You are on page 1of 18

Do secularismo otomano laicizao turca - 1839-1937 por Carimo Mohomed

Resumo Partindo do lugar-comum que apresenta a Repblica da Turquia como exemplo excepcional de separao da Igreja e do Estado no Islo, e o legado de Mustafa Kemal (Atatrk) (1881-1938) como um dos poucos casos de separao da poltica e da religio em contextos muulmanos, o principal objectivo com esta comunicao o de questionar precisamente esse clich. A experincia histrica na maior parte das diferentes sociedades de maioria muulmana demonstra que as esferas institucionais do poltico e do religioso estiveram sempre bem definidas e separadas, o que no impediu momentos de dilogo e de confronto consoante os casos. Por outro lado, no Islo, entendido como um conjunto multicultural, civilizacional e societal, no existe nenhuma instituio que se assemelhe Igreja, seja ela Catlica Apostlica Romana ou outra, pelo que falar em, ou pedir uma, separao revela um desconhecimento epistemolgico e ontolgico. Utilizando a experincia histrica do Estado Otomano e da Turquia entre 1839 e 1937, demonstrar-se- que essa separao entre religio e poltica era um facto concreto, e que a adopo da lacit em 1937, de inspirao francesa, foi a alternativa escolhida por entre vrias que pretendiam regular a relao do poltico com o religioso na sequncia da abolio da Monarquia e da instaurao da Repblica em 1923. Palavras-chave: Imprio Otomano / Turquia / Secularismo / Laicizao / Sculo XIX / Sculo XX

Quero agradecer ao Professor Antnio Matos Ferreira o convite que me endereou e a Nurullah Ardi o

facto de ter partilhado comigo alguns textos de sua autoria.

Doutorando em Cincia Poltica, com bolsa da FCT, na Faculdade de Cincias Sociais e Humanas da

Universidade Nova de Lisboa, onde se licenciou em Histria. Possui igualmente uma ps-graduao em Cultura, Civilizao e Religio Islmicas pela UNED (Espanha) e membro do NECI Ncleo de Estudos em Contextos Islmicos do CRIA (Centro em Rede de Investigao em Antropologia plo FCSH) e investigador do Instituto de Histria Contempornea. Tem publicado, em Portugal e noutros pases, artigos e comunicaes sobre o Pensamento Poltico Islmico Contemporneo, e tem reflectido sobre os problemas da relao entre religio, laicidade e poltica na poca contempornea.

Abstract Using as a starting point the image that presents the Republic of Turkey as an exceptional case of separation between the Church and the State in Islam, and Mustafa Kemals (Atatrk) legacy as one of the few cases of separation between politics and religion in Muslim contexts, the main objective with this lecture is to question precisely that clich. The historical experience in great part of the different Muslim majority societies shows that the institutional spheres of politics and religion were always well defined and separated, which did not prevent moments of dialogue and confrontation in some cases. On the other hand, in Islam, understood as a multicultural, civilizational and societal ensemble, there is not any institution similar to the Church, the Roman Catholic one or any other, so to talk about or to ask a separation reveals an epistemological and ontological lack of knowledge. Using the historical experience of the Ottoman State and Turkey between 1839 and 1937, it will be shown that that separation between religion and politics was an actual fact, and that the adoption of lacit in 1937, of French influence, was the option chosen among many others which wanted to regulate the relation between politics and religion following the abolition of the Monarchy and the proclamation of the Republic in 1923. Keywords: Ottoman Empire / Turkey / Secularism / Lacit / 19th Century / 20th Century Introduo Foi-me sugerido que apresentasse uma comunicao sobre o modelo de laicizao na Turquia. De maneira a compreender melhor o fenmeno da laicizao neste pas, e porque esta comunicao se insere num Congresso de Histria, decidi alargar o mbito cronolgico e temtico da mesma, pelo que este texto, e tal como o ttulo indica, ir abordar a questo do secularismo otomano e da laicizao turca entre 1839 e 1937. Antes de avanar j para o tema em questo, gostaria de problematizar e definir alguns conceitos. comum afirmar-se que as sociedades islmicas so fundamentalmente diferentes das ocidentais pois suposto estas estarem baseadas na separao do Estado e das instituies religiosas, separao considerada inerentemente positiva. No entanto, essa imagem que o Ocidente, ele prprio um conceito discutvel por ser abstracto, tem de si mesmo mais uma projeco idealizada e ideolgica da realidade, sendo vrios os exemplos que questionam esse lugar-comum.

A expresso secularismo deriva da palavra secular, cuja raz est no latim saeculum, significando largo perodo de tempo ou esprito da poca, alterando-se posteriormente o significado para deste mundo, implicando mais que um mundo, e acabando por traduzir-se num conceito de secular e do religioso a partir das ideias de temporal e espiritual. A expresso secularizao tambm evoluu no contexto europeu, significando a privatizao das terras da Igreja e, depois, a secularizao da poltica e, mais tarde, da arte e da economia. Tambm implica uma noo de declnio da religio, conformidade com este mundo, afastamento da sociedade em relao religio (separao da Igreja e do Estado), dessacralizao do Mundo e subsequente sacralizao da racionalidade. A ideia de secularizao surgiu em 1846 pela mo de Jacob Holyoake, que criou a London Secular Society com o objectivo de lutar contra os poderes temporais da Igreja e da religio e a favor da secularizao da sociedade, interpretando e regulando a vida prescindindo de Deus e da religio.1 O conceito de secularismo muitas vezes confundido com o de liberdade de culto e/ou laicismo, negligenciando-se o facto de existirem Estados confessionais que garantem a liberdade religiosa e Estados laicos que perseguem e criminalizam diferentes manifestaes de espiritualidade. Normalmente, a expresso secularism quase sempre traduzida do ingls para o francs como lacit, e vice-versa. No entanto, o conceito de lacit surgiu a partir de meados do sculo XIX no contexto do positivismo cientfico e do republicanismo poltico franceses, que defendia a total separao da Religio/Igreja da Poltica/Estado e uma tnica na Razo e na Cincia como objectivos a serem alcanados pelo Estado e, vrias vezes, em combate directo contra qualquer expresso de religiosidade e/ou espiritualidade, consideradas irracionais. preciso salientar que a evoluo destes conceitos foi, e , produto da experincia histrica da Europa e dos Estados Unidos da Amrica e dos diversos Cristianismos, sobretudo ocidentais, e que os conceitos de secularismo e laicismo no so uniformes, variando conforme os Estados e as Igrejas. Por exemplo, nos E.U.A. significa normalmente um muro de separao entre Igreja e Estado, muro de separao que alvo de contestao, pois no se sabe muitas vezes como que se concretiza2, e

