You are on page 1of 19

Apostila de Direito Penal - Noes de Direito Penal - Parte Geral

NOES DE DIREITO PENAL: 1. Infrao Penal. 2. Crime: elementos, consumao e tentativa; desistncia voluntria e arrependimento eficaz; causa de excluso de ilicitude e culpabilidade. 3. Concurso de agentes. 4. Contraveno. 5. Imputabilidade penal. 6. Extino da punibilidade.

1- Infrao Penal
Infrao penal toda conduta ilcita que se adequa a descrio de um crime ou uma contraveno. No art. 1 da lei de Introduo do Cdigo Penal (Decreto - lei n 3.914/1941) so expressos os conceitos sintticos de crime e contraveno, a partir da anlise do tipo de pena a ser aplicada a cada espcie. Ou seja, para determinar que a conduta descrita um crime a pena a ela cominada pela lei ser de recluso ou deteno aplicadas isoladamente, cumulativamente com a pena de multa, ou alternativamente a esta. Para ser caracterizada a conduta com uma contraveno penal necessrio que a pena imposta pela lei seja de priso simples ou multa aplicadas isoladamente, ou ambas, alternativamente ou cumulativamente. No h no Cdigo Penal um conceito expresso para crime.

2- Crime (Elementos)
Para a teoria finalista de Hans Welzel, crime integrado pelos seguintes requisitos: fato tpico e antijurdico. O requisito culpabilidade pressuposto de aplicao da pena. a teoria adotada pelo Cdigo Penal desde a reforma de 1984. O fato tpico, por sua vez formado dos seguintes elementos: a) conduta voluntria dolosa ou culposa: ao ou omisso voluntria com inteno de obter o resultado (dolo direto) ou assumindo o risco de produzi-lo (dolo eventual); ou ao voluntria eivada de imprudncia (conduta positiva feita com descuido objetivo - culpa), negligncia (deixar de fazer algo por descuido objetivo - culpa) ou impercia (desconhecimento de tcnicas de arte ou oficio ou inabilidade na aplicao de tcnicas conhecidas de arte ou ofcio - culpa) b) resultado: a modificao do mundo exterior ou na rbita jurdica provocada pela conduta (ao ou omisso) do agente. O resultado se difere de evento, pois este qualquer acontecimento. Ex: fenmenos naturais, o comportamento de animais irracionais. Existem duas teorias sobre o resultado: Teoria naturalstica e Teoria jurdica ou normativa. Pra essa primeira, o resultado a modificao que o crime provoca no mundo exterior, sendo esse resultado naturalstico, ou seja, visvel aos olhos. Ex: morte da vtima, no crime de homicdio; a reduo patrimonial da vtima no crime de furto. Para essa teoria admite-se crime sem resultado. Para a Teoria jurdica ou normativa, o resultado a leso ou o perigo de leso o bem jurdico protegido pela lei. Ex: a morte leso ao bem jurdico protegido -vida; a subtrao de coisa alheia mvel leso ao bem jurdico protegido- patrimnio. Para essa teoria no existem crime sem resultado.

c) nexo causal: a relao natural entre a ao ou omisso do agente (conduta voluntria) e o resultado produzido. Nada mais que na fsica conhecemos como causa-efeito. Deve existir necessariamente um elo real entre a conduta do agente e o resultado efetivamente produzido. Ex: A desfere tiros contra B, que falece em decorrncia das leses experimentadas pelos disparos. H nexo causal. Ou contrrio de A desfere tiros em B, que vem a falecer do desabamento do teto do hospital onde est sendo socorrido. A morte foi causada pelas leses decorrentes do desabamento e no decorrente do disparo em si. No h nexo causal real entre os disparos e a morte. Assim A responder por tentativa de homicdio, por falta de nexo causal. d) tipicidade: o encaixe perfeito entre a conduta realizada pelo agente e a norma penal descrita em abstrato. Ou seja, o agente praticar todos os elementos previstos na descrio do crime. Ex: furto (art. 155 CP)subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel. necessrio que a conduta seja de subtrair, retirar a coisa alheia mvel do patrimnio da vtima, sendo tanto para ficar com a coisa ou entreg-la a outrem. Quando ocorre esse encaixe perfeito, chamamos de tipicidade. J o tipo penal a artigo de lei que descreve em abstrato a conduta criminosa. Ex: Art. 163- Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: pena- deteno, de 6 meses a trs anos , ou multa. Esse o tipo penal: crime de dano. So elementares do tipo penal os componentes fundamentais para a existncia do crime. Ex: no mesmo crime de dano, se a coisa for do prprio agente, no ser coisa alheia, portanto, no h que se falar de crime de dano, visto que falta a elementar alheia. Por fim, as elementares do tipo penal podem ser: elementares objetivas - aquelas cujo significado se extrai de mera observao. EX: matar (art. 121); conjuno carnal (art. 213) que seria o coito vaginal. E podem ser elementares normativas - aquelas que necessitam de juzo de valor, ou seja, de interpretao para determinar sua existncia. Ex: dignidade e decoro (art. 140), necessrio conceituar fora do tipo penal o que dignidade ou decoro.

3- Consumao e tentativa
Considera-se o crime consumado quando nele se renem todos os elementos de sua definio legal. Ex: Matar algum (art. 121 CP) consuma-se com a morte da vtima. Essa definio encontra-se expressa no art. 14, I do CP. Da mesma forma considera-se o crime tentado quando, iniciada a execuo, no se consuma por circunstncias alheias a vontade do agente. Ex: O agente atira na vtima com inteno de mat-la, porm essa socorrida a tempo ao hospital e sobrevive. O resultado morte no ocorreu, portanto ocorreu uma tentativa de homicdio. Tambm h previso legal para esse instituto da tentativa no art. 14, II CP (causa de reduo de pena). No caso da tentativa o CP no pargrafo nico desse mesmo artigo que a pena ter a pena correspondente ao crime consumado, diminuda de 1 (um) a 2/3 (dois teros). Ex: O agente, com inteno de matar a vtima, desfere um disparo contra a vtima e impedido de continuar a execuo do crime por terceiros. Nesse caso ser aplicada a reduo de 2/3 (dois teros) da pena prevista para o crime de homicdio. Se o agente desfere seis disparos contra a vtima e esta socorrida e sobrevive, o agente ter reduo de apenas 1/3 na pena do crime consumado. A reduo da pena da tentativa avaliada na aplicao da pena pelo juiz de forma inversamente proporcional ao caminho do crime (iter criminis). Quanto mais atos executrios forem praticados em busca do resultado menor ser a reduo da tentativa e vice-versa. Lembrando tambm que se caso for percorrido metade do caminho do crime, a reduo ser de na pena da tentativa. H duas espcies de tentativa: tentativa perfeita (acabada) e a tentativa imperfeita (inacabada). A tentativa perfeita aquela que o agente fez tudo para atingir o resultado, ou seja, praticou todos os atos executrios necessrios para que o resultado acontecesse, mas por circunstncias alheias a sua vontade, o crime no se consuma. Ex: o agente, com inteno de matar a vtima, insere veneno mortal na bebida dessa que ingere tal lquido, porm no morre, pois foi prontamente socorrida com o antdoto. Nesse caso haver reduo mnima de 1/3 na pena do crime consumado em razo da tentativa.

