You are on page 1of 45

NDICE

Nota Editorial NOTA I - Em que consiste o progresso II - O progresso na natureza III - O progresso no mundo orgnico IV - O progresso na sociedade V - O progresso na linguagem e nas belas artes VI - Natureza necessria da causa do progresso. Enunciao da lei e sua universalidade

DO PROGRESSO SUA LEI E SUA CAUSA

==================================

I EM QUE CONSISTE O PROGRESSO

PECA por indefinido e vrio o conceito que habitualmente se faz do progresso. Designa, umas vezes, pouco mais que um simples crescimento, como quando, ao tratar-se duma nao, se atende ao nmero dos habitantes e extenso do territrio; outras, refere-se quantidade dos produtos materiais: tal ocorre quando nos detemos no adiantamento da agricultura ou da indstria; h casos, ainda, em que o critrio atende qualidade superior destes produtos ou aos novos e aos melhores meios de obt-los. Por outro lado, quando falamos de progresso intelectual e moral, referimo-nos ao estado dos indivduos ou do

povo onde se produz; mas, ao aludir aos progressos dos conhecimentos, da cincia, das artes, temos presentes certos resultados abstratos do pensamento e da atividade humana.

No obstante, a concepo vulgar do progresso no s mais ou menos vaga mas at errnea em alto grau. Atende menos realidade do progresso do que s circunstncias acessrias que o acompanham: d menos importncia substncia do que sua sombra. O progresso que se observa na inteligncia da criana, quando esta se transforma em homem, ou na do selvagem quando se civiliza, faz-se consistir vulgarmente no maior nmero de fatos conhecidos ou de leis compreendidas; em rigor, porm, o progresso consiste nas modificaes interiormente experimentadas, das quais o desenvolvimento da inteligncia mera expresso.

Supe-se que o progresso social consiste na maior e mais variada produo dos objetos necessrios satisfao das nossas necessidades, na crescente segurana pessoal e da propriedade e na amplitude concedida liberdade de ao. Todavia, o progresso social, rigorosamente entendido, consiste nas transformaes de estrutura do organismo social, causa donde derivam as conseqncias que se observam. A idia comum teleolgica. Os fenmenos consideram-se apenas na sua relao com a felicidade humana; e pensa-se que s devem reputar-se progressivas aquelas transformaes que, direta ou indiretamente, tendem a aumentar esta felicidade, fazendo, por conseguinte, depender o seu carter, na relao a que nos circunscrevemos, da referida tendncia. No obstante, para bem se compreender o progresso, devemos investigar a natureza de tais transformaes, com absoluta independncia da nossa individualidade.

Deixando, por exemplo, de observar as sucessivas revolues geolgicas produzidas na terra como transformaes que gradualmente melhoram as suas condies de habitabilidade para o homem, e portanto, como um progresso geolgico, devemos procurar discernir o carter comum destas transformaes, isto , a lei a que obedecem. E assim em relao a todos os outros casos. Deixando de lado as conseqncias concomitantes e benficas, devemos investigar o que o progresso em si mesmo.

Relativamente ao progresso dos organismos individuais no decurso da sua evoluo, o problema foi resolvido pelos alemes. As investigaes de Wolf, Goete e Von Baer comprovaram que as mudanas, verificadas com a transformao da semente na rvore e do vulo no animal, consistem na passagem da estrutura homognea para a estrutura

heterognea. No seu estado primitivo, o germe uniformemente homogneo, tanto em contextura como em composio qumica; mas no tarda a aparecer uma diferena entre as partes da substncia que o forma ou, como se diz em linguagem fisiolgica, uma diferenciao. Cada uma destas divises diferenciadas comea a manifestar algum contraste de partes, e estas diferenciaes secundrias chegam a ser to bem definidas como a primeira. Este processo repete-se continuamente; realiza-se, ao mesmo tempo, em todas as partes do embrio em crescimento, e, mediante interminveis diferenciaes, produz-se, finalmente, a combinao completa de tecidos e rgos que constituem a planta ou o animal adulto.

Est fora de qualquer discusso o fato de o progresso orgnico consistir na passagem do homogneo para o heterogneo.

Assim, propomo-nos demonstrar, em primeiro lugar, qne esta lei do progresso orgnico a lei de todo o progresso; quer se trate das transformaes da terra, do desenvolvimento da vida sua superfcie ou do desenvolvimento das instituies polticas, da indstria, do comrcio, da lngua, da literatura, da cincia, da arte, d-se sempre a mesma evoluo do simples para o complexo, mediante sucessivas diferenciaes. Desde as mais remotas transformaes csmicas, de que ainda existem sinais, at aos mais recentes resultados da civilizao, v-se que o progresso consiste essencialmente na passagem do homogneo para o heterogneo.

II O PROGRESSO NA NATUREZA

SE a hiptese da nebulosa verdadeira, a gnese do sistema solar dar-nos-ia uma explicao desta lei; suponhamos que a matria componente do sol e dos planetas esteve durante algum tempo em forma difusa e que, pela gravitao dos seus tomos, se foi condensando gradualmente. Segundo tal hiptese, o sistema solar, no estado nascente, existiu como um meio indefinidamente extenso e quase homogneo em densidade, em temperatura e noutros atributos fsicos.

O primeiro passo para a consolidao derivou duma diferenciao entre o espao que a massa nebulosa ento ocupava e o espao que primeiramente ocupou; daqui proveio, simultaneamente, um contraste em densidade e outro em temperatura, entre a parte interna e a parte externa dessa massa; ao mesmo tempo, a massa teve movimentos de rotao, cujas velocidades variariam, segundo as distncias ao centro das suas trajetrias. Estas diferenciaes aumentaram em nmero e grau, at se desenvolver o grupo organizado do sol, dos planetas e dos satlites, tal como hoje conhecido, grupo que apresenta numerosos contrastes na estrutura dos seus membros e na ao recproca duns sobre outros.

H, em primeiro lugar, o imenso contraste entre o sol e os planetas, em volume e peso, como tambm o contraste subordinado entre uns e outros planetas e entre estes e os seus satlites; depois, o contraste bem ntido entre o sol, que quase estacionrio, e os planetas que giram sua volta com grande velocidade; so igualmente de notar os contrastes secundrios entre as velocidades e os perodos de revoluo dos planetas, e ainda entre as simples revolues destes e as duplas dos seus satlites, arrastados por aqueles no seu movimento de rotao. Maior ainda o contraste entre o sol e os planetas no referente temperatura, e h razes para supor que os planetas e satlites diferem entre si no menos pelo seu prprio calor do que pelo que recebem do sol.

Quando se pensa que a estes contrastes devemos acrescentar que os planetas e satlites tambm diferem nas distncias que separam uns dos outros, e cada um do sol, da mesma forma que na inclinao sobre o respectivo eixo, no perodo da sua revoluo, nos pesos especficos e na constituio fsica, v-se o alto grau de heterogeneidade que o sistema solar apresenta em comparao com a homogeneidade quase absoluta da massa nebulosa a que atribuda a sua origem.

Saindo deste exemplo hipottico, que s deve ser considerado pelo que vale, sem prejuzo do argumento geral, fixemo-nos noutra ordem de provas mais seguras. Hoje, geralmente, os gelogos concordam em que a terra foi em princpio uma massa de matria em fuso e que se encontra ainda em estado fluido e incandescente a poucos quilmetros da superfcie. Na sua origem, pois, a terra era homognea em consistncia, e por virtude da circulao que se d nos fluidos quentes, devia ser comparativamente homognea em temperatura; parece, tambm, que a envolvia uma atmosfera, composta, em parte, de ar e

de gua, e, em parte, doutros elementos que tomam a forma gasosa a temperaturas elevadas.

O contnuo arrefecimento por irradiao, mais rpido a princpio do que agora, mas sempre relativamente lento, devia necessitar de muito tempo para produzir uma transformao considervel e, por fim, conduzir solidificao da parte mais apta para libertar-se mais rapidamente do seu calor, isto , a superfcie. Na tnue crosta assim formada, temos a primeira diferenciao importante. Um maior arrefecimento, o conseqente aumento da crosta e o fato de nela se depositarem os elementos solidificveis contidos na atmosfera, devia ser seguido, por fim, da condensao da gua, antes em estado de vapor. Eis a segunda diferenciao; e como a condensao se verificaria nos pontos mais frios da superfcie, isto , nos plos, aqui devia aparecer a primeira distino geogrfica de partes.

A estes exemplos de heterogeneidade crescente, que, embora deduzidos de conhecidas leis da matria, podem considerar-se mais ou menos hipotticos, a Geologia acrescenta uma longa srie de outros, baseados em fatos estabelecidos por induo. As investigaes geolgicas mostram, com efeito, que a terra foi aumentando continuamente em heterogeneidade, por virtude dos estratos que formam a sua crosta; que a heterogeneidade destes estratos foi cada vez maior, porque cada um deles, formando-se dos detritos dos anteriores, se torna mais complexo do que eles devido mistura dos materiais que contm; e que esta heterogeneidade aumentou consideravelmente pela ao do ncleo fluido que ainda existe sob a crosta terrestre, donde proveio no s grande variedade de rochas gneas mas tambm a inclinao dos estratos sedimentados em todos os ngulos, a formao de fendas e de files metlicos, e interminvel nmero de deslocaes e irregularidades.

Os gelogos ensinam-nos tambm que a superfcie variou muito a respeito da elevao de cada parte; que os mais antigos sistemas de montanhas so os de cordilheiras mais baixas; que os Andes e o Himalaia so os mais modernos; e que, possivelmente, houve transformaes correlativas no fundo do Oceano. Como conseqncia destas contnuas diferenciaes, vemos que no h duas pores considerveis da superfcie terrestre semelhantes no contorno, na estrutura geolgica e na composio qumica, e que muitas vezes so diferentes, de quilmetro para quilmetro, todos estes caracteres.

Por outro lado, simultaneamente a tais transformaes, opera-se, nos climas, uma diferenciao gradual. medida que a terra arrefecia e se solidificava a sua crosta, produziam-se considerveis diferenas de temperatura entre as partes da sua superfcie mais expostas ao sol e as menos expostas. Gradualmente, aumentando o arrefecimento, estas diferenas tornaram-se maiores, at que, por ltimo, apareceram os acentuados contrastes entre as regies do gelo e as neves perptuas, aquelas em que alternam o vero e o inverno, segundo perodos que dependem da latitude, e outras em que o vero se segue ao inverno com variao pouco perceptvel.

Entretanto, os sucessivos movimentos de elevao e depresso das diferentes pores da crosta terrestre, de que derivou a atual distribuio irregular da terra e da gua, criaram circunstncias que modificam o clima, independentemente da latitude, circunstncias essas que aumentaram em nmero pela diversa elevao que os terrenos atingiram, sendo esta a causa de que em certas paragens coexistam, num espao de poucos quilmetros, a temperatura rtica e a dos trpicos. E como conseqncia geral de tais transformaes, aparece o fato de toda a regio extensa ter condies metereolgicas prprias, e o de as diferentes localidades de cada regio diferirem, mais ou menos, entre si, nestas condies, na sua estrutura, nos seus contornos e no seu solo.

Por conseguinte, entre a terra atual cuja crosta oferece to variados fenmenos ao gegrafo, ao gelogo, ao mineralogista, ao meteorlogo, e o globo em fuso, donde procede, h um contraste em heterogeneidade que fica suficientemente assinalado.

III O PROGRESSO NO MUNDO ORGNICO

QUANDO da terra passamos s plantas e aos animais que viveram ou ainda vivem sobre a sua superfcie, tropeamos com algumas dificuldades pela ausncia de fatos. Que todo o organismo existente se desenvolveu seguindo a progresso do simples para o complexo, , efetivamente, o primeiro princpio certo estabelecido, e que os organismos que j no existem devem ter-se desenvolvido de modo anlogo, eis uma induo que nenhum

fisilogo se negar a admitir. Mas quando nos elevamos das formas individuais da vida para a vida em geral, e perguntamos se a mesma lei regeu o conjunto das suas manifestaes, se as plantas e os animais dos nossos dias so de estrutura mais heterognea que a dos antigos, e se a flora e a fauna do nosso tempo so mais heterogneas que a flora e a fauna dos tempos passados, s dispomos de provas fragmentrias, sempre susceptveis de discusso.

As duas teras partes da superfcie da terra esto cobertas pela gua; grande parte do resto inacessvel ao gelogo ou apenas foi visitada por ele; uma outra parte, no pequena, do que resta, foi muito imperfeitamente explorada, e mesmo as regies que nos so mais familiares, como a Inglaterra, esto to longe de ser bem conhecidas que nestes ltimos quatro anos se descobriu uma nova srie de estratos. Tudo isto suficiente para que no possamos afirmar, com exatido, que seres existiram ou no em cada perodo determinado. Tendo em conta a transitoriedade das formas orgnicas inferiores, as metamorfoses de muitos estratos sedimentrios e os vazios que h entre os restantes, devemos desconfiar das nossas dedues. Por um lado, as descobertas contnuas de restos de vertebrados em estratos onde no se julgaria encontr-los, de rpteis onde s se julgava que tivesse havido peixes, e de mamferos onde se imaginava no ter havido seres superiores aos rpteis, evidenciam como escasso o valor das provas negativas no problema de que se trata.

Por outro lado, igualmente claro que no h motivos para crer que se descobriram j os restos orgnicos primitivos nem nada que se lhes compare na antigidade. inegvel que as rochas sedimentrias mais antigas que se conhecem se modificaram consideravelmente pela ao gnea, e esta ter transformado por completo outras ainda mais antigas. E admitindo o fato de que os primeiros estratos sedimentrios que conhecemos se destruram, temos que admitir tambm o de que no nos possvel dizer quando se verificou esta destruio.