Na tradio islmica tambm existem os conceitos de este mundo (dunya) e o outro mundo (akhira). O

Mundo, ou seja, o planeta Terra, designado por alam e a expresso din remete para a ideia de religio, espiritualidade. Todas estas palavras so rabes.
2

Hefner, Robert W. (1998), Multiple modernities. Christianity, Islam, and Hinduism in a globalizing age,

Annual Review of Anthropology, 27, 83-104, e Meacham, Jon (2009), The decline of christian America, Newsweek, April 20: 10-14.

na prpria Frana a laicidade no aplicada uniformemente, pois na Alsace-Moselle continua a haver o regime concordatrio, enquanto que nos territrios coloniais (DOMTOM) no existe separao. Parece-nos redundante dizer que um Estado secular, pois todas as organizaes polticas so seculares, mesmo aquelas que reclamam alguma legitimidade divina pois, no final, preocupam-se com os assuntos materiais deste mundo, com os assuntos ligados s questes humanas e do sculo, ou seja, com as relaes que os seres humanos estabelecem entre si no dia-a-dia e as relaes de direitos e deveres que so estabelecidos entre os diversos poderes, mormente o Estado. Relativamente Religio, a sua definio no to simples, pois remete para uma ideia de Sagrado, de Transcendncia, por oposio a Profano. No entanto, h que sublinhar que este nunca se encontra num estado puro. Seja qual seja o estado de dessacralizao do mundo a que se tenha chegado, as sociedades que tenham escolhido uma vida profana no conseguem abolir completamente o comportamento religioso, e mesmo essa anulao do religioso, essa secularizao definitiva, no algo de adquirido excepto para um nmero limitado de indivduos, aqueles que so desprovidos de todo e qualquer sentimento do religioso.3 Na Europa considera-se normalmente que Religio significa Igreja e que, como o Estado e a Igreja, no caso concreto a Catlica Apostlica Romana, esto separados, ou porque no Evangelho de So Mateus (XXII, 21) est escrito que h que dar a Csar o que de Csar e a Deus o que de Deus, assume-se que a poltica e a religio esto separadas. Esta ideia limitada e limitadora, pois a vida social no se esgota na esfera pblica e o poder no se limita ao poder do Estado. Por outro lado, a religio, o fenmeno religioso, a presena do sagrado ou da transcendncia, no se reduz Igreja como instituio poltica que tambm , com um chefe de Estado internacionalmente reconhecido. O facto de que algo esteja escrito na Bblia, ou no Coro, no significa que a realidade ao longo da Histria tenha sido sempre esttica e simples, como se nunca tivesse havido uma relao ntima entre religio e poltica em diversos reinos europeus, ou como se o imperador romano Teodsio nunca tivesse tornado o Cristianismo religio de Estado e perseguido todas as outras, ou como se os muulmanos no actuassem neste mundo e, portanto, secular.

Sobre esta problemtica, a histria e a antropologia das religies continuam a ser disciplinas muito

importantes para compreender o homo religiosus, e as obras de Mircea Eliade (1907-1986), apesar de escritas h vrias dcadas, continuam actuais.

Existem diversos exemplos das relaes entre poltica e religio em diversos contextos europeus, quer esta ltima seja entendida como Igreja, identidade ou simplesmente como f, e, apesar disso, em nenhum momento questionada a secularidade da Europa. H poucos anos houve a polmica volta da referncia, ou no, das razes crists da Europa na Constituio Europeia, referncia que surgiu por iniciativa do antigo Presidente da Repblica Francesa, ptria da lacit, Valry Giscard dEstaing, e que contou com o apoio da chanceler alem Angela Merkel e da Polnia. Anos mais tarde, em finais de 2007, uma nova celeuma surgiu com a visita de Nicolas Sarkozy, presidente do mesmo pas, a Roma, onde proferiu declaraes sobre o papel positivo da religio e da f, repetindo-as depois no incio de 2008 por ocasio da sua viagem Arbia Saudita, afirmando igualmente que a lei de 1905, que separa a Igreja do Estado em Frana, deveria ser revista. Na Irlanda do Norte, h um conflito endmico entre catlicos e protestantes, conflito caracterizado pela violncia que, de tempos a tempos, volta a surgir e, at h poucos anos, os protestantes unionistas leais Gr-Bretanha eram liderados pelo Reverendo Ian Paisley, da Igreja Presbiterana Livre, ou seja, o chefe poltico era ao mesmo tempo um lder religioso. Vrios pases da Unio Europeia tm religies oficiais de Estado e, nalguns casos, o chefe do Estado ao mesmo tempo chefe da Igreja4, e se em pases como a Espanha, a Repblica da Irlanda ou a Polnia o Catolicismo Romano no religio oficial de Estado, a verdade que continua a ter muita fora em termos identitrios, continuando alguns membros da Igreja a ter muita importncia nos assuntos polticos.5 A suposta separao entre o poltico e o religioso no Ocidente no to definida e definitiva como normalmente se considera e, no entanto, as suas sociedades so, ou consideram-se como, seculares e, por isso, democrticas, como se uma levasse automaticamente outra. Porm, quando se aborda o Islo, o argumento muitas vezes utilizado o de que a principal razo dos seus problemas polticos se deve religio e a
4