J a tentativa imperfeita aquela que o agente impedido, por circunstncias alheias a sua vontade, de prosseguir com os atos executrios. Ex: o agente, com inteno de matar a vtima, insere veneno mortal na bebida dessa que no chega a ingerir tal lquido. Nesse caso haver a diminuio de ou de 2/3 da pena do crime consumado.

4- Desistncia voluntria e arrependimento eficaz


O Cdigo Penal prev em seu art. 15, a desistncia voluntria e o arrependimento eficaz. O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo (desistncia voluntria) ou impede que o resultado se produza, s responde pelos atos j praticados. (arrependimento eficaz). Na desistncia voluntria, o agente inicia a execuo de um crime e podendo prosseguir, resolve por ato voluntrio interromper o caminho para a consumao. S possvel no caso da tentativa imperfeita, posto que no praticou todos os atos necessrio consumao e ele deixa de praticar mais atos. Ex: o agente com vontade inicial (dolo) de furtar o toca - cd de um veculo arroba a fechadura da porta e abre o veculo, mas percebe a besteira que est fazendo e nada leva do carro. Assim por ato voluntrio seu, fecha e vai embora. Assim reza o art. 15, 1 parte, que responder apenas pelos atos j praticados, ou seja, no presente caso responder pelo crime de dano por ter arrombado a porta. J o arrependimento eficaz aquele que o agente pratica todos os atos dirigidos obteno do resultado, porm pratica, por sua vontade, mais um ato que eficaz para impedir a consumao do crime. Ex: o agente com vontade inicial (dolo) de furtar o toca - cd de um veculo arroba a fechadura da porta e abre o veculo, retire o objeto do painel, mas imediatamente resolve coloc-lo de volta no mesmo lugar. Responder apenas pelos atos j praticados, ou seja, o crime de dano por te arrombado a porta do carro. Para configurar esse arrependimento previsto na 2 parte do art. 15 necessrio que seja eficaz mesmo. Ex: o agente atira contra a vtima que cai ao cho, desfalecida, ato contnuo o agente se arrepende do que fez e a leva at o hospital, para que responda apenas pela leso corporal necessrio que a vtima sobreviva, sendo eficaz o seu socorro.

Importante: O arrependimento eficaz no se confunde com o arrependimento posterior, visto que no primeiro instituto a conduta do agente de arrepender-se ato contnuo a prtica dos atos de execuo. J no arrependimento posterior o agente passado algum tempo se arrepende e minora o prejuzo ou os efeitos do crime j consumado. 5- Causas de excluso de ilicitude
Conforme j mencionado o crime composto de fato tpico, antijurdico e culpabilidade pressuposto de aplicao da pena. Assim para que o fato tpico seja antijurdico necessrio que no exista nenhuma lei que permita a conduta praticada. O que antijurdico ilcito e o que jurdico (em conformidade com lei permissiva) lcito. Portanto, as causas de excluso de ilicitude permitem determinadas condutas, tornando-as lcitas, e assim no sendo mais consideradas como crime. Existem quatro causas expressas de excludentes de ilicitudes previstas no art. 23 CP, so elas: estado de necessidade, legtima defesa, estrito cumprimento de dever legal e exerccio regular de direito. Cada uma dessas excludentes tem requisitos especficos para sua configurao. Vejamos cada um:

a) Estado de necessidade: Est previsto no art. 24 CP. Age em estado de necessidade quem pratica o fato criminoso para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se. Assim fica claro que o perigo deve ser atual, ou seja, deve est acontecendo no instante da ao da pessoa que vai proteger direito seu ou alheio. necessrio tambm que a pessoa no tenha dado causa ao perigo. Ex: no age em estado de necessidade quem destri a casa alheia para se salvar de incndio causado por ele mesmo. Tambm de se ressaltar que pode ser para salvar direito seu (estado de necessidade prprio) ou de terceira pessoa, nesse ltimo caso o que chamamos de estado de necessidade de terceiros. O bem de terceiro se encontra em perigo atual e agente o salva daquela situao de risco. Ex: furto famlico. Ainda h que se observar a razoabilidade entre o sacrifcio do bem alheio seja razovel. Ex: No se admite que algum mate para proteger bem de nfimo valor. No h proporcionalidade nesse caso. Caso seja razovel exigir outra conduta do agente, a pena poder ser diminuda em 1/3 a 2/3, nos termos do art. 23, 2 CP. Por fim importante salientar que no pode alegar estado de necessidade aquele que tem o dever legal de enfrentar o perigo ( 1 do art. 24 CP). Ex: o bombeiro tem o dever legal de tentar salvar as vtimas de um prdio em chamas. Porm o legislador no impe regra absoluta, pois no pretende herosmo, mas sim dentro da razoabilidade que o bombeiro faa o mximo possvel para salv-las, sem que sua vida seja posta em risco. O que no pode o bombeiro cruzar os braos e dizer: No vou correr o risco de morte para salv-las. Importante: Salvar a si ou uma pessoa de um ataque de um co feroz, matando o animal configura estado de necessidade prprio ou de terceiro. a) Legtima defesa: Est prevista no art. 25 CP. Age em legtima defesa quem usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. Deve existir uma agresso injusta, ou seja, uma agresso ilcita, que no encontra respaldo no ordenamento jurdico. Essa agresso deve ser atual ou iminente, aquela que est acontecendo no instante na reao, ou aquela que estava efetivamente prestes a acontecer no instante da reao. Ex: o agressor est empunhando uma faca e vem em na direo do legitimado em defender-se. Essa agresso deve ser dirigida a bem jurdico prprio do legitimado (legtima defesa real da vida, do patrimnio) ou de bem jurdico de terceiro (legtima defesa real da vida de terceiro, do patrimnio de terceiro). necessria tambm a utilizao de meios necessrios e de forma moderada, ou seja, os meios menos lesivos quando disponveis. Ex: o legitimado tem um porrete e uma arma disponveis: dever utilizar o porrete. Mas tambm no lhe seja exigido que no utilize a arma, caso no consiga repelir a agresso apenas com o porrete. Mas o uso da arma dever ser moderado. O uso moderado aquele estritamente necessrio para repelir a agresso injusta. Ex: o legitimado atira no agressor uma vez e esse continua lhe agredindo bruscamente; desfere mais um disparo e no adianta, mais um disparo, o agressor cai. Nesse momento dever parar, visto que a agresso foi cessada. Caso no o faa estar excedendo a legtima defesa. O excesso na excludente ser apresentado mais adiante. b) Estrito cumprimento de dever legal: Previsto no art. 23, III, CP. No h crime quando o agente atua em estrito cumprimento de dever legal. Esse dever deve ser expresso em lei, decretos, regulamentos ou atos administrativos baseados em lei. Ex: oficial de justia que arroba casa para cumprir ordem de busca domiciliar, desde que devidamente autorizado no mandado de busca pelo juiz competente. de extrema necessidade de que seja o cumprimento estrito, ou seja, exatamente o que for autorizado, seno o agente pblico incorre no crime de abuso de autoridade. c) Exerccio regular de direito: Previsto tambm no art. 23, III, CP. No comete crime quem exercita uma prerrogativa prevista no ordenamento jurdico. A palavra direito ampla, de forma a permitir que o agente atue em conformidade com qualquer direito seu seja ele previsto no

