You are on page 1of 25

1

UNIVERSIDADE SO JUDAS TADEU CURSO: CINCIAS ECONMICAS e CONTBEIS DISCIPLINA: LNGUA PORTUGUESA Turma: 1BCEN/ 1CCEN/ 1DCCN PROFA. Maria Jos Constantino Petri

MORFOLOGIA

Classes de palavras: Variveis 1 SUBSTANTIVO 2 ARTIGO 3 ADJETIVO 4 VERBO 5 NUMERAL 6 PRONOME SINTAXE A lngua uma instituio bastante complexa. Para que possamos conhec-la e utiliz-la na forma culta torna-se necessrio o desdobramento de seu estudo, tendo em vista aspectos diferentes. Assim, a Morfologia estuda as formas das palavras, o gnero, a derivao de termos a partir de outros mais primitivos, alm de outros fatos da lngua. A Sintaxe, outro aspecto do estudo da lngua, ocupa-se dos padres estruturais vigentes na lngua, motivados pelas relaes recprocas dos termos na orao e das oraes no texto. A Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB) divide a Sintaxe em: 1. de regncia: nominal e verbal - associao dos vocbulos de acordo com a sua funo sinttica; 2. de concordncia: nominal e verbal - concordncia dos vocbulos de acordo com certos princpios fixados na lngua; 3. de colocao - ordem dos vocbulos de acordo com sua funo sinttica e importncia na comunho das ideias. A orao constitui a menor unidade de sentido do discurso e encerra um propsito definido. Pode a orao ser nominal, quando destituda de verbo como, por exemplo, Fogo!, Sim, Joo., tambm chamadas de frases situacionais, ou estruturas menores. Ou pode ser verbal, quando construda com verbo, por exemplo, A proteo imagem se solidificou em diversas naes., preferencialmente denominadas oraes.
1

Invariveis 7 ADVRBIO 8 PREPOSIO 9 CONJUNO 10 INTERJEIO

As oraes podem ser absolutas, isto , construdas em torno de um s verbo, ou constitudas de um s perodo. Nesses casos, a orao pode ser: 1. Orao declarativa/assertiva declarao do que observamos ou pensamos; (so possveis tambm as declarativas negativas) Ex. A audincia j comeou.
2.

Orao interrogativa - pergunta sobre o que desejamos saber; Ex. O ru j foi interrogado? Orao imperativa - a ordem, a splica, o desejo, o pedido para que algo acontea ou deixe de acontecer; Ex. S forte! Feche a porta. Orao exclamativa o nosso estado emotivo de dor, alegria, espanto, surpresa, elogio, desdm; Ex. Que lindo dia! Que susto levei!

3.

4.

As oraes podem apresentar tambm perodos compostos por coordenao, por subordinao, ou ainda perodos mistos. Ao construir oraes, o falante tem a liberdade de escolher os vocbulos para constitu-las, mas no pode criar a estrutura em que eles se combinam, pois essas estruturas oracionais obedecem a certos modelos formais, constituindo os padres estruturais. Vamos agora acompanhar quais so os termos que constituem a orao da lngua portuguesa e quais os modelos formais que a orao deve seguir. Se algum se expressar da seguinte forma, com certeza, os leitores tero dificuldade de compreender a mensagem: Da pessoa, ou a reproduo plstica, imagem fsica ou mecnica, s o vultus no. Embora no haja nenhuma palavra escrita incorretamente, no podemos considerar esse agrupamento de palavras como uma orao, pois ela no forma uma unidade de sentido e nem tem um propsito definido, isto , no sabemos de quem, ou de que objeto, estamos falando alguma coisa. Isto significa que os termos da orao precisam ser dispostos de forma a constituir uma unidade de significao e, para isso, os termos que a constituem devem ocupar uma posio adequada, na estrutura da orao. Dessa maneira, se organizarmos o grupo de palavras do exemplo anterior, poderemos, ento, compreend-lo como uma orao, portanto com sentido: Imagem no s o vultus, ou a reproduo plstica, fsica ou mecnica da pessoa. Alm da organizao, as palavras que compem a orao devem manter relaes de regncia e de concordncia entre elas, segundo as normas da lngua culta. Nesta aula, vamos reconhecer os termos que formam a estrutura da orao. Esse reconhecimento importante, pois saber, por exemplo, quem o sujeito e o predicado de uma orao nos ajudar a redigir sem erros de concordncia e regncia verbais e sem erros no uso da vrgula. Nas aulas seguintes, trabalharemos com a regncia e a concordncia entre esses termos.
2

TERMOS DA ORAO 1 - ESSENCIAIS So aqueles sem os quais a orao no existe. So eles: o sujeito e o predicado. 1.1 - SUJEITO o termo da orao que indica o ser de quem se diz alguma coisa, o tpico da comunicao. O sujeito pode ser: A - SIMPLES - constitudo de um s ncleo Ex. A famlia sofreu importantes transformaes, no sculo passado. A tica exige a aproximao da lei aos valores da dignidade humana. B - COMPOSTO - constitudo de dois ou mais ncleos Ex. A tica e a Moral, embora consideradas distintas, tm os mesmos propsitos.. O mundo globalizado, a livre concorrncia, o domnio do crdito por grandes grupos econmicos e a manipulao dos meios de marketing geraram um grande impacto no Direito Contratual. C - SUBENTENDIDO - no presente, mas facilmente identificvel pela terminao verbal Ex. Falvamos sobre a crise econmica. D - INDETERMINADO - o sujeito existe, mas por alguma razo no se quer ou no se pode identific-lo H apenas duas formas de indeterminar o sujeito em portugus: a) com o verbo na 3 pessoa do plural; Ex. Bateram porta. Seqestraram um comerciante. Roubaram o carro. b) com o verbo na 3 pessoa do singular, mais o pronome pessoal oblquo de 3 pessoa se; Ex. Vive-se bem aqui. Come-se bem neste restaurante. Precisa-se de empregado. * ORAO SEM SUJEITO - Obs. a NGB no abriga a expresso sujeito inexistente como querem alguns. A orao no apresenta sujeito nos seguintes casos: a) com os verbos que indicam fenmenos da natureza: chover, trovejar, nevar, anoitecer, etc.; Ex. Chove. Anoitece.
3