Alm da Inglaterra, os seguintes membros da Unio Europeia tm religies oficiais de Estado: Malta

(Catolicismo Romano), Chipre e Grcia (Catolicismo Ortodoxo Grego), Finlndia (Luteranismo) e Dinamarca (Igreja Nacional), tendo a Sucia feito a separao entre Estado e Igreja em 2000, a pedido desta ltima, se bem que o rei e a ranha devam ser luteranos.
5

Para uma viso mais aprofundada sobre a situao do Catolicismo em Espanha e os debates que existem

relativamente participao poltica ver Catlicos en Cruzada, El Pas, 02 de enero 2011, suplemento Domingo, 1-5. Sobre a questo do laicismo, no s em Espanha mas na Europa em geral, ver Daz-Salazar, Rafael (2010), Laicismo y catolicismo - Una nueva confrontacin?, Claves de razn prctica, 208 (diciembre), 64-73.

uma ausncia de secularizao, quando quase dois teros dos membros da Organizao da Conferncia Islmica so Estados que se consideram seculares, laicos e/ou com uma separao entre a religio e a poltica.6 O problema ontolgico que em outros marcos culturais e civilizacionais, com experincias histricas prprias e diferenciadas, como o caso do Islo, no existe a figura da Igreja, como entidade poltica. Isto no significa que, por um lado, no exista religio, entendida como f e que pode organizar-se institucionalmente, ou que, por outro, a religio englobe tudo. Segundo John L. Esposito7, a moderna ideia de religio tem a sua origem no Ocidente ps-Iluminista e a sua definio restrita tornou-se a norma, sem levar em linha de conta que a expresso religio, tal como entendida hoje em dia, uma interpretao moderna e ocidental, descontextualizada de sentido histrico, categorizada, estudada e julgada com critrios seculares ocidentais modernos ps-iluministas, com a sua separao de Igreja e Estado, que, por sua vez, tambm uma construo recente. Como a Europa tinha assistido a um processo revolucionrio e a uma separao teoricamente inequvoca entre o Estado e a Igreja (uma entidade poltica), tentou-se fazer o mesmo no mundo Islmico, com a separao do poltico e do religioso, da Mesquita (Igreja) e do Estado, originando um problema que nunca tinha existido e que dura at hoje. Ira M. Lapidus8 defende que, contrariamente ao que voz corrente, existiu e existe uma diferenciao importante entre Estado e instituies religiosas em sociedades islmicas e que a evidncia histrica tambm mostra que no existe um modelo islmico nico para Estados e instituies religiosas, mas sim vrios que concorrem entre si. Em cada um desses modelos existem ambiguidades relativamente distribuio da autoridade, funes e relaes entre instituies.9

Para informao mais pormenorizada ver o stio oficial da Organizao da Conferncia Islmica

(http://www.oic-oci.org/) e as molduras legais de cada um dos membros.


7

Esposito, John L. (1999), The islamic threat : myth or reality?, New York/Oxford: Oxford University Press,

258.
8

Lapidus, Ira M. (1975), The separation of state and religion in the development of early islamic society,

International Journal of Middle East Studies, 6, 363-385.


9

Ira M. Lapidus retomou e desenvolveu posteriormente as suas teses em 1992, The golden age. The

political concepts of Islam, The Annals of the American Academy of Political and Social Science, 524, 13-25, e em 1996, State and religion in islamic societies, Past and Present, 151, 3-27.

J Hamilton Gibb10 tinha chamado a ateno anteriormente para o facto de os prprios pensadores polticos muulmanos terem tomado conscincia da separao entre instituies polticas e religiosas, reconhecendo o aparecimento de uma esfera autnoma de actividade e organizao religiosas. Um lugar-comum muito forte, utilizado por algumas organizaes ditas fundamentalistas e aceite sem contestao em alguns meios acadmicos, o de que o Islo religio e mundo (al-Islam din wa dunya), ou seja, que na ideologia islmica esto integradas as dimenses religiosa e social do comportamento. No entanto, discutvel que o Islo seja, ao mesmo tempo, religio, entendida nas suas acepes institucionais, e Estado (al-Islam din wa dawla), pois no Islo no existe a figura da Igreja e j na Idade Mdia existia esse questionamento. Se, por um lado, ibn Taymiyya (1263-1328) pensava que o Islo era religio e poltica, al-Ghazali (1058-1111) no tinha essa certeza, apesar de considerar que o Estado devesse proteger a religio e esta devesse dar forma quele, de um ponto de vista tico. Ao longo da Histria Islmica, instituies religiosas e polticas, com excepo de casos pontuais, tiveram as suas esferas bem delimitadas, o que no impediu momentos de dilogo e de confronto, consoante os casos, estando aquelas sujeitas a estas ltimas, pois no final era sempre a poltica quem definia a organizao da cidade. Foram principalmente alguns pensadores polticos muulmanos contemporneos como Hassan al-Banna (1906-1949), fundador da organizao dos Irmos Muulmanos no Egipto, Abul Ala Mawdudi (1903-1979), fundador da Jamaat-i-Islami no sub-continente indiano, ou Sayyid Qutb (1906-1966), terico dos Irmos Muulmanos, que propuseram e defenderam de uma forma absoluta que o Islo era Religio e Estado ao mesmo tempo, transformando-se numa convico de que o Estado realizado pelo profeta Muhammad e seus companheiros em Medina no sculo VII que seria o nico verdadeiramente islmico e reproduzvel no mundo contemporneo.11 Para esses pensadores e activistas, com um discurso anti-moderno mas ao mesmo tempo fruto da Modernidade, teria sido o processo histrico a provocar o
10

Gibb, Hamilton (1955), Constitutional Organization, Khadduri, Majid e Liebesny, Herbert J. (Eds.), Law in

the Middle East. Origins and development of islamic law. Washington, D.C.: Middle East Institute, 3-27.
11

Para uma perspectiva mais aprofundada sobre esta problemtica, ver Ayubi, Nazih (1991), Political Islam.

