You are on page 1of 25

pergunta:O Oriente Mdio, territrio de expanso e domnio rabes, foi formado por numerosos povos de origens tnicas diferentes

que, convertidos religio islmica, formaram o Imprio Otomano. Com relao ao Oriente Mdio, julgue os seguintes itens. (0) Aps a Primeira Guerra Mundial, o crescente colonialismo europeu sobre os pases rabes deveu-se posio estratgica desses pases em referncia rota comercial pelo Mar Vermelho, tornando-se importante o controle do Canal de Suez. (1) A unificao de todos os pases rabes pelo PanArabismo e pela religio islmica possvel, devido aos fortes laos de unidade e nacionalismo existentes entre esses povos. (2) Violentos conflitos pela posse de territrios eclodem em toda a regio, vinculados dominao poltica das grandes potncias, que partilharam os territrios, formando novos pases, sempre de acordo com os prprios interesses, no considerando as questes tnicas e polticas locais.

resposta: VFV pergunta:Braslia, cidade planejada para ser a capital do pas, tombada pela UNESCO como Patrimnio Cultural da Humanidade, apresenta hoje a maioria dos problemas de uma grande cidade. A respeito de Braslia, julgue os itens seguintes. (0) Uma das justificativas para a transferncia da Capital da Repblica da cidade do Rio de Janeiro para Braslia foi a interiorizao do povoamento brasileiro. (1) Desde o incio da construo de Braslia, os migrantes de baixa renda vm sendo direcionados para as reas perifricas devido a polticas institucionais que visam sua integrao cidade, ao seu encaminhamento ao mercado de trabalho de acordo com a sua qualificao e melhoria de suas condies de vida. (2) De acordo com o ltimo censo demogrfico realizado pelo IBGE, Braslia assumiu uma posio de grande cidade, com mais de um milho e meio de habitantes, ao lado das principais capitais brasileiras.

resposta: VFV pergunta:Na Europa, o primeiro experimento de importncia, no mbito da cooperao interestados, foi o BENELUX (Blgica, Holanda e Luxemburgo), em 1948, cujo sucesso fez com que outros Estados se unissem, formando a Organizao para a Cooperao Econmica Europia (OCEE) que, em 1958, levou implementao da Comunidade Econmica Europia (CEE). Com a adeso

crescente dos pases do Oeste europeu proposta de uma unio no apenas econmica, mas tambm social e cultural, iniciou-se, em 1992, o estabelecimento da Unio Europia (UE), concretizada no ano seguinte. Apesar de a UE representar um passo importante para a unio dos pases europeus, restam ainda vrias questes a resolver. Nesse sentido, os impedimentos mais srios a uma efetiva integrao socioeconmica e cultural da Unio Europia incluem: (1) variaes ambientais ao longo do continente; baixa taxa de natalidade, que fora a Europa a depender de imigrantes asiticos e africanos; e desigualdades econmicas e sociais entre os pases europeus do Norte e do Sul. (2) diferentes prticas e polticas agrcolas entre os Estados europeus; receio de que a Alemanha (o pas mais populoso e produtivo da Europa) domine os demais; e desejo da Turquia (Estado de maioria islmica) de integrar a Unio Europia, com o apoio de alguns de seus membros. (3) diferenas lingsticas entre os Estados europeus; desigualdades econmicas entre os pases do Leste e do Oeste, e receio de uma islamizao da Europa, com a incorporao dos povos muulmanos do Leste.

resposta: FVF pergunta:Na construo da nova ordem internacional, verifica-se a crescente influncia das religies, em suas vertentes fundamentalistas. Assim, o Isl e o Judasmo esto constantemente em evidncia, tornando-se necessrio melhor entender tais fenmenos religiosos. Julgue os itens adiante, relativos a esse assunto. (1) O fundamentalismo um fenmeno essencialmente islmico, que se expressa em Israel, no Ir, na Arglia e no Egito. (2) Todo rabe islmico. (3) O mundo islmico inclui Indonsia, Bangladesh e Nigria, possuindo redutos em pases tais como Inglaterra, Frana, Alemanha e Estados Unidos. (4) Egito, Israel, Jordnia e OLP j aderiram oficialmente ao processo de paz no Oriente Mdio.

resposta: FFVV pergunta:Os recentes acontecimentos no Leste europeu mostram o ressurgimento, do ponto de vista macroscpico, de um fenmeno conhecido como IRREDENTISMO, ou seja: a demanda, por parte de minorias lingsticas, tnicas e religiosas, por uma autonomia, parcial ou absoluta, nos

mbitos poltico, econmico e cultural, em relao aos Estados dos quais fazem parte, bem como pela unio com seus congneres. A respeito de alguns Estados do Leste europeu, que, em razo desses acontecimentos, aparecem continuamente na mdia, julgue os itens seguintes. (1) A Iugoslvia, Estado criado aps a I Guerra Mundial, com diferentes grupos tnicos e culturais, desintegrou-se na dcada de 90, formando os Estados da Eslovnia, Crocia, Bsnia, Srvia-Montenegro (ou Iugoslvia) e Macednia. (2) A fragmentao da antiga Tcheco-Eslovquia no se concluiu com a criao de duas repblicas, a Tcheca e a Eslovaca. Uma minoria persa, situada no Sul da Eslovquia, ainda demanda autonomia e busca aproximao com o Iraque. (3) A Albnia, Estado que vive em clima de grande tenso popular devido derrocada de sua economia, composta por dois grupos tnicos que j se confrontaram no passado: uma maioria albanesa, em sua maior parte islmica, e uma minoria grega, catlica ortodoxa, que mantm laos culturais e religiosos com a Grcia. (4) Na Moldova (antiga Moldvia), a maioria da populao de origem rabe, o que faz com que esse Estado, situado entre a Romnia e a Ucrnia, seja um reduto do mundo islmico na Europa.

resposta: VFVF pergunta:At cerca de vinte anos atrs, o Japo dominava, de forma soberana, a geografia industrial do Sudeste da sia. Todavia, nas duas ltimas dcadas, surgiram competidores, em escala ainda reduzida, sua hegemonia econmica: Coria do Sul, Formosa (Taiwan), Hong Kong e Singapura. Esses Estados possuem vantagens de cunho geogrfico que os auxiliaram a se colocar em posies econmicas privilegiadas. Julgue os itens a seguir, relativos a esses Estados. (1) A Coria do Sul, situada em uma pennsula que faceia o Japo e que possuidora de grandes centros industriais (fabricando desde automveis a pianos, computadores e calculadoras), e a Coria do Norte (produtora de equipamentos pesados) teriam, juntas, melhores condies de competir com o Japo, graas diversificao da produo e facilidade de escoamento desta para o mercado internacional. (2) Formosa, um gigante industrial localizado em uma ilha, produz bens que necessitam de importaes macias de matria-prima de origem chinesa e que so distribudos ao mercado internacional por intermdio da frota mercante da China. (3) Hong Kong, colnia britnica localizada em territrio chins, valeu-se de seu superpovoamento, para criar indstrias com base em mo-de-obra facilmente disponvel e barata, e de sua localizao costeira, para efetuar a

distribuio dos bens produzidos. (4) Localizada na ponta da Pennsula Monglica, a ilha de Singapura especializou-se no setor quaternrio da economia.

