You are on page 1of 47

Lio n1 Sumrio Apresentao. Apresentao do programa da disciplina. Normas de trabalho aspetos prticos.

. Testes 25 de outubro 29 de novembro 31 de janeiro 6 de maro 15 de maio Teste intermdio (data a definir)

20.09.2011

Lio n2 Sumrio O que a lgica? Lgica natural e lgica cientfica. Definio de lgica e sua evoluo. Exerccios.

22.09.2011

Escher (Holanda, sc. XX) Porque no podemos brincar com a realidade? Natural A ordem natural das coisas. Lgica O sentido habitual da realidade e do pensamento. Cincia das leis necessrias do entendimento e da razo em geral, das Cientfica regras e princpios do raciocnio vlido. Exemplo de princpios lgicos Princpio da identidade (Uma porta sempre uma porta) Princpio da no-contradio (Se uma porta sempre uma porta, ento uma porta no pode ser uma borracha ou outra coisa qualquer) Princpio do 3 excludo (Ou uma porta ou no uma porta, no existindo uma opo intermdia)

Paralogismos erros lgicos Falcia raciocnio lgico que leva a uma concluso incorreta Relao entre a lgica natural e cientfica Porque, embora no pressuposto de que h uma lgica natural, imperturbvel, do esprito que nos faz raciocinar sempre corretamente, sem a lgica cientfica no ser possvel conhecer as regras seguidas espontaneamente e menos ainda o seu porqu. (Roger Verneaux) Evoluo da lgica Antiguidade clssica (sculos VI a.C. a IV a.C.) - Parmnides (Ser/No-Ser) - Zeno de Eleia (aporias de Zeno, provas da no existncia do movimento) - Plato (Relao pensamento/linguagem)

-Aristteles (criador da lgica enquanto disciplina das regras do pensamento formalOrganon) Idade Moderna (sculo XVII) - Leibniz (a lgica uma linguagem universal, simblica e altamente abstrata): a) Separao entre lgica natural e lgica formal b)Distino da lgica enquanto disciplina autnoma Sculos XIX-XX - Boole - Frege - Hilibert - Russell So os criadores da lgica simblica ou lgica matemtica (a lgica formaliza-se completamente, dando lugar a uma linguagem matemtica) Lio n3 Sumrio Os elementos da lgica: raciocnio, juzo, conceito, verdade e validade. Elementos da lgica 1. Conceito e Termo o conceito a representao lgica e abstrata de um dado objeto, partindo das caratersticas que o definem, distinguindo-o de outro objeto: a ideia. O termo a expresso verbal do conceito, a palavra que o diz. Embora indissociveis na linguagem, distinguem-se concetualmente. Pode-se dizer que o termo a palavra e o conceito a definio. Rede concetual 27.09.2011

O conceito possui uma dada compreenso e extenso: Compreenso O conjunto das caratersticas que definem o conceito; a sua definio. (baleia: mamfero marinho) Extenso A quantidade de indivduos abrangidos pelo conceito (todas as baleias) A compreenso e a extenso so inversamente proporcionais, isto , quanto maior a extenso menor a compreenso e vice-versa.

2. Juzo e Proposio operao mental pela qual se afirma ou se nega uma relao entre conceitos, entre um sujeito e predicado. A expresso verbal do juzo a proposio. O seu contedo suscetvel de ser verdadeiro ou falso, diferentemente da simples frase gramatical. S so proposies das frases declarativas. Existem proposies categricas (que se afirmam sem restries), hipotticas (as que se afirmam sobre determinadas condies) e disjuntivas (as que se afirmam ou negam em formas alternativas que se excluem uma outra) O juzo e a proposio so dois conceitos diferentes, que na prtica no se distinguem. Os juzos classificam-se quanto qualidade (afirmativo/negativo) e quanto quantidade (universais, particulares ou singulares). Existem 4 tipos de proposies: A (Universal afirmativa). Ex: Todas as portas tm janelas. E (Universal negativa). Ex: Nenhuma porta tem janelas. I (Particular afirmativa). Ex: Algumas portas tm janelas. O (Particular negativa). Ex: Algumas portas no tm janelas. As proposies podem estar na forma-padro ou na forma cannica. Ex: Joana vive. (forma-padro) Joana vivente. (forma cannica) Existem as seguintes relaes lgicas entre os 4 tipos de proposies:

TPC Pgina 5, exerccios 4, 5 e 6. (caderno de atividades) Pginas 21/22 4. a. Ser <vivente <animal <vertebrado <ave b. Fernando Pessoa <lisboeta <portugus <europeu <animal racional <animal c. Pinheiro-silvestre <pinheiro <rvore <vegetal <ser vivo d. Objeto material <peas de roupa <calas <calas de ganga 6. a) No pode, no uma frase declarativa.

b) No pode, no uma frase declarativa. c) Pode, uma frase declarativa. d) Pode, uma frase declarativa. e) No pode, no uma frase declarativa. f) Pode, uma frase declarativa.

g) No pode, no uma frase declarativa. h) Pode, uma frase declarativa. 7. Tipo A: Todos os seres vivos usam energia. Todas as pessoas respiram. Todos os ces se chamam Bobi. Tipo E: Nenhum ser vivo usa energia. Nenhuma pessoa respira. Nenhum co se chama Bobi. Tipo I: Alguns seres vivos usam energia. Algumas pessoas respiram. Alguns ces chamam-se Bobi. Tipo O: Alguns seres vivos no usam energia. Algumas pessoas no respiram. Alguns ces no se chamam Bobi. 8. a) Alguns comerciantes so desonestos b) Toda a virtude dignifica. c) Algumas coisas que existem no so belas. d) Todos os eletricistas so profissionais. e) Alguns advogados no so ricos. f) Todos os matemticos que o so gostam de nmeros.

g) Algumas ruas so sombrias. h) Todos os homens cantam. i) j) l) Nenhum cavalo belo. Todos os dias so chuvosos. Alguns dias no so chuvosos.

m) Alguns crentes no so ocidentais. n) Algumas coisas que existem no so imperfeitas. o) Alguns poetas escrevem em prosa. p) Algumas pessoas no tm dinheiro e so felizes. q) Todos os gatos so astutos. r) Todos os filsofos so sbios. s) Nenhum animal agressivo. t) Alguns artistas so pensadores. Pgina 5 (caderno de atividades) 4. A relao entre extenso e compreenso inversamente proporcional, uma vez que quanto maior a extenso de um conceito menor a compreenso do mesmo, e viceversa. 5. 5.1 Ser <ser corporal <animal <mamfero <baleia <Moby Dick 5.2 Mensagem> livros de poesia de Fernando Pessoa publicados no sculo XX> livros de poesia publicados em Portugal no sculo XX> livros de poesia> livros 5.3 Bocage <setubalense <estremenho <portugus <europeu <terrqueo 5.4 Ser humano> professor> professor do ensino secundrio> professor de filosofia> o meu professor de filosofia 6. Os elementos da proposio so o sujeito e o predicado. Lio n4 Sumrio Elementos da lgica (concluso). Verificao do TPC. Exerccios. Elementos da lgica (continuao) 3. Raciocnio e Argumento o raciocnio a operao mental pela qual se conclui uma proposio a partir de outras proposies dadas. A sua expresso verbal o argumento. 29.09.2011

4. Validade e Verdade a validade lgica consiste na coerncia de um raciocnio e na sua conceo formal. Num raciocnio vlido, a concluso deriva necessariamente das premissas. A verdade refere-se apenas ao contedo das proposies (premissas) e ao seu acordo com a realidade. As proposies dizem-se verdadeiras ou falsas e os raciocnios dizem-se vlidos ou invlidos. (Validade coerncia. Verdade veracidade das proposies) 5. Deduo e Induo deduzir raciocinar partindo de uma proposio geral ou universal (ex.: todas as aves voam) chegando a outra particular (ex.: a andorinha uma ave). Induzir o raciocnio inverso (de uma ou mais proposies particulares, chegar a outra geral ou universal). TPC Caderno de atividades, pginas 5 e 6, exerccios 7, 8, 12 e 13. Pginas 5-6 (caderno de atividades) 7. a) Todas as plantas precisam de sol. Todos os alunos estudam. Todas as estradas so autoestradas. b) Algumas plantas precisam de sol. Alguns alunos estudam. Algumas estradas so autoestradas. c) As plantas precisam de sol. Os alunos estudam. As estradas so autoestradas. d) As plantas no precisam de sol. Os alunos no estudam. As estradas no so autoestradas. e) As plantas precisam de sol. Os alunos precisam de estudar. Os carros precisam de estradas. f) Ns vamos para a praia se estiver calor. A gua do mar est quente se estiver calor. Todos os alunos tm boas notas se estudarem.

g) Toda a gente bonita ou feia. 8. a) Todas as plantas precisam de sol. Todos os alunos estudam. Todas as estradas so autoestradas. b) Nenhuma planta precisa de sol. Nenhum aluno estuda. Nenhuma estrada uma autoestrada.

