You are on page 1of 3

OS DESAFIOS DA MEDIAO

Bruno Caldeira Presidente da Associao de Mediadores de Conflitos

Quando se fala de Mediao de Conflitos verifica-se uma tendncia para associar este tema rea da Justia. Esta associao compreensvel se tivermos em conta que a entrada desta nova abordagem aos conflitos se realizou no nosso pas, de forma integrada, com o projecto dos Julgados de Paz. Com a introduo desta resposta um dos objectivos principais era aliviar a sobrecarga do sistema judicial, permitindo tambm um mais fcil acesso justia por parte de todos os cidados. Por aquilo que tem vindo a pblico, em termos da avaliao do trabalho desenvolvido nos Julgados de Paz, a Mediao tem conseguido surgir como uma importante mais valia na resoluo de litgios cveis. O alargamento da sua utilizao a outras reas extremamente importante para que se possa solidificar esta experincia; neste sentido, o Ministrio da Justia apresentou recentemente propostas de projectos de introduo e desenvolvimento da Mediao nas reas Penal e Laboral. Estas iniciativas por parte do Estado parecem-nos importantes para que a Mediao se possa desenvolver em Portugal. No entanto, para que esta seja bem aceite pela sociedade, essencial que se desenvolvam outro tipo de iniciativas tendo como promotores agentes reconhecidos da comunidade associaes, instituies privadas de solidariedade social (IPSS), fundaes, organizaes no governamentais (ONGs), entre outras. Parece-nos que pensar a Mediao e esta nova abordagem ao conflito apenas como uma ferramenta para desbloquear o sistema judicial extremamente limitado. Se se perceber a filosofia inerente a esta nova forma de abordar e entender conflito como um contributo importante para a mudana de uma atitude de confronto para outra, de colaborao e de co-responsabilizao na

preveno e/ou resoluo dos conflitos, conseguimos, com alguma facilidade, pensar uma srie de outras reas de interveno. De entre as possveis realamos a mediao escolar e a mediao organizacional. Quanto mediao escolar, um dos aspectos que nos surge como especialmente relevante prende-se com a possibilidade de desenvolver nas crianas e nos jovens um maior conhecimento sobre a mediao, com a consequente mudana nas forma como encarado o conflito, o que nos parece essencial para promover a introduo desta filosofia de preveno e resoluo de conflitos na sociedade. Os objectivos de um projecto de mediao escolar acabam por ser similares aos pretendidos na mediao organizacional. O conceito-base o de que a escola uma organizao e, tal como acontece com o que se refere ao trabalho desenvolvido numa empresa, o que se pretende criar um novo modelo de comunicao entre os vrios elementos, permitindo que todos sintam espao para expressar as suas posies e interesses, sentindo-se desta forma, reconhecidos como agentes dentro da prpria estrutura. A questo do novo modelo de comunicao, essencial para o bom desenvolvimento de um programa de mediao, leva-nos a dois tipos de vantagens. Por um lado, o facto de as pessoas terem mais facilidade em entenderem e fazerem entender-se permite prevenir conflitos, muitas vezes resultantes de coisas no ditas e/ou mal entendidas; por outro, porque possibilita criar, dentro da prpria estrutura, respostas especficas em termos de gabinetes de mediao, que podero garantir a resoluo interna dos conflitos emergentes. Este um desafio que a mediao pode, e deve, lanar a todas as organizaes (entre elas, as empresas), uma vez que permite a criao de respostas flexveis, econmicas e extremamente eficazes para ultrapassar situaes que, pela sua gravidade ou frequncia, podem prejudicar o bom desenvolvimento do trabalho.

Quando esta for uma realidade generalizada em Portugal, poderemos considerar que a Mediao realmente entrou no funcionamento quotidiano. Este um dos principais objectivos da Associao de Mediadores de Conflitos.

You might also like