Religion and politics in the arab world. London: Routledge; Campanini, Massimo (2007), O pensamento poltico islmico medieval, Pereira, Rosalie Helena de Souza (Org.), O isl clssico: itinerrios de uma cultura. So Paulo: Editora Perspectiva, 247-283; Esposito, John L. (ed.) (1983), Voices of resurgent Islam. New York/Oxford: Oxford University Press; Zubaida, Sami (1989), Islam, the people and the state. Essays on political ideas and movements in the Middle East. London and New York: Routledge.

desenvolvimento da sociedade islmica de maneiras diferentes, levando separao das esferas religiosa e poltica, entre o califa e o sulto, sobretudo a partir da dinastia dos Omadas (661-750 e.C.). No entanto, h que chamar a ateno para o facto de estes autores terem tentado encontrar na histria islmica, interpretando-a de acordo com os seus objectivos, um modelo de inspirao e de combate contra a situao poltica dos tempos em que viviam, ou seja, a ocupao colonial europeia, nos casos de al-Banna e de Mawdudi a presena britnica no Egipto e na ndia respectivamente, e, no caso de Qutb, as polticas secularistas de Nasser, que basicamente eram polticas importadas da Europa e muitas vezes aplicadas de uma forma violenta. Para Mohammed Arkoun (1928-2010), porm, o secularismo est implcita e explicitamente includo no discurso cornico e na experincia histrica de Medina, e a maioria dos regimes polticos que surgiram em contextos muulmanos depois das lutas de libertao colonial na segunda metade do sculo XX era, de facto, secular no sentido em que adoptaram padres e cdigos legais, procedimentos de governo, hierarquias e prticas administrativas ou do Ocidente liberal ou padres Socialistas-Comunistas de pensamento e modelos institucionais, apesar de o Islo ser utilizado como fonte de inspirao e identidade, ou apesar de terem sido introduzidas provises nas constituies, requerendo que o chefe de Estado fosse muulmano ou que a sharia fosse reconhecida como fonte, mesmo quando isso na prtica no acontecia. Por outro lado, num processo de mimetismo com aquilo que tinha acontecido na Turquia e com a adopo das ideias secularistas e laicas do Ocidente, ou aquilo que se julgava que eram estas ideias, a religio foi sendo domesticada pelo Estado, passando a ser controlada atravs de instituies burocrticas ou ministrios, ao mesmo tempo que se tentavam criar identidades nacionais, limitando a religio esfera privada.12 Assim, neste texto, secularismo significa os assuntos ligados s questes humanas e deste mundo, ou seja, as relaes que os seres humanos estabelecem entre si no dia-a-dia e as relaes de direitos e deveres que so estabelecidos entre os diversos poderes, mormente o Estado. A ideia que se tem hoje, o mito que existe volta de Mustafa Kemal (Atatrk), o de que ele separou a Igreja, ou a Mesquita neste caso, do Estado, a religio da poltica na Turquia, um exemplo excepcional no Islo. Essa ideia cai por base pois, tal como j foi dito, no Islo no existe a figura da Igreja, como a Catlica Apostlica Romana e, por isso, ele nunca separou algo que no existia anteriormente13 e, por outo lado,
12

Arkoun, Mohammed (2006), Islam: to reform or to subvert?, London: Saqi Books, 262-263.

13

Esta linha de raciocnio e de argumentao faz lembrar uma anedota que tomo a liberdade de contar aqui.

historicamente, o Imprio Otomano sempre definiu e separou as esferas institucionais poltica e religiosa, ao contrrio da Repblica da Turquia, que passou a controlar a religio atravs de um Ministrio criado para esse efeito. Do secularismo otomano... Neste captulo analisar-se-o vrios textos legais, principalmente as Constituies de 1876, 1921 e 192414, e vrios outros textos que desempenharam um papel significativo na modernizao da Turquia com um particular foco no papel discursivo desempenhado pelo Islo, contextualizando a proclamao da I Constituio Otomana (Kanun- Esasi) de 1876 e a instituio da primeira Assembleia Geral (Meclis-i Mebusan), abordando as duas importantes reformas de 1839 e 1856, respectivamente a Tanzimat Ferman e a Islahat Ferman, sobretudo na forma como reflectiam e construam a relao entre Religio e Estado. As Reformas Tanzimat 1839-1856 As Tanzimat (Reformas) foram a segunda fase de modernizao do Estado Otomano depois da Nova Ordem dos sultes Selim III (1761-1808, sulto 1789-1807) e Mahmud II (1785-1839, sulto 1808-1839). Comearam com o Decreto Real de Glhane de 3 de Novembro de 1839, por iniciativa do Sulto Abdlmecid I (1823-1861, sulto 1839-1861) e que incluam vrias reformas modernizadoras, abarcando vrios mbitos, como o econmico, financeiro, social, poltico e, em particular, o legal. Apesar do decreto ter como objectivo delimitar na prtica o conceito de Sharia15 e separar a autoridade temporal do Sulto e do governo da soberania religiosa do Califa, o
H alguns anos, numa famosa sala de espectculos lisboeta, havia um aviso entrada que dizia que quem no deixasse o guarda-chuva no bengaleiro no poderia entrar e, portanto, no poderia assisistir ao espectculo. Num belo dia de Sol, um espectador, depois de comprar o bilhete, dirigiu-se sala para se instalar e entrada foi abordado pelo segurana, que lhe perguntou se j tinha deixado o guarda-chuva no bengaleiro. O espectador respondeu-lhe que no, pois no tinha trazido nenhum guarda-chuva, pois fazia Sol. A resposta do segurana foi a de que se no deixasse o guarda-chuva no bengaleiro o espectador no poderia entrar na sala...
14