c) Algumas plantas precisam de sol. Alguns alunos estudam. Algumas estradas so autoestradas. d) Algumas plantas no precisam de sol. Alguns alunos no estudam. Algumas estradas no so autoestradas. 12. a) No pode, pois no uma frase declarativa suscetvel de ser verdadeira ou falsa e no afirma ou nega inequivocamente. b) Pode, pois uma frase declarativa, suscetvel de ser verdadeira ou falsa e afirma ou nega inequivocamente. c) No pode, pois no uma frase declarativa suscetvel de ser verdadeira ou falsa e no afirma ou nega inequivocamente. d) Pode, pois uma frase declarativa, suscetvel de ser verdadeira ou falsa e afirma ou nega inequivocamente. e) No pode, pois no uma frase declarativa suscetvel de ser verdadeira ou falsa e no afirma ou nega inequivocamente. f) No pode, pois no uma frase declarativa suscetvel de ser verdadeira ou falsa e no afirma ou nega inequivocamente.

g) Pode, pois uma frase declarativa, suscetvel de ser verdadeira ou falsa e afirma ou nega inequivocamente. h) Pode, pois uma frase declarativa, suscetvel de ser verdadeira ou falsa e afirma ou nega inequivocamente. 13. a) Alguns seres vivos no so inteligentes. b) Nenhum palhao maquinista. c) Todos os gatos so maldosos. d) Alguns futebolistas no so honestos. e) Alguns arquitetos so turcos. f) Todos os amantes so sofredores.

g) Alguns enfermeiros so ricos.

h) Alguns sbios no so tolerantes.

Lio n5 Sumrio Silogismo categrico regular suas caratersticas e distribuio dos termos S e P. Verificao do TPC. Silogismo categrico - Premissa maior: contm o termo maior - Premissa menor: contm o termo menor - Concluso: faz a ligao entre os termos maior e menor O termo maior (P) sempre o predicado da concluso. O termo menor (S) sempre o sujeito da concluso.

06.10.2011

O termo mdio aquele que serve de intermedirio entre as premissas. Este termo est presente nas duas premissas e nunca pode estar na concluso.

Modo e figura do silogismo

Distribuio dos termos das proposies

Validade do silogismo regras O silogismo tem trs termos e s trs termos, o maior, o menor e o mdio. O termo mdio nunca pode entrar na concluso. O termo mdio deve ser tomado pelo menos uma vez em toda a sua extenso, isto universalmente (deve estar distribudo pelo menos uma vez). Nenhum termo pode ter maior extenso do que nas premissas. A concluso segue sempre a parte mais fraca (negativa e/ou particular) De duas premissas negativas nada se pode concluir De duas premissas particulares nada se pode concluir. De duas premissas afirmativas no se pode tirar uma concluso negativa.

Identifique a proposio e verifique a proposio de S e P. 1. Alguns alunos no estudam 2. H pessoas que no tm computador. 3. Ningum almoa noite. 4. Certas escolas ainda tm, livro de ponto. 5. Os rpteis so verdes. Respostas: 1. Sujeito no distribudo, predicado distribudo. 2. Sujeito no distribudo, predicado distribudo. 3. Sujeito distribudo, predicado distribudo. 4. Sujeito no distribudo, predicado no distribudo. 5. Sujeito distribudo, predicado no distribudo. Pgina 6 (caderno de atividades) 9. Significa que o termo est tomado em toda a sua extenso. 10. a) b) c) d) e) f) 11. 11.1 Tipo A. 11.2 O predicado est distribudo e o sujeito est distribudo, pois a extenso do sujeito e do predicado universal. Pgina 29 2. a) A lgica til. Alguns colegas no so bons. Algumas pessoas gostam de chocolate. Todos os portugueses so sbios. Alguns chineses so de Pequim. Nenhum lpis caneta. Toda a gente bebe gua.

b) A pena de morte imoral. c) O altrusmo promove a felicidade. d) A discusso uma guerra. Lio n6 Sumrio Silogismo categrico (concluso). Regras de validade e forma do silogismo. Silogismo hipottico, disjuntivo e dilema. Exerccios. Pgina 40/41 1. a) Termo maior belga Termo menor africanos Termo mdio franceses Modo AAA b) Termo maior homem Termo menor inteligentes Termo mdio ricos Modo OAO c) Termo maior animal Termo menor rptil Termo mdio voadores Modo EAE 2. a) O termo maior tem maior extenso na concluso do que na premissa onde ocorre (no est distribudo na premissa onde ocorre e est distribudo na concluso). b) O termo menor tem maior extenso na concluso do que na premissa onde ocorre (no est distribudo na premissa onde ocorre e est distribudo na concluso). c) O termo menor tem maior extenso na concluso do que na premissa onde ocorre (no est distribudo na premissa onde ocorre e est distribudo na concluso). A concluso no segue a parte mais fraca. As duas premissas so particulares. O termo mdio no est tomado universalmente (no est distribudo). d) O termo mdio no est tomado universalmente (no est distribudo). e) Existem quatro termos. Figura P-M M-S SP Figura PM MS SP Figura PM SM SP 06.10.2011

TPC Caderno de atividades, pgina 8, exerccios 3, 4 e 5, verificando tambm a validade aplicando as regras. Pgina 8 (caderno de atividades) 3. a) Termo maior mentiroso Termo menor Joo Termo mdio homem/homens Silogismo vlido. b) Termo maior vegetal Termo menor nenhuma r Termo mdio verde Silogismo vlido. c) Termo maior existente Termo menor divino Termo mdio passageiro Silogismo vlido. 4. O critrio que permite definir o modo do silogismo o tipo de proposies que constituem o raciocnio. 5. A figura de um silogismo a indicao do local onde o termo mdio se encontra. 6. a) Modo III. 4 figura. b) Modo EIA. 1 figura. c) Modo IOA. 3 figura. d) Modo AEE. 2 figura. e) Modo EEE. 3 figura. Relatrio da aula n5 de Filosofia (06.10.2011) Na penltima aula de filosofia (lio n5) a professora comeou, tal como habitualmente, por fazer a chamada e escrever o sumrio. Depois comeamos a falar sobre o silogismo categrico.

Este silogismo, criado por Aristteles, consiste num raciocnio formado por trs proposies, onde as duas primeiras, designadas por premissas levam imediatamente terceira, qual chamamos concluso. De seguida a professora deu-nos a conhecer quais os termos maior, menor e mdio num silogismo categrico, e como os identificar num raciocnio. Quase a terminar demos algumas das caratersticas deste tipo de raciocnio, como a forma do silogismo (modo e figura) e a distribuio dos termos nas proposies (distribudos ou no distribudos). Por fim, aps a professora ter verificado e corrigido os trabalhos de casa (exerccios 7, 8, 12 e 13 das pginas 5 e 6 do caderno de atividades), realizamos exerccios do manual sobre os contedos lecionados anteriormente. Lio n7 Sumrio Concluso do sumrio anterior (silogismo hipottico, disjuntivo e dilema). Verificao do TPC. Falcias formais. Exerccios. Categrico (constitudo por proposies categricas) Hipottico (constitudo por proposies hipotticas) Disjuntivo (constitudo por proposies disjuntivas) 11.10.2011

Silogismo

Dilema Silogismo hipottico Modo positivo modus ponens Ex: Se A, ento B A logo B. Modo negativo modus tollens Ex: Se A, ento B no B logo no A. Silogismo disjuntivo Modo positivo-negativo ponendo-tollens Ex: A ou B A logo no B. Modo negativo-positivo tollendo-ponens Ex: A ou B no A logo B.

Dilema Regras do dilema: 1. A disjuno deve ser completa, para que o adversrio no encontre qualquer outra sada. 2. A refutao de cada uma das hipteses deve ser consistente e vlida. S assim ser possvel que o adversrio no negue as consequncias. 3. A concluso deve ser a nica possvel, a fim de que o dilema no seja refutvel. Ex: No fiz A Ou B ou C Logo D. Falcias Paralogismo (involuntria) Falcia Sofismo (voluntria) Principais falcias formais: Falcias do silogismo categrico Falcia dos quatro termos quando o silogismo infringe a regra segundo a qual tem trs termos e s trs termos. Falcia do termo mdio no distribudo quando o silogismo infringe a regra segundo a qual o termo mdio deve ser tomado pelo menos uma vez em toda a sua extenso. Falcia da ilcita maior quando, no silogismo, o termo maior se encontra distribudo na concluso e no na premissa, infringindo a regra segundo a qual nenhum termo pode ter maior extenso na concluso do que nas premissas. Falcia da ilcita menor quando, no silogismo, o termo menor se encontra distribudo na concluso e no na premissa, infringindo a regra segundo a qual nenhum termo pode ter maior extenso na concluso do que nas premissas. Falcias do silogismo hipottico Falcia da afirmao do consequente Se A, ento B B logo A Falcia da negao do antecedente Se A, ento B No A Logo no B TPC Pgina 42,exerccios 4 e 5.

