You are on page 1of 32

HISTRIA

Questo 01 Entre os pobres muitos se dirigem a terras estranhas, vendidos e cobertos de correntes [...]. Quantos dos que tinham sido vendidos, uns injustamente, outros com justia, fiz voltar para Atenas, sua ptria, fundada pelos deuses [...]. Dei liberdade a outros que, aqui mesmo (em Atenas), sofriam servido indigna e tremiam diante do humor dos patres. Eis o que realizei, graas soberania da lei, fazendo com que a fora e a justia agissem concordemente.
Slon, Elegias. Apud HOLANDA, S. Buarque de. Histria da Civilizao. 6. ed. So Paulo: Nacional, 1979. p. 58.

Com base no texto acima e nos seus conhecimentos sobre a sociedade e a democracia ateniense, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. Na experincia democrtica vivida pelos atenienses durante o perodo helenstico, a escravido foi eliminada atravs da legislao elaborada por Slon, sobrevivendo apenas a servido voluntria. 02. As leis de Slon, consideradas avanadas para a poca da sua promulgao, admitiam a escravizao dos endividados ou filhos de escravos, pois a perda de direitos individuais no feria os princpios da democracia ateniense. 04. Na sociedade ateniense, as trs principais classes sociais eram representadas por: cidados nobres, homens livres nascidos de pai e me ateniense; metecos, estrangeiros autorizados a viver na tica; e escravos, prisioneiros de guerra ou filhos de escravos. 08. Drcon publicou as primeiras leis escritas em Atenas e com elas reforou o direito dos nobres de interpretar as leis segundo as prprias convenincias, dando origem tirania e ao adjetivo draconiano, que significa severo, rgido. 16. As manifestaes de descontentamento com as leis de Drcon fez com que a administrao de Atenas fosse confiada ao arconte Slon, que realizou importantes reformas: proibiu a escravizao de pessoas endividadas e perdoou as dvidas dos pequenos lavradores, devolvendo-lhes as terras perdidas. 32. As reformas implantadas por Slon foram rechaadas pelos tiranos, nobres empobrecidos pelas decises democrticas, tomadas em praa pblica e com a participao de toda a populao de Atenas.

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

Questo 02 Durante muitos sculos a Idade Mdia foi considerada um perodo de trevas, "Noite de mil anos", no qual o mundo teria vivenciado uma longa fase de decadncia cientfica, social e cultural. Porm, um nmero significativo de estudos histricos e publicaes do sculo XX revelam que a Idade Mdia, como outros perodos da histria da humanidade, representa uma etapa na qual houve crise, mas tambm desenvolvimento cientfico, social e cultural. Em relao cultura medieval europeia, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. A partir do sculo XII, predominou no ensino da Europa Ocidental o trivium, em que se ensinava gramtica, retrica e lgica, e o quadrivium, voltado para preparar o aluno em aritmtica, geometria, astronomia e msica. 02. Santo Agostinho, autor de Confisses e Cidade de Deus, dedicou-se elaborao de uma sntese da filosofia platnica e da doutrina crist. A natureza humana seria, por essncia, corrompida. Na f em Deus, Agostinho localizava a possibilidade de remisso e salvao eterna. 04. Entre as obras literrias mais conhecidas da Idade Mdia destacaram-se a Cano de Rolando, Poema de Cid e a Divina Comdia, um poema no qual Dante Alighieri relata sua viagem ao Inferno, Purgatrio e ao Paraso. 08. As fortificaes militares constituem as mais eloquentes e originais manifestaes da arquitetura medieval. Nelas predomina os estilos barroco, romnico e gtico. Os cuidados estticos revelam a preocupao dos senhores feudais e do clero em tornar as defesas militares espaos simblicos, representando "as fortalezas de Deus". 16. Durante a Idade Mdia, as cincias e a tecnologia conheceram um desenvolvimento que pode ser considerado insignificante, pois o clero reagia com violncia a qualquer manifestao cientfica, tida como ameaadora das verdades reveladas na Bblia.

Questo 03 Na dcada de 1920, poltica, economia e cultura andaram muito prximas no Brasil e cada uma, a seu modo, propunha mudanas para o pas. Sobre este perodo, CORRETO afirmar que: 01. a Semana de Arte Moderna, em 1922, procurou evidenciar uma arte com razes brasileiras e de compromisso com a nacionalidade, tendo expoentes intelectuais como Mrio de Andrade e Di Cavalcanti, entre outros. 02. na poltica destacou-se o movimento tenentista, que procurava manter a ordem oligrquica atravs de vrias revoltas, apoiando militarmente a Repblica Velha. 04. o Cap. Lus Carlos Prestes organizou uma coluna de combatentes, que percorreu o interior do Brasil em uma longa marcha, pregando a destituio do governo golpista de Getlio Vargas. 08. a economia dependia basicamente da exportao do caf. No entanto, o mercado internacional no absorvia a superproduo brasileira, quadro agravado com a quebra da Bolsa de Nova York, que paralisou o comrcio, afetando profundamente a cafeicultura nacional. 16. foi notrio o processo de industrializao e urbanizao do Brasil, o que facilitou a formao de novos grupos sociais, tais como a burguesia industrial, a classe mdia urbana e o operariado. Os capitais acumulados com a atividade cafeeira foram investidos no setor industrial, cujo marco significativo foi a criao do Centro das Indstrias do Estado de So Paulo.

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

Questo 04 Sobre acontecimentos histricos ocorridos no sul do Brasil, CORRETO afirmar que: 01. no processo de ocupao de terras e formao de colnias no sculo XIX, destacam-se numericamente os empreendimentos privados, tais como a Colnia Blumenau (SC) e So Leopoldo (RS). 02. no sculo XVIII, em funo dos vrios conflitos em torno das fronteiras no sul do continente americano, a Ilha de Santa Catarina chegou a ser dominada por algum tempo por tropas espanholas. 04. a pesca da baleia, to combatida nos dias atuais por movimentos ambientalistas como o Green Peace, foi uma atividade econmica importante no litoral de Santa Catarina, na segunda metade do sculo XVIII, originando as vrias armaes ao longo da costa catarinense. 08. na histria do sul do Brasil os caminhos de tropas ocupam lugar de destaque, visto que ao longo destes caminhos foram fundados vrios povoados, hoje cidades, tais como Vacaria, Lages, Curitiba e So Francisco do Sul. 16. em Santa Catarina podemos associar vrias etnias e suas respectivas atividades econmicas, assim distribudas: os aorianos e luso-brasileiros dedicaram-se indstria no norte do estado; os alemes aos servios e ao comrcio no litoral; os italianos e poloneses criao de gado na regio do planalto; os descendentes de alemes e de italianos, vindos do Rio Grande do Sul, agricultura no oeste de Santa Catarina. 32. no contexto da economia extrativa, durante muitos anos, a madeira foi importante item na pauta de exportao catarinense. O mesmo no pode ser dito em relao erva-mate que teve apenas um papel na economia interna, sendo irrelevante como produto de exportao.

Questo 05 Os africanos foram trazidos do chamado continente negro para o Brasil em um fluxo de intensidade varivel. Os clculos sobre o nmero de pessoas transportadas como escravos variam muito. Estima-se que, entre 1550 e 1855, entraram pelos portos brasileiros 4 milhes de escravos, na sua grande maioria jovens do sexo masculino.
FAUSTO, Boris. Histria do Brasil. So Paulo: Ed. da Universidade de So Paulo,1995. p. 51.

