You are on page 1of 24

Quinta-feira, 19 de Julho de 2007

Nmero 26

I Srie

BOLETIM OFICIAL
SUPLEMENTO
SUMRIO

CONSELHO DE MINISTROS: Decreto-Legislativo n 2/2007: Estabelece os princpios e normas de utilizao de solos, tanto pelas entidades pblicas como pelas entidades privadas.

Decreto-Legislativo n 3/2007: Regula e expropriao de imveis e de direitos a este relativo, pela extino da titularidade do expropriado e concomitante transferncia desta para o Estado, autarquias locais ou quaisquer outras entidades pblicas ou privadas, por causa de utilidade pblica e mediante justa indemnizao.

S4O6O2H8-37070C91-3C8B0E2T-262AQQPK-1D2N4P6W-29K3IDKB-5B8P8S9K-6S7K5F4U

I SRIE NO 6 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 19 DE JULHO DE 007

CONSELHO DE MINISTROS
Decreto-Legislativo n 2/2007
de 19 de Julho

O regime jurdico dos solos daqueles sectores em que no se registou alterao significativa, depois da Independncia Nacional. Foram feitas intervenes legislativas em domnios como o ordenamento do territrio, o planeamento urbanstico, o ambiente, em geral, mas, quanto ao regime jurdico dos solos, continuam a vigorar as leis coloniais. Sobre a terra incidem vrios regimes jurdicos muitas vezes de forma sobreposta, todos eles desenvolvendo, todavia, uma finalidade especfica. As normas sobre o ordenamento do territrio e o planeamento urbanstico promovem e disciplinam intervenes no espao em ateno sua racionalidade tcnica; as leis sobre o ambiente tm como preocupao especfica medidas conservatrias e protectivas; as leis de expropriao por utilidade pblica promovem medidas ablativas, em nome do interesse geral. A preocupao principal da lei dos solos a do estabelecimento de domnios: ela regula a terra do ponto de vista do controlo, fazendo concorrer o domnio alienvel e inalienvel do Estado e das autarquias locais com o domnio privado dos administrados. Neste particular, a lei dos solos estabelece a ponte com o regime jurdico da propriedade privada e a disciplina jurdica de outras formas de ocupao e utilizao da terra. A Lei dos Solos constitui, assim, o pano de fundo sobre o qual assentam os demais regimes jurdicos com incidncia sobre a terra. Nenhuma medida atinente ao ordenamento do territrio, ao planeamento urbanstico, expropriao por utilidade pblica ou ao ambiente pode deixar de a tomar em considerao. Este carcter basilar no lhe confere, todavia, nenhuma precedncia lgica ou cronolgica no processo legislativo. As leis que prosseguem as demais finalidades podem preceder, com sucesso, sua feitura e as alteraes que sofrer no promovem alteraes subsequentes nos regimes referidos. Nas vsperas da Independncia Nacional foi publicado o Decreto-Lei 576/70, de 24 de Novembro a que se deu precisamente o nome de Lei dos Solos, tornado extensivo a Cabo Verde pela Portaria n. 421/72; de 1 de Agosto, mas a lei que verdadeiramente disciplina o solo em ateno definio e fixao de domnios o Regulamento de Ocupao e Concesso de Terrenos nas Provncias Ultramarinas, aprovado pelo Decreto n. 43 894, de 6 de Setembro de 1961, tornado extensivo a Cabo Verde pela Portaria n. 24 229, de 9 de Agosto de 1969. A vetustez deste diploma justifica medidas de alterao. Mostra-se desadequado nos planos terminolgico, institucional e regulamentar. Com efeito, o diploma utiliza terminologia desadequada reportada a institutos, servios e instituies cados em desuso ou que simplesmente desapareceram da ordem jurdica cabo-verdiana. No plano institucional, no se adequa com a organizao administrativa vigente, registando mesmo situaes

de incongruncia. No domnio regulamentar, atente-se que desde a sua origem o Regulamento de Ocupao e Concesso de Terrenos do Ultramar no foi pensado para territrios como o nosso, tendo sido inicialmente aplicado nos territrios de Angola, Moambique e Guin e s posteriormente tornado extensivo a Cabo Verde, pela Portaria 24 229, de 9 de Agosto de 1969. Assim, as principais alteraes trazidas por este projecto de diploma legal em matria de solos so as seguintes: - Definio clara dos princpios fundamentais que orientam a disciplina da problemtica dos solos e que envolve o reconhecimento da propriedade privada, o fim social da propriedade, o dever de aproveitamento, a proibio de abandono e a configurao dos interesses relativos a solos como interesse pblico e, consequentemente, o envolvimento das populaes na proteco de interesses difusos; - Definio clara do domnio pblico do Estado e autarquias locais, clarificando situaes ambguas e abrangendo situaes at agora inexistentes tais como as crateras dos vulces e seus terrenos limtrofes; - A regulao da possibilidade de transferncia dominial de terrenos do Estado para o domnio das autarquias locais; - A definio clara dos domnios privado, tanto do Estado como autarquias locais e dos particulares, clarificao do seu regime jurdico; - Adopo de uma classificao clara dos solos; - Adopo de um regime geral das reservas; - A possibilidade de o Estado estabelecer reas cativas; - Regula-se o regime de troca de terrenos; - Regula-se a licena de ocupao a ttulo precrio; - Define-se um poder regulamentar autarquias locais relativamente aos terrenos sobre a sua jurisdio. Nestes termos, ao abrigo da autorizao legislativa concedida pela alnea a) do n 1 da Lei n 5/VII/2007, de 22 de Janeiro e, no uso da faculdade conferida pela alnea b) do n 2 do artigo 203 da Constituio, o Governo decreta o seguinte: TTULO I DISPOSIES GERAIS CAPTULO I Princpios Fundamentais
Artigo 1 Objecto

O presente diploma estabelece os princpios e normas de utilizao dos solos, tanto pelas entidades pblicas como pelas entidades privadas.

S4O6O2H8-37070C91-3C8B0E2T-262AQQPK-1D2N4P6W-29K3IDKB-5B8P8S9K-6S7K5F4U

I SRIE NO 6 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 19 DE JULHO DE 007


Artigo 2 Poltica de solos

1. O Estado e os Autarquias locais devem prosseguir uma poltica de uso dos solos, em conformidade com os objectivos e princpios constitucionalmente consagrados e de harmonia com as normas internacionais recebidas na ordem jurdica cabo-verdiana. 2. A lei sanciona as aces ou omisses que comprometam a utilizao sustentada dos solos e reorienta os comportamentos humanos em ateno ao fim a que se destinam.
Artigo3 Funo dos solos

adquirente, superficirio ou outra pessoa ou entidade que tenha o direito de uso do solo esto vinculados observncia estrita do estabelecido na Lei do Ambiente e demais legislao destinada a proteger o ambiente e a concorrer para um desenvolvimento sustentvel. 3. As providncias legislativas e administrativas que permitam ou impliquem alterao do uso do solo para fins urbansticos observam, alm dos princpios constantes da Lei das Bases de Ordenamento do Territrio e Planeamento Urbanstico e seus regulamentos, os princpios constantes do presente diploma e demais diplomas complementares.
Artigo 7 Abandono

1. Os solos, factor constitutivo da identidade caboverdiana, tm uma funo scio-econmica e ecolgica, sendo um recurso e espao vital para pessoas, animais, plantas e micro-organismos e para o desenvolvimento socio-econmico e cultural. 2. Os solos devem ser utilizados de forma sustentada em todas as suas componentes de uso e ocupao, designadamente nos domnios do ordenamento do territrio, do urbanismo e dos transportes, da energia, da agricultura, da explorao das matrias-primas, da indstria, do turismo, da proteco da natureza e da preservao da paisagem, da gesto da gua e dos resduos e da qualidade do ar. 3. O Governo desenvolve planos ou programas com vista a uma utilizao moderada e prudente dos solos.
Artigo 4 Proteco dos solos

O abandono de terrenos constitui violao grave dos princpios e regras de utilizao dos solos e d lugar s consequncias previstas na lei
Artigo 8 Titularidade do solo

Todas as entidades pblicas e privadas, singulares ou colectivas podem ser titulares dos solos de Cabo Verde e esto vinculadas a pr-ordenarem a respectiva utilizao de harmonia com os fins estabelecidos no presente diploma e demais legislao aplicvel.
Artigo 9 Participao dos cidados

1. Todo o cidado tem o direito e o dever de participar na definio de polticas relativas ao uso dos solos, de forma a garantir o seu bom e melhor ordenamento, planeamento, gesto e conservao. 2. A Administrao criar as condies que viabilizem o exerccio dos direitos e deveres referidos no nmero anterior, nomeadamente, atravs do ensino, informao e divulgao com vista formao de uma conscincia nacional sobre a problemtica dos solos. TTULO II BENS PBLICOS DOMINIAIS E PATROMONIAIS CAPTULO II Domnio Publico do Estado
Artigo 10 Terrenos pertencentes ao domnio pblico

Em caso de risco de dano grave e persistente capacidade e vocao dos solos, as medidas de proteco prevalecem sobre as de utilizao.
Artigo 5 Propriedade privada

1. O direito propriedade privada sobre o solo confere ao seu proprietrio os poderes de usar, fruir e dispor dos terrenos de que titular, com excluso dos demais e bem assim o direito de recorrer a todos os meios legais para promover a sua defesa. 2. A privao, no todo ou em parte, do direito de propriedade sobre o solo d lugar justa indemnizao, nos termos da lei.
Artigo 6 Capacidade de uso e vocao do solo

1. O direito de propriedade privada no dispensa o seu titular da observncia das normas que disciplinam a capacidade de uso e vocao dos terrenos, nem de evitar actuaes que possam comprometer o uso normal dos terrenos vizinhos. 2. O titular do direito de propriedade sobre o solo e todas as pessoas ou entidades que em nome dele actuarem e bem assim o arrendatrio, usufruturio, comodatrio,

1. Sem prejuzo do estabelecido noutra legislao e na medida em que no contrarie o presente diploma, pertencem ao domnio pblico do Estado: a) Os leitos e subsolos das guas interiores, das guas arquipelgicas, do mar territorial, bem como a plataforma continental e a zona econmica exclusiva; b) Os espaos areos sobrejacentes s reas de soberania nacional acima do limite reconhecido ao proprietrio;

S4O6O2H8-37070C91-3C8B0E2T-262AQQPK-1D2N4P6W-29K3IDKB-5B8P8S9K-6S7K5F4U

I SRIE NO 6 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 19 DE JULHO DE 007


c) Os jazigos e jazidas minerais, as guas subterrneas, bem como as cavidades naturais, existentes no subsolo; d) Os montes, as crateras de vulces, extintos ou em actividade, e os seus terrenos circundantes at ao limite de 50 metros em torno do respectivo dimetro, quando declarados por lei; e) As praias, estradas e caminhos pblicos; f) Os terrenos situados numa zona considerada continuamente e no contorno da orla martima, designadamente de quaisquer baas, esturios e esteiros, at 80 metros medidos no plano horizontal, a partir da linha das mximas preia-mares; g) Os terrenos situados numa faixa circundante dos planaltos integrados em solos urbanos at uma profundidade de 30 metros medidos continuamente a partir das cristas de coroamento; h) As zonas territoriais reservadas para a defesa militar. 2. Pertencem ainda ao domnio pblico do Estado: a) Os terrenos dos ilhus, ilhotas ou mouches existentes ou que venham a formar-se junto costa martima; b) Os terrenos ocupados por aeroportos, aerdromos e cais acostveis. artigo 11 podem ser desintegrados do domnio pblico do Estado e includos no domnio pblico autarquias locais. 2. A transferncia dominial opera-se por resoluo do Conselho de Ministros, ouvida autarquias locais envolvidas.
Artigo 13 Regime dos terrenos do domnio pblico

1. Salvo disposio legal em contrrio, os terrenos pertencentes ao domnio pblico so a todos acessveis, independentemente de autorizao ou licena. 2. Os terrenos pertencentes ao domnio pblico, seja do Estado, seja autarquias locais so inalienveis, impenhorveis e imprescritveis. 3. Os terrenos pertencentes ao domnio pblico, seja do Estado, seja autarquias locais s podem ser ocupados a ttulo precrio, mas so susceptveis de atribuio a particulares em regime de uso privativo, mediante licena ou contrato administrativo de concesso. 4. O Estado poder declarar a utilidade pblica do uso privativo de parcelas dominiais, aplicando-se, com as necessrias adaptaes o disposto na lei de expropriao por utilidade pblica.
Artigo 14 Domnio pblico martimo