Pgina 41 4. a) O Jos um norte-coreano Os norte-coreanos no so livres O Jos no livre b) O conhecimento uma rvore Uma rvore uma representao O conhecimento uma representao c) A Filosofia uma disciplina Todas as disciplinas so fundamentais A Filosofia fundamental 5. a) Algumas jornalistas no so Rosas. Nenhuma Rosa sonha. Logo, alguns jornalistas no sonham. Argumento invlido porque: - O silogismo tem 4 termos, pois a palavra Rosa est utilizada em dois sentidos. - As duas premissas so negativas, e de duas premissas negativas nada se pode concluir. b) Todos os deuses so imortais. Todos os homens so imortais. Por conseguinte, nenhum homem deus. Argumento invlido porque: - O termo mdio no se encontra distribudo nenhuma vez. - As duas premissas so afirmativas, e de duas premissas afirmativas no se pode tirar uma concluso negativa. c) Todas as almas so criadas por deus. Todas as almas so eternas. Por conseguinte, algumas coisas criadas por deus no so eternas. Argumento invlido porque: - As duas premissas so afirmativas, e de duas premissas afirmativas no se pode tirar uma concluso negativa. O termo maior mais extenso na concluso do que na premissa onde ocorre. d) Todos os sbios apreciam a beleza. Alguns jovens so sbios. Todas as pessoas que apreciam a beleza so jovens. Argumento invlido porque: - O termo menor mais extenso na concluso do que na premissa onde ocorre.

- A concluso no segue a parte mais fraca. e) Alguns poetas no valorizam a rima. Nenhuma pessoa que procura exprimir com clareza as suas ideias valoriza a rima. Por isso, alguns poetas procuram exprimir com clareza as suas ideias. Argumento invlido porque: - A concluso no segue a parte mais fraca. - As duas premissas so negativas, e de duas premissas negativas nada se pode concluir. Lio n8 Sumrio Exerccios de consolidao da lgica silogstica. Verificao do TPC. Ficha formativa. TPC - Pgina 9 (caderno de atividades), exerccio 8. - Pgina 11 (caderno de atividades), exerccios 16, 17 e 18. Pgina 8 (caderno de atividades) 7. a) Vlido. b) Invlido. De duas premissas particulares nada se pode concluir. A concluso no segue a parte mais fraca. O silogismo tem quatro termos (bebs, sossegados, brincar, aqueles). c) Vlido. d) Invlido. O termo menor (portugueses) est tomado em maior extenso na concluso do que na premissa onde ocorre. A concluso no segue a parte mais fraca. e) Invlido. De duas premissas positivas no se pode tirar uma concluso negativa. O termo mdio no est tomado nenhuma vez universalmente. f) Invlido. O silogismo tem quatro termos (portugus, portugueses, canadianos, justos). 13.10.2011

g) Invlido. No existe termo mdio. O silogismo tem quatro termos, pois altssimo tem duas acees no silogismo.

h) Invlido. De duas premissas particulares nada se pode concluir. O termo maior (jornais) est tomado em maior extenso na concluso do que na premissa onde ocorre.

Pgina 10 (caderno de atividades) 15. a) Se penso ento vivo Penso Logo vivo b) Se o rio corre, tu no despertas O rio corre Logo tu no despertas c) Se a vida passa, deus eterno A vida passa Logo deus eterno d) Se no domingo, vamos ao cinema No domingo Logo vamos ao cinema e) Se a chuva cai, leio um livro A chuva cai Logo leio um livro Se penso ento vivo No penso Logo no vivo Se o rio corre, tu no despertas O rio no corre Logo tu despertas Se a vida passa, deus eterno A vida no passa Logo deus no eterno Se no domingo, vamos ao cinema domingo Logo no vamos ao cinema Se a chuva cai, leio um livro A chuva no cai Logo no leio um livro

Pgina 9 (caderno de atividades) 8. a) Todo o ser pensante existente Todo o existente sonhador Nenhum sonhador um ser pensante Invlido. De duas proposies positivas no se pode tirar uma concluso negativa. O termo menor (sonhador) est tomado em maior extenso na concluso do que na premissa onde ocorre. b) Todos os asiticos so crentes Todos os asiticos so corajosos. Todos os crentes so corajosos. Invlido. O termo menor (crentes) est tomado em maior extenso na concluso do que na premissa onde ocorre.

c) Algumas barracas so casas

Nenhuma rvore casa Algumas barracas no so rvores Vlido. d) Tudo aquilo que vive sagrado Nenhuma pedra vive Nenhuma pedra sagrada Invlido. O termo maior (sagrado/a) est tomado em maior extenso na concluso do que na premissa onde ocorre.

e) Todas as pessoas que recordam vivem Todas as pessoas que esquecem vivem Todas as pessoas que esquecem recordam Invlido. O termo mdio (vivem) no est tomado nenhuma vez universalmente. f) Alguns artistas no buscam a verdade Todos os artistas so inteligentes Todos os homens inteligentes buscam a verdade Invlido. A concluso no segue a parte mais fraca. O termo menor (inteligentes) est tomado em maior extenso na concluso do que na premissa onde ocorre.

g) Algumas mulheres so Margaridas Todas as margaridas so flores Algumas mulheres so flores Invlido. O silogismo tem quatro termos, pois a palavra margarida est tomada em duas acees (como nome prprio e como nome de uma flor). Pgina 11 (caderno de atividades) 16. a) Ou fujo ou prendem-me Fujo Logo, no me prendem Ou fujo ou prendem-me No fujo Logo, prendem-me

b) Ou sou mdico ou advogado ou professor Sou mdico Logo no sou nem advogado nem professor Ou sou mdico ou advogado ou professor No sou mdico Logo sou advogado ou professor

c) Ou tu no cantas ou encantas Tu no cantas Logo encantas d) Ou o gato esquivo ou manso O gato esquivo Logo no manso

Ou tu no cantas ou encantas Tu cantas Logo no encantas Ou o gato esquivo ou manso O gato no esquivo Logo manso

e) Ou a Lua gira em redor da Terra, ou gira em redor de Marte A Lua gira em redor da Terra Logo, no gira em redor de Marte Ou a Lua gira em redor da Terra, ou gira em redor de Marte A Lua no gira em redor da Terra Logo gira em redor de Marte 17. Um dilema uma situao em que, apesar de haver duas alternativas decorrentes dessa situao, ambas levam mesma concluso. 18. As regras do dilema esto aplicadas corretamente. Lio n9 Sumrio Verificao do TPC. Ficha formativa e sua correo. Lio n10 Sumrio Exerccios de revises da lgica aristotlica. Revises. Ficha formativa (correo) 1. Modo AII. Invlido, porque o termo mdio no se encontra distribudo. Falcia do termo mdio no distribudo. 2. Modo IEE. Invlido, porque tem apenas 2 termos; a concluso no segue a parte mais fraca; o P da concluso tem maior extenso do que na premissa maior. Falcia da ilcita maior. 3. Modo AEE. Invlido, porque o P da concluso tem maior extenso do que na premissa maior. Falcia da ilcita maior. 4. Modo EEI. Invlido, porque tem 2 premissas negativas; a concluso no segue a parte mais fraca. 20.10.2011 18.10.2011

5. Modo EAA. Invlido, porque a concluso no segue a parte mais fraca. 6. Modo AIE. Invlido, porque a concluso no segue a parte mais fraca; o S e o P da concluso tm maior extenso do que nas premissas maior e menor; tem 2 premissas afirmativas e concluso negativa. Falcia da ilcita maior e menor. 7. Modo EIA. Invlido, porque a concluso no segue a parte mais fraca. 8. Modo AAA. Vlido. Pgina 9 (caderno de atividades) a) Todos os seres vivos so animais. Alguns ces so seres vivos. Alguns ces so animais. b) Nenhum animal ser vivo. Nenhum co ser vivo. Nenhum co animal. c) Alguns seres vivos so animais. Alguns seres vivos so ces. Alguns ces so animais. d) Nenhum animal ser vivo. Alguns seres vivos no so ces. Todos os ces so animais. e) Todos os seres vivos so animais. Todos os ces so seres vivos. Nenhum co animal. f) Nenhum animal ser vivo. Alguns ces no so seres vivos. Todos os ces so animais.

g) Alguns seres vivos so animais. Nenhum ser vivo co. Nenhum animal co.

h) Todos os animais so seres vivos. Alguns seres vivos no so ces. Alguns ces no so animais. Pginas 15-18 (caderno de atividades) 1. A. 2. C. 3. D. 4. B. 5. A. 6. C. 7. A. 8. D. 9. B. 10. D. Argumentao silogstica 1. C. 2. A. 3. C. 4. A. Lio n11 Sumrio Teste de avaliao sumativo. Lio n12 Sumrio Argumentao e retrica. Argumentao e comunicao: elementos e fatores da argumentao. Argumenta-se sempre que se comunica? No. Argumentao 27.10.2011 25.10.2011

Formal (lgica)

Informal (retrica)

A mensagem transmitida deve obedecer ao sentido lgico.

