You are on page 1of 6

Universidade Federal da Bahia Curso - Cincias Contbeis Professora Tnia Cristina Azevedo Disciplina - tica Geral e Profissional Alunas

s Gabriele Moura Ferraz, Maria de Ftima Dourado e Raisa Regina Bacelar

Atividade de tica
- Faa uma pesquisa de no minimo 5 empresas privadas, que possuem ou mencionam normas e afirmaes sobre tica em seus documentos oficiais.Tente identificar se as declaraes sobre tica expressas pelas empresas, abordam a perspectiva futura e se citam os seus *stakeholders. Compare as empresas entre si, tendo como referncia o que foi citado na literatura e apontamento da aula. _____________________________________________________________________________ *stakeholders So as partes interessadas que sofrem o impacto do funcionamento de uma organizao. Os stakeholders incluem:

empregados acionistas fornecedores clientes concorrentes

mercado sociedade comunidades prximas mdia e imprensa e geraes futuras.

EMPRESAS:

Sobre a empresa: A FORMA LORAL DE TRABALHAR no substitui quaisquer polticas existentes e deve continuar a seguir as regras e padres que foram estabelecidos.

O seu cdigo tem como objetivo disponibilizar uma base de trabalho para estas polticas, de forma a facilitara compreenso da fundamentao lgica subjacente. Mas, to importante, tambm constituir uma ferramenta para ajudar a tratar quaisquer questes ou dilemas que possam surgir, relacionados com a forma como trabalhar. A empresa espera que todos os colaboradores e entidades trabalhem em conjunto de uma forma aberta e respeitosa. Desta forma, mantendo uma cultura de lealdade, confiana e solidariedade em sua empresa.

Est incluso em seu Cdigo de tica e Conduta: Respeito pelas pessoas. Respeito pelos costumes locais. Respeito pelas leis. Segurana e qualidade do produto. Exatido dos registros financeiros da empresa. Sade, proteo e segurana.

A nossa estratgia para a liderana baseada num investimento contnuo na pesquisa cientfica rigorosa e no desenvolvimento. Desta forma, as nossas marcas podem fornecer produtos inovadores, altamente eficazes, prticos e de agradvel utilizao, fabricados de acordo com as mais exigentes normas de qualidade e segurana.

Sobre a empresa: A TAM Linhas Area a maior companhia area do Brasil assim como de toda a amrica latina, sendo uma das 20 maiores do mundo e a lder no hemisfrio sul em nmero de passageiros transportados. Viso Trabalhar com o Esprito de Servir faz as pessoas mais felizes. Misso Ser a companhia area preferida das pessoas, com alegria, criatividade, respeito e responsabilidade.

Est incluso em seu Cdigo de tica e Conduta: Tratar com respeito s pessoas seja elas clientes, empregadas ou terceiras, tendo a humildade como direcionadora de nossas aes. Incentivar para que haja prticas trabalhistas justas tanto para nossos empregados quanto para nossos fornecedores. Cumprir as leis e regulamentos aplicveis aos nossos negcios e nossa conduta comercial nos pases onde atuamos. Agir com honestidade e justia para que possamos ser dignos de confiana das pessoas com as quais nos relacionamos.

Tornar e manter nosso local de trabalho seguro, com nfase especial proteo ao meio ambiente. Assegurar que em nosso meio no haja discriminaes de origem, raa, credo, cor, sexo, incapacidade fsica ou qualquer forma de preconceito social. Manter uma cultura na qual a conduta tica seja reconhecida, valorizada e tomada como exemplo por todos os membros da comunidade TAM.

Sobre a empresa: Ao longo da histria da Johnson Controls tem comportamento de integridade inquestionvel e de acordo com a nossa claramente compreendido e aderido por todos os seus colaboradores em lderes formaram uma profunda cultura de integridade e comportamento colaboradores atuais so responsveis por dar continuidade a mesma.

sido essencial que "o "Poltica de tica" seja todo o mundo. Os seus tico que todos os seus

Os valores da Johnson Controls tm fortalecido a nossa empresa, moldado a nossa cultura e guiado o nosso comportamento no trabalho h mais de 125 anos. Esses valores apoiam os nossos objetivos e um conjunto de diretrizes estratgicas para operar os nossos negcios e atingir sucesso a longo prazo. Esperamos que os valores da empresa sejam sempre cumpridos em toda a Johnson Controls.

Est incluso em seu Cdigo de tica e Conduta: A nossa Poltica de tica aplica-se de maneira igual a todos. Salvaguardamos a sade e segurana dos nossos membros de equipa globais. Protegemos a privacidade dos membros das equipas. Respeitamos a liberdade de associao e obedecemos a todas as leis relativas aos horrios de trabalho e remunerao. Cumprimos as leis, regras e regulamentaes de todo o pas onde realizamos negcios. Protegemos a informao confidencial da Johnson Controls e respeitamos a dos nossos concorrentes.

As empresas de forma comum tm como cdigo de tica uma servir bem o cliente e fornecer bons produtos.