3. No caso de existncia de cais, molhes, muros ou suporte de aterros ou de a costa ter conformao que impea a determinao da linha das mximas preia-mares, os 80m a que se refere a alnea f) do n 1 sero contados a partir das cristas de coroamento ou da orla acessvel do terreno litoral, conforme os casos. 4. No caso de se manterem claramente as caractersticas de praia a faixa martima dos oitenta metros poder ser alargada at 120 metros por Decreto-Lei, mediante proposta da entidade municipal competente para a aprovao do Plano Director Municipal.
Artigo 11 Domnio pblico autarquias locais

O regime de utilizao do domnio pblico martimo fixado em diploma especial. CAPTULO III Do domnio privado
Artigo 15 Domnio privado do Estado

1. Pertencem ao domnio privado do Estado os terrenos que no tenham entrado definitivamente no regime do domnio pblico ou no regime de propriedade privada dos particulares ou autarquias locais. 2. O domnio pblico a que se refere este artigo abrange tanto o domnio pblico do Estado como o domnio pblico autarquias locais.
Artigo 16 Domnio privado autarquias locais

Pertencem ao domnio pblico autarquias locais: a) As ruas, praas e jardins; b) Os monumentos municipais; c) As estradas municipais, os caminhos vicinais e os atravessadouros tradicionalmente usados pelo pblico; d) Os terrenos situados em duas faixas iguais e paralelas adjacentes s estradas municipais, caminhos vicinais e atravessadouros at ao limite de 25 metros em cada faixa; e) Os cemitrios.
Artigo 12 Transferncia dominial

Considera-se propriedade privada autarquias locais os terrenos, que, por qualquer ttulo legtimo, pertenam s mesmas e no estejam integradas no domnio pblico ou afectos a um fim de utilidade pblica.
Artigo 17 Domnio privado dos particulares

Considera-se propriedade privada dos particulares os terrenos que tenham entrado definitivamente no regime de propriedade privada, por um modo legtimo de adquirir.
Artigo 18 Utilidade pblica

1. Os leitos e subterrenos das guas interiores e ainda os terrenos referidos nas alneas d), e) e f) do n 1 do

1.A afectao de um solo privado, quer pertena a particulares, quer pertena s autarquias locais, a um fim de

S4O6O2H8-37070C91-3C8B0E2T-262AQQPK-1D2N4P6W-29K3IDKB-5B8P8S9K-6S7K5F4U

I SRIE NO 6 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 19 DE JULHO DE 007


utilidade pblica no tem como consequncia necessria a automtica declarao de utilidade pblica desse solo para efeitos de expropriao. 2. Compete ao Governo avaliar, caso a caso, da necessidade de emitir essa declarao, tendo em conta os condicionalismos inerentes ao referido solo. 3. O disposto no nmero anterior no desobriga o proprietrio da observncia das disposies legais que estabeleam condicionamentos utilizao do referido solo, independentemente de notificao pela Administrao.
Artigo 19 Transferncia de terrenos para autarquias locais

CAPTULO II Das reservas


Artigo 23 Classificao

1. Denominam-se reservas as terrenas excludas do regime geral de uso ou ocupao, tendo em vista fins especiais. 2. Consideram-se integrais as reservas em que no permitido qualquer uso ou ocupao por entidades pblicas ou particulares, salvos os necessrios conservao das reservas ou sua explorao para efeitos cientficos ou outros fins de interesse pblico, nos termos da lei. 3. Consideram-se parciais as reservas em que s permitido, nos termos da lei, o uso ou ocupao para os fins visados ao constitu-las. 4. As reservas podero ser limitadas no tempo, sendo neste caso denominadas como reservas temporais.
Artigo 24 Reservas parciais

O Governo pode gratuitamente transferir para o patrimnio da autarquia local os terrenos do Estado delimitados para fins especficos das autarquias locais. TTULO II DA CLASSIFICAO DOS SOLOS CAPTULO I Classificao dos solos
Artigo 20 Solos urbanos e rsticos

1. Podem ser constitudas as seguintes reservas parciais destinadas a: a) Captao, conduo e distribuio de guas destinadas s populaes e proteco das respectivas instalaes; b) Instalao de estabelecimentos oficiais ou particulares de sade e outros fins de sade pblica; c) Instalao de servios pblicos; d) Aproveitamento hidroelctrico ou hidro-agrcola, incluindo as reas adjacentes, contnuas ou no, afectas economicamente respectiva explorao; e) Criao ou conservao de espaos naturais que meream proteco especial; f) Portos, aerdromos e estradas, incluindo as respectivas zonas de proteco e expanso; g) Fins tursticos ou industriais; h) Defesa do ambiente e da biodiversidade. 2. A constituio das reservas referidas no nmero anterior no exclui quaisquer outras justificadas pelo interesse pblico.
Artigo 25 Coexistncia de reservas

1. Os solos classificam-se, para efeitos de utilizao, em dois grupos: a) Solo urbano b) Solo rstico 2. Os solos urbanos so os afectos s povoaes ou destinados sua expanso. 3. So solos rsticos os no includos na definio anterior. 4. A qualificao dos solos em ateno ao seu uso dominante rege-se pela Lei de Bases do Ordenamento do Territrio e seus regulamentos.
Artigo 21 Condies de ocupao dos solos urbanos

As condies de ocupao dos solos urbanos so as fixadas nos planos de Ordenamento do Territrio e Plano Urbanstico de harmonia com a Lei das Bases do Ordenamento do Territrio e Planeamento Urbanstico e seus regulamentos.
Artigo 22 Condies de ocupao dos solos rsticos

1.Os solos rsticos devem ser destinados a utilizao adequada s suas capacidades de uso e aptido. 2. A utilizao dos solos para fim agrcola, silvcola, pecurio, ou de turismo rural objecto de legislao especial.

As reservas podem coexistir quando os seus fins forem compatveis e segundo as formas de conjugao indicadas nos diplomas que as constiturem.
Artigo 26 Objecto

1. As reservas recaem, em regra, sobre o domnio privado do Estado.

S4O6O2H8-37070C91-3C8B0E2T-262AQQPK-1D2N4P6W-29K3IDKB-5B8P8S9K-6S7K5F4U

I SRIE NO 6 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 19 DE JULHO DE 007


4. A constituio de uma reserva no prejudica os direitos constitudos anteriormente, mas pode implicar a caducidade das autorizaes para uso ou ocupao a ttulo precrio e cessar as situaes jurdicas precrias, na medida em que no sejam conformes com os fins da reserva.
Artigo 29 Orgnica e funcionamento da reserva

2.As reservas s podero abranger solos do domnio pblico, seja do Estado, seja autarquias locais se a sua natureza for compatvel com o regime especial a que estes terrenos esto sujeitos, mas o estabelecimento da reserva no implica desafectao ou alterao da destinao. 3. Excepcionalmente, podem as reservas abranger solos pertencentes propriedade privada dos particulares.
Artigo 27 Incluso de propriedade privada nas reservas

1. A incluso total ou parcial de qualquer propriedade privada nas reservas no implica, como consequncia necessria, a sua automtica declarao de utilidade pblica, nem a constituio de servides administrativas, mas o diploma que constituir a reserva poder fixar as restries que se justificarem para que a reserva cumpra o seu fim social. 2. Os particulares cujas propriedades tenham sido abrangidas pela reserva tm a faculdade de optar pela venda, arrendamento, constituio do direito de superfcie ou pela participao, como accionistas, nas sociedades que vierem constituir-se para a explorao de actividades relacionadas com a respectiva reserva. 3. A participao de cada proprietrio ou grupo de proprietrios nas sociedades de economia mista ser funo do valor das respectivas propriedades, fixadas em harmonia com os critrios do mercado para os terrenos daquela localizao e natureza no momento da realizao do investimento. 4. O proprietrio pode optar pela participao parcial, recebendo o remanescente em numerrio, de acordo com o valor acordado.
Artigo 28 Regime

O diploma que constituir a reserva determina a sua orgnica e funcionamento.


Artigo 30 reas cativas

1. Alm das reservas a que se reporta o presente captulo, o Governo poder declarar cativa uma determinada rea de terrenos, para efeitos de explorao de matrias primas, rochas para fins ornamentais ou outras de idntico valor, com expressa ressalva dos direitos adquiridos. 2. As reas declaradas cativas podero ser licenciadas para explorao, observando-se o seguinte condicionalismo: a) apresentao de um plano de explorao e programa detalhados de trabalhos que mostrem claramente o mximo aproveitamento do recurso, nomeadamente, a utilizao dos resduos da explorao; b) Um estudo tcnico-econmico do empreendimento; c) Estudo de impacte ambiental de harmonia com as regras estabelecidas pela Lei do Ambiente e seus regulamentos ou pela Lei das Bases do Ordenamento do Estado e Planeamento Urbanstico e respectivos regulamentos; c) A indicao do director tcnico, responsvel pela conduo dos trabalhos, o qual dever ser ter titular do grau de licenciatura, equivalente ou superior no domnio a que o empreendimento respeita; d) Prova de capacidade financeira ou da garantia de obteno de financiamento para levar a bom termo os trabalhos de explorao.
Artigo 31 Levantamento das reservas

1. As reservas so declaradas e constitudas por Decreto-Lei. 2. Cada reserva ser delimitada geogrfica, orogrfica e topograficamente, conforme os casos e a respectiva rea. 3. O diploma que cria a reserva deve ainda: a) Nomear a entidade administradora da Reserva; b) Enunciar a finalidade da reserva e modo de uso; c) Enunciar as actividades proibidas no interior da reserva, definir as que ficam sujeitas a autorizao e bem assim a entidade competente para dar a autorizao; d) Definir as actividades que constituam contra-ordenao, as sujeitas a coima e outras sanes quando contrrias aos interesse da reserva; e) Definir os actos sujeitos ao regime de invalidade, seja nulidade, seja anulabilidade; f) A entidade competente para exercer as funes de polcia e fiscalizao da reserva.

As reservas podem ser levantadas pela entidade que as constituiu quando no se justifique a sua manuteno. TTULO III DISPOSIO DOS SOLOS PELO ESTADO E PELAUTARQUIAS LOCAIS CAPTULO I Formas de disposio
Artigo 32 Modalidades

Os solos do Estado e autarquias locais podem ser objecto de: a) Atribuio do direito de superfcie; b) Aforamento;

S4O6O2H8-37070C91-3C8B0E2T-262AQQPK-1D2N4P6W-29K3IDKB-5B8P8S9K-6S7K5F4U

I SRIE NO 6 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 19 DE JULHO DE 007


c) Venda; d) Arrendamento; e) Autorizao de uso ou ocupao a ttulo precrio.
Artigo 33 Ocupao a ttulo precrio

2. Alm das condies ou restries estabelecidas por legislao especial, as entidades que no possuam a nacionalidade cabo-verdiana devem declarar expressamente que se submetem s leis, autoridades e tribunais cabo-verdianos e que renunciam, em eventuais litgios relacionados com a concesso, a qualquer foro ou processo judicial estrangeiro. 3. O disposto no nmero anterior inaplicvel em presena de conveno internacional que disponha em sentido contrrio, desde que regularmente assinado e regularmente ratificado pelo Estado cabo-verdiano. CAPTULO II Competncia para dispor dos solos
Artigo 37 Competncia geral

Podem ser usados ou ocupados a ttulo precrio, mediante licena especial: a) Os solos do domnio pblico, cuja natureza o permita; b) Os solos destinados explorao de pedreiras; c) Os solos adjacentes a jazigos minerais necessrios sua pesquisa ou explorao; d) Quaisquer outros solos necessrios para fins especficos, no enquadrados nas disposies desta lei ou sempre que a durao da ocupao prevista no justifique outra forma de disposio.
Artigo 34 Ocupao para fins de interesse pblico

1. A disposio de solos do domnio privado do Estado ou autarquias locais inclui as faculdades reconhecidas a qualquer particular, devendo orientar-se por critrios de imparcialidade, precedncia temporal, garantias de justia social e desenvolvimento econmico e social do pas. 2. A disposio gratuita de solos s beneficia as entidades referidas neste diploma. 3. A competncia referida no nmero um abrange ainda as seguintes faculdades: a) Autorizar mediante resoluo do Conselho de Ministros o ingresso de terrenos afectos ao domnio pblico do Estado no domnio privado do Estado; b) Autorizar, mediante resoluo do Conselho de Ministros, que os terrenos afectos s reservas transitem autarquias locais para o domnio privado do Estado; c) Autorizar, mediante despacho do membro do governo responsvel pelo Ordenamento do Territrio a afectao de terrenos do domnio pblico para expanso das reas urbanas e suburbanas. CAPTULO III Direito de superfcie, aforamento, venda, arrendamento, concesso gratuita e licena
Seco I Atribuio do direito de superfcie Artigo 38 Princpios gerais

1. Os solos ocupados ou a ocupar para fins de interesse pblico sero entregues aos servios pblicos interessados, incluindo os dotados de personalidade jurdica, para que estes os possam utilizar de acordo com a sua destinao especial. 2. A ocupao por terceiros, a ttulo gratuito ou oneroso, dos solos referidos no nmero anterior sempre precria e depende de autorizao especial.
Artigo 35 Limite das reas a conceder

O limite mximo das reas de solos urbanos ou de interesse urbano que qualquer pessoa singular ou colectiva pode adquirir e bem assim o limite mximo das reas concedveis por arrendamento a uma pessoa singular ou colectiva ser fixado por portaria do ministro responsvel pelo ordenamento do territrio, ouvidas autarquias locais interessadas.
Artigo 36 Legitimidade para adquirir direitos sobre terrenos

1. Podem adquirir direitos sobre terrenos ou obter licena especial para a sua ocupao ou aproveitamento do direito de superfcie: a) As pessoas singulares de qualquer nacionalidade, salvas as limitaes legais; b) As pessoas colectivas cabo-verdianas com capacidade de gozo do direito de propriedade sobre imveis; c) As pessoas colectivas e outras entidades estrangeiras de direito pblico que possuam capacidade de gozo de direitos, tanto pela sua lei pessoal como pela lei cabo-verdiana.