Sobre a escravido no Brasil, CORRETO afirmar que: 01. o Quilombo dos Palmares, organizado no interior do atual Estado de Alagoas, considerado o mais importante do perodo colonial e foi liderado por Zumbi. 02. o dia da conscincia negra celebra a assinatura da Lei urea no sculo XIX, que proclamou a liberdade dos escravos. 04. aos escravos s restava a rebeldia como forma de reao, a qual se manifestava atravs do assassinato de feitores, das fugas e at do suicdio. No havia qualquer forma de negociao com vistas a melhores condies de vida por parte dos negros. 08. eram chamados quilombos os espaos determinados para alojar os escravos destinados ao comrcio e foram fundamentais na estrutura produtiva dos engenhos de acar. 16. no continente africano os vrios povos estavam divididos em etnias organizadas em tribos, cls e reinos. Apesar desta diviso, a unidade desses povos foi uma forma de resistirem escravido e no serem transformados em mercadoria. 32. a Constituio de 1988 afirma que cabe aos remanescentes das comunidades de quilombos que estejam ocupando suas terras o reconhecimento da propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os ttulos definitivos. Este artigo da Constituio solucionou a questo quilombola no Brasil. 64. atravs das obras do pintor e desenhista alemo Johan Moritz Rugendas, possvel conhecer aspectos do cotidiano da escravido. Ele aqui esteve no sculo XIX e deixou preciosa fonte iconogrfica sobre a vida no Brasil.

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

Questo 06 Sobre a industrializao no mundo, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. Na tentativa de solucionar os problemas sociais, gerados pela Revoluo Industrial, alguns pensadores desenvolveram teorias como o socialismo utpico, o socialismo cientfico e o socialismo cristo. 02. O rpido desenvolvimento industrial trouxe a melhoria das condies de vida de um nmero representativo de trabalhadores. Porm, as greves e a destruio de mquinas, que reuniam nmero significativo de baderneiros e comunistas, convenceram os capitalistas das vantagens do socialismo. 04. Os sindicatos, as leis de amparo aos trabalhadores, a limitao das horas de trabalho, a fixao de salrios mnimos e a proibio do trabalho das crianas foram medidas que eliminaram os problemas sociais gerados pela industrializao na Europa. 08. A Revoluo Industrial na Inglaterra, inspirada nos princpios do Liberalismo Econmico, permitiu a instalao de um modelo econmico justo e democrtico, no qual as relaes entre patres e operrios, coordenadas pelos sindicatos, se tornaram harmoniosas. 16. Nas regies que vivenciaram os efeitos da Revoluo Industrial houve deslocamento de camponeses para as cidades. Surgia assim o grupo social denominado proletariado, que nas cidades encontraria condies de vida adequadas para viver e educar seus filhos. 32. No Brasil a industrializao somente ocorreu no sculo XX, atravs de um processo de substituio de importaes. A procura de produtos industrializados era maior que a oferta e a indstria nacional foi incentivada a aumentar a produo a fim de atender o mercado interno.

Questo 07 No processo de conquista da Amrica pelos europeus, a resistncia indgena foi uma realidade percebida em todo o continente. Sobre este tema, CORRETO afirmar que: 01. em vrios pases hispnicos, como Peru, Bolvia e Mxico, a sobrevivncia de lnguas indgenas pode ser entendida como forma de resistncia. 02. no perodo da conquista europeia da Amrica, os povos indgenas do continente, com o objetivo de expulsar o invasor, formaram uma unidade que superou conflitos tribais. 04. a presena da Igreja, especialmente atravs de vrias ordens religiosas, dificultou a conquista da Amrica pelos europeus, visto que estas ordens organizaram a populao indgena para a resistncia. 08. ao organizarem o sistema colonial, baseado inicialmente na explorao de ouro e prata, os espanhis deslocaram grandes contingentes de populaes indgenas para o trabalho compulsrio, o que comprometeu a produo de alimentos, gerando fome e facilitando a conquista. 16. visando conquistar o interior do Brasil ainda desconhecido, os portugueses organizaram o movimento bandeirantista, que tinha a funo de aprisionar e escravizar populaes indgenas, prtica que contou com o apoio dos jesutas. 32. a escravido indgena revelou-se eficaz nas reas da grande lavoura de exportao, especialmente devido a fatores tais como: presena em massa de tribos nas reas litorneas; adaptao ao regime de trabalho agrcola; pouco valor dos ndios cativos, dado o seu grande nmero.

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

Questo 08 Em novembro de 2009, comemorou-se de vrias formas os 20 anos da queda do muro de Berlim. Em relao a este tema, CORRETO afirmar que: 01. tratava-se de uma diviso simblica entre dois blocos ideolgicos, o socialismo e o capitalismo, separados por uma profunda e irreconcilivel diviso no campo das ideias, comparada, por isso, a um muro. 02. o muro de Berlim foi levantado na capital alem por determinao de Adolf Hitler, como demonstrao de fora do nazismo, para separar os judeus dos alemes. 04. foi construdo por determinao das foras que compunham a OTAN, especialmente a Alemanha Oriental, tendo sido um resultado da guerra fria. 08. a queda do muro de Berlim foi uma necessidade que se imps frente nova configurao econmica da Europa, isto , constituio de um bloco de pases que adotou o euro como moeda comum. 16. a sua construo foi motivada para conter a emigrao de alemes orientais, em grande nmero, para o lado capitalista, especialmente de trabalhadores com alta qualificao profissional. 32. considerando que as potncias aliadas na II Guerra Mundial decidiram dividir a Alemanha em quatro zonas de influncia (norte-americana, sovitica, inglesa e francesa), a queda do muro foi uma consequncia inevitvel. 64. o muro de Berlim dividiu a capital da Alemanha em rea comunista e rea capitalista, cabendo aos cidados decidirem em qual dos lados se estabelecer.

Questo 09 A perspectiva de que o petrleo pode ser o caminho para levar o Brasil ao patamar de uma grande potncia econmica habita o imaginrio coletivo desde o incio do sculo XX. O escritor Monteiro Lobato foi um dos primeiros defensores da ideia. Nacionalista, ele montou uma empresa de pesquisa, perdeu tudo o que havia ganhado com a literatura e ainda acabou preso por ter criticado militares favorveis abertura da explorao de petrleo a estrangeiros.
VEJA. So Paulo: Abril, n. 36, edio 2129, p. 64, 9 set. 2009.

Com referncia questo do petrleo da qual tambm participou o escritor Monteiro Lobato, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. As iniciativas de Monteiro Lobato, que receberam apoio financeiro do governo Vargas, permitiram-lhe investir em companhias petrolferas e pesquisas voltadas para a produo de lcool e biodiesel. 02. As discusses nacionalistas em relao ao petrleo tiveram resultados concretos, tais como a criao da Petrobras, que recentemente tornou o Brasil autossuficiente na produo petrolfera. 04. O sucesso editorial de Monteiro Lobato na rea da literatura infantil foi resultado dos subsdios para explorar petrleo recebidos do governo de Getlio Vargas durante o Estado Novo. 08. Monteiro Lobato tentou convencer a populao e as autoridades que era preciso explorar o petrleo nacional para dar ao povo um padro de vida altura de suas necessidades. 16. Monteiro Lobato juntamente com economistas de sua poca consideravam que o ferro e o petrleo formavam a base da prosperidade econmica dos norte-americanos e que poderiam, tambm, tornar-se a base da mesma prosperidade para o Brasil. 32. Monteiro Lobato recuperou os recursos perdidos na prospeco do petrleo, com a venda, ao governo, de um projeto de pesquisa que comprovava a existncia de gs e petrleo na camada do Pr-Sal.

