You are on page 1of 6

RESUMO; O objetivo deste estudo foi demonstrar que a ressonncia magntica especializada fornece uma avaliao precisa das

leses da cartilagem articular do joelho. A artroscopia foi usado como padro comparativo. Oitenta e oito pacientes que tinham uma idade mdia de 38 anos foram avaliados com ressonncia magntica e artroscopia subseqente devido a uma leso meniscal ou ligamentar suspeita. A ressonncia magntico foi realizada com uma seqncia especializados nos planos sagital, coronal e axial. Sete superfcies articulares (facetas da patela, trclea, cndilos do fmur, e os planaltos tibial) foram classificados prospectivamente nas imagens de ressonncia magntica por dois leitores independentes com o uso do sistema de classificao de 5 pontos de Outerbridge, que tambm foi utilizado na artroscopia . Seiscentos e dezesseis superfcies articulares foram avaliados, e 248 leses foram identificadas na artroscopia. Oitenta e duas superfcies tinha amolecimento condral; 75 ulceraes, leve; 53, ulcerao profunda, fibrilao, ou uma aba sem exposio do osso subcondral, e 38, o desgaste de espessura total. Para simplificar a anlise estatstica, os graus 0 e 1 foram considerados como doena negativa de status e graus 2, 3 e 4 foram consideradas como doena positivo status. Quando as notas que tinha sido atribudo pelo leitor 1 foram utilizados para a anlise, a ressonncia magntica mostrou uma sensibilidade de 87 por cento (144 de 166), uma especificidade de 94 por cento (424 de 450), uma preciso de 92 por cento (568 de 616), um valor preditivo positivo de 85 por cento (144 de 170), e um valor preditivo negativo de 95 por cento (424 de 446) para a deteco de uma leso condral. A variabilidade interobservador foi mnimo, conforme indicado por uma estatstica kappa ponderado de 0,93 (concordncia quase perfeita).

Com o uso desta seqncia de imagens disponveis modificado por ressonncia magntica, possvel avaliar todas as superfcies articulares do joelho com preciso e, assim, identificar leses que so passveis de tratamento por via artroscpica. A cartilagem articular ou hialina do joelho cobre as superfcies de articulao da patela, fmur e tbia.
A espessura da cartilagem varivel. A cartilagem articular transmite e distribui a carga, minimizando o estresse no osso subcondral subjacente, e proporciona uma superfcie lisa articular, bem como a lubrificao, reduzindo a frico na articulao. A maioria das leses condrais so secundrias a trauma ou degenerao da articulao. Embora as leses condrais geralmente ocorrem em associao com outras anomalias intra-articulares, tais como leses ligamentares e meniscais, leses condrais isoladas podem ocorrer, com uma prevalncia relatada de aproximadamente 4 por cento (doze de 312) 28. Pacientes so muitas vezes vistos com no-especficas dor no joelho, de baixo grau de derrame, e os sintomas que imitam os de um rasgo meniscal, como dor ao longo da linha articular e bloqueio "20.

Tcnicas tradicionais para o tratamento operatrio da agudas e crnicas leses condrais incluem desbridamento do retalho condral; perfurao do osso subcondral por drilling15, abrasion31012, ou microfracture1524, e insero de um graft6171825 pericndrio. Mais recentemente, a implantao de cartilage2 autlogo, bem como mosaicoplastia tm estimulado o interesse novo no tratamento de leses condrais. Esse interesse resultou em uma crescente demanda por um mtodo preciso, reproduzvel e, idealmente, no invasivo para a avaliao das leses da cartilagem articular, tanto para os primeiros diagnstico e para posterior acompanhamento aps o tratamento operatrio.
Ressonncia magntica, em virtude de seu contraste dos tecidos moles superior, ausncia de radiao ionizante, multiplanar e capacidades, superior a tcnicas mais convencionais para a avaliao de articular cartilage1422. A seqncia de imagens ressonncia magntica especial mais adequado para a deteco de anormalidades condrais controversa. Tem havido algum consenso na literatura radiolgica que uma supresso de gordura em volumtrica (tridimensional) seqncia gradiente-eco pode ser a melhor tcnica. No entanto, esta seqncia limitada por um tempo de aquisio de 4,5 min e normalmente se baseia na reconstruo subseqente de imagens derivadas de um nico plano. O tempo de imagem prolongado ainda mais pela necessidade de sequncias adicionais, como a supresso de gordura em seqncia gradiente-eco no ideal para a avaliao dos ligamentos, meniscos, ou osso subcondral. Autores anteriores tm sugerido que as reconstrues multiplanar derivada de seqncia volumtrica inicial sagital no oferecem imagens de qualidade suficiente para