resposta: VFVF pergunta:A formao de um mercado comum na regio do Cone Sul da Amrica, MERCOSUL, obedece aos ditames do capitalismo globalizado. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. (1) O uso de novas tecnologias na produo industrial e agrcola mais disseminado nos pases desenvolvidos, tornando a produo latino-americana no-competitiva no mercado internacional. (2) Com a formao da Unio Europia (UE) e do Acordo Norte-Americano de Livre Comrcio (NAFTA), a economia da regio geogrfica da Amrica do Sul ficou na dependncia de um desses dois blocos econmicos para realizar suas transaes financeiras no mercado internacional. (3) O MERCOSUL foi criado para incentivar a exportao de matria-prima, demandada em grande quantidade pelo mercado mundial, gerando, assim, maior renda para os pases membros. (4) formao de blocos econmicos regionais, tais como a UE, o NAFTA e o MERCOSUL, deu-se devido ao que se denomina uma verdadeira guerra comercial pelo controle dos principais mercados consumidores do planeta, agora livre da Guerra Fria.

resposta: VFFV pergunta:A cidade o local que melhor evidencia o poder do homem de adaptar-se e mesmo de construir ambientes. Como qualquer outro ambiente, a cidade deve ser mantida em equilbrio, ainda que de forma artificial. Com relao questo ambiental urbana, julgue os itens adiante. (1) A cidade um ambiente antrpico. (2) Ao conjunto de fatores essenciais vida, sade e ao conforto humanos nas cidades denomina-se ecologia urbana. (3) O campo e a cidade apresentam relaes de complementaridade que formam um grande ecossistema, caracterizado por fluxos de matria e energia entre um e outro. (4) No campo, em regies distantes das cidades, encontram-se as ilhas de calor.

resposta: VVVF pergunta:A figura a seguir representa o mapa da distribuio mundial da populao, em que as regies de maior concentrao de habitantes correspondem s reas mais escuras. (imagem abaixo) Com o auxlio do mapa, julgue os itens seguintes. (1) As reas de maior concentrao de populao mostradas no mapa relacionam-se a processos intensos de industrializao desencadeados a partir da Revoluo Industrial. (2) Condies climticas muito severas so causas que explicam certas reas de vazios demogrficos existentes no mundo. (3) O Canad tem uma populao predominantemente rural. (4) As zonas centrais de todos os continentes no apresentam grandes adensamentos populacionais por serem, tradicionalmente, utilizadas em atividades de agricultura e pecuria. (5) O pas mais populoso tambm aquele que apresenta a maior densidade demogrfica.

resposta: FVFFF pergunta:A humanidade sempre viveu sob o signo do medo. O homem primitivo tinha todo um universo desconhecido e misterioso que temer. O homem moderno encontrou explicaes cientficas para muito do que parecia sobrenatural, estabeleceu uma convivncia com as foras desapoderadas da natureza, porem no s explicou ou resolveu tudo, como, ele prprio, se encarregou de criar novas fontes de pavor. Estivemos beira do holocausto atmico. A Guerra Fria terminou, o que no impede a permanncia de uma dzia de potncias nucleares com os seus arsenais, para qualquer emergncia. Deixou de haver uma URSS sempre

pronta a apertar o boto nuclear, mas o destino da Rssia liberalizada vive hoje sob as incertezas da precria sade de Boris Yeltsin. E ainda nos sobram os Estados terroristas, agindo na sombra, sem nenhum compromisso com uma ordem mundial pacificada. E que dizer dos desastres atmicos, como Chernobyl? Augusto Marzago, O DEGELO DA ANTRTICA In Folha de S. Paulo, 26/2/97, 1 Caderno, p. 3. (com adaptaes) O texto anterior remete a questes pertinentes ao mundo de hoje. Analisando algumas das transformaes ocorridas nos ltimos tempos, Julgue os itens que se seguem. (1) A chamada Guerra Fria constituiu um perodo histrico em que vrios pases, potncias econmicas mundiais, dividiam o poder internacional. (2) A expresso "Rssia liberalizada" refere-se ao enfraquecimento do Estado totalitrio, a partir da implementao de reformas polticas e econmicas na Unio Sovitica, as quais significaram o enfraquecimento do partido comunista. (3) Tendo recebido macios investimentos para a pesquisa durante o perodo da Guerra Fria, a energia nuclear enfrenta, hoje, fortes resistncias quanto ao seu uso, em face de problemas como militarismos, atividades terroristas, lixo atmico e risco de acidentes.

resposta: FVV pergunta:A humanidade sempre viveu sob o signo do medo. O homem primitivo tinha todo um universo desconhecido e misterioso que temer. O homem moderno encontrou explicaes cientficas para muito do que parecia sobrenatural, estabeleceu uma convivncia com as foras desapoderadas da natureza, porem no s explicou ou resolveu tudo, como, ele prprio, se encarregou de criar novas fontes de pavor. Estivemos beira do holocausto atmico. A Guerra Fria terminou, o que no impede a permanncia de uma dzia de potncias nucleares com os seus arsenais, para qualquer emergncia. Deixou de haver uma URSS sempre pronta a apertar o boto nuclear, mas o destino da Rssia liberalizada vive hoje sob as incertezas da precria sade de Boris Yeltsin. E ainda nos sobram os Estados terroristas, agindo na sombra, sem nenhum compromisso com uma ordem mundial pacificada. E que dizer dos desastres atmicos, como Chernobil? Como se no bastasse, o homem engendrou o terror ecolgico. Desflorestou, desertificou, converteu terras frteis em reas infecundas, abriu caminho para as grandes e destruidoras enchentes, para as enormes eroses, para as agresses devastadoras biodiversidade. Teve o poder de poluir a atmosfera, de esburacar a protetora camada de oznio, industrializando e consumindo produtos ecologicamente mal administrados. O fim do mundo tem sido um terna recorrente na tradio

dos povos. Entretanto, na era moderna, fora das hipteses do holocausto nuclear, as estimativas de prazo para o desaparecimento natural da Terra contavam-se em bilhes de anos. A conta j no essa, quando se fala, por exemplo, em degelo da Antrtica. O horizonte de encerramento da aventura humana fica visvel demais, j d para sentir na pele. Vamos torcer por um grande erro de clculo da ecossinistrose, ao mesmo tempo cruzando os dedos para que os predadores da natureza tomem juzo. Augusto Marzago, O DEGELO DA ANTRTICA In Folha de S. Paulo, 26/2/97, 1 Caderno, p. 3. (com adaptaes) Quanto s questes ambientais, o autor do texto anterior prossegue, dando nfase aos desequilbrios que j alcanam escala mundial. A respeito do tema, julgue os itens a seguir. (1) Enchentes, que ocorrem em muitas localidades brasileiras, so sempre fenmenos naturais, sem relao com desequilbrios ambientais provocados pelo homem. (2) A desertificao pode ser causada por atividades humanas, como, por exemplo, o desflorestamento, o mau uso dos recursos hdricos e a agricultura imprudente. (3) O oznio uma forma de oxignio composta de trs tomos (0), cujas molculas so criadas pela ao da radiao solar, possuindo um papel fundamental na vida terrestre, ao absorver grande parte da radiao ultravioleta presente na luz solar.