b) com o verbo HAVER significando existir; Ex. No h dvida de que as relaes de trabalho sofreram grandes modificaes com o advento da informtica. No h dvidas de que as relaes de trabalho sofreram grandes modificaes com o advento da informtica. Houve vrias rebelies na Febem, neste incio de ano. Haver revises no Cdigo Civil. c)com os verbos HAVER, FAZER e SER indicando tempo; Ex. Faz cinco dias que chove. tarde demais para lamentar. Obs. A funo de sujeito das oraes pode ser desempenhada por: substantivos, pronomes pessoais do caso reto ou sujeito (eu, tu, ele, ns, vs eles), qualquer palavra, desde que substantivada, e por oraes subordinadas substantivas subjetivas. 1.2. PREDICADO - aquilo que se diz do sujeito; o comentrio da comunicao. O predicado pode ser: NOMINAL quando o ncleo do predicado no o verbo, mas um nome (substantivo ou adjetivo- o predicativo do sujeito) que se liga ao sujeito por um verbo de ligao. Ex. A legislao trabalhista fruto de evoluo histrica, cuja preocupao fundamental tem sido a proteo ao trabalhador. A nova legislao sobre o assunto parece conciliadora de antigas opinies divergentes. VERBAL - quando o ncleo do predicado um verbo que indica uma ao que o sujeito pratica ou sofre. Ex. O sistema normativo destina ao plo hipossuficiente uma proteo maior na relao jurdica de direito material trabalhista. Entendemos a necessidade de compreender os elementos caracterizadores da situao em pauta. O autor expe as duas teses conflitantes quanto atual concepo do contrato. VERBO-NOMINAL - quando o predicado apresenta dois ncleos: um verbal e um nominal. Exemplos de predicado verbo-nominal com predicativo do sujeito: Jos estudou doente Pedro considera-se culpado. O valente guerreiro chegou atrasado. O professor elogiou-o admirado. Exemplos de predicado verbo-nominal com predicativo do objeto: A dor torna os homens mais sensatos. Elegeram-no presidente do grmio estudantil
4

Nomearam-no secretrio. Chamavam Braslia a capital da esperana. Imaginei-o bem mais disposto. Considerei-o sempre um aluno dedicado. Considero-o aprovado. OBS. Os verbos quanto predicao, isto , quanto ao tipo de complementos que exigem, podem ser:
1.

VERBOS DE LIGAO indicam um estado do sujeito, uma condio em que ele se encontra.. Os principais verbos de ligao: SER ESTAR PARECER FICAR ANDAR CONTINUAR PERMANECER - TORNAR-SE. VERBOS DE AO - exprimem as aes que o sujeito pode praticar ou sofrer. Podem ser: - VERBOS INTRANSITIVOS (VI) - o significado da ao est completo no prprio verbo, no necessita de nenhuma outra palavra para completar-lhe o sentido; Ex. A audincia terminou. A vtima morreu. O seu direito de pleitear prescreveu.

2.

- VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS (VTD) - para a completa significao da ao necessitam de uma palavra : complemento verbal objeto direto -, para completarlhes o sentido. Ex. Eles discutiam a proposta. A manipulao gentica envolve riscos e uma sria afronta dignidade humana. A doutrina ptria estabelece duas modalidades de domiclio, o necessrio ou legal e o voluntrio. - VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS (VTI) - tambm necessitam de uma palavra para completar-lhes o sentido, mas entre o verbo e seu complemento objeto indireto - exige-se uma preposio. Ex. Ningum pode renunciar ao seu estado de filho ou sua nacionalidade. A interrupo da prescrio depende, em regra, de um comportamento ativo do credor, diferentemente da suspenso, que decorre de certos fatos previstos na lei. O legislador no se lembrou da necessidade de corrigir a redao do aludido dispositivo, para adequ-la ao novo sistema. - VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS E INDIRETOS ( VTDI) - so verbos que precisam de dois complementos para ter sua completa significao. Ex. A nova legislao confere segurana ao consumidor, na aquisio de qualquer produto. O servio de atendimento da companhia area informou ao usurio o horrio de seus vos. 2 - TERMOS INTEGRANTES so aqueles que entram na formao da orao se solicitados por outro termo
5

2.1 - COMPLEMENTO VERBAL Objeto direto (OD) e objeto indireto (OI). Termos da orao que completam o significado de um verbo transitivo direto, ou indireto. Constituem, geralmente, objeto direto (OD): a) o resultado da ao do verbo Ex. O maestro comps uma magnfica sinfonia.. b) a delimitao do processo verbal Ex. Ela olhava o campo. c)ser sobre o qual recai a ao do verbo Ex. Ele colheu os frutos do seu trabalho. d)ser em cujo proveito ou desproveito se realiza ao verbal, mas que se exprime sem interferncia de preposio Ex. O policial prendeu um inocente. e)ser a quem se dirige um sentimento Ex. Romeu amou Julieta f)o contedo da ao do verbo Ex. Eles discutiram a proposta. g)o espao percorrido Ex. Atravessou a rua. Obs. A funo de objeto direto pode ser exercida por substantivos, pronomes pessoais oblquos ( me, te, se, o, a, os, as, nos, vos, etc) , ou, ainda, por qualquer palavra substantivada. Constituem objeto indireto (OI): a) o ser em cujo proveito ou desproveito se realiza a ao do verbo, e que aparece necessariamente preposicionado Ex. Dei um livro a Ti Obedecemos s leis. b) a pessoa a quem pertence uma opinio Ex. Para vocs, este homem agiu bem. c) o ser interessado na ao do verbo Ex. Soltem-me esse inocente. Obs. A funo de objeto indireto pode ser exercida por substantivos, pelos pronomes oblquos (me, mim, te, ti, se, lhe, lhes, etc.), ou por qualquer palavra substantivada. 2.2 - COMPLEMENTO NOMINAL termo da orao que completa o significado de um substantivo ou de um adjetivo e, s vezes, de um advrbio; liga-se sempre por meio de uma preposio. Exemplos de complemento nominal de adjetivos: Fiel aos seus princpios. Contrrio aos meus interesses. Devotada s artes. Prejudicial sade. Resistente ao frio. Favorvel aos meninos. Exemplos de complemento nominal de substantivos: Referncia ao Evangelho. Incitamento coragem.
6