direito penal ou em qualquer outra parte do ordenamento jurdico. Ex: utilizao de ofendculos (cerca eltrica com aviso, cacos de vidro no muro) para proteger sua propriedade. Desde que no coloque em risco pessoas no agressoras. Importante: O excesso nas excludentes de ilicitude - no art. 23, pargrafo nico, o legislador previu o excesso nas excludentes, que nada mais que ir alm do permitido por lei. O excesso pode ser doloso, quando o agente inicia a conduta legitimado, mas com vontade ou assumindo o risco de resultado mais grave do que aquele necessrio a utilizao da excludente, exagera. Responder pelo resultado praticado. Ex: A inicia uma legtima defesa, e quando B j est cado desfere o tiro de confere. Houve o excesso doloso. O excesso pode ser culposo quando o agente no tem a inteno e nem assume o risco de exceder, mas culposamente provoca resultado mais grave do que o necessrio. Ex: A se defende com um porrete, e sem inteno, emprega forte maior que a necessria para repelir a agresso. Responde pelo tipo culposo se houver previso legal.

6- Causas de excluso da culpabilidade


O legislador penal diferenciou as excludentes de culpabilidade das de ilicitude, com a expresso isento de pena. A culpabilidade pressuposto de aplicao de pena, e, portanto h crime, porm no h que se falar em condenao e aplicao de pena. So excludentes de culpabilidade expressas no Cdigo Penal no art. 20, 1, CP, as seguintes:

a)Estado de necessidade putativo, legtima defesa putativa, estrito cumprimento de dever legal putativo, exerccio regular de direito putativo
Tm os mesmos requisitos das excludentes reais de ilicitude, porm o putativo significa imaginrio. O legitimado imagina um dos requisitos ou todos, e agem achando que est respaldado pela lei. Ex: em um naufrgio noturno, dois sobrevivem, e um mata o outro para ficar com o colete salva-vidas. Logo amanhece e o sobrevivente percebe que est a poucos metros da praia. E poderia ter nadado. Este agiu em estado de necessidade putativo. A supondo que B estivesse armado e fosse agredi-lo e quando este coloca a mo na cintura desfere um disparo. Depois se verifica que B iria puxar uma isqueiro para acender um cigarro. A agiu em legtima defesa putativa. O erro deve ser plenamente justificado, ou seja, inevitvel. Caso seja evitvel o agente responder pelo tipo penal culposo se houver previso legal.

b)Erro inevitvel sobre a ilicitude do fato


Ningum pode alegar o desconhecimento da lei pura e simplesmente. Porm se um crime no for de conhecimento de algum de forma que este no tinha como sequer imaginar que tal conduta era criminosa, ser isento de pena. Porm se era ao menos possvel que esse agente tivesse conscincia de que sua conduta era criminosa ele apenas ter sua pena reduzida. (art. 21 CP). Tal situao decorre do elemento da culpabilidade conhecido como potencial de conscincia de ilicitude da ao, elemento constitutivo da culpabilidade.

c)Coao moral irresistvel (vis compulsiva)


A coao pode ser fsica irresistvel (vis absoluta), Ex. quando algum segura a mo do agente e o faz disparar. Essa coao exclui a prpria conduta voluntria, excluindo a tipicidade, no podendo se falar em crime. No art. 22 CP, trata-se da coao moral irresistvel (vis compulsiva), quando o agente se depara com uma situao to inevitvel que acaba por cometer o crime. Ex: um marginal seqestra o filho de uma senhora e a obriga a matar o vizinho. E ela assim o faz. Esta ser isenta de pena, posto que sua vontade no foi livre e sim coagida. Vale ressaltar que quem responder pelo homicdio o coator, no caso, o marginal.

d)Obedincia hierrquica
Da mesma forma, o art. 22 CP trata da obedincia hierrquica como causa de excluso da culpabilidade. Ocorre quando o subordinado cumprindo ordem no manifestamente ilegal acaba por cometer um crime. Nesse caso ser isento de pena e o autor da ordem que ser responsabilizado pela conduta criminosa. Importante: O nosso ordenamento permite a aplicao de excludentes supra legais de culpabilidade, aquelas que no esto expressas no Cdigo Penal, mas que na situao ftica permite ao julgador afastar a culpabilidade e absolver o agente.

7- Concurso de agentes (art. 29 CP)


Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominada, na medida de sua culpabilidade. Assim quando a infrao penal cometida por duas ou mais pessoas, com vontades compatveis, ou seja, o chamado liame subjetivo, todas respondero pelo mesmo crime, na medida da sua culpabilidade. Na prtica, aquele que manda matar algum responder pelo mesmo crime que o executor, podendo at a ter pena mais grave que a aplicada a este, dependendo da medida de sua culpabilidade. Autor de um crime aquele que pratica o verbo contido no tipo. Co-autor aquele que juntamente com outro pratica o verbo do tipo. Portanto, quando duas pessoas praticam um homicdio, ambos so co-autores do delito. O partcipe aquele que concorre para o crime, porm sem praticar o verbo do tipo. Ex: o partcipe aquele que empresta a arma para algum praticar um homicdio. O partcipe nesse caso responder pelo crime do art. 121 c/c art. 29, todos do CP. Admite-se a participao moral, por instigao ou induzimento, bem como a participao material, quando h auxlio na prtica do crime de forma acessria, conforme o citado exemplo. Importante: Existe a figura do autor mediato, que aquele que apesar de no realizar o verbo do tipo penal, manipula terceiro para a prtica do crime. Esse entendimento decorre da teoria do domnio do fato, que no adotada pelo Cdigo Penal. O autor mediato partcipe da conduta criminosa. H previso no CP, no 1, do art. 29, da participao de menor importncia, que reduz a pena do partcipe 1/6 a 1/3. A participao de menor importncia aquela em que caso no tivesse ocorrido em nada influenciaria o autor do crime a pratic-lo. Ex: A pede a bicicleta de B emprestada para praticar um homicdio, B empresta, sua participao no homicdio de menor importncia, visto que seno tivesse emprestado A poderia ter ido a p para cometer o crime. Por fim, 2 do art. 29 CP, prev a cooperao dolosa distinta, ou seja, o partcipe queria participar de crime menos grave. Quando no h previsibilidade do resultado mais grave o partcipe responder nas penas do crime que quis participar. Se houver previsibilidade, ele responde pelo crime que quis participar com pena aumentada de . Importante: autoria colateral: duas pessoas querem praticar um crime e agem ao mesmo tempo sem que uma saiba da outra e o resultado decorre da ao de uma delas que identificada. Ex: Fulano est de um lado do mato e Cicrano do outro lado oposto, ambos esperando por Maria para mat-la. Maria passa ambos atiram, mas identifica-se que Fulano foi o autor do disparo fatal. Fulano responde por homicdio e Cicrano por tentativa de homicdio. Visto que no existia liame subjetivo entre eles. Autoria incerta: no mesmo caso acima narrado, mas no possvel identificar quem desferiu o disparo fatal, portanto ambos respondero pela tentativa de homicdio.