resposta: FVV

UnB 1997
pergunta:Analise os grficos termopluviomtricos a seguir, nos quais os retngulos escuros dizem respeito aos ndices pluviomtricos (mm) e as curvas representam a variao trmica (C). (imagem abaixo) Acerca dos grficos, julgue os seguintes itens. ( ) I corresponde a um clima quente, com uma pronunciada estao seca de agosto a novembro. ( ) I revela uma grande amplitude trmica anual, com mdias acima de 24C. ( ) II apresenta indicadores do clima subtropical, a exemplo do que existe na regio Sul do Brasil. ( ) II revela a ocorrncia de chuvas regularmente distribudas durante o ano.

resposta: FFVV
origem:Unb-1997 tpico:Geopolitica-Internacional sub-grupo:Geopoltica da Amrica do Sul

0 comentrios clique para inserir

pergunta:Os territrios compreendidos entre a fronteira do Mxico com os Estados Unidos e o limite sul do Chile e da Argentina com o Oceano Atlntico so conhecidos como Amrica Latina. Levando em conta as caractersticas geogrficas e os problemas polticos e econmicos pertinentes a essa regio do globo, julgue os itens a seguir. (1) Dependncia econmica e grandes desigualdades sociais so caractersticas que marcam os pases da Amrica Latina. (2) H, na referida regio, territrios sob a tutela da GrBretanha, da Frana e dos Estados Unidos. (3) A localizao geogrfica da Amrica Central e do Mar do Caribe, frente s grandes rotas de navegao, um importante fator no contexto geopoltico da regio. (4) A Revoluo Cubana libertou o pas das presses norteamericanas que se faziam devido sua localizao geogrfica estratgica.

resposta: VVVF
origem:Unb-1997 tpico:Questoes-ambientais-Brasil sub-grupo:Biodiversidade

pergunta:O mapa adiante representa os domnios morfoclimticos brasileiros estabelecidos por Aziz Nacib Ab Saber. (imagem abaixo) Com relao s caractersticas gerais que permeiam tais domnios, julgue os itens, seguintes. (1) Os solos aluviais encontrados no domnio I so de baixa fertilidade, em funo da intensa lixiviao existente. (2) No domnio II, podem ser encontrados rios intermitentes. (3) Devido ocorrncia de uma estao seca e outra chuvosa no domnio III, tem-se um clima semi-rido. (4) A expresso mares de morros, referente ao domnio IV,

0 comentrios clique para inserir

diz respeito a formas policonvexas de relevo, conhecidas como meias-laranjas. (5) A Mata de Araucria encontrada no domnio V, sendo uma das vegetaes naturais mais preservadas do pas. (6) No domnio VI, predomina a vegetao campestre.

resposta: FVFVFV
origem:Unb-1997 tpico:Economia-Brasil sub-grupo:Agropecuria

0 comentrios clique para inserir

pergunta:Devido s condies de solo e de clima nordestinos, no final do sculo XVII, o Brasil era o maior produtor de fumo do mundo; no sculo XVIII, aquela produo cedeu lugar de algodo, que, naquele mesmo sculo, deixou de ter importncia para a formao econmica e territorial brasileira. Entre as razes que tiveram influncia sobre a queda da produo algodoeira do Brasil no sculo XVIII, encontra(m)-se: (1) as alteraes climticas ocorridas no Nordeste, que no mais permitiram o sistema manual de colheita do algodo, ento empregado por meio da mo-de-obra escrava. (2) o emprego, pelos Estados Unidos, de mquinas de descaroamento que agilizaram e maximizaram o volume de sua colheita algodoeira. (3) o ataque macio de insetos, que a tecnologia da poca no conseguiu exterminar, ocorrido nas plantaes de algodo-moc, principalmente entre a Paraba e o Rio Grande do Norte, na regio do Serid.

resposta: FVF
origem:Unb-1997 tpico:Geografia-Humana sub-grupo:Urbanizao Brasileira

pergunta:Leia os trechos seguintes, extrados e adaptados do artigo "Em Estado de Ebulio", Publicado no dia 16 de maro de 1997, no Correio Braziliense. No incio do ms, o Senado Federal aprovou, por 69 votos favorveis, um contrrio, e uma absteno, o projeto de lei complementar que cria a Regio Metropolitana do Entorno (...). Na prtica, o que foi aprovado apenas autoriza o Governo Federal a criar condies de integrar as aes

0 comentrios clique para inserir

administrativas de 21 municpios de Gois e Minas Gerais com as do Distrito Federal (...). Tambm tramita no Senado Federal, mas ainda no chegou ao plenrio, a proposta de emenda Constituio Federal que cria o Estado do Planalto Central e prev que daqui a dois anos o Distrito Federal tenha um quinto do territrio atual (...) e fique restrito ao Plano Piloto, Lagos Sul e Norte, Guar, Cruzeiro, Ncleo Bandeirante, Candangolndia e parte do Parano. Com o auxlio do texto, julgue os itens que se seguem. (1) O Entorno do Distrito Federal composto exclusivamente pelas cidades-satlites. (2) A proposta de criao do Estado do Planalto Central prev que o mesmo assimilaria algumas cidades hoje j existentes no Distrito Federal. (3) O Entorno do Distrito Federal composto exclusivamente por reas urbanas.

resposta: FVF
origem:Unb-1997 tpico:Territorio-Brasileiro sub-grupo:Cartografia Brasil

0 comentrios clique para inserir

pergunta:Durante a realizao da festa do Divino Esprito Santo, em Pirenpolis, muitos turistas deslocam-se para aquela cidade histrica. Considerando que, no mapa adiante, o percurso rodovirio indicado pela linha pontilhada mede 3,68 cm, calcule, em litros, a quantidade de combustvel que um veculo, consumindo, em mdia. 8 km/L, gasta para ir de Braslia a Pirenpolis, seguindo o percurso indicado. Desconsidere a parte fracionria de seu resultado, caso exista.

