You are on page 1of 2

Carta aos vereadores O Brasil vive em tempos de julgamento e quem est em cheque so os representantes do povo, os polticos.

Aquele os quais escolhemos por meio de eleio onde os mais votados ou com maior coeficiente so eleitos para num cerco com menos pessoas organizar a vida de populaes significativamente grandes. Cabe ao governante viabilizar, elaborar, outorgar leis que defiram obrigaes e direitos a todos, igualmente. Porm, nosso pas est vivendo uma crise. Uma crise de identidade. Crise de dar vergonha. Colocando-nos de chacota aos pases desenvolvidos social e politicamente. No devemos fechar os olhos para o passado, pois desde sempre h corrupo em todos os cantos em que olhemos. Seja no cara que recebe o troco errado e no devolve o dinheiro h mais; seja o aluno que cola na hora da prova. Aquele que corrompe ou viola o direito de um para ajudar outro. E, aqueles que passam por bonzinhos apenas de quatro em quatro anos. H esses devemos um cuidado mais que especial, pois so eles quem fazem andar a vida de cada indivduo do bairro, da cidade, do estado. de direito de todos concorrerem a cargos pblicos, se no, no seria pblico e sim privado. Porm, desde tempos as razes, a essncia da poltica, no se veem respeitadas. A ideologia de democracia no vista h muito tempo, e estamos sentindo as consequncias agora; ou comeamos a abrir nossos olhos agora. Imaginem: um cidado casado pai de trs filhos vivendo de aluguel com um salrio de 560,00 reais. Seus filhos estudam em escola pblica. Famlias inteiras por todo o pas vivem com essa quantia, apertada, mas vivem dignamente. Agora, um vereador casado pai de trs filhos vive de aluguel, porm seus filhos estudam na melhor escola particular da cidade, mora em condomnio fechado tendo, no mnimo, dois carros na garagem. Este ganha quase 6.000,00 reais. H um abismo de diferena entre os salrios, porm uma estrutura de famlia idntica. Agora, quando se pensa em aumentar o salrio do trabalhador aumenta-se 5,00 reais. E quando aumenta o salrio do vereador, aumenta 3.000,00 reais. Parece que tem algo errado nisso tudo. H quem diga que o vereador merece tal salrio porque trabalha para o bem da sociedade. Mas veja, o trabalhador chega ao servio s 7:00 da manh e sai s 19:00 da noite; o vereador chega s 14:00 da tarde e sai s 20:00, horrio do fim da plenria, isso quando no chegam somente para a plenria. Est havendo o que Renato Russo cantou certa vez: Quem me dera ao menos uma vez convencer que quem tem mais do que precisa ter quase sempre se convence que no tem o bastante, fala de mais por no ter nada a dizer. Clssico e atual.

Na Serra est acontecendo isso. E a populao est acompanhando de camarote. No entanto, o povo tem memria curta ! Daqui poucos meses ter eleio e estes mesmo que hoje aumentam seus prprios salrios estaro nas ruas pedindo o voto daqueles trabalhadores que recebem 560,00 reais, prometendo mundos e fundos. Mas, infelizmente, ainda existe aquele tipo de pessoa que no d valor ao seu voto, que no sabe a fora que ele tem e vende sua nica arma contra a corrupo se corrompendo por apenas uma cesta bsica que abastecer a dispensa por um ms enquanto o voto dele vai render 9.000,00 mil todo ms para aquele que lhe fez a caridade. No podemos deixar passar impunes estas turbulncias. Temos que tentar ser patriota, no mnimo de dois em dois anos, e no estou dizendo em Copa do Mundo e Olimpadas, mas sim durante as eleies que ocorrem nesses perodos. E sempre bom lembrar que estes mega eventos ocorrem sempre nos mesmos anos para que o povo disperse o foco, sendo nacionalista por ver a seleo brasileira vencer no futebol, por exemplo, enquanto nas cmaras, assembleias e senado esto votando o futuro deles como se estivessem chutando um cachorro morto ! Existem polticos que no tm vergonha de dizer, mesmo com outras palavras, que roubam mesmo sem escrpulos, e ainda colocam a culpa no povo, quando dizem que quem os colocou l foi o povo que votou neles, logo a culpa de quem votou e no de quem est l dentro. Ser que pessoas com esse tipo de carter, ou falta dele, merecem representar mais de 400.000 pessoas? Passou da hora de acordar, meu povo ! No podemos deixar que eles roubem o que nosso por direito ! No digo apenas em relao ao dinheiro, mas tambm ao direito de opinar, o direito de interferir, o direito de se expressar perante a sociedade e no ser escorraado pela polcia por gritar por justia de verdade. Vamos levantar de nossos sofs e gritar para eles, gritar para o mundo: o brasileiro tem capacidade de fazer a diferena! O cidado serrano tem essa capacidade! Temos o poder do voto e aprendemos como us-lo! Colocando em prtica nas eleies e mostrar que o capixaba no s uma mistura de mineiros, baianos, paulistas[...] mas sim um povo de identidade forte, de identidade prpria. A mudana quer chegar, mas s depende de cada um!

You might also like