You are on page 1of 6

1 MEMRIA E MEMRIA COLETIVA

Zilda Kessel educadora e formadora do Museu da Pessoa especializada em Museologia, com mestrado em Cincia da Informao. www.memoriaeducacao.hpg.ig.com.br Neste texto, procurarei apontar alguns dos conceitos relativos memria que considero fundamentais para o trabalho com a memria de alunos professores e das comunidades escolares em que atuamos nos projetos de memria local. O conceito de memria e a maneira como ela funciona vem sendo tema dos estudos de filsofos e de cientistas h sculos. Este conceito vem se modificando e se adequando s funes, s utilizaes sociais e sua importncia nas diferentes sociedades humanas. Em cada poca procurou-se explicar a memria utilizando-se de metforas compreensveis, construdas em torno de conhecimentos que caracterizavam o momento histrico. O poeta Ccero explica a memria fazendo uma analogia s marcas deixadas na cera pelos homens. Atualmente muitos utilizam a metfora do computador para explicar como a memria dos homens funciona. Para os antigos gregos, a memria era sobrenatural. Um dom a ser exercitado. A deusa Mnemosine, me das Musas, protetoras das artes e da histria, possibilitava aos poetas lembrar do passado e transmiti-lo aos mortais. A memria e a imaginao tm a mesma origem: lembrar e inventar tm ligaes profundas. O registro era visto como algo que contribua para o enfraquecimento da memria, ao transferi-la para fora do corpo do sujeito. Os gregos desenvolveram muitas tcnicas para preservar a lembrana sem lanar mo do registro escrito. Alm disso, reservaram ao sujeito que lembra um papel social fundamental. O poeta resgata o que importante do esquecimento. uma espcie de memria viva do seu grupo.

2
Para os romanos, a memria considerada indispensvel arte retrica, uma arte destinada a convencer e emocionar os ouvintes por meio do uso da linguagem. O orador deveria conhecer as regras e no recorrer aos registros escritos. No perodo medieval, ganha importncia a memria litrgica ligada memria dos santos. O cristianismo, assim como o judasmo, tem na lembrana o foco, na medida em que pauta o presente pela rememorao dos acontecimentos e milagres do passado. O tempo marcado por comemoraes litrgicas, louvam-se santos e mrtires, seus milagres so lembrados em datas precisas. A inveno da imprensa, com tipos mveis, e a urbanizao, com mudanas fundamentais na organizao e nas relaes sociais, nas atividades, papis e percepes do indivduo, traro mudanas importantes para a memria individual e coletiva. De uma sociedade baseada na transmisso oral dos saberes necessrios ao trabalho e vida em grupo, novas ocupaes relacionadas ao comrcio e vida nas cidades demandam registros de operaes, de listas, de transaes. Desenvolver-se-o, a partir da, artifcios cada vez mais sofisticados para guardar e disseminar a memria em textos e imagens. Este processo culmina com o computador, capaz de guardar grandes quantidades de informaes e abarcar todos os meios inventados anteriormente para registrar e armazenar a memria. Na atualidade, o conceito e sobretudo o funcionamento da memria ganhou importantes aportes das cincias fsicas e biolgicas. Ao lado delas, as Cincias Sociais e a Psicologia tambm tm a memria individual e coletiva como um dos seus campos de investigao. Os estudos envolvem necessariamente os conceitos de reteno, esquecimento, seleo. Como elaborao a partir de variadssimos estmulos, a memria sempre uma construo feita no presente a partir de vivncias/experincias ocorridas no passado.

3
Nas cincias sociais encontraremos estudos que relacionam a memria individual ao meio social, fundamentais para o nosso trabalho, em que se articula os relatos individuais memria local. Os estudos empreendidos por Maurice Halbwachs (1990) contriburam definitivamente para a compreenso dos quadros sociais que compem a memria. Para ele a memria aparentemente mais particular remete a um grupo. O indivduo carrega em si a lembrana, mas est sempre interagindo com a sociedade, seus grupos e instituies. no contexto destas relaes que construmos as nossas lembranas. A rememorao individual se faz na tessitura das memrias dos diferentes grupos com que nos relacionamos. Ela est impregnada das memrias dos que nos cercam, de maneira que, ainda que no estejamos em presena destes, o nosso lembrar e as maneiras como percebemos e vemos o que nos cerca se constituem a partir desse emaranhado de experincias, que percebemos qual uma amlgama, uma unidade que parece ser s nossa. As lembranas se alimentam das diversas memrias oferecidas pelo grupo, a que o autor denomina 'comunidade afetiva'. E dificilmente nos lembramos fora deste quadro de referncias. Tanto nos processos de produo da memria como na rememorao, o outro tem um papel fundamental. Esta memria coletiva tem assim uma importante funo de contribuir para o sentimento de pertinncia a um grupo de passado comum, que compartilha memrias. Ela garante o sentimento de identidade do indivduo calcado numa memria compartilhada no s no campo histrico, do real, mas sobretudo no campo simblico. A memria se modifica e se rearticula conforme posio que ocupo e as relaes que estabeleo nos diferentes grupos de que participo. Tambm est submetida a questes inconscientes, como o afeto, a censura, entre outros. As memrias individuais alimentam-se da memria coletiva e histrica e incluem elementos mais amplos do que a memria construda pelo indivduo e seu