Aluso ao assunto. Necessidade de segurana. Sua resposta ao professor foi brilhante. Estaremos espera de novidades. Exemplos de complemento nominal de advrbios: Contrariamente ao seu propsito. Independentemente da sua deciso. Alm do horizonte. Longe do serto. 2.3 - AGENTE DA PASSIVA termo da orao que indica, na voz passiva, aquele que praticou a ao. Em lngua portuguesa, a voz passiva se apresenta de duas formas: a) a voz passiva analtica o verbo se encontra na voz passiva, isto , conjugado com o verbo auxiliar ser, mais o particpio do verbo principal. Ex. Casa vendida por algum (pela imobiliria, etc) Casas so vendidas por algum. Fatores subjetivos e objetivos so inseridos (por algum), nestes dois critrios, relacionados s pessoas envolvidas. A aplicabilidade da norma para os casamentos celebrados sob a gide da disposio anterior discutida pelos doutrinadores. Uma expanso em grande escala do princpio da boa-f em todos os campos do Direito identificada pela sociedade. b) a voz passiva sinttica o verbo se encontra na forma ativa, acompanhado do pronome SE, que o ndice de apassivao. o caso tpico dos famosos exemplos: VENDE-SE CASA e VENDEM-SE CASAS Ex. Nestes dois critrios inserem-se fatores subjetivos e objetivos, relacionados s pessoas envolvidas. Discute-se a aplicabilidade da norma para os casamentos celebrados sob a gide da disposio anterior. Identifica-se uma expanso em grande escala do princpio da boa-f em todos os campos do Direito. Obs.1- Na voz passiva sinttica, normalmente, o agente est eliptco, isto , no aparece na frase, mas sabe-se que algum praticou a ao, o agente da passiva. 2 - S possvel o emprego da voz passiva de verbos que sejam Transitivos Diretos (VTD), ou Transitivos Diretos e Indiretos (VTDI) Ex. A declarao da parte foi registrada pelo escrivo.(VTD) Os prmios foram outorgados aos vencedores pelo presidente da Associao.(VTDI).

3 - TERMOS ACESSRIOS aqueles que acrescentam uma informao a mais, ou apresentam uma qualidade, ou, ainda, enfeitam a orao
7

3.1 - ADJUNTO ADNOMINAL - o termo da orao representado por um adjetivo ou expresso que modifica o substantivo, em qualquer funo que ele esteja exercendo na orao. Exercem funo de adjunto adnominal: a) os adjetivos Ex. homem inteligente; homem bom b) as locues adjetivas que podem expressar diferentes ideias como: - ideia de posse Ex. Casa de Paulo - ideia de origem - Ex. gua da fonte - ideia de matria Ex. Pulseira de prata - ideia de restrio Ex. Canrios do stio c) os pronomes possessivos, demonstrativos e indefinidos Ex. Meu livro, este caderno, nenhum lpis , aquela paisagem, Cada semana, Que livro voc leu? d) o numeral - Ex. Trs casa, Um lpis 3.2 - ADJUNTO ADVERBIAL o termo da orao expresso por advrbio ou locuo adverbial que pode referir-se no s ao verbo, mas ainda ao adjetivo e a outro advrbio O adjunto adverbial exprime circunstncias; as principais so: a) assunto Ex. O professor dissertava sobre Geografia a) causa Tremia de medo b) companhia Danava com Maria c) concesso Saram apesar da chuva d) condio S sairo com a minha licena No sairo sem a minha licena e) dvida - Talvez aprenda a lio f) fim - Preparou-se para o passeio g) instrumento Abriu a porta com a chave h) intensidade Escreve muito bem i) lugar Moro na cidade Vou ao museu - Saiu de casa j) modo - Fala bem - Saiu s pressas k) tempo Amanh viajaro l) afirmao Sim, eles viro m) negao No responderam s perguntas feitas 3.3 APOSTO uma expresso de natureza substantiva ou pronominal que se refere a outra expresso de natureza substantiva ou pronominal, para melhor explic-la, ou para servir-lhe de resumo Ex. Este livro foi escrito por Machado de Assis, uma das maiores glrias
8

da literatura brasileira. Para Goffredo da Silva Telles Jr., eminente jurista, a personalidade consiste no conjunto de caracteres prprios da pessoa, logo, objeto de direito. 4 - VOCATIVO a expresso de natureza exclamativa atravs da qual chamamos ou colocamos em evidncia a pessoa a quem nos dirigimos. Ex. Jos, vem c! Sabei, caros doutores, que tal situao no pode perdurar..

EXERCCIOS DE FIXAO 1 - Assinale a orao correta, de acordo com a norma culta da lngua (A) (B) (C) (D) (E) Na prova houve muitas falhas. Na prova houveram muitas falhas. Teve muitas falhas na prova. Existiu muitas falhas na prova. Nenhuma est correta.

2 - Aponte a alternativa em que a forma verbal est correta (A) (B) (C) (D) (E) Haviam muitas pessoas na sala. Fazem dez anos que no o vejo. Existiam muitas falhas no inqurito policial. Devem haver mais processos contra o ru. Nenhuma est correta.

3 - Na frase: Havia expectativa e temor, indignao e espanto.... o verbo haver est no singular porque: (A) (B) (C) (D) (E) Concorda com o componente mais prximo do sujeito. Os ncleos do sujeito so palavras da mesma rea semntica. O verbo impessoal. O verbo est no passado. uma liberdade sinttica dos modernistas.