permitir o diagnstico preciso das leses condrais em reas como melhor-avaliou no plane23 axial ou coronal. Nossa hiptese era que um prton especializados densidade ponderada, de alta resoluo, fast-spin-eco seqncia, que foi previamente mostrado para fornecer uma avaliao precisa de outras estruturas no knee21, proporcionaria uma avaliao adequada da cartilagem articular do joelho sem substancialmente prolongar o tempo de imagem total. A propsito de presente investigao foi avaliar a acurcia da ressonncia magntica na deteco, classificao e localizao de leses condrais do joelho e comparar os achados com os da inspeo artroscpica direta.

Seleo dos pacientes Todos os pacientes que tiveram ressonncia magntica e artroscopia posterior do joelho em nossa instituio, desde janeiro de 1996 a agosto de 1997 e para quem o cirurgio tinha completado uma leso condral folha de dados foram elegveis para o estudo. Um total de noventa pacientes foram includos. Dois pacientes foram excludos do estudo por causa de uma grave deteriorao das imagens, causada pelo movimento do paciente, que a confirmao da prconcluram leses condrais em dois planos. Outros dois pacientes foram includos, apesar da presena de peas metlicas no joelho em associao com a reconstruo do ligamento cruzado anterior e colocao de um parafuso de interferncia. A idade mdia dos pacientes 88 que preenchiam os critrios de incluso foi 38 anos (faixa de 23-82 anos). Havia 48 homens e quarenta mulheres. O intervalo mdio entre a ressonncia magntica ea artroscopia foi 27 dias (intervalo de quatro a 377 dias). Setenta e cinco pacientes (85 por cento) tinha artroscopia prazo de dois meses aps a ressonncia magntica, com uma reviso das cartas revelou que nenhuma leso havia sido documentada durante este intervalo. O estudo foi aprovado pelo nosso Conselho de Reviso Institucional.
Imagem por Ressonncia Magntica A ressonncia magntica do joelho foi realizada com um m de 1,5 tesla (Signa, Horizon, General Electric Medical Systems, Milwaukee, Wisconsin) e uma bobina de extremidade convencional enviarreceber. Trs seqncias foram utilizados para avaliar a cartilagem articular, nos planos sagital, axial e coronal. Cada seqncia consistia em fast-spin-eco imagens que foram realizados com um tempo de repetio de comprimento (3500-5000 milissegundos), um curto perodo de tempo de eco-eficiente (30-34 mili-segundos), um eco do comprimento do comboio 8-10 , uma largura de banda de 20,8-31,3 kilohertz, duas excitaes, e uma espessura de corte de 3,5 a 4,0 milmetros, sem fosso interslice. Imagens sagitais foram realizados com uma matriz de 512 por 256 e um campo de viso de 15-16 centmetros (tempo de varredura, 4,5 minutos), imagens axiais foram realizados com uma matriz de 512 por 256 e um campo de viso de quatorze a 15 centmetros (tempo de varredura, 4,0 minutos), e imagens coronal foram realizados com uma matriz 256-by-256 e um campo de viso de 12-13 centmetros (tempo de varredura, 4,0 minutos). Como parte de nossa avaliao de rotina do joelho, realizamos um adicional seqncia fast-spin-eco sagital (tempo de repetio, 4000 mili-segundos; ecoeficiente do tempo, 34 milsimos de segundo) com freqncia-seletiva supresso de gordura (Chemsat; Gen - federais Sistemas Eltricos de Medicina) e um tempo de varredura individual de 3,5 minutos. O tempo de anlise total foi de aproximadamente 20 minutos. As imagens de ressonncia magntica foram prospectivamente analisados por dois cegos, os leitores independentes. Um dos leitores (HGP) foi um msculo-esquelticas ressonncia magntica radiologista, eo outro (JML) foi um companheiro de imagens de ressonncia magntica msculoesquelticas. Sete superfcies articulares foram avaliados: as facetas medial e lateral da patela, trclea, cndilos medial e lateral do fmur, e os planaltos lateral e medial da tbia. A cartilagem articular foi graduada nas imagens de ressonncia magntico e em artroscopia com uma modificao do sistema de classificao de Outerbridge19. Grau 0 indicada cartilagem intacta; grau 1, amolecimento condral ou bolhas com uma superfcie intacta, grau 2, ulcerao superficial rasa, fibrilao ou fissura envolvendo menos de 50 por cento da profundidade da superfcie artic-mente; grau 3, ulcerao profunda , fibrilao, fissuras, ou uma aba condrais, com 50 por cento ou mais da profundidade da cartilagem