Os vrios textos legais esto disponveis em http://www.anayasa.gen.tr/english.htm Sharia significa em rabe via, caminho e remete para uma ideia de Justia. Como evidente, o

15

conceito de Justia varia conforme o tempo histrico, o espao geogrfico e a comunidade humana em questo. Dizer que a Sharia a lei Islmica um absurdo, pois as leis em Marrocos so diferentes das leis no Iro, tal como as leis nos E.U.A. so diferentes das leis de Portugal.

texto estava repleto de expresses e de terminologia islmicas e referncias ao Coro e Sunna (Tradio do Profeta), como forma de legitimar as novas leis, sendo utilizado o argumento de que estas novas leis eram uma forma de repr e aplicar a Sharia correctamente. Nesse decreto eram garantidos direitos considerados como fundamentais (Mevadd- Esasiye) a todos os sbditos do Sulto, independentemente da religio, direitos esses que eram considerados como os cinco objectivos da Sharia e que eram essenciais para o desenvolvimento humano: vida, propriedade, honra, razo e gerao. Tambm era proposta no decreto, assinado e confirmado pelo governante, a delimitao do poder e autoridade do Califa-Sulto, passando este a ser um lao executivo das leis feitas por outros, em particular pelos Conselhos de Deliberao (Mecalis-i Meveret), que passariam a ser as fontes de legislao e cujos membros eram indivduos com altas responsabilidades no aparelho de Estado Otomano e com uma educao fortemente influenciada por aquilo que se estava a passar em alguns outros pases europeus. Por outro lado, e apesar do Decreto reconhecer a importncia da Sharia, a sua proclamao no foi acompanhada por uma fatwa16 emitida pelo eyhulislam17, indicando o declnio do seu poder (paradoxalmente, em 1922 Mustafa Kemal recorreu a uma fatwa emitida pelo Mufti principal quando se tomou a deciso de abolir a Monarquia Otomana). A 28 de Fevereiro de 1856 foi proclamado o dito de Reforma (Islahat Ferman), que renovou e reforou as reformas entretanto postas em prtica, acabando por dar origem ao conceito de cidadania, neste caso cidadania otomana, atribuda a todos os habitantes do Imprio, independentemente da religio, passando a ter direitos e deveres iguais. Foram introduzidas reformas ao nvel da educao, servio militar, administrao da justia, impostos e nomeao de cargos governamentais, direito dos estrangeiros possurem propriedades, reforma dos tribunais judicial e penal, e reforma dos cdigos comerciais, bem como a representao das comunidades religiosas no Conselho Supremo. Neste texto legal, as refercias Sharia so comparativamente menores e o discurso empregue o da necessidade de acompanhar a civilizao contempornea e o de garantir privilgios aos no-Muulmanos de acordo com o princpio da liberdade de conscincia.
16

Significa em rabe opinio, conselho. A mais alta autoridade em assuntos relacionados com a Sharia no Estado Otomano.

17

10

Assim, com estes dois projectos de reforma houve uma tentativa de separar as autoridades religiosa e poltica do Califa-Sulto, e de delimitar a soberania do Sulto e a autoridade da Sharia, utilizando um discurso de renovao das velhas instituies mas de acordo com a Sharia. A Constituio Otomana de 1876 e a experincia Parlamentar Nos incios de 1876 o Sulto Abdlhamid II (1842-1918, sulto 1876-1909) acedeu ao trono, contando com o apoio dos Jovens Otomanos, organizao que esteve por detrs de muitas das reformas e que influenciariam o movimento dos Jovens Turcos, tendo-lhes sido assegurada a instaurao de um sistema constitucional. No decreto real que instaurou tal sistema, o Sulto definia os objectivos da nova assembleia geral: garantir a completa aplicao das leis necessrias; faz-las de acordo com a Sharia e com as reais e legtimas necessidades do pas e do povo; supervisionar o equilbrio entre as receitas e despesas do Estado. De referir que muitos constitucionalistas otomanos, juntamente com alguns ulama18, recorreram ao Coro e tradio jurdica islmica para justificar e legitimar o novo Parlamento, entre os quais se destacou o Juz Supremo (Kadasker) Seyfeddin Efendi que teve um papel importante na instaurao do Parlamento. Apesar de ter encontrado oposio, Seyfeddin conseguiu integrar elementos islmicos num discurso de legitimao do Parlamento e da Constituio de 1876. A Lei Bsica (Kanun-i Esasi), a primeira Constituio do Estado Otomano, inclua 119 artigos e era mais desenvolvida que a seguinte, a de 1921, que foi preparada em ambiente de guerra. A Constituio de 1876 afirmava que o Sultanado e o Califado pertenciam dinastia Otomana (artigo n 3), sendo o Sulto o protector do Islo e o governante dos sbditos do Imprio Otomano (art. n 4), e que a sua pessoa era sagrada e inimputvel (art. n 5), disposio que veio a ser alterada em 1909, aps restaurao da Constituio em 1908, que tinha sido suspensa em 1878, exigindo um juramento de lealdade por parte do Sulto em relao Sharia e Constituio e, em 1914, a autoridade do Sulto em dissolver o Parlamento (art. n 73) foi revogada.

