You are on page 1of 40

Introduo Engenharia

HISTRIA DA ENGENHARIA

SNTESE HISTRICA
A evoluo da humanidade se processa de forma contnua; Tem dado alguns saltos espordicos em grandes crises ou na conjugao de fatores favorveis.
Elemento constante nesta Evoluo

A imagem no pode ser exibida. Talvez o computador no tenha memria suficiente para abrir a imagem ou talvez ela esteja corrompida. Reinicie o computador e abra o arquivo novamente. Se ainda assim aparecer o x vermelho, poder ser necessrio excluir a imagem e inseri-la novamente.

EVOLUO
Evoluo fruto do aparecimento e constante aprimoramento de um tipo de indivduo preocupado com o desenvolvimento de tcnicas e, na histria mais recente da humanidade, ao aparecimento de um novo tipo intelectual, com base educacional relao com tcnica os e ntima de processos

desenvolvimento de tecnologia

ORIGEM DAS TCNICAS PRIMITIVAS


Descoberta da alavanca: o homem
sentiu que podia mover cargas bem mais pesadas dos que as que normalmente movia com os seus prprios braos;

Domnio do Fogo: conseguindo


atravs da frico de dois pedaos de madeira, fundamentado na observao do efeito do atrito entre ramos secos;

Polimento das pedras. Cozimento dos alimentos.

UMA GRANDE REVOLUO TCNICA (PERODO NEOLTICO)

Introduo da Agricultura. Domesticao de animais Modelagem de cermica. Fabricao de vinho e cerveja.

NOVAS CONQUISTAS

Propiciou

2.000 A.C.
Inveno do Alfabeto para a escrita e numerao; Fundio de metais (etruscos fundiam o ferro); Arquitetura enriquecida com novas tcnicas; Inveno da roda; Egpcios utilizavam o papiro para escrita e canalizavam gua do Nilo; Povos mediterrneos e escandinavos desenvolviam tcnicas para construo de navios.

DISSEMINAO DA CINCIA E DA TCNICA ANO 1450


Johannes Glensfleisch (Gutenberg) : aperfeioou a inveno dos chineses e implantou os tipos mveis para composio grfica mecanizou o processo, garantindo uma impresso mais rpida.

SURGIMENTO DA ENGENHARIA MODERNA


Arteses Pr-histria Especialistas na soluo problemas Construo estruturas, dispositivos etc.

Engenharia do Passado: Base no empirismo, conhecimentos


prticos da experincia prpria ou transmitida por antepassados

Rpida expanso do conhecimento

Surgimento da matemtica

Explicao de fenmenos fsicos

Engenharia Moderna: baseada na aplicao generalizada dos


conhecimentos cientficos soluo de problemas (sistematizao e ordenamento)

CONHECIMENTOS TPICOS APLICADOS ENGENHARIA MODERNA


Estrutura da matria; Fenmenos eletromagnticos; Composio qumica dos materiais; Leis da mecnica; Transferncia de energia; Modelagens matemticas dos fenmenos fsicos.

EXEMPLO DA ABORDAGEM DA ENGENHARIA MODERNA

No caso da Mquina a Vapor, a preocupao vai alm da concepo da mquina e o seu funcionamento, mas, principalmente concentra-se na aplicao das leis da termodinmica e da transferncia de calor , na queima otimizada de combustveis, na anlise dos efeitos trmicos sobres as tenses na estrutura da mquina etc.

MARCOS HISTRICOS IMPORTANTES


A tecnologia como concebida atualmente surgiu a cerca de 400 anos, mas se consolidou na Revoluo Industrial, quando foi percebido que tudo o que era construdo pelo homem podia s-lo usando princpios da cincia.

Leonardo da Vinci (1452-1519): em 1510 projetou a roda dgua horizontal cujo princpio foi usado na construo da turbina hidrulica

GALILEU GALILEI E O SURGIMENTO DA CINCIA MODERNA


Fsico (1564 1642) iniciador da mentalidade cientfica moderna e do experimentalismo cientfico.

Evento ocorrido em 1590


Experincia: queda livre simultnea de dois corpos de pesos diferentes. Objetivo: por prova ensinamentos de Aristteles. Convidados: membros Universidade de Pisa. da

GALILEU GALILEI E O SURGIMENTO DA CINCIA MODERNA


Trabalho publicado por Galileu em 1638: marco da aplicao da cincia moderna na engenharia, no qual deduzido o valor de resistncia flexo de uma viga engastada numa extremidade e suportando um peso na extremidade livre.