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

Questo 10 Sobre a Lei da Anistia, aprovada pelo Congresso em 28 de agosto de 1979, e os debates que suscitou, CORRETO afirmar que: 01. trinta anos depois de sancionada pelo general Joo Baptista Figueiredo, a Lei da Anistia atendeu os apelos da populao brasileira ao processar e condenar os torturadores e reconhecer os direitos dos torturados, desaparecidos e mortos pelo regime militar. 02. a Lei da Anistia permitiu a volta ao pas de milhares de exilados polticos. Os debates jurdicos continuam, pois h torturadores que nunca foram julgados. Alguns juristas defendem uma nova interpretao da lei, que permita o julgamento dos agentes do Estado que praticaram tortura e assassinato durante o regime militar. 04. o projeto apresentado no Congresso pela ARENA, partido que apoiava o regime militar, no atendia os interesses do MDB, partido de oposio. Este partido apresentou um substitutivo no qual no se previa a punio dos torturadores pois, sendo minoria, desejava aprovar o que considerava possvel no momento. 08. os crticos de uma nova interpretao da Lei da Anistia afirmam que os crimes de tortura cometidos durante o regime militar prescreveram e a lei no pode ter efeito retroativo, exceto para os casos de morte comprovada. 16. durante o regime militar houve cassaes de mandatos de opositores, extino de partidos polticos, torturas, perda de cargos pblicos e prises por crimes polticos. A Lei da Anistia, sancionada pelo general Figueiredo, perdoava todos, exceto os torturadores. 32. Ulysses Guimares, Jos Sarney, Paulo Salim Maluf e Lus Incio Lula da Silva foram defensores de uma anistia "ampla, geral e irrestrita", e da reviso constante da Lei da Anistia.

GEOGRAFIA Questo 11
EU ESTOU PREOCUPADO PORQUE A EMPRESA EST REDUZINDO O QUADRO DE FUNCIONRIOS E EU NO TENHO NENHUM PROJETO. SER INTIL NO TRABALHO S DIFCIL NOS PRIMEIROS DEZ ANOS, DEPOIS VIRA UM ESTILO DE VIDA. EU NO DISSE QUE EU ERA INTIL. AGORA VOC ME FEZ FICAR NOSTLGICO AO ME LEMBRAR DA MINHA FASE DE NEGAO.

Disponvel em: <www.tirinha.com/dilbert> Acesso em: 20 jul. 2009.

Sobre as relaes de trabalho e de produo, CORRETO afirmar que: 01. no incio do sculo XX, o industrial norte-americano Henry Ford inovou os mtodos de produo, introduzindo esteiras rolantes nas linhas de montagem dos automveis: as peas chegavam at os operrios, que executavam sempre as mesmas tarefas referentes a cada parte do carro. 02. com o desenvolvimento da globalizao e da economia informacional, especialmente dos pases subdesenvolvidos, cabe aos Estados investir, prioritariamente, em reas sociais para que a mo de obra tenha preparo e possa, assim, inserir-se na nova economia. 04. na maioria dos pases europeus, at a Primeira Guerra Mundial, a organizao da produo esteve apoiada em indstrias de base, como as indstrias siderrgicas, qumicas, alimentcias e do vesturio. 08. no Brasil, de acordo com a legislao em vigor, a jornada mxima de trabalho em todos os setores da economia de 36 horas semanais. 16. nos pases em que as empresas investem em informatizao e robtica, verifica-se o desemprego conjuntural. COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010 PROVA 2: AMARELA 6

Questo 12

[...] Otvio [...] Eu acho graa desses caras, contrariam a lei numa poro de coisas. Na hora de pag o aumento querem se apoi na lei. Vai se preparando, Tio. Num dou duas semanas e vai estour uma bruta greve que eles vo v se paga ou no. [...]
GUARNIEIRI, Gianfrancesco. Eles no usam black-tie. 19. ed. So Paulo: Civilizao Brasileira, 2008. p. 25, Ato I.

Escrita na dcada de 1950, a pea Eles no usam black-tie nos remete reflexo sobre movimentos sociais no Brasil.

Com base no contexto socioeconmico em que a obra de Guarnieri foi escrita e nos movimentos sociais no Brasil, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. A dcada de 1950 foi caracterizada por um perodo de recesso econmica. Os ndices inflacionrios superavam 100% ao ms. 02. Na dcada de 1950, o sindicalismo brasileiro enfrentou, com muitas greves, a insero do pas no capitalismo internacional. 04. No Brasil, a organizao sindical teve incio no sculo XX e foi nutrida, de um lado, pelos anarquistas utpicos e, de outro lado, pelos defensores do neoliberalismo econmico. 08. Cenrio de Eles no usam black-tie, as favelas esto circunscritas sobretudo s metrpoles regionais, como caso do Rio de Janeiro e de So Paulo. 16. Criada na dcada de 1950, a Companhia Vale do Rio Doce, empresa de economia mista, foi o cenrio que levou os personagens de Eles no usam black-tie a deflagrarem greve por melhores condies de trabalho e de salrio. 32. Infere-se do dilogo do personagem Otvio que uma das estratgias utilizadas pelos sindicatos a greve, como forma de pressionar os patres para a obteno de determinado objetivo.

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

Questo 13 BRASIL: VALOR DA PRODUO INDUSTRIAL (Distribuio por unidades da Federao) RS = 7,9% PR = 5,7% SC = 4,7% PE = 1,5% BA = 2,9% Outros = 8,8%
AM = 3,2%

MG = 10,2% RJ = 6,9%

SP = 48,2%

Grfico elaborado a partir de dados do IBGE, Anurio Estatstico do Brasil, jan. 2001. (Adaptado)

Com base no grfico acima, Brasil: Valor da produo industrial, pode-se afirmar CORRETAMENTE que: 01. os estados da Regio Sudeste participam com o maior valor gerado pela atividade industrial no Brasil. 02. a baixa participao da Regio Sul no valor total da produo industrial brasileira deve-se sobretudo forte presena de indstrias transnacionais. 04. os estados mais industrializados do Brasil esto concentrados no Complexo Regional do Centro-Sul. 08. as condies climticas, a falta de mo de obra qualificada e a carncia de matrias-primas justificam a baixa participao do estado do Amazonas no valor total da produo industrial brasileira. 16. Bahia e Pernambuco, na Regio Nordeste, contribuem mais do que os estados do Sul para o valor da produo industrial do Brasil.

Questo 14 Na camada superficial da litosfera forma-se o solo, onde as plantas se fixam e do qual extraem gua e elementos nutrientes. Sobre o solo, CORRETO afirmar que: 01. resultante da desagregao das rochas originais e da decomposio qumica das mesmas, formando uma camada superficial composta de gua e minerais que se vai enriquecendo de matria orgnica com o tempo. 02. os solos catarinenses so considerados pobres em funo da intensa lixiviao, considerando que os totais pluviomtricos assemelham-se aos encontrados na Regio Norte. 04. o solo o resultado de muito tempo de modificaes nas rochas pelos agentes externos, como o clima e a vida microbiana. reas com o mesmo tipo de rocha, mas com climas diferentes, apresentam o mesmo tipo de solo. 08. a vegetao do Cerrado desenvolve-se sobre solos pobres e cidos que, apesar de sustentar a diversidade biolgica desse ambiente, necessitam de insumos agrotecnolgicos para o desenvolvimento da cultura da soja. 16. caractersticas do solo, como quantidade de umidade, composio qumica e textura, no influenciam no desenvolvimento, abundncia, diversidade e aspecto da cobertura vegetal.

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

Questo 15

Mxico
21,7 75,4 Guatemala 9,7 39,4 El Salvador 12,5 55,2 Costa Rica 7,6 50,4 Panam 20,7 57,6 Equador 6,7 62,7

Honduras 3,6 48,2

Repblica Dominicana 14,7 70,4

Nicargua 3,0 55,3

Venezuela 26,4 87,4

Colmbia

7,6 74,5

Peru
5,9 72,3

Brasil
16,7 9,0 64,7 79,9

AMRICA LATINA Telefonia mvel (%)


Chile
34 85,7

Bolvia

Urbanizao (%)

Argentina 18,6 89,6

Paraguai 56,1 20,4 Uruguai 15,5 92,6

Fonte: Sociologia: cincia & vida. So Paulo: Escala, Ano I, n. 8. p. 32, 2007. (Adaptado)

Sobre o tema urbanizao e as informaes contidas no mapa acima, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. A Nicargua o pas da Amrica Latina em que se verifica a menor relao de acesso telefonia mvel, considerando-se a sua populao absoluta. 02. Na Amrica Andina, o mais elevado grau de urbanizao est no Peru. 04. Os pases da Amrica Central que entre os sculos XVII e XVIII foram colonizados por espanhis apresentam grau de urbanizao superior a 50%. 08. Dentre os pases membros do Mercosul, o Uruguai o que apresenta o mais alto grau de urbanizao. 16. Mais de 50% da populao latino-americana favorecida pelas inovaes tecnolgicas da globalizao. 32. A tecnologia informacional acessvel Amrica Latina, considerando-se que a telefonia mvel supera os percentuais de urbanizao. 64. Dentre os pases que no estabelecem fronteiras com o Brasil, o Chile apresenta o mais alto grau de urbanizao.