articular, sem exposio do osso subcondral e grau 4, de espessura total desgaste condral com exposio do osso subcondral. Todas as leses condrais foram confirmados em pelo menos dois planos distintos. Em imagens de ressonncia magntica, a intensidade do sinal intermedirio da cartilagem articular em contraste com a menor intensidade de sinal da placa subcondral e a maior intensidade de sinal do lquido articular. A cartilagem foi considerada intacta se a banda de inter-mediar intensidade do sinal tinha uma espessura uniforme (Figs. 1-A e 1-B). tcnica artroscpica A artroscopia foi realizada por um dos trs cirurgies (SBH, AAA, ou JAH). As indicaes para a artroscopia incluiu uma lgrima meniscal, ruptura do ligamento cruzado anterior e leso condral. A artroscopia foi realizada com uso de padro portais ntero-lateral e ntero-medial. Um portal spero ou spero foi usado para entrada. O exame geralmente includas uma inspeo completa do un-dersurface da patela em ambos os ntero-lateral e do portal ntero-medial. A superfcie da cartilagem foi sondado a partir do portal contralateral. Trclea femoral foi visto a partir do portal ntero-lateral. O joelho foi flexionado e estendido para avaliar rastreamento da patela e para documentar a presena dos chamados leses beijando envolvendo a trclea femoral e os pa-tella. O cndilo femoral medial e do planalto tibial medial foram visualizadas atravs do portal ntero-lateral. O aspecto posterior do cndilo femoral medial foi visto atravs da incisura intercondilar. O compartimento lateral foi visto com o membro inferior na posio figurefour, eo portal ntero-medial foi usada como necessrios para visualizar o aspecto posterior do cndilo femoral lateral. As superfcies articulares foram sondados, e fotografias artroscpica das superfcies envolvidas conjuntas foram feitas. A avaliao artroscpica da cartilagem articular foi registrada no momento da artroscopia pelo cirurgio operando em um formulrio de entrada de dados padronizados. As imagens de ressonncia magntica e relatrios relacionados estavam disponveis para o cirurgio no momento da artroscopia. No entanto, os relatrios no incluem a folha de avaliao abrangente, que havia sido usado para avaliar as superfcies articulares individual, e os im-principalmente as idades foram utilizados para avaliar os ligamentos e meniscos do joelho. ANLISE A estatstica Estatsticas de kappa ponderado foram calculados para avaliar o grau de concordncia interobservador, bem como a de-gree de concordncia entre os achados na ressonncia magntica e aqueles em artroscopia. Os Seres de peso foram calculados com a frmula 1 - (li - jl / [k - 1]), onde i e j o ndice de linhas e colunas dos Seres rat-atribudo pelos dois leitores e k o nmero mximo de possveis avaliaes (Release 4, Pacote Anal-Ysis estatstica; Stata, College Station, Texas). Se as notas concordaram exatamente, a ponderao foi de 1,00, se eles diferiam por um, a ponderao foi de 0,75, se eles diferem por dois, a ponderao foi de 0,50, se eles se diferenciavam por trs, a ponderao foi de 0,25, e se eles diferiram por quatro , a ponderao foi de 0,00. Um valor kappa ponderado de menos de 0,00 indica concordncia pobre, um valor de 0,00-,20 indica ligeira concordncia, um valor de 0,21 e 0,40 concordncia indi-cados justo, um valor de 0,41-0,60 indica concordncia moderada, um valor de 0,61-0,80 indica concordncia substancial, um valor de 0,81 para menos de 1,00 indica concordncia quase perfeita, e um valor de 1,00 indica agreement13 perfeito. Para facilitar a comparao com relatrios anteriores, a sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo, nega-tiva valor preditivo e acurcia da ressonncia magntica-teno de imagem foram calculados para cada leitor e cada superfcie articular pelo colapso em todos os graus da doena positivo status (notas status de 2,3, e 4) e doena-negativos (graus 0 e l) 5. Grau 1 foi considerado doena negativa de status devido sua importncia relativamente limitada clnica e uma subjetividade suspeita maior de que cria a sua presena na artroscopia.