Desenho de uma viga engastada no livro de Galileu

SURGIMENTO DO TERMO ENGENHEIRO


Primeiro emprego do termo Engenheiro originado na palavra latina ingenium (significado: engenho, habilidade) foi feito na Itlia.
Oficialmente, apareceu pela primeira vez na Frana numa ordem rgia de Carlos V (1337 - 1380); No Sculo XVIII utilizada para identificar aqueles que faziam tcnicas com base em princpios cientficos;

1814 o termo engenharia foi includo dicionarizado em lngua portuguesa; John Smeaton (1724 1792) ingls, primeiro a se auto-intitular Engenheiro Civil

FATOS MARCANTES DA CINCIA E DA TECNOLOGIA


1620 Bacon preconiza o mtodo experimental; 1637 Ren Descartes publica o primeiro tratado da geometria analtica e formula as leis da refrao; 1642 Blaise Pascal (cientista francs) constri a primeira mquina de calcular:
Inteiramente Mecnica: engrenagens movidas a manivelas operadas mo Fazia apenas SOMA e SUB Pascaline no fez muito sucesso, pois era cara e exigia prtica de uso.

FATOS MARCANTES DA CINCIA E DA TECNOLOGIA


1660 estabelecida a Lei de Hooke, princpio bsico para o estudo da Resistncia dos Materiais, cincia fundamental das engenharias (F = k .l); 1672 Baron Gottfried von Leibniz (Matemtico Alemo) inventa a mquina de calcular com 4 operaes:
Inteiramente Mecnica Fazia SOMA, SUB, MULT e DIV Primeira Calculadora de 4 operaes (mas no cabia no bolso ainda!!!)

1674 o clculo infinitesimal, ferramenta bsica para a anlise matemtica inventada por Newton e Leibniz; 1729 Stephen Gray descobre que h corpos condutores e no condutores de eletricidade;

FATOS MARCANTES DA CINCIA E DA TECNOLOGIA


1745 Ewald Jurgen Von Kleist inventa o capacitor eltrico; 1752 Benjamin Franklin inventa o pra-raios; 1764 James Watt inventa o condensador, componente fundamental para o motor a vapor;

James Watt registrou a patente de um dispositivo que melhorava a produtividade da mquina, com a ajuda de um condensador e uma bomba de ar.

APERFEIOAMENTOS NA MQUINA A VAPOR REDUZIRAM SEU PESO E TAMANHO, POSSIBILITANDO SUA INSTALAO EM VECULOS SOBRE TRILHOS.

Fonte: Bastos Tigre

FATOS MARCANTES DA CINCIA E DA TECNOLOGIA


1768 Gaspar Monge cria a Geometria Descritiva; 1775 Pierre Simon inventa a turbina dgua; 1789 Lavoisier enuncia a lei da conservao da massa; 1790 O mesmo Lavoisier publica a tbua dos trintaprimeiros elementos qumicos; 1800 Alessandro Volta constri a primeira bateria de zinco e chapas de cobre; 1802 Joseph Gay Lussac formula a lei da dilatao dos gases; 1805 Joseph Fourier formula a teoria do desenvolvimento das funes em sries trigonomtricas; 1811 Avogadro formula a hiptese sobre a composio molecular dos gases;

FATOS MARCANTES DA CINCIA E DA TECNOLOGIA


1814 George Stephenson constri a primeira locomotiva;

Segundo Hobsbawm, foi entre 1825 e 1830, com a locomotiva Rocket de George Stepheson e a estrada de ferro Liverpool-Manchester, que se inaugurou realmente o perodo ferrovirio, com a evoluo para modelos de locomotivas mais eficientes, movidas a vapor, puxando vages destinados a transportar tanto carga quanto passageiros.