8- Contraveno

uma espcie de infrao penal. Conforme j mencionado no tpico 1, a contraveno penal facialmente identificada por meio da pena aplicada, qual seja em conformidade com o art. 1 da Lei de Introduo do Cdigo Penal. Para ser caracterizada a conduta com uma contraveno penal necessrio que a pena imposta pela lei seja de priso simples ou multa aplicadas isoladamente, ou ambas, alternativamente ou cumulativamente. Para Nelson Hungria a contraveno pode tambm ser chamada de crime ano, visto que o bem jurdico protegido por ela de menor importncia do que o bem jurdico tutelado em um crime. Ao contrrio do crime no se pune a tentativa de contraveno (art. 4 da Lei 3688/41). Tambm existe outra peculiaridade na contraveno: art. 3 da mesma lei - Para a existncia da contraveno, basta a ao ou omisso voluntria. Somente se analisar dolo ou culpa quando a lei expressamente assim exigir. Ex: o simples fato de explorar o jogo de azar estar configurada a contraveno. (art. 50 da mesma LCP).

9- Imputabilidade Penal
A imputabilidade penal um dos elementos da culpabilidade, sendo esta, pressuposto de aplicao da pena, segundo a teoria finalista, adotada no Cdigo Penal. Ser imputvel significa ter todas as condies biolgicas e psicolgicas capazes de entender o carter ilcito das condutas e de autodeterminar-se perante suas atitudes. Nada mais que: ter condies de saber o que crime e de no pratic-lo por vontade prpria. A lei penal prev em seu art. 26 quem so os inimputveis, pelo critrio psicolgico: Inimputveis- Art. 26 - isento de pena o agente que, por doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ao ou da omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.Tambm prev a semi-imputabilidade por esse mesmo critrio no seu pargrafo nico: Reduo de pena- Pargrafo nico - A pena pode ser reduzida de um a dois teros, se o agente, em virtude de perturbao de sade mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado no era inteiramente capaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.. Portanto estar excluda a culpabilidade se o agente for inimputvel, e ser reduzida a pena do semi-imputvel. Adotando o critrio biolgico, o legislador penal tambm estabeleceu que os menores de 18 anos tambm so inimputveis. (art. 27). Os menores de 18 anos respondem em conformidade com o Estatuto da Criana e do Adolescente e praticam ato infracional (condutas anlogas a crimes ou contravenes penais), conforme definio dessa prpria lei. Tambm est expresso no art. 28 CP que nem a emoo e nem a paixo excluem a imputabilidade, mas podem ser consideradas situaes atenuantes, ou at causas especiais de reduo de pena. Ex: 1 do art. 121 CP. Finalmente, o legislador penal teve o cuidado de mencionar a embriaguez, tambm deixando expresso que ela no exclui a imputabilidade. Porm, tambm deixou expresso que a embriaguez completa proveniente de caso fortuito ou fora maior (ex: algum maliciosamente coloca uma droga na bebida do agente que vem a perder a conscincia completa de seus atos) excludente de imputabilidade (art. 28, II, 1) e que a embriaguez incompleta proveniente das mesmas causa reduz a pena em 1 a 2/3. (art. 28, II, 2). Vale esclarecer que a embriaguez culposa (derivada de imprudncia do agente ao beber) no afasta a imputabilidade e que se considera tambm qualquer substncia com efeitos anlogos ao lcool. Importante: a Teoria actio libera in causa estabelece que se o agente tinha vontade livre antes de se embriagar, responsvel ser pelos seus atos aps o efeito do lcool ou substncia anloga. Uma vez que pratique um crime nesse estado responder por esse normalmente.

E ainda a embriaguez letrgica (vulgar coma alcolico) exclui a conduta voluntria, excluindo assim a tipicidade.

10- Extino da punibilidade


O agente ao praticar um crime, nasce no Estado o direito de puni-lo, ou seja, a punibilidade. Essa punibilidade o dever-poder estatal para aplicar uma sano quele que praticou um delito. No art. 107 do CP, o legislador impe uma srie de barreiras a essa possibilidade de punibilidade, so as chamadas causas de extino da punibilidade. Tal rol no taxativo, tendo em vista que existem outras causas de extino de punibilidade prevista na parte especial do CP e em outras legislaes especficas. So causas de extino da punibilidade: a) a morte do agente (art. 107, I, CP): comprovada por meio de certido de bito, caso tal certido seja falsa, h posicionamento jurisprudencial no sentido que a deciso que julgou extinta a punibilidade nula; b) a anistia, graa ou indulto (art. 107, II, CP): Anistia concedida atravs de lei, e refere-se a fato, e por isso atinge a todos. Exclui o crime. Ex: anistia dos crimes polticos ocorridos num determinado perodo da ditadura. Pode ser concedida antes ou depois da sentena e retroage para extinguir todos os efeitos da condenao. A graa e o indulto s podem ser concedidos aps a sentena condenatria transitada em julgado (processo sem possibilidade de recurso) e atinge apenas a pena, no apagando os efeitos da condenao. O indulto coletivo, sua concesso de competncia do Presidente da Repblica, que pode delegar para o ministro da Justia ou outras autoridades. Para o indulto exige-se parecer do Conselho Penitencirio que verifica se o condenado far jus ao indulto.A graa, por sua vez individual, feita a pedido do condenado, do Conselho Penitencirio, do MP, ou pelo diretor do presdio, competente tambm o Presidente da Repblica. c) a retroatividade de lei que no mais considera o fato como criminoso (art. 107, III, CP): tambm conhecida como lei abolitio criminis, a lei nova vem abolindo um crime. Portanto, todos os condenados ou processados por antiga conduta criminosa, tero extintas a punibilidade. d) a prescrio (art. 107, IV, CP): a perda do direito de punir do Estado diante do passar do tempo, sem que o agente seja condenado (pretenso punitiva) ou punido (pretenso de execuo da pena); a decadncia (art. 107, IV, CP): perda do direito de ao por parte da vtima pela perda do prazo para propor a queixa-crime ou perda do direito de ao por perda do prazo da vtima para oferecer representao. A decadncia somente possvel antes de iniciada da ao penal; a perempo (art. 107, IV, CP): uma sano aplicada ao querelante (vtima que promove a ao penal) quando ela perde o direito de continuar a ao penal proposta, visto que foi inerte ou negligente processualmente. Ou seja, no tomou as providncias dentro do processo dentro dos prazos processuais legais. e) a renncia do direito de queixa ou pelo perdo aceito, nos crimes de ao privada: a renncia quando a vtima abre mo do direito de processar o autor de um crime, j o perdo aceito quando o autor do crime se desculpa com a vtima e essa por sua vez aceita as desculpas. S pode ser feito depois do incio da ao penal e antes do fim do processo, ou seja, antes do trnsito em julgado da sentena condenatria. f) pela retratao do agente, nos casos em que a lei o admite: quando o agente admite que cometeu um grande erro e se retrata, voltando atrs do que foi dito ou feito no momento do crime. No CP admite-se retratao nos crimes de calnia, difamao, falso testemunho e falsa percia. g) pelo perdo judicial, nos casos previstos em lei: esse perdo concedido pelo juiz, em sentena fundamentada, onde admite que o crime existiu, mas que perdoa o agente deixando de aplicar a pena quando a lei autoriza expressamente diante de situaes especiais. Ex: a me que culposamente atropela o filho querido, a pena no tem razo de ser, pois o sofrimento por ela experimentado faz com que o juiz deixe de aplicar a pena. S pode haver perdo quando a lei permitir. Ex: art. 121, 5, art. 129, 8.