Assim, a designao de paleozico aplicada aos mais antigos estratos fossilferos de que se tem notcia, envolve uma petitio principii; e de tal modo, que lcito dizer que s chegaram at ns os ltimos captulos da histria da terra. Em nenhum dos casos, portanto, a prova concludente. Mas, apesar disso, no se pode negar que os fatos, por raros que sejam, tomados em conjunto, tendem a mostrar que os mais heterogneos organismos se desenvolveram nos ltimos perodos geolgicos, e que a vida, em geral, se foi tornando mais heterognea medida que o tempo decorreu. Citemos, como exemplo, o caso dos

vertebrados. Os restos dos mais antigos vertebrados que conhecemos so os dos peixes; e so, precisamente, os peixes os seres mais homogneos do grupo dos vertebrados.

Mais recentes e tambm mais heterogneos so os rpteis, e mais modernos ainda, e igualmente mais hetorogneos, so os mamferos e as aves. Se se diz, e a objeo oportuna, que no era provvel que os depsitos paleozicos, no sendo depsitos esturios, contivessem restos de vertebrados terrestres, os quais, todavia, puderam existir na mesma poca, responderemos que nos limitamos a apontar os fatos principais, tais como hoje se nos apresentam.

Mas para evitar esta crtica detenhamo-nos unicamente na subdiviso dos mamferos. Os mais antigos restos de mamferos que se conservam so os dos pequenos marsupiais, que ocupam o lugar inferior na escala dos mamferos, enquanto o tipo mais elevado da escala o homem o mais recente. A prova de que a fauna vertebrada, vista em conjunto, apresenta o exemplo duma heterogeneidade crescente, de grande importncia. Mas, ao argumento de que a fauna vertebrada do perodo paleozico, que consistia, como sabemos, exclusivamente em peixes, menos heterognea que a fauna vertebrada moderna, que compreende rpteis, aves e mamferos de numerosos gneros, poder responder-se que os depsitos esturios que possam encontrar-se talvez contenham outras ordens de vertebrados; mas esta objeo carece de fora contra o argumento de que os vertebrados martimos do perodo paleozico se reduzem a peixes cartilaginosos, enquanto os vertebrados martimos dos perodos mais recentes compreendem numerosos gneros de peixes com esqueleto sseo; de forma que a heterogeneidade desta fauna maior que a da anterior.

Tampouco se pode negar o fato de que as ordens e gneros de mamferos, cujos restos se conservam, sejam muito mais numerosos nas formaes tercirias que nas secundrias. Assim, firmando-nos na interpretao mais favorvel, poderamos citar a opinio do doutor Carpenter que diz: Os fatos gerais da paleontologia confirmam, ao que parece, a convio de que o mesmo plano que preside vida geral do globo rege a vida individual de cada uma das formas dos seres organizados que atualmente o povoam. Tambm poderamos citar, como decisivo, o juzo do professor Owen, ao dizer que, em geral, os exemplares mais antigos de cada grupo de seres se afastam menos do seu arqutipo do que os mais recentes, sendo maior a sua semelhana com a forma fundamental comum ao grupo; ser isto dizer que constituem uma ordem menos heterognea. Por outro lado, Owen defende a doutrina do progresso biolgico. Mas por deferncia para com uma autoridade que nos

inspira o mais profundo respeito a qual considera que as provas aduzidas no justificam ainda um veredito no sentido exposto deixaremos este problema aberto discusso. Seja ou no o progresso do homogneo para o heterogneo bastante visvel na histria biolgica do globo, ele aparece, com relevo suficiente, no desenvolvimento do ser mais moderno e mais heterogneo, o Homem. inegvel que, desde o perodo em que a terra foi povoada, aumentou a heterogeneidade do organismo humano entre os grupos civilizados da espcie; tambm a heterogeneidade desta ltima, considerada como um todo, aumentou por virtude da multiplicao das raas e da sua diferenciao entre si.

Como prova da primeira tese, podemos citar o fato de que no desenvolvimento relativo dos membros, os homens civilizados se afastam muito mais dos tipos placentrios que as raas humanas inferiores. As pernas dos papuas, que tm freqentemente os braos e o corpo bem desenvolvidos, so muito curtas, lembrando os quadrmanos, que no oferecem grande contraste no tamanho das extremidades torxicas e das abdominais. Nos europeus, pelo contrrio, muito visvel o maior comprimento e robustez das pernas, apresentandose neles, portanto, uma maior heterogeneidade entre estas extremidades e as superiores. Outro exemplo da mesma verdade a diferente relao que existe entre o desenvolvimento dos ossos do crnio e os da face, no selvagem e no homem civilizado.

Nos vertebrados, em geral, o progresso manifesta-se pela heterogeneidade crescente da coluna vertebral e, sobretudo, pela heterogeneidade das vrtebras em que assenta o crnio, distinguindo-se as formas mais elevadas pelo tamanho relativamente maior dos ossos que cobrem o crebro comparados com os maxilares, etc. Pois bem, este carter, mais acentuado no homem do que em nenhum outro indivduo do grupo, acentua-se mais no europeu do que no selvagem. Por outro lado, a julgar pela maior extenso e variedade das funes que desempenha, podemos inferir que o homem civilizado possui tambm o sistema nervoso mais complexo ou heterogneo do que o homem no civilizado, fato que corresponde maior relao que o crebro do primeiro tem com os gnglios subjacentes.

Se fosse necessrio dilucidar mais este tema, bastaria fixarmo-nos nas crianas. A criana europia tem muitos pontos de semelhana com a das raas inferiores, como se v no achatamento das asas do nariz, na depresso deste, na divergncia e abertura das narinas, na forma dos lbios, na distncia entre os olhos e na pequenez das pernas. Pois bem, como o processo evolutivo que transformou estes traos nos do adulto europeu, a continuao do precedente desenvolvimento do embrio, assero admitida por todos os fisilogos, daqui resulta que o processo paralelo, em virtude do qual os traos semelhantes das

raas brbaras se converteram nos das civilizadas, foi tambm a continuao da mudana do homogneo para o heterogneo.

A verdade da segunda tese, que o gnero humano, considerado como um todo, aumentou de heterogeneidade, to patente que mal necessita de explicao. Todas as obras de etnologia, nas suas divises e subdivises das raas, do testemunhos disso.

Mesmo quando se admita a hiptese de que o gnero humano provm de vrios troncos independentes, ser sempre verdade que, de cada um deles, nasceram ramos diferentes, que, segundo se demonstra com fundamento nos caracteres filolgicos, tm uma origem comum; donde se conclui que a raa, na sua totalidade, mais heterognea do que a princpio o foi. Acrescente-se a isto que nos anglo-americanos temos o exemplo duma variedade que se formou em pouqussimas geraes, e que, se damos crdito s observaes de alguns viajantes, teremos em breve, na Austrlia, outro exemplo semelhante.

IV O PROGRESSO NA SOCIEDADE

PASSANDO do homem como indivduo, ao homem em sociedade, encontramos novos e mais variados exemplos da lei geral. A passagem do homogneo para o heterogneo verifica-se tambm nos progressos da civilizao, vista em conjunto, do mesmo modo que nos de cada nao ou tribo. Como se observa nas tribos brbaras atuais, a sociedade, nas suas formas primitivas e inferiores, um agregado homogneo de indivduos que tm o mesmo poder e exercem idnticas funes: a nica diferena observada nestas ltimas a que acompanha a diferena de sexos. Todos os homens so guerreiros, caadores, pescadores, fabricantes de utenslios, construtores; todas as mulheres se ocupam em iguais servios; cada famlia se basta a si mesma, e, fora dos casos de agresso ou de defesa, pode viver aparte das demais.

Em breve, porm, no progresso da evoluo social se encontra uma diferenciao incipiente entre o governo e os governados. Certa espcie de chefatura parece coeva do primeiro passo do estado de famlias errantes e separadas para o da formao das tribos nmadas. A autoridade do mais forte em breve se faz sentir entre os selvagens, do mesmo modo que num rebanho de animais ou num grupo de rapazes. Todavia, a princpio, esta chefatura indefinida, incerta; dela participam tambm aqueles cujo poder pouco inferior ao do mais forte e no se acompanha de qualquer diferena de ocupao ou de gnero de vida; o que a exerce mata por si mesmo a caa que h-de consumir; fabrica as suas armas, constri a sua cabana, e, considerado nas condies econmicas da vida, como qualquer outro indivduo da tribo. Gradualmente, medida que a tribo progride, vai aumentando o contraste entre o governante e os governados. O poder supremo perpetuase numa famlia, por via de herana; o chefe desta famlia, deixando de prover s suas prprias necessidades, servido pelos outros e comea a no ter outro ofcio que no seja o de governar.

Simultaneamente, aparece uma espcie de governo, coordenado ao anterior, o da religio. Segundo comprovam todos os antigos relatos e tradies, os primeiros chefes so tidos como personagens divinas. As mximas e mandatos que impem durante a vida so tidos por sagrados depois da sua morte e recebem fora de seus herdeiros, que se julgam descendentes dos deuses e que, por sua vez, passam ao panteo da famlia, onde se lhes tributa o mesmo culto e as mesmas oraes que aos seus antecessores: o mais antigo de todos o deus supremo e os outros so deuses subalternos. Durante muito tempo, estas duas formas de governo civil e religiosa nascidas da mesma origem, continuam estreitamente unidas. Por espao de muitas geraes, o rei o pontfice mximo e os sacerdotes devem pertencer famlia real. Durante idades inteiras, a lei religiosa contm preceitos relativos vida civil, a lei civil participa, mais ou menos, do carter religioso e, ainda hoje, nas naes mais adiantadas, no se diferenciam totalmente estes dois poderes.

Procedendo da mesma raiz, mas separando-se pouco a pouco, aparece outro agente diretor, o dos costumes ou do cerimonial. Os ttulos de honra, na sua origem, so todos nomes do deus-rei; depois, do deus e do rei; mais adiante, dos personagens de alta categoria; finalmente, alguns deles chegam a usar-se nas relaes de homem para homem. Todas as formas de cortesia foram, a princpio, expresses de submisso dos prisioneiros para com o vencedor, ou dos vassalos para com o chefe, fosse este humano ou divino; depois usaram-se para captar a vontade das autoridades subalternas, at que, pouco a pouco, adquiriram o carter de uso geral. Todos os modos de saudar foram, primeiramente, homenagens tributadas ao monarca e sinal da adorao que se lhe rendia depois da morte;

mais tarde, saudaram-se igualmente outros indivduos que pertenciam a esta raa divina, generalizando-se, por fim, alguns deles,

Vemos, portanto, que no se destaca, rigorosamente, a primeira diferenciao entre governante e governados no corpo social. Originariamente homogneo, aparece outra diferenciao incipiente no seio do prprio governo, entre as ordens civil e religiosa, entre o Estado e a Igreja, ao mesmo tempo que comeava a diferenciar-se, de ambos, aquela outra espcie de governo menos definida, que regula as nossas relaes dirias e que, como vemos nos colgios dos arautos, nos livros de herldica e no cerimonial, no deixa de ter significado prprio. Cada uma destas espcies de governo se diversifica em sucessivas diferenciaes, at que, com o decorrer do tempo como ocorreu entre ns se elabora uma organizao poltica extraordinariamente complexa, constituda pelo monarca, pelos ministros, pelos lordes e comuns, pelos departamentos administrativos correspondentes, tribunais, errio, etc., organismos que, nas provncias, tm a sua representao nos municpios, nas juntas de freguesia, conselhos provinciais, etc.

Entretanto, aumenta a complexidade da organizao eclesistica, onde aparecem vrios graus, desde os arcebispos aos sacristes, e colgios, assemblias, tribunais, etc., a que se devem acrescentar as mltiplas seitas independentes, com as suas autoridades gerais e locais. Ao mesmo tempo, desenvolve-se um conjunto, altamente complexo, de costumes, maneiras e modas transitrias, que a sociedade sanciona e regem as relaes secundrias que no so do domnio da lei civil nem religiosa.

Deve notar-se, alm disso, que esta heterogeneidade crescente, nas instituies de cada pas, igual nas instituies de vrios pases, comparadas entre si, o que origina diferenas, maiores ou menores, no sistema poltico e na legislao, nas crenas e instituies religiosas, nos costumes, usos e cerimnias.

Simultaneamente, aparece outra diferena de natureza mais familiar, por virtude da qual a massa social se divide em classes distintas e categorias de trabalhadores. Enquanto na parte governante se produziu a complicada evoluo at agora exposta, entre os governados produziu-se o mesmo fenmeno, donde deriva a extraordinria diviso de trabalho que caracteriza as naes adiantadas. No necessrio seguir este progresso, passo a passo, desde a diviso das castas, no Oriente, e dos grmios na Europa, at ao complicado organismo de produo e distribuio dos nossos dias. A Economia Poltica j

descreveu essa evoluo, que comeando na tribo, onde cada indivduo executa os trabalhos para si prprio, conclui na comunidade civilizada, onde cada indivduo executa um trabalho diferente para os demais, e assinalou tambm como o produtor isolado dum objeto se transforma numa combinao de produtores que, unidos sob a direo dum chefe, tomam parte distinta na obra comum.

H, porm, outras fases mais elevadas, neste progresso do homogneo para o heterogneo, na organizao industrial da sociedade.

