You are on page 1of 2

No passado, a logstica previa apenas o planejamento do transporte do produto at o cliente.

Hoje, o profissional de logstica precisa acompanhar o ciclo de vida do produto, planejando desde a retirada da matria-prima at o descarte do produto final. O planejamento adequado de cada etapa desse ciclo pode resultar em maior lucratividade para a empresa. O conceito de Gilberto Freire, engenheiro de produo e professor do Centro Universitrio de Mau de Tecnologia. Para Freire, a logstica o elo de uma cadeia de suprimentos, formada por fornecedores, centros de distribuio, lojas e clientes. Em

etapas: 1 - Uma empresa fornece a matria-prima; 2 - A indstria fabrica o produto; 3 - O produto encaminhado ao Centro de Distribuio - CD; 4 - O CD abastece as lojas; 5 - Os clientes compram o produto. "Atualmente, o profissional de logstica ainda deve se preocupar com mais duas etapas includas na cadeia. A primeira de onde vem a matria-prima utilizada e a segunda como o produto final ser descartado. Toda movimentao deve ser pensada, sem agredir o meio ambiente", complementa Freire. Segundo o professor, ao planejar a logstica de todas as etapas da cadeia de suprimentos, os desejos e a expectativa do cliente devem ser priorizados. "Assim como na rea de marketing, atender o consumidor final, com qualidade e dentro do prazo, deve ser o foco. Afinal, o nico que investe dinheiro para a sobrevivncia da cadeia de suprimentos o cliente. Mas no exatamente o que acontece", explica Freire. A maioria das indstrias no Brasil prefere aumentar a sua lucratividade a beneficiar o cliente, quando enxerga uma vantagem econmica em algum processo logstico. Para ele, o sucesso do negcio deve ser impulsionado pela satisfao do cliente. Freire afirma que comum identificar gastos desnecessrios dentro da fbrica. "Aceitar os procedimentos s porque sempre foram feitos, eis o principal motivo que leva ao desperdcio. Uma anlise crtica contnua fundamental para melhorar os processos", orienta Freire. Segundo o professor, ao analisar as movimentaes das cinco etapas da cadeia de suprimentos, trs grandes grupos devem ser estudados no planejamento logstico: movimentaes ativas, passivas e parasitas. Momento logstico As movimentaes, em geral, possuem dois indicadores: distncia percorrida e peso. A multiplicao dessas dimenses gera o momento logstico, indicador mais utilizado na avaliao de movimentaes. O clculo quantifica a eficincia do processo, apontando possveis melhorias. Para exemplificar esse conceito, o professor apresentou um exemplo:

Uma empresa movimenta, diariamente, 1.500 paletes cheios, dois a dois, entre o final da linha de montagem e o estoque de produtos acabados. Retornam, desse estoque, 800 paletes vazios por dia para a mesma linha, em grupos de 10 paletes. Calcule o momento logstico em peso da movimentao ativa, da movimentao passiva e da movimentao parasita desses deslocamentos dirios. Dados: Peso do palete vazio = 8 kg Peso da empilhadeira = 1.200 kg Peso do palete cheio = 250 kg Distncia entre linha de montagem e estoque de produtos acabados = 100 m Movimentao ativa (somente o produto vendvel): Viagens = 1.500/2 = 750 Distncia por viagem = 100 m Peso do produto por viagem = 2 x (250 ? 8) Momento logstico ativo = 750 x 100 x 2 x 242 = 36.300.000 kg.m/dia Movimentao passiva (empilhadeira + palete): Viagens = 1.500/2 = 750 Distncia por viagem = 100 m Peso dos paletes = 2 x 8 Peso da empilhadeira por viagem = 1.200 kg Momento logstico passivo = 750 x 100 x (16 + 1.200) = 91.200.000 kg.m/dia Movimentao parasita (contra direo do mercado/cliente): Viagens = 800/10 Distncia por viagem = 100 m Peso dos paletes por viagem = 8 x 10 Peso da empilhadeira por viagem = 1.200 kg Momento logstico parasita = 80 x 100 x (80 + 1.200) = 10.240.000 kg.m/dia Movimentao - resumo: Movimentao ativa = 36.300.000 kg.m/dia (26,4%) Movimentao passiva = 91.200.000 kg.m/dia (66,2%) Movimentao parasita = 10.240.000 kg.m/dia (7,4%) Movimentao total = 137.740.000 kg.m/dia Os momentos logsticos das movimentaes do exemplo mostram que somente 26,4% da movimentao total realmente acrescenta algum valor ao produto (movimentao ativa). O restante, 73,6%, fruto da distncia produo-estoque e da tecnologia de deslocamento empregada, seja em direo ou no ao mercado/cliente. "Se lembrarmos que movimentaes desse tipo ocorrem dezenas de vezes por dia, durantes meses e anos, podemos avaliar o potencial de melhoria existente nessas pequenas operaes", analisa Freire. Segundo Freire, a forma eficiente para diminuir o momento logstico passivo, melhorando a produtividade das atividades, investir em tecnologias que possibilitem o uso da gravidade entre linha e estoque nas movimentaes. "Alm de reduzir custos em operaes repetitivas, a diminuio do uso de combustveis e eletricidade impacta de forma positiva no meio ambiente", finaliza, dizendo ainda que os engenheiros ps-revoluo industrial perderam a conscincia do quanto vantajoso utilizar a natureza a favor dos processos. "Como o vento, gua, declive e o sol podem nos ajudar? No passado, por obrigao, esses fenmenos naturais eram mais bem aproveitados."

You might also like