1. O Estado e autarquias locais podem ceder solos adquiridos nos termos do disposto na presente lei, a fim de serem edificados de acordo com os planos urbansticos ou destinados aos usos neles previstos. 2. Os solos referidos no nmero anterior no devem ser alienados devendo antes ser cedido o direito sua utilizao, mediante a constituio do direito de superfcie.

S4O6O2H8-37070C91-3C8B0E2T-262AQQPK-1D2N4P6W-29K3IDKB-5B8P8S9K-6S7K5F4U

I SRIE NO 6 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 19 DE JULHO DE 007


5. A resoluo da venda no d direito a qualquer indemnizao, mas a mesma pode ser impugnada nos termos gerais de Direito. 6. O disposto no nmero 1 deste artigo no aplicvel aos terrenos destinados a casas de habitao, devendo, neste caso, o Estado ou a autarquia local, conforme couber, fixar um preo justo e acessvel s camadas mais desfavorecidas, por ajuste directo e, nos demais casos, abrir licitao entre quem: a) Oferecer melhor preo; b) Garantir melhor volume de investimentos; c) Assegurar maiores benefcios para as populaes locais envolvidas;
Artigo 42 Poder regulamentar autarquias locais

3. Exceptua-se do disposto no nmero anterior a alienao de terrenos destinados: a) realizao de empreendimentos de entidade pblicas; b) construo de habitao integrada em operaes e programas de promoo social. c) instalao de equipamentos comerciais e actividades produtivas; d) regularizao de estremas; f) Ao pagamento, em espcie, de indemnizaes devidas em transaces pelo Estado ou pelautarquias locais.
Artigo 39 Prazo

1. O direito de superfcie constitudo por prazo no inferior a cinquenta anos, tendo em conta as caractersticas do edifcio a erigir ou da actividade a instalar, do perodo necessrio para a amortizao do capital a investir e da sua adequada remunerao. 2. O superficirio pode alienar ou onerar o seu direito por acto inter-vivos gozando o proprietrio do direito de preferncia na alienao. 3. O direito de superfcie extingue-se: a) Por decurso do prazo, salvo prorrogao consentida por lei; b)Por denncia do contrato, quando a cmara municipal necessite do terreno para realizao de obras privadas em programa municipal de ateno urbanstica; c) Por ocorrncia de alguma causa de caducidade.
Seco II Aforamento Artigo 40 Regime jurdico

1. Autarquias locais podero estabelecer, por regulamentos prprios, os critrios e condies de disposio dos terrenos de que sejam proprietrias, observando-se os princpios estabelecidos no presente diploma. 2. No exerccio da faculdade conferida no nmero anterior, a autarquia local deve observar as seguintes regras: a) Todos os interessados devem ser tratados com igualdade, no podendo nenhum ser atendido na sua pretenso em detrimento do outro, salvo razes de interesse pblico devidamente fundamentadas e comprovadas. b) Para a observncia do disposto no nmero anterior, todos os pedidos de terrenos devero numerados por ordem de entrada nos servios municipais competentes, valendo a numerao de entrada como ordem obrigatria de preferncia no atendimento; c) Todos os pedidos de terrenos devem ser objecto de registo informtico, com a indicao, entre outros elementos, do nome do interessado, da localidade em que pretende adquirir terreno, da dimenso do lote solicitado e do fim a que o lote se destina; d) A autarquia local pode estabelecer modelos para utilizao on line pelos potenciais interessados, devendo a pgina Web do servio ser organizada de modo a garantir a igualdade entre todos os interessados, nomeadamente, no que respeita ordem de preferncia no atendimento; e) A pgina Web a que se refere a alnea anterior deve permitir, entre outros elementos julgados de interesse, conhecer a lista dos interessados e a ordem dos respectivos pedidos; a data e hora de entrada do pedido; o nmero de preferncia no atendimento atribudo a cada interessado; a localidade em que solicitam a concesso de terreno; o fim a que o pedido se destina e a data provvel em que o pedido ser atendido.

O aforamento rege-se pelos preceitos do regime de enfiteuse previsto no Cdigo Civil e legislao complementar.
Seco III Venda Artigo 41 Regime jurdico

1. A venda de solos do Estado e autarquias locais feita, em regra, mediante hasta pblica. 2. A venda resolvel se, no prazo fixado no respectivo contrato ou, na falta deste, decorridos um prazo razovel sobre a data da adjudicao, o comprador, a tanto obrigado, no fizer prova de aproveitamento do terreno adquirido. 3. Em caso algum o prazo fixado no nmero anterior pode ultrapassar cinco anos. 4. Resolvida a venda o interessado notificado para proceder ao levantamento das benfeitorias que tiver realizado no terreno, fixando-se-lhe um prazo razovel, findo o qual se consideram perdidas a favor do Estado ou da autarquia local, conforme couber.

S4O6O2H8-37070C91-3C8B0E2T-262AQQPK-1D2N4P6W-29K3IDKB-5B8P8S9K-6S7K5F4U

I SRIE NO 6 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 19 DE JULHO DE 007


3. A todos os interessados reconhecido o direito de oposio contra qualquer particular, entidade pblica ou privada, quando tenha sido preterido, na ordem de preferncia no atendimento ou tenham sido inobservadas pela autarquia local as normas estabelecidas nas alneas anteriores.
Seco IV Do arrendamento Artigo 43 Normas aplicveis Artigo 48 Renda e prazo

1. A renda pode ser paga de uma s vez ou em prestaes anuais, de harmonia com o que estiver estabelecido no respectivo contrato. 2. A renda deve ser actualizada no termo de cada um dos perodos fixados no contrato ou quando for autorizado outro tipo de explorao. 3. O prazo do arrendamento deve ser fixado no respectivo contrato, no podendo exceder cinquenta anos. 4. O prazo das renovaes no deve exceder, para cada uma, quinze anos. 5. Para o efeito da actualizao da renda, os prazos de arrendamento podem ser divididos em perodos.
Seco V Concesses gratuitas Artigo 49 Beneficirios

1. O arrendamento rege-se pelas disposies desta lei e demais diplomas complementares, pelas clusulas dos respectivos contratos e, subsidiariamente, pela lei civil. 2. O subarrendamento permitido e no depende de autorizao, salvo estipulao em contrrio, mas o subarrendatrio dever comunicar ao senhorio a sua sucesso na posio do anterior arrendatrio, no prazo de 5 dias, sob pena de esta no lhe ser reconhecida.
Artigo 44 Renda

1. S podem receber concesses gratuitas de solos: a) Autarquias locais; b) As pessoas colectivas de utilidade pblica. 2. A extino, por qualquer causa, das pessoas referidas no nmero anterior implica a reverso dos terrenos concedidos gratuitamente para o patrimnio da entidade concedente, sem prejuzo do levantamento ou indemnizao das benfeitorias eventualmente realizadas.
Artigo 50 Regime jurdico

O valor da renda determinado em ateno aos mesmos critrios fixados para a venda de terrenos e o seu pagamento poder ser mensal, semestral, anual ou noutra modalidade convencionada entre as partes.
Artigo 45 Actualizao da renda

1. A renda pode ser actualizada em qualquer dos casos seguintes: a) Quando termine cada um dos perodos fixados no contrato; b) Quando se proceda a subarrendamento total ou parcial; c) Quando se modifique o anterior ndice de ocupao do terreno. 2. Na falta de acordo sobre o valor da actualizao este ser fixado pelo cmulo das taxas de inflao verificadas entre o momento da fixao da renda ou da ltima actualizao e a data actual de actualizao.
Artigo 46 Prazo

1. As concesses gratuitas regem-se pelos preceitos especiais que lhes respeitem, pelas clusulas dos respectivos contratos e, subsidiariamente, pelas disposies aplicveis ao arrendamento com fins idnticos. 2. Os direitos dos adquirentes no podem ser onerados ou alienados sem autorizao da entidade concedente.
Artigo 51 Limite de rea

As reas dos solos a conceder gratuitamente devem circunscrever-se ao estritamente indispensvel para a realizao dos fins em vista, no podendo exceder os limites estabelecidos nesta lei.
Artigo 52 Caducidade

1. O prazo de concesso por arrendamento deve ser fixado no respectivo contrato, no podendo exceder vinte e cinco anos. 2. O prazo das renovaes sucessivas no deve exceder, para cada uma, dez anos.
Artigo 47 Solo rstico

As concesses gratuitas caducam: a) Quando a utilizao dos terrenos se afaste dos fins para que foram concedidos ou estes no estejam, em qualquer momento, a ser prosseguidos; b) Quando o aproveitamento no se concretize no prazo fixado, salvo se o for por motivo no imputvel ao adquirente e que o Governo considere justificativo.

O arrendamento de solos rsticos rege-se pelas disposies aplicveis ao arrendamento de terrenos urbanos ou de interesse urbano, com ressalva do disposto no artigo seguinte.

S4O6O2H8-37070C91-3C8B0E2T-262AQQPK-1D2N4P6W-29K3IDKB-5B8P8S9K-6S7K5F4U

10

I SRIE NO 6 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 19 DE JULHO DE 007


Artigo 53 Converso Artigo 58 Cancelamento

1. As concesses gratuitas podem ser convertidas em concesses onerosas, passando o adquirente a pagar, a partir da converso, o preo do domnio til ou a renda que resultar do acordo das partes. 2. Na falta de acordo aplica-se o estabelecido para as situaes de venda ou arrendamento de terrenos para fins idnticos. 3. O disposto neste artigo no aplicvel s autarquias locais.
Seco VI Licena de ocupao Artigo 54 Finalidade

A licena poder ser cancelada antes do seu termo normal por acto unilateral da entidade concedente, com fundamento em inobservncia do estabelecido nas suas clusulas.
Artigo 59 Benfeitorias

1. Findo o perodo da licena ou tendo esta sido cancelada, o ocupante tem direito de levantar as benfeitorias introduzidas no terreno ou a ser indemnizado por elas, qualquer que seja o motivo do termo da ocupao, podendo ser ainda reembolsado da importncia da taxa correspondente ao tempo por que ainda teria direito a ocupar o terreno. 2. A entidade concedente poder ainda proceder compensao do valor das benfeitorias com as taxas devidas, e gozar sobre aquelas do direito de reteno enquanto estas no forem pagas. CAPITULO IV Direitos e deveres do adquirente
Artigo 60 Aceitao de plano ou programa

A licena destina-se a permitir a ocupao temporria de terrenos nas situaes em se revele inconveniente a utilizao de outras formas de disposio.
Artigo 55 Prazo

1. Salvo deciso em contrrio, a licena de ocupao outorgada pelo perodo de um ano e renova-se automaticamente, sem dependncia de outras formalidades, mas a entidade concedente poder por termo concesso notificando o beneficirio com 60 dias de antecedncia antes do termo do prazo. 2. A renovao da licena pode ser condicionada actualizao da taxa e reviso das condies de ocupao.
Artigo 56 Taxa

O adquirente de solos est sujeito s prescries de qualquer plano ou programa que vigore na zona onde o solo concedido se encontre situado e a observar as demais condies que lhe forem impostas para a racional utilizao dos recursos naturais do terreno concedido.
Artigo 61 Servides

1. A taxa fixada em ateno aos interesses do empreendimento e aos rendimentos que produzir. 2. A taxa de ocupao paga, mediante guia, transferncia bancria ou outro modo de pagamento, no local e pelas formas e prazo indicados no ttulo de ocupao. 3. O no pagamento da taxa no prazo fixado no ttulo de ocupao determina a cobrana de um acrscimo dos juros de mora no valor de desconto fixado pelo Banco de Cabo Verde, mas poder igualmente determinar o cancelamento da licena se a situao de incumprimento subsistir por um perodo igual ou superior a metade do perodo de licena de ocupao. 4. O ttulo de ocupao vale, para efeitos de execuo, como ttulo executivo.
Artigo 57 Natureza das construes

O adquirente obrigado a conservar as servides que existam no terreno e constem da respectiva planta ou processo e a dar passagem aos vizinhos para qualquer centro populacional ou vias de comunicao prximas, quando no disponham de acesso mais fcil ou cmodo.
Artigo 62 Conservao de marcos

O adquirente deve manter de forma bem visvel o contorno dos terrenos adquiridos e conservar em bom estado os marcos perimetrais e respectiva numerao e ainda os marcos de triangulao ou nivelamento que nele porventura nele se encontrem.
Artigo 63 Dever de aproveitamento

O adquirente deve cumprir as prescries legais e contratuais respeitantes ao aproveitamento do solo nomeadamente, a execuo do plano de explorao aprovado ou, na falta deste, a utilizao exigida pela natureza do terreno em causa, pelo contrato ou pela legislao aplicvel aos terrenos da sua natureza.
Artigo 64 Condies de aproveitamento

1. Nos solos ocupados mediante licena s podem ser realizadas construes ou instalaes de carcter precrio. 2. Nesses solos no permitido, sem expressa autorizao, depositar matrias insalubres, txicas, incmodas ou perigosas.