A mensagem deve obedecer s regras da boa organizao do discurso, clareza de ideias e comunicabilidade daquilo que se diz

Argumentar apresentar conjuntos de razes de tal modo que os interlocutores as aceitem. Para tal necessrio que: Se combatam os argumentos do adversrio (refutao) Se apresentem razes convincente e persuasivas (persuaso) Aplicaes da argumentao: No discurso ideolgico (poltico o religioso): tcnicas de retrica para persuadir o auditrio. Contm teses que se destinam a ser aceites. No discurso publicitrio: tcnicas de retrica para vender determinado produto e incentivar o consumo. A argumentao subtil e de carter eminentemente emocional. Nos tribunais: o advogado apresentar razes a favor da inocncia/culpa do arguido. Na vida prtica: tcnicas de retrica usadas no quotidiano para defender uma ideia. O homem argumenta porque tem crenas, valores e opinies. Verdadeiro verosmil Retrica Deriva do termo rethos (orador). Surgiu na Grcia antiga, no sculo V a.c. com os sofistas. a arte de utilizar a linguagem com o objetivo de influenciar os outros, persuadindoos ou convencendo-os. Pode significar arte da eloquncia, tcnica de manipulao do auditrio, ou tcnica do discurso dirigido a um recetor levando-o a aderir a uma dada tese. Esteve desde sempre ligada Filosofia, embora para Plato fossem opostas: a retrica apenas procura convencer, desprezando a verdade. Com Ccero (Roma, sc. II) elas reconciliam-se. Na idade mdia faz parte do currculo das universidades europeias. No sculo XX reabilitada, sobretudo com Perelman, que considera que a filosofia essencialmente argumentao. Fundou a nova retrica. Elementos da argumentao: Um orador ou retrico (emissor) Um auditrio (recetor) Uma tese, acompanhada por argumentos (mensagem) Fatores da argumentao: A opinio do orador (tese) O orador O argumento O auditrio O contexto de receo TPC - Pgina 65, exerccio 2.

Pgina 65 2. Os argumentos que suportam a tese so os seguintes: - No saber argumentar uma das grandes fontes de desigualdade cultural. - A desigualdade cultura refora as desigualdades sociais e econmicas. - No saber usar a palavra para convencer (no saber argumentar) uma das fontes de excluso. - Uma sociedade que no oferece a todos o direito argumentao no verdadeiramente democrtica. Lio n13 Sumrio Verificao do TPC. Argumentao e demonstrao: a procura da adeso do auditrio. Argumentao e demonstrao Argumentao (retrica) Demonstrao (lgica) - Esforo de convico, procurando-se - Convico garantida pelo carter nico das persuadir aquele a quem se dirige; respostas formais; - Raciocnio no formal, no constringente, - Raciocnio formal e de necessidade rigorosa; aberto ao desacordo; - A questo levantada permanece em aberto - A questo levantada leva sua concluso e passvel de contradio; lgica, sem alternativas; - Inferncias flexveis e incompletas, que - Inferncias inflexveis e fechadas que tendem a continuar o problema. encerram respostas especficas para questes especficas, que tendem a resolver o problema, eliminando-o. Verdadeiro Verosmil 03.11.2011

Filosofia e cincias

Argumentao e retrica

[conhecimento] Verdade

[persuaso] Persuaso

Pgina 68 1. Num domnio demonstrativo, uma vez que algo do domnio das cincias exatas e que possvel demonstrar utilizando argumentos irrefutveis. A demonstrao realizada aceite por todos os seres humanos, uma vez que lgica e todos os seres humanos so dotados de capacidade lgica natural.

2. A argumentao tem de ser necessariamente situada, uma vez que o contexto de receo (relao orador-pblico) um dos fatores da argumentao. O contexto de receo altera completamente a validade/invalidade dos argumentos apresentados ao auditrio. Por exemplo se um orador pertencente ao partido W, de esquerda, estiver a discursar para um auditrio composto por pessoas pertencentes ao partido X, de direita, ser muito mais difcil persuadir o auditrio, uma vez que este ir sempre refutar os argumentos apresentados pelo orador. TPC - Aponte um tema polmico e apresente sobre ele dois argumentos contrrios. Tema: Oramento de Estado de 2012 Este tema est na ordem do dia (e da carteira) da maioria dos portugueses, e atualmente, mais polmico no h. Uns defendem-no outros criticam-no Ficam aqui dois argumentos, um contra e um favor do OE2012. Argumento a favor: Os esforos exigidos aos portugueses so necessrios, de modo a Portugal reduzir o seu dfice, tal como foi imposto pela Unio Europeia, pelo Banco Central Europeu e pelo Fundo Monetrio Internacional. Apenas cortando os dois subsdios, de frias e de natal aos trabalhadores da funo pblica, aumentando o IVA em setores essenciais para a economia, como a restaurao e a hotelaria e aumentando o horrio de trabalho ser possvel reduzir o dfice de modo a cumprir os objetivos. Argumento contra: As medidas propostas no Oramento de Estado 2012 eram evitveis, mas uma vez que a sede de poder do atual primeiro-ministro o levou a por em causa o interesse nacional, um mal necessrio Apesar de ser um mal necessrio possvel distribuir o esforo de outra forma, no cortando os dois subsdios mas apenas um, no aumentando o IVA em setores essenciais para a economia. Existindo esse aumento do IVA d-se uma estrangulao da economia, e incentiva-se a fuga aos impostos. Podero ser realizados mais cortes na despesa do estado, e poder ser criada uma taxa temporria sobre as grandes fortunas, de modo a que o esforo a fazer por todos os portugueses seja menor, com a ajuda das classes altas. Pode-se ainda referir que o corte de subsdios quer nos trabalhadores atuais, quer nos pensionistas inconstitucional, pois no contrato de trabalho que os trabalhadores assinaram estava referido o direito a este mesmo subsdio. Os atuais reformados descontaram 14 meses de trabalho ao longo dos anos de servio para a sua reforma, devendo por isso receber 14 meses de reforma, tal como estava estipulado no seu contrato de trabalho. Lio n14 Sumrio Verificao do TPC. Ethos, pathos e logos: a procura da adeso do auditrio. Visionamento e anlise de um discurso poltico (de Uma verdade inconveniente de Al Gore) Ethos Carcter do orador Pathos Reaes do auditrio Logos Discurso e argumentos do orador 08.11.2011

Lio n15 Sumrio Estrutura e organizao do discurso argumentativo. Tipos de argumentos. Lio n16 Sumrio Entrega e correo dos testes sumativos. Tipos de argumentao e falcias informais (concluso).

10.11.2011

15.11.2011

Correo do teste 1. Argumento o conjunto de proposies relacionadas entre si de tal modo que umas do razes para a aceitao das outras; contm o raciocnio, a operao mental na qual se extrai uma concluso a partir de premissas dadas. A verdade e a validade so aspetos distintos na lgica, proposies que constituem o raciocnio e a validade dizem respeito sua correta estrutura formal. Num raciocnio vlido, se as premissas forem verdadeiras a concluso tambm o sero. 2. a) Verdadeira. b) Falsa. O juzo a operao mental na qual se afirma ou nega um predicado de um sujeito. c) Falsa. O conceito est para o termo assim como o juzo est para a proposio. d) Verdadeira. 3. Bach, msico alemo, msico europeu, europeu, msico. 4. Particular afirmativa E Universal afirmativa A Universal negativa E Particular afirmativa I Particular negativa O 5. a) Estudar essencial para obter bons resultados escolares. Roberto no estuda. Logo, Roberto no obtm bons resultados escolares. b) Francisca no gosta de sair sozinha. Ontem, os amigos de Francisca estavam todos na festa da Paula. Logo, ontem Francisca no foi ao cinema.