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

Questo 16

Disponvel em: <www.belasantacatarina.com.br> Acesso em: 10 ago. 2009.

Florianpolis foi colonizada por aorianos, sendo marcante a arquitetura das casas do perodo colonial ainda preservadas em vrios recantos da Ilha. Seu acolhedor povo tem um sotaque bastante peculiar. So conhecidas como Manezinhos da Ilha as pessoas que tiveram o privilgio de nascer em Florianpolis. Acompanhar de perto a pesca da tainha nos meses de maio e junho uma forma bastante interessante de saber mais sobre a cultura local com os pescadores, que sempre tm causos para contar.
Disponvel em: <www.belasantacatarina.com.br> Acesso em: 10 ago. 2009. (Adaptado)

Sobre a colonizao e a cultura aoriana em Santa Catarina, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. Os aorianos, vtimas da xenofobia pelos portugueses, emigraram para Santa Catarina no sculo XVIII para desenvolverem colnias de explorao. 02. Os atuais municpios de So Jos, So Francisco do Sul, Laguna e Florianpolis foram colonizados sobretudo pelos aorianos. 04. Jogos da mora (jogo do palito) e bocha so manifestaes culturais tpicas dos aorianos. 08. A festa do Divino Esprito Santo ocorre com maior frequncia nos municpios litorneos colonizados em sua grande maioria por aorianos. 16. As condies geomorfolgicas favoreceram a fixao dos primeiros aorianos nos vales do rios Canoinhas e Peperi-Guau.

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

10

Questo 17

Disponvel em: <www.monica.com.br/comics/tabloide/tira 281> Acesso em: 09 ago. 2009.

Sobre as fontes de energia, CORRETO afirmar que: 01. as usinas trmicas a gs natural so menos agressivas ao meio ambiente, se comparadas s usinas movidas a petrleo e, principalmente, s de carvo mineral. 02. o potencial hidreltrico de um curso fluvial proporcionado pela vazo hidrulica e pela concentrao de desnveis existentes ao longo do curso de um rio. 04. atualmente, 80% da energia consumida no Brasil proveniente da biomassa (lenha, carvo vegetal). 08. apesar de possuir mais de 50% de sua superfcie formada por rochas metamrficas, o Brasil no apresenta grandes jazidas de petrleo em sua parte continental. A maioria das reservas est na plataforma ocenica. 16. o petrleo aproveitado economicamente como fonte de energia e matria-prima. Como fonte de energia, esse recurso transformado em combustveis, como o leo diesel, a gasolina e o querosene. 32. o esforo muscular, assim como a maioria das fontes de energia derivadas de biomassas, considerado no renovvel.

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

11

Questo 18 EVOLUO FSICA OU ESTRUTURAL DA TERRA Eras Cenozica Caractersticas gerais Acontecimentos no Brasil

Aparecimento do homem, glaciaes e Formao das bacias sedimentares, formao dos Dobramentos Modernos. atividade vulcnica com a formao de ilhas ocenicas. Intensa atividade vulcnica, incio da se- Formao de petrleo e dos terrenos parao dos continentes. baslticos que originaram o solo de terra roxa. Vida aqutica e formao de jazidas Soterramento de florestas e formao carbonferas. do carvo mineral.

Mesozica

Paleozica

Pr-Cambriana Formao de escudos cristalinos, forma- Formao dos escudos cristalinos o de minerais metlicos. (Brasileiro e Guiano) e das principais jazidas de minerais metlicos; formao das serras do Mar e da Mantiqueira. Azica Resfriamento da Terra, ausncia de vida.
COELHO, Marcos de A.; TERRA, Lygia. Geografia geral e Geografia do Brasil: o espao natural e socioeconmico. So Paulo: Moderna, 2005. p. 101, v. nico. (Adaptado)

Com o auxlio da tabela sobre a evoluo fsica ou estrutural da Terra, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. Os solos de terra roxa originrios de rochas gneas extrusivas so encontrados sobretudo nos Complexos Regionais da Amaznia e do Centro-Sul. 02. As cordilheiras dos Andes e do Himalaia tiveram a sua origem na Era Cenozica. 04. No Brasil, minerais metlicos como Fe, Ca, Hg, Mn, S, Al e Na tm as suas maiores reservas na Regio Nordeste. 08. O arquiplago de Fernando de Noronha (PE) tem a sua origem associada Era Pr-Cambriana. 16. As jazidas de carvo mineral em Santa Catarina tm a sua origem, principalmente, na Era Paleozica. 32. Em Santa Catarina, a Serra Geral pertencente s formaes do Escudo Brasileiro adquire a direo norte-sul, sendo, porm, as direes norte-nordeste e sul-sudoeste as mais frequentes. 64. Com altitude aproximada de 3.000 metros, o Pico da Neblina o ponto culminante do Brasil tem a sua origem na Era Cenozica.

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

12

Com base nas informaes dos Textos 1 e 2, responda s questes 19 e 20.

Texto 1 Um Airbus A330-200 da Air France, que fazia o voo 447, sumiu dos monitores dos radares por volta das 3 horas (horrio de Braslia) no litoral brasileiro, prximo regio equatorial. As primeiras informaes foram divulgadas no comeo da manh por fontes aeroporturias francesas. O pouso estava previsto para as 11h10 da Frana (6h10 de Braslia) no aeroporto Roissy-Charles de Gaulle. Pouco antes de 9 horas, a Air France disse que o avio fora provavelmente atingido por um raio. Fontes francesas afirmaram que "no havia esperana" para o voo 447 e seus ocupantes. [...] A aeronave da Air France desapareceu quando atravessava a "zona de convergncia intertropical", conhecida por suas turbulncias e por suas tempestades fortes. As nuvens nessa regio so comparveis aos cmulos-nimbos, de estrutura muito complicada, com um vento vertical subindo a uma velocidade de at 100 metros por segundo, comparvel a um furaco. [...]
Adaptado de: <veja.abril.com.br/internacional/aviao-airfrance> Acesso em: 24 jul. 2009.

Texto 2

Disponvel em: <veja.abril.com.br/internacional/ avio-air-france> Acesso em: 24 jul. 2009.

Questo 19 Com o auxlio das informaes do Texto 1, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. Nas proximidades do Equador, d-se o encontro dos alsios de sudeste com os alsios de nordeste. a zona de convergncia intertropical. 02. A regio equatorial se localiza nas baixas latitudes e se caracteriza como uma zona de baixa presso. 04. Os furaces so fenmenos caracterizados pela formao de um sistema de baixa presso. Formam-se, geralmente, em regies tropicais do planeta. 08. Para que ocorra um raio necessrio que as nuvens possuam a mesma carga eltrica. 16. As nuvens cmulos-nimbos so encontradas em altitudes presena indica estabilidade no tempo. que variam de 0 a 5 km. A sua

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

13

Questo 20 Com o auxlio das informaes do Texto 2, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. Se o voo da Air France decolou no dia 1 de junho de 2009 do Rio de Janeiro, os mais de 200 passageiros, caso no ocorresse a tragdia, teriam desembarcado em Paris no dia 31 de maio de 2009. 02. Ao analisarmos as informaes contidas no mapa, o voo 447 da Air France era direto, ou seja, sem conexes ou escalas. 04. A aeronave desapareceu em uma rea que compreende a costa brasileira e a costa ocidental africana. 08. O fuso horrio de Paris est mais adiantado se comparado ao do Rio de Janeiro, devido a sua localizao no hemisfrio norte. 16. A aeronave decolou de uma cidade que se localiza prxima ao trpico de Capricrnio. 32. O voo da Air France desapareceu em uma rea que se encontra ao norte do paralelo de 2327' N. FSICA DADOS

10

m s2

k0

9,0 109
1 2 at 2

N.m C2

3,0 10 8
mv

m s

vsom

340

m s

T (K) = 273 + T(oC)

01) d = d0 + v0t + 02) v = v0 + at

13) p

25) v = f 26) F
k0 q1q2 d2

14) p =

F A

03) v = v + 2a d
0

15) p = p0 + gh 16) pV
nRT

27) E
28) V

F q
k0

04) v= 05) ac

q d

v2 R

2 R

17) 18) 19)

k A T L Q T

29) Req = R1 + R2 + ... + Rn 30)


1 Req
V i
V2 R

06) F
07) P

ma
mg

1 R1

1 R2

...