Direito Penal - Dos crimes contra a vida


1- Dos crimes contra a vida
Os crimes contra vida esto descritos no Ttulo I Dos crimes contra a pessoa Capitulo I, da Parte Especial do Cdigo Penal. So os crimes contra a vida: homicdio; induzimento, instigao ou auxlio do suicdio; infanticdio; aborto.

a) HOMICDIO- art. 121 CP

Art. 121. Matar algum: Pena - recluso, de 6 (seis) a 20 (vinte) anos. Homicdio simples
O art. 121, caput (cabea), tipifica o crime de homicdio simples. A objetividade jurdica do tipo penal a proteo do direito vida, ou seja, o bem jurdico tutelado a vida humana extra-uterina. O sujeito ativo, ou seja, aquele que pode praticar o delito, nesse caso pode ser qualquer pessoa. Por esse motivo classifica-se de crime comum. O sujeito passivo, ou seja, a vtima pode ser qualquer pessoa tambm. O ncleo do tipo, que o verbo descreve a conduta, no presente caso matar. O homicdio pode ocorrer por ao ou omisso do agente. Ex: A esfaqueia B como inteno de matar. B morre pela ao de A. J na omisso, A quer matar B que est sob sua guarda e para isso deixa de aliment-lo. B morre de inanio. A responde por homicdio por omisso. A lei 9434/97- Lei transplante de rgos- estabeleceu o conceito de morte como sendo o momento em que cessa atividade enceflica. A morte da vtima provada processualmente pelo laudo de exame necroscpico, tambm chamado de laudo cadavrico. O elemento subjetivo (a vontade que est dentro da cabea do agente) no crime de homicdio a inteno de matar, o dolo, conhecido como animus necandi. Esse dolo pode ser direto (com inteno de matar) ou pode ser dolo eventual (quando o agente assume o risco de com a sua conduta produzir o resultado morte). Esse crime se classifica como crime material, ou seja, aquele que tem resultado naturalstico (com modificao do mundo exterior). Admite-se a tentativa de homicdio, quando iniciada a execuo do crime, esta no se consuma por circunstncias alheias a vontade do agente. Ex: A esfaqueia B em regio de alta letalidade, somente no vem a bito devido a pronto atendimento mdico. A responder por tentativa de homicdio.

O homicdio simples pode ser considerado hediondo (art. 1, I, da Lei n. 8072/90), quando praticado em atividade tpica de grupo de extermnio, ainda que por um s executor. A competncia para julgar os crimes dolosos contra a vida do Tribunal do Jri.

Homicdio privilegiado (causa de diminuio de pena) Art. 121-(...)


1 Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, o juiz pode reduzir a pena de 1/6 (um sexto) a 1/3 (um tero). Nesse tipo penal o legislador previu uma causa especial de diminuio de pena. So trs as figuras alternativas previstas no 1: Relevante valor social: relevante valor um valor importante para a vida em sociedade. O relevante valor social aquele que leva em considerao interesses no individuais. Ex: o cidado que mata o traficante da localidade em que mora, para evitar que ele faa mais viciados; o homicdio praticado contra um traidor da ptria. Relevante valor moral: conforme j mencionado, relevante valor um valor importante para a vida em sociedade, nesse caso diz respeito a interesses particulares, individual do agente. Ex: Eutansia, que o homicdio misericordioso ou piedoso. (elimina o agente a vida da vtima com o intuito de poup-la de intenso sofrimento, abreviando-lhe sua existncia). Agir sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima: estar sob o domnio de violenta emoo estar sob emoo intensa, absorvente, atuando o agente em verdadeiro choque emocional. Costuma-se dizer que o agente fica cego de emoo no momento da ao. necessrio que a reao seja logo em seguida a injusta provocao da vtima, ou seja, no podendo existir espao de tempo entre a provocao e o crime. Ex: duas pessoas conversam tranquilamente, em determinado momento a vtima desfere um soco no rosto do agente, este esfaqueia a vtima cego de raiva. O homicdio reao desproporcional ao soco, porm provocada injustamente pela vtima. Presente assim, a causa de diminuio. Importante: No que pese a expresso o juiz pode reduzir direito subjetivo do agente a referida reduo prevista. Assim reconhecido o privilgio pelos jurados, o juiz ao aplicar a pena dever reduzi-la de 1/6 a 1/3.

Homicdio qualificado Art. 121-(...)


2 Se o homicdio cometido:

I - mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe;

II - por motivo ftil; III - com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura, ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum; IV traio, de emboscada, ou mediante dissimulao ou outro recurso que dificulte ou torne impossvel a defesa do ofendido; V para assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou vantagem de outro crime: Pena -. recluso, de 12 (doze) a 30 (trinta) anos.
Tem-se o homicdio qualificado naqueles casos em que os motivos que o determinarem, os meios ou os recursos empregados pelo agente tornam o crime mais grave que o simples e demonstram maior periculosidade do agente, fazendo com que a vtima tenha menor possibilidade de se defender. O homicdio qualificado crime hediondo, conforme art. 1, I da Lei 8072/90. Existe a possibilidade jurdica do reconhecimento do homicdio privilegiado - qualificado, quando a qualificao do crime for objetiva, ou seja, de meio ou modo de execuo. Nesse caso o privilgio afasta a hediondez do crime. No inciso I temos na 1 parte o homicdio mercenrio. Responder pelo crime qualificado tanto aquele que pagou ou prometeu a recompensa quanto aquele que executou o crime, ou intermediou pela vantagem. Essa vantagem no precisa necessariamente ser econmica. A 2 parte do inciso elenca qualquer outro motivo torpe, esse motivo aquele motivo repugnante, inaceitvel socialmente, imoral, desprezvel, vil. Ex: o agente mata a vtima por causa de uma dvida de drogas ou por vingana. No inciso II h previso da qualificao pelo motivo ftil. O motivo ftil aquele que desproporcional ao crime praticado. Ex: O agente mata a vtima porque esta pisou em seu p. Percebe-se a desproporcionalidade entre a ao da vtima e a reao do agente.