Resultados Um total de 88 pacientes preencheram os critrios para incluso no estudo, e um total de 616 superfcies articulares foram avaliados (Tabela I). Na artroscopia, 368 superfcies articulares foram classificados como normal (grau 0); 82, como grau 1; 75, como grau 2 (Fig. 2); 53, como de grau 3 (Figs. 3-A, 3-B e 3-C), e 38, como grau 4. Grade-4 leses foram mais comumente visto sobre o cndilo femoral medial (Figs. 4-A, 4-B e 4-C) ea trclea, mas eram incomuns no compartimento femoro-tibial lateral. Grau-3 leses tambm foram mais comumente visto sobre o cndilo femoral medial ea trclea. Quando as classificaes que foram atribudas ao ar-throscopy foram comparados com os que tinham sido atribudas por cada leitor independente sobre a base da ressonncia magntica, houve acordo exata por 444 superfcies

articular (72 por cento), avaliada pelo leitor 1 e para o 453 superfcies articulares (74 por cento) conforme avaliado pelo leitor 2, uma diferena de um grau para 155 superfcies (25 por cento) conforme avaliado pelo leitor 1 e para 147 superfcies (24 por cento) conforme avaliado pelo leitor 2, uma diferena de duas notas por dezesseis superfcies (trs por cento), avaliada pelo leitor 1 e durante catorze superfcies (2 por cento), avaliada pela leitora 2, e uma diferena de trs graus para uma superfcie (0,2 por cento), conforme avaliado pelo leitor 1 e por duas superfcies (0,3 por cento) quanto pelo leitor avaliou-2 (Tabela II). Quando discrepncias entre ser-grau 1 (doena-negativos status) e grau 2 (doena-positivos status) foram analisados, com o uso da classificao artroscpica como a norma, foi encontrado um leitor que havia classificado nineteen-1 grau superfcies como grau 2 e treze grau 2 superfcies como grau 1. Similarmente, o leitor tinha dois classificados fifteen-1 grau superfcies como grau 2 e treze grau 2 superfcies como grau 1. Quando os sete diferentes superfcies articulares foram analisados sep-arately, a taxa de concordncia exata entre arthros copiar e ressonncia magntica de 66 a 80 por cento para o leitor 1 e 65-79 por cento para o leitor 2 (Tabela II).