1. As condies de aproveitamento dos solos adquiridos para construo de prdios urbanos sero fixadas no respectivo ttulo de aquisio.

S4O6O2H8-37070C91-3C8B0E2T-262AQQPK-1D2N4P6W-29K3IDKB-5B8P8S9K-6S7K5F4U

I SRIE NO 6 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 19 DE JULHO DE 007


2. Se o ttulo de aquisio for omisso, devem ser observados os seguintes prazos mximos: a) Para a apresentao do projecto de arquitectura, 6 meses contados da data da celebrao do contrato; b) Para a apresentao do projecto de estruturas, dois meses contados da notificao da aprovao do projecto de arquitectura; c) Para o incio das obras, noventa dias aps a notificao da aprovao do projecto definitivo; d) Para a concluso das obras, o prazo estabelecido na licena da construo. 3. A inobservncia dos prazos previstos no nmero anterior sujeita o adquirente s penalidades estabelecidas no respectivo contrato. 4. A rejeio do projecto de arquitectura ou de estruturas interrompe a contagem do prazo para os efeitos do disposto no nmero anterior. 5. Quando o incumprimento for devido a negligncia dos tcnicos responsveis pela elaborao dos projectos referidos neste artigo, estes tornam-se solidariamente responsveis com o adquirente pelo pagamento da coima aplicada. 6. O disposto nos nmeros 3 e 4 deste artigo no se aplicar se a justificao apresentada pelo adquirente merecer a aceitao da entidade competente.
Artigo 65 Concluso do aproveitamento

11

c) Se a finalidade requerida contribui ou no para o desenvolvimento da regio; c) Os encargos j satisfeitos pelo adquirente requerente; d) A eventual existncia de intuitos especulativos no pedido de alterao da finalidade da concesso. 3. Em caso de deferimento, proceder-se- substituio do ttulo de alienao, com reviso obrigatria da renda ou do preo do imvel, em ateno nova destinao.
Artigo 67 Reserva de direitos

Em todas as modalidades de disposio de terrenos feitas pelo Estado ou pelas autarquias locais, consideram-se sempre reservados para o alienante os direitos relativos ao patrimnio histrico ou de valor arqueolgico, a minas, pedreiras, nascentes de gua e outros recursos naturais existentes no subsolo, salvo se outro tanto estiver estabelecido no ttulo de alienao. TTULO IV AQUISIO DE SOLOS PELO ESTADO E PELAUTARQUIAS LOCAIS CAPTULO I Modos de aquisio
Artigo 68 Modalidades

1. Os solos concedidos para edificao de prdios destinados a fins habitacionais, comerciais ou industriais s se consideram aproveitados com o completo acabamento exterior e interior das construes constantes do projecto aprovado e do cumprimento dos encargos especiais a que o beneficirio estiver sujeito pelo ttulo de aquisio. 2. Os solos concedidos para fins rsticos s se consideram aproveitados quando nele estiver implantado o empreendimento para que o terreno foi concedido ou estiver cultivada a totalidade da rea concedida.
Artigo 66 Alterao de destinao

O Estado e as autarquias locais podem adquirir solos, designadamente, pelas seguintes vias: a) Contrato de compra e venda; b) Permuta de solos; c) Associao com proprietrio; d) Posse de reas dotacionais; e) Exerccio do direito de preferncia; f) Expropriao por utilidade publica; g) Declarao legislativa da dominialidade; h) Reverso de concesses dominiais ou patrimoniais.
Artigo 69 Terrenos vagos

1. A alterao da finalidade para a qual os terrenos foram concedidos, assim como a modificao do seu aproveitamento, depende de autorizao da entidade concedente. 2. O pedido de alterao ou de modificao ser apreciado, tomando em considerao: a) Se a alterao da finalidade consentida por lei, nomeadamente, no que respeita observncia dos planos e programas aprovados para o terreno em causa; b) Se a alterao da finalidade requerida integra ou no o mesmo ramo de actividade ou similar;

1.Os terrenos vagos e sem dono conhecido pertencem ao Estado, sendo a respectiva posse adquirida por via administrativa, nos termos da lei. 2. Sem prejuzo do disposto no nmero anterior, as autarquias locais e bem assim os particulares podem invocar a todo o tempo, mediante justificao notarial ou judicial, nos termos da lei, a titularidade da propriedade dos solos que julgam pertencer-lhes. 3. Nas justificaes referidas no nmero 2 so permitidas todas as provas admitidas em direito.

S4O6O2H8-37070C91-3C8B0E2T-262AQQPK-1D2N4P6W-29K3IDKB-5B8P8S9K-6S7K5F4U

1

I SRIE NO 6 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 19 DE JULHO DE 007


Artigo 70 Proibio de usucapio e prescrio

TITULO V SANES
Artigo 77 Utilizao indevida dos solos do domnio pblico do Estado

Fica proibida a aquisio de terrenos e direitos patrimoniais do Estado por usucapio ou prescrio.
Artigo 71 Remisso

A lei estabelece o regime das aquisies previstas no artigo 69, no reguladas no presente diploma. CAPTULO II Permuta de solos
Artigo 72 Admissibilidade de troca

permitida a permuta de solos entre entidades pblicas e, reciprocamente, entre entidades pblicas e particulares.
Artigo 73 Regime

1. Sem prejuzo da aplicao de outra sanes, nomeadamente, no que respeita ao financiamento da actividade municipal, suspenso da execuo de planos urbansticos, e invalidao de actos administrativos, a autarquia local ou qualquer outra pessoa ou entidade de direito pblico ou privado que autorizar ou executar sem licena quaisquer construes ou alteraes ao uso dos solos pertencentes ao domnio pblico a utilizao de solos pertencentes ao domnio pblico do Estado ou qualquer outra forma da sua utilizao sem que para tanto se acha legalmente habilitado, fica sujeita coima nunca inferior ao dobro do benefcio obtido com a utilizao indevida dos referidos bens. 2. A tentativa e a reincidncia so igualmente punveis, neste ltimo caso, multiplicando-se pelo nmero de reincidncias a coima aplicada em consequncia da primeira infraco. 3. Provando-se m-f do beneficirio da obra ou construo, este ser solidariamente responsvel com a autarquia local no pagamento da coima aplicada, nos termos deste artigo, alm da sano acessria de interdio de obteno de licenas e autorizaes para realizao de outras obras e outras implantaes imobilirias por um perodo de 3 a 5 anos. 4. A aplicao das sanes previstas no presente artigo da competncia do membro do Governo responsvel pelo ordenamento do territrio e poder ser desencadeada por denncia de qualquer cidado ou grupo de cidados, residentes ou no na localidade onde se verificou a infraco. 5. A denncia a que se reporta o nmero anterior serve de auto de notcias.
Artigo 78 Restituio e responsabilidade criminal

1. A permuta de solos entre entidades pblicas e particulares orientar-se- pela prevalncia do interesse pblico e ser precedida de avaliao dos terrenos em causa, aplicando-se em tal caso, com as devidas adaptaes, o regime da arbitragem previsto na Lei de expropriao por utilidade pblica. 2. Quando em resultado da avaliao se verificar que os bens trocados apresentam diferena de valor, as partes podero acordar ou na entrega de outros terrenos que equilibrem as prestaes ou no pagamento do valor correspondente diferena.
Artigo 74 Prova de direitos

As entidades particulares ou pblicas devem juntar ao processo documento comprovativo dos seus direitos sobre os terrenos que se propem dar em troca, e bem assim certido dos encargos ou responsabilidades que recaam sobre os mesmos. CAPTULO III Direito de preferncia
Artigo 75 Exerccio da preferncia

reconhecido as autarquias locais o direito de preferncia nas transmisses a ttulo oneroso, entre particulares, dos solos situados em reas compreendidas num plano detalhado devidamente aprovado ou em rea delimitada pelo programa municipal de actuao urbanstica. TTULO V CADASTRO E REGISTO PREDIAL E MATRICIAL
Artigo 76 Remisso

1 Alm da sano prevista no artigo anterior, a pessoa ou entidade pblica ou privada que praticar ou autorizar a prtica dos actos descritos nesse artigo, fica obrigada a promover, a expensas prprias, a restituio dos solos integrados no domnio pblico na situao em que se encontravam antes da prtica da infraco. 2.O membro do Governo responsvel pelo ordenamento do territrio fixa um prazo dentro do qual se deve proceder reconstituio referida no nmero 1, findo o qual, sem que esta seja concluda, o responsvel pela inexecuo incorrer em crime de desobedincia. 3. correspondentemente aplicvel o disposto nos nmeros 4 e 5 do artigo anterior.
Artigo 79 Utilizao indevida do domnio pblico da autarquia local

1. A delimitao dos terrenos realiza-se atravs do cadastro, que se rege por legislao especial. 2. O registo predial rege-se igualmente por legislao especial.

So aplicveis, com as devidas adaptaes, o disposto nos dois artigos anteriores s situaes de utilizao indevida dos bens pertencentes ao domnio pblico autarquias locais.

S4O6O2H8-37070C91-3C8B0E2T-262AQQPK-1D2N4P6W-29K3IDKB-5B8P8S9K-6S7K5F4U

I SRIE NO 6 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 19 DE JULHO DE 007


Artigo 80 Alienao de solos dos particulares

1

1. Sem prejuzo da declarao de nulidade da venda, a entidade pblica que alienar solos de particulares apresentando-se como proprietria, quando no dispe de nenhum titulo de aquisio, fica sujeita coima igual ao dobro do valor recebido pela venda de terreno alheio. 2. Presume-se que o vendedor e o comprador actuaram de m f, para efeitos de aplicao das normas de direito civil sobre venda de bens alheios, quando o terreno vendido esteja inscrito na matriz ou no registo predial em nome de outra pessoa ou quando no terreno existam benfeitorias, construes ou nele estejam a ser praticados outros actos materiais que permitam supor que o terreno vendido pertence a outra pessoa. 3. correspondentemente aplicvel o disposto nos nmeros 4 e 5 do artigo 77.
Artigo 81 Falsos proprietrios

2. Os actuais concessionrios devero, no prazo de um ano, a contar da entrada em vigor deste diploma, promover junto dos servios competentes a obteno de um novo ttulo de ocupao dos terrenos concedidos, sob pena da sua reverso para o Estado ou para a autarquia local, conforme o caso. 3. A reverso de terrenos nos termos do nmero anterior no d direito a qualquer indemnizao, mas o interessado poder proceder ao levantamento das benfeitorias que tiver introduzido no terreno.
Artigo 85 Ocupaes por licena

As ocupaes por licena, autorizadas antes da entrada em vigor desta lei, passam a reger-se pelas suas disposies, sem dependncia de substituio do ttulo.
Artigo 86 Transferncia de competncias

Aquele que se fizer passar por proprietrio e vender terreno alheio, para alm dos efeitos civis e criminais que o caso der lugar, fica sujeito coima equivalente ao dobro do benefcio auferido com a venda.
Artigo 82 Comunicao de actos notariais

1. Toda a competncia atribuda ao Governo nos termos do presente diploma considera-se transferida para a autarquia local quando tenha sido operada a transferncia de solos do Estado, seja qual for o seu regime, para o domnio privado daquela. 2. Na situao prevista no nmero anterior, compete autarquia local fixar em cada caso qual o servio competente para exercer as atribuies a que se reporta o presente diploma.
Artigo 87 Reservas