Muito tempo depois de realizados considerveis progressos na diviso do trabalho entre as diferentes classes operrias, ela pequena, se alguma existe, entre os vrios grupos da comunidade: a nao continua a ser relativamente homognea, sob o conceito de que as diferentes circunscries executam o trabalho prprio; mas, quando os caminhos e outros meios de comunicao se tornam bons e numerosos, comeam a exercer diferentes funes e a depender umas das outras. A manufatura do tecido de algodo estabelece-se numa provncia, a dos tecidos de l, noutra; aqui, produzem-se sedas; ali, rendas ou meias; noutra parte, sapatos; a fabricao de artigos de barro, quinquilharia, cutelaria, circunscreve-se a determinadas cidades; finalmente, cada localidade se distingue, mais ou menos, pela espcie de ocupao a que se dedica.

Esta subdiviso de funes no se limita a uma nao; passa as fronteiras e estende-se aos diferentes pases. A troca de produtos, que o livre-cmbio promete aumentar de modo to considervel, ter como resultado especializar, em maior ou menor grau, a indstria de cada povo. Assim, comeando nas tribos brbaras, onde, se no h homogeneidade absoluta entre as funes dos indivduos, pouco falta para que exista, o progresso foi impelido e continua ainda no sentido de determinar a associao econmica de toda a raa humana, notando-se, cada vez mais, maior heterogeneidade nas vrias funes desempenhadas por cada nao, nas desempenhadas pelas diferentes regies do mesmo pas, nas que esto a cargo dos diferentes grupos de operrios e negociantes de cada cidade e, por ltimo, nas correspondentes aos trabalhadores que se ocupam na produo de determinado objeto.

A lei geral que se descobre na evoluo do organismo social tambm aparece, com a mesma evidncia, na evoluo dos produtos do pensamento e da atividade dos homens, sejam concretos ou abstratos, sejam reais ou ideais.

Fixemo-nos, como primeiro exemplo, na linguagem. V O PROGRESSO NA LINGUAGEM E NAS BELAS ARTES

A exclamao a forma mais elementar da linguagem: com ela se exprime vagamente uma idia total, atravs dum nico som, como ocorre entre os prprios animais inferiores. No h provas para afirmar que a linguagem humana s tenha consistido, a princpio, em exclamaes, e, por conseguinte, que tenha sido rigorosamente homognea com respeito s partes da orao. Mas fato j estabelecido que, nas formas primitivas da linguagem, entraram como nicos elementos os nomes e os verbos. Na gradual multiplicao das partes do discurso, a partir das referidas, na diviso dos verbos em ativos e passivos, e na dos nomes em abstratos e concretos; na distino de modos, tempos, nmeros, pessoas e casos; na formao dos verbos auxiliares, dos adjetivos, advrbios, pronomes, preposies e artigos, assim como na diversidade de ordens, gneros e variedades destas partes, com as quais as raas civilizadas exprimem as mais delicadas modificaes do pensamento; em tudo isto, repetimos, se v a passagem do homogneo para o heterogneo. E pode observar-se que, especialmente devido a ter levado esta subdiviso de funes a um alto grau de extenso e determinao, a lngua inglesa superior a todas as outras.

Sob outro aspecto, podemos considerar o desenvolvimento da linguagem, isto , o da diferenciao das palavras de sentido anlogo. A filologia descobriu h muito tempo que em todas as lnguas se podem agrupar as palavras em famlias com uma origem comum. Um nome primitivo, aplicado indiretamente a uma classe de coisas ou aes mal definidas, modifica-se, depois, de diferentes maneiras, para exprimir as divises fundamentais da classe. Estes vrios nomes, derivados duma nica raiz, so, por sua vez, origem doutros, e assim sucessivamente. E graas a este sistema de formar, por derivao e composio, termos que exprimem as diferenas mais imperceptveis, formam-se grupos de palavras to heterogneas que, ao no-iniciado, parece incrvel que tenham a mesma origem. Grupos semelhantes nasceram ao lado doutras razes at ao ponto de produzirem uma lngua com mais de sessenta mil palavras diferentes que exprimem outros tantos objetos, qualidades e atos.

A multiplicao de lnguas d tambm testemunho da passagem do homogneo para o heterogneo. Seja como pensam Max Muller e Bunsen, que todas as lnguas derivam do mesmo tronco, seja como entendem outros fillogos, que procedem de duas ou mais, ser sempre certo que, se numerosas famlias de lnguas como as indo-europias tm a mesma filiao, chegaram a diferenciar-se entre si por um processo de contnua divergncia. A prpria propagao dos homens pela superfcie da terra, dando lugar diferenciao das raas, produziu simultaneamente a diferenciao das lnguas, verdade que se justifica com o exemplo dos dialetos particulares que se falam nas diferentes regies de cada nao. Portanto, o progresso da linguagem conforma-se com a lei geral, tanto na evoluo das lnguas como na evoluo das famlias de palavras e na evoluo das partes do discurso.

Passando da linguagem falada para a escrita, encontramos vrias sries de fatos que implicam a mesma verdade. A linguagem escrita tem estreita conexo com a pintura e a escultura e, como estas, a princpio, depende da arquitetura que, por sua vez, se liga estreitamente com a primitiva forma de todo o governo, a teocracia. Mencionando, de passagem, o fato de vrias raas selvagens como, por exemplo, a australiana e as tribos da Amrica do Sul decorarem com a pintura de personagens e acontecimentos os muros das cavernas, que provavelmente olham como lugares sagrados, fixemos a ateno no povo egpcio. Este, como o assrio, usava pinturas murais para decorar os templos dos deuses e os palcios dos reis, entre cujos edifcios, a princpio, no havia diferena, e em tal conceito se tinham as referidas pinturas que, como as cerimnias pblicas e as festas religiosas, eram coisas prprias do governo, com tanto maior motivo quanto certo que representavam a culto do deus, o triunfo do deus-rei, a submisso dos vassalos e o castigo dos rebeldes, alm de exprimirem as manifestaes duma arte adorada pelo povo e considerada um mistrio sagrado.

Do uso habitual das representaes pictricas, nasceu, naturalmente, o uso da escritapintura, que uma ligeira modificao daquelas, e que ainda subsistia entre os mexicanos quando o seu pas foi descoberto. Por abreviaturas semelhantes s que ainda empregamos na nossa linguagem, falada ou escrita, foram-se simplificando sucessivamente as mais familiares das figuras pintadas, at que, por fim, se formou um sistema de smbolos, muitos dos quais s conservam remota semelhana com os objetos que primitivamente representaram.

A induo de que os hierglifos dos egpcios se produziram deste modo, confirma-a o fato de a escrita-pintura dos mexicanos ter dado tambm origem s formas ideogrficas da mesma famlia; e neste povo, como no egpcio, os referidos caracteres diferenciaram-se em imitativos e simblicos, os quais, no obstante, se usavam conjuntamente nas inscries. No Egito, a linguagem escrita apresenta ainda outra diferenciao, donde provm a escrita hiertica e a epistologrfica, uma e outra derivadas da hieroglfica primitiva. Observa-se que, ao mesmo tempo, se empregavam smbolos fonticos para exprimir os nomes que no podiam representar-se doutro modo; e embora os egpcios no chegassem a criar a escrita alfabtica, pode aceitar-se que os smbolos fonticos empregados por eles, como auxiliares dos ideogrficos, foram o germe daquela. Uma vez separada a escrita fontica da hieroglfica, multiplicaram-se os alfabetos atravs de sucessivas diferenciaes; entre todos eles, no obstante, fcil descobrir relaes mais ou menos estreitas, e cada nao civilizada conta j, para a representao duma srie de sons, uma srie correspondente de sinais escritos; finalmente, por uma diferenciao ainda mais importante, veio a imprensa que, uniforme a princpio, tomou depois variadas formas.

Enquanto a linguagem dava os primeiros passos no caminho do seu desenvolvimento, a decorao mural, que foi a sua origem, diferenciou-se em pintura e escultura. Os deuses, os reis, os homens e os irracionais representados figuravam-se, a princpio, com linhas esculpidas e a cores, e por vezes eram to profundas e o objeto circunscrito por elas avultava de tal modo, que formava uma espcie de obra intermdia entre o entalhado e o baixo-relevo. D-se, depois, um novo progresso: levanta-se com o cinzel a parte do muro situada entre as figuras, d-se cor a estas e nasce o baixo-relevo pintado. A arquitetura assria restaurada, que se v em Sydenham, revela esse estilo levado maior perfeio: nas pessoas e coisas representadas, embora o colorido seja brbaro, h muita verdade e grande profuso de pormenores; e nos lees e touros alados dos ngulos dos vestbulos podemos notar progressos evidentes no sentido da figura completamente livre, que, no obstante, se pinta ainda e faz parte do edifcio.

Mas se na Assria a custo se encontra uma verdadeira esttua, na arte egpcia, em compensao, fcil traar, para a figura esculpida, a sua gradual separao do muro respectivo. Um passeio pelo Museu Britnico faz-nos compreender isto claramente, ao mesmo tempo que nos proporciona ocasio para observar sinais evidentes de que as esttuas provm dos baixos-relevos, pois em quase todas elas no s aparece a unio de todos os membros com o corpo, que o que caracteriza o baixo-relevo, mas tambm as costas da esttua esto unidas, desde a cabea at aos ps, a um bloco de pedra que ocupa o lugar do muro primitivo.

A Grcia segue o mesmo caminho no seu progresso. Como na Assria e no Egito, a pintura e a escultura estiveram unidas entre si e com a sua me comum a arquitetura , sendo auxiliares da religio e do governo. Nos frisos dos templos gregos vemos baixos-relevos pintados que representam sacrifcios, batalhas, procisses, jogos, cenas todas elas, de certo modo, religiosas. Nos frontes h esculturas pintadas, ligadas mais ou menos ao tmpano, cujos assuntos so os triunfos dos deuses e dos heris. Pintam-se as esttuas, mesmo depois de definitivamente separadas da parede, e s nos ltimos perodos da civilizao grega se conclui a diferenciao entre a escultura e a pintura.

Na arte crist observa-se marcha paralela que ficou descrita. Todas as pinturas e esculturas da Europa representam asssuntos religiosos, como Cristos, crucifixos, virgens, sagradas-famlias, apstolos, santos. Constituam parte integrante da arquitetura das igrejas e figuravam entre os meios de excitar a devoo, como ainda se v nos pases catlico-romanos. As primeiras esculturas de Cristo crucificado, da Virgem e dos Santos so esculturas pintadas, e basta recordar as madonas e os crucifixos coloridos, que ainda abundam no Continente em igrejas e santurios, para se ver que a pintura e a escultura continuam em estreita relao, subsistindo o mesmo lao entre uma e outra e a me comum, a arquitetura.

Ainda depois de emancipada da pintura, a escultura crist continuou a ser religiosa e governamental nos assuntos, sendo usada nos sepulcros, nas igrejas e nas esttuas dos reis, e a pintura, por sua vez, ao deixar de ser puramente eclesistica, aplicou-se decorao dos palcios, representando personages reais e, principalmente, lendas sagradas. S nos ltimos sculos a escultura e a pintura chegaram a ser artes completamente seculares: s desde algumas centrias para c que a pintura se divide em histrica, de paisagem, de gnero, arquitetnica, etc., ao mesmo tempo que aumenta a heterogeneidade da escultura com respeito aos assuntos reais e idias que a inspiram.

Por estranho que parea, certo que todas as formas da linguagem escrita, da pintura e da escultura tm raiz comum nas decoraes dos antigos templos e palcios. Por pequenas que sejam as suas semelhanas atuais, o busto que descansa na consola, a paisagem da parede, o nmero do Times que temos sobre a mesa so parentes afastados, no s por sua natureza mas tambm por sua origem. A figura de bronze da aldraba da porta que o carteiro acaba de levantar tem estreita afinidade com a Ilustrao Inglesa, trazida pelo

correio, e com a carta que a acompanha. H parentesco real entre a janela pintada, o livro de devoo que ilumina e os monumentos adjacentes. As efgies da nossas moedas, as tabuletas das lojas, as figuras que adornam os livros de comrcio, os brases pintados nas carruagens, os emblemas dos nibus, derivam, do mesmo modo que as bonecas das crianas, os livres azuis e o papel para as habitaes, das rudes esculturas pintadas com que os egpcios representavam os triunfos dos seus deuses-reis e o culto que lhes rendiam. Talvez no haja exemplo que melhor demonstre a multiplicidade e heterogeneidade dos produtos que podem nascer dum tronco comum, no transcurso dos tempos, por meio de diferenciaes sucessivas.

Antes de passar a outra ordem de fatos, deve observar-se que a evoluo do homogneo para o heterogneo no se verifica somente na separao da escultura e pintura da arquitetura, e de uma da outra, ou na maior variedade de assuntos representados, mas tambm na estrutura de cada obra. Uma pintura ou uma esttua moderna so de natureza mais heterognea que uma pintura ou uma escultura antigas.

Um fresco escultural egpcio representa todas as figuras no mesmo plano, isto , a igual distncia do observador, pelo que menos heterogneo do que uma pintura que as represente a diferentes distncias. Aparecem todos os objetos, no primeiro, como expostos ao mesmo grau de luz, donde deriva uma obra menos heterognea do que aparecendo os diferentes objetos e as partes de cada um expostos a grau de luz variado. Os egpcios no usavam outras cores alm das fundamentais, e estas na sua maior intensidade; portanto as pinturas eram menos heterogneas do que as modernas, onde, embora nalguns casos se empreguem as cores puras, se lana mo de extraordinrio nmero de tintas intermdias, cada uma de diferente composio e diferente das demais em qualidade e intensidade.