A estatstica kappa ponderado para interobservador acordo entre os leitores 1 e 2 foi de 0,93, indicando agreement13 quase perfeita. A estatstica kappa ponderado de acordo entre a ressonncia magntica ea artroscopia foi de 0,88 para o leitor 1 e 0,89 para o leitor 2, tambm indicando concordncia quase perfeita (Tabela III). A sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo, valor preditivo negativo e acurcia do magntica onance res-imagem foram calculados para cada leitor, col-cair em todos os graus da doena positivo status (notas 2,3, e 4) e doena-negativos status (graus 0 e 1). Uma reviso das notas que tinha sido atribudo pelo leitor de um revelaram 144 resultados verdadeiro-positivos, 424 negativos truedescobertas, 26 achados falso-positivos e 22 falso-negativos achados; esses dados resultou em uma de sensibilidade de 87 por cento (144 de 166), uma especificidade de 94 por cento (424 de 450), um valor preditivo positivo de 85 por cento (144 de 170), um valor preditivo negativo de 95 por cento (424 de 446), e uma preciso de 92 por cento (568 de 616). Quando as notas que tinha sido atribudo pelo leitor 2 foram utilizados para a anlise, a sensibilidade foi de 87 por cento (144 de 166), a especificidade foi de 95 por cento (429 de 450), ea preciso foi de 93 por cento (573 de 616).

A sensibilidade relativa, a especificidade ea acurcia da ressonncia magntica tambm foram calculados para cada superfcie articular (Tabela IV). Mais uma vez, as notas 0 e 1 foram considerados negativos da doena e status de graus 2, 3 e 4 foram considerados positivos da doena sta-tus. Plat tibial lateral foi associada com a sensibilidade mais pobres, com leituras proporcionalmente mais falso-negativos. Em contraste, as facetas da patela (Fig. 1-A) e trclea foram associados com sensibilidade e especificidade relativamente alta, possivelmente por causa da espessura relativa da cartilagem na regio. Resultados falsopositivos (observada quando uma superfcie que tinha sido prospectivamente classificados como grau 2, 3 ou 4, com base em imagens de ressonncia magntica foi classificada como grau 0 ou 1 a artroscopia) normalmente esto associados com ulceraes suavemente marginado sem fibrila-o da superfcie adjacente (Fig. 5) e com leses muito condilar posterior (Fig. 6). Leitor 1 tinha pro-classificados respectivamente quinto ano-0 superfcies (como deter-minado arthroscopically) como grau 2, um grau-0 de superfcie como de grau 3, dezenove grau-1 superfcies como grau 2, e um grau de uma superfcie como de grau 3 , para um total de 26 resultados falso-positivos. Leitor 2 tinha prospectivamente classificados fifteen-1 grau superfcies como grau 2, um grau de uma superfcie como de grau 3, quatro grau-0 superfcies como grau 2, e um grau-0 de superfcie como de grau 3, para um total de 21 falsas resultados