1. Sem prejuzo das demais formalidades previstas na lei, os notrios devem comunicar ao Ministrio Pblico, antes da realizao do respectivo acto, todas as justificaes notariais sobre terrenos omissos na matriz predial de modo a permitir-lhe a defesa dos interesses do Estado e autarquias locais. 2. Os notrios so obrigados a comunicar ao Ministrio Pblico e a Direco Geral do Patrimnio do Estado, informando-os, no prazo de cinco dias, de todos os actos notariais relativos a solos do Estado ou autarquias locais, para que deles conheam no domnio das respectivas competncias. 3. A inobservncia do disposto nos nmeros anteriores constitui infraco disciplinar muito grave. TTULO VII DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS
Artigo 83 Aplicao a situaes j iniciadas

1. So mantidas as actuais reservas delimitadas sobre terrenos do domnio privado, seja do Estado, dos particulares ou autarquias locais, denominadas Zonas de Desenvolvimento Turstico Integral, criadas pelo Decreto Legislativo n. 2/93, de 1 de Fevereiro. 2. A Direco-Geral do Patrimnio do Estado em colaborao com os servios competentes da Agricultura e do Cadastro promovero novas representaes grficas e definio de coordenadas hectomtricas de acordo com os preceitos deste diploma.
Artigo 88 Poder regulamentar autarquias locais

A aplicao da presente lei a situaes iniciadas antes da sua entrada em vigor subordinar-se- ao disposto nos artigos seguintes.
Artigo 84 Caducidade da concesso

1. No prazo de 90 dias a contar da data de aprovao deste diploma, todas as autarquias locais devero adoptar regulamentos especficos relativos disposio dos terrenos de que sejam proprietrias, observando-se os princpios constantes do presente diploma. 2. Alm da publicao do regulamento em Boletim Oficial, a autarquia local dever providenciar a sua mais ampla difuso em pgina Web, prpria e/ou alojada por forma a permitir o mais amplo conhecimento pelos interessados.
Artigo 89 Pedidos pendentes

1. Todas as concesses de terrenos, sejam provisrias, sejam definitivas, feitas ao abrigo do Regulamento de Concesso e Ocupao de Terrenos, aprovado pelo Decreto n. 43894 de 6 de Setembro de 1961 e demais diplomas complementares caducam com a entrada em vigor deste diploma.

1. No prazo de 30 dias a contar da entrada em vigor deste diploma, todas autarquias locais devero elaborar

S4O6O2H8-37070C91-3C8B0E2T-262AQQPK-1D2N4P6W-29K3IDKB-5B8P8S9K-6S7K5F4U

1

I SRIE NO 6 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 19 DE JULHO DE 007


A construo de quadros legais sobre a expropriao por utilidade pblica tem que partir do seu enquadramento constitucional. A Constituio da Repblica de Cabo Verde garante o direito propriedade privada, com as faculdades de usar, fruir e dispor dela livremente. O exerccio pleno destas faculdades pode contender ou dificultar a prossecuo de diversos objectivos de utilidade social que justificam o estabelecimento de limitaes ao direito de propriedade. A expropriao configura-se como a mais gravosa destas limitaes, razo por que dever ser rodeada das devidas garantias constitucionais. Por isso que a ablao do direito de propriedade privada deve fundar-se antes de mais em razes de utilidade pblica. Este pressuposto foi expressamente acolhido no nmero 2 do artigo 68 da Constituio. Por utilidade pblica deve entender-se a adequao de um bem para a satisfao de necessidades colectivas. A utilidade pblica tem, pois, pressuposta uma necessidade pblica, que corresponde inexistncia de meios pblicos adequados satisfao da utilidade pblica. Isto quer dizer que, enquanto a Administrao dispuser de bens aptos satisfao de necessidades pblicas, no poder recorrer propriedade privada para prover a essa mesmas necessidades. Outro princpio fundamental consagrado na presente lei o da proporcionalidade tanto em sentido material como em sentido formal. No sentido material a ideia de proporcionalidade tem a significao de que no podero ser exigidos ao particular, cujo bem destinado satisfao da necessidade pblica, maiores sacrifcios do que os absolutamente necessrios e no mais do que os necessrios - para a prossecuo da finalidade pblica. No sentido formal, o princpio da proporcionalidade tem como consequncia que a Administrao no poder recorrer a vias ou processos que diminuam as garantias dos administrados em matria de expropriao por utilidade pblica. Isto explica porque na expropriao urgente a urgncia deve estar concretamente fundamentada. Decorre igualmente do dispositivo constitucional o princpio da indemnizao. A norma que o contm uma norma de garantia, no apenas na acepo de inteno formal de indemnizar, mas tambm no sentido de que cada expropriao pressupe a existncia real de meios necessrios e suficientes para o pagamento das justas indemnizaes. O regime de transferncia da propriedade deve obedecer tambm a outros comandos constitucionais. Assim e porque toda a expropriao pressupe um conflito de interesses contrapostos por um lado do expropriante na obteno para si ou para outrem de um imvel para a realizao do bem comum e por outro lado, do particular que tem a apetncia a um direito absoluto de gozo do bem que lhe pertence a investidura do expro-

uma listagem dos pedidos pendentes de terrenos que lhes tenham sido submetidos, especificando o nome do interessado, o objecto do pedido, as dimenses do lote solicitado, o fim a que o lote se destina, a data de entrada do pedido e bem assim os despachos que sobre eles recaram. 2. A listagem referida no nmero anterior vincula a autarquia local perante todos os interessados nela referenciados para efeitos do disposto no artigo 42 e seguintes do presente diploma. 3. A listagem referida no nmero 1 deste artigo dever ser publicitada de modo a permitir a sua ampla difuso e ainda ser colocada on line em pgina Web prpria ou alojada, disposio de todos os interessados, de modo a permitir-lhes, em cada momento, conhecer a situao jurdica do seu pedido.
Artigo 90 Regulamentao

O Governo deve publicar em tempo til, os diplomas necessrios regulamentao do presente Decreto Legislativo, sem prejuzo da sua aplicao imediata.
Artigo 91 Revogao

Fica revogado o Regulamento de Ocupao e Concesso de Terrenos, aprovado pelo Decreto n 43 894, de 6 de Setembro de 1961, e a denominada lei de solos aprovada pelo Decreto-Lei n. 576/70, de 24 de Novembro, mandado vigorar em Cabo Verde pela Portaria n 421/72, de 1 de Agosto e tornado extensivo a Cabo Verde pela Portaria n 24 229, de 9 de Agosto de 1969, os respectivos diplomas complementares e demais legislao em contrrio.
Artigo 92 Entrada em vigor

O presente diploma entra em vigor noventa dias aps a sua publicao. Visto e aprovado em Conselho de Ministros. Jos Maria Pereira Neves - Manuel Inocncio Sousa Cristina Duarte - Jos Manuel Andrade - Ramiro Andrade Alves Azevedo - Madalena Brito Neves Promulgado em 16 de Julho de 2007 Publique-se O Presidente da Repblica, PEDRO VERONA RODRIGUES PIRES Referendado em 17 de Julho de 2007 O Primeiro-Ministro, Jos Maria pereira Neves

Decreto-Legislativo n 3/2007
de 19 de Julho

O principal diploma que disciplina a matria de expropriao de terrenos por utilidade pblica a Lei 2030 de 22 de Junho de 1948, mas a fragmentao legislativa por demais evidente, requerendo uma interveno legislativa com objectivos de consolidao. A necessidade de alterao legislativa no carece, pois, de ser demonstrada.

S4O6O2H8-37070C91-3C8B0E2T-262AQQPK-1D2N4P6W-29K3IDKB-5B8P8S9K-6S7K5F4U

I SRIE NO 6 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 19 DE JULHO DE 007


priante na propriedade e na posse dos bens expropriados e ao Governo o desencadear do respectivo processo, atravs de declarao de utilidade pblica da expropriao. Por isso que, mesmo nos procedimentos em que expropriao se efectiva por mtuo consenso, a transferncia definitiva da propriedade s pode ocorrer por um acto judicial que homologue o acordo. dentro deste quadro constitucional, sumariamente delineado, que o presente diploma preconiza o novo regime jurdico de expropriao por utilidade pblica, no estrito limite da autorizao legislativa para tanto concedida ao Governo pela Assembleia Nacional. Assim, Ao abrigo da autorizao legislativa conferida pela alnea b) do artigo 1 da Lei n. 5/VII/ 2007, de 22 de Janeiro, e No uso da faculdade conferida pela alnea b) do n 2 do artigo 203 da Constituio, o Governo decreta o seguinte: TTULO I PRINCPIOS FUNDAMENTAIS
Artigo 1 Objecto

1

medida de planeamento ou ordenamento do territrio anteriormente aprovada, o cumprimento do Programa do Governo ou a satisfao de necessidades por razes de calamidade pblica, defesa nacional ou outras de idntica gravidade.
Artigo 4 Limites da expropriao

1. A expropriao limitada ao estritamente necessrio para realizar o fim a que se destina, podendo, todavia atender-se a exigncias futuras concretamente programadas e devidamente calendarizadas. 2. Toda a expropriao tem por base um processo que garanta aos interessados a defesa dos direitos legalmente protegidos, no podendo a Administrao reduzir as garantias processuais seno, nos casos e termos previstos na presente lei.
Artigo 5 Princpio da indemnizao

1. A posse dos bens objecto de expropriao por utilidade pblica s pode ser efectivada mediante o pagamento prvio de uma justa indemnizao nos termos da presente lei. 2. Ficam ressalvadas do disposto no nmero anterior as expropriaes de carcter urgente e urgentssima, casos em que a entidade beneficiria da expropriao entra imediatamente na posse, nos termos estabelecidos no presente diploma. 3. Nas situaes referidas no n 2, no acto da declarao de utilidade pblica, ou no prazo de 30 dias a contar da data dessa declarao, conforme se trate de expropriao urgente ou de expropriao urgentssima, a Administrao ou o beneficirio, devem, respectivamente, cativar a correspondente verba, ou prestar cauo nos termos do presente diploma, sob pena de caducidade da expropriao. 4. O prazo a que se reporta o nmero anterior pode ser alargado at 90 dias por deciso judicial, a requerimento da entidade beneficiria da expropriao.
Artigo 6 Atribuio do carcter de urgncia

O presente diploma regula a expropriao de imveis e de direitos a este relativos, pela extino da titularidade do expropriado e concomitante transferncia desta para o Estado, autarquias locais ou quaisquer outras entidades pbicas ou privadas, por causa de utilidade pblica e mediante justa indemnizao.
Artigo 2 Princpios gerais

No procedimento e processo de expropriao deve ser prosseguido o interesse pblico, no respeito pelos direitos e interesses legalmente protegidos dos expropriados e demais interessados, observando-se, nomeadamente, os princpios da legalidade, justia, transparncia, imparcialidade e boa f.
Artigo 3 Princpio da utilidade pblica

1. Toda a expropriao deve fundar-se em utilidade pblica. 2. Entende-se por utilidade pblica para efeitos de expropriao a prossecuo de interesses que resultem em benefcio de toda a colectividade nacional, regional ou local, quando no poderia ser conseguida, seno mediante o sacrifcio imposto ao proprietrio e demais pessoas com interesses sobre os bens com aptido para satisfazer as referidas necessidades. 3. A expropriao no pode ter lugar ou prosseguir sem que esteja concreta e devidamente justificada a respectiva utilidade pblica. 4. A utilidade pblica considera-se justificada, nomeadamente, quando a expropriao visa responder a uma

1. A declarao da utilidade pblica para efeitos de expropriao de carcter urgente, deve ter lugar nos casos de realizao de obras de interesse pblico. 2. A atribuio de carcter urgente expropriao deve ser sempre fundamentada 3. A atribuio de carcter urgente caduca se as obras na parcela no tiverem incio no prazo fixado no programa de trabalhos, salvo ocorrendo motivo devidamente justificado.
Artigo 7 Expropriao urgentssima

1. Quando a necessidade da expropriao decorra de calamidade pblica ou de exigncias de segurana

S4O6O2H8-37070C91-3C8B0E2T-262AQQPK-1D2N4P6W-29K3IDKB-5B8P8S9K-6S7K5F4U

16

I SRIE NO 6 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 19 DE JULHO DE 007


caducidade; decorrido esse prazo, assiste ao expropriado, at ao final do prazo previsto na alnea a) do n4, o direito de preferncia na primeira alienao dos bens. 6. O expropriado deve pagar, pela reverso, um preo a ser acordado com a Administrao, nos termos do presente diploma. TTULO II OBTENO DE TERRENOS POR VIA AMIGVEL CAPTULO NICO Associao da administrao com os proprietrios
Artigo 10 Constituio da associao

interna, de defesa nacional ou outras de idntica gravidade, o Estado ou as autoridades pblicas por este designadas ou legalmente competentes podem tomar posse administrativa imediata dos bens destinados a prover necessidade que determina a sua interveno, sem qualquer formalidade prvia, seguindo-se, sem mais diligncias, o estabelecido no presente diploma para a fixao da indemnizao. 2. Sempre que possvel, ser promovida vistoria ad perpetuam rei memoriam, nos termos do Cdigo de Processo Civil, com as necessrias adaptaes.
Artigo 8 Modos de expropriao