1 Rn

p1V1 T1

p2V2 T2

31) R

08) f a

20) Q = mc T = C T 21) Q = mL 22) =p V

32) P Vi 33) P 34) i 35) =


Ri 2

09) = Fd cos 10) Ep = mgh


1 11) Ec = mv2 2 12) t 2 g

R
N t

23) U = Q 24)
1 1 1 = + f p p'
Instrues:

Algumas das questes de Fsica so adaptaes de situaes reais. Alguns dados e condies foram modificados para facilitar o trabalho dos candidatos. Ressaltamos a necessidade de uma leitura atenta e completa do enunciado antes de responder questo. COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010 PROVA 2: AMARELA 14

Questo 21 Os diagramas de posio versus tempo, x x t, mostrados a seguir, representam os movimentos retilneos de quatro corpos.

A x x

B x

C x 0 t t

Em relao ao intervalo de tempo entre os instantes 0 e t, CORRETO afirmar que: 01. a velocidade mdia entre os instantes 0 e t, das curvas representadas nos grficos, numericamente igual ao coeficiente angular da reta que passa pelos pontos que indicam as posies nestes dois instantes. 02. o movimento do corpo representado no diagrama D, no intervalo entre 0 e t, retilneo uniformemente retardado. 04. no instante referencial.

t0 0 , o corpo, cujo movimento representado no diagrama C, est na origem do

08. no movimento representado no diagrama B, no intervalo de tempo entre 0 e t, o corpo vai se aproximando da origem do referencial. 16. no movimento representado no diagrama A, a velocidade inicial do corpo nula. 32. o movimento do corpo representado no diagrama B, no intervalo de tempo entre 0 e t, retilneo uniformemente acelerado. 64. o movimento representado no diagrama B poderia ser o de um corpo lanado verticalmente para cima.

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

15

Questo 22 Rotor um brinquedo que pode ser visto em parques de diverses. Consiste em um grande cilindro de raio R que pode girar em torno de seu eixo vertical central. Aps a entrada das pessoas no rotor, elas se encostam nas suas paredes e este comea a girar. O rotor aumenta sua velocidade de rotao at que as pessoas atinjam uma velocidade v, quando, ento, o piso retirado. As pessoas ficam suspensas, como se estivessem ligadas parede interna do cilindro enquanto o mesmo est girando, sem nenhum apoio debaixo dos ps e vendo um buraco abaixo delas. Em relao situao descrita, CORRETO afirmar que:

eixo R

01. a fora normal, ou seja, a fora que a parede faz sobre uma pessoa encostada na parede do rotor em movimento, uma fora centrpeta. 02. se duas pessoas dentro do rotor tiverem massas diferentes, aquela que tiver maior massa ser a que ter maior chance de deslizar e cair no buraco abaixo de seus ps. 04. o coeficiente de atrito esttico entre a superfcie do rotor e as roupas de cada pessoa dentro dele deve ser maior ou igual a

gR . v2

08. o coeficiente de atrito esttico entre a superfcie do rotor e as roupas de cada pessoa dentro dele proporcional ao raio do rotor. 16. o coeficiente de atrito esttico entre a superfcie do rotor e as roupas de cada pessoa dentro dele proporcional velocidade v do rotor.

Questo 23 Dois patinadores, um homem e um menino, de massas respectivamente iguais a 60 kg e 30 kg, esto em p, de frente um para o outro, em repouso, sobre uma superfcie de gelo, lisa, plana e horizontal. Quando um empurra o outro, o homem adquire uma velocidade de 0,3 m/s em relao ao gelo.

Considerando desprezvel o atrito entre os patins dos patinadores e o gelo, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. A distncia entre os patinadores 2,0 s aps eles se separarem de 1,8 m. 02. A energia mecnica do sistema homem-menino se conserva. 04. As foras que o homem e o menino fazem um sobre o outro so conservativas. 08. A fora externa resultante sobre o sistema homem-menino nula. 16. Como a massa do homem maior do que a do menino, a quantidade de movimento do sistema tem o mesmo sentido que a quantidade de movimento do homem. 32. As foras internas que atuam no sistema homem-menino no alteram a quantidade de movimento total do sistema.

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

16

Questo 24 Em relao a fenmenos eletrostticos, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. Se uma barra de vidro positivamente carregada atrair um objeto suspenso, este objeto estar carregado negativamente e se a mesma barra repelir um objeto suspenso, este segundo objeto estar positivamente carregado. 02. A carga eltrica conservada, mas no quantizada. 04. A fora eltrica que um pequeno corpo eletricamente carregado exerce sobre outro se altera ao aproximarmos dele outros corpos tambm carregados. 08. O potencial eltrico no centro de uma pequena esfera carregada tem o mesmo valor do potencial eltrico na sua superfcie. 16. Se uma barra de vidro for eletricamente carregada por atrito, fica com excesso de carga no local onde foi atritada.

Questo 25 Nos circuitos abaixo, A e B so duas lmpadas cujos filamentos tm resistncias iguais; R a resistncia de outro dispositivo eltrico; uma bateria de resistncia eltrica desprezvel; e I um interruptor aberto.

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)

Sabendo-se que o brilho das lmpadas cresce quando a intensidade da corrente eltrica aumenta, CORRETO afirmar que: 01. no circuito 1, a lmpada A brilha mais do que a B. 02. no circuito 2, as lmpadas A e B tm o mesmo brilho. 04. no circuito 3, uma das lmpadas brilha mais do que a outra. 08. no circuito 4, a lmpada B brilha mais do que a A. 16. no circuito 5, se o interruptor I for fechado, aumenta o brilho da lmpada B.

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

17

Questo 26 Um pndulo simples de comprimento 4,0 m possui em sua extremidade uma esfera de 2,0 kg de massa. O pndulo colocado para oscilar a partir do repouso, em A. Quando o fio estiver na vertical, passando por B, o mesmo tem parte do seu movimento interrompido por um prego. A esfera percorre a trajetria tracejada representada na figura, alcanando s at o ponto C.

prego A
20 cm

Em relao ao exposto, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. O mdulo da velocidade da esfera em A igual ao mdulo da velocidade em C. 02. A energia potencial gravitacional da esfera em A a mesma que em C e a variao da energia potencial entre B e C vale 4,0 J. 04. A velocidade da esfera em B mxima e vale 4,0 m/s. 08. A tenso no fio em C maior do que em A. 16. A velocidade angular da esfera em A igual velocidade angular em B e menor que a velocidade angular em C. 32. O tempo que a esfera leva de A at B igual ao tempo de B at C, pois este tempo no depende do comprimento do pndulo.