Alm disso vemos naquelas obras primitivas grande uniformidade de concepo, reproduzindo-se perpetuamente a mesma disposio das figuras, as mesmas atitudes, os mesmos rostos e vestidos. No Egito era to constante o modo de representar, que se considerava como um sacrilgio a introduo de qualquer novidade; e certamente s pela observncia deste preceito chegou a ser possvel um sistema de hierglifos. Nos baixosrelevos assrios descobrem-se idnticos caracteres. Deidades, reis, servidores, figuras e animais alados pintam-se em posies semelhantes, com os mesmos adornos, executando o mesmo ato, com idntica expresso no rosto. Se entra a palmeira na composio, todas as rvores ho-de ter a mesma altura e o mesmo nmero de folhas, e estar equidistantes. Quando se imita a gua, cada onda igual s restantes, e os peixes, quase sempre do

mesmo gnero, distribuem-se uniformemente superfcie. As barbas dos reis, dos deuses e das figuras aladas so todas semelhantes, o mesmo sucedendo com as jubas dos lees e as crinas dos cavalos. O cabelo representa-se sempre em forma de caracol; as barbas do rei so puramente arquitetnicas, dispostas em linha de caracis uniformes que alternam com tranas transversais, distribudas com a mxima regularidade; e de igual modo se representam os plos das caudas dos touros. No nos deteremos a evidenciar os caracteres expostos na arte crist primitiva, onde, embora menos marcados, so, todavia, visveis; para notar que nela se manifesta claramente a marcha para a heterogeneidade, basta observar as pinturas dos nossos dias, onde a composio extremamente variada, dissemelhantes as atitudes, a fisionomia e a expresso, diferentes em tamanho, forma, posio e contextura, onde os objetos so subordinados e muito grande o contraste nos pormenores. Se compararmos uma esttua egpcia rigidamente sentada numa pedra, com as mos sobre os joelhos, os dedos estendidos e paralelos, os olhos imveis, olhando para a frente, e a figura perfeitamente simtrica em todas as suas partes, com uma esttua da Grcia civilizada ou dos tempos modernos, na qual no h canon que regule a posio da cabea, do corpo e dos membros, nem a disposio do cabelo, do vestido, dos acessrios, e que, por outro lado, se harmoniza totalmente com os objetos que a circundam, observaremos um exemplo clarssimo da transio do homogneo para o heterogneo.

Na origem coordenada e na diferenciao gradual da poesia, da msica e da dana, encontraremos outra srie de exemplos. A linguagem, o som e o movimento rtmicos eram, a princpio, partes da mesma pea; s pelo decurso dos tempos chegaram a ser coisas diferentes. Encontramo-las unidas nas vrias tribos brbaras que ainda existem. Os selvagens fazem-se acompanhar, nas suas danas, por uma espcie de canto montono, de palmadas e de pancadas sobre rudes instrumentos: o movimento compassado, como as palavras e os sons, e a cerimnia, que geralmente se refere guerra ou religio, de carter governamental. Nas mais remotas notcias que conservamos das raas histricas, encontram-se tambm unidas, nas festividades religiosas, as trs formas da ao mtrica. Nos livros hebreus l-se que a ode triunfal que Moiss comps, por ocasio da derrota dos egpcios, foi cantada com acompanhamento de danas e de cmbalos. Os israelitas danaram e cantaram diante do bezerro de ouro, e se, como geralmente se cr, esta representao da divindade se adotou dos mistrios de pis, provvel que a dana se tivesse copiado daquela a que os prprios egpcios se entregavam em semelhante ocasio. Havia um baile anual em Shiloh, por causa da festividade religiosa, e David danou diante da arca.

As mesmas relaes entre as referidas artes se observam por toda a Grcia, sendo aqui o tipo original, como provavelmente nos outros pases, a representao mmica da vida e aventuras do deus com um canto simultneo. Em Esparta, as danas acompanhavam-se com hinos e cantos; e, em geral, na Grcia no havia festas nem reunies religiosas onde no se danasse e cantasse; a dana e o canto eram as formas do culto que se tributava aos deuses. Tambm entre os romanos houve danas sagradas e a este gnero pertencem as dos slios e as lupercais. Ainda nos pases cristos, como sucedia em tempos no muito remotos em Limoges, o povo danava no coro em honra do Santo. A separao incipiente destas artes entre si e da religio, depressa se tornou visvel na Grcia.

As primitivas danas participavam do duplo carter guerreiro e religioso; nasceram depois, por diferenciao, as guerreiras propriamente ditas, entre as quais as houve de vrias espcies, e estas deram origem s profanas. Por esta forma, a poesia e a msica, ainda unidas, chegaram a separar-se da dana. Os mais antigos poemas gregos, religiosos por seu assunto, no se recitavam, cantavam-se; e embora a princpio o canto do poeta fosse acompanhado da dana do coro, teve depois vida independente. Todavia, mais tarde, quando o poema se dividiu em pico e lrico e se introduziu o costume de recitar o primeiro e cantar o segundo, nasceu realmente a poesia.

Como simultaneamente se foram multiplicando os instrumentos musicais, devemos presumir que a msica se emancipou da palavra, e ento, tanto esta arte como a poesia comearam a tomar outras formas, alm de religiosa. Podem citar-se fatos anlogos, arrancados histria dos tempos e dos povos mais recentes. Assim, os nossos antigos trovadores cantavam, acompanhando-se da harpa, canes hericas, cuja msica e letra eles prprios compunham, onde aparecem unidos numa s pessoa o poeta, o compositor, o msico e o instrumentista. Do exposto se torna evidente, sem necessidade de mais exemplos, a origem comum da dana, da msica e da poesia.

O progresso do homogneo para o heterogneo no s se apresenta na separao destas artes entre si e da religio, mas tambm nas numerosas diferenciaes posteriores de cada uma delas. No nos detendo a mencionar as numerosas espcies de danas que no decurso do tempo estiveram em uso, e sem nos ocuparmos tambm em pormenorizar os progressos da poesia, manifestados no desenvolvimento das vrias formas do metro, da rima, da estrutura, etc., fixaremos a nossa ateno na msica, considerando-a como tipo de todo o grupo. Segundo afirma o doutor Burney com o testemunho dos costumes atuais de algumas tribos brbaras, os primitivos instrumentos msicos foram, sem dvida, de

percusso, paus, cabaas, tom-tons, que se usavam simplesmente para marcar o compasso na dana; e nesta repetio constante dum mesmo som, aparece-nos a msica sob a sua forma mais homognea.

Os egpcios tinham uma lira com trs cordas; e na lira primitiva dos gregos havia quatro: o tetracrdio. Os gregos aumentaram, nalgumas centrias, o nmero de cordas da sua lira at oito, e, decorridos mil anos, chegaram ao seu grande sistema da dupla oitava. Atravs de todas estas transformaes a melodia cresceu em heterogeneidade. Usaram-se simultaneamente diferentes mdulos: o drico, o jnico, o elio, o frgio, o ldio, que correspondem s nossas claves, podendo contar-se, por fim, uns quinze. Apesar disto, a heterogeneidade da msica era escassa enquanto medida.

No se empregando a msica instrumental, durante este perodo, mais do que como acompanhamento da vocal, e encontrando-se esta ltima completamente subordinada s palavras, pois o cantor-poeta acondicionava a durao das suas notas aos ps dos seus versos, resultava to grande uniformidade na medida que, como observa o doutor Burney, era impossvel que qualquer recurso meldico a ocultasse. falta de ritmo complexo, que ns obtemos com a igualdade dos compassos e a desigualdade das notas, produzia-se um ritmo devido diferente quantidade de slabas, o qual, por necessidade, era comparativamente montono. Deve observar-se tambm que, nestas circunstncias, o canto, semelhante a um recitativo, se diferenciava, muito menos do que hoje, da palavra falada.

No obstante, por virtude das escalas usadas, das variedades dos mdulos, das diferenas ocasionadas nos tempos como conseqncia das transformaes de metros e da multiplicao de instrumentos, a msica alcanou, no ltimo perodo da civilizao grega, considervel heterogeneidade, no certamente se a compararmos com a nossa msica, mas comparando-a com a dos tempos anteriores. E contudo, na Grcia, no se passou da melodia; a harmonia foi coisa desconhecida para ela. Enquanto a msica crist no atinge certo desenvolvimento, estes dois elementos no comeam a separar-se; mas a sua determinao opera-se lentamente. Por mais difcil que seja conceber a priori como se verificou o progresso da melodia para a harmonia sem qualquer descoberta repentina, certo que esta descoberta no existiu. A circunstncia que preparou o caminho para o dito progresso foi o emprego de dois coros, que cantavam alternadamente a mesma ria. Veio depois a prtica, talvez devida a um erro, de que o segundo coro comeasse antes do primeiro acabar, com o que se produziu uma fuga.

Com as rias simples, ento em uso, no de estranhar que resultasse uma fuga especialmente harmoniosa, e esta fuga no deixaria de ser agradvel aos homens daquele tempo; ainda conhecemos exemplos disto. Dada a idia, devia ir aumentando naturalmente a composio de rias que produzissem fugas harmnicas, como j de certo modo se tinha conseguido com a alternativa dos coros cantantes. E foi j fcil a transio das fugas para os concertantes de trs, quatro ou mais partes. Sem pormenorizar a complexidade crescente que resulta de introduzir notas de durao distinta, da multiplicao das claves, do uso dos bemis e sustenidos, da variedade dos tempos, etc., basta comparar a msica de hoje com a msica de outras eras para nos convencermos do grande progresso para a heterogeneidade. Isto v-se claramente quando se encara a msica no seu conjunto enumerando os seus diferentes gneros e espcies, considerando as suas divises em vocal, instrumental e mista, observando as mltiplas formas da msica religiosa, o simples hino, o canto, o canon, o motete, a antfona, etc., e as mais numerosas da profana, desde a balada serenata, e desde o solo instrumental sinfonia.

Por outro lado, descobre-se a mesma verdade comparando um trecho de msica primitiva com outro de msica moderna; com efeito, e embora este seja um canto comum para o piano, ver-se- que relativamente muito mais heterogneo que o primeiro, no s no respeitante variedade de tons e durao das notas, no diferente nmero destas que soam ao mesmo tempo, acompanhando a voz e na distinta fora com que se toca e canta, mas tambm nas mudanas de claves, de tempos, de timbre de voz e de muitas outras modificaes de expresso. Assim, entre a primitiva dana-canto, to montona, e uma grande pera dos nossos dias, com a sua orquestra to complicada e as suas combinaes vocais to complexas, o contraste a respeito da heterogeneidade to extraordinrio, que s a custo pode crer-se que uma seja a origem da outra.

Se tivssemos necessidade de mais exemplos, facilmente poderamos cit-los. Partindo dos tempos primitivos em que as faanhas do deus-rei, cantadas e mimicamente representadas por danas em torno do altar, se referiam depois, utilizando a escrita-pintura, nas paredes dos templos e palcios, onde aparecem os primeiros germes duma rude literatura, pode traar-se o desenvolvimento desta atravs de certas fases, nas quais, como sucede nos livros hebreus, esto confundidas a teologia, a cosmogonia, a histria, as biografias, as leis civis, a moral e a poesia, e de outras, como se v na Ilada, onde se encontram misturados, de modo semelhante, elementos religiosos, histricos, picos, dramticos e

lricos, at chegar ao seu estado presente, em que a heterogeneidade to grande que dos seus inumerveis ramos no pode fazer-se uma classificao completa.

Mesmo assim, ser-nos-ia fcil descrever a evoluo da cincia, comeando pelo que era quando no se diferenciava da arte e unida a esta se encontrava ao servio da religio, passando depois poca em que as cincias eram to poucas em nmero e to rudimentares que podiam ser cultivadas simultaneamente por um s filsofo, e considerando, por ltimo, o perodo atual, em que a cincia se ramificou tanto que poucos podem enumerar os seus gneros e espcies e ningum capaz de abarcar, por completo, qualquer das suas direes. O mesmo poderamos fazer com a arquitetura, o drama, o vesturio.

Mas certamente o leitor estar j cansado de tantos exemplos, e pela nossa parte julgamos ter cumprido, amplamente, a nossa promessa. Supomos ter demonstrado que a lei do desenvolvimento orgnico, formulada pelos fisilogos alemes, a lei de todo o progresso.

Vimos a transio do simples para o complexo, atravs dum processo de sucessivas diferenciaes, nas primitivas modificaes do Universo, que a razo autoriza a supor, como nas outras que uma induo legtima permite afirmar; assim, na evoluo geolgica da terra e no referente aos climas como nos organismos que se encontram superfcie do globo; no menos no desenvolvimento da humanidade, embora a consideremos como individualidades civilizadas ou como agregaes de raas, seja na organizao poltica, religiosa ou econmica da sociedade; e, do mesmo modo que em tudo isto, nos numerosos produtos concretos e abstratos da atividade humana que, por toda a parte, nos rodeiam na poca atual. Desde os tempos mais remotos a que a cincia pode chegar, at s novidades de ontem, o progresso consistiu, essencialmente, na transformao do homogneo no heterogneo. VI NATUREZA NECESSRIA DA CAUSA DO PROGRESSO. ENUNCIAO DA LEI E SUA UNIVERSALIDADE

DA uniformidade dos fatos de que temos tratado, no poderemos inferir alguma necessidade fundamental donde resulte esta uniformidade? No nos ser dado procurar algum princpio de geral aplicao que determine esta marcha universal das coisas? No implica a universalidade da lei uma causa tambm universal? No deve supor-se que possamos descobrir esta causa, considerada como nmeno. O mesmo eqivaleria a supor que pode aclarar-se o ltimo mistrio que haver sempre para a inteligncia humana. Mas talvez seja possvel elevar a lei de todo o progresso, j estabelecida, da condio de generalizao emprica ao estado de generalizao racional. Por idntica maneira por que foi possvel interpretar as leis de Kepler como conseqncias necessrias da lei da gravitao, assim talvez o seja interpretar a lei do progresso, nas suas mltiplas manifestaes, como conseqncia necessria de outro princpio, igualmente universal. Do mesmo modo que pode ver-se na gravitao a causa de todos os grupos de fenmenos formulados por Kepler, assim talvez possamos ver nalgum atributo simples das coisas a causa de cada um dos grupos de fenmenos apresentados nas pginas precedentes. Talvez seja fcil referir todas as diferentes e complexas evolues do homogneo para o heterogneo em certos fatos simples de experincia imediata, os quais, por virtude da sua constante repetio, consideremos como necessrios.