No inciso III temos os meios empregados para a execuo do crime de homicdio. Vale esclarecer cada um deles:
Veneno - a substncia que, introduzida no organismo, altera momentaneamente ou suprime definitivamente o metabolismo humano. O homicdio praticado com esse meio chamado de venefcio.

Fogo/ explosivo - matar com fogo ou explosivo, pela intensa dor que causa a vtima e pela demonstrao de crueldade do agente qualifica o homicdio.
Asfixia - a supresso da respirao humana. Pode ser originado por processo mecnico ou txico. Tortura - pela Conveno da Organizao das Naes Unidas, Nova York, aprovada pelo Decreto 40/91, em seu art. 1 defina o termo tortura como sendo o termo tortura designa qualquer ato pelo qual dores e sofrimentos agudos, fsicos ou mentais, so infligidos intencionalmente a uma pessoa a fim de obter, dela, ou de

uma terceira pessoa, informaes ou confisses, de castig-la por ato que ela ou uma terceira pessoa tenha cometido, ou seja, suspeita de ter cometido; de intimidar ou coagir esta pessoa ou outras pessoas; ou por qualquer motivo baseado em discriminao de qualquer natureza; (...). Assim o agente deve ter a inteno ou que assuma o risco de matar a vtima, mediante tortura, pois se a inteno for torturar e ocorrer por culpa estrito senso a morte, o agente responder pelo crime de tortura seguida de morte. Outro meio insidioso ou cruel - o meio insidioso aquele meio dissimulado que o agente utiliza sem que a vtima possa perceber a tempo de se defender. Ex: colocar caco de vidro modo na bebida de algum, a matar sem que essa perceba. O meio cruel aquele que aumenta o sofrimento da vtima alm do necessrio para a perpetuao do crime. Ex: o agente pretende matar a vtima e com uma cadeira desfere 50 golpes, sendo a maioria deles aps a vtima estar cada ao cho. Ou possa resultar perigo comum - nesse caso, alm de causar a morte da vida, o meio usado tem o potencial de causar situao de risco vida ou integridade fsica de nmero elevado e indeterminado de pessoas. Ex: provocar um desabamento para causar a morte da vitima. No inciso IV est prevista outra qualificadora que descreve meios utilizados, em todas as formas previstas, o agente diminua a capacidade de defesa da vtima, seno vejamos: Traio - a deslealdade, ou seja, existe uma relao prvia de confiana da vtima para com o agente, e este aproveita dessa confiana (que diminua a capacidade de defesa) para executar o homicdio. Ex: matar a esposa que est dormindo ao seu lado. Emboscada - a conhecida tocaia. O agente espera a vtima em local dissimulado, onde possa diminuir a capacidade de defesa da vtima. Dissimulao - a utilizao de um recurso qualquer pelo agente para aproximar-se da vtima, e com mais facilidade perpetrar o homicdio. Ex: agente que finge ser amigo da vtima para mat-la desprevenida. Ou outro recurso que dificulte ou torne impossvel a defesa do ofendido - esse outro meio deve ser apto a dificultar ou tornar impossvel a defesa da vtima. Ex: a surpresa quando o agente efetua disparo pelas costas da vtima. Por fim, no inciso V descreve uma qualificadora relacionada conexo de crimes, ou seja, vnculo entre dois ou mais delitos. Essa conexo pode ser: teleolgica para assegurar a execuo de outro crime, ex: matar o marido para estuprar a esposa; conseqencial - para assegurar a ocultao, impunidade ou vantagem de outro crime, ex: agente mata testemunha que sabia que este vinha furtando o patro; ocasional - quando o agente pratica um crime no mesmo cenrio em que se comete outro, ex: rouba a vtima e depois resolve mat-la porque no foi com a sua cara. Importante - homicdio sem motivo, homicdio simples.

Homicdio culposo Art. 121-(...)


3 Se o homicdio culposo:

Pena -. deteno, de 1 (um) a 3 (trs) anos.

O 3 trata do homicdio culposo, aquele que o agente no tem a inteno de matar e nem assume o risco de produzir o resultado morte. A culpa em sentido estrito, para o direito penal, aquela que o agente age ou deixa de agir sem a devida ateno ao dever de cuidado objetivo. So as regras sociais e morais mnimas que so adotadas pelas pessoas para evitar que os crimes aconteam. o dever de no produzir dano a terceiros. A culpa em sentido estrito se manifesta de trs formas: Imprudncia: a prtica de um fato perigoso. o fazer algo sem observar o devido cuidado objetivo. Ex: O agente limpa uma arma carregada, e ela vem a disparar e matar algum. O agente responde por homicdio culposo. Negligncia: o no fazer algo que deveria ser feito em observncia do dever de cuidado, com ausncia de precauo. uma omisso que resulta no resultado no intencional do agente. Ex: deixar uma arma de fogo ao alcance de uma criana. O agente no a guardou em lugar seguro, deixando de observar o cuidado objetivo. Essa arma dispara e mata a criana. Aquele que descuidou de sua arma responder por homicdio culposo. Impercia: a falta de aptido para o exerccio de arte ou profisso. Ex: o mdico que mata, durante uma cirurgia, o paciente, por no ser apto para a realizao dessa. Importante: A competncia para processar e julgar o homicdio culposo do juiz criminal comum e no do Tribunal do Jri. No h concorrncia de culpas no direito penal, se a vtima agir com culpa tambm, no exclui a culpa do agente.

Art. 121 (...) Aumento de pena 4 - No homicdio culposo, a pena aumentada de um tero, se o crime resulta de inobservncia de regra tcnica de profisso, arte ou ofcio, ou se o agente deixa de prestar imediato socorro vtima, no procura diminuir as conseqncias do seu ato, ou foge para evitar priso em flagrante. Sendo doloso o homicdio, a pena aumentada de um tero, se o crime praticado contra pessoa menor de 14 (catorze) anos.
O 4 do art. 121, na 1 parte, prev uma causa especial de aumento de pena de 1/3 para o homicdio culposo se o agente no observa regra tcnica de profisso, arte ou ofcio. Nesse caso o agente conhece a tcnica, mas no

a aplica por culpa. Ex: o dentista que mata o paciente de infeco generalizada por falta de esterilizao dos instrumentos. Ainda na 1 parte h aumento de pena quando o agente no socorre a vtima de imediato, nesse caso o agente tem dever legal de prontamente prestar assistncia vtima, nesse caso o agente no procura minorar os efeitos do crime culposo ou quando o agente foge para no ser preso em flagrante, nesse ltimo caso para evitar que o agente no possa ser identificado.