resposta: 23 L
origem:Unb-1997 tpico:Economia-Mundial sub-grupo:Politica Econmica

pergunta:A estrutura espacial do territrio norte-americano originou-se da modernizao industrial, ao trmino da Guerra de Secesso, que destruiu o poder poltico do Sul e promoveu a unidade social e econmica da nao, sob a hegemonia das elites do Norte. Com o auxlio desta

0 comentrios clique para inserir

afirmao, julgue os itens adiante. (0) A ocupao histrica do territrio norte-americano teve como foco inicial a costa do Pacfico, realizando-se, portanto, no sentido oeste-leste. (1) No seu incio, o desenvolvimento industrial norteamericano foi protegido por elevadas taxas alfandegrias e financiado pelas exportaes agrcolas. (2) A economia ps-industrial norte-americana assenta-se no domnio do capital financeiro, na expanso dos servios e do comrcio e na transferncia da fora de trabalho do setor secundrio para o tercirio.

resposta: FVV
origem:Unb-1997 tpico:Territorios-Internacionais sub-grupo:Hidrografia Internacional

pergunta:A qualidade das guas dos lagos - naturais ou artificiais - suscetvel deteriorao, como conseqncia das atividades humanas. Partindo desta afirmao, julgue os itens seguintes. (0) Uma forma de degradao fsica o assoreamento produzido por um aumento de sedimentos nos rios que alimentam os lagos, em virtude da urbanizao e da agricultura. (1) A eutrofizao dos lagos um processo natural e lento, produzido por processos geolgicos e biolgicos. (2) Nos ecossistemas lacustres, a fotossntese ocorre na zona profunda.

0 comentrios clique para inserir

resposta: VFF
origem:Unb-1997 tpico:Territorio-Brasileiro sub-grupo:Hidrografia Brasil

pergunta:Sabe-se que o desmatamento produz conseqncias sobre o clima da regio amaznica, causando impactos de diversas naturezas. Com relao a esses impactos, julgue os itens que se seguem. (0) O desmatamento, de maneira geral, modificar o tempo de permanncia da gua na bacia hidrogrfica, alterando os componentes do balano hdrico. (1) So previsveis inundaes mais intensas nas pocas chuvosas. (2) Espera-se um maior ndice de precipitao pluviomtrica em virtude do aumento dos processos de evaporao e de transpirao.

0 comentrios clique para inserir

resposta: VVF
origem:Unb-1997 tpico:Economia-Mundial

pergunta:O consumo de energia determinado pelo

sub-grupo:Fontes de Energia

modelo de desenvolvimento econmico e social adotado em cada pas. Com o auxlio desta afirmao, julgue os itens a seguir. (0) Nas sociedades primitivas, a fonte de energia bsica a fora muscular de seus integrantes. (1) No incio do sculo, o petrleo supria a totalidade das necessidades mundiais de energia. (2) A baixa qualidade do carvo mineral e uma estrutura de transporte deficiente foram fatores que dificultaram a produo e o consumo desse recurso energtico brasileiro. (3) Do ponto de vista ambiental, o programa governamental Prolcool favoreceu o desequilbrio ecolgico, ao fomentar a prtica da monocultura.

0 comentrios clique para inserir

resposta: VFVV
origem:Unb-1997 tpico:Economia-Brasil sub-grupo:Blocos Econmicos

0 comentrios clique para inserir

pergunta:A criao do Mercado Comum do Sul, MERCOSUL, representa uma mudana nos limites fsicos, econmicos e polticos. , na verdade a superao da escala nacional. Com relao a esse processo de integrao, julgue os itens adiante. ( ) No Brasil, o comrcio exterior representa a maior parcela da riqueza nacional. ( ) O ncleo geoeconmico do MERCOSUL a regio platina. ( ) As prioridades geopolticas do Chile explicam a sua adeso ao MERCOSUL. ( ) A posio geogrfica do Uruguai determina a sua condio de elo entre as principais potncias do Cone Sul.

resposta: FVFV
origem:Unb-1997 tpico:Economia-Mundial sub-grupo:Fontes de Energia

pergunta:Em Geografia, a ESCALA expressa a relao existente entre as dimenses apresentadas nos mapas e os seus valores reais correspondentes, no terreno. Partindo, desta afirmao, julgue os itens a seguir. (0) A escala de um mapa pode ser determinada a partir da comparao da distncia real entre dois pontos do terreno com a respectiva distncia grfica no mapa. (1) Uma escala ser tanto maior quanto menor for o valor do denominador da frao que representa. (2) A rea que representa um terreno, no mapa, aumenta medida que aumenta a escala deste. (3) Um centmetro em mapas de escala 1:12.500 corresponde a 125 km no terreno.

0 comentrios clique para inserir

resposta:

VVFF pergunta:Com relao diviso internacional do trabalho e aos fluxos internacionais de capital e de mercadorias, julgue os itens seguintes. (0) No Brasil, a indstria de autopeas cresceu apoiada nas demandas criadas pelas empresas multinacionais do setor automobilstico. (1) O peso das importaes brasileiras recai sobre produtos bsicos - matrias-primas e combustveis - e sobre bens de capital. (2) As regies do globo que concentram maior atividade produtiva tendem a canalizar para si o fluxo mais intenso de capitais e de mercadorias. (3) Atualmente, os pases so classificados, na diviso internacional do trabalho, pelos produtos que exportam ou importam, como, por exemplo, matrias-primas ou manufaturados. (4) O Brasil um pas de industrializao recente devido ao rpido crescimento industrial ocorrido somente aps a Segunda Guerra Mundial.

resposta: VVVFV
origem:Unb-1997 tpico:Economia-Brasil sub-grupo:Agropecuria

0 comentrios clique para inserir

pergunta:Apesar de o Brasil possuir recursos naturais e humanos indispensveis implantao de uma importante e prspera agricultura, no faltam distores, conflitos e degradao ambiental em seu espao rural. Com referncia atividade agrcola no pas, julgue os itens que se seguem. (0) A dimenso de um mdulo rural fixada de acordo com a regio e o tipo de explorao. (1) A expanso da fronteira agrcola, a partir dos anos 70, propiciou uma reforma na estrutura fundiria e uma distribuio mais justa de terras. (2) A organizao do trabalho nos minifndios baseia-se fundamentalmente na famlia, incluindo o proprietrio e seus dependentes, que trabalham sem remunerao. (3) As grandes propriedades, em geral, orientam as suas atividades para a produo de gneros alimentcios como forma de garantir o abastecimento da maioria da populao. (4) A queimada uma prtica agrcola rudimentar, j erradicada do pas.

resposta: VFVFF
origem:Unb-1997 tpico:Economia-Brasil sub-grupo:Indstrias

pergunta:Em 1970, a grande So Paulo tinha 43,5% das indstrias do pas, quantidade que caiu para 26,2% em 1990. O interior, [de So Paulo] h 26 anos, era dono de 14,7% das fbricas brasileiras. Duas