18

Ulama o plural de alim, que significa literalmente, em rabe, conhecedor, que por sua vez deriva de ilm,

i.e., conhecimento, neste caso concreto o conhecimento derivado do estudo do Coro, das tradies do profeta Muhammad e de outras fontes constituintes do corpus canonicus, bem como da Histria, Filosofia e outras Cincias ditas islmicas. Ao longo deste artigo iremos utilizar esta expresso e no clero, tendo em conta as suas caractersticas inerentes, diferentes das dos sacerdotes no Ocidente.

11

Por outro lado, o princpio da separao de poderes foi adoptado, sendo as respectivas seces as seguintes: executivo, estabelecendo um governo moderno com um primeiro-ministro, ministros e um gabinete (arts. ns 27-38); legislativo (arts. ns 4280), limitando o poder do Sulto-Califa; e judicial (arts. ns 81-91), separando os tribunais religiosos (Mehakim-i eriyye) dos administrativos (Mehakim-i Nizamiyye). Esta bifurcao tambm foi estabelecida no sistema educativo superior, com escolas religiosas (medreses) e seculares (mektebs). A Constituio estabelecia que a lingual official do Estado era o turco (art. n 18), a religio oficial do Estado era o Islo, sendo garantida a liberdade religiosa e de crena (art. n 11), e que todos os sbditos do Estado, independentemente da sua religio, tinham liberdade pessoal (art. n 9), liberdade que inclua igualdade perante a lei (art. n 17) e de acesso a cargos pblicos (art. n 19), ou seja, vemos aqui os primeiros passos da institucionalizao do conceito de cidadania, fazendo dos habitantes do Imprio quer sbditos do Sulto e cidados do Estado ao mesmo tempo. Finalmente, com a liberdade de imprensa (art. n 12) houve uma modernizao de ideias, mais facil e rapidamente disseminveis, e que contriburam para limitar ainda mais o poder do Sulto, pois a imprensa foi uma das foras de oposio e o instrumento preferido para a disseminao de ideias revolucionrias que levaram Revoluo de 1908. Quando em 1878 o sulto Abdlhamid II dissolveu o Parlamento e suspendeu a Constutio, censurou a imprensa, facto que levou a que quando esta foi restaurada em 1908 fosse acrescentada, na parte respeitante liberdade de imprensa, a expresso sem censura. O jovem Sulto via com desconfiana os Jovens Otomanos e, ao mesmo tempo, encontrava-se numa posio desconfortvel devido ao assdio que outras potncias europeias faziam territorialmente ao imprio, sobretudo a Frana, a Gr-Bretanha e a Rssia. Assim, em 1878 a Constituio foi suspensa, o Parlamento dissolvido e o sulto decidiu enveredar por um governo de estilo autoritrio, com uma tnica no pan-Islamismo e no Califado. At meados do sculo XIX, o ttulo de Califa era mais simblico do que real, com pouco impacto concreto. Na realidade, apesar de muitos soberanos muulmanos reconhecerem a sua obedincia ao Califa Otomano, havia outros que no o reconheciam e que tinham pretenses semelhantes, como o rei de Marrocos.19

19

El Moudden, Abderrahmane (1995), The Idea of the Caliphate between Moroccans and Ottomans: Political

and Symbolic Stakes in the 16th and 17th Century-Maghrib. Studia Islamica, No. 82, 103-112.

12

Ao decidir retomar e revigorar a ideia de Califado, o sulto Abd-ul-Hamid II esperava colocar, teoricamente, todos os muulmanos do mundo, sobretudo os sunitas, debaixo da sua proteco, sendo uma forma de responder s presses militares e polticas de diferentes potncias europeias, como a Frana, Gr-Bretanha e Rssia que, com o pretexto de obterem o direito de protegerem os cristos do Imprio Otomano, intervinham nos assuntos internos deste Estado. De realar tambm que grande parte do mundo Islmico estava a sofrer invases e ocupaes coloniais europeias. No entanto, ao mesmo tempo que o Sulto tentava revigorar as ideias de Califado e Pan-Islamismo, conceitos como Nacionalismo, Constitucionalismo e Republicanismo abalavam o Imprio em diversas regies, levando Revoluo dos Jovens Turcos em 1908 e a movimentos de independncia em muitas provncias, sobretudo as rabes. Em 1909, Abd-ul-Hamid II foi deposto e substitudo por Mehmed V (1844-1918, sulto 1909-1918), que viria a reforar os laos com os imprios Austro-Hngaro e Alemo, tornando-se aliados na Primeira Guerra Mundial. Para essa Revoluo de 1908, e para os acontecimentos subsequentes, foram muito importantes a influncia do pensamento republicano, positivista e sociolgico francs e a figura de Ziya Gkalp (1876-1924). Nascido em Diyarbakr no sudeste da Turquia, Gkalp era de origem curda, vindo a ser um dos mais importantes idelogos do nacionalismo turco, sobretudo com as suas obras Turkification, Islamization, Modernization (1918) e The Principles of Turkism (1923). As suas ideias eram uma sntese de direito islmico, nacionalismo turco e sociologia Durkheiminiana, considerando que a nao turca pertencia simultaneamente ummah islmica e civilizao europeia. Em 1924 foi eleito deputado por Diyarbakr mas faleceu pouco depois com 48 anos. Gkalp foi extremamente importante a vrios nveis, sobretudo politico e intelectual, influenciando a lite modernizadora turca, antes e depois da fundao da Repblica. Muitas das suas ideias tomaram corpo com as polticas adoptadas pelo Comit da Unio e Progresso (CUP) que dominou o Estado entre a Revoluo de 1908 e o final da Primeira Guerra Mundial, e pelo Partido Republicano do Povo (RPP) que fundou a nova Repblica e que governou o pas durante os primeiros 27 anos. Alm do mais, as suas ideias foram incorporadas na Constituio de 1924. Gkalp tambm o fundador da Sociologia na Turquia, seguindo Durkheim no apenas no contedo e orientao, tendo traduzido para turco otomano as suas obras mais importantes, mas tambm ao estabelecer a Sociologia como disciplina. O seu interesse na sociologia de Durkheim e no positivismo de Comte coincidiu com a ideologia