10

4 - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase: Se no _______________objees ao meu trabalho, eu __________, mas sei que ______________ muitos descontentes. (A) (B) (C) (D) (E) houvessem houverem houver houvesse houvesse continuaria continuarei continuarei continuaria continuarei existem existem existe existem existem

5 - Assinalar a alternativa em que o verbo da orao est na voz passiva (A) Trata-se dos direitos relacionados proteo de ideias, sistemas e mtodos que beiram o campo do direito autoral. (B) Tome-se o exemplo da taxa SELIC vigente em meados de 2003, fixada em 26% ao ano. (C) Refere-se s questes polmicas do contrato eletrnico, no Novo Cdigo. (D) Assiste-se ao incio de um novo perodo, no qual o exerccio da cidadania a preocupao fundamental. (E) Visa-se, com essas medidas, a resguardar os direitos da personalidade. 6 - Assinalar a alternativa em que o sujeito da orao indeterminado (A) Vislumbra-se um sistema duplo de responsabilizao do construtor pela solidez e segurana da obra. (B) Percebe-se a compatibilizao do princpio da liberdade com o da igualdade, a busca da expanso da personalidade individual de forma igualitria. (C) Destinam-se estes trabalhos a investigar as implicaes processuais decorrentes da nova legislao. (D) Prescinde-se, neste momento, de acusaes infrutferas. (E) Reporta-se essa tradio filosfica aos escritos de Aristteles, o grande mestre grego. 7 Na Partida da Mono, ao contrrio disso, no h uma atitude inventada. naturalismo puro. H cor local. H restituio exata de uma cena como ela devia ter sido na realidade. Assinalar a alternativa correta que indica a funo sinttica exercida, respectivamente pelas duas expresses em destaque, no texto acima:

10

11

(A) (B) (C) (D) (E)

sujeito complemento nominal objeto direto adjunto adverbial de modo adjunto adnominal

sujeito adjunto adnominal complemento nominal objeto indireto adjunto adverbial

8 - Na expresso ... Chamei o Prof. Antonio de presidente da associao cultural ... encontramos, no predicado, pela ordem: (A) (B) (C) (D) (E) objeto direto e objeto indireto objeto direto e predicativo objeto indireto e adjunto adnominal objeto indireto e predicativo objeto direto e adjunto adverbial

9 - Na frase: Deus a fora que me impele, a asa que me levanta, voz que me chama para ele., assinalar a opo correta que indica a funo sinttica das palavras em destaque: (A) (B) (C) (D) (E) predicativo do sujeito objeto direto sujeito objeto indireto agente da passiva

10 - Na frase: Dulce considerou calada, por um momento, aquele horrvel delrio (Herculano), assinalar a opo correta que indica a funo sinttica exercida, respectivamente pelas palavras em destaque: (A) (B) (C) (D) (E) objeto direto, objeto direto adjunto adnominal, objeto direto adjunto adverbial, complemento nominal adjunto adnominal, adjunto adverbial predicativo do sujeito, adjunto adnominal

EXERCCIOS VOZES VERBAIS

11

12

I Reconhecer a voz verbal nas seguintes oraes: 1. O inimigo sitiou a cidade. R ____________________________________________________ 2. O congestionamento do trfego paralisa a vida de nossa cidade. R. ___________________________________________________ 3. O soldado foi morto pelo inimigo. R. ___________________________________________________ 4. D-se terra a quem quiser. R. __________________________________________________ 5. O forte foi cercado pelo inimigo. R. __________________________________________________ 6. O Diretor se impacientava sem razo. R. _________________________________________________ 7. O beb foi envolvido em tecidos delicados. R. __________________________________________________ 8. os tropeiros carregaram as mulas. R. ___________________________________________________ 9. O sol se erguia no horizonte. R. ___________________________________________________ 10. Amolam se facas e tesouras. R. ___________________________________________________

II Passar para a voz passiva analtica: 1. O professor corrigir as provas ainda hoje. R. __________________________________________________________ 2. As pessoas de bem temem os traficantes de drogas. R. _________________________________________________________ 3. Um hbil engenheiro construiu a ponte. R. ________________________________________________________ 4. A comisso de ajuda aos desabrigados recebe os donativos. R. ________________________________________________________ 5. O auditor fiscal anotou as falhas existentes nos processos. R. _______________________________________________________ 6. O diretor conferiu o prmio ao melhor aluno da turma. R. _______________________________________________________ 7. Todos lembraram esse fato por muitos anos. R. ______________________________________________________ 8. Descobriram uma nova lei cientfica. R. _______________________________________________________ 9. O rapaz exigiu uma explicao melhor. R. ________________________________________________________ 10. A menina colhia flores no jardim. R. _______________________________________________________ III . Reconhecer se a orao est na voz ativa com sujeito indeterminado ou na voz passiva sinttica:
12

13

1. Referia-se ao assunto com muita familiaridade. R. ________________________________________________________ 2. Distriburam-se os folhetos por toda a cidade. R. ________________________________________________________ 3. Necessita-se de ajuda urgente para os desabrigados. R. ________________________________________________________ 4. Conferiu-se uma medalha ao vencedor. R. _________________________________________________________ 5. No se obteve melhor resultado. R. _________________________________________________________ 6. Comenta-se o fato at hoje. R. _________________________________________________________ 7. Far-se- a festa amanh. R. ________________________________________________________ 8. Visava-se a um aumento mais significativo. R. ________________________________________________________ 9. Desobedecia-se lei sem qualquer punio. R. _______________________________________________________ 10. Contestou-se a anlise feita pelo perito. R. _______________________________________________________

EXERCCIOS I - Identificar o sujeito e o predicado das oraes abaixo e classific-los: 1 As atletas brasileiras tm bastante habilidade. R.__________________________________________________________
2 Os exrcitos romanos destruram a cidade de Cartago. R. _________________________________________________________________ 3 Fazia um frio terrvel no porto. R. __________________________________________________________________ 4 So curiosos os integrantes de uma certa gerao de intelectuais brasileiros. R. __________________________________________________________________ 5 Alteraram toda a programao dos jogos do campeonato. R. __________________________________________________________________ 6 Trata-se de uma exposio, no mnimo, indita. R. ___________________________________________________________________ 7 Ningum se interessa por esse povo. R, ___________________________________________________________________
13