FATOS MARCANTES DA CINCIA E DA TECNOLOGIA


1815 Nasce George Boole (1815 1864):
lgebra Booleana (Switching algebra) Tabela verdade mostra todas as possveis combinaes dada as entradas e o tipo de funo (E,OU,NEG,OU Exclusivo,etc..) 2n onde n representa o nmero de entradas (variveis)

FATOS MARCANTES DA CINCIA E DA TECNOLOGIA


1819 Hans Derstedt descobre o eletromagnetismo; 1822 Sadi Carnot cria a termodinmica; 1822 Charles Babbage (Matemtico Ingls da Univ. de Cambridge) inventa a mquina (Motor) Diferencial:
Inteiramente Mecnica, Fazia SOMA e SUB Utilizada para calcular tabelas de navegao Rodava apenas um algoritmo: mtodo de diferenas finitas usando polinmios Sada: marcas em placa de cobre Precursor cartes perfurados e mdias WORM write once, read many Ex.: CD-ROMs

Foi a primeira tentativa de se construir uma mquina de computao que fosse automtica e adaptvel; Diminuram-se os erros nas leituras dos resultados (imprimia-os em cartes perfurados); Foi um dos pontos de partida para a indstria de mquinas.

FATOS MARCANTES DA CINCIA E DA TECNOLOGIA


1824 Sadi Carnot cria a termodinmica; 1825 Nielson constri o primeiro alto-forno; 1831 Faraday descobre a induo eletromagntica; 1834 Charles Babbage inventa a mquina analtica (ancestral do computador):
Ficou conhecido como o pai do computador e o av do computador digital moderno 4 componentes: Store (memria), MILL (unidade de computao), input section (Leitor de carto perfurado) e output section (carto perfurado).

Qual a grande inovao? Primeiro computador de propsito geral Noo de PROGRAMAO: os outros computadores apenas recebiam dados e geravam resultados. Este computador distinguia a entrada em dados e instrues.

FATOS MARCANTES DA CINCIA E DA TECNOLOGIA


Continuando. Linguagem Assembly bem simples: com operaes de fetch, SOMA, SUB, MUL, DIV, store, test, desvio condicional,... Ada Augusta Lovelace (primeira programadora): Babbage contratou-a para desenvolver os programas:
inventou conceito de subrotina; descobriu a importncia dos laos de repetio (loops); iniciou o desenvolvimento do desvio condicional

1837 Samuel Morse inventa o telgrafo eltrico; O dispositivo que inventou era constitudo por um transmissor que continha uma bateria, um interruptor de circuito - chave Morse - e uma pequena campainha que era o sistema receptor conectado ao emissor por um condutor eltrico a dois fios.

FATOS MARCANTES DA CINCIA E DA TECNOLOGIA


1860 construo do primeiro conversor Bessemer;
Primeiro processo industrial de baixo custo para produo em massa de ao a partir de ferro gusa derretido. O processo foi patenteado em 1855 por Henry Bessemer tendo sido desenvolvido a partir de conhecimentos prticos conhecidos na China desde o sculo III. O princpio-chave a remoo das impurezas do ferro pela oxidao obtida por meio da injeo de ar no ferro derretido. A oxidao tambm aumenta a temperatura da massa de ferro e o mantm derretido.
Fonte: Bastos Tigre

FATOS MARCANTES DA CINCIA E DA TECNOLOGIA


1867 Joseph Monier inventa o processo de construo de concreto reforado; 1878 Tomas Edison inventa a lmpada eltrica

A PATENTE DA LMPADA ELTRICA


A patente obtida por Edison foi questionada por Heinrich Gobel que havia desenvolvido a primeira lmpada funcional trs dcadas antes. Entretanto, o tribunal foi favorvel a Edison.

Fonte: Bastos Tigre

FATOS MARCANTES DA CINCIA E DA TECNOLOGIA


1890 Hollerith: mq. de perfurar cartes: Dr. Herman Hollerith Funcionrio dos EUA Census Bureau Senso de 1880 Proc. Manual levou 7,5 anos para finalizar Senso de 1890 Proc. levou 2,5 anos com: mquina de perfurar cartes mquina de tabular e ordenar

FATOS MARCANTES DA CINCIA E DA TECNOLOGIA


1885 Gottlieb Daimler e Karl Benz constroem o primeiro automvel;

SISTEMA DE GERAO, TRANSMISSO, E DISTRIBUIO DE ENERGIA ELTRICA.