Concedida a probabilidade duma causa comum e a possibilidade da a formular, ser bom, antes de ir mais longe, investigar quais devem ser os seus caracteres e em que direo deve ser procurada. Podemos predizer, sem receio de errar, que h-de ter um alto grau de generalidade, pois j vimos que comum ao infinito nmero de fenmenos, e a universalidade das suas aplicaes h-de ser proporcional ao abstrato do seu carter. No esperemos encontrar nela fcil soluo desta ou daquela forma de progresso; porque h-de aplicar-se igualmente a formas de progresso que tm entre si muito pouca semelhana aparente: a sua associao com ordens multiformes de fatores separa-a de uma determinada ordem de fatos.

Sendo a causa determinante do progresso, em todas as ordens, astronmica, geolgica, orgnica, etnolgica, social, econmica, artstica, etc., deve conter algum atributo fundamental, comum a todas elas, e poder exprimir-se em funo deste atributo. O nico carter patente pelo qual so semelhantes todos os gneros de progresso, o de consistir, sem exceo, numa srie de transformaes; e portanto a soluo desejada deve encontrar-se em algum carter comum que tenham as modificaes em geral. H motivos para crer a priori que a transformao universal do homogneo para o heterogneo assenta em alguma lei da transformao.

Fixadas estas premissas, passemos a enunciar a lei que a seguinte: Toda a fora ativa produz mais de uma transformao: toda a causa produz mais de um efeito.

Para bem compreender esta lei, apresentemos alguns exemplos: quando um corpo choca com outro, representamos o efeito do choque, ordinariamente, na mudana de posio ou de movimento dum dos ditos corpos ou dos dois. Mas, basta um momento de reflexo para nos convencermos de que esta uma vista superficial e muito incompleta da questo. Alm disso o resultado mecnico visvel produz um som, ou, para falar mais propriamente, uma vibrao num dos corpos ou em ambos e no ar que os circunda, de tal modo que, em determinadas circunstncias, isto o que consideramos como efeito. Mas, o ar no s vibrou, como se produziram nele vrias correntes pela passagem dos corpos. Por outro lado, as partculas dos corpos, prximas do ponto do choque, mudam de lugar, condensando-se nalguns casos visivelmente, s vezes com libertao de calor. No raro que se liberte uma fasca, isto , que se produza luz pela incandescncia do ponto em que se deu o choque, e esta incandescncia costuma associar-se a combinaes qumicas.

Assim, pois, a fora mecnica inicial empregada no choque produziu cinco espcies de modificaes, e at mais, em certos casos. Acendamos uma vela. O primeiro fenmeno que se observa uma combinao qumica devida elevao de temperatura. Iniciado o processo de combinao h formao contnua de gua, cido carbnico, etc., tudo isto muito mais complexo do que o calor que a sua primeira causa. Este processo de combinao acompanhado de calor e luz; origina-se tambm uma coluna ascendente de gases quentes e outras correntes no ar circundante.

A decomposio duma fora em outras foras no pra aqui: cada uma das modificaes produzidas , por sua vez, causa doutras. O cido carbnico produzido combina-se com diversos gases, ou, sob a influncia dos raios solares, d o seu carbono s folhas de alguma planta. A gua modifica o estado higromtrico do ar que a rodeia e, se as correntes de gases quentes que contm chocam com um corpo frio, condensar-se-o, alterando a temperatura e, possivelmente, o estado qumico da superfcie que cobrem. O calor produzido funde o sebo subjacente e dilata tudo o que aquece. A luz, incidindo sobre diferentes corpos, modifica a sua cor. Estas aes secundrias ramificam-se noutras at que se tornam inapreciveis, e assim sucessivamente. Nenhum caso pode citar-se em que uma fora ativa no desenvolva outras de diferentes espcies, nem que deixe de pr em

movimento cada uma destas em novos grupos de foras. O efeito sempre mais complexo do que a causa.

O leitor ter previsto j, sem dvida, o rumo da nossa argumentao. Esta maneira de se multiplicarem os resultados que se observam em qualquer acontecimento atual, deve ter existido desde o princpio, e tanto nos grandes fenmenos do universo como nos mais insignificantes. A lei, segundo a qual cada fora ativa produz mais de uma transformao, nasce como corolrio inevitvel de que em todos os tempos tenha havido uma crescente complicao de fatos. Desde j podemos ver que houve sempre na criao uma transformao incessante do homogneo no heterogneo, e que essa transformao ainda continua. Devemos, porm, examinar a verdade exposta, em todos os seus pormenores (1).

Sem dar hiptese da nebulosa mais valor do que o devido, no obstante as suas muitas probabilidades de certeza, voltemos de novo a nossa ateno para o desenvolvimento do sistema solar (2). A mtua atrao dos tomos duma massa difusa cuja forma no simtrica, produz no s a condensao mas tambm a rotao, pois a gravitao gera simultaneamente as duas foras centrpeta e centrfuga. Enquanto a condensao e o movimento de rotao aumentavam progressivamente, a aproximao dos tomos era causa necessria duma constante elevao da temperatura. Elevando-se ainda mais esta temperatura aparece a luz, e, por fim, aparece uma esfera de revoluo composta de matria fluida que irradia intenso calor e luz, um sol.

H boas razes para crer que, como conseqncia da grande velocidade tangencial e da conseqente fora centrfuga adquiridas pelas partes exteriores da massa nebulosa, ao condensar-se, deveriam desprender-se periodicamente anis giratrios que, ao romper-se, deram origem a novas massas; estas, no processo da sua evoluo, repetiram os mesmos fenmenos j expostos, produzindo-se deste modo os planetas e os seus satlites, hiptese muito verosmil se atendermos aos anis de Saturno.

Se chegasse a demonstrar-se, satisfatoriamente, que os planetas e os satlites se formaram como dissemos, ter-se-ia uma prova importante dos numerosos efeitos heterogneos produzidos por uma causa primria homognea; em qualquer caso, porm, basta-nos consignar o fato de que a atrao mtua das partculas da massa nebulosa irregular produz os fenmenos da condensao, da rotao, do calor e da luz.

Segue-se, como conseqncia da hiptese da nebulosa, que a terra, a princpio, devia encontrar-se em estado incandescente; mas seja esta hiptese verdadeira ou no, a incandescncia primitiva da terra pode estabelecer-se, por induo, com tantas probalidades de acerto que doutrina hoje geralmente admitida pelos gelogos. Consideremos, em primeiro lugar, os atributos astronmicos deste globo fundido. Devido ao movimento de rotao, achata-se-lhe a forma e alternam o dia e a noite, ao mesmo tempo que aparecem, sob a influncia da lua, as mars aquosas e atmosfricas. A inclinao do seu eixo produz a precesso dos equincios e a diferena de estaes que coexistem e se sucedem, simultaneamente, na superfcie da terra. Portanto patente a multiplicao dos efeitos. Vrias diferenciaes devidas gradual diminuio do calor foram j consignadas, como a formao duma crosta, a solidificao de elementos sublimados, a precipitao da gua, etc., pelo que s devemos record-los para fixar que so efeitos simultneos duma causa nica, a diminuio do calor.

Todavia, permita-se-nos agora observar as inumerveis transformaes que derivam da persistncia dessa causa nica. O arrefecimento da terra provoca a sua contrao. Eis porque a crosta slida, primeiramente formada, demasiado grande, e, como no pode sustentar-se por si mesma, segue o ncleo. Mas uma camada esferoidal no pode adaptarse a um esferide mais pequeno sem se romper; sobrevm, pois, pregas e roturas, como se observam na pele duma ma quando a parte carnosa diminui por causa da evaporao. Conforme o frio aumenta e se vai tornando maior a crosta, as rugas produzidas pelas novas contraes so cada vez maiores at se levantarem em forma de vales e montanhas; e os ltimos sistemas de montanhas assim formados no s ho-de compreender as cordilheiras mais altas mas as mais extensas, e tal , com efeito, o que encontramos ao estudar a orografia terrestre. Assim, prescindindo doutras foras que tambm produzem modificaes, vemos a grande heterogeneidade que na superfcie da terra uma s causa a perda de calor originou; heterogeneidade que se desenvolveu tambm, segundo nos mostra o telescpio, na superfcie da lua, onde faltam os agentes aquosos e atmosfricos.

Temos ainda que mencionar outra espcie de heterogeneidade na superfcie da terra, desenvolvida simultaneamente e de modo semelhante. Enquanto a crosta da terra foi muito delgada, as rugas produzidas pelas suas contraes seriam muito insignificantes e os espaos entre elas adaptar-se-iam facilmente ao esferide lquido interno, pelo que a gua, ao condensar-se nas regies rticas e antrticas, se distribuiria igualmente. Mas desde que a crosta, adquirindo mais espessura, aumentou proporcionalmente em resistncia as linhas

de fratura nela produzidas, de quando em quando, deveriam tornar-se cada vez mais separadas; a surpefcie intermdia adaptar-se-ia ao ncleo com menos uniformidade, e, deste modo, apareceriam reas mais extensas de terra e gua.

Se tomarmos uma laranja e a envolvermos com papel de seda, observaremos a pequenez das rugas e a igualdade das superfcies intermdias; mas se fizermos uso dum papel forte, notaremos maior elevao das rugas, ao mesmo tempo que maior extenso dos espaos em que o papel no se adapta laranja. Nesta experincia se v claramente como, medida que a camada slida da terra se tornou mais espessa, tiveram de ser maiores as reas de elevao e depresso. Em lugar de ilhas, espalhadas mais ou menos homogeneamente num mar que tudo envolve, apareceria gradualmente a distribuio heterognea de continentes e oceanos que hoje conhecemos.

Estas duplas modificaes na extenso e na elevao dos terrenos acarretou outra heterogeneidade de nova espcie: queremos referir-nos s orlas martimas. A princpio, a igualdade da superfcie teria formado nos limites do oceano costas simples, regulares; mas mais adiante, as eminncias, rochas e cadeias de montanhas formadas, apresentariam, ao emergir do mar, um contorno muito irregular tanto no aspecto geral como nos pormenores.

Observe-se o sem-nmero de fenmenos geolgicos e geogrficos, lentamente produzidos por uma causa nica, a contrao da terra.

Quando, dos agentes que os gelogos chamam gneos, passamos aos aquosos e atmosfricos, vemos a mesma complicao de efeitos sempre crescente. A ao destrutora do ar e da gua modificou, desde o princpio, a superfcie da terra, produzindo inmeras e diferentes modificaes. A oxidao, o calor, o vento, as geadas, as chuvas, as neves, os rios, as mars, as ondas originaram desintegraes contnuas, diversas em espcie e importncia, de acordo com as circunstncias locais. Produzida num solo grantico, a ao destes agentes pouco aprecivel em certos pontos; noutros, produzem-se eroses, de que derivam montes de resduos e calhaus; e, em alguns, depois de decompor o feldspato em argila branca, arrasta-a juntamente com o quartzo e a mica e deposita-a em leitos quer fluviais quer martimos. Quando o terreno simultaneamente de formao gnea e sedimentria, o fenmeno produz modificaes mais heterogneas. Como a desintegrao se produz em graus diferentes, so cada vez maiores as irregularidades na superfcie. No

sendo igual a constituio dos terrenos banhados pelos rios, este arrastam para o mar elementos diversos, em diferentes combinaes, e assim se formam novos estratos de composio diferente.

Aqui podemos ver um exemplo muito simples da verdade, que depois examinaremos em casos mais complexos, segundo a qual a heterogeneidade dos resultados proporcional heterogeneidade do objeto ou objetos sobre os quais a fora opera. Um continente de estrutura complicada, com muitos estratos irregularmente distribudos, de nvel distinto e inclinados em todos os ngulos, deve oferecer, sob a ao das mesmas causas destrutoras, grande soma de efeitos variados: cada regio ser modificada de maneira diversa; cada rio arrastar diferente espcie de detritos; as correntes, as mars e as outras foras que atuam nas costas distribuiro de maneira diversa cada depsito; e a multiplicao dos efeitos ser evidentemente maior onde maior seja a complexidade da superfcie.

No nos incumbe pormenorizar a gnese das interminveis e complicadas modificaes descritas pela geologia e pela geografia fsica; no obstante, podemos notar como a verdade geral de que toda a fora ativa produz mais do que uma alterao comprovada pelos efeitos das mars, das correntes martimas, da distribuio do calor e das chuvas, etc.; e, como explanao desta verdade em relao ao mundo inorgnico, permita-se-nos considerar quais seriam as conseqncias de alguma revoluo csmica importante, por exemplo a submerso da Amrica Central.