6. 6.1 Alguns norte-americanos no so europeus. Todos os canadianos so norte-americanos. Nenhum europeu canadiano. 6.2 Termo maior: canadiano Termo menor: europeu Termo mdio: norte-americano Premissa maior: Todos os canadianos so norte-americanos. Premissa menor: Alguns norte-americanos no so europeus. 6.3 Modo OAE; 1figura; proposio O: S no distribudo e P distribudo; proposio A: S distribudo e P no distribudo; proposio E: S e P distribudos. 6.4 A concluso no segue a parte mais fraca; o termo mdio nunca est distribudo: falcia do termo mdio no distribudo. 6.5 Trata-se de um silogismo. 6.6 O silogismo invlido, cometendo-se a falcia da negao do antecedente. Em vez de se negar o consequente na premissa menor, nega-se o antecendente. 7. Nenhum animal mineral. Alguns seres vivos so minerais. Logo, alguns seres vivos no so animais. 8. Ver dicionrio de conceitos do manual. Organizao do discurso argumentativo clssico Exrdio momento em que se tenta captar a ateno do auditrio. Apresentao dos factos momento em que se expe a tese. Discusso momento em que se fornecem argumentos a favor da tese considerando objees possveis. Perorao momento em que se termina com uma frmula sinttica. Regras do Discurso Argumentativo 1. Distinguir premissas da concluso; 2. Apresentar ideias segundo uma ordem natural (premissas e s depois concluso) 3. Usar premissas fidedignas e verosmeis 4. Usar uma linguagem especfica e clara Lio n17 Sumrio Concluso do sumrio anterior. Dia internacional da Filosofia: visionamento e discusso em torno dos trabalhos dos alunos. 13.11.2011

Tipos de argumentos 1. Dedutivo ou entimema: um silogismo no qual se oculta uma das premissas ( dispensvel explicitar a outra). 2. Indutivo: a) De generalizao Parte de casos particulares representativos Exclui conta-exemplos b) De previso Anteviso de casos no observados 3. Por analogia: partindo de casos semelhantes, encontrar novas semelhanas, para reforar a ideia/tese a defender. um raciocnio espontneo e eficaz, pois permite simplificar e sublinhar a tese. 4. De autoridade: apoia-se na opinio de um especialista na matria de argumento ou de uma figura pblica de prestgio. O especialista deve ser um perito no tema em questo. Deve haver consenso acerca do tema em questo. O especialista no pode ter interesses pessoais no tema tratado. O argumento no pode ser mais fraco do que outro argumento contrrio

Resumindo:

TPC - Estudar as falcias informais (pg. 86) - Ex. 1, pg.89.

Lio n18 Sumrio

22.11.2011

Verificao do TPC. Visionamento e anlise do discurso de Brutus e Marco Antnio em Jlio Csar de Shakespeare, a propsito da retrica. Falcias Informais

Lio n19 Sumrio Revises da unidade 2. Exerccios. Lio n20 Sumrio 2 teste sumativo. Lio n21 Sumrio Argumentao e filosofia. Filosofia retrica e democracia. Lgica (formal) Retrica Filosofia Democracia Atenas, sc. V a.c. Filsofos: - Scrates - Plato - Aristteles Informal

24.11.2011

29.11.2011

06.12.2011

Argumentao

- Sofistas (mestres do saber enciclopdico e de retrica)

Scrates Conhece-te a ti mesmo Sofistas Professores da antiga Grcia que eram dotados de habilidade lingustica persuasiva Os sofistas introduzem na filosofia um relativismo gnosiolgico: o conhecimento deixa de estar centrado no mundo externo, nas coisas, para passar a ser definido pelo sujeito que conhece. As coisas so para um o que lhe parece e para outro o que lhe parece. No vale o conhecimento, mas a opinio. O relativismo significa que a verdade relativa, depende da opinio de cada um. Relativismo (tudo relativo)/Ceticismo (no sei) Grgias: a retrica uma arte (o poder de persuadir pelo discurso diferentes auditrios: juzes no tribunal, os senadores no conselho, o povo na assembleia do povo). Scrates: a retrica uma simples atividade emprica e no uma arte. No implica conhecimento, mas uma tcnica de persuaso, uma forma de adulao e uma coisa vil, que no melhora as almas dos cidados. A retrica despreza a verdade. A tarefa do filsofo dever ser: Dimenso gnosiolgica a busca da verdade e do conhecimento Dimenso tica a busca da verdade e do Bem Dimenso ontolgica a busca do ser Sofistas (sophos) Saber enciclopdico Retrica (tcnicas destinadas ao debate pblico) Discurso para o poder No h verdade (verosmil) Eu sei tudo Scrates (philosophos) Saber introspetivo Dilogo vivo com o interlocutor O saber autoconhecimento H verdade e deve ser procurada S sei que nada sei 13.12.2011 Sumrio Entrega e correo dos testes sumativos. Argumentao e retrica: uma situao de sala de aula (A Turma, um filme de Laurent Canter) Lio n23 Sumrio Retrica e filosofia: persuaso e manipulao os dois usos da retrica. (sofistas) Retrica Filosofia (Scrates) 15.12.2011

Lio n22

persuadir (opinio) ensinar, transmitir conhecimento (verdade)

Persuaso e Manipulao Retrica Manipulao Persuaso

Persuaso (retrica branca): Atos de comunicao livres entre orador e auditrio. A argumentao persuasiva deve permitir a posio da mensagem, e no a sua imposio. Finalidade livre adeso do auditrio tese do orador Manipulao (retrica negra): Controlo de juzos e opinies do auditrio ou interlocutor, fazendo com que estes fiquem recetivos contedos impostos pelo orador. Finalidade: obrigar o recetor a aderir a uma dada mensagem. A manipulao afetiva ou cognitiva. - Afetiva se existir seduo pessoal demaggica ou pelo estilo, esteticizao da mensagem, falcias de apelo fora, repetio e ritmo da mensagem (soundbytes), contacto fsico. - Cognitiva se existir enquadramento de camuflagem da verdade, reenquadramento abusivo e desinformao, confuso de contedos ou ideias. Manipulao dos afetos Seduo pela pessoa ou seduo demaggica: Seduo pelo recurso a comportamentos e atitudes (falsas) que possam impressionar o pblico. Ex: O discurso demaggico tpico aquele que altera a sua mensagem consoante o pblico que tem pela frente. Seduo pelo estilo: Recurso s figuras de estilo para fugir ao contedo ao discurso e impressionar pela forma. Ex: Hoje predomina a ideia de que se deve ser claro, transparente e conciso. Esta ideia apangio dos mass media, mesmo que por vezes os discursos sejam to concisos que desvirtuem a informao. o exemplo de estilo da clareza como forma de seduo. Esteticizao da mensagem: Recurso arte (figuras artsticas) por forma a seduzir. Ex: frequente, por exemplo, na publicidade, o recurso a figuras pblicas, artistas de cinema, de Manipulao cognitiva Enquadramento mentiroso Mente-se acerca dos factos ou apresentam-se os factos de uma forma que induz distoro dos mesmos, tomando-se o falso por verdadeiro e vice-versa. Ex: Mentir aos soldados, em tempo de guerra, dizendo que no se registaram baixas na batalha anterior. Reenquadramentos abusivo: Orientam-se os factos por forma a deformar a realidade, induzindo iluso. Ex: Certo anncio publicitrio diz-nos Certa lixvia lava mais branco, mas mais branco do que o qu? Enquadramento coercivo Dissimulam-se alguns factos, cria-se uma situao de aceitao de uma primeira mensagem, que no mais do que uma armadilha para impor ao recetor a real mensagem em relao qual se pretende a adeso. Ex: Algumas empresas recorreram promoo dos seus produtos atravs da atribuio de prmios aos seus

televiso, etc. Recurso ao medo: Cria-se uma situao de medo pelo uso abusivo da autoridade, que acaba por funcionar por condicionadora. Ex: A manipulao das crianas , a este propsito, um exemplo caraterstico. Repetio da mensagem: Repetem-se palavras, ideias, sons ou imagens para que aquilo que inicialmente parecia inaceitvel deixe de o parecer. Ex: frequente o recurso desta forma de manipulao na publicidade, por exemplo, que se contem as vezes que certos anncios aparecem s numa noite. Hipnose e sincronizao: Tem por base as leis do condicionamento clssico, estudos psicanalticos, e sobretudo, a programao neurolingustica. Constri-se uma relao com o auditrio a partir da sincronizao de gestos, do ritmo respiratrio, tom e ritmo de voz, para, depois atingir o vocabulrio, ideias e conceitos. A certa altura, a pessoa (quase) hipnotizada torna-se incapaz de resistir entrada da mensagem no seu esprito. Recurso ao tato O contacto fsico ou a sua sugesto podem ser utilizados com intuito de aumentar a adeso mensagem. Ex: Em tempo de campanha usual o aperto de mo aos eleitores e beijinhos s crianas.

potenciais clientes. Telefonam-lhes primeiro a comunicar a sua sorte, depois indicam-lhes que devem levantar o prmio na loja e s mais tarde, na loja, apresentam as contrapartidas do negcio. Amlgama Mistura da mensagem com elementos exteriores, sugerindo-se um nexo entre ambos (sem que se apresente qualquer fundamento) Ex: Na campanha publicitria da Marlboro (no final dos anos 50) seu produto aparece associado a figurantes homens de aspeto vril e ocupados em trabalho duros (marinheiros, vaqueiro). Legenda utilizada: sabor masculino.

Cabe retrica branca um papel normalizador e tico: ela deve preparamo-nos para uma verdadeira competncia retorico-argumentativa dando-nos a conscincia da manipulao e anulando-a. Para tal o bom uso da retrica ser um exerccio de liberdade argumentativa.