4
grupo. Um dos elementos mais importantes, que afirmam o carter social da memria, a linguagem. As trocas entre os membros de um grupo se fazem por meio de linguagem. Lembrar e narrar se constituem da linguagem. Como afirma Ecla Bosi a linguagem o instrumento socializador da memria pois reduz, unifica e aproxima no mesmo espao histrico e cultural vivncias to diversas como o sonho as lembranas e as experincias recentes. interessante ainda apontar que a memria um objeto de luta pelo poder travada entre classes, grupos e indivduos. Decidir sobre o que deve ser lembrando e tambm sobre o que deve ser esquecido integra os mecanismos de controle de um grupo sobre o outro. Desse embate resultam, entre outras, as escolhas sobre os currculos escolares. O que ser lembrado, que datas recebero ateno e comemorao, que histrias, consideradas importantes para todos devero integrar os livros e os saberes necessrios aos alunos para receberem aprovao. Outro aspecto importante acerca da memria a sua relao com os lugares. As memrias individual e coletiva tm nos lugares uma referncia importante para a sua construo, ainda que no sejam condio para a sua preservao, do contrrio povos nmades no teriam memria. As memrias dos grupos se referenciam, tambm, nos espaos em que habitam e nas relaes que constrem com estes espaos. Os lugares so importante referncia na memria dos indivduos, donde se segue que as mudanas empreendidas nesses lugares acarretam mudanas importantes na vida e na memria dos grupos. Finalmente, importante pontuar algumas caractersticas relativas a memria individual e coletiva e as suas articulaes com a memria histrica, aquela que estamos habituados a encontrar nos livros didticos e nos livros de Histria do Brasil, Histria Geral, entre outros. Durante muito tempo, os estudos de Histria privilegiaram os documentos escritos, os objetos enfim os vestgios que possibilitassem ao historiador realizar o seu trabalho:

5
compreender e construir a histria apoiando-se nos documentos que

garantiriam a veracidade dos acontecimentos e processos ali registrados. Os temas tratados privilegiaram os grandes movimentos e a histria dos grupos dominantes das diferentes sociedades. Foi a partir de meados do sculo XX que grupos de historiadores comearam a questionar estes procedimentos na medida em que eles baniam da Histria os grupos oprimidos, minoritrios e os temas relativos ao cotidiano, s mentalidades e s experincias dos diferentes grupos. Nesta perspectiva seu foco voltou-se para a memria coletiva dos grupos acessvel, sobretudo, pela utilizao das metodologias alternativas ao trabalho estrito com documentos, como o caso dos trabalhos apoiados na metodologia de histria oral. Desta maneira emergiram as histrias de mulheres, negros, trabalhadores enfim a Histria, ao invs de se configurar numa grande narrativa comum a todos, passou a acolher e dar existncia e visibilidade s vrias narrativas. Memria individual e coletiva se alimentam e tm pontos de contato com a memria histrica e, tal como ela, so socialmente negociadas. Guardam informaes relevantes para os sujeitos e tm, por funo primordial garantir a coeso do grupo e o sentimento de pertinncia entre seus membros. Abarcam perodos menores do que aqueles tratados pela histria. Tm na oralidade o seu veculo privilegiado, porm no necessariamente exclusivo, de troca. J a memria histrica tem no registro escrito um meio fundamental de preservao e comunicao. Memria individual, coletiva e histrica se interpenetram e se contaminam. Memrias individuais e coletivas vivem num permanente embate pela co-existncia e tambm pelo status de se constiturem como memria histrica. Bibliografia HALBWACHS, M. A memria coletiva. So Paulo: Vertice, 1990. LE GOFF, J. Histria e Memria. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.

NORA, P. Les Lieux de mmoire. Paris: Gallimard, 1984, v. 1.


POLLAK, M. Memria e identidade social. Estudos Histricos, v. 5, n.10, 1992.

You might also like