As conseqncias imediatas desta perturbao seriam, por si mesmas, suficientemente complexas. Alm das inumerveis deslocaes de estratos, das irrupes de matria gnea, da propagao das vibraes dos terramotos em milhares de quilmetros de circunferncia, de terrveis exploses e da libertao de gases, o Atlntico e o Pacfico precipitar-se-iam a encher o espao vazio, chocando entre si ondas enormes que atravessariam ambos os oceanos e produziriam milhares de modificaes ao longo das costas; ao mesmo tempo, as ondas atmosfricas correspondentes, sofreriam a influncia das correntes formadas em torno de cada vulco e das descargas eltricas que acompanhariam tais fenmenos. Mas estes efeitos transitrios seriam insignificantes comparados aos permanentes. As complicadas correntes do Atlntico e do Pacfico modificar-se-iam em direo e em potncia. Modificar-se-ia a disposio das linhas isotrmicas, no s nos continentes vizinhos mas tambm na prpria Europa. Alterar-seiam as mars. Modificar-se-ia a periodicidade, a fora e a direo dos ventos. A chuva no cairia, provavelmente, nas mesmas pocas nem na mesma proporo que hoje, em todos

os pases. Em suma, as condies meteorolgicas alterar-se-iam, mais ou menos, em todas as direes, num espao de milhares de quilmetros.

Assim, prescidindo do infinito nmero de transformaes que as mudanas climatolgicas produziram na flora e na fauna, tanto martimas como terrestres, o leitor compreender a imensa heterogeneidade de resultados que derivam duma fora nica quando esta se produz numa rea anteriormente complexa, e facilmente deduzir que, desde o princpio, a multiplicidade de fenmenos aumenta com rapidez crescente.

Antes de mostrar como o progresso orgnico depende tambm da lei universal, que estabelece que toda a fora produz mais de uma modificao, ser conveniente fixarmonos na manifestao desta lei noutra espcie de progresso inorgnico, ou seja o progresso qumico. As causas gerais donde derivou a heterogeneidade da terra, fisicamente considerada, produziram simultaneamente a sua heterogeneidade qumica. Sem insistir no fato geral de que as foras provocadoras da variedade e complexidade das formaes geolgicas punham em contato, ao mesmo tempo, elementos que anteriormente no estavam em condies favorveis para unir-se, com o que se multiplicava o nmero de compostos qumicos, passemos a considerar as complicaes mais importantes, derivadas do arrefecimento da terra.

H poderosas razes para crer que os elementos no se podem combinar a um calor excessivo. Com as temperaturas elevadas que artificialmente se podem produzir desaparecem certas afinidades, como, por exemplo, a do oxignio e a do hidrognio, e a maior parte dos compostos qumicos resiste muito menos.

Mas deixando de lado a induo muito provvel de que, no primeiro estado de incandescncia da terra, nenhuma combinao qumica nela havia, basta ao nosso propsito observar que os compostos que resistem s mais elevadas temperaturas e que, portanto, deviam ter-se formado primeiramente, quando a terra arrefeceu, so tambm os mais simples. Os protxidos, incluindo neste nome os lcalis, as terras, etc., so como classe, os mais notveis compostos que se conhecem; muitos deles resistem ao calor mais intenso que podemos produzir. Formados estes corpos pela unio de um tomo de cada um dos elementos componentes, so as combinaes mais simples e s num grau menos homogneas do que os prprios elementos. Mais heterogneos que eles, menos estveis e tambm posteriores na histria da terra, so os bixidos, os trixidos, os perxidos, etc.,

onde dois, trs, quatro ou mais tomos de oxignio se unem com um tomo de metal ou de outro elemento.

Maior a heterogeneidade dos hidratos: nestes, une-se um tomo de hidrognio com um de outro corpo e os tomos do composto contm pelo menos elementos de quatro espcies diferentes. Ainda mais heterogneos e menos estveis so os sais que nos apresentam tomos compostos cada um de outros cinco, seis, sete, oito, dez, doze ou mais, que correspondem a trs espcies, pelo menos. Mas, precisamente os sais hidratados, cuja heterogeneidade to grande, so os menos estveis e experimentam uma decomposio parcial a mais baixas temperaturas; em seguida vm os sobre-sais e os sais duplos, mais heterogneos e, ao mesmo tempo, menos estveis.

Portanto, sem entrar em pormenores, para os quais nos falta espao, cremos que nenhum qumico negar que lei geral das combinaes inorgnicas que a sua estabilidade diminua medida que aumente a sua complexidade, supondo que as outras condies sejam iguais.

Se passamos a examinar os compostos orgnicos, vemos tambm comprovada em maior nmero de exemplos a lei de que maior heterogeneidade corresponde menor estabilidade. Um tomo de albumina, por exemplo, consta de quatrocentos e oitenta e dois tomos de corpos diferentes; a fibrina, de constituio mais complexa, contm, em cada tomo, 298 de carbono, 40 de azoto, 2 de enxofre, 228 de hidrognio e 92 de oxignio, isto , 660 tomos, ou, para falar com mais propriedade, equivalentes. E estas duas substncias so to instveis, que se decompem a temperaturas ordinrias, como aquela a que se expe a carne que se queira assar. Assim, evidente que a atual heterogeneidade qumica da superfcie terrestre aumentou por graus, na medida em que o arrefecimento o permitiu, manifestando-se sob trs formas: primeira, multiplicao dos compostos qumicos; segunda, complexidade crescente destes compostos, com respeito ao nmero dos seus elementos; terceira, variedade progressiva nas mltiplas propores em que estes elementos se combinam.

Seria ir muito longe afirmar que o progresso na heterogeneidade qumica se deve apenas a uma s causa a diminuio do calor pois certo que para ela tambm contriburam os agentes aquosos e atmosfricos, como tambm a afinidade entre os prprios elementos. Deve ter havido mais de uma causa, sendo o arrefecimento a mais geral ou a mais influente de todas; e nota-se, com efeito, que nos fatos expostos (excetuando talvez o primeiro),

assim como nos que vamos agora apresentar, as causas so mais ou menos compostas. Muito poucas transformaes haver que possam atribuir-se por completo, com segurana lgica, a um s agente, prescindindo-se das condies permanentes ou transitrias sob as quais este opera. Mas como esta observao no afeta, na realidade, o nosso argumento, preferimos, para maior simplicidade, exprimir-nos segundo o uso corrente.

Se nos objetarem que a causa que apontamos nas transformaes referidas perda de calor no uma fora mas a ausncia duma fora, respondemos que verdade. Propriamente falando, as transformaes devem atribuir-se s foras que entram em ao quando as antagnicas deixam de atuar. Mas, embora haja falta de exatido quando se diz que a congelao da gua se deve perda do seu calor, disto no deriva qualquer erro prtico; de forma que bem se nos pode permitir a mesma liberdade de expresso ao referirmo-nos multiplicao dos efeitos. No entanto, a objeo serve para que atendamos ao fato de que assim como a ao duma fora produz mais de uma transformao, o mesmo sucede com a sua extino; e isto sugere-nos a idia de que talvez a expresso mais correta do nosso princpio geral deva ser: toda a transformao seguida de muitas outras.

Reatando o fio da nossa exposio, examinemos como no progresso orgnico impera o mesmo princpio, devendo advertir-se que temos aqui mais dificuldade em demonstrar a sua existncia, apesar de ter sido onde primeiramente se comprovou a evoluo do homogneo para o heterogneo. O desenvolvimento da semente at se converter em planta, e do vulo at se transformar em animal, caminha por graus to insensveis, e as foras que o determinam so to ocultas e difceis de apreciar, que mal se pode notar a multiplicao de efeitos, por outro lado muito visvel. No entanto, guiando-nos por provas indiretas, chegaremos certamente concluso de que tambm aqui impera a lei de que tratamos.

Notemos, em primeiro lugar, como so numerosos os efeitos que uma transformao bem ntida produz, por exemplo, num ser humano. Um rudo alarmante, a vista de certos objetos, alm das impresses conseqentes nos sentidos e nos nervos, podem produzir um estremecimento, uma alterao na fisionomia, um tremor devido relaxao muscular, um suor brusco, palpitaes no corao, a subida do sangue cabea e talvez a paralisao dos movimentos do corao e at uma sncope; e se o temperamento dbil, talvez uma indisposio com o seu grande cortejo de sintomas complicados. O mesmo sucede nos casos de doena. Pequenssima poro de vacina introduzida no organismo, em certos casos, no primeiro perodo, produzir rigidez, calor na pele, acelerao no pulso, sujidade

na lngua, perda de apetite, sede, mal-estar no epigastro, vmitos, dor de cabea, dores nas costas e nos membros, debilidade muscular, convulses, delrios, etc.; no segundo perodo, erupo cutnea, extenuao, pontadas, dor de garganta, inchao das amgdalas, salivao, tosse, rouquido, dispnia etc., e no terceiro perodo, inflamaes edematosas, pneumonia, pleurisia, diarria, inflamao do crebro, oftalmia, erisipela, etc., sendo, por outro lado, cada um dos sintomas enumerados, mais ou menos complexo. Os medicamentos, certos alimentos e a mudana de ares podem tambm citar-se como exemplos de coisas que produzem mltiplos efeitos.

Basta considerar que as muitas transformaes assim produzidas por uma s fora num organismo adulto, deveriam, em parte, ser paralelas que se pode verificar num organismo embrionrio, para nos convencermos de que tambm neste a evoluo do homogneo para o heterogneo se deve atribuir produo de numerosos efeitos por cada causa simples. O calor exterior e outros agentes que determinam as primeiras diferenciaes do germe podem, atuando sobre estas, dar origem a outras, que, por sua vez, se diversificaro, e assim sucessivamente; por tal forma que cada rgo que se desenvolve contribui para aumentar, com as suas aes e reaes sobre os outros, a complexidade do conjunto. As primeiras palpitaes do corao de um feto favorecem o desenvolvimento de todos os membros. Cada tecido, ao crescer, tomando do sangue certos elementos em propores determinadas, tem que modificar, necessariamente, a constituio do mesmo sangue, e muito mais a h-de modificar a nutrio de todos os tecidos. A ao do corao pressupe certas perdas e torna necessrio o aumento, no sangue, dos elementos consumidos, fato que h-de influir no resto do sistema, e dar origem, talvez, como alguns supem, aos rgos excretrios. As relaes que os nervos estabelecem entre as vsceras multiplicaro as influncias recprocas destas, e assim em todo o resto.

Como mais provvel ainda, aparece-nos esta idia ao recordar o fato de que um mesmo germe pode realizar a sua evoluo de forma distinta, conforme as circunstncias. Assim, durante o primeiro perodo, o embrio carece de sexo, e depois macho ou fmea, segundo as foras que atuam sobre ele. Por outro lado, provou-se que a larva de uma abelha pode transformar-se em abelha mestra, se a tempo se substitui o seu alimento pelo que se d s larvas destas ltimas abelhas. Mais notvel ainda o caso de alguns entozorios. O ovo duma tnia posto na sua regio natural, que a dos intestinos, adquire a forma bem conhecida das suas congneres; mas se se aloja, como sucede com freqncia noutra parte do organismo, transforma-se numa espcie de bolsa, a que os naturalistas chamam o equinococcus, to diferente da tnia no aspecto e estrutura que s depois de cuidadosas investigaes se conseguiu provar que uma e outra tinham a mesma origem.

Todos estes exemplos pressupem que cada progresso no embrio deriva da ao de foras incidentes atuando sobre a complexidade antes desenvolvida.

realmente fcil encontrar a priori razes que induzam a crer que a evoluo segue esta marcha. Sabemos que nenhum germe, quer animal quer vegetal, contm o mais leve rudimento, sinal ou indicao do seu desenvolvimento futuro; hoje, com o microscpio, sabemos que o primeiro processo que se desenvolve em todo o germe fecundado o da diviso e subdiviso espontneas deste germe, processo que termina com a produo duma massa de clulas e nenhuma das quais apresenta carter especial; verificados estes fatos, no nos fica outro recurso que no seja o de supor que a organizao parcial que num certo momento subsiste no embrio em desenvolvimento, se transforma, por virtude das foras que atuam sobre ele, na fase seguinte de organizao, e esta noutra, e assim sucessivamente, aumentando incessantemente em complexidade, at alcanar a ltima forma. Assim, apesar da delicadeza das foras e da lentido dos resultados impedirem a demonstrao de modo direto, de que as fases de heterogeneidade crescente, por que passa o embrio, derivam das numerosas transformaes originadas por uma causa nica, todavia, h poderosas provas indiretas de que, com efeito, assim sucede.

J notamos a grande quantidade de efeitos que uma fora capaz de produzir num organismo adulto, e que igual fenmeno se verifica em todo o organismo, no tempo do crescimento, temo-lo observado em vrios casos bem significativos; temos notado, alm disso, que a propriedade que germes semelhantes tm de se converter em formas dessemelhantes pressupe que as transformaes sucessivas de ditos germes consistem em novas mudanas que recaem noutras mudanas anteriores, e vimos, por ltimo, que, carecendo os germes de uma estrutura originria, seria imcompreensvel o seu desenvolvimento posterior, desde que no se explicasse do modo exposto. Todavia, no se creia que, com o que fica dito, se explica a produo duma planta ou dum animal; encontramo-nos ainda nas trevas a respeito dessas misteriosas propriedades por virtude das quais o germe, submetido a diversas influncias, sofre mudanas especiais, onde comea a srie das suas transformaes. Tudo o que se pode dizer que, dado um germe que possua estas propriedades misteriosas, a sua evoluo depende, possivelmente, dessa multiplicao de efeitos, por ns reconhecida, pelo menos nas esferas observadas, como causa do progresso.

