You are on page 1of 6

A REVOGAO DO CAPUT DO ARTIGO 151, DO CPB PELA EDIO DA LEI 6.

538/78 QUE DISPE DE FORMA DIVERGENTE: IMPOSSIBILIDADE DE APLICAO DOS PARGRAFOS DO ART.151, DO CPB APS REVOGAO TCITA DO CAPUT DO REFERIDO ARTIGO.

Danilo dos Santos Silva Tamara Cruz

SUMRIO: Introduo; 1. Situao do Art.151 do CPB, pela supervenincia de legislao com contedo diverso; Consideraes Gerais; Referncias.

RESUMO: O artigo busca esclarecer sobre o a revogao tcita do caput do art.151, do CPB e da possibilidade de aplicabilidade dos seus respectivos pargrafos.

Palavras-chaves: Violao de Correspondncia, Revogao;

______________________ Aluno do 4 perodo do curso de Direito da Universidade Federal do Maranho. Professora de Direito Penal II da UFMA.

Introduo presente dentre os direitos fundamentais constantes no Art. 5 da Constituio Federal de 1988, a liberdade de comunicao reservada, ou seja, no destinada ao pblico em geral, por meio da qual o sujeito possa exteriorizar seus sentimentos sem que, para tanto, qualquer pessoa, que no aquela para qual dirigida a correspondncia, possa ter conhecimento do seu contedo. Proteo presente tambm no Cdigo Penal Brasileiro, Art.151 onde constam os delitos de "violao de correspondncia", "sonegao ou destruio de correspondncia", e "violao de comunicao telegrfica, radioeltrica ou telefnica". Entretanto, com a edio da Lei 6.538/78 que disciplinou os servios postais, o caput do Art.151, do CPB foi tacitamente revogado, e a doutrina analisa essa revogao sob diversos aspectos.

Situao do Art.151 do CPB, pela supervenincia de legislao com contedo divergente. Apesar de alguns autores tentarem manter a aplicao de alguns incisos do 1 do art.151, do CPB, entendesse no ser possvel tal manuteno da eficcia parcial do pargrafo, "uma vez que se o caput do mencionado art.151 foi revogado pelo art.40 da Lei 6.538/78, como que poderiam subsistir, como se tivessem vida autnoma, os seus pargrafos?" Pode-se aplicar duas regras fundamentais, trazidas pela lei complementar n95, de 26 de fevereiro de 1998. A primeira delas constante no art.7, inciso IV, da mencionada lei complementar, determina: Art. 7 O primeiro artigo do texto indicar o objeto da lei e o respectivo mbito de aplicao, observados os seguintes princpios: I-[];

II-[]; III-[]; IV- o mesmo assunto no poder ser disciplinado por mais de uma lei, exceto quando a subsequente se destine a complementar lei considerada bsica, vinculando-se a esta por remisso expressa. A segunda regra, contida na Seo II do Capitulo II da referida lei complementar, que cuida da articulao e da redao das leis, determina, conforme se verifica nos incisos I e II do seu art.10: Art. 10. Os textos legais sero articulados com observncia dos seguintes princpios: I - a unidade bsica de articulao ser o artigo, indicado pela abreviatura "Art.", seguida de numerao ordinal ate o nono e cardinal a partir deste; II - os artigos desdobrar-se-ao em pargrafos ou em incisos; os pargrafos em incisos, os incisos em alneas e as alneas em itens. E, ainda, a alnea c do inciso III do art. 11 da Lei Complementar nQ 95/98 completa o nosso raciocnio asseverando: Art. 11. As disposies normativas sero redigidas com clareza, preciso e ordem lgica, observadas, para esse propsito, as seguintes normas: I-[]; II-[]; III - para obteno de ordem lgica: []; c) expressar por meio dos pargrafos os aspectos complementares a norma enunciada no caput do artigo e as excees a regra por este estabelecida. A aplicao dos pargrafos, alem de estar completamente inviabilizada pela ausncia da norma principal, ou seja, o caput do art. 151, ainda encontra outros problemas, a comear por no se saber a pena cominada ao delito em estudo, quando praticado na sua,