14

8 Hoje os tigres esto em extino. R. ____________________________________________________________________ 9 Havia muitas testemunhas no local do acidente. R. ___________________________________________________________________ 10 Para mim, bastam dois pedaos de torta. R. __________________________________________________________________ II Identificar a predicao verbal (VI; VTD; VTI; VTDI; VL) e seus complementos verbais, quando houver: 1 Crescem as vendas de apartamentos novos em So Paulo. R. ___________________________________________________________________ 2 Houve vrias ocorrncias policiais neste final de semana. R. ___________________________________________________________________ 3 O povo lhe atribui poderes divinos. R; ___________________________________________________________________ 4 Paguei ao proprietrio todos os aluguis atrasados. R. ____________________________________________________________________ 5 Ontem, na Faculdade, o corredor estava muito escuro. R. ___________________________________________________________________ 6 O consumo de drogas aumentou nos ltimos anos. R.___________________________________________________________________ 7 Os diplomatas continuam refns dos guerrilheiros. R. __________________________________________________________________ 8 Essa notcia foi desconcertante a todos. R. __________________________________________________________________ 9 O atropelador fugiu do local sem prestar socorro vtima. R. __________________________________________________________________ 10 O professor orientou a leitura das obras clssicas. R. ___________________________________________________________________

III Reconhecer o sujeito e o predicado das seguintes oraes:


14

15

1. Sbado fomos ao cinema. R. _________________________________________________________________ 2. Pensou-se em escolher outro presidente. R. _________________________________________________________________ 3. Partiremos ao anoitecer. R. _________________________________________________________________ 4. Qualquer um passaria pela ponte R. __________________________________________________________________ 6. Trata-se de um bom negcio R. __________________________________________________________________ 7. Agradeceu-me emocionado. R. __________________________________________________________________ 8. A chuva caia lentamente. R. ___________________________________________________________________ 9. A lio parece difcil. R. ___________________________________________________________________ 10. O fazendeiro percorria os verdes pastos. R. ___________________________________________________________________ IV Reconhecer o objeto direto e indireto dos verbos: 1. Daremos ao rapaz o apoio necessrio. R. ___________________________________________________________________ 2. Amparou o deficiente com cuidado. R. ___________________________________________________________________ 3. Escreverei a Paulo na prxima semana. R. ___________________________________________________________________ 4. No preciso disto. R. ___________________________________________________________________ 5. Ele se referiu reunio de ontem R. ___________________________________________________________________ 7. Assistimos a um grande espetculo de luzes. R. ___________________________________________________________________ 8. A quem deves tanto dinheiro? R. __________________________________________________________________ 9. A todos os reprteres, j lhes forneci o roteiro da viagem presidencial. R. ____________________________________________________________________ 10. Dar-te-ei a resposta em breve.
15

16

R. __________________________________________________________________

V Reconhecer o predicativo do sujeito e do objeto direto: 1. O gerente nomeou-o representante. R. ___________________________________________________________________ 2. Ele foi nomeado representante pelo gerente. R. ___________________________________________________________________ 3. A opinio pblica considera-o um paladino da democracia. R. ___________________________________________________________________ 4. Joaquim parecia calado durante o jantar. R. ___________________________________________________________________ 5. Maria continuava indiferente aos chamados. R. ___________________________________________________________________ 6. O condenado acusou de receptador o seu comparsa. R. ___________________________________________________________________ 7. Considero-o meu amigo. R. ___________________________________________________________________ 8. Julguei invencveis nossos adversrios. R. ___________________________________________________________________ 9. Chamei-o de santo. R. ___________________________________________________________________ 10. Os jovens estavam entusiasmados. R. ___________________________________________________________________ VI Reconhecer o complemento nominal: 1. A assiduidade s aulas despertou o gosto pelos estudos. R. __________________________________________________________________ 2. Seu texto continha muitas crticas aos maus costumes. R. __________________________________________________________________ 3. Foi prejudicial aos interesses nacionais a atuao daquele poltico. R. __________________________________________________________________ 4. Sua resposta ao examinador provocou muitos aplausos. R. __________________________________________________________________

16

17

5. a lembrana daquela cena acompanha-me at hoje. R. __________________________________________________________________ 6. Aguardamos a chegada do porteiro para a consulta aos arquivos. R. __________________________________________________________________ 7. O zelo pelas crianas deve ser uma preocupao constante dos pais. R. __________________________________________________________________ 8. O senado votou contrariamente ao interesse nacional. R, ___________________________________________________________________ 9. A compra do terreno modificou os planos. R. ___________________________________________________________________ 10. Os imigrantes se mantiveram fiis as suas tradies. R. ___________________________________________________________________ VII Reconhecer os adjuntos adnominais: 1. O primeiro bonde eltrico amedrontou alguns pedestres. R. ___________________________________________________________________ 2. Certas pessoas importantes menosprezam os humildes. R. ___________________________________________________________________ 3. Na sala, o piano de cauda era a pea mais importante. R. ___________________________________________________________________ 4. Ele deu sua palavra de honra que no revelaria o segredo. R. ___________________________________________________________________ 5. No lhe conheo os defeitos. R. ___________________________________________________________________ 6. O sol da manh j resplandecia nas janelas dos altos edifcios. R. ___________________________________________________________________ 7. Levaram-me o todo o dinheiro. R. ___________________________________________________________________ 8. O rapaz era inteligente e estudou em uma escola pioneira. R. ___________________________________________________________________ 9. A av olhava os netos com seus olhos azuis e mansos. R. ___________________________________________________________________ 10. Os imigrantes italianos se instalaram nas frteis terras paranaenses. R. ___________________________________________________________________