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

18

Questo 27 Admita uma mquina trmica hipottica e ideal que funcione de acordo com o ciclo representado no grfico de presso versus volume (p x V) abaixo.

p(105Pa)

8 pC

B C T1 T2

D E 5 7 T4 9 T3 12

V(10 m )

-3 3

Sabendo que a transformao CD adiabtica, com base na primeira Lei da Termodinmica e no grfico acima, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. A transformao BC isotrmica. A energia absorvida pelo gs na forma de calor transformada parcialmente em trabalho. 02. Na transformao AB o gs sofre uma expanso isobrica, realizando um trabalho de 1,6 kJ sobre a vizinhana. 04. Sabendo que a temperatura T2 vale 900 K, podemos afirmar que a temperatura T1 vale 1260 K e a presso no estado C vale aproximadamente 6,22.105 Pa. 08. Na transformao cclica ABCDEA apresentada, a variao da energia interna zero, ou seja, a temperatura no varia durante todo o ciclo. 16. A transformao CD uma compresso adiabtica, onde a temperatura do gs diminui devido ao trabalho realizado sobre a vizinhana. 32. A transformao EA isocrica. O aumento da temperatura do sistema, e consequentemente o aumento da energia interna, se deve ao calor recebido da vizinhana.

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

19

Questo 28 O tipo de panela mais recomendado, por questes de sade, a panela de ao inox. Entretanto, o ao inox tem uma baixa condutividade trmica. Para solucionar este problema, os fabricantes fazem uso de um difusor de calor, geralmente de alumnio, cujo objetivo melhorar a condutividade e homogeneizar a transferncia de calor no fundo da panela. Dados: - condutividade trmica do alumnio = 60 cal/s.m.C - calor latente de vaporizao da gua = 540 cal/g - calor latente de fuso do gelo = 80 cal/g - calor especfico da gua = 1 cal/g.C - calor especfico do gelo = 0,5 cal/g.C

Difusor de Alumnio 2 2 rea: 3.10 m Espessura: 0,5 cm

Ao Inox Alumnio Ao Inox

Em relao ao exposto, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. O fluxo de calor atravs do difusor depende da sua geometria, do material e da diferena de temperatura entre as faces inferior e superior. 02. Supondo que a face inferior do difusor est a 105 C e a face superior est a 100 C, o fluxo de calor atravs do difusor 1,8 cal/s. 04. O calor recebido por uma substncia dentro da panela pode causar mudana de temperatura, mudana de fase ou ambas. 08. O fundo da panela aquece a gua colocada no seu interior unicamente por conveco, que envolve o transporte de matria de uma regio quente para uma regio fria e vice-versa. 16. Supondo um fluxo de calor atravs do fundo da panela de 2,0 kcal/s, e que dentro dela foi colocado 150 g de gelo a 10 C, sero necessrios aproximadamente 6,4 segundos para fundir 2/3 do gelo. 32. O difusor de alumnio aquecido por radiao proveniente da chama da boca do fogo.

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

20

Questo 29 Pedrinho, aps uma aula de Fsica, resolveu verificar experimentalmente o que tinha estudado at o momento. Para tal experimento, ele usou uma bobina com 50 espiras, um m preso a um suporte no condutor e uma lmpada incandescente de 5 W de potncia. O experimento consistia em mover o m para dentro e para fora da bobina, repetidamente. Ao terminar o experimento, Pedrinho fez algumas observaes, que esto listadas na forma de proposies. Assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. O mdulo da fora eletromotriz induzida na bobina diretamente proporcional variao do fluxo magntico em funo da distncia. 02. difcil mover o m dentro da bobina, pois o campo magntico de cada espira oferece uma resistncia ao movimento do m. Isto explicado pela Lei de Lenz. 04. Se a corrente na lmpada for de 2 A, a fora eletromotriz induzida em cada espira da bobina 0,05 V. 08. A frequncia do movimento do m no interior da bobina no interfere na luminosidade da lmpada. 16. Para haver uma corrente induzida na bobina necessrio que o circuito esteja fechado. 32. O trabalho realizado para mover o m para dentro e para fora da bobina transformado integralmente em energia luminosa na lmpada.

Questo 30 Em relao s ondas e aos fenmenos ondulatrios, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. A variao da frequncia das ondas percebidas por um observador, devido ao movimento relativo entre este e a fonte geradora das ondas, explicada pelo efeito Doppler. 02. Uma onda, que se propaga em determinado meio, ter uma velocidade que depende deste meio e uma frequncia definida pela fonte da onda. 04. A velocidade de uma onda em um determinado meio de 120 m/s, para uma frequncia de 60 Hz. Dobrando a frequncia, a velocidade da onda neste meio tambm dobra. 08. Dois instrumentos musicais, emitindo a mesma nota musical, so diferenciados um do outro pela altura do som. 16. A refrao caracterizada pela mudana de direo de propagao da onda ao mudar de meio.

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

21

QUMICA Questo 31 Uma clula combustvel um dispositivo eletroqumico constitudo por dois eletrodos, denominados de ctodo e nodo, sendo capaz de gerar eletricidade a partir de um combustvel e de um comburente, segundo a reao global: H2(g) + 1 O2(g) H2O(). Igualmente, todas as clulas tm

um eletrlito, onde ocorre o transporte dos ons produzidos, e uma fina camada de catalisador normalmente de platina ou de nquel que recobre o eletrodo. O diagrama a seguir representa uma clula combustvel de hidrognio.

0,7 V
2e

Hidrognio
H2

Oxignio (ar)

2 H+

O2

H2

2H+ + 2e

O2 + 4H+ + 4e

2H2O

nodo

C todo

Assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. Em uma clula de combustvel de hidrognio, o hidrognio sofre reduo e o oxignio oxidao. 02. No nodo, polo positivo, ocorre reduo do hidrognio. 04. O potencial gerado por uma clula combustvel negativo, assim podemos considerar que ocorre uma reao espontnea. 08. Para gerar uma maior ddp (diferena de potencial), seria necessrio construir uma bateria contendo clulas combustveis arranjadas em srie. 16. Na clula combustvel, os eltrons fluem do polo negativo para o polo positivo. 32. O catalisador acelera as reaes qumicas entre o oxignio e o hidrognio. 64. O hidrognio o comburente e necessita estar armazenado; o oxignio o combustvel e vem do ar atmosfrico.

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

22

Questo 32 Um reator nuclear do tipo do que foi construdo em Angra 1 e do que est em fase de construo em Angra 2 conhecido como PWR (Pressurized Water Reactor). O urnio, enriquecido a cerca de 3,2% em urnio 235, colocado, em forma de pastilhas de 1 cm de dimetro, dentro de tubos (varetas) de 4 m de comprimento, feitos de uma liga especial de zircnio, denominada zircalloy. O Vaso de Presso contm a gua de refrigerao do ncleo do reator. Essa gua fica circulando quente pelo Gerador de Vapor, em circuito, isto , no sai desse sistema, chamado de Circuito Primrio. A gua que circula no Circuito Primrio usada para aquecer uma outra corrente de gua, que passa pelo Gerador de Vapor para ser aquecida e transformada em vapor, e que passa tambm pela turbina, em forma de vapor, acionando-a.
Disponvel em: <www.cnen.gov.br> Acesso em: 23 ago. 2009.

Dados adicionais: o tempo de meia vida (t ) do urnio 238 de cerca de 5 bilhes de anos. Com base nas informaes acima, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. Tanto na usina termonuclear quanto nas usinas termoeltricas, a gerao de eletricidade baseiase em turbinas movidas por passagem de vapor, obtido por aquecimento de gua. 02. Um reator nuclear do tipo do que foi construdo em Angra 1 conhecido como Reator a gua Pressurizada, porque contm gua sob alta presso. 04. O urnio 235 apresenta 92 prtons e 143 nutrons, sendo, portanto, isbaro do urnio 238. 08. O decaimento alfa de um tomo hipottico A pode ser assim representado: Z
A

A 4 Z 2

4 2

16. Tomada uma amostra de 1 grama de urnio 238, restaro 0,125 gramas dessa amostra ao final de 10 bilhes de anos. 32. O urnio encontrado na natureza composto de aproximadamente 99,3% do istopo U 238 e apenas 0,7% do istopo U 235. Para obteno de urnio enriquecido para utilizao em uma usina nuclear necessrio aumentar sua pureza cerca de 9 vezes.