1. A deciso de expropriao tomada por Resoluo do Conselho de Ministros, nos termos do presente diploma. 2. A declarao do carcter urgentssimo da expropriao decidida pelo Primeiro-ministro.
Artigo 9 Direito de reverso

1. H direito de reverso se: a) No prazo de dois anos, aps a data de adjudicao, os bens expropriados no forem aplicados ao fim que determinou a expropriao; ou b) Tiverem, entretanto cessado as finalidades da expropriao. 2. Sempre que a realizao de uma obra contnua determinar a expropriao de bens distintos, o seu incio em qualquer local do traado faz cessar o direito de reverso sobre todos os bens expropriados, salvo se os trabalhos forem suspensos ou estiverem interrompidos por prazo superior a dois anos, contando-se o prazo a que se refere o n 5 a partir do final daquele. 3. Para efeitos do disposto no nmero anterior entende-se por obra contnua aquela que tem configurao geomtrica linear e que, pela sua natureza, susceptvel de execuo faseada ao longo do tempo, correspondendo a um projecto articulado, global e coerente. 4. O direito de reverso cessa: a) Quando tenham decorrido 20 anos sobre a data da adjudicao; b) Quando seja dado aos bens expropriados outro destino, mediante nova declarao de utilidade pblica; c) Quando haja renncia do expropriado; d) Quando a declarao de utilidade pblica seja renovada, com fundamento em prejuzo grave para o interesse pblico, dentro do prazo de um ano a contar de verificao dos factos previstos no n 1. 5. A reverso deve ser requerida no prazo de trs anos a contar da ocorrncia do facto que a originou, sob pena de

1. Sem prejuzo do recurso a outras vias do direito privado, a Administrao pode obter os terrenos necessrios satisfao de necessidades pblicas, nomeadamente, operaes de expanso ou renovao urbana, criao de novos aglomerados, mediante a sua associao com os proprietrios de bens aptos para satisfazer as referidas necessidades, sempre que essa associao seja compatvel com o modo de prover a essas necessidades. 2. Os pactos de associao orientar-se-o pelos princpios de boa f, transparncia e igualdade de tratamento entre todos os proprietrios e interessados.
Artigo 11 Determinao das participaes

1. A participao da Administrao constituda pelos imveis que possuir na rea e pelo capital que investir nas infra-estruturas urbansticas necessrias. 2. As participaes dos proprietrios da rea so constitudas pelos respectivos imveis, cujos valores so determinados, na falta de acordo entre eles e a Administrao, segundo critrios aplicveis expropriao por utilidade pblica. 3. Mediante conveno, as participaes da Administrao e dos proprietrios podem ainda ser integradas por outros valores, tais como os investimentos feitos pelos ltimos em infra-estruturas urbansticas.
Artigo 12 Proprietrios renitentes

Os imveis cujos proprietrios no queiram fazer parte da associao podem ser expropriados e, em caso afirmativo, integram a participao da Administrao na associao constituda com outros proprietrios.
Artigo 13 Transferncia da posse

1. Os imveis so transferidos para a posse da Administrao medida que forem sendo fixados os respectivos valores. 2. Na falta de conveno em contrrio, a participao em associao tem por efeito automtico a transferncia para a Administrao da posse administrativa dos terrenos, para que esta lhes possa dar o destino adequado satisfao da utilidade pblica.

S4O6O2H8-37070C91-3C8B0E2T-262AQQPK-1D2N4P6W-29K3IDKB-5B8P8S9K-6S7K5F4U

I SRIE NO 6 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 19 DE JULHO DE 007


Artigo 14 Regime subsidirio

17

Em tudo o que no estiver regulado neste captulo, aplica-se, subsidiariamente, o regime jurdico das empresas comerciais, conforme a natureza da associao constituda. TTULO III EXPROPRIAO CAPTULO I Declarao de utilidade pblica e posse administrativa
Artigo 15 Declarao de utilidade pblica

2. O membro do Governo responsvel pelo ordenamento do territrio pode determinar que o autor do pedido junte quaisquer outros documentos ou preste os esclarecimentos julgados necessrios, nomeadamente, para defesa do patrimnio arquitectnico, paisagstico ou para a defesa do ambiente.
Artigo 17 Valor a cativar ou a caucionar

1. A entidade expropriante deve proceder cativao da dotao oramental que suporta o encargo da expropriao. 2. O valor a cativar ou a caucionar no pode ser inferior ao valor proposto pela entidade expropriante para a aquisio amigvel dos bens a expropriar, nos termos do artigo 13. 3. A cativao a que se refere o nmero anterior deve ser renovada no incio de cada ano econmico, relativamente s declaraes de utilidade pblica de expropriaes no concretizadas no ano anterior. 4. A cauo referida na alnea j) do n. 1 do artigo anterior prestada ordem do tribunal e subsiste at ao pagamento do preo.
Artigo 18 Oposio expropriao

da competncia do Governo a declarao de utilidade pblica da expropriao, por sua iniciativa ou a pedido de entidade com interesse na expropriao dirigido ao membro do Governo responsvel pelo ordenamento do territrio.
Artigo 16 Instruo

1. O pedido de declarao de utilidade pblica, seja por iniciativa do Governo, seja a pedido de outra entidade expropriante, deve ser instruda com os seguintes documentos: a) Planta do local da situao dos bens a expropriar, com a delimitao precisa dos mesmos, contendo a escala grfica utilizvel; b) Elementos que permitam ajuizar do motivo e oportunidade da expropriao; c) Quando for o caso, programa de execuo faseada com a respectiva calendarizao, ainda que indicativa; d) Certido, passada pela Conservatria do Registo Predial, da descrio do prdio e das inscries em vigor, incluindo as dos direitos, nus ou encargos que sobre ele se acham registadas; e) Certido de inscrio matricial; f) Relao dos proprietrios, usufruturios, arrendatrios, comodatrios ou titulares de outros direitos que incidam sobre os bens a expropriar; g) Prova das diligncias efectuadas para cumprimento do disposto no artigo 31 do presente diploma. h) Cpias dos anncios publicados; i) Quando o autor do pedido for entidade de direito pblico, certido comprovativa do saldo da dotao oramental que suporta o encargo e da respectiva cativao; j) Quando o autor do pedido for entidade de direito privado, documento comprovativo de se encontrar caucionado, por qualquer das formas em direito admitidas, o fundo indispensvel para o pagamento das indemnizaes a que houver lugar.

1. Qualquer pessoa pode, nos termos da lei, deduzir oposio expropriao com fundamento em ilegalidade e inoportunidade, mediante exposio escrita dirigida ao membro do Governo responsvel pelo ordenamento do territrio. 2. A oposio deve ser fundamentada. 3. Da deciso administrativa referida no presente artigo cabe recurso contencioso nos termos da lei.
Artigo 19 Elementos de declarao da utilidade pblica

1. O diploma de declarao de utilidade pblica deve conter os seguintes elementos: a) A justificao da necessidade pblica da expropriao, designadamente, da impossibilidade de a prover sem recurso propriedade privada e da adequao desta para o fim pblico em causa; b) A indicao da entidade expropriante; c) A declarao da existncia de fundos adequados e suficientes para satisfazer as indemnizaes decorrentes da expropriao; d) A natureza da expropriao; e) O prazo dentro do qual ser ultimado o processo, sem prejuzo do disposto no nmero seguinte. 2. A declarao de utilidade pblica caduca se a entidade expropriante no tiver promovido a constituio da arbitragem no prazo de um ano ou o processo de expropriao no for remetido ao tribunal competente no prazo de dois anos, em ambos os casos a partir da data da publicao da declarao da utilidade pblica para efeitos de expropriao.

S4O6O2H8-37070C91-3C8B0E2T-262AQQPK-1D2N4P6W-29K3IDKB-5B8P8S9K-6S7K5F4U

1

I SRIE NO 6 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 19 DE JULHO DE 007


Artigo 20 Publicidade da posse administrativa

A posse administrativa comunicada pela entidade expropriante, no prazo de 8 dias, por carta registada com aviso de recepo, ao expropriado ou representante legal, devendo igualmente ser-lhe dada publicidade mediante: a) Publicao por extracto no Boletim Oficial; b) Afixao de editais no edifcio sede do municpio da situao do prdio e, quando possvel, no prprio prdio; c) Publicao de anncios em dois nmeros seguidos de um dos jornais mais lidos na localidade da situao dos prdios.
Artigo 21 Auto de posse administrativa

3. Se o custo da construo for substancialmente agravado ou diminudo pelas especiais condies do local, o montante do acrscimo ou da diminuio da resultantes reduzido ou adicionado ao valor da edificao a considerar para efeito da determinao do valor do terreno.
Artigo 24 Clculo do valor do solo rstico

1. Na determinao do valor dos solos rsticos ter-se- em considerao o rendimento efectivo ou possvel no estado existente data da declarao de utilidade pblica, a natureza do solo e do subsolo, a configurao do terreno e as condies de acesso, as culturas predominantes, os frutos pendentes e outras circunstncias susceptveis de influrem no respectivo clculo. 2. expropriao de solos rsticos para construo de novos aglomerados urbanos aplicvel o disposto no artigo anterior, com as devidas adaptaes.
Artigo 25 Determinao do valor de edifcios ou construes

O auto de posse deve conter os seguintes elementos: a) Identificao do expropriado e dos demais interessados conhecidos ou meno expressa de que so desconhecidos, com indicao do respectivo curador; b) Indicao do Boletim Oficial em que tenha sido publicada a declarao de utilidade pblica da expropriao; c) Indicao da data e demais circunstncias susceptveis de identificarem o relatrio da vistoria, que dele faz parte integrante. CAPTULO II Contedo da indemnizao
Artigo 22 Classificao de solos

Na determinao do valor dos edifcios ou construes, licenciadas nos termos das leis e regulamentos em vigor, deve atender-se aos seguintes elementos: a) Situao e ambiente envolvente, designadamente em termos de espao urbano, sistemas de infraestruturas, transportes pblicos e proximidades de equipamentos; b) Nvel de qualidade arquitectnica e conforto das construes existentes e estado de conservao, nomeadamente dos pavimentos e coberturas, das paredes exteriores, partes comuns, portas e janelas; c) rea bruta; d) Preo das aquisies anteriores e respectivas datas; e) Valor patrimonial para efeitos fiscais; f) Nmero de inquilinos e montante das rendas; g) Valor dos imveis prximos, da mesma qualidade; h) Declaraes feitas pelos contribuintes ou avaliaes para fins fiscais, obteno de crdito, prestao de garantia real ou outros fins; i) Quando for o caso, a classificao como de interesse arquitectnico, paisagstico e cultural.
Artigo 27 Clculo do valor das expropriaes parciais

1. Para efeito do clculo da indemnizao por expropriao, os solos classificam-se em: a) Solos urbanos ou urbanizveis; b) Solos rsticos. 2. Consideram-se solos urbanos ou urbanizveis os que apresentem as caractersticas fixadas na Lei das Bases do Ordenamento do Territrio e do Planeamento Urbanstico.
Artigo 23 Clculo do valor dos solos urbanos ou urbanizveis

1. O valor do solo urbano ou urbanizvel calcula-se em funo da sua localizao, do valor da construo nele existente ou, quando for caso disso, do valor provvel daquela que nele for possvel efectuar de acordo com as leis e regulamentos em vigor, num aproveitamento economicamente normal, data da declarao de utilidade pblica devendo ter-se em conta a localizao e a qualidade ambiental. 2. Num aproveitamento economicamente normal, o valor do terreno deve corresponder a 20% do valor da construo que nele, com respeito pelas leis e regulamentos, possa ser efectuada.

1. No caso de expropriao parcial, calculam-se separadamente o valor e o rendimento totais do prdio e os valores e rendimentos da parte compreendida e da no compreendida na expropriao. 2. Quando a parte no expropriada ficar depreciada pela diviso do prdio ou da expropriao resultarem outros prejuzos ou encargos, incluindo nomeadamente o custo de novas vedaes, de novos acessos e de canalizao de guas, especificam-se tambm, em separado, essa depreciao e esses prejuzos ou encargos, correspondendo a indemnizao ao valor da parte expropriada, acrescida destas ltimas verbas.