TEXTO E DISCURSO

17

18

Todo falante de uma lngua tem a capacidade de perceber, empiricamente, o que um texto na sua lngua materna. Independente do grau de escolaridade, toda pessoa capaz de perceber se, em uma narrativa oral, falta uma seqncia, ou se de um texto qualquer foi eliminada uma parte que torna difcil a sua compreenso. Isso ocorre porque, ao lado de capacidade lingstica, isto , a capacidade de aprender uma lngua, qualquer que seja, todo ser humano dotado de uma capacidade textual, melhor dizendo, a capacidade de reconhecer um texto, diferenciando-o de uma simples seqncia de palavras. Mas o que um texto? Como o falante reconhece um texto? Texto, em sentido amplo, emprega-se para identificar toda e qualquer manifestao da capacidade textual do ser humano. Assim, chamamos de texto um poema, uma msica, uma pintura, um filme, pois se referem a formas de comunicao realizadas por determinados sistemas de signos e suas regras combinatrias. Quando utilizamos a linguagem verbal (oral e escrita), isto , os signos lingsticos, para a comunicao, a atividade comunicativa que o falante desenvolve, numa situao de comunicao que engloba o conjunto de enunciados produzidos pelo locutor e o evento de sua enunciao, recebe o nome de discurso. Essa atividade manifesta-se linguIsticamente por meio de textos, em sentido estrito. Texto, em sentido estrito, pode ser entendido, ento, como qualquer passagem, falada ou escrita, que forma um todo significativo, independente de sua extenso. uma unidade de sentido que tem como caractersticas a coerncia e a coeso, conjunto de relaes responsveis pela tessitura do texto. Discurso a atividade comunicativa de um locutor, numa situao especfica, englobando no apenas o conjunto de enunciados efetivamente produzidos, como tambm o evento de sua enunciao; a ao verbal dotada de intencionalidade. Entende-se tambm por discurso, todos os enunciados pertencentes a uma mesma formao discursiva, bem como suas condies de produo. Os termos texto e discurso so usados muitas vezes como sinnimos, mas no interior de determinadas teorias lingsticas designam entidades diferentes. Uma das razes para a confuso no uso desses termos advm do fato de que, em algumas lnguas, como o alemo, o holands, s existe o termo texto, de onde surgiram as expresses gramtica de texto e lingstica de texto, teorias que se dedicam ao estudo do texto, enquanto em ingls e nas lnguas romnicas, ao lado do termo texto existe tambm o termo discurso. Para as modernas teorias scio-interacionistas de linguagem, que entendem a linguagem como lugar de interao social, lugar de sujeitos ativos, empenhados em uma atividade sciocomunicativa, a construo do sentido uma atividade que compreende, da parte do produtor do texto, um projeto de dizer, e, da parte do intrprete (leitor/ouvinte), uma participao ativa, a partir das pistas, das marcas sinalizadas pelo produtor. O texto pode ser comparado, metaforicamente, a um iceberg, isto , na sua superfcie, na sua materialidade lingstica encontra-se uma parte do sentido que se completa com aquilo que no visvel, mas sim implcito. Nesse implcito, o contexto-scio cognitivo desempenha um papel de
18

19

extrema importncia, englobando o conhecimento lingstico, o conhecimento da situao comunicativa e de suas regras, o conhecimento dos vrios gneros textuais, o conhecimento dos diversos nveis de linguagem, o conhecimento de outros textos (intertextualidade). O sentido de um texto, em qualquer situao comunicativa, no depende apenas da estrutura textual em si mesma. Uma vez que no existem textos totalmente explcitos, o produtor de um texto precisa decidir sobre o que deve ser explicitado textualmente e o que pode permanecer implcito, podendo ser recupervel pelas inferncias realizadas pelo ouvinte/leitor. Percebemos, assim, que o texto no um agrupamento aleatrio de palavras, mas o resultado de escolhas realizadas pelo falante, com inteno comunicativa, segundo determinados mecanismos e estratgias que possibilitam a tessitura, o entrelaamento das palavras, de forma coesa e coerente, formando um todo de significao, capaz de transmitir uma mensagem, permitindo a interao entre emissor e receptor. A tradio escolar reconhece trs tipos de textos, so eles: a Descrio, a Narrao e a Dissertao. DESCRIO Conceito a representao que fazemos, por meio de palavras, de um ser qualquer, homem, animal, objeto, paisagem, etc., reproduzindo-o pela apresentao de sua forma. Situa seres e objetos no espao. No h mudana de situao, mas caractersticas simultneas do que descrito numa nica observao. O observador focaliza o ser ou objeto, mostrando suas caractersticas que so descritas em ordem coerente, com a disposio em que se encontram no espao. No h procedimento especfico. Considera-se o texto concludo, quando se completa a caracterizao. necessrio apenas assinalar os traos mais singulares, os mais salientes, dispondo-os de tal forma que do conjunto ressalte uma impresso dominante e singular. A finalidade da descrio transmitir a impresso que o objeto, ou o ser desperta em nossa mente, atravs dos sentidos. preciso saber selecionar os detalhes, saber reagrup-los, analis-los para conseguir uma imagem e no uma cpia do objeto. preciso saber observar, ter imaginao e dispor de recursos de expresso. Faz-se uso dos cinco sentidos: audio, olfato, paladar, tato e viso. H o emprego de adjetivao, verbos de estado e linguagem metafrica. necessrio que o observador tenha sensibilidade para transmitir sensaes fsicas (cores, formas, sons, gostos, odores) e psicolgicas (impresses subjetivas, comportamentos). Tipos segundo os autores, a descrio pode ser: - literria subjetiva objetiva tcnica/ cientfica Caractersticas 1. Uso de verbos atribuidores de estado, no presente; 2. Construo de uma realidade esttica;
19

20

3. Uso de elementos que qualificam, pormenorizam; 4. No h ordem cronolgica a ser obedecida 5. Uso de figuras de comparao de metforas. Na descrio de personagens a identificao leva em considerao: - os traos fsicos corpo/forma cor cabelos rosto, etc. - os traos psicolgicos gestos ar comportamento hbitos, etc. A descrio tcnica pode ser: - de um objeto, de um ser - de um processo, observando-se os seguintes itens: - o propsito, o objetivo - os estgios sucessivos - as partes componentes - o resultado Caractersticas da descrio tcnica 1. Vocabulrio denotativo 2. Frases curtas em ordem direta 3. Ausncia de afetividade
4. Pouca adjetivao, ordem lgica da apresentao das partes

5. Predomnio de verbos de estado 6. Impessoalidade na exposio Na prtica, sabemos que qualquer tipo de texto constitudo por pargrafos, uma unidade de composio, formada por um ou mais de um perodo, em que se desenvolve ou se explana determinada idia central, a que geralmente se agregam idias secundrias, intimamente relacionadas pelo sentido (GARCIA, Othon M. Comunicao em prosa moderna.) O pargrafo considerado padro, aquele mais comum, apresenta na dissertao e na descrio, trs partes: a introduo, representada, na maioria dos casos por um ou dois perodos curtos iniciais, em que se expressa a ideiancleo - ou tpico frasal -, o desenvolvimento, isto , a explanao dessa ideiancleo, e a concluso, mais rara, nos pargrafos poucos extensos ou naqueles em que a idia central no apresenta maior complexidade.