13

positivista do governo do CUP que considerava a sociologia, sobretudo os estudos etnogrficos, como muito til para salvar o Estado e para modernizar a sociedade. Gkalp enfatizou a importncia da sociologia dentro do contexto da transformao da sociedade Otomana, considerando-a indispensvel para o seu projecto politicointelectual baseado no nacionalismo turco, nacionalismo praticado com a poltica cultural de turquificao encetada pelo CUP e, posteriormente, pelo Kemalismo. O objectivo final de Gkalp era sintetizar o Islo com o nacionalismo turco, por um lado, com o modernismo ocidental, pelo outro, propondo a integrao da religio e do passado otomano na moderna identidade turca. Considerava que uma soluo vivel para a crise na Turquia poderia ser encontrada na integrao da sua cultura, que seria uma mistura de Islo e nacionalismo turco, na civilizao universal representada pela Europa moderna, defendendo uma compatibilidade entre o Islo e a modernidade. Esta atitude pode ser verificada em dois relatrios que escreveu para a conveno do Comit/Partido da Unio e Progresso em 1916 e 1917, sobre a relao entre o Estado e a Religio. No primeiro relatrio, que foi integralmente includo no programa do Partido, considerava que tinham emergido duas vises opostas sobre a modernizao e ocidentalizao nessa mesma conveno: havia aqueles (os Ocidentalizadores e os reformistas das Tanzimat) que acreditavam que os princpios do Islo deveriam ser completamente abandonados, e havia outros (os Islamistas) que defendiam a rejeio completa da civilizao ocidental, vises que eram fruto de considerar como incompatveis os princpios do Islo e os da moderna civilizao. Baseando-se num discurso de compatibilidade entre o Islo e a modernidade, Gkalp criticava ambas as perspectivas argumentando que, para uma sociedade funcionar, no era possvel abandonar completamente a religio ou dispensar as necessidades da civilizao contempornea. Tambm acrescentou que o Islo, baseado na razo e na sociologia, no estava em conflito com a modernidade. No segundo relatrio, Gkalp comparava o Cristianismo com o Islo, argumentando novamente na compatibilidade do Islo com a civilizao moderna, pois, de acordo com a sua viso, o Islo, ao contrrio do Cristianismo, inclua a poltica dentro da religio, ou seja, no havia uma separao entre o religioso e a autoridade secular (o sagrado e o profano), no havendo nenhum conflito entre estas duas instncias num Estado Islmico que, consequentemente, j por si era um estado moderno, corporizado na pessoa do Califa.

14

Porm, anos mais tarde, Gkalp, apesar de continuar a apoiar a instituio do Califado, viu com agrado a separao da religio e do Estado aps a abolio da monarquia otomana por Mustafa Kemal, deixando o Califa sem qualquer poder efectivo. Gkalp tambm tinha sido incumbido pelo PUP para preparar um memorandum a ser apresentado ao governo, no qual tambm propunha a transferncia dos tribunais Sharia da alada do eyhulislam para a administrao do Ministrio da Justia, e que as escolas que estivessem sob a administrao das Evkaf (fundaes piedosas) passassem para o Ministrio da Educao. Todas estas propostas foram aceites e significaram a secularizao dos tribunais e escolas religiosas. Porm, com a queda do governo do PUP, a anterior ordem foi reestabelecida pelo ultimo Sulto, Mehmed Vahideddin VI (1861-1926, sulto 19181922), mas reformas ainda mais radicais foram postas em prtica por Mustafa Kemal ao abolir os tribunais Sharia, o cargo de eyhulislam e prpria instituio do Califado. A Constituio de 1921 Como j foi referido, o CUP controlou o Estado Otomano entre 1908 e o final da Primeira Guerra Mundial, e foram os seus lderes quem organizaram o movimento de resistncia na Anatlia contra as potncias invasoras, tendo Mustafa Kemal sido nomeado como lder desse movimento. Aps o fim da Guerra contra os Gregos, em Agosto de 1922, Mustafa Kemal tinha-se tornado o lder incontestado e, entretanto, em Abril de 1920, a resistncia tinha proclamado a abertura da Grande Assembleia Nacional em Ankara, pois Istambul estava sob ameaa britnica, e a segunda Constituio comeou a ser preparada neste contexto da Guerra de Independncia, tendo sido publicada no ano seguinte. Com vinte e trs artigos, esta Constituio adoptava a unificao de poderes (Ar. nos. 2- 3), sem seces separadas para os poderes executivo ou judicial, e a diferena mais importante relativamente anterior era o facto de no artigo 1 ser afirmado que a soberania pertencia, sem restries e condies, nao que, no caso concreto, era representada pela Grande Assembleia Nacional. Tambm era afirmada a coexistncia da nao e do Islo, representado neste caso pelo Califa. O carcter islmico do novo Estado turco sairia reforado mais tarde quando a Constituio foi revista no prprio dia em que a Repblica foi proclamada (29 de Outubro de 1923) ao ser acrescentado um artigo, o 2, afirmando que a religio do Estado era o Islo. Por outro lado, o discurso do texto afirmava mais uma vez que o seu objectivo era o de servir o Islo e a Sharia. Por exemplo, no artigo 7 afirmava-se a autoridade da 15