Sobre a empresa: A Avon, uma empresa voltada para mulheres. Lider mundial no mercado de beleza, com uma receita anual de mais de US$ 10 bilhes. Como a maior empresa de vendas do

mundo, ela comercializa seus produtos em mais de 100 pases por intermdio de aproximadamente 6,5 milhoes de revendedores autnomos. A adoo de princpios e comportamentos ticos reflete o tipo de organizao da qual fazemos parte e o tipo de pessoa que somos. O respeito pelas diferenas individuais e a preocupao crescente com a responsabilidade social refletem as relaes da entidade com os seus participantes e assistidos, com as patrocinadoras e com a sociedade de uma forma geral. A adeso de todos seus princpios ticos fortalece a entidade, assegurar o tratamento digno e respeitoso, construir relaes mais slidas e gerar uma maior confiabilidade nos servios prestados pela Avonprev. Valores Confiana, Respeito, Crena, Humildade, Integridade. Est incluso em seu Cdigo de tica e Conduta: Demonstrar que a Avonprev uma referncia no segmento de previdncia complementar pela qualidade na gesto de seu Plano de Benefcios, mantendo a sua reputao slida e confivel, consciente de suas responsabilidades social e institucional. Adotar conduta compatvel com elevados padres ticos, nos aspectos relativos honestidade, justia, transparncia, cordialidade e observncia das disposies estabelecidas no Estatuto, no Regulamento do Plano de Benefcios Avon, nas normas internas e na legislao vigente; Impedir a ocorrncia de qualquer situao que ponha em evidncia a presena de preconceito relacionado origem, raa, religio, classe social, sexo, cor, idade, incapacidade fsica e quaisquer outras formas de discriminao; Devem ser mantidas em sigilo quaisquer informaes que, se divulgadas, possam interferir negativamente nos interesses da Avonprev, bem como as informaes e dados pessoais de seus participantes, assistidos, empregados, dirigentes e conselheiros.

Imprensa Saber conduzir o relacionamento com a imprensa com transparncia e respeito uma atitude fundamental para garantir uma imagem coerente com os valores da Avonprev, alm da divulgao correta de informaes referentes ao Plano de Benefcios Avon. Todo empregado, dirigente ou conselheiro no deve dar informaes e/ou entrevistas sem prvia autorizao dos dirigentes da Avonprev. Alm de ser proibida, a comunicao inadequada pode resultar em danos srios ao nome e imagem da Avonprev.

Sobre a empresa: Fundada em 1944 por Attilio Fontana, a Sadia reconhecida como uma empresa socialmente responsvel. Sua misso : "Alimentar consumidores e clientes com solues diferenciadas". Sua viso : "Ser a empresa de alimentos mais competitiva do setor no mundo em solues de agregao de valor".

Est incluso em seu Cdigo de tica e Conduta: Relacionamento A Sadia no admite em hiptese alguma: o uso da mo de obra infantil, a explorao do trabalho escravo, conduta que cause constrangimento, toda e qualque forma de discriminao e o consumo de bebidas alcolicas ou drogas ilcitas. Permite a permanncia dos representantes de sindicatos ou representativos das categorias em seus estabelecimentos.

Consumidor Os consumidores so a razo e a inspirao para produzirem produtos cada vez melhores e oferecerem servios incomparveis. Tem o ideal de aumentar constantemente a credibilidade junto aos clientes e consumidores.

Meio ambiente A Sadia adota as prticas de gesto ambiental e com vistas s geraes futuras; Mantm equipes treinadas e qualificadas para promoverem a melhoria contnua do meio ambiente.

Concorrentes A Sadia acredita que a concorncia leal um estmulo constante. Os colaboradores no podem divulgar informaes ou discutir com concorrentes planos de comercializao.

Imprensa A Sadia mantm um canal aberto com a imprensa em geral, tornando disponveis todas as informaes necessrias

Concluso Compete aos empregados, dirigentes e conselheiros zelar pelo cumprimento do Cdigo de tica e Conduta e agir preventivamente na adoo de medidas que inibam eventuais irregularidades. Todos devem empenhar-se na apurao de possveis infraes disposto no Cdigo de tica e Conduta de determinada empresa, prestando informaes aos seus superiores hierrquicos quando estas forem verificadas, para que as aes disciplinares adequadas possam ser tomadas. No havendo cautela e respeito ao Cdigo de tica e Conduta por parte de funcionrios de determinada empresa, ou qualquer outra ao ou omisso que cause prejuzos materiais ou imagem da entidade, tero por consequncia rgidas aes disciplinares que podero resultar no desligamento do empregado ou na destituio do dirigente ou do conselheiro, sem prejuzo das medidas judiciais cabveis. Alm do mais, todas as empresas citadas, se preocupam em conscientizar aos seus funcionrios, que todos comuniquem a seus superiores caso aja alguma suspeita de violao dos seus respectivos cdigo de tica e conduta. Zelam pelo respeito pelas pessoas sejam elas clientes ou empregadas, procuram agir com honestidade, nao toleram discriminaes. Objetivam proteger as informaes da empresa, assegurar sua reputao e manter uma imagem slida e confivel. Se o funcionrio pensa que a Poltica de tica foi violada ou se houver alguma suspeita do mesmo, ele possui diversas opes: 1. Discuta o problema com o seu supervisor. 2. Discuta o problema com outro supervisor ou gestor. 3. Contacte o Departamento Jurdico, de Auditoria Interna ou de Recursos Humanos.

You might also like