S4O6O2H8-37070C91-3C8B0E2T-262AQQPK-1D2N4P6W-29K3IDKB-5B8P8S9K-6S7K5F4U

I SRIE NO 6 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 19 DE JULHO DE 007


Artigo 28 Indemnizao respeitante ao arrendamento

19

CAPITULO II Expropriao amigvel


Artigo 31 Tentativa de acordo

1. O arrendamento para comrcio, indstria ou exerccio de profisso liberal, ou para habitao bem como o arrendamento rural, so considerados encargos autnomos para efeitos de indemnizao dos arrendatrios. 2. O inquilino habitacional obrigado a desocupar o fogo em consequncia de caducidade do arrendamento resultante de expropriao pode optar entre uma habitao cujas caractersticas designadamente de localizao e renda, sejam semelhantes s da anterior ou por indemnizao satisfeita de uma s vez. 3. Na fixao da indemnizao a que se refere o nmero anterior deve atender-se ao valor do fogo, ao valor das benfeitorias realizadas pelo arrendatrio, relao entre as rendas pagas por este e as praticadas no mercado, aos prejuzos que ir suportar do ponto de vista de acesso a servios, escolas e transportes pblicos. 4. Na indemnizao respeitante a arrendamento para comrcio, indstria ou exerccio de profisso liberal deve atender-se s despesas relativas nova instalao, incluindo os referenciais de renda que o arrendatrio ir pagar, e aos prejuzos resultantes do perodo de paralisao da actividade necessria para a transferncia, calculados nos termos gerais de direito. 5. Na indemnizao respeitante a arrendamento rural deve atender-se, alm do valor dos frutos pendentes ou das colheitas inutilizadas, ao valor das benfeitorias a que o rendeiro tenha direito e aos demais prejuzos emergentes da cessao do arrendamento, calculados nos termos gerais de direito.
Artigo 29 Indemnizao pela interrupo da actividade comercial, industrial, liberal ou agrcola

Salvo situaes de calamidade pblica ou outras, previstas no artigo 7 do presente diploma, nenhum processo de expropriao deve ter incio, sem que a entidade expropriante promova acordo com o expropriado, com observncia do disposto nos artigos seguintes.
Artigo 34 Proposta de acordo

1. A iniciativa para o acordo compete entidade expropriante, mediante proposta dirigida ao proprietrio, da qual devero constar: a) A apresentao clara e inequvoca das razes de utilidade pblica; b) A identificao da propriedade a expropriar e respectivas dimenses; c) O valor que a entidade expropriante prope pelo terreno objecto da proposta; d) O prazo de validade da proposta que no poder ser inferior a 30 dias, a contar da data da sua recepo ou do seu conhecimento pelo destinatrio; e) A data do pagamento do valor proposto ou, quando tenha proposto pagamento fraccionado, as datas de pagamento de cada prestao. 2. O valor proposto nos termos da alnea c) do n 1 deve fundar-se em laudo pericial, que acompanha a proposta. 3. A falta de resposta por parte do proprietrio dentro do prazo fixado nos termos da alnea d) do n 1 constitui aceitao da proposta, desde que nesta esteja indicado o propsito inequvoco de negociar.
Artigo 35 Forma da proposta

1. Nos casos em que o proprietrio do prdio nele exera qualquer actividade prevista no n. 4 do artigo anterior, indemnizao correspondente ao valor do prdio acresce a que corresponder aos prejuzos decorrentes da interrupo dessa actividade, calculada nos termos do mesmo preceito. 2. Se da expropriao resultarem prejuzos para o conjunto da explorao agrcola efectuada directamente pelo proprietrio, indemnizao correspondente acresce a relativa queles prejuzos, calculada nos termos gerais de direito.
Artigo 30 Indemnizao pela expropriao de direitos diversos da propriedade plena

1. A proposta deve ser enviada por carta registada com aviso de recepo dirigida ao proprietrio e demais interessados cujos endereos sejam conhecidos. 2. A entidade expropriante pode, igualmente, fazer publicar um anncio, durante pelo menos duas semanas, num dos jornais mais lidos na localidade.
Artigo 36 Trmites posteriores

Na expropriao de direitos diversos da propriedade plena, a indemnizao determinada de harmonia com os critrios fixados para aquela propriedade, na parte em que forem aplicveis, com obedincia aos princpios da actualidade, da imparcialidade, da igualdade e da justia.

1. Recebida a proposta ou tendo tomado conhecimento dela atravs do anncio a que se refere o n 2 do artigo anterior, o proprietrio e demais interessados dispem de um prazo no inferior a 30 dias, a contar desse conhecimento, para responderem, tendo a faculdade de acompanhar a sua contraproposta de um valor devidamente fundamentado em relatrio elaborado por perito da sua escolha.

S4O6O2H8-37070C91-3C8B0E2T-262AQQPK-1D2N4P6W-29K3IDKB-5B8P8S9K-6S7K5F4U

0

I SRIE NO 6 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 19 DE JULHO DE 007


Artigo 41 Transferncia da posse

2. Quando a divergncia entre o proprietrio e a entidade expropriante se fundar unicamente no valor, a instncia de qualquer das partes, o juiz de direito da comarca procede nomeao de um terceiro perito que, em relatrio fundamentado, propor um valor para a transaco. 3. Recebidos os laudos, o juiz calcula a mdia aritmtica dos trs laudos apresentados, a qual passa a constituir, para todos os efeitos, o valor a pagar pelo imvel a expropriar. 4. A interveno do juiz, nos termos dos nmeros anteriores, dispensada, quando as partes interessadas, em documento por eles escrito e assinado, concordarem na nomeao de um perito da sua confiana e declararem aceitar, sem direito a recurso, o laudo apresentado por aquele.
Artigo 37 Elementos essenciais do acordo

Os imveis, objecto do acordo amigvel, entram na posse da Administrao aps realizao da escritura ou equivalente.
Artigo 42 Exequibilidade do Ttulo Negocial

Os documentos que titulam o acordo amigvel constituem ttulo executivo bastante, para interpelao e obteno pela via judicial do pagamento do preo dos bens transferidos para a posse da Administrao. CAPTULO III Expropriao litigiosa
Seco I Arbitragem Artigo 43 Princpio geral

So elementos essenciais do acordo na expropriao amigvel: a) A caracterizao dos imveis. b) O montante da indemnizao e o seu modo de pagamento; c) O pagamento da indemnizao atravs da cedncia de bens ou direitos.
Artigo 38 Formalizao do acordo

1. Na falta de acordo sobre o valor global da indemnizao, este fixado por arbitragem junto do tribunal competente. 2 A cada propriedade ou fraco abrangida pela declarao de utilidade pblica corresponde um processo de arbitragem.
Artigo 44 Legitimidade

O acordo entre a entidade expropriante e os interessados quanto ao montante da indemnizao a pagar, forma de cumprimento e eventuais condies acessrias deve constar de escritura pblica lavrada perante notrio do departamento governamental responsvel pela rea das Finanas.
Artigo 39 Dispensa de escritura pblica

1. Tm legitimidade para intervir no processo, a entidade expropriante e o expropriado. 2. So admitidas a intervir no processo, enquanto a causa no estiver definitivamente julgada, outras pessoas que demonstrem interesse no processo, sem que isso implique a repetio de quaisquer termos ou diligncias.
Artigo 45 Suspenso da instncia e nomeao de curador provisrio

dispensada a escritura pblica quando as partes interessadas tenham promovido a interveno do juiz nos termos do artigo 36, e da sentena homologatria constar os elementos essenciais a que se refere o artigo 37.
Artigo 40 Trmites da escritura

1. O falecimento de algum interessado na pendncia do processo s implica a suspenso da instncia depois de notificada entidade expropriante a adjudicao da propriedade e posse, esta no caso de no ter havido investidura administrativa. 2. Havendo interessados incapazes, ausentes ou desconhecidos, sem que esteja organizada a respectiva representao, o juiz, oficiosamente ou a requerimento do Ministrio Pblico ou de qualquer interessado, nomeialhes curador provisrio, que , quanto aos incapazes, na falta de razes ponderosas em contrrio, a pessoa a cuja guarda estiverem. 3. No caso de o processo de expropriao ainda no se encontrar em juzo, o juiz determina a sua remessa imediata, para os efeitos do nmero anterior, pelo perodo indispensvel deciso do incidente. 4. A interveno do curador provisrio cessa logo que seja adjudicada entidade expropriante a propriedade e posse dos prdios ou se encontre designado o normal representante do incapaz ou do ausente ou passem a ser conhecidos os interessados cuja ausncia tenha justificado a curadoria.

1. A escritura pblica lavrada dentro dos 20 dias subsequentes quele em que, por qualquer das partes, for comunicado ao notrio o acordo, e dela deve constar: a) A identificao das partes; b) A identificao completa dos prdios adquiridos, incluindo a inscrio matricial e o nmero da descrio na Conservatria do Registo Predial; c) O preo acordado e a forma de pagamento. 2. Na falta de estipulao contratual em contrrio, todas as despesas decorrentes do acordo amigvel correm por conta da entidade expropriante.

S4O6O2H8-37070C91-3C8B0E2T-262AQQPK-1D2N4P6W-29K3IDKB-5B8P8S9K-6S7K5F4U

I SRIE NO 6 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 19 DE JULHO DE 007


Seco II Tramitao do processo Artigo 46 Constituio da arbitragem

1

5. A deciso arbitral deve ser comunicada ao expropriante e aos diversos interessados, por carta registada com aviso de recepo e determinar a adjudicao ao expropriante.
Artigo 51 Honorrios

A constituio e funcionamento da arbitragem, decorre no tribunal de primeira instncia, a requerimento de quem tenha legitimidade para intervir no processo.
Artigo 47 rbitros

1. Os rbitros tm direito aos honorrios que lhes forem fixados pelo tribunal, de harmonia com os valores praticados no mercado para prestao de servio da mesma natureza, por tcnicos do mesmo ramo. 2. O rbitro presidente tem direito a um acrscimo de honorrios de 20% relativamente aos honorrios atribudos aos demais. 3. Os rbitros que, salvo motivo justificativo, no entreguem o laudo no prazo legal, ficam sujeitos a uma reduo de honorrios correspondente a 5% por cada dia de atraso. 4. Os honorrios devidos aos rbitros so suportados pela entidade expropriante, sendo nulo e de nenhum efeito qualquer acordo entre esta entidade e o expropriado sobre os mesmos.
Artigo 52 Guia de depsito

1. Na arbitragem intervm trs rbitros designados, como se segue: a) Um rbitro designado pela entidade expropriante; b) Um rbitro designado pelo expropriado e demais interessados na expropriao, quando a arbitragem se reporta ao mesmo imvel; c) Um rbitro, designado, pelo tribunal e que preside. 2. Os rbitros esto sujeitos ao regime dos impedimentos, escusas e da suspeio previstos no Cdigo do Processo Civil.
Artigo 48 Apresentao de quesitos

No prazo de 15 dias a contar da notificao podem as partes apresentar ao rbitro presidente, os quesitos que entendam pertinentes para a fixao do valor dos bens objecto da expropriao.
Artigo 49 Deciso dos rbitros

1. A deciso dos rbitros proferida no prazo mximo de 30 dias a contar da entrega dos elementos necessrios pela entidade expropriante ou das questes a que se refere o artigo anterior. 2. O rbitro presidente pode obter, sempre que necessrio, a confiana do processo, observando-se, com as necessrias adaptaes, as normas correspondentes do processo civil. 3. Quando se encontrarem habilitados a proferir a deciso, os rbitros comparecem perante o juiz do tribunal da sua nomeao, que marcar data para o efeito.
Artigo 50 Conferncia da arbitragem

Quando tenha havido, antecipadamente, posse administrativa dos bens e do processo no constar a guia de depsito, o presidente do tribunal arbitral requer ao juiz da comarca, para no prazo de 5 dias, ordenar a notificao da Direco Geral do Patrimnio do Estado para, em 10 dias, promover o referido depsito ou a sua correco e juntar aos autos a respectiva guia.
Artigo 53 Adjudicao da propriedade

Instrudo o processo e efectuado o depsito nos termos do artigo anterior, o juiz, no prazo de 20 dias, adjudica ao expropriante a propriedade e posse, se esta no tiver sido ainda conferida e ordena simultaneamente a notificao da deciso arbitral, quer ao expropriante quer aos diversos interessados.
Artigo 54 Recurso

Da deciso arbitral cabe recurso para o Tribunal. CAPTULO IV Expropriao total


Artigo 55 Expropriao total independente do interesse imediato do expropriante

1. A deciso dos rbitros proferida em conferncia, sendo relator o presidente. 2. A deciso, devidamente fundamentada, tomada por maioria. 3. No se obtendo uma deciso arbitral por unanimidade ou maioria, o presidente beneficia do voto de qualidade. 4. Os laudos de cada rbitro, devidamente justificados, com as respostas aos quesitos e a indicao precisa dos que serviram de base ao clculo da indemnizao proposta, so juntos deciso a que se refere o presente artigo.

