You are on page 1of 8

Urie Bronfenbrenner e a Teoria Bioecolgica dos Processos Desenvolvimentais

Mestrado Gerontologia Social Sandrina Abreu (3822) 12-11-2010

Sumrio
1. A evoluo da teoria bioecolgica
Anos 70: o modelo plurinvel Anos 90: as principais propriedades

2. Sntese das ideias principais

A evoluo da teoria bioecolgica: anos 70


Bronfenbrenner (1979) no livro The Ecology of Human Development salienta a importncia do contexto no desenvolvimento humano. O desenvolvimento humano composto por nveis ecolgicos relacionados:
Microssistema, Mesossistema, Exossistema, Macrossistema.

A evoluo da teoria bioecolgica: anos 70


Microssistema: verifica o comportamento do indivduo num determinado momento da sua vida; Mesossistema: conjunto de microssistemas que constituem o crculo envolvente do indivduo num determinado perodo do seu desenvolvimento; Exossistema: composto por contextos que, embora no envolvam directamente a pessoa em desenvolvimento tm influncia no comportamento da pessoa e no seu desenvolvimento; Macrossistema: nvel que envolve a cultura, as macroinstituies e a poltica pblica.

A evoluo da teoria bioecolgica: anos 90


O modelo implica relacionados: quatro componentes inter-

O processo desenvolvimental envolve a relao focada e dinmica do indivduo e do contexto; A pessoa, com o seu repertrio individual de caractersticas biolgicas, cognitivas, emocionais e comportamentais; O contexto do desenvolvimento humano, conceituado como os sistemas de ecologia do desenvolvimento humano (Bronfenbrenner, 1977, 1979); O tempo, conceituado como implicao de mltiplas dimenses (que dar origem ao CRONOSSISTEMA).

A evoluo da teoria bioecolgica: anos 90


A teoria bioecolgica de Bronfenbrenner constitui um modelo processo-pessoa-contexto-tempo. Bronfenbrenner integra ao microssistema as actividades, relaes e papeis da pessoa que se desenvolve neste sistema, tornando-o o centro da gravidade. Microssistema inclui: Interaces da pessoa com outras pessoas ao nvel da ecologia; Interaces que a pessoa tem com o mundo de smbolos e linguagem. Incluso da dimenso temporal ao modelo bioecolgico.

Sntese das ideias principais


O modelo bioecolgico foi desenvolvido para incluir duas proposies:
Proposio 1: O desenvolvimento humano ocorre atravs de processos progressivamente mais complexos de interaco recproca entre um individuo activo e o seu contexto; Proposio 2: A forma, o poder, o contedo e a direco da efectivao de processos do desenvolvimento proximal variam sistematicamente como uma funo conjunta das caractersticas da pessoa em desenvolvimento; do meio ambiente; a natureza dos resultados de desenvolvimento em causa e as continuidades sociais e mudanas que ocorrem ao longo do tempo atravs do curso de vida e do perodo histrico em que a pessoa viveu.

Sntese das ideias principais


Ambas as proposies promovem uma viso dinmica relacional da pessoa-contexto no processo do desenvolvimento humano. Nas duas proposies, Bronfenbrenner respeita os processos proximais como as principais fontes de desenvolvimento. O papel do indivduo, como um agente activo no seu prprio desenvolvimento, central no modelo bioecolgico.

You might also like