0 comentrios clique para inserir

dcadas depois, a regio [o interior paulista] tem 23% das plantas de transformao operando no pas. Com o auxlio das informaes contidas na citao anterior julgue os itens a seguir, relativos a industrializao brasileira. (0) Essa desconcentrao industrial deve-se basicamente ao que se chama de deseconomia de escala. (1) Na regio Sul do pas, verifica-se um arrefecimento nas atividades indstrias, em funo da transferncia de empresas para o interior paulista. (2) No contexto industriais brasileiro, So Paulo perdeu lugar para Minas Gerais, que desponta, hoje como maior plo industrial do pas. (3) Iseno de impostos, infra-estrutura urbana e oferta de energia esto entre os atrativos oferecidos pelos estados para a instalao de indstrias em seus municpios.

resposta: VFFV
origem:Unb-1997 tpico:Geografia-Humana sub-grupo:Populaes

0 comentrios clique para inserir

pergunta:A partir de 1950, as taxas de crescimento populacional mundial e regionais exibem considerveis mudanas de grande impacto no ambiente social e fsico dos pases. Com efeito, essas mudanas refletem transformaes no que diz respeito fertilidade e mortalidade que, em conjunto, determinam o crescimento da populao mundial. Com relao variao das taxas de mortalidade e de fertilidade mundiais, julgue os seguintes itens. (0) As causas verificadas para o declnio da fertilidade no mundo esto fortemente correlacionadas com a urbanizao, com as mudanas estruturais na fora de trabalho, com o aumento da escolaridade e com o acesso informao e aos meios contraceptivos. (1) A queda na taxa de mortalidade tem sido um fenmeno observado exclusivamente em pases desenvolvidos. (2) Pases da frica, como a Nigria e o Congo, esto entre os que apresentam as menores taxas de crescimento populacional no mundo, em funo da alta taxa de mortalidade existente.

resposta: VFF
origem:Unb-1997 tpico:Territorios-Internacionais sub-grupo:

0 comentrios clique para inserir

pergunta:A inter-relao funcional entre o Sol e a Terra de vital importncia, uma vez que a vida terrestre depende da energia solar. A respeito dos movimentos de rotao e de revoluo da Terra, que alteram constantemente a sua posio em relao ao Sol, julgue os itens a seguir.

(0) O movimento aparente do Sol, da Lua e das estrelas oposto ao verdadeiro sentido da rotao terrestre. (1) A variao da exposio da Terra luz solar influencia o movimento dos ventos. (2) Os raios solares que incidem na superfcie da Terra o fazem em diferentes ngulos de incidncia, de acordo com a latitude, o que se traduz em diferentes quantidades de absoro de calor por parte da

Terra.

resposta: VVV
origem:Unb-1997 tpico:Economia-Mundial sub-grupo:

0 comentrios clique para inserir

pergunta:Globalizao e regionalizao so processos em curso no mundo. Se, por um lado, a globalizao de mercados avana sobre fronteiras entre pases, por outro, a regionalizao cria barreiras com o objetivo de proteger, de fortalecer as grandes zonas internacionais estabelecidas. Com referncia s atuais tendncias, julgue os itens seguintes. (0) Na chamada nova ordem mundial, elimina-se a hegemonia de naes ou centros de poderio econmico, tecnolgico e polticoadministrativo, em face do processo de globalizao. (1) Um fato resultante da regionalizao a ocorrncia da produo e do consumo em um mesmo lugar. (2) Um efeito positivo da globalizao tem sido, com certeza, a diminuio da discrepncia, na qualidade de vida, entre a populao dos pases pobres e a pases ricos.

resposta: FFF
origem:Unb-1997 tpico:Questoes-ambientais-Brasil sub-grupo:Biodiversidade

0 comentrios clique para inserir

pergunta:O artigo 225 da Constituio Federal do Brasil declara que "Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, [sendo este] bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida...". Com base nas polticas ambientais do pas, julgue os itens que se seguem. ( ) A Floresta Amaznica brasileira, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a zona costeira so considerados patrimnio nacional, o que significa que deveriam permanecer intactos. ( ) As florestas e as demais formas de vegetao natural localizadas ao redor de lagoas, lagos ou reservatrios de L - naturais ou artificiais , so consideradas de preservao permanente, no podendo, em hiptese alguma, ser desmatadas, como forma de proteo contra a eroso. ( ) Aquele que explorar recursos minerais est obrigado a recuperar o meio ambiente degradado.

resposta: FVV
origem:Unb-1997 tpico:Geopolitica-Internacional sub-grupo:Geopoltica do Oriente Mdio

pergunta:Observe o mapa adiante. (imagem abaixo) Julgue os itens a seguir, relativos regio destacada.

0 comentrios clique para inserir

(0) Do ponto de vista natural, duas caractersticas marcam a regio: climas ridos e semi-ridos e a existncia de relevo acidentado na sua

poro setentrional. Tais caractersticas tiveram importncia nas estratgias utilizadas em vrios conflitos nela ocorridos. (1) A regio conhecida como o mundo rabe islmico. Nos ltimos anos, o islamismo tem sido apontado, entre as grandes religies, como a que apresenta maior crescimento em todo o mundo. (2) A importncia estratgica da regio est no fato de haver reas grandes produtoras e exportadoras de petrleo, bem como de possuir rotas de navegao importantes para o mundo. (3) Os conflitos religiosos existentes tm desdobramentos fora dos limites geogrficos da regio.

resposta: VVVV
origem:Unb-1997 tpico:Geografia-Humana sub-grupo:Populaes

0 comentrios clique para inserir

pergunta:O conhecimento das tendncias demogrficas de um pas merece ser objeto de estudo, em razo das suas implicaes nas demandas por polticas pblicas. De acordo com a anlise dos resultados do Censo Demogrfico de 1991 e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNDA) de 1992 e 1993, julgue os seguintes itens. (0) A regio Nordeste, ainda hoje, pode ser considerada como uma regio na qual se verifica perda de populao. (1) As regies Norte e Centro-Oeste so aquelas que apresentam os menores saldos positivos migratrios. (2) A reduo do peso relativo da populao jovem, em funo do declnio da fecundidade, combinada com aumentos graduais da expectativa de vida, culminou na diminuio da participao de adultos e idosos no total da populao brasileira. (3) O nmero mdio de filhos das mulheres brasileiras vem se reduzindo, entre outras causas, pelo uso de anticoncepcionais.

resposta: VFFV
origem:Unb-1998 tpico:Geografia-Humana sub-grupo:Populao Brasileira