As duas utilizaes possvel da persuaso (Scrates) Pelo saber e pela cincia Pela crena

(cincias e filosofia)

(retrica)

O ensino visa o bem e a virtude orientando o processo educativo dos cidados

A retrica no uma arte, nas artes uma atividade emprica destinada a agradar e seduzir

Techn (arte) Lio n24 Sumrio Argumentao, verdade e ser. Argumentao e filosofia. Teste de dia 31 de janeiro: pginas 82-127

Empeiria (habilade prtica) 05.01.2012

Argumentao, verdade e ser: - Argumentao: que interesse para a filosofia? - Verdade: descrio fiel do ser. O que corresponde ao ser, realidade. - Ser: o que existe, a realidade, os seres, os objetos, o mundo, a vida, etc Sabemos que uma descrio verdadeira: Pela comprovao emprica Pelo consenso (senso comum) Pela obedincia lgica A verdade algo de absoluto que a filosofia tem a finalidade de descobrir atravs do mtodo filosfico (crtica, reflexo e estudo da lgica). A verdade o que se sabe ser certo a respeito da realidade. Plato: verdadeiro o que pensamos como racional, apoiado em ideias. Aristteles: verdadeira uma proposio que diz que o que , . Descartes: verdadeiro o que posso considerar como evidente, claro e distinto. Hegel: a verdade filosfica corresponde a uma verdade absoluta, que est para alm do concreto. verdade o que racional. Porque so importantes os conceitos de verdade e de ser? a) Para os clssicos: Diferentes dos retricos, os filsofos quiseram estabelecer um pensamento unvoco e absoluto acerca do mundo.

O ser tudo o que existe e independente do modo como o dizemos ou como o conhecemos. A verdade apenas uma e corresponde ao conhecimento absoluto da realidade. b) Para os contemporneos: Abandona-se a conceo clssica de verdade e de ser, em benefcio de uma nova racionalidade, onde a argumentao ganha de novo valor, mas agora ao servio de uma compreenso alargada e multifacetada de uma realidade cada vez mais diversificada. O ser plural e pode ser dito e conhecido atravs de muitas formas. A verdade variada, discutvel e sempre enriquecida com o debate de ideias entre os filsofos e os cientistas. Pgina 113 1. a) A racionalidade da verdade a aspirao de termos a verdade em que o filsofo cr, admitida pelas outras pessoas e, eventualmente, por todos. b) Biodegrabilidade da verdade o facto de todas as verdades serem temporrias, e irem desaparecendo (ou serem substitudas por outras) ao longo do tempo. TPC - Dividir o texto 15. Lio n25 Sumrio Verificao do TPC. Descrio da atividade cognoscitiva: o conhecimento como problema. possvel conciliar argumentao e reflexo? (texto 15, p. 111) a) A racionalidade deve ser compreendida como discurso (aquilo que se diz ou escreve) que se dirige a um auditrio. b) A razo um auditrio universal, constitudo por todos os Homens. c) No existe uma razo universal e igualitria para todos, mas quando se argumenta em filosofia h o esforo de por ideias em comum obtendo-se o acordo de todos os Homens. d) Toda a argumentao racional deve ser universalmente reconhecida. e) O reconhecimento do que se argumenta no necessariamente evidente, nem imposto, mas resulta da adeso s teses que o discurso apresenta. f) As teses do discurso so universais apenas na medida em que melhor explicam a realidade da situao. g) A adeso depende do auditrio que situado e dependente de um espao e de um tempo. h) O auditrio universal plural e constitudo por todos os Homens (toda a comunidade pensante). 10.01.2012

O conhecimento uma atividade porque estabelece uma relao entre um sujeito e um objeto. Conhecimento (verdade) Realidade (ser) TPC - Ler texto 3 e fazer questo da ficha. Relao entre 3/4 da ficha e l. 1-5 texto. R: Estes dois textos no so compatveis entre si, pois num dito que o conhecimento essencialmente a interpretao e fenmenos e noutro dito que a realidade no objeto do conhecimento. Num dito que sem a interpretao destes fenmenos do dia-a-dia no era possvel termos vida, e noutro dito que o Homem, atravs da representao das coisas e da elaborao de noes fixa a realidade. Lio n26 Sumrio Concluso do sumrio anterior. Anlise fenomenolgica do conhecimento. O que o conhecimento? 1. Ato do pensamento que pe legitimamente um objeto enquanto objeto; Definio do objeto do seu conhecimento. O conhecimento perfeito de uma coisa aquele que no deixa nada de obsceno ou confuso na coisa conhecida. Ter presente no esprito um certo objeto de pensamento verdadeiro ou real, no apenas enquanto dado, mas enquanto bem captado na sua natureza e nas suas propriedades. (Vocabulrio da Filosofia) 2. A palavra conhecimento provm do latim cognitio (cum+gnosco) significando captao conjunta. Genericamente diz-se da relao intencional do sujeito que conhece (cognoscente) com um objeto conhecido, relao essa que visa a representao mental de algo. a atividade por meio da qual o Homem, a mente, toma conscincia do mundo, do objeto. Conhecer , assim, tornar presente um objeto (externo ou interno) de modo discerni-lo ou formar uma representao dele. (Dicionrio de Filosofia, 11ano) Fenmeno (o que acontece, o que aparece) Kant fenmenos (o cognoscvel) /nmenos (o incognoscvel) Fenmenos coisas para ns (acessveis ao nosso modo de conhecer) Nmenos coisas em si Hussel autor da fenomenologia como mtodo filosfico 12.01.2012

Anlise fenomenolgica a descrio das cosias como elas so naquele momento, ignorando os conhecimentos prvios sobre a situao. Anlise fenomenolgica do conhecimento: Analisar o conhecer no seu processo, que se estabelece entre o sujeito (aquilo que conhece) e um objeto (aquilo que conhecido). A anlise fenomenolgica visa encarar o mundo como um conjunto de dados (fenmenos) no seu estado puro, que ns (sujeitos) captamos de maneira objetiva. Anlise fenomenolgica do ato de pedir a conta: O indivduo que estava apoiado, utilizando o cccix, sobre um objeto de 4 pernas, que por sua vez estava apoiado sobre o cho, emitiu um som para outro indivduo que se estava a deslocar de um lado para o outro sobre o cho, fazendo com que este interrompesse o que estava a fazer e se deslocasse para perto de um prisma retangular que abria e fechava. Este mesmo indivduo fez com que sasse um escrito, ligeiramente enrolado, e levou esse mesmo escrito ao indivduo que emitiu o som. Quando este recebeu o escrito ligeiramente enrolado tirou de um pedao de tecido, que estava localizado nos membros inferiores, um objeto que tambm continha escritos, mas estes eram brilhantes e em formato retangular. O sujeito que emitiu o som entregou estes ltimos escritos ao outro indivduo, emitiu novamente um som (diferente do emitido anteriormente) e deslocou-se para o exterior. O indivduo que recebeu os ltimos escritos colocou-os dentro do mesmo prisma retangular de onde tinha sado o escrito enrolado. Relatrio da aula: Na aula de 5 feira passada, dia 12 de janeiro, aps termos sumariado o que iriamos realizar ao longo da aula, a professora comeou a aula verificando quem tinha realizado o TPC. Posteriormente os alunos que se auto propuseram, ou que foram solicitados para tal, leram a sua resposta, que j havia sido preparada em casa, questo da ficha distribuda pela professora na aula anterior. Aps a leitura de algumas respostas, definimos conhecimento. Primeiramente debatemos o que seria o conhecimento, e posteriormente a professora projetou duas definies que foram passadas para o caderno pelos alunos. A seguir vimos o que uma anlise fenomenolgica, e realizmos a anlise fenomenolgica do conhecimento. A ltima tarefa realizada na aula foi a anlise fenomenolgica de uma situao escolha, tarefa essa que foi realizada a pares. Alguns alunos leram o seu trabalho, e terminmos a aula, no tendo sido marcado TPC. Lio n28 Sumrio Visita de estudo. Lio n29 Sumrio Anlise fenomenolgica do conhecer (concluso). 19.01.2012 17.01.2012

Gentica Histria da origem e desenvolvimento do objeto Descrio Fenomenolgica pura, e sem interveno de conceitos ou pressupostos

Anlise fenomenolgica do conhecer Apreende o Objeto

Sujeito (o cognoscente)

Objeto (o conhecimento)

Imagem de O O Imagem de O Imanente a S. O Transcendente a S. TPC - Pgina 121, exerccio 4. Pgina 121 4. 4.1 Segundo o texto, o sujeito modificado pelo objeto, pois o sujeito apreende o objeto, sendo deste modo modificado, uma vez que est diferente, pois agora tem um conhecimento sobre o objeto. 4.2 O critrio o facto de o sujeito representar o objeto. Quando o sujeito representa o objeto este tem um conhecimento verdadeiro (que pode ou no ser parcial) sobre o objeto. Lio n30 Sumrio Verificao do TPC. A alegoria da caverna: o conhecimento como aprendizagem. Tarefa em grupo. Critrio de verdade a correta correspondncia entre a representao de O e O. Ficha Alegoria da Caverna 1. 1Parte l.1-l.16: introduo da situao (descrio do cenrio) 2Parte l.17-l.46: explicao da situao 3Parte l.47-l.126: mudana de ambiente 4Parte l.127-l.161: concluses a tirar 24.01.2012