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

23

Questo 33 Desde os primrdios, a humanidade vem produzindo energia atravs da queima de combustveis. Inicialmente, a energia liberada pela vegetao existente era suficiente. O aumento pela demanda por energia, mesmo antes da Revoluo Industrial, levou a humanidade a buscar a energia armazenada nos combustveis fsseis. Mais recentemente, a civilizao moderna tambm obtm energia atravs do uso de tomos de urnio, que so consumidos em reatores nucleares. A elevada emisso de CO2 e de outros gases na atmosfera e os resduos radiativos de centrais nucleares levaram o ser humano a uma grande preocupao com as questes relacionadas ao meio ambiente. Seguem, abaixo, dados sobre o poder energtico em kJ/mol de alguns combustveis. Combustvel Carbono(grafite)
235 92U (s)

Massa molar

Ho (kJ/mol) 393,5 2 x 1010 889,5

Metano(g) Assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S).

12 92 16

01. O protocolo de Kyoto um acordo internacional que visa reduzir as emisses de gases poluentes. O aumento da concentrao de CO2 na atmosfera, resultante da queima em larga escala de combustveis fsseis, est associado claramente ao aumento do efeito estufa, que pode resultar no aquecimento global do planeta. 02. O carvo, o petrleo e o gs natural so exemplos de combustveis fsseis. 04. A energia produzida pela queima de 60 kg de carbono ir produzir mais energia que a fisso 235 nuclear de 1 mol de tomos de 92U . 08. A reao de fuso nuclear do U 235 pode ser assim representada:
235 92U

+ 0n1

56Ba

141

+ 36Kr 92 30n1 H= 2x 1010 kJ/mol

16. Como as centrais nucleares so muito seguras, seu lixo nuclear pode ser descartado de imediato nos lixes, uma vez que no provocam riscos ambientais. 32. Uma empresa passou a utilizar o gs metano como combustvel. Sabendo que ela consome 320 kg do combustvel por dia, podemos dizer que a energia liberada em cada dia de 17.790 kJ. 64. A energia liberada pela combusto de um mol carbono diamante ser superior combusto de um mol carbono grafite.

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

24

Questo 34 Depois de mais de uma dcada de seu descobrimento, o elemento de nmero atmico 112 foi aceito oficialmente na tabela e recebeu, temporariamente, o nome de ununbium (ou unmbio, que em latim quer dizer 112). Ele superpesado e altamente instvel existe por apenas alguns milionsimos de segundo e depois se desfaz. Demorou muito para que a descoberta da equipe alem do Centro para Pesquisa de ons Pesados, liderada por Sigurd Hofmann, fosse reconhecida oficialmente pela Unio Internacional de Qumica Pura e Aplicada (IUPAC, em ingls). que sua existncia teve que ser confirmada de maneira independente at agora apenas quatro tomos foram observados. Hofmann comeou sua busca por elementos para a tabela peridica em 1976. Para criar o elemento 112, a equipe de Hofmann usou um acelerador de partculas com 120 metros de comprimento para lanar um fluxo de ons de zinco contra tomos de chumbo. Os ncleos dos dois elementos se fundiram para formar o ncleo do novo elemento. Estes ncleos muito grandes e pesados tambm so muito instveis. Eles comeam a se desintegrar pouco depois de formados. Isso libera energia, que os cientistas podem medir para descobrir o tamanho do ncleo que est se desfazendo.
Disponvel em: <http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3818860-EI238,00.html> Acesso em: 11 jun. 2009. (Texto adaptado)

Com base nas informaes acima, CORRETO afirmar que: 01. este novo elemento qumico de nmero atmico 112 ser classificado como um elemento de transio. 02. o elemento qumico de nmero atmico 112 pertence ao perodo 7 e coluna 12 ou 2B da classificao peridica dos elementos. 04. os dois ncleos que se fundiram para formar o ncleo deste novo elemento foram o do on Cd e o do tomo de Pb. 08. um tomo deste novo elemento ter maior raio que um tomo do elemento frncio. 16. o nome definitivo deste novo elemento de nmero atmico 112 ser definido pela IUPAC para substituir o nome provisrio ununbium. 32. seu nmero de massa ser calculado atravs da soma dos 30 prtons do zinco e dos 82 prtons do chumbo. 64. seu subnvel de maior energia da distribuio eletrnica 7s2.
2+

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

25

Questo 35 A gua potvel proveniente de estaes de tratamento resulta de um conjunto de procedimentos fsicos e qumicos que so aplicados na gua para que esta fique em condies adequadas para o consumo. Esta separao necessria uma vez que a gua de rios ou lagoas apresenta muitos resduos slidos, por isso tem que passar por uma srie de etapas para que esses resduos sejam removidos. Neste processo de tratamento a gua fica livre tambm de qualquer tipo de contaminao, evitando a transmisso de doenas. Em uma ETA (estao de tratamento de gua) tpica, a gua passa pelas seguintes etapas: coagulao, floculao, decantao, filtrao, desinfeco, fluoretao e correo de pH. Assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. Coagulao: a etapa em que a gua, na sua forma bruta, entra na ETA. Ela recebe, nos tanques, uma determinada quantidade de cloreto de sdio. Esta substncia serve para aglomerar partculas slidas que se encontram na gua como, por exemplo, a argila. 02. Floculao: ocorre em tanques de concreto, logo aps a coagulao. Com a gua em movimento, as partculas slidas se aglutinam em flocos maiores. 04. Decantao: nesta etapa, que posterior coagulao e floculao, por ao da gravidade, os flocos com as impurezas e partculas ficam depositados no fundo de outros tanques, separandose da gua. A etapa da decantao pode ser considerada um fenmeno fsico. 08. Filtrao: a etapa em que a gua passa por filtros formados por carvo, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro. A etapa da filtrao pode ser considerada como um fenmeno qumico. 16. Fluoretao: quando se adiciona flor na gua, cuja finalidade prevenir a formao de crie dentria em crianas. 32. Desinfeco: a etapa em que cloro ou oznio aplicado na gua para eliminar microorganismos causadores de doenas. 64. Correo de pH: esse procedimento serve para corrigir o pH da gua e preservar a rede de encanamentos de distribuio. Se a gua est bsica, aplicada certa quantidade de cal hidratada ou de carbonato de sdio.

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

26

Questo 36 Considere as seguintes informaes sobre entalpia de combusto no estado padro Ho para alguns combustveis. COMBUSTVEL Gasolina Etanol Hidrognio Dados adicionais: considere a gasolina composta apenas de C8H18; densidade do etanol 0,79 g/mL; e densidade da gasolina 0,72 g/mL. Com base nas informaes acima, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. O etanal um ismero de funo do etanol. 02. O nome IUPAC da molcula C8H18 octanol, alcano de frmula geral CnH2n. 04. A molcula 2,2,3,3 tetrametilbutano apresenta frmula molecular C8H18 sendo um ismero do 2,4 dimetilhexano. 08. 2,24 litros de hidrognio fornecem mais calor que 4,75 mL de gasolina, considerando ambos os combustveis nas CNTP. 16. Comparando-se as entalpias de combusto, correto afirmar que 57 gramas de gasolina geram mais calor que 46 gramas de etanol ou 20 gramas de hidrognio. 32. Um posto de servio comercializa o litro de lcool a R$ 1,50 e o litro de gasolina a R$ 2,50. Considerando um carro Flex que consome 1 litro de lcool a cada 10 km ou 1 litro de gasolina a cada 15 km, pode-se concluir que seria mais econmico utilizar o lcool. FRMULA MOLECULAR

Ho (kJ/mol) 5400 1400 290

C8H18() C2H5OH() H2(g)

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

27

Questo 37 O Brasil atualmente defronta-se com a perspectiva de um significativo aumento na demanda por etanol combustvel. Esta previso sustenta-se em certas realidades de mercado, como: a) aumento do consumo interno de lcool hidratado devido ao sucesso dos automveis flexi-fuel no mercado de veculos automotivos leves. b) expanso das exportaes brasileiras de etanol em funo do crescente interesse mundial pela mistura deste gasolina, como forma de diminuir as emisses de gases de efeito estufa (GEE). Um caminho para solucionar o problema seria ampliar a produtividade de litros de lcool por hectare de cana plantada, aproveitando integralmente a biomassa da planta para produzir etanol. Essa rota recebe o nome de etanol lignocelulsico ou de 2a gerao. Para obtermos etanol lignocelulsico so necessrios, basicamente, dois processos: a hidrlise dos polissacardeos em acares simples e a fermentao destes em etanol.
Disponvel em: <http://www.bioetanol.org.br/interna/index.php?pg=MzM=> Acesso em: 16 ago. 2009.