0 comentrios clique para inserir

pergunta:O processo de expanso colonial europeu, iniciado no sculo XV, marca uma nova fase no mundo, com a expanso da economia, novos produtos, novos mercados e, principalmente, a circulao de pessoas entre diferentes regies geogrficas. No Brasil, no incio da colonizao, o portugus era a lngua apenas dos colonos, e o tupi era o idioma mais utilizado. Mas aos poucos, medida que

aumentava o interesse econmico da metrpole em relao colnia e principalmente por meio do ensino religioso da Companhia de Jesus, o portugus foi se firmando, e o tupi e as demais lnguas nativas e africanas foram sendo "empurradas para o esquecimento", o que ainda acontece nos dias de hoje, como mostra o texto abaixo. (...) o uso da lngua tupi chegou a ter certa importncia durante o perodo colonial e, por isso mesmo, a atemorizar as autoridades portuguesas que, em 1727, por meio de um ato legal, proibiram seu uso entre os colonos. (...) O captulo VII do ttulo VIII (Ordem Social) da nova Constituio Brasileira), especificamente destinado ao ndio, mostra-nos ainda muitas marcas de um tratamento discriminatrio. O artigo 231 faz referncia s lnguas indgenas, ao lado de costumes e tradies. Esse reconhecimento, entretanto, letra morta, na medida em que no implica a concesso de seu uso em nvel de igualdade com a lngua oficial do pas. (...) lvaro Jos de Souza. "Geografia e Lingustica: Dominao e Liberdade". SP, Contexto, p. 65-69, 1991 (com adaptaes). Com o auxlio dessas informaes, julgue os itens a seguir. (1) A Lingustica ajuda a entender condicionantes no s histricos como tambm geogrficos. (2) A lngua oficial de um Estado no necessariamente a de todas as naes que o compem. (3) Ao se estudar a Geografia lingustica, estudam-se tambm as formas de dominao cultural. (4) Como exemplo do "tratamento discriminatrio" (.8), pode-se citar o fato de, necessariamente, as reivindicaes dos ndios passarem, de alguma forma, pelo uso da lngua portuguesa. (5) Com o uso da expresso "letra morta" (.11), o autor reconhece que o tupi no mais uma lngua falada no Brasil.

resposta: VVVVF
origem:Unb-1998 tpico:Economia-Mundial sub-grupo:Politica Econmica

pergunta:Com o auxlio do texto, julgue os seguintes itens. (1) Na dcada de 70, a crise do petrleo, com base no Oriente Mdio, representou um grande aumento nos custos dessa fonte energtica, levando a uma reformulao da poltica econmica mundial. (2) Com a reorientao das economias japonesa e ocidental, devida crise do Oriente Mdio, os Tigres Asiticos se modernizaram tanto quanto o Japo. (3) O Japo perdeu suas bases produtivas com o deslocamento das indstrias tradicionais para os Tigres Asiticos: Coria do Norte, Coria do Sul, Formosa, Tailndia, Cingapura e Hong Kong.

0 comentrios clique para inserir

resposta: VFF
origem:Unb-1998

pergunta:Ainda com relao reestruturao da economia mundial

tpico:Economia-Mundial sub-grupo:Politica Econmica

aps a crise do petrleo da dcada de 70, julgue os itens que se seguem. (1) Ao contrrio dos Tigres Asiticos, os pases industrializados da Amrica Latina direcionaram seus esforos para a conquista de mercados externos, orientando suas exportaes apenas para produtos manufaturados em detrimento dos agrcolas. (2) Nos pases industrializados da Amrica Latina, foram criadas polticas que visavam atrair as filiais das grandes empresas estrangeiras para o interior das suas fronteiras nacionais. (3) Nos pases latino-americanos, houve uma interveno direta dos Estados na economia. (4) A dcada de 70 marcou o esgotamento do padro de desenvolvimento industrial do ps-guerra.

0 comentrios clique para inserir

resposta: FVVV pergunta:O trecho de reportagem transcrito abaixo remete ecloso de movimentos urbanos que envolvem aspectos quantitativos e qualitativos da urbanizao brasileira. Os lderes do Movimento dos Sem-Terra (MST) no Pontal vo formar militantes para os movimentos dos sem-teto que atuam na periferia das grandes cidades e confirmaram o seu interesse em estreitar as ligaes com os "sem-terra urbanos" para utilizar essa militncia, se for necessrio, em aes no campo. Os objetivos dos sem-terra e dos sem-teto so praticamente os mesmos. Sem-terra voltam a ameaar governo com novas invases. In: CORREIO BRAZILIENSE. Braslia, 24/8/97 (com adaptaes). Julgue os itens seguintes, relativos ao tema abordado no texto acima. (1) No contexto do crescimento urbano experimentado em vrias cidades brasileiras, est a especulao imobiliria do solo urbano, ao lado da falta de infra-estrutura, fatos que corroboram o quadro de periferizao e de invases nas cidades. (2) A dificuldade de acesso moradia na cidade uma consequncia natural do processo de metropolizao, qualquer que seja a regio ou o pas. (3) Os problemas suscitados pela rpida urbanizao no Brasil tm sido resolvidos satisfatoriamente, sinalizando o esvaziamento do movimento dos sem-teto nos prximos anos.

resposta: VFF
origem:Unb-1998 tpico:Geografia-Humana sub-grupo:Urbanizao Brasileira

pergunta:Vitrines sem charme Houve uma poca em que W3 Sul era a senha que dava

0 comentrios clique para inserir

acesso prosperidade. Estavam ali os melhores restaurantes e as principais casas comerciais. Hoje, a W3 Sul continua cheia. De espaos vazios. A avenida tem 12,8 mil metros quadrados de rea ociosa, o que representa 9,3% do total construdo na sua parte comercial. Parece pouco, mas como se uma quadra e meia estivesse completamente lotada de estabelecimentos fechados, abandonados, em obras ou em runas. Na verdade acabou o charme. No existem vitrines decoradas, fachadas bem feitas, nem uma nica calada que tenha resistido aos buracos. Faltam segurana, iluminao e estacionamento. Sobra concorrncia com os shoppings e com o comrcio informal que cresce nas quadras 700. Outra pesquisa apontou que 54% dos 50 empresrios ouvidos acreditam que a falta de estacionamento o principal problema da W3 Sul. CORREIO BRAZILIENSE: 13/7/97 (com adaptaes). Com base no texto, julgue os itens a seguir. (1) O modo de utilizao do solo urbano , muitas vezes, determinado por seu valor, que, ao se modificar, redefine a dinmica de acesso a esse solo, levando a um deslocamento de atividades e incorporao de novas reas. (2) A deteriorao da W3 Sul fez com que tal espao, assim como ocorreu com as reas centrais de outras grandes cidades, fosse ocupado por casas de diverso noturna, zonas de prostituio e hotis de segunda categoria. (3) A decadncia da W3 Sul reflete as macias ondas de migrantes pobres que vm para o Distrito Federal. (4) Na W3 Sul, a falta de caladas em bom estado de conservao, de segurana, de iluminao e de estacionamento em nmero adequado reflete uma paisagem de desvalorizao espacial, principalmente se comparada aos shoppings.