1891 construda a primeira linha de transmisso eltrica, em corrente alternada;

Fonte: Bastos Tigre

1 GLOBALIZAO: TELGRAFO + ELETRICIDADE


1891 construda a primeira linha de transmisso eltrica, em corrente alternada;

Fonte: Bastos Tigre

FATOS MARCANTES DA CINCIA E DA TECNOLOGIA


1892 Rudolf Diesel estuda, inventa e patenteia, e em seguida produz industrialmente o seu motor de combusto interna;

FATOS MARCANTES DA CINCIA E DA TECNOLOGIA

FATOS MARCANTES DA COMPUTAO


1819 Hans Derstedt descobre o eletromagnetismo; 1824 Sadi Carnot cria a termodinmica; 1825 Nielson constri o primeiro alto-forno; 1831 Faraday descobre a induo eletromagntica; 1834 Charles Babbage inventa a mquina analtica ancestral do computador; 1837 Samuel Morse inventa o telgrafo eltrico;

AS MLTIPLAS ATIVIDADES DA ENGENHARIA


Hidreltricas usinas hidreltricas; gerao, transmisso e distribuio de energia; anlise de impacto ambiental; construo civil; projetos de turbinas e tubulaes e geradores; painis de controle etc. Automveis sistemas de suspenso, direo e freio, motor, chassi, perfil aerodinmico, sistemas eletroeletrnicos; planejamento de produo etc. Aviao sistemas de navegao, e de propulso, trem de pouso, estrutura da aeronave, perfil aerodinmico, combustveis, manuteno etc. Indstrias Qumicas reatores, sistema de distribuio de produtos, vasos de presso, leiaute da planta, tanques, torre de fracionamento, processos qumicos envolvidos, tratamento de resduos etc.

AS MLTIPLAS ATIVIDADES DA ENGENHARIA


Construo Civil fundaes, estrutura, efeito dos ventos, planta baixa, gesto de obras, etc. Aeroportos construo e manuteno de pista, instrumentao, controle de trfego, sistemas de armazenamento e abastecimento de combustveis, sistemas de segurana, logstica de bagagens e cargas etc.

Saneamento recursos hdricos, captao, tratamento e distribuio de gua, estaes de tratamento de gua e de esgoto, projeto, fabricao e instalao de tubulaes, estaes elevatrias, bombas hidrulicas etc.

AS MLTIPLAS ATIVIDADES DA ENGENHARIA


impossvel que uma pessoa seja capaz de dominar todos estes assuntos, numa profundidade tal que a permita trabalhar com desenvoltura em todos eles. Por isso existem vrias engenharias, para que os profissionais formados em cada uma delas possam dominar adequadamente os conhecimentos de cada rea.

55 ENGENHARIAS
Agrimensura

(FONTE: INEP)
Engenharia de minas Engenharia eletrotcnica Engenharia de pesca Engenharia fsica Engenharia de petrleo Engenharia florestal Engenharia de processos Engenharia geolgica qumicos Engenharia industrial Engenharia de produo civil Engenharia industrial eltrica Engenharia de produo de Engenharia industrial mecnica materiais Engenharia industrial qumica Engenharia de produo de Engenharia industrial txtil minas Engenharia de produo eltrica Engenharia mecnica Engenharia mecatrnica Engenharia de produo mecnica Engenharia metalrgica Engenharia de produo Engenharia naval metalrgica Engenharia qumica Engenharia de produo qumica Engenharia sanitria Engenharia de produo txtil Engenharia txtil Engenharia de recursos hdricos Engenharia de redes de comunicao Engenharia de telecomunicaes Engenharia de veculos e motores Engenharia eltrica Engenharia eletrnica

Engenharia Engenharia aeroespacial Engenharia aeronutica Engenharia agrcola Engenharia ambiental Engenharia automotiva Engenharia biomdica Engenharia bioqumica Engenharia cartogrfica Engenharia civil Engenharia de alimentos Engenharia de biotecnologia Engenharia de computao Engenharia de comunicaes Engenharia de construo Engenharia de controle Engenharia de controle e automao Engenharia de materiais Engenharia de materiais madeira Engenharia de materiais plstico

ENSINO SUPERIOR - ENGENHARIA


O papel do ensino superior no deve ser o de ensinar respostas prontas para problemas j resolvidos. Deve estimular o questionamento e a reflexo crtica e esclarecer as possibilidades e limites das teorias existentes. No incio do curso so ensinados os fundamentos tericos para a compreenso dos fenmenos que esto por trs dos problemas. Posteriormente so ensinadas as disciplinas mais tcnicas. O trabalho fundamental do engenheiro resolver problemas. Para isto necessrio que ele saiba interpretar os fenmenos bsicos, pois assim saber solucion-los.

You might also like