncia da Famlia Real no Brasil. Para a confluam todas as riquezas e Portugal era mais uma colnia brasileira que via piorar dia a dia a vida dos seus habitantes. O descontentamento havia-se apoderado da classe mais

desfavorecida, pois era custa das pesadas taxas que pagavam que permitiam ao clero e nobreza viver faustosa e luxuosamente. semelhana dos outros pases, comearam a surgir sociedades secretas, as quais tinham por objectivo derrubar o regime institudo. Eram constitudas por elementos militares e civis que, conscientes das injustias praticadas pelo Poder, sonhavam com melhores condies de vida. Estas associaes e membros que delas faziam parte eram perseguidos pelo governo, presos e executados. Foi o caso do general Gomes Freire que, acusado de pertencer maonaria e de ser um opositor ao Poder, um dos doze condenados, acusado de ser o cabecilha da abortada conspirao de 1817. Volvido sculo e meio e com a devida distncia temporal, o panorama que se vive em Portugal em 1961 no diferente de 1817 como se poderia pensar. So muitas as afinidades que Sttau Monteiro no deixa passar despercebido.

Figuras Histricas

Gomes Freire D'Andrade Nasceu em Viena de stria a 27 de Janeiro de 1757, filho de um agente diplomtico e de uma me pertencente aristocracia da Bomia. Veio para Portugal com 24 anos de idade e aqui iniciou a sua carreira militar em 1782. Em 1784 combateu em Argel e em 1788 na Rssia. J com a patente de coronel participou nas guerras do Rossilho e das Laranjas (1801). No ano de 1808 tornou-se comante da Legio Portuguesa. Lutou ao servio de Frana, Espanha e Rssia. Com a derrota de Napoleo, em 1814, voltou a Portugal. Aqui sujeito a um exame que o declara "livre de qualquer mcula", uma vez que se provou no ter lutado contra a Ptria. Ao chegar a Portugal leva uma vida pacata, no entanto, todo o seu passado ligado a Frana e aos ideais da Revoluo Francesa, no passam despercebidos. O Governo faz-lhe uma cerrada perseguio e prende-o com a acusao de ser a cabea de uma conspirao que pretendia derrubar o regime. Embora nada se tenha provado em concreto condenado morte. A 18 de Outubro de 1817 enforcado, o seu corpo mutilado, queimado e lanado ao mar. Consta ter sido um homem vaidoso, simptico e defensor da liberdade.

William Carr Beresford General ingls, filho bastardo do primeiro marqus de Waterford, nascido a 2 de Outubro de 1768. Entrou na carreira militar em 1785. A sua figura notabilizou-se pelos cargos desempenhados em Toulon (1793), Egipto (1799 - 1803) e frica do Sul (1805). Em 1807 veio para Portugal para lutar contra os franceses. Foi o responsvel pela fortificao da Madeira e encarregado de reorganizar as Foras Armadas portuguesas depois dos ataques de Junot. A 7 de Maro de 1809, aquando da invaso de Soul, foi nomeado Generalssimo do exrcito portugus. tido como um homem rgido, autoritrio e cioso de poder. Em 1815, depois da queda de Napoleo, Beresford vai ao Brasil e volta incumbido, por D. Joo VI, de exercer uma fora repressiva sobre todas as conspiraes que tivessem lugar. apontado como um dos responsveis pela morte de Gomes Freire. em 1817. Mais tarde, volta ao Rio de Janeiro e a -lhe concedido o ttulo de marechal-general do exrcito portugus e poderes de procnsul. Havia-se tornado um verdadeiro ditador. Em 20 de Outubro de 1820 pretende desembarcar em Lisboa mas no lhe dada autorizao e, por isso, segue para Inglaterra. Volta a Lisboa em 1826 a pedido da regente D. Isabel Maria para defender o regime liberal mas, mais uma vez, lhe foi negada a autorizao para desembarcar. Volta ento a Inglaterra. Em 1830 abandona a poltica. Em Portugal conseguiu o ttulo de conde de Trancoso, marqus de Campo de Ourique e duque de Elvas. Em Inglaterra tinha o ttulo de visconde. Morreu no pas que o viu nascer, em 1854.

D. Miguel Forjaz de Pereira Sampaio Nasceu em Ponte de Lima, provavelmente a 1 de Novembro de 1769. Em 1785 teve incio a sua carreira militar. Foi secretrio de Estado da Marinha e do Ultramar de 1807 a 1809 e ministro do Reino de 1808 a 1810. Em 1812 tornou-se tenente-general. Alistando-se D. Miguel Pereira Forjaz no exrcito, foi logo despachado alferes, e serviu no estado-maior do conde de Oeynhausen, e com ele esteve no campo da Porcalhota em 1790. Foi promovido a capito em 1791, e a sargento-mor em 1793, sendo nomeado ajudante de ordens do general Forbes, comandante da diviso portuguesa, que foi combater no Rossilho e na Catalunha. Foi um grande colaborador de Beresford, com o qual organizou as Foras Armadas portuguesas. Tal como este tambm aparece ligado morte de Gomes Freire. A 13 de Maio de 1820 D. Joo VI tornou-o o nono conde da Feira e em 1826 foi eleito par do reino, por ocasio da outorga da Carta Constitucional. Caracterizado como um "animal de sangue frio" morreu a 6 de Novembro de 1827.

D. Antnio de Menezes e Sousa Coutinho (Principal Coutinho) Pouco se sabe acerca deste religioso. Consta ser irmo do conde de Linhares e fez parte do Conselho de Regncia ao lado de D. Miguel Forjaz e do general Beresford. A relao com este ltimo no parece ter sido muito pacfica, no entanto os trs governadores mantinham-se unidos, pois tinham um objectivo comum: o poder. Tal como D. Miguel e Beresford, Tambm ele acusado de participar no processo que levou morte de Gomes Freire.

Intencionalidade do autor Ao escrever esta pea, Sttau Monteiro visa denunciar, no s as atrocidades cometidas durante o regime absolutista, mas tambm despertar os leitores/espectadores para as crueldades e injustias que se cometiam em Portugal, durante o perodo do fascismo. O sculo XIX uma metfora para se falar do sculo XX, num tempo em que a censura proibia tudo o que fosse contra o poder institudo. As crticas so a todos os nveis: social, poltico, econmico, ideolgico, cultural e religioso. Sttau Monteiro pretende desmascarar toda uma sociedade hipcrita que assenta na represso e no subdesenvolvimento. Com ideologias arcaicas o pas no pode evoluir. A escolha do drama para levar a cabo uma dura crtica sociedade no arbitrria. O gnero literrio o que melhor se presta, pelo seu tom, pela sua forma e pelo carcter pedaggico que encerra. O autor no pretende enganar o pblico, por isso, logo na abertura da pea, refere explicitamente: "Ao dizer isto, a personagem est quase de costas para os espectadores. Esta posio deliberada. Pretende-se criar desde j, no pblico, a conscincia de que ningum, no decorrer desta pea, vai esboar um gesto para o cativar ou para acamaradar com ele". O grande objectivo de Sttau Monteiro didctica, pretende levar a uma profunda reflexo da sociedade do seu tempo. Esta uma forma de incitar revolta e subverso de um regime autoritrio e repressivo que est a mutilar o pas e a coloc-lo como retrgado aos olhos do mundo.

You might also like