Se deixarmos o desenvolvimento individual das plantas e animais e passarmos a considerar o da fauna e da flora terrestres, a nossa argumentao volta a ser clara e simples. Por muito

que, conforme afirmmos na segunda parte do nosso trabalho, os fatos fragmentrios que a paleontologia at agora acumulou no nos autorizem, em absoluto, a dizer que no decurso dos perodos geolgicos apareceram, sucessivamente, organismos e sistemas de organismos cada vez mais heterogneos, vamos ver, todavia, como sempre deve ter havido uma tendncia para que tal se produzisse. O fato de nascerem numerosos efeitos duma causa nica, por virtude da qual aumentou, sucessivamente, a heterogeneidade da terra, produziu tambm a heterogeneidade crescente da sua flora e da sua fauna, tanto individual como coletivamente consideradas. Um exemplo bastar para evidenci-lo.

Suponhamos que, por uma srie de perturbaes como as que sabemos produzidas de longe a longe, se levantasse, pouco a pouco, o arquiplago ndico at formar um continente, com uma cadeia de montanhas ao longo do eixo de elevao. A primeira perturbao, as condies fsicas em que se desenvolvem as plantas e os animais de Bornu, de Sumatra, da Nova Guin, etc., experimentariam ligeiras modificaes. O clima, em geral, sofreria alteraes na temperatura, na humidade e na periodicidade das suas mudanas, ao mesmo tempo que se multiplicariam as diferenas locais.

Em primeiro lugar, estas modificaes afetariam de modo quase inaprecivel a flora e a fauna da regio. A mudana de nvel produziria novas modificaes nas plantas e nos animais, modificaes que se estenderiam a espcies inteiras ou a diferentes membros da mesma espcie, conforme as circunstncias. As plantas que s crescem na orla do mar, em localidades determinadas, deixariam de existir. Outras, que s podem viver em stios muito midos, no caso de subsistirem, sofreriam notveis modificaes no aspecto. Por outro lado, seriam ainda maiores as diferenas nas plantas que gradualmente aparecessem nos terrenos sados do mar. Os animais e os insetos que se alimentassem destas plantas, assim modificadas, sofreriam alteraes derivadas da alimentao e do clima; e as alteraes que sofressem aumentariam quando, pela extino duma espcie de plantas, tivessem que pedir o sustento a outra espcie semelhante.

No decurso das muitas geraes que se sucederiam, at se produzir nova perturbao, organizar-se-iam as modificaes produzidas nas vrias espcies, adaptando-se estas, mais ou menos, s novas condies. A perturbao seguinte causaria modificaes orgnicas mais profundas, donde nasceriam divergncias muito maiores em relao s formas primitivas, o mesmo se verificando com as sucessivas perturbaes.

Observe-se agora que a revoluo resultante no se limitaria substituio de mil espcies, mais ou menos modificadas, por outras mil espcies primitivas: em vez destas mil espcies primitivas apareceriam milhares de espcies ou de variedades ou de formas diferentes. Distribuindo-se cada espcie numa rea de alguma extenso e tendendo, continuamente, a colonizar esta nova rea, os seus indivduos estariam sujeitos a diferentes sries de transformaes. As plantas e os animais que se dirigissem para o equador no seriam afetados do mesmo modo que os que seguissem em direo oposta. Os que se aproximassem das novas costas experimentariam transformaes diferentes daqueles que se aproximassem das montanhas. Portanto, cada raa primitiva de organismos seria o tronco de outras raas, mais ou menos diferentes dela e diferentes entre si; e se bem que algumas destas chegassem a extinguir-se, muitas sobreviveriam perturbao seguinte, diversificando-se, por sua vez, como as anteriores. s modificaes originadas pela mudana de alimentos e de condies fsicas, haveria que acrescentar, em muitos casos, as devidas mudana de costumes. A fauna de cada ilha, povoando, passo a passo, os terrenos novamente aparecidos poderia pr-se em contato com as faunas de outras ilhas, e alguns membros destas talvez no fossem parecidos aos correpondentes das primeiras. Os herbvoros, encontrando-se ao lado de novas feras, teriam que empregar meios de defesa ou de fuga diferentes dos antes usados, e simultaneamente as feras modificariam a sua maneira de perseguir e de atacar. Sabemos que, quando as circunstncias o exigem, se operam nos animais transformaes desta natureza, como tambm que, se tais transformaes chegam a ser dominantes, podem alterar em certo grau a sua organizao.

Notemos agora uma nova conseqncia. Alm da tendncia de cada raa de organismos para se diferenciar noutras raas, descobre-se a tendncia para a produo ocasional de organismos superiores. Tomadas em conjunto, as variedades nascidas das novas condies fsicas e dos novos hbitos, mostram numerosas transformaes em gnero e em grau; mas estas transformaes no ho-de constituir, necessariamente, um progresso. Provavelmente, na maior parte dos casos, o tipo modificado no ser nem mais nem menos heterogneo que o primitivo. s vezes, sendo os novos hbitos de vida mais simples que os anteriores, aparecer uma estrutura menos heterognea, e haver, portanto, retrocesso. Mas deve acontecer que encontrando-se algum grupo da espcie em condies que o submetam a circunstncias mais complexas e reclamem, por conseguinte, uma atividade mais desenvolvida, alguns dos seus rgos se diferenciem mais e a sua estrutura chegue a ser mais heterognea.

Daqui resulta que, no curso natural das coisas, haver, de tempos a tempos, um certo aumento na heterogeneidade da flora e fauna terrestres, e nas raas individuais nelas

compreendidas. Omitindo explicaes de pormenor e sem esquecer que h particularidades que no podemos precisar agora, julgamos evidente que as mutaes geolgicas tenderam para tornar cada vez mais complexas as formas da vida, quer as consideremos em separado quer coletivamente. As mesmas causas que originaram a evoluo da crosta terrestre, no sentido do simples para o complexo, determinaram uma evoluo paralela na vida que existe sua superfcie. Neste caso, como nos precedentes, vemos que a passagem do homogneo para o heterogneo se conforma ao princpio universal de que toda a fora ativa produz mais que uma transformao.

As dedues anteriores, fundadas nas verdades admitidas na geologia e nas leis gerais da vida, ganham extraordinariamente, em crdito, quando se observa que esto de harmonia com uma induo que se apoia em experincias diretas. Precisamente, a diferenciao duma raa em muitas, que supomos se verificou durante os perodos geolgicos, sabemos que se verificou tambm nos perodos pr-histrico e histrico, tanto no homem como nos animais domsticos. A multiplicao de efeitos que supomos ter sido produzida pelo primeiro fenmeno, tambm foi produzida pelo ltimo. Causas particulares como a fome, o excesso de populao, e a guerra ocasionaram, periodicamente, disperses do gnero humano e dos seres que dele dependem, dando origem, cada uma delas, a novas variedades de tipos. Que se derivem ou no todas as raas humanas de um s tronco, a filologia mostra claramente que cada um dos grupos de raas que hoje fcil distinguir provm duma s raa, e que a disperso duma raa em climas e condies de existncia diferentes originou muitas formas modificadas da mesma.

Outro tanto pode dizer-se dos animais domsticos. Embora nalguns casos como o dos ces talvez possa ser discutida a comunidade de origem, noutros, contudo como o dos carneiros e gado do nosso pas evidente que as diferenas de clima, de alimentao e de tratamento transformaram uma raa primitiva em muitas outras to distintas que produziram variedades hbridas. Alm disso fcil observar, atravs de efeitos nascidos de causas nicas, um aumento, segundo tnhamos inferido, no s da heterogeneidade geral mas tambm duma heterogeneidade especial. Nas divises e subdivises da raa humana, h transformaes que no constituem um progresso; algumas pressupem antes um retrocesso; mas inegvel que muitas criaram tipos heterogneos. O homem civilizado separa-se muito mais do arqutipo do seu grupo que o selvagem. Assim, a frmula da lei e causa do progresso que, por falta de provas, se deve estabelecer, hipoteticamente, com respeito s formas primitivas da vida no nosso globo, pode comprovar-se com os fatos referentes s ltimas formas.

Se o progresso do homem para uma maior heterogeneidade se explica pela multiplicao de efeitos devidos a uma causa nica, todavia mais fcil aplicar este princpio ao progresso social. Consideremos o desenvolvimento duma organizao industrial. Quando algum indivduo duma tribo mostra especial aptido para fabricar um objeto de uso geral, como, por exemplo, uma arma, que antes cada um fabricava para si, nasce neste indivduo uma tendncia para a diferenciao, como construtor de armas. Os seus companheiros, guerreiros e caadores, sentem quanto lhes importa o ter as melhores armas possveis, e, como conseqncia, no deixaro de oferecer a este homem hbil o que tenham, para que fabrique armas para eles. Ele, por seu turno, tendo no s aptido especial mas tambm inclinao para as construir, pois o talento para uma coisa e o desejo de se ocupar nela caminham geralmente unidos, sente-se muito predisposto para aceitar semelhantes encargos, quando lhe oferecem alguma recompensa adequada e, sobretudo, porque se sente lisonjeado no seu amor prprio. Uma vez iniciada, esta especializao da sua atividade acentua-se mais, de dia para dia; e enquanto ele se aperfeioa pela prtica contnua, a aptido dos seus companheiros diminui na mesma proporo, por falta de exerccio. De forma que as influncias que determinam esta diviso de trabalho so cada vez maiores duma e doutra parte, e a heterogeneidade incipiente subsiste, em muitos casos, durante toda a gerao ou talvez mais.

Observe-se que este processo no s divide a massa social em duas partes, uma que monopoliza ou quase monopoliza o exerccio duma funo determinada, e outra que perdeu o hbito e, de certo modo, a faculdade de a desempenhar, mas que ao mesmo tempo tambm o ponto de partida doutras diferenciaes. O progresso que descrevemos supe a introduo da troca, pois o fabricante de armas querer ser pago com os artigos que mais lhe convenham em cada caso, e habitualmente no necessitar de artigos de uma s espcie mas sim de vrias espcies; no necessitar s de esteiras, peles ou utenslios de pesca, mas sim duns e de outros, e pedir sempre aquilo de que mais necessite.

Que resultar daqui? Se entre os membros da tribo h diferenas de aptido para fabricar estas vrias coisas, como quase certo, o armeiro pedir a cada um os objetos que melhor saiba fazer, a este redes, quele esteiras. Mas o que trocou as suas esteiras ou as suas redes ter que fazer outras para seu uso, e cada vez mais se desenvolver a sua peculiar aptido. Portanto, as aptides singulares que, em escasso grau, distinguiriam, a princpio, cada indivduo da tribo, necessariamente se ho-de ir desenvolvendo. Se as transaes se repetem, as diferenas de habilidade chegaro a ser apreciveis. E acabem ou no por

transformar determinados indivduos em nicos construtores de certos artigos, claro que estas diferenciaes influem na maneira de ser da tribo: a causa nica primitiva produz no s o duplo efeito indicado, mas tambm numerosos efeitos secundrios semelhantes em gnero, embora menores em grau.

Este processo, cujos sinais podem observar-se nos grupos de escolares, no produzir conseqncias permanentes numa tribo que no tenha lugar fixo; mas quando se desenvolve numa tribo j estabelecida e numerosa, os seus resultados perpetuam-se e aumentam de gerao em gerao. A uma maior populao corresponde maior pedido de cada objeto, com o que cresce, de dia para dia, a complexidade de funes nos indivduos e nas classes, adquirindo a especializao carter mais definido onde j existe e fixando-se onde apenas esteja iniciada.

Estes resultados multiplicam-se com a crescente necessidade dos meios de subsistncia numa populao numerosa, vendo-se cada pessoa obrigada, mais ou menos, a ocupar-se daquilo para que tem mais aptido; o progresso industrial ganha com isso, assegura-se a produo futura e favorece-se o desenvolvimento da populao, fato que volta a influir no mesmo sentido que antes, de forma que evidente a multiplicao de efeitos. Graas a estes estmulos nascem novas ocupaes. Rivalizando entre si, os produtores procuram oferecer melhores artigos, o que os leva a descobrir processos aperfeioados ou mais excelentes matrias primas. Na fabricao de armas ou de folhas cortantes, a substituio da pedra pelo bronze aumenta consideravelmente o pedido feito ao primeiro que emprega este metal e o artfice v-se obrigado a consagrar todo o seu tempo preparao do bronze de que necessita para os artigos que vende, tendo que encarregar outros da fabricao dos mesmos. A produo do bronze, a que eventualmente teve de dedicar-se, vai-se diferenciando, por graus, das restantes ocupaes e chega, s por si, a ser um ofcio.

Vejamos agora as transformaes que nascem desta outra, e como se ramificam. Depressa se substitui a pedra pelo bronze, no s nos artigos onde primeiramente se usou mas tambm em muitos outros, como, por exemplo, armas, instrumentos cortantes, e utenslios de vrias espcies, refletindo-se, por conseguinte, a influncia do seu emprego em diversas manufaturas. Origina tambm novos processos onde estes utenslios se empregam, bem como nos produtos resultantes, modificando a edificao, as obras de carpintaria, o vesturio e os adornos das pessoas. Por outro lado, d origem a numerosas manufaturas, que antes eram desconhecidas, por no haver matria apropriada para fabricar as ferramentas necessrias. Todas estas transformaes elevam a massa, aumentando a

habilidade manual, a inteligncia e o bem estar dos trabalhadores, e melhorando os hbitos e os gostos gerais. Assim, a transformao duma sociedade homognea noutra heterognea , sem dvida, conseqncia do princpio enunciado, segundo o qual nascem muitos efeitos duma s causa.