EXEMPLOS DE TEXTOS DESCRITIVOS 1 Um elemento clssico e imprescindvel num concerto, o clarinete, com seu timbre aveludado, o instrumento de sopro de maior extenso sonora, pelo que ocupa na banda de msica o lugar do violino na orquestra. O clarinete que possuo foi obtido aps o meu nascimento, doado como presente de aniversrio por meu bisav, um velho msico, do qual carrego o nome sem tlo conhecido. O clarinete feito de madeira, possui um tubo predominantemente cilndrico formado por cinco partes dependentes entre si, em cujo encaixe prevalece a cortia, alm das chaves e anis de juno das
20

21

partes, de metal. Sua embocadura de marfim com dois parafusos de regulagem, os quais fixam a palheta bucal. Possuindo cerca de oitenta centmetros e pesando aproximadamente quatrocentos gramas, facilmente desmontvel, o que lhe confere a propriedade de caber numa caixinha de quarenta e cinco centmetros de comprimento e dez de largura. (Wikipdia Clarinete) 2 Eram cinco horas da manh e o cortio acordava, abrindo, no os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada sete horas de chumbo. Como que se sentiam ainda na indolncia da neblina as derradeiras notas da ltima guitarra da noite antecedente, dissolvendo-se luz loura e tenra da aurora, que nem um suspiro de saudade perdido em terra alheia. A roupa lavada, que ficara de vspera nos coradouros, umedecia o ar e punha-lhe um fartum acre de sabo ordinrio. As pedras do cho, esbranquiadas no lugar da lavagem e em alguns pontos azulados pelo anil, mostravam uma palidez grisalha e triste, feita de acumulaes de espumas secas. Alusio de Azevedo, O Cortio 3 Era uma velha sequinha que, doce e obstinada, no parecia compreender que estava s no mundo. Os olhos lacrimejavam sempre, as mos repousavam sobre o vestido preto e opaco, velho documento de sua vida. No tecido j endurecido encontravam-se pequenas crostas de po coladas pela baba que lhe ressurgia agora em lembrana do bero. L estava uma ndoa amarelada de um ovo que comera h duas semanas. E as marcas dos lugares onde dormia. Achava sempre onde dormir, casa de um, casa de outro. Quando lhe perguntavam o nome, dizia com a voz purificada pela fraqueza e por longussimos anos de boa educao: - Mocinha. As pessoas sorriam. Contente pelo interesse despertado, explicava: - Nome, nome mesmo, Margarida. O corpo era pequeno, escuro, embora ela tivesse sido alta e clara. Tivera pai, me, marido, dois filhos. Todos aos poucos tinham morrido. S ela restara com os olhos sujos e expectantes quase cobertos por um tnue veludo branco. Quando lhe davam alguma esmola davam-lhe pouca, pois ela era pequena e realmente no precisava comer muito. Quando lhe davam cama para dormir davam-na estrita e dura porque Margarida fora aos poucos perdendo volume. Ela tambm no agradecia muito: sorria e balanava a cabea. Clarice Lispector, A Legio Estrangeira

A Narrao
A narrao, ou texto narrativo, tem como elemento fundamental um fato; trata-se do relato de um fato ou de uma sequncia de fatos. Talvez, seja o tipo de texto mais antigo produzido pelo homem, inicialmente na oralidade e, depois, na forma escrita. Gramaticalmente, pela sua natureza, um texto que faz uso de verbos de ao e apresenta os verbos nos tempos do passado. - Principais elementos 1 O fato O qu ? Quid?
21

22

2 As personagens Quem? Quis? 3 O lugar Onde? Ubi? 4 O tempo Quando? Quando? 5 O modo Como? Quomodo? 6 A causa Por qu? Cui? - Estrutura 1 Introduo apresentao do fato 2 Desenvolvimento Complicao corpo do relato, a sequncia de fatos 3 Clmax o desencadeamento do fato central 4 Desenlace ou Desfecho - Tipos de narrador 1- Narrador-observador - relata os fatos na 3 pessoa; muitas vezes seu relato indica que ele conhece previamente tudo sobre os acontecimentos, chamado ento de narrador onisciente; outras vezes sua participao limitada, no conhece tudo, apresentando uma viso parcial dos fatos, o narrador objetivo. 2 Narrador-personagem narra os fatos na 1 pessoa, revelando suas prprias emoes e pensamentos como personagem, no mais como mero observador.

A Dissertao
A dissertao o tipo de texto prprio para a exposio de ideias a respeito de determinado tema. Gramaticalmente, empregam-se os verbos na terceira pessoa, e so usados perodos compostos por coordenao e subordinao. - Estrutura 1 Introduo ou proposio da tese h vrias maneiras de se introduzir uma tese: - declarao positiva ou negativa - interrogao - definio - aluso histrica - citao 2 Desenvolvimento apresentao de argumentos a favor ou contra a tese apresentada na Introduo 3 Concluso - Diferena entre Tema e Ttulo Tema: o assunto sobre o qual voc ir escrever, ou seja, a idia que ser defendida ao longo de sua composio. Ttulo: a expresso, geralmente curta, colocada no incio do trabalho; uma vaga referncia ao assunto que voc abordar. Exemplos: Ttulo: O jovem e apoltica Tema: Ultimamente temos notado um enorme interesse dos jovens em participar da vida poltica desta nao
22