resposta: VFFV
origem:Unb-1998 tpico:Economia-Mundial sub-grupo:

0 comentrios clique para inserir

pergunta:Na ltima sexta-feira de junho de 1993, cerca de 150 cinemas lanaram em todo o Brasil o filme Parque dos Dinossauros. Essa estria nacional do filme, uma semana aps ter sido lanado nos Estados Unidos, tornou possvel que, em um mesmo instante, duas crianas, entre milhares de outras, abraassem suas mes com medo do mesmo Tiranossaurus rex. S que uma em Nova York e outra em qualquer cidade mdia do interior do Brasil. A trajetria desse filme e de milhares de outros - desde a produo em Hollywood at o deslumbramento de adultos e crianas que assistem a ele em todas as partes do mundo - um exemplo que nos ajuda a entender o que internacionalizao total das economias e a interdependncia cada vez maior entre pases e regies do planeta. Atravs dessa trajetria, podemos entender o que sociedade global. O filme foi produzido para a empresa Universal, de Hollywood. A Universal pertence

multinacional japonesa Matsushita. O produtor Tom Polok investiu nada menos que sessenta milhes de dlares para pesquisar o interesse de platias de culturas muito diferentes, como a americana, a japonesa, a brasileira e a nigeriana, e empresas de vrias partes do mundo contriburam para a produo, a distribuio e a projeo do filme, passando por cima de fronteiras geogrficas, tnicas, polticas e culturais. Esse fato demonstra, na prtica, o que globalizao econmica e sociedade global. W. Praxedes e N. Piletti. "O Mercosul e a Sociedade Global". SP, frica, 1994 (com adaptaes). Acerca da temtica da globalizao, descrita no texto, julgue os itens abaixo. (1) O grande sucesso do filme mencionado s foi possvel graas integrao econmica de pases, regies e continentes, comandada pelas grandes corporaes de empresas transnacionais, pelos avanos na eletrnica e na informtica e pela existncia de uma rede de comunicao instantnea que cobre toda a Terra. (2) Apenas no mbito da indstria de diverses pode-se falar em uma real globalizao econmica. (3) Dentro dessa sociedade global que surgem os blocos econmicos, entre os quais se encontra o MERCOSUL, que passam a funcionar como um governo nico no momento de negociar tarifas com outros pases ou blocos econmicos. (4) As quedas recentes nas Bolsas de Valores no Brasil esto diretamente vinculadas s da sia.

resposta: VFVV
origem:Unb-1998 tpico:Economia-Mundial sub-grupo:

0 comentrios clique para inserir

pergunta:Quando se pensa em globalizao e em blocos regionais, tende-se a pensar em homogeneidades sociais, culturais e econmicas. No entanto, como ilustra o texto abaixo, existem enormes diferenas entre os diversos Estados que compem a Unio Europia. A Unio Europia jamais foi um conjunto homogneo, sob o ponto de vista das caractersticas econmicas e sociais de seus componentes. O alargamento progressivo da Comunidade, com o ingresso sucessivo da Irlanda, Grcia, Espanha e de Portugal [e, a partir de 1998, com o ingresso da Repblica Tcheca, Polnia e Hungria] gerou uma ntida ampliao das desigualdades e dos desequilbrios internos. Demtrio Magnoli. "Unio Europia: Histria e Geopoltica". SP, Moderna, 1995 (com adaptaes). Com o auxlio do texto, julgue os itens a seguir. (1) A densidade demogrfica uma das desigualdades dentro da Unio Europia, sendo muito desequilibrada entre os distintos pases membros. (2) A disparidade demogrfica reflete-se politicamente nas instituies comunitrias, tais como no nmero de votos para o Conselho de ministros e na distribuio das cadeiras

no Parlamento Europeu. (3) A maior disparidade entre os membros da Unio Europia reside nas diferenas de potencial de suas economias. (4) H uma "periferizao" de determinados membros da Unio Europia e uma "centralizao" de outros.

resposta: VFVV
origem:Unb-1998 tpico:Territorio-Brasileiro sub-grupo:Espao Geogrfico Brasileiro

0 comentrios clique para inserir

pergunta:O objeto da Geografia a sociedade, e no a paisagem, a regio, o espao ou outra coisa qualquer. Como a Geografia objetiva o estudo da sociedade? A objetivao do estudo da sociedade pela Geografia se faz por meio de sua "organizao espacial". Resumindo, o objeto da Geografia a sociedade, e a Geografia viabiliza o seu estudo pela sua organizao espacial. Roberto Lobato Corra. "Regio e Organizao Espacial". SP, tica, 1990 (com adaptaes). Com base no texto, julgue os seguintes itens. (1) O estudo da sociedade pela Geografia tambm contempla a unio entre o conhecimento da natureza e o da sociedade. (2) As sociedades so entendidas a partir de sua organizao espacial. (3) O objeto de estudo da Geografia a espacialidade da sociedade.

resposta: FVV
origem:Unb-1998 tpico:Economia-Brasil sub-grupo:Agropecuria

pergunta:PRODUO DE MILHO O ANO TODO Se, nos setores de servio e comrcio, a ampliao do mercado decorre de idias criativas e boa organizao, na agricultura essas duas pr-condies tm de ser acompanhadas necessariamente de novas tecnologias. Foi graas implantao de mais de 200 pivs centrais para irrigao que a regio de Paracatu, leste de Minas Gerais, transformou-se em uma das maiores produtoras de milho irrigado do pas. A irrigao acabou com a secular tradio de colheita de vero, quando, s depois de muita chuva, o milho chegava mesa do consumidor. H dez anos, muita gente associava essa poca do ano com a disponibilidade de pratos como a pamonha e o mingau de milho verde. A vtima desse processo quase sempre o ambiente, pois a irrigao pode levar contaminao de lenis freticos por fertilizantes e pesticidas. CORREIO BRAZILIENSE. 24/8/97 (com adaptaes). Com o auxlio do texto, julgue os itens a seguir.