positivos. Nenhuma das superfcies que foram classificados como grau 0 ou 1 a artroscopia foi pr-respectivamente classificados como de grau 4 por qualquer leitor.
discusso Os resultados do nosso estudo sugerem que o uso de uma seqncia de imagens especializado fastspin-eco de ressonncia magntica com uma matriz de alta resoluo permite uma avaliao precisa da cartilagem articular do joelho com pouca variabilidade interobservador. Nossos dados so comparveis com os do estudo de Disler et al.5, em que uma supresso de gordura em trs dimenses Tl-weighted tcnica gradiente-eco foi usado para avaliar defeitos condrais do joelho e concordncia exata foi encontrada para 43 (63 por cento) do 68 verdadeiro-positivos interpretaes. Recht et al.23 relataram uma sensibilidade de 81 por cento (trinta 37), uma especificidade de 97 por cento (283 de 291), e uma preciso de 95 por cento (313 de 328) em um estudo no qual um tcnica gradiente-eco semelhante foi utilizado para classificar 328 superfcies articulares em 41 pacientes. A artroscopia foi usado como padro comparativo. Nesse estudo, a avaliao foi limitada ao patelofemoral classificao, joint artroscpica foi realizada retrospectivamente, visualizando uma fita de vdeo, e as imagens de ressonncia magntica foram graduadas pela reviso consenso. A seqncia de pulsos descrita no presente estudo oferece uma ligeira vantagem na medida em que permite adjacentes meniscos, ligamentos e osso subcondral a ser avaliada. Alm disso, aps o tratamento por via artroscpica, metlico em strumentation (como ncoras de sutura e parafusos de compresso) e detritos metlicos residual da artro-scope pode causar distrbios locais no campo magntico. Fast-spin-eco seqncias so superiores a gradiente-eco tcnicas para diminuir a susceptibilidade artefato causado por instrumentos metlicos, o que pode obscurecer a articular sobrejacente cartilage21. Autores anteriores relataram que a ressonncia magntica tem uma menor sensibilidade em relao deteco de espessura parcial leses condrais. Ochi et al., Em um estudo de 63 pacientes, relataram que a ressonncia magntica mostrou uma sensibilidade de 38 por cento (nove dos 24) para a deteco de leses condrais na avaliao prospectiva e uma sensibilidade de 75 por cento (dezoito dos 24) em retrospectivos de avaliao. No entanto, a seqncia de pulso que foi utilizado para avaliar a cartilagem, um spin-eco convencional aquisio multiecho com uma fatia relativamente grossa (cinco milmetros) e uma matriz 256-by-256, foi diferente da nossa e rendeu mais pobres resoluo espacial. Similarmente, Blackburn et al. informou que a artroscopia foi mais sensvel que tanto radiografia simples e magntico ressonncia para a avaliao de anormalidades condrais em pacientes que tinham osteoartrose do joelho. Esses autores conduziram uma reviso consensual das imagens de ressonncia magntica que tinha sido per-formado por dezesseis de seus 33 pacientes. As imagens nesse estudo foram realizados com Tl-weighted supresso de gordura em seqncias spin-eco, assim como gradiente de seqncias lembrou, no entanto, a matriz mxima foi de 256 por 256, o que limitava a resoluo espacial. Finalmente, Spiers et al., Em um estudo prospectivo de 58 pacientes, informou que imagens de ressonncia tridimensionais gradiente-eco magntico que foram realizados com uma matriz 256-by256 teve uma alta especificidade (100 por cento) mas uma baixa sensibilidade (18 por cento) para a deteco de leses na cartilagem articular do joelho.

Acreditamos que a tcnica adequada crucial para a capacidade de detectar sutis leses condrais com o uso da ressonncia magntica. De alta resoluo permite a deteco precoce de alteraes morfolgicas na superfcie articular, tais como fibrilao e deposita mais confiana de diagnstico menos sobre as mudanas na intensidade do sinal, que pode estar sujeito a imagem artifacts78. Mesmo na ausncia de lquido intra-articular substancial conjunto, a seqncia de pulsos que usamos permitiu a diferenciao entre a cartilagem articular, osso subcondral, e menisco (Fig. 7). Isso elimina a necessidade de um agente de contraste intra-articular e preserva a vantagem de imagem reso-teno magntica como uma ferramenta no-invasiva. Pobres de contraste lquido entre ser-ventures e as camadas superficiais da cartilagem tem sido implicado como causa da sensibilidade relativamente pobre quando a ressonncia magntica tem sido utilizada prospectivamente para a deteco de condral injuries26. No presente estudo, a confirmao de leses condrais em dois planos ajudou a