Art. 121 (...) Perdo Judicial 5 - Na hiptese de homicdio culposo, o juiz poder deixar de aplicar a pena, se as conseqncias da infrao atingirem o prprio agente de forma to grave que a sano penal se torne desnecessria.
Conforme j mencionado, o perdo judicial causa de extino de punibilidade, e poder ser reconhecido pelo juiz quando a lei permitir. o caso desse pargrafo. O exemplo clssico o pai que em acidente de trnsito mata sua famlia. No necessrio o vnculo de parentesco, pode ser, por exemplo, um amigo muito querido que morte e vem a causar profunda depresso no agente. A pena nesse caso perde sua funo de retribuio, visto que o agente sofreu mal interno maior que a aplicao de qualquer pena.

b) INDUZIMENTO, INSTIGAO OU AUXLIO AO SUICDIO - art. 122 CP Art. 122 - Induzir ou instigar algum a suicidar-se ou prestar-lhe auxlio para que o faa: Pena - recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, se o suicdio se consuma; ou recluso, de 1 (um) a 3 (trs) anos, se da tentativa de suicdio resulta leso corporal de natureza grave. Pargrafo nico - A pena duplicada: Aumento de pena I - se o crime praticado por motivo egostico; II - se a vtima menor ou tem diminuda, por qualquer causa, a capacidade de resistncia.
O art. 122, caput (cabea), tipifica o crime de induzimento, instigao ou auxlio ao suicdio. O suicdio a deliberada destruio da prpria vida. A objetividade jurdica do tipo penal a proteo do direito vida, ou seja, o bem jurdico tutelado a vida humana extra-uterina. O sujeito ativo, ou seja, aquele que pode praticar o delito, nesse caso pode ser qualquer pessoa, exceto o suicida. Por esse motivo classifica-se de crime comum. O sujeito passivo, ou seja, a vtima pode ser qualquer pessoa tambm, capaz de ser induzida, instigada ou auxiliada a suicidar-se. Aquele que no tem capacidade de autodeteminar-se no ser vtima desse crime e sim de homicdio. Ex. Um adulto fala para uma criana de 10 anos pular de um cobertura e ela pula e morre, ser homicdio e no o tipo penal desse artigo.

O elemento subjetivo (a vontade que est dentro da cabea do agente) nesse crime a de induzir, instigar ou auxiliar no suicdio. Deve ser uma vontade sria, sem nenhum tipo de tom de brincadeira.

Importante: o direito penal no pune o suicdio por questo de poltica criminal. Assim, em regra no se pune a autoleso.
As condutas previstas so: Induzir ao suicdio: criar na cabea do suicida a idia de tirar sua prpria vida. A vtima sequer pensava nisso.

Instigar ao suicdio: reforar uma idia de autodestruio que o suicida j tinha em mente.
Auxiliar ao suicdio: esse auxlio deve ser secundrio, se a participao for direta, ser homicdio (Ex: chutar o banquinho de quem est querendo se enforcar); na prtica fornecer meios ao suicida, p.ex. emprestar uma arma de fogo. Esse crime se classifica como crime material, ou seja, aquele que tem resultado naturalstico (com modificao do mundo exterior). A consumao do crime do art. 122 se d quando a morte do suicida acontece ou da tentativa de suicdio resulta na vtima leso de natureza grave. No se admite a tentativa desse crime previsto no art. 122 CP. Importante: caso a vtima sofra em razo da tentativa de suicdio apenas leses de natureza leve, no h crime para quem induziu, instigou ou auxiliou o suicida. A conduta atpica. A competncia para julgar os crimes dolosos contra a vida do Tribunal do Jri. No pargrafo nico prevista uma causa especial de aumento. A pena ser duplicada, no inciso I, quando o crime for praticado por motivo egostico, ex: quando o agente instiga o suicida/vtima a praticar o suicdio para ficar com sua herana. J no inciso II, a pena ser duplicada quando a vtima menor de 14 anos ou tem por qualquer forma sua capacidade reduzida. fcil compreender: o menor de 14 anos, por si s no tem plena capacidade de entender o que o suicdio. J uma pessoa dopada ou semi-imputvel, perde parte do senso de responsabilidade e pode ser mais facilmente influenciada a praticar o suicdio.

c) INFANTICDIO- art. 123 Art. 123 - Matar, sob a influncia do estado puerperal, o prprio filho, durante o parto ou logo aps: Pena - deteno, de 2 (dois) a 6 (seis) anos.

O art. 123 tipifica o crime de infanticdio. A objetividade jurdica do tipo penal a proteo do direito vida do nascente ou neonato (recm-nascido), ou seja, o bem jurdico tutelado a vida humana extra-uterina a pouco sada do ventre materno.

O sujeito ativo, ou seja, aquele que pode praticar o delito, nesse caso somente poder ser a me do nascente ou recm-nascido. Por esse motivo classifica-se de crime prprio. Importante: O terceiro que participa do crime, junto com a me, responde por infanticdio seguindo a regra do art. 30 do CP. O sujeito passivo, ou seja, a vtima o nascente ou neonato. O elemento subjetivo (a vontade que est dentro da cabea do agente) nesse crime a de matar o prprio filho, sob influncia do estado puerperal, durante ou logo aps o parto. Elementos normativos (que esto descritos no tipo penal): Parto: inicia-se com a contrao do tero e o deslocamento do feto, terminado com a expulso da placenta. Estado puerperal: tambm chamado de puerprio. Para Damsio de Jesus o conjunto das perturbaes psicolgicas e fsicas sofridas pela mulher em face do fenmeno parto. Nesse caso um estado de semiimputabilidade, onde a me perder parcialmente sua inteira capacidade de autodeterminao. Importante: como o estado puerperal comum entre as parturientes, a jurisprudncia dispensa laudo para comprov-lo. Logo aps o parto: no h fixao precisa para essa expresso. A jurisprudncia admite que enquanto durar o estado puerperal, ser logo aps o parto. Obs: isso pode durar meses, dependendo da nalise do caso concreto. Importante: se a me preencher todos os requisitos do tipo, porm imagina ser seu filho e o filho de outra pessoa, responder por infanticdio, na hiptese de erro sobre a pessoa. (art. 20, 3, CP). Esse crime se classifica como crime material, ou seja, aquele que tem resultado naturalstico (com modificao do mundo exterior), ou seja, a morte do nascente ou neonato. Admite-se a tentativa, desde que o resultado morte no ocorra por circunstncias alheias vontade do agente. A competncia para julgar os crimes dolosos contra a vida do Tribunal do Jri.

d) ABORTO- arts. 124 a 128 Aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento Art. 124 - Provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem lho provoque: Pena - deteno, de 1 (um) a 3 (trs) anos.
O art. 124 tipifica o crime de auto-aborto (quando a prpria gestante pratica a conduta) e o aborto consentido. (quando a gestante consente validamente para que terceiro pratique a conduta). A objetividade jurdica do tipo penal a proteo do direito vida do feto, ou seja, o bem jurdico tutelado a vida humana intra-uterina. O aborto a interrupo da gravidez com a destruio do produto da concepo. E a vida no sentido jurdico inicia-se desde a concepo.

O sujeito ativo, ou seja, aquele que pode praticar o delito, nesse caso a gestante. Por esse motivo classifica-se de crime prprio.