Os limites do atual ensaio no nos permitem seguir este processo atravs da sua incipiente complexidade. Noutro caso, ser-nos-ia fcil fazer ver como s mesmas causas se deve a localizao de indstrias especiais em determinados pontos dum pas, assim como a extraordinria subdiviso do trabalho na fabricao de cada objeto. Procurando exemplos aplicveis ao caso, poderamos registrar grande nmero de transformaes, tanto materiais como intelectuais e morais, trazidas pela imprensa, e as no pequenas nem escassas produzidas pela descoberta da plvora. Mas deixando de lado as fases intermdias do desenvolvimento social, indiquemos alguns exemplos de casos recentes. Para acompanharmos, por exemplo, os efeitos do vapor nas suas diferentes aplicaes s minas, navegao e a toda a indstria, precisaramos de entrar em pormenores inumerveis; por isso nos circunscreveremos ltima encarnao do seu poder, a locomotiva.

Esta, como causa imediata do nosso sistema de caminhos de ferro, transformou o aspecto do pas, os rumos do comrcio e os hbitos gerais. Observemos, primeiramente, a complicada srie de modificaes que precedem a construo dum caminho de ferro: os preparativos, as reunies pblicas, os estudos das sees, a interveno parlamentar, os planos litografados, as memrias, as notcias e depsitos locais, as informaes, etc., coisas que determinam inmeras transaes e a necessidade do trabalho de muitas pessoas, como engenheiros, inspetores, litgrafos, agentes parlamentares, etc., e at a criao de ocupaes novas, como a dos encarregados das aes e outras.

Fixemo-nos, depois, nas transformaes que nascem do caminho de ferro em construo: h que fazer os traados, as nivelaes, aberturas de tneis, estudos de curvas, construo de pontes e de estaes, instalao do balastro, das travessas e dos carris, fabricao de mquinas, tenders, carruagens e vages; tudo isto infui em numerosos ramos do comrcio, no aumento da importao de madeira, na explorao de pedra, no fabrico de ferro, na extrao do carvo, nos fornos de tijolo, criando-se uma variedade de indstrias especiais, cujos anncios se encontram semanalmente no Railway Times, e inmeras ocupaes novas, como sejam as de maquinistas, fogueiros, encarregados de limpeza, agulheiros, fiscais da via, etc.

Observando, a seguir, as modificaes ainda mais numerosas e complicadas que, ao fim dalgum tempo, se produzem na comunidade com um caminho de ferro em explorao, vemos que, pela sua influncia, se modifica, mais ou menos, a organizao de todos os negcios: a facilidade das comunicaes permite que o prprio interessado faa aquilo que outrora confiava a comissionados; estabelecem-se agncias onde antes no poderiam subsistir; recebem-se os gneros dos estabelecimentos que vendem por junto, embora estejam distantes, em vez de se receberem dos estabelecimentos de retalho mais prximos, e possvel usar artigos cujo uso se tornava difcil antes, por falta de meios rpidos de transporte. Por outro lado, a rapidez e o baixo custo dos portes, tendem a especializar cada vez mais as indstrias prprias de cada regio, e fazem que cada manufatura se estabelea onde as vantagens locais lhe prometam maior prosperidade.

Desta forma, a diminuio dos preos dos transportes, facilitando a distribuio dos produtos, nivela e baixa os preos, de forma que se tornam acessveis, a muitas pessoas, diversos artigos que antes estavam fora do seu alcance por causa do preo elevado, aumentando-se, deste modo, as comodidades que todos disfrutam. Por outro lado, generaliza-se o costume de viajar. Pessoas que nunca tinham pensado em se deslocar dum certo ponto fazem excurses anuais s praias, visitam os amigos que vivem longe, empreendem viagens de recreio, o que muito benfico para a sade, para a sensibilidade e para a inteligncia. Alm disso, a transmisso mais rpida das cartas e das notcias multiplica as trocas e pode dizer-se que, assim, se acelera o pulso da vida nacional. Mas no s isto; tambm daqui deriva uma ampla difuso da literatura barata em virtude das bibliotecas dos caminhos de ferro e dos anncios afixados nas carruagens, fato que prepara o caminho para ulteriores progressos.

Todas as numerosas transformaes brevemente indicadas so conseqncia da inveno locomotora. O organismo social aumenta em heterogeneidade por causa das muitas ocupaes novas que se criam e da especializao de outras que j existiam; no h comerciante que no tenha que modificar, mais ou menos, os seus costumes mercantis, e pouca gente haver a quem a mudana produzida no afete nos seus atos, pensamentos e emoes.

Poderia citar-se grande quantidade de outros exemplos para confirmao da mesma verdade. Qualquer influncia que venha a atuar sobre a sociedade produz numerosos

efeitos, aos quais se deve o aumento da heterogeneidade social: assim o comprova a histria do comrcio, dos costumes e das crenas; no julgamos necessrio, todavia, acumular mais provas.

H, porm, um fato em que devemos insistir. Referimo-nos afirmao que antes fizemos segundo a qual os efeitos se multiplicam tanto em nmero como em espcie, na mesma proporo que cresce em heterogeneidade a rea a que uma fora se aplica. Entre as tribos primitivas que primeiro conheceram o cautchu, esta descoberta produziu muito poucas transformaes; pelo contrrio, deram-se tantas entre ns, que para fazer a sua histria foi preciso um livro especial (3). Se se estabelecesse o telgrafo eltrico na homognea e pouco numerosa comunidade das Hbridas, pouco resultado se obteria, ao passo que foram imensos os obtidos na Inglaterra. A organizao relativamente simples da sociedade, sob a qual viviam os nossos antepassados de h cinco sculos, teria sofrido muito ligeiras modificaes com um acontecimento semelhante ao ocorrido recentemente em Canto; mas as medidas legislativas adotadas hoje, por causa deste acontecimento, daro lugar a milhares de modificaes complexas, cada uma das quais originar muitas outras.

Se o espao de que dispomos o permitisse, prosseguiramos a argumentao, expondo os mais delicados resultados da vida civilizada. Assim como vimos que a lei do progresso, a que obedecem o mundo orgnico e o inorgnico, tambm a que rege a linguagem, a escultura, a msica, etc., poderamos demonstrar agora que essa lei tambm a verdadeira causa que determina o progresso em todos os casos que acabmos de mencionar. fcil demonstrar, detalhadamente, que o progresso duma cincia impulsiona as restantes; a astronomia, por exemplo, aproveitou-se das descobertas da tica, dando origem astronomia microscpica e auxiliando o desenvolvimento da fisiologia; tambm a qumica, indiretamente, fez progredir os nossos conhecimentos acerca da eletricidade, do magnetismo, da biologia e da geologia, ao passo que a eletricidade, por sua vez, influiu nos estudos qumicos, nos do magnetismo, nas descobertas relativas luz, ao calor e a muitas leis da atividade nervosa.

O mesmo sucede na literatura. Por exemplo: os Mistrios so a origem do nosso drama moderno e influenciaram a poesia e a fico; o primitivo dirio de notcias deu nascimento infinidade de formas da literatura peridica, que, por sua vez, originaram progressos notveis noutras manifestaes literrias.

A influncia exercida por uma nova escola de pintura, como a dos pr-rafaelistas, sobre as demais, os recursos que a arte pictrica tira da fotografia, os complexos resultados das novas doutrinas crticas, como as de Ruskin, so outros tantos exemplos desta multiplicao de efeitos.

Mas seria abusar da pacincia do leitor o perseguir, nas suas diversas ramificaes, todos estes agentes transformadores, com tanto maior motivo quanto certo que, desde tal ponto, comeam a ser de tal modo complicados e sutis que muito difcil pormenoriz-los.

Cremos ter concludo a nossa empresa. As imperfeies e a inevitvel falta de dados que nos imps a brevidade do estudo no destroem a nossa tese. Os pormenores omitidos no invalidariam as nossas indues. Por mais que num caso no haja provas suficientes para demonstrar a lei do progresso, todas as probabilidades concorrem, no obstante, para fazer presumir que lhe aplicvel o mesmo que ao resto da criao. Embora, ao traar a gnese do progresso, precisssemos de falar, com freqncia, de causas complexas como se fossem causas simples, inegvel, contudo, que tais causas so mais homogneas do que os seus resultados. A crtica dos pormenores nada afirma contra o nosso argumento geral.

Uma srie interminvel de fatos demonstra que todo o progresso, seja de que natureza for, parte do homogneo para o heterogneo, assim se verificando que uma transformao causa de outras. E muito significativo que, onde os fatos so mais exeqveis e em maior nmero, seja mais visvel esta verdade.

No obstante, com o fim de no ir mais alm do ponto a que nos levam as nossas provas, contentar-nos-emos com dizer que tais so a lei e a causa de todos os progressos conhecidos. Desde que se estabelea, solidamente, a hiptese da nebulosa, ser evidente que o Universo inteiro, do mesmo modo que cada organismo particular, foi primitivamente homogneo; e, quer seja considerado como um todo, quer se observe nos seus pormenores, desenvolve-se, incessantemente, no sentido duma heterogeneidade maior que aumenta sem cessar. Ento se ver que, nas modificaes a princpio verificadas, a decomposio de toda a fora empregada se resolveu, como agora ocorre, em vrias foras que, dia a dia, se tornaram mais complicadas; que este aumento da heterogeneidade continua e h-de prosseguir; e que, deste modo, o progresso no um acidente, no est sujeito ao poder humano, mas, sim, uma necessidade benfica.

Acrescentaremos algumas palavras para fixar o alcance ontolgico do nosso raciocnio. Provavelmente, alguns vero no exposto uma tentativa para resolver as grandes questes em que, atravs dos tempos, a filosofia se tem embrenhado. No os deixemos enganar-se; s os que no conhecem nem o fim nem os limites da cincia podem cair em erro to grave. As generalizaes precedentes tm valor, no para a gerao das coisas em si mesmas, mas sim para a sua gnese tal como se apresenta conscincia humana. Depois de tudo o que ficou dito, o derradeiro mistrio fica to oculto como antes. O conhecimento de tudo o que explicvel no pode fornecer-nos outra coisa alm duma luz mais clara para ver o muito de inexplicvel que h por detrs. Por muito que reduzamos a equao aos seus termos mais simples, nunca poderemos resolv-la; pelo contrrio, aparece mais evidente a impossibilidade de desembaraar a incgnita.

Embora primeira vista o no parea, a investigao livre procura dar alicerce mais firme a toda a verdadeira religio. Os tmidos sectrios, alarmados ante os progressos do conhecimento, obrigados a abandonar, uma por uma, as supersties dos seus avs e vendo, diariamente, as suas amadas crenas mais abaladas, tm o medo secreto de que algum dia possam explicar-se todas as coisas; daqui nasce o horror que a cincia lhes inspira, com o que do mostras do menos justificado de todos os temores, o de que a verdade seja m. Mas o verdadeiro homem de cincia, contente com seguir as inspiraes da verdade, convence-se mais profundamente, a cada nova descoberta, de que o Universo um problema insolvel. Assim, no mundo interior como no exterior, encontra-se no meio de perptuas modificaes, das quais no pode descobrir nem o fim nem o fundamento. Se, aventurando-se a pensar na evoluo das coisas, se permite aceitar a hiptese de que a matria existiu, primeiramente, em forma difusa, v, em seguida, a impossibilidade de conceber como chegou a semelhante estado; se, igualmente, reflexiona sobre o futuro, no encontra limites imensa sucesso de fenmenos que se apresentam sua contemplao. Se se volta para o seu interior, percebe que os dois extremos do fio da conscincia esto fora do seu alcance; no pode saber quando nem como comeou esta conscincia, nem examinar como a tem num momento dado, pois s quando o estado de conscincia passou que pode ser objeto de pensamento e no no momento em que se produz.

Quando, depois, transfere a sua ateno, da sucesso dos fenmenos, internos ou externos, para a sua natureza essencial, reconhece a mesma impotncia. Embora resolva todas as propriedades das coisas em manifestaes de foras, no pode determinar a natureza destas foras; pelo contrrio, quanto mais se esfalfa por consegui-lo, mais se

confunde; do mesmo modo, embora a anlise das aes mentais o leve, em ltimo termo, s sensaes, como os elementos primitivos onde nasce todo o pensamento nada adianta com isto; porque no lhe dado, em ltima instncia, compreender o que sensao nem mesmo como esta possvel.

Por conseguinte, no externo como no interno, v mistrios inescrutveis em sua natureza e em sua gnese fundamentais. Por isso observa que a discusso entre materialistas e espiritualistas simples guerra de palavras; uns e outros caem no absurdo de supor que compreendem o que ao homem impossvel decifrar. As suas investigaes, qualquer que seja a direo que tomem em face do incognoscvel, fazem-lhe perceber, cada vez mais claramente, a impossibilidade de penetrar to profundos mistrios. Convence-se, ao mesmo tempo, da grandeza e da pequenez da inteligncia humana, do seu poder em tudo o que est dentro da esfera da experincia, e da sua impotncia perante o que transcende esta esfera. Sente, mais vivamente do que ningum, o imcompreensvel do fato mais simples, considerado em si mesmo. Apenas v que o conhecimento absoluto impossvel; apenas conhece que, sob todas as coisas, palpita um mistrio impenetrvel.

FIM

You might also like