evitar os efeitos de volume parcial, particularmente na regio onde os cndilos curva em direo incisura intercondilar. Devido obliqidade das facetas da patela, imagens axiais foram consideradas supe-rior para a visualizao da cartilagem articular da patela.
A ressonncia magntica mostrou-se relativamente baixa sensibilidade (sete das doze) no que diz respeito deteco de graves (grau 2, 3 ou 4) condral le-ses do planalto tibial lateral, este achado , em parte reflexo da relativamente pequeno nmero de leses condrais que foram observadas nesta regio em artroscopia. Deve-se notar, no entanto, que o plat tibial lateral tambm foi descrito por Disler et al.5 como uma regio difcil, em que para detectar leses condrais. Em parte, essa dificuldade pode ser uma funo da superfcie convexa do planalto, que, quando submetido seco em imagens tomogrficas coronal e sagital, pode conferir efeitos mais volume parcial e artefatos de imagem. Em contraste, magntico ressonncia demonstrou superiores sensi-dade (92 e 96 por cento) no que diz respeito deteco de defeitos envolvendo as facetas da patela, que so relativamente grossas e retas; este achado tambm consistente com os de outros estudos23. Quando os resultados da ressonncia magntica e artroscopia foram comparados, no parecia ser uma tendncia para os leitores das imagens de ressonncia magntica para superdiagnosticar amolecimento condral, ou grau-1 leses. No est claro se este achado sugere que a ressonncia magntica tem sensibilidade superior em relao deteco de edema na cartilagem, que pode no ser aparente como amolecimento palpvel a artroscopia, ou se ela representa um artefato de imagem. O relatado artifact7 trunca-o que poderia explicar uma aparncia fictcia laminar em seqncias de pulsos de ressonncia magntica minimizado com a nossa tcnica em virtude do tamanho do pixel relativamente pequena ea matriz de alta resoluo. Em adio, qumica erro de registro turno, o que pode explicar o registro incorreto de interfaces entre a gordura contidos em medula subcondral eo fluido contidos em cartilagem, minimizada com a tcnica de supresso de gordura adicional. Por causa de sua dependncia de alteraes morfolgicas em vez de mudanas na intensidade do sinal, a nossa seqncia de pulsos de ressonncia magntica pode ser utilizada em conjunto com a maioria dos sistemas padronizados artro-escpica classificao, que so projetados para as-sess alteraes morfolgicas na superfcie condral. De nota, dada a visualizao superior de sutis leses condrais com o uso de um tamanho menor pixel, nos sub-riormente modificada nossos parmetros de imagem para incluir uma matriz de 512 por 384 no plano sagital e uma matriz de 512 por 256 no plano coronal . O presente estudo teve uma srie de limitaes. Primeiro, houve um vis de seleo por causa da alta prevalncia de leses condrais observado em nosso centro tercirio. Segundo, os cirurgies ortopdicos teve acesso s imagens de ressonncia magntica e relatrios no momento da artroscopia. No entanto, as imagens de ressonncia magntica foram usados principalmente para avaliar meniscos e ligamentos e os cirurgies no tm acesso s fichas de avaliao. Finalmente, embora nossos pacientes tinham idades 23-82 anos, a idade mdia de 38 anos relativamente jovem, indicando que um nmero maior de leses condrais foram devido a trauma em oposio a osteoartrose. Estudos adicionais de pacientes mais velhos so necessrios para determinar o valor dessa seqncia de pulsos na deteco de leses devido a osteoartrose. Apesar destas limitaes, acreditamos que este magntico seqncia de pulsos de ressonncia fornece um mtodo no-invasivo, precisa e reprodutvel com o qual a diagnosticar traumtica leses condrais do joelho. Este o maior estudo at data, de que temos conhecimento, em que todas as superfcies articulares do joelho foram avaliados por leitores independentes com o uso da ressonncia magntica. Com o uso de software facilmente disponvel em todos os alto campo de fora-unidades de ressonncia magntica, esta seqncia deve fornecer um mtodo razovel com o qual a estudar pacientes aps interveno cirrgica para leses na cartilagem.

You might also like