Grande Assembleia Nacional em implementar a Sharia bem como em fazer, implementar e abolir outras leis, de acordo com as leis de fiqh (jurisprudncia islmica) que fossem compatveis com as necessidades do tempo e os costumes das pessoas. Finalmente, a nao no era definida numa base tnica e no exclua os muulmanos no-turcos. A dimenso tnica s entraria na Constituio de 1924. ... laicizao turca A Constituio de 1924 Aps o movimento de independncia ter derrotado os gregos, a Grande Assembleia Nacional separou o califado do sultanado, que foi abolido em Novembro de 1922. Em Julho de 1923 foi assinado o tratado de paz de Lausanne, tendo sido reconhecida a independncia da Turquia. Mustafa Kemal e o seu recentemente criado Partido Republicano do Povo proclamaram a Repblica a 29 de Outubro de 1923 e aboliram o califado a 03 de Maro de 1924, juntamente com o cargo de eyhulislam e todas as escolas religiosas, tendo sido fundadas em seu lugar uma Faculdade de Teologia e um Departamento de Assuntos Religiosos. A Constituio de 1924 foi publicada nesse mesmo ms de Maro, numa altura em que Mustafa Kemal se tinha tornado no principal actor politico na Turquia, papel que viria a ser consolidado e apoiado pela criao de um regime de partido-nico. A diferena bsica entre esta constituio e as anteriores o facto de o novo Estado ser uma Repblica (art. 1). O Islo continuava a ser a religio oficial do Estado (art. 2) e a soberania continuava a pertencer, sem restries, nao. Por outro lado, esta Constituio adoptava o princpio da separao de poderes (arts. 4-8). Em 1928 o artigo fazendo referncia ao Islo como religio oficial de Estado seria retirado e, em 1937, seria substitudo pelos seis princpios constitutivos do Kemalismo: Laicismo, Republicanismo, Nacionalismo (neste caso turco), Populismo, Etatismo e Revolucionismo. Curiosamente, quando feita a traduo para ingls da expresso turca anlay (laico) a palavra utilizada secular. De referir tambm que todas as expresses de carcter religioso (juramento feito pelo Presidente e deputados em nome de Deus, referncias Sharia, ou a expresso em nome de Deus) foram retiradas em 1937. A tnica para a construo deste novo Estado-Nao passou a ser, obviamente, a Nao. Assim, no artigo 88 era expresso que os habitantes da Turquia, independentemente de religio ou raa, eram chamados turcos, negando a realidade da 16

existncia das diferentes etnias. Tambm so desta altura as reformas relativas ao vesturio, feminino mas tambm masculino, e a adopo do alfabeto latino. Concluso Como pudemos constatar, o Islo foi uma das mais importantes foras sociais que penetrou no apenas a vida cultural mas tambm a vida poltica e institucional do Imprio Otomano, desempenhando um importante papel na sua modernizao ao longo dos sculos XIX e XX. O processo de secularizao foi feito e apresentado como uma forma de servir o Islo, algo bem patente nos diferentes textos legais como o Decreto de Reforma e o dito de Reforma, bem como os debates sobre a Constituio de 1876, ou os prprios textos constitucionais de 1876, 1921 e 1924. A Sharia foi vrias vezes utilizada como fonte para justificar o Decreto Tanzimat (1839) e o dito Islahat (1856), ambos com o objectivo de limitar a autoridade da prpria Sharia e a soberania do Sulto. A Constituio de 1876, que contou com o apoio de alguns membros dos ulama, assinalou uma mudana parcial na base da soberania e limitou ainda mais a autoridade do Sulto-Califa, mas, mais uma vez, de acordo com a Sharia. A Constituio de 1921 significou mudanas ainda mais profundas, com as noes de separao das autoridades temporal e religiosa, utilizando, no entanto, o argumento de que estava a servir e a aplicar o Islo. A Constituio de 1924, que estabeleceu a noo de soberania popular e estabeleceu a Repblica, manteve o Islo como religio oficial do novo Estado, e exigia que o Presidente da Turquia e os deputados fizessem um juramento em nome de Deus. S com as revises de 1928 e de 1937 que o carcter nacional e laico da nova Repblica foi oficialmente formalizado, com o fortalecimento do carcter nacionalista turco, ao definir a cidadania com base na nacionalidade, e a substituio do Islo pela ideologia Kemalista. Para finalizar, chamamos a ateno para o facto de a tenso entre Religio e Poltica esteve mais ou menos latente ao longo das ltimas dcadas, agravada nos ltimos anos, com o partido da Justia e Desenvovimento (AKP - Adalet ve Kalkinma Partisi), reeleito em Junho pela terceira vez consecutiva para formar governo. Apesar de ter feito esforos no sentido de reformar politicamente o sistema turco, concedendo, por exemplo, mais direitos s minorias, sobretudo aos curdos, ou abolindo a pena de morte, o AKP foi acusado de ser um partido religioso com o objectivo de minar o Estado secular e, por isso, de ser uma ameaa Democracia. Essas acusaes, que 17

levaram em 2009 o partido ao Tribunal Constitucional, partiram da lite que se apresenta a si prpria como secular, democrtica e herdeira do legado poltico de Atatrk, apesar de restringir, por vezes de uma forma violenta, as aspiraes identitrias de algumas minorias e de ter apoiado golpes militares para derrubar governos eleitos atravs do voto popular. Podemos constatar em toda esta situao um desfasamento entre discursos e narrativas e a realidade concreta. No Imprio Otomano, cada comunidade religiosa (millet) organizava-se autonomamente e respondia, depois, perante o poder poltico. O regime republicano turco, estabelecido por Mustaf Kemal (Atatrk) nos anos 20 do sculo passado, eliminou em 1928 o artigo da Constituio que fazia referncia ao Islo como religio oficial de Estado e, em 1937, foram introduzidos os seis princpios constitutivos do Kemalismo. No entanto, ao mesmo tempo, foi criado um Ministrio dos Assuntos Religiosos, passando a religio a ser planificada pelo Estado, como se fosse mais um departamento burocrtico. Apesar da evidncia histrica, continua a afirmar-se que Atatrk separou a religio da poltica, quando na verdade aquela passou a estar submetida e a ser controlada por esta.

18

You might also like