23

Ttulo: A cidade e seus problemas Tema: Acidade de So Paulo enfrenta atualmente grandes problemas Ttulo: as contradies na era da comunicao Tema: Vivendo a era da comunicao, o homem contemporneo est cada vez mais s A cada um desses ttulos poderiam caber outros temas diferentes. Diferenas: Ttulo 1. uma referncia vaga a um assunto 2. uma expresso mais curta 3. Na maioria das vezes no tem verbo Tema 1. uma afirmao sobre determinado assunto, em que se percebe uma tomada de posio 2. uma orao, ou perodo 3 Por ser orao, apresenta verbo

Exerccios 1 Sugerir ttulos para os temas abaixo: a)Alguns segmentos da produo agrcola voltam-se para o mercado externo, alcanando considervel sucesso. b) Neste pas seria necessrio que promovessem a alfabetizao de adultos, para que eles se sentissem mais integrados comunidade. c) A construo de uma sociedade democrtica dever de todos cidado brasileiro. 2 Sugerir temas para os ttulos abaixo: a) O trabalho e a realizao pessoal b) A importncia do lazer c) A decadncia da escola pblica d) A violncia urbana e) A importncia da leitura f) A era das bibliotecas on line - O Pargrafo Segundo Garcia, Othom M. (Comunicao em prosa moderna), o pargrafo a unidade de composio, constituda por um ou mais de um perodo, em que se expe ou se desenvolve uma ideia central, qual se agregam outras, chamadas de secundrias, mas intimamente relacionadas pelo sentido. O pargrafo importante na produo da dissertao, ou de qualquer outro texto, pois facilita ao escritor a tarefa de isolar e depois ajustar as idias

23

24

principais da sua composio, permitindo ao leitor acompanhar-lhes o desenvolvimento nos seus diferentes estgios. Como unidade de composio, o pargrafo varia em extenso. H pargrafos de uma ou duas linhas como h aqueles de pgina inteira. H um senso de proporo que serve de critrio para a extenso do pargrafo, mas principalmente o ncleo, a idia central que comandar a extenso do pargrafo. do assunto tratado, da diviso desse assunto que depende a extenso do pargrafo, lembrando que, s vezes, ideias mais complexas possam de desdobrar em mais de um pargrafo. Geralmente, o pargrafo-padro, de estrutura mais comum e mais eficaz, consta de trs partes, principalmente na dissertao: a introduo, representada na maioria dos casos por um ou dois perodos curtos iniciais, em que se expressa de maneira sumria a ideia-ncleo, chamada de tpico frasal; o desenvolvimento, isto , a explanao dessa idia; e a concluso, mais rara, em pargrafos pouco extensos. O tpico frasal constitudo geralmente por um ou dois perodos curtos iniciais e encerra de modo geral e conciso a ideia-ncleo; uma generalizao, em que se expressa opinio pessoal ou se define alguma coisa. Algumas vezes a idia-ncleo est diluda no pargrafo ou j expressa em dos precedentes, sendo apenas evocada por palavras de referncia. O tpico frasal pode apresentar vrios tipos: 1. Declarao inicial - o tipo mais comum, no qual o autor afirma ou nega alguma coisa logo de sada, para, ento justificar ou apresentar argumentos; pode ser afirmativa ou negativa. Ex. No h qualquer exagero em afirmar que o homem gregrio porque precisa dos seus semelhantes para realizar trocas de toda ordem, e porque tem um horror muito especial solido. Numa sociedade onde ningum quer engordar, o crescimento dos supermercados um tanto contraditrio. A febre de emagrecimento deveria beneficiar o desenvolvimento de pequenas quitandas e no desses monstruosos templos de consumo. No h cadeia pior na cidade So Paulo do que a reservada aos ex-maridos que no pagam penso alimentcia. A carceragem de um Distrito Policial abriga 163 num espao feito para 20 pessoas. 2. Definio mtodo didtico; o autor inicia seu texto com uma definio. Ex. tica o estudo dos juzos de apreciao referentes conduta humana suscetvel de qualificao do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto. 3. Diviso tambm didtico, esse tipo consiste em apresentar o tpico frasal sob a forma de diviso ou discriminao das idias a serem desenvolvidas. Ex. O estudo da lngua divide-se em fontica, morfossintaxe, semntica e pragmtica. Cada uma dessas reas abordar a lngua sob determinado aspecto. 4. Aluso histrica uma forma de despertar a curiosidade do leitor a aluso a fatos histricos, lendas, tradies, crendices, anedotas.
24

25

Ex. Conta uma tradio cara ao povo americano que o Sino da Liberdade, cujos sons anunciaram, em Filadlfia, o nascimento dos Estados Unidos, inopinadamente se fendeu, estalando, pelo passamento de Marshall. (Rui Barbosa) 5. Interrogao o pargrafo inicia-se com uma interrogao, seguindo-se o desenvolvimento sob a forma de resposta ou de esclarecimento. Ex. Como pode a prefeitura exigir que os muncipes mantenham a cidade limpa se ela no faz sua parte, deixando caladas esburacadas e no recolhendo o lixo acumulados nas ruas? 6. Omisso de dados identificadores forma de iniciar um pargrafo de modo que ateno do leitor se mantenha em suspenso durante largo tempo, devido omisso de certos dados que permitam identificar a personagem ou outro qualquer elemento do texto. Ex. As prximas eleies traro muitas novidades; s esperar para comprovar. Muitas expectativas sero frustradas; muitas ideias novas se espalharam pela cidade; muitos ficaro surpresos com a possibilidade da chegada de uma era de verdadeiro respeito aos direitos dos cidados. O desenvolvimento do pargrafo obedece a diversos processos, conforme a natureza do assunto e a finalidade da exposio. A preocupao maior do autor deve ser a de fundamentar de maneira clara e convincente as idias que defende ou expe. O desenvolvimento pode se dar de vrias maneiras: 1. Enumerao ou descrio de detalhes 2. Confronto 3. Analogia e comparao 4. Citao de exemplos
5.

Causa e efeitos (fenmenos fsicos); Razes e consequncias (atos humanos.

25

You might also like