em tese, modalidade fundamental. (GRECO, 2011) A Lei 6.538 de 22 de junho de 1978, revogou o caput do art.151, e seu 1, do CPB, introduzindo o crime de quebra de segredo profissional relativo a correspondncia, revogou, parcialmente, os arts. 293, I e II, e 303, ambos do CP. A Lei 6.538, de 22 de junho de 1978, passou a disciplinar o crime de violao de correspondncia e assemelhados, com o mesmo,o contedo do preceito primrio da redao anteriormente revogada (art. 40), nos seguintes termos: 'Devassar indevidamente o contedo de correspondncia fechada dirigida a outrem'. Alterou, no entanto, a redao do , inciso I, do mesmo artigo. 0 crime antes definido como de "sonegao ou destruio de correspondncia" deixou de ser um crime de contedo variado, com a supresso das condutas"sonegar" ou "destruir", passando a ser um crime de conduta nica, "apossar-se", as outras duas condutas suprimidas constituem o elemento subjetivo especial do tipo: "para sonega-la ou destru-la" (art. 40, 1, da Lei n 6.538/78). Assim, seria mais adequado definir essa infrao penal como crime de "apossamento de correspondncia", terminologia que adotamos". (BITENCOURT, 2009) "Sao as seguintes modalidades de delitos contra a inviolabilidade correspondncia e das demais comunicaes previstos pelo Cdigo Penal e pela legisla^ao extravagante: a) violao de correspondncia fechada (art. 40, caput, Lei n6.538/78); b) apossamento de correspondncia para sonegao ou destruio (art. 40, 1, Lei n 6.538/78); c) divulgao, transmisso ou utiliza^ao abusiva de comunicao telegrfica, radioeltrica ou telefnica (art. 151, 1, II, CP); d) impedimento de comunicao telegrfica, radioeltrica ou telefnica (art. 151, 1, III, CP); e) instalao ou utilizao ilegal de estao ou aparelho radioeltrico (art. 70, Lei n 4.117/62); f) desvio, sonegao, subtrao, supresso ou revelao de correspondncia comercial (art. 152)." (PRADO,2011) O caput do art. 151 do CP foi tacitamente revogado e substitudo pelo art. 40, caput, da Lei n2 6.538, de 22.6.78. A nova figura tem descrio idntica do dispositivo

revogado. Dispe o novo art. 40, caput devassar indevidamente o contedo de correspondncia fechada, dirigida a outrem. A liberdade individual, especialmente a garantia de sigilo de correspondncia, cuja inviolabilidade prevista no art. 5 2, XII, da CR/88, com excees quando decretado estado de defesa (art. 136, 12, I, b e c, 1 2 parte) ou de stio (art. 139, Ill). O objeto material deste delito correspondncia (carta, bilhete, telegrama, fonopostal, cecograma etc.). Deve tratar-se de correspondncia fechada e dirigida a outrem (pessoa certa e determinada), embora possa at ser annimo o remetente. A ao devassar (olhar dentro, tomar conhecimento), admitindo a doutrina que seja praticada sem abertura da correspondncia (olhando contra a luz forte, por exemplo). O elemento normativo indevidamente requer que a devassa seja ilegtima, indevida, e, obviamente, sem consentimento. Havendo excluso da ilicitude quando o agente encontrar-se no exerccio regular de direito ou em estado de necessidade. Alm disso, o art. 10 da Lei n 6.538, de 22.6.78, estabelece que no constitui violao a abertura de correspondncia endereada a homnimo, com igual endereo, ou suspeita de conter objeto tributvel, valor no declarado ou objeto proibido, desde que a abertura seja realizada na presena do remetente ou destinatrio, ou ainda a ser inutilizada, por ser impossvel a entrega ou restituio. (DELMANTO, 2002)

Consideraes Gerais Desta forma pode-se perceber que incoerente a tentativa de aplicao dos pargrafos do art.151, do CPB, tendo em vista que o comportamento tpico principal inexiste, fruto da revogao do caput do referido artigo. Portanto para que possam ser considerados tpicos, os comportamentos anteriormente previstos no art.151, do CPB, devero se amoldar a qualquer uma das figuras que lhes so equivalentes, presentes nos institutos legais especiais que atualmente regulam matria.

REFERNCIA

BRASIL. Constituio Federal de 1988. Braslia, DF: Senado Federal, 1988. Disponvel em: <www.planalto.gov.br>. Acesso em: 07 jan.2012. GRECO, Marco Aurlio. Curso de Direito Penal - Parte Especial - v.2 - Ed.8, So Paulo: Editora Impetus,2011. PRADO, Luiz Regis. Curso de Direito Penal Brasileiro, v.2 - Ed.10, So Paulo:RT 2011. BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de direito penal: parte especial. Ed.5. So Paulo: Saraiva, 2009.
DELMANTO, Celso[et al] Cdigo penal comentado. 6. ed. atual. e ampl. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.

You might also like