1. Quando seja necessrio expropriar apenas parte de um prdio, pode o proprietrio requerer a expropriao total: a) Se a parte restante no assegurar, proporcionalmente, os mesmos cmodos que oferecia todo o prdio; b) Se os cmodos assegurados pela parte restante no tiverem interesse econmico para o expropriado, determinado objectivamente.

S4O6O2H8-37070C91-3C8B0E2T-262AQQPK-1D2N4P6W-29K3IDKB-5B8P8S9K-6S7K5F4U



I SRIE NO 6 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 19 DE JULHO DE 007


5. O pagamento em prestaes efectuado no prazo mximo de 3 anos, podendo o montante das prestaes variar de acordo com as circunstncias. 6. As indemnizaes podem ainda ser pagas, em ttulos de dvida pblica, sempre, que por dificuldades de tesouraria, no seja possvel efectuar o seu pagamento por outra forma. 7. No so satisfeitas quaisquer indemnizaes sem que se mostrem pagos os impostos que recarem sobre os imveis objecto da expropriao.
Artigo 62 Pagamento pela cedncia de bens ou direitos

2. O disposto no presente diploma sobre expropriao total igualmente aplicvel a parte da rea no abrangida pela declarao de utilidade pblica relativamente qual se verifique qualquer dos requisitos fixados no nmero anterior
Artigo 56 Acordo sobre expropriao total

1. A expropriao total pode ser objecto de acordo extra judicial, integrando-se a parte sobrante do prdio no processo de expropriao a requerimento de qualquer das partes, e at 30 dias a contar da designao pelo tribunal do rbitro presidente. 2. Na falta de acordo, o expropriado pode, dentro do prazo fixado no nmero anterior, em requerimento fundamentado, instar o juiz a declarar que a expropriao total , no caso, justificada.
Artigo 57 Instruo e deciso

1. As indemnizaes decorrentes de expropriao por utilidade pblica podem ser satisfeitas, total ou parcialmente, atravs da cedncia de bens ou direitos aos expropriados e demais interessados. 2. A satisfao das indemnizaes, nos termos do nmero anterior, depende de acordo entre a entidade expropriante e o expropriado.
Artigo 63 Depsito da indemnizao

1. Recebido o requerimento, o juiz promove as diligncias que julgar necessrias e decidir no prazo de 10 dias. 2. As partes podem igualmente requerer o tribunal a realizao de diligncia com vista a uma criteriosa deciso. 3. Da deciso sobre o pedido de expropriao total cabe recurso que sobe imediatamente e em separado, com efeito meramente devolutivo.
Artigo 58 Venda da parte sobrante

Fixado por deciso com trnsito em julgado o valor da indemnizao a pagar pelo expropriante, este notificado para, no prazo de 30 dias, depositar o montante devido na conta bancria indicada pelo expropriado
Artigo 64 Forma de atribuio das prestaes

1. Na hiptese prevista no artigo 55, qualquer pessoa pode adquirir a parte do prdio que no seja necessria ao fim da expropriao, salvo se houver pessoas que gozem de preferncia legal na respectiva alienao. 2. Se o juiz decidir pela expropriao total, a entidade expropriante notificada para proceder, no prazo de 30 dias, ao depsito de indemnizao. TTULO IV PAGAMENTO DAS INDEMNIZAES
Artigo 61 Forma de pagamento

Decorridos 90 dias sobre a data prevista para o pagamento de qualquer prestao ou respectivos juros, sem que este seja efectuado, o expropriado pode requerer a execuo do pagamento dessa prestao e respectivos juros vencidos at integral satisfao do seu crdito, bem como o das prestaes vincendas. TTULO V PROCESSO RELATIVO REVERSO DOS BENS EXPROPRIADOS
Artigo 65 Requerimento

1. As indemnizaes por expropriao por utilidade pblica so pagas em dinheiro, de uma s vez, salvo as excepes previstas no presente diploma. 2. Nas expropriaes amigveis, o expropriante e o expropriado podem acordar no pagamento da indemnizao em prestaes ou atravs da cedncia de bens ou direitos de acordo com o previsto neste diploma. 3. Sem prejuzo da aplicao do nmero anterior, sempre que o montante indemnizatrio por expropriao por utilidade pblica for superior a 10.000.000 escudos o pagamento pode ser efectuado em prestaes. 4. O disposto no nmero anterior aplica-se transaco judicial ou extrajudicial na pendncia do processo de expropriao.

1. A reverso dos bens expropriados depende de requerimento do interessado dirigido em simultneo ao membro do governo responsvel pelo ordenamento do territrio ou ao Presidente da Autarquia local e entidade expropriante, com indicao circunstanciada dos fundamentos da reverso dos bens expropriados. 2. Recebido o requerimento, a entidade expropriante dispe de 60 dias para responder ao pedido da reverso.
Artigo 66 Tramitao subsequente

1.Recebida a resposta do expropriante ao pedido do requerente ou decorrido o prazo referido no nmero 2 do artigo anterior, o membro do Governo responsvel pelo

S4O6O2H8-37070C91-3C8B0E2T-262AQQPK-1D2N4P6W-29K3IDKB-5B8P8S9K-6S7K5F4U

I SRIE NO 6 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 19 DE JULHO DE 007


ordenamento do territrio pode determinar que as partes juntem quaisquer outros documentos e prestem os esclarecimentos necessrios para uma deciso fundamentada, mandando ainda, proceder inspeco do local e a outras diligncias de prova que considere adequadas. 2. Em caso de concordncia do expropriante com o pedido de reverso esta deferida sem quaisquer outras diligncias adicionais.
Artigo 67 Notificao da deciso



2. Determinado, com trnsito em julgado, o valor a que se refere o nmero anterior, o juiz, na falta do acordo mencionado no n. 2 do artigo anterior, determina a licitao entre os requerentes.
Artigo 70 Adjudicao

1. Efectuados os depsitos ou as restituies a que haja lugar, o juiz adjudica o prdio ao interessado ou interessados, com os nus ou encargos existentes data da expropriao e que no hajam caducado definitivamente. 2. As indemnizaes so levantadas ou atribudas pelo expropriante a quem ulteriormente haja adquirido o domnio sobre o bem. 3. A deciso notificada s partes e Conservatria do Registo Predial para efeitos de registo. TTULO VII DISPOSIES DIVERSAS E FINAIS
Artigo 71 Servides administrativas

Autorizada a reverso, esta notificada ao interessado e entidade expropriante, por carta registada com aviso de recepo, ou mediante termo, transcrevendo-se o despacho produzido, bem como todas as informaes, pareceres ou propostas em relao aos quais este expressamente declare concordncia.
Artigo 68 Pedido de adjudicao

1. Autorizada a reverso, o interessado deve deduzir, no prazo de 90 dias a contar da data da notificao da autorizao, perante o competente tribunal de primeira instncia, o pedido de adjudicao, instruindo a sua pretenso com os seguintes documentos: a) Despacho autorizando a reverso; b) Certido, passada pela Conservatria do Registo Predial, da descrio do prdio, das inscries em vigor, incluindo as dos encargos que sobre ele se acharem registados e mencionando tambm os existentes data da adjudicao do prdio entidade expropriante; c) Certido de inscrio matricial e do valor patrimonial do prdio; d) Indicao da indemnizao a devolver pelo expropriado e respectiva proposta sobre a forma do seu pagamento; e) Quando for o caso, estimativa, fundamentada em relatrio de perito, do valor das benfeitorias e deterioraes a que se refere o artigo seguinte. 2. Quando o pedido tenha sido deduzido por vrios interessados, estes devem indicar o acordo sobre a forma como a adjudicao deve ser feita. 3. A entidade expropriante ou quem ulteriormente haja adquirido o domnio do prdio citado para intervir no processo, podendo deduzir oposio, no prazo de 20 dias, quanto ao montante da indemnizao e da estimativa indicados nas alnea d) e e) do n. 1.
Artigo 69 Oposio do expropriante

1.Podem constituir-se sobre imveis as servides necessrias realizao de fins de interesse pblico. 2. As servides derivadas directamente da lei no do direito a indemnizaes, salvo quando a prpria lei determinar o contrrio. 3. As servides constitudas por acto administrativo do direito a indemnizao quando envolverem diminuio efectiva no valor dos prdios servientes. 4. As servides resultantes ou no de expropriao do lugar a indemnizao quando: a) Inviabilizem a utilizao que vinha sendo dada ao bem, considerado globalmente; b) Inviabilizem qualquer utilizao do bem nos casos em que estes no estejam a ser utilizados; c) Anulem completamente o seu valor econmico. 5. constituio das servides e determinao da indemnizao aplica-se o disposto no presente diploma com as necessrias adaptaes.
Artigo 72 Entrada em vigor

O presente diploma entra em vigor noventa dias aps a sua publicao. Visto e aprovado em Conselho de Ministros Jos Maria Pereira Neves - Cristina Duarte - Jos Manuel Gomes Andrade - Ramiro Andrade Alves Azevedo Promulgado em 19 de Julho de 2007 Publique-se. O Presidente da Repblica, PEDRO VERONA RODRIGUES PIRES Referendado em 19 de Julho de 2007 O Primeiro-ministro, Jos Maria Pereira Neves

1. Tendo a entidade expropriante deduzido oposio ao valor da estimativa referida na alnea e) do n. 1 do artigo anterior e tratando-se de prdio que tenha sofrido alteraes, merc de benfeitorias ou deterioraes por que responda o expropriante, o montante a restituir, na falta de acordo das partes, fixado pelo juiz, procedendo s diligncias instrutrias que considere necessrias.

S4O6O2H8-37070C91-3C8B0E2T-262AQQPK-1D2N4P6W-29K3IDKB-5B8P8S9K-6S7K5F4U



I SRIE NO 6 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 19 DE JULHO DE 007

FAA OS SEUS TRABALHOS GRAFICOS NA INCV


oo

NOVOS EQUIPAMENTOS NOVOS SERVIOS DESIGNER GRFICO AO SEU DISPOR

B O L E T I M OFICIAL
Registo legal, n /001, de 1 de Dezembro de 001


Av. Amlcar Cabral/Calada Diogo Gomes,cidade da Praia, Repblica Cabo Verde. C.P. 113 Tel. (238) 612145, 4150 Fax 61 42 09 Email: incv@gov1.gov.cv Site: www.incv.gov.cv

AVISO
Por ordem superior e para constar, comunica-se que no sero aceites quaisquer originais destinados ao Boletim Oficial desde que no tragam aposta a competente ordem de publicao, assinada e autenticada com selo branco. Sendo possvel, a Administrao da Imprensa Nacional agradece o envio dos originais sob a forma de suporte electrnico (Disquete, CD, Zip, ou email). Os prazos de reclamao de faltas do Boletim Oficial para o Concelho da Praia, demais concelhos e estrangeiro so, respectivamente, 10, 30 e 60 dias contados da sua publicao. Toda a correspondncia quer oficial, quer relativa a anncios e assinatura do Boletim Oficial deve ser enviada Administrao da Imprensa Nacional. A insero nos Boletins Oficiais depende da ordem de publicao neles aposta, competentemente assinada e autenticada com o selo branco, ou, na falta deste, com o carimbo a leo dos servios donde provenham. No sero publicados anncios que no venham acompanhados da importncia precisa para garantir o seu custo.

A S S I N A T U R A S
Para o pas:

Para pases estrangeiros: Ano Semestre 6.0$00 .67$00 .1$00 Ano Semestre

I Srie ...................... .6$00 II Srie ..................... .770$00 . III Srie ................... .71$00

I Srie ...................... 11.7$00 .71$00 II Srie ..................... 7.91$00 6.6$00 . III Srie .................... 6.09$00 .71$00

Os perodos de assinaturas contam-se por anos civis e seus semestres. Os nmeros publicados antes de ser tomada a assinatura, so considerados venda avulsa. AVULSO por cada pgina ............................................................................................. 1$00

PREO DOS AVISOS E ANNCIOS


1 Pgina ......................................................................................................................... .6$00 . 1/ Pgina ...................................................................................................................... .19$00 . 1/ Pgina ...................................................................................................................... 1.677$00 . Quando o anncio for exclusivamente de tabelas intercaladas no texto, ser o respectivo espao acrescentado de 50%.

PREO DESTE NMERO 360$00


S4O6O2H8-37070C91-3C8B0E2T-262AQQPK-1D2N4P6W-29K3IDKB-5B8P8S9K-6S7K5F4U

You might also like