0 comentrios clique para inserir

(1) O uso de maquinrio na agricultura propicia a produo de massa; no entanto, isso envolve altos custos, comprometendo o retorno do investimento e a lucratividade. (2) Na forma moderna de produo agrcola, h uma grande demanda por mo-de-obra, o que promove a fixao do homem ao campo e o aumento do nmero de proprietrios. (3) Os impactos ambientais causados pelo uso indiscriminado de tecnologia comprometem o uso sustentvel dos recursos naturais. (4) Os agrotxicos utilizados nas monoculturas alteram a cadeia alimentar, acarretando prejuzos ao equilbrio ecolgico.

resposta: FFVV
origem:Unb-1998 tpico:Territorios-Internacionais sub-grupo:Hidrografia Internacional

0 comentrios clique para inserir

pergunta:Em 1955, a crise de Suez foi precipitada por dois problemas relativos gua: a explorao do rio Jordo e a construo da barragem de Assu. Hoje em dia, a exploso demogrfica e o desenvolvimento fazem com que as obras hidrulicas e a partilha das guas sejam um assunto vital nesta regio constantemente ameaada de seca. Desde 1953, israelenses e rabes se confrontam acerca da partilha das guas do Jordo, que em seu trecho Norte corresponde linha de armistcio. Daqui at o ano 2000 o dficit hdrico de Israel poder crescer em 30%; ora, o pas obtm 40% de seus recursos de gua potvel nos territrios ocupados (Cisjordnia, Golan e Gaza). Parece, portanto, que a restituio desses territrios ser problemtica, considerando as dificuldades de abastecimento de gua j enfrentadas atualmente pelo Estado judaico. O Sul do Lbano, visando controlar as guas do Litani, tambm entra no quadro desta hidropoltica. O Egito tem um dficit hdrico de quase 20 bilhes de metros cbicos. A Pennsula Arbica, que tambm sofre de seca crnica, produz 90% de toda a gua dessalinizada do mundo. As barragens turcas do sudoeste da Anatlia acumulam gua confiscada ao Tigre e ao Eufrates, para grande indignao da Sria e do Iraque, obedecendo tambm a consideraes geopolticas: as barragens devem favorecer o controle dessa regio curda, graas implantao macia de camponeses turcos. Franis Massouli. "Os conflitos do Oriente Mdio". SP, tica, 1996 (com adaptaes). Julgue os itens que se seguem, referentes ao tema abordado no texto. (1) Os conflitos no Oriente Mdio so causados principalmente pelos problemas hdricos. (2) A disputa pela gua est restrita apenas a Israel e aos pases rabes a ele limtrofes. (3) A "gua dessalinizada" gua que originalmente possua um alto contedo de sais e que foi tratada, de forma a elimin-los e torn-la potvel. (4) O controle dos recursos naturais constitui uma estratgia geopoltica.

resposta: FFVV
origem:Unb-1998 tpico:Territorios-Internacionais sub-grupo:

0 comentrios clique para inserir

pergunta:As teorias que explicam o fenmeno El Nio so muitas e os seus mecanismos bastante inter-relacionados. Sabe-se que um evento peridico que ocorre geralmente em dezembro, da a associao de seu nome ao nascimento de Cristo. Julgue os itens a seguir, referentes aos distrbios provocados por esse fenmeno. (1) Esse fenmeno refere-se a uma anomalia oceanogrfica, caracterizada por sbito aumento na velocidade das correntes martimas do Oceano Pacfico. (2) Entre alguns dos efeitos associados ao El Nio, esto mudanas climticas - secas e cheias - e queda na produo pesqueira. (3) Esse fenmeno confirma a existncia de complexas interaes das circulaes ocenica e atmosfrica.

resposta: FVV
origem:Unb-1998 tpico:Territorios-Internacionais sub-grupo:

pergunta:A representao esquemtica abaixo remete a um dos mais importantes e interessantes aspectos das modificaes climticas induzidas pelo homem nas cidades. (imagem abaixo) Julgue os itens seguintes, relativos a essas modificaes. (1) As cidades experimentam uma diminuio de material particulado no ar. (2) Um fato ativo na criao de ilhas de calor a queima de combustveis fsseis. (3) Durante o perodo da noite, as diferenas de temperatura entre as reas rural e urbana desaparecem. (4) O esquema representa um efeito registrado em muitas cidades do planeta, porque o processo de urbanizao est espalhado pelo mundo inteiro.

0 comentrios clique para inserir

resposta: FVFV
origem:Unb-1998 tpico:Territorios-Internacionais sub-grupo:

0 comentrios clique para inserir

pergunta:Algumas vezes, ouve-se perguntar: "Se a regio da linha do Equador to quente, por que no se encontra ali a maioria dos desertos? " A respeito desses tipos de ecozonas terrestres e seus fatores condicionantes, julgue os itens abaixo. (1) A regio vizinha linha do Equador a zona do globo

que recebe o maior grau de insolao ao longo de todo o ano. (2) Na regio equatorial, o ar pode ser quente e tambm mido, o que propicia a existncia de florestas pluviais nessa regio. (3) A existncia de desertos est relacionada ocorrncia nessas regies, em eras passadas, de um clima extremamente frio, quando a vegetao foi totalmente destruda. (4) Existem regies junto linha do Equador cobertas de neve. (5) reas desrticas no mundo esto sendo ampliadas, em funo dos desequilbrios provocados pelo homem.

resposta: VVFVV
origem:Unb-1998 tpico:Territorios-Internacionais sub-grupo:

0 comentrios clique para inserir

pergunta:A formao inicial do planeta Terra envolveu o resfriamento e a solidificao do magma que produziu o primeiro material slido da Terra - as rochas gneas. Os outros tipos de rocha so uma derivao dessas. Vrios processos fazem parte da formao das rochas sedimentares e metamrficas. Julgue os seguintes itens, considerando a dinmica da crosta terrestre e sua relao com os tipos de rochas. (1) Atualmente, a formao de rochas gneas no ocorre mais. (2) As rochas sedimentares resultam da deposio de material desintegrado, decomposto de outras rochas. (3) Os escudos cristalinos ocupam todo o territrio brasileiro, o que limita a descoberta de petrleo no pas. (4) A crosta terrestre possui uma dinmica, sendo os vulces e os terremotos provas desse fato.

resposta: FVFV
origem:Unb-1998 tpico:Territorios-Internacionais sub-grupo:

0 comentrios clique para inserir

pergunta:O tempo, como conhecido hoje, uma inveno relativamente recente. A padronizao da hora internacionalmente aceita foi estabelecida h pouco mais de cem anos. Como o mundo entrou na era cientfica moderna, o advento da navegao ocenica, a comunicao telegrfica, os horrios de trens e navios etc. demandaram uma coordenao, e um sistema de fusos horrios foi implantado. Com o auxlio da representao do globo na figura adiante e sabendo que, por conveno, um novo dia na Terra surge primeiramente zero hora, a partir do antimeridiano denominado linha internacional da data, julgue os itens que se seguem. (imagem abaixo) (1) Se, na linha internacional da data, exatamente zero hora, ento, a 2230 a leste desse antimeridiano, so 21 h

do dia anterior. (2) Atravessando-se a linha internacional da data, acrescenta-se ou diminui-se uma hora, conforme o sentido do deslocamento. (3) Observando-se as quebras nas linhas do antimeridiano, indicadas na figura, reconhece-se a adequao dos limites dos meridianos em conformidade com objetivos econmicos e polticos.

resposta: FFV

You might also like