2. Suponhamos, ver, imagina, observou, pensa, julgariam, realidade, verdadeiros, imagens, compreenderiam, iluses, cognoscvel, justo e belo. 3. O que caracteriza essa caminhada a passagem da ignorncia para a sabedoria (a visualizao de novos objetos e a atribuio de imagens a esses objetos, que todos juntos formam a sabedoria de um sujeito). 4. O texto mostra que difcil aceitar a realidade quando estamos habituados a uma coisa diferente. Para os Homens tambm difcil aceitar a realidade que os filsofos descrevem, pois essa realidade diferente da realidade que eles consideram ser real e qual esto habituados e conhecem. Isto dificulta bastante a tarefa da filosofia. Lio n31 Sumrio Verificao do TPC. Revises da matria lecionada. A estudar: - Argumentos - Falcias - Retrica e Scrates - Persuaso e Manipulao (retrica branca e retrica negra) - Argumentao, verdade e ser - Conhecimento e realidade; Fenmenos e numenos - Anlise fenomenolgica do conhecimento Lio n32 Sumrio Teste sumativo. Lio n33 Sumrio Concluso do visionamento do filme Good Bye Lenine, de W. Becker. Lio n34 07.02.2012 02.02.2012 31.01.2012 26.01.2012

Sumrio Atividade em grupos acerca do filme visionado: o conhecimento como problema. 1. Sim vemos, por exemplo: Em relao me O problema de no ter noo da realidade, e viver numa realidade que no a atual. O problema de no querer acreditar na realidade atual quando a descobriu. Em relao ao filho

O problema de no querer ver que a me est mesmo mal, e quando se apercebe (sai da caverna) j tarde de mais

2. No, porque apesar do estado frgil da me ela tem o direito de saber o que se passa sua volta, no ficando ignorante sociedade em que se insere (ficar fechada dentro da caverna). 3. As pessoas foram confrontadas com uma realidade completamente diferente, sentindo-se enganadas e tradas, pois num lado do muro, existia uma realidade mais extremista do que a realidade do outro lado. 4. Exemplos: Pensar que conhecemos algum a 100% e passado algum tempo concluirmos que no sabemos nada sobre essa pessoa, e que tudo aquilo que j tnhamos vivido junto tinha sido uma mentira. Conviver com pais num mundo onde tudo era cor-de-rosa e vir mais tarde a perceber que afinal o mundo era cinzento. Toda a infncia acreditar que o Doraemon existia, e vir a descobrir que afinal o Nobita autista e ele no existe. Lio n35 Sumrio Teste intermdio de Matemtica A. Lio n36 Sumrio Tipos e condies do conhecimento. Plato e a definio de conhecimento verdadeiro (definio tradicional). Tipos de conhecimento Saber fazer saber prtico, tcnico, utilitrio Saber que saber terico e abstrato Conhecimento por contacto retirado diretamente da experincia vivida Como se relacionam entre si estes trs tipos de conhecimento? Saber fazer e Saber que esto ligados (o saber terico pode-se aplicar prtica, originando um saber fazer com base na teoria justificao) Saber por contacto um tipo de conhecimento distinto, independente de uma tcnica ou de uma teoria. Plato: Que condies para o conhecimento verdadeiro (episteme)? Entende-se por cincia aquele tipo de conhecimento que no opinio (doxa). Cincia no simplesmente opinio verdadeira, como julga Teeteto, mas sim opinio verdadeira acompanhada de justificao (definio tradicional). 14.02.2012 09.02.2012

Condies para o conhecimento verdadeiro: Crena: acredito em P Verdade: P verdadeiro Justificao: provo que P verdadeiro Deste modo, o conhecimento verdadeiro a certeza (oposta simples opinio): sei que P verdade e posso prov-lo (crena, verdade e justificao) Conhecimento Verdadeiro: Filosofia (cincia) Episteme Doxa (opinio) Retrica Pgina 136 1. Saber fazer saber prtico, tcnico e utilitrio Saber que saber terico e abstrato Conhecimento por contacto retirado diretamente da experincia vivida 2. As crenas podem ser verdadeiras ou falsas, dependem de algo exterior prpria crena. Uma crena falsa no corresponde a qualquer conhecimento, ainda que aquele que o possui julgue deter o conhecimento, ou seja, esta condio no se pode considerar como uma condio suficiente. 3. O argumento usado por Scrates o facto de os modelos de sabedoria, como os advogados e oradores, produzem a convico, no ensinando, mas surgem-lhes as opinies que lhe agradam ou lhes dizem respeito. 4. O principal aspeto da crtica de Gettier definio de conhecimento o facto de haver condies necessrias, mas estas so insuficientes para que a crena seja verdadeira e justificada.

Lio n37 Sumrio Concluso do sumrio anterior. Crticas definio tradicional de conhecimento.

16.02.2012

Crticas definio tradicional: - possvel termos uma crena verdadeira justificada sem que seja conhecimento. - A relao da justificao com a crena verdadeira pode no ser adequada (pode ser o resultado de uma coincidncia).

Concluso: As condies de crena, verdade e justificao so necessrias mas no suficientes para que tenhamos um conhecimento verdadeiro, logo existem outras condies para que o conhecimento possa ser considerado verdadeiro, de modo inequvoco (as suas condies suficientes, as que explicam completamente e o conhecimento). Condies necessrias Condies suficientes

Condies que so precisas para que haja algo (ex: sucesso na escola)

Condies que so precisas para que haja algo, de facto (ex: sucesso na escola)

As condies suficientes complementam as necessrias. Pgina 137 5. 5.1 Os elementos verdadeiros que correspondem crena de Henry so o facto de a televiso estar a transmitir a final de tnis de Wimbledon, e de Mc Enroe ter ganho. A justificao da crena feita pelo facto de Henry ter visto o jogo com os seus olhos. 5.2 Pode-se afirmar que Henry tem as condies necessrias ao conhecimento (crena, verdade e justificao), mas essas condies no so suficientes, uma vez que a televiso estava a passar a gravao da final do ano anterior. Conhecer esse facto uma condio suficiente que Henry no conhecia, sendo essa a razo pela qual o seu conhecimento falso.

Num conhecimento verdadeiro a crena no falsa, ou falha a verdade ou falha a justificao, ou os dois. TPC - Pgina 136, exerccios 3 e 4. Lio n38 Sumrio Entrega e correo dos testes. Verificao do TPC. Conhecimento a priori e a posteriori - juzos analticos e sintticos. Matria para o TI: P.0 P.172 Matria para o prximo teste: P.30 P.38; P.117 P.144; fichas 23.02.2012

a priori Conhecimento a posteriori

racional, anterior experincia sensvel e emprico, posterior experincia

Lio n39 Sumrio Concluso do sumrio anterior. Possibilidade e validade do conhecimento.

28.02.2012

Conhecimento a priori (antes da experincia)

Experincia Sensorial

Conhecimento a posteriori (depois da experincia)

Razo (o racional)

Sentidos (o emprico)

Juzos analticos (enunciado no qual P faz parte de S) O todo maior do que as suas partes Ou O tringulo um polgono de 3 lados

P - Predicado S - Sujeito Juzos sintticos (enunciado no qual P no faz parte de S) O sol aquele Ou O tringulo verde

Verdadeiro, necessrio e universal

Contingente e Particular

Origem do conhecimento: Racionalismo Descartes Empirismo Hume Pgina 140 1. Juzo a priori um juzo com base na razo, formulado antes da experincia sensorial. Juzo a posteriori um juzo formulado depois da experincia. 2. Conhecimento a priori um conhecimento antes da experincia sensorial, conhecimento a posteriori um conhecimento depois da experincia. Um exemplo de conhecimento a priori sabermos que a frmula para o clculo de uma fora igual massa do corpo onde a fora atua, vezes a acelerao a que o corpo est sujeito. Este conhecimento advm da razo e no da experincia sensorial. Um exemplo de conhecimento a posteriori o facto de esta caneta escrever a azul. Este conhecimento advm da experincia sensorial, nomeadamente da viso. 3. 3.1 Juzo analtico aquele onde o predicado faz parte da identidade do sujeito (o predicado explica o sujeito). Juzo sinttico aquele onde o predicado no faz parte da identidade do sujeito (o predicado uma extenso do sujeito). 3.2 Juzos sintticos a priori so juzos onde o predicado no faz parte da identidade do sujeito, e no necessria a experincia sensorial para obter o juzo. Um exemplo 2+2=4. A ler as partes I, II e IV do discurso do mtodo de Descartes at 16 de maro. TPC - Pgina 144, exerccios 1.1 e 1.2. Pgina 144 1. 1.1 Dogmatismo possvel ter um conhecimento verdadeiro, objetivo e absoluto das coisas em geral. Dogmatismo ingnuo - ? 1.2 Dogmatismo a perspetiva filosfica que afirma que possvel ter um conhecimento verdadeiro, objetivo e absoluto das coisas em geral, isto , afirma que efetivamente possvel conhecermos alguma coisa. Lio n40 Sumrio Concluso do sumrio anterior. Revises. Verificao do TPC. 01.03.2012