Com base nas informaes acima, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. Hidrlise significa quebra pelo hidrognio. 02. A hidrlise da celulose pode ser representada por:

n n
Celulose 04. Na molcula de glicose existe apenas um centro quiral. 08. O aumento da produtividade de lcool por hectare pode ser conseguido pela fermentao da molcula de acar liberada pela hidrlise da lignocelulose presente no bagao da cana. 16. A fermentao da glicose para gerao de etanol pode ser representada pela equao corretamente balanceada: C4H12O2 2C2H5OH. 32. A molcula de etanol produzida pelo processo tradicional diferente da molcula de etanol produzida pela fermentao do acar proveniente da lignocelulose. Glicose

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

28

Questo 38 O biogs tem origem nos efluentes dos setores agroindustrial, urbano (lodo das estaes de tratamento dos efluentes domsticos) e ainda nos aterros de Resduos Slidos Urbanos (RSU), sendo resultado da degradao biolgica anaerbia da matria orgnica contida nos resduos. Esse gs constitudo, principalmente, por metano (50-70%), gs carbnico (25-45%) e pequenas quantidades de hidrognio, nitrognio e cido sulfdrico. O biogs possui um alto poder calorfico devido grande quantidade de metano em sua composio, mas sua utilizao torna-se limitada pela presena do cido sulfdrico. (FRARE, L.M.; GIMENES, M.L.; PEREIRA, N.C. Processo para remoo
de cido sulfdrico de biogs. Eng Sanit Ambient. v.14, n. 2, p. 167-172, abr./jun. 2009)

Assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. A molcula de metano apresenta geometria piramidal. 02. A combusto do metano pode ser representada por: CH4 + 2O2 uma reao endotrmica.

CO2 + 2H2O, sendo esta

04. A molcula do cido sulfdrico uma molcula apolar, pois apresenta geometria linear. 08. O H2S e o gs carbnico poderiam ser removidos do biogs, borbulhando o mesmo em uma soluo contendo NaOH em concentrao apropriada. 16. A molcula de N2 apresenta geometria linear e apolar. 32. O gs carbnico (CO2) uma molcula com geometria angular e polar.

Questo 39 Alguns tipos de plsticos permanecem no ambiente por mais de 500 anos e quando so descartados interferem no ambiente de vrias formas. Mais recentemente tem-se pesquisado e comeam a ser produzidos plsticos chamados de biodegradveis, cuja finalidade serem menos agressivos ao ambiente. Podemos citar como exemplo de polmeros, o polietileno que utilizado na fabricao de recipientes para alimentos, sacos plsticos, entre outros. J com o PVC fazem-se toalhas de mesa, cortinas para box, couro artificial, encanamentos, juntas, vlvulas, telhas, etc. Dados adicionais: - reciclagem mecnica de plsticos: a converso de materiais plsticos em grnulos para produo de novos produtos. Assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. A equao a seguir um exemplo da reao de sntese do polmero polietileno.
nCH2

= CH2 ---------------------------------------------presso e temperatura elevada

catalisador

( CH2 CH2 )

02. Para dar origem a um polmero de adio necessrio que o monmero possua ligaes 04. A frmula do PVC pode ser assim representada:

( CH2 CH ) | OH

08. O monmero que d origem ao polietileno tem frmula molecular H2C=CH2 e chama-se etino. 16. Um produto considerado biodegradvel quando microorganismos naturais podem decomplo, transformando-o em substncias simples presentes no ambiente. 32. A reciclagem mecnica do PVC um fenmeno qumico, pois ocorre a transformao de um material plstico em um novo produto. COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010 PROVA 2: AMARELA 29

Questo 40 Vazamento da Alunorte polui rio e causa morte de peixes no PA. Recentemente foram divulgados, pelo Laboratrio de Qumica Analtica e Ambiental da Universidade Federal do Par (UFPA), os primeiros resultados do estudo preliminar dos nveis de contaminao ambiental no Rio Murucupi. No dia 27 de maio ele foi atingido pelo vazamento de lama vermelha da planta industrial da Alunorte, localizada em Barcarena, a 123 quilmetros de Belm. Depois da coleta de amostras de gua, do solo, de sedimentos, de peixes e de plantas, foi informado pela responsvel tcnica pelo estudo que os ndices de cloreto, a turbidez da gua, os nveis de oxignio dissolvidos no ambiente aqutico e a concentrao de metais ferro, alumnio, cdmio e cobre no esto em conformidade com a legislao ambiental. Os peixes so utilizados como bioindicadores dos ecossistemas aquticos e sua mortandade sinaliza um grande desequilbrio ambiental que pode prejudicar, seriamente, a sade e as atividades econmicas do homem, afirma a qumica. No caso do Rio Murucupi, entre as provveis causas da morte dos peixes, a pesquisa indica: o aumento da turbidez da gua, causada pela presena da lama vermelha; a presena de alumnio solubilizado pelo aumento do pH, o que mata os animais sufocados ou o excesso de cobre na gua, que, em doses elevadas, extremamente nocivo. J Os altos valores encontrados para cloreto de sdio indicam o uso do HC como agente neutralizante da soda custica, presente no processo de produo da alumina. Essa tese reforada pelo pH neutro encontrado no Rio Murucupi que, normalmente, apresenta caractersticas cidas (pH em torno de cinco).
Disponvel em: <http://www.anda.jor.br/?p=7439> Acesso em: 29 jun. 2009. (Texto adaptado)

Dados adicionais: A lama vermelha constituda por partculas muito finas e normalmente retm todo o ferro, titnio e slica presentes na bauxita, alm do alumnio que no foi extrado durante o refino, combinado com o sdio sob a forma de um silicato hidratado de alumnio e sdio de natureza zeoltica com pH muito alto. Turbidez: a medida da dificuldade de um feixe de luz atravessar uma certa quantidade de gua, conferindo uma aparncia turva mesma.

A(OH)3 + OH

A(OH)4

(1)

Considerando o texto e os dados apresentados, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. A presena da lama vermelha aumentou a turbidez da gua. 02. Segundo o texto, a concentrao dos metais Fe, A, Cd e Cu, no rio Murucupi, no est em conformidade com a legislao ambiental. 04. O produto de solubilidade do A(OH)3 pode ser assim representado: Kps = [A+3] .[OH ]. 08. A ocorrncia dos altos ndices de cloreto de sdio encontrados no rio resultado da reao de neutralizao dada a seguir: HC + NaOH NaC + H2O. 16. Segundo a equao (1) acima, o aumento do pH provoca o deslocamento do equilbrio para a esquerda, segundo princpio de Le Chtelier. 32. Se o pOH da lama vermelha fosse igual a 12, a concentrao de ons [H]+ necessria para neutralizar uma amostra de 1 L da soluo seria igual a 2. 64. Nos rios poludos, os metais do tipo alumnio ou cobre em excesso podem matar os peixes, pois eles se encontram dissolvidos na forma metlica.

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

30

COPERVE
Srie dos Lantandios Srie dos Actindios (A numerao dos grupos de 1 a 18 a recomendada atualmente pela IUPAC)

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

31

SOMENTE ESTA PARTE PODER SER DESTACADA 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

COPERVE

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2010

PROVA 2: AMARELA

32

You might also like