Importante: O terceiro que pratica o aborto com o consentimento da gestante responde pelo art. 126 CP.
O sujeito passivo, ou seja, a vtima o feto, em qualquer fase de desenvolvimento intra-uterino. E o sujeito passivo secundrio o Estado que tem o dever de proteger o direito vida. O elemento subjetivo (a vontade que est dentro da cabea do agente) nesse crime a de matar o feto, interrompendo a gravidez. Pode ser dolo direto (com inteno de matar) ou dolo eventual (quando a gestante assume o risco do aborto). Pode ser utilizado qualquer meio capaz de interromper a gravidez, seja mecnico, orgnico, txico etc. Importante: deve ser provado o estado fisiolgico de gravidez atravs de percia para provar que o aborto existiu. Tambm importante ressaltar que no se admite o aborto culposo. Esse crime se classifica como crime material, ou seja, aquele que tem resultado naturalstico (com modificao do mundo exterior). A consumao ocorre com a morte do feto, seja dentro do ventre, seja pela sua expulso pr-matura. Admite-se a tentativa, quando a morte no ocorre por circunstncias alheias a vontade da gestante. A competncia para julgar os crimes dolosos contra a vida do Tribunal do Jri, admitindo-se sursis processual previsto no art. 89 da Lei 9099/95 (que ser esclarecido no tpico da lei especificamente).

Aborto provocado por terceiro Art. 125 - Provocar aborto, sem o consentimento da gestante: Pena - recluso, de 3 (trs) a 10 (dez) anos.
O art. 125 tipifica o crime de aborto provocado por terceiro sem o consentimento da gestante. A objetividade jurdica do tipo penal a proteo do direito vida do feto, ou seja, o bem jurdico tutelado a vida humana intra-uterina. O sujeito ativo, ou seja, aquele que pode praticar o delito, nesse caso a qualquer pessoa. Por esse motivo classifica-se de crime comum. O sujeito passivo, ou seja, a vtima o feto, em qualquer fase de desenvolvimento intra-uterino. E o sujeito passivo secundrio o Estado que tem o dever de proteger o direito vida. O elemento subjetivo (a vontade que est dentro da cabea do agente) nesse crime a de matar o feto, interrompendo a gravidez. Pode ser dolo direto (com inteno de matar) ou dolo eventual (quando o agente assume o risco do aborto). Pode ser utilizado qualquer meio capaz de interromper a gravidez, seja mecnico, orgnico, txico etc.

Importante: deve ser provado o estado fisiolgico de gravidez atravs de percia para provar que o aborto existiu.

Esse crime se classifica como crime material, ou seja, aquele que tem resultado naturalstico (com modificao do mundo exterior). A consumao ocorre com a morte do feto, seja dentro do ventre, seja pela sua expulso pr-matura. Admite-se a tentativa, quando a morte no ocorre por circunstncias alheias a vontade do agente. A competncia para julgar os crimes dolosos contra a vida do Tribunal do Jri.

Art. 126 - Provocar aborto com o consentimento da gestante: Pena - recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos. Pargrafo nico - Aplica-se a pena do artigo anterior, se a gestante no maior de 14 (quatorze) anos, ou alienada ou dbil mental, ou se o consentimento obtido mediante fraude, grave ameaa ou violncia.
O art. 126 tipifica o crime de aborto provocado por terceiro com o consentimento da gestante. A gestante responde pelo tipo previsto no art. 124 e o terceiro por esse tipo penal. A objetividade jurdica do tipo penal a proteo do direito vida do feto, ou seja, o bem jurdico tutelado a vida humana intra-uterina. O sujeito ativo, ou seja, aquele que pode praticar o delito, nesse caso a qualquer pessoa. Por esse motivo classifica-se de crime comum. O sujeito passivo, ou seja, a vtima o feto, em qualquer fase de desenvolvimento intra-uterino. E o sujeito passivo secundrio o Estado que tem o dever de proteger o direito vida. O elemento subjetivo (a vontade que est dentro da cabea do agente) nesse crime a de matar o feto, interrompendo a gravidez. Pode ser dolo direto (com inteno de matar) ou dolo eventual (quando o agente assume o risco do aborto). Pode ser utilizado qualquer meio capaz de interromper a gravidez, seja mecnico, orgnico, txico etc. Importante: deve ser provado o estado fisiolgico de gravidez atravs de percia para provar que o aborto existiu. Esse crime se classifica como crime material, ou seja, aquele que tem resultado naturalstico (com modificao do mundo exterior). A consumao ocorre com a morte do feto, seja dentro do ventre, seja pela sua expulso pr-matura. Admite-se a tentativa, quando a morte no ocorre por circunstncias alheias vontade do agente. A competncia para julgar os crimes dolosos contra a vida do Tribunal do Jri, admitindo-se, tambm nesse caso sursis processual previsto no art. 89 da Lei 9099/95. No pargrafo nico o legislador define os parmetros de validade do consentimento da gestante, deixando claro que menores de 14 anos no tem capacidade para consentir no aborto, bem como gestante alienada ou dbil mental. Tambm no ser vlido qualquer forma de consentimento viciado.

Forma qualificada Art. 127 - As penas cominadas nos dois artigos anteriores so aumentadas de um tero, se, em conseqncia do aborto ou dos meios empregados para provoc-lo, a

gestante sofre leso corporal de natureza grave; e so duplicadas, se, por qualquer dessas causas, lhe sobrevm a morte.
A pena do terceiro que provocou o aborto com ou sem o consentimento da gestante, ser aumentada de 1/3 se a esta vier a sofrer leso grave, mesmo que tenha consentido no crime. E ainda a pena ser duplicada se da conduta resultar a morte da gestante. Ex: a gestante consentiu validamente, e morreu, o terceiro responde na pena do art. 126 duplicada; se a gestante no consentiu ou tinha consentimento viciado, o terceiro responde na pena do art. 125 duplicada.

Art. 128 - No se pune o aborto praticado por mdico: Aborto necessrio I - se no h outro meio de salvar a vida da gestante; Aborto no caso de gravidez resultante de estupro II - se a gravidez resulta de estupro e o aborto precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal.
O art. 128 define as hipteses de aborto legal, ou seja, aquele que poder ser praticado por mdico, auxiliado por sua equipe mdica. Portanto, a enfermeira tambm no ser punida, visto que a norma penal extensiva a ela neste caso. O aborto necessrio, previsto no inciso I, aquele que a gestante corre risco de morte atual, no necessitando de ordem judicial, mas o mdico dever relatar o ocorrido e enviar ao CFM. No h previso legal para o aborto eugnico (m-formao do feto que inviabiliza a vida extra-uteriana), mas existem casos em que foram concedidas ordens judiciais para tal intento, por questo de dignidade humana da gestante.

Importante: admissvel que pessoa interessada proponha habeas corpus para impedir o aborto legal.
J o aborto humanitrio, previsto no inciso II, tambm no precisa de autorizao judicial, bastando apenas que a gestante comprove ao mdico que a gravidez proveniente de estupro. O consentimento vlido prvio da gestante, se incapaz de seu representante legal, so fundamentais para a prtica da conduta. Admite-se por analogia bonam partem (em favor da gestante e do mdico) que o aborto possa ser realizado quando a gestante foi vtima de atentado violento ao pudor (quando no ocorre a introduo do pnis na vagina, mas outros atos capazes de gerarem a gravidez).

You might also like