Possibilidade do Conhecimento 1. Dogmatismo/ Realismo Ingnuo: O conhecimento um espelho fiel da realidade e o sujeito conhece a realidade com total verdade. 2. Realismo Crtico A perceo da realidade sempre uma construo/interpretao das coisas. O conhecimento no uma reproduo exata do real, isto , no conhecemos as coisas tal como elas so em si mesmas (Kant). Kant: o conhecimento possvel? Vale a pena questionar algo, mesmo se concluirmos pela sua verdade Sentidos do dogmatismo: Uma forma de realismo ingnuo Confiana absoluta na razo como rgo do conhecimento Submisso sem crtica a princpios ou autoridade que os impe 3. Ceticismo a) Radical ou pirronismo o sujeito no pode apreender o objeto, o conhecimento impossvel (Pisson) b) Moderado ou mitigado no existe conhecimento rigoroso, todo o saber apenas provvel (Arcesilau, Carnades) c) Metafsico impossvel ultrapassar o conhecimento emprico (Empirismo: Locke e Hume) 2. 2.2 O ceticismo absoluto, ou radical, e o ceticismo mitigado anulam-se a si mesmos uma vez que no veem o objeto, e sem o objeto no possvel a existncia de conhecimento, pois o sujeito formula um conhecimento sobre um objeto e se estes dois ceticismos no veem o objeto, ento no possvel explicarem o conhecimento. 3. A postura ctica importante na medida em que nos permite resolver um problema com mais calma, levando melhor resoluo do mesmo. Lio n41 Sumrio Teste sumativo. 06.03.2012

Lio n42

08.03.2012

Sumrio Caractersticas fundamentais do empirismo e racionalismo dos sculos XVII e XVIII. Descartes e o projeto de reforma das cincias. Origem do conhecimento: Racionalismo Inatista (Descartes) - A razo suas ideias inatas Empirismo (Hume) - A experincia sensorial e suas impresses

Escolstica: sistema de ensino medieval baseando-se na bblia e nos textos de Aristteles. um ensino livresco. Racionalismo A origem do conhecimento a razo, atravs das suas leis e ideias inatas A experincia sensorial fonte de enganos e iluses O princpio fundamental da razo Eu existo (cogito). S a partir deste princpio o conhecimento seguro possvel O modo cientfico a Matemtica O conhecimento essencialmente formal e dedutivo O racionalismo uma forma de dogmatismo Empirismo A origem do conhecimento a experincia sensvel A razo, por si s, insuficiente para se atingir a verdade A causalidade simplesmente a crena, gerada pelo hbito da sucesso entre certos factos O modelo cientfico as Cincias Naturais O conhecimento essencialmente sensorial e indutivo O empirismo uma forma de ceticismo

Descartes abandonou os estudos, pois no queria conhecer as coisas sua volta, queria conhecer-se a si mesmo. Assim sendo abandonou a escola e auto educou-se, aprendendo aquilo que achava ser melhor para ele. Lio n43 Sumrio Verificao do TPC. Descartes: o mtodo e a dvida. Regras do mtodo de Descartes: 1) Evidncia (clareza e distino) 2) Anlise (ou diviso) 3) Sntese (ou ordenao) 4) Enumerao (ou reviso) Objetivo: orientas a deduo e a induo 13.03.2012

Dvida Mtodo para encontrar a verdade

Ceticismo metdico Quero conhecer, e por isso duvido Ceticismo sistemtico No posso conhecer A dvida leva formao do cogito: penso logo existo Pgina 160 1. 1.1 O mtodo exige o exerccio da dvida na medida em que a dvida a nica maneira de encontrar a verdade (caminho para o conhecimento verdadeiro) Lio n44 Sumrio Descartes (concluso): o cogito, a existncia de deus e as trs substncias. Lio n45 Sumrio Leitura de relatrios de aulas. Entrega e correo dos testes sumativos. Autoavaliao dos alunos. Lio n46 Sumrio A turma encontra-se numa palestra de Biologia. Lio n47 Sumrio Teorias explicativas do conhecimento: empirismo de Hume. Racionalismo Inatista: A razo e o pensamento so a principal fonte de conhecimento verdadeiro, o qual possui fatores inatos. O racionalismo inatista defende que existe um elemento essencial anterior a qualquer experincia sensorial. Por isso, s atravs da razo se pode encontrar um conhecimento seguro, isto , logicamente necessrio e universalmente vlido. Discurso do Mtodo Para bem conduzir a razo e encontrar a verdade nas cincias 1Parte: A razo igual em todos os Homens, embora alguns a conduzam mal; No colgio de La Flche estudou vrias disciplinas muito interessantes (humanidades, filosofia e matemtica), embora sem grandes frutos para si; Descartes procurava um conhecimento claro e seguro acerca de tudo o que til vida; 10.04.2012 22.03.2012 20.03.2012 15.03.2012

Decidiu ir viajar com o intuito de observar o mundo; Decidiu, acima de tudo, procurar a verdade unicamente em si mesmo e no seu prprio pensamento (solipismo);

2Parte: O seu primeiro dever era renunciar completamente a todas as opinies que at ento tinha ouvido e que, segundo ele, eram errneas; Inicia um projeto de reforma das cincias que ter por base apenas o seu prprio pensamento; Anuncia a dificuldade de tal projeto, decide exp-lo e considera-o difcil de imitar; De todas as disciplinas que aprendeu apenas considera importantes a lgica, a lgebra e a anlise geomtrica; A partir delas extrai um conjunto de regras, que sero as regras do seu mtodo filosfico; Evidncia: nunca admitir algo como verdadeiro sem o conhecer evidentemente como tal; Diviso: dividir cada um dos problemas que examine em tantas partes quantas as necessrias para melhor o resolver; Ordenao: conduzir por ordem os seus pensamentos, progredindo do mais simples at ao mais complexo; Enumerao: fazer enumeraes complexas e revises gerais, para ter a certeza de nada omitir; 4Parte: Descartes decide duvidar de tudo a fim de obter conhecimentos claros e distintos; Se duvido porque pensa, e se pensa, ento necessariamente existe como ser pensante (penso logo existo): este o primeiro princpio da sua filosofia; Examinando o que ele prprio e, Descartes conclui que a sua existncia , sobretudo, pensamento: trata-se de um pensamento distinto do corpo; Penso logo existo uma verdade clara e distinta e assim que todas as ideias verdadeiras devero ser; Existncia de deus: o ato do pensamento no qual aprendo a minha existncia a dvida: ora dado que duvidar uma imperfeio, somos imperfeitos; No entanto possumos a ideia de perfeio A causa desta ideia s pode ser um ser perfeito (deus); A certeza das demonstraes geomtricas assenta no facto de as concebermos de maneira evidente e isso outro sinal da existncia de deus; Deus, cuja existncia se provou, perfeito e verdico: as nossas ideias claras e distintas so fonte de verdade a menos que deus nos engane; 3 Substncias (Como composta a realidade?) Substncia Extensa realidade fsica e corprea Substncia Pensante ideias e razo Substncia Divina deus

Empirismo: Doutrina filosfica que nega a existncia de enunciados enquanto princpios logicamente distintos da experincia. Do ponto de vista psicolgico o empirismo opese ao racionalismo inatista. Do ponto de vista gnosiolgico o empirismo no admite que o esprito tenha leis prprias, buscando o conhecimento verdadeiro apenas sobre a experincia, fora da qual apenas admite definies ou hipteses arbitrrias. Caratersticas: - A nica fonte de conhecimento a experincia, no existindo qualquer patrimnio a priori da razo; - O facto concreto a nica fonte de conhecimento verdadeiro; - Constitui uma forma de ceticismo metafsico: descrena na possibilidade de superao do conhecimento emprico, ou seja, no possvel qualquer conhecimento que pretenda ultrapassar a contradio dos factos; Elementos do conhecimento: - Impresses: sensaes, emoes e sentimentos - Ideias: representaes das emoes Tipos de conhecimento: - Relaes de ideias (conhecimento das relaes entre as ideias) - Questes de facto (conhecimento de factos) No h ideias abstratas no empirismo (todas tm base sensorial) Teoria da Causalidade (como se estabelece uma relao de causa/efeito?) Causa Efeito Conexo Necessria A relao causa/efeito no um dogma. Sabemos que uma determinada causa d um determinado efeito pela experincia (no existem dogmas, isto , conhecimento a priori) O que carateriza a causalidade em Hume a negao da noo de condio necessria, dado que no temos nenhuma impresso desta conexo. O conhecimento acerca dos factos futuros simplesmente uma crena de que as coisas acontecero de determinada maneira, a partir do hbito e do costume. A causalidade uma simples associao de dois factos que habitualmente se sucedem, e no uma conexo necessria entre uma causa e um efeito. Princpios de associao de ideias: a) A semelhana b) A contiguidade no tempo e no espao c) A causalidade

You might also like