You are on page 1of 140

Raciocnio lgico

Jos dos Santos Moreira

Raciocnio lgico

1.

Jos dos Santos Moreira

Raciocnio lgico

PROPOSIES PROPOSIES
Em lgica, chama-se proposio a uma sentena afirmativa que s pode assumir os valores VERDADEIRO ou FALSO. No h uma terceira opo ( princpio do terceiro excludo ). Uma proposio no pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo ( princpio da no contradio )

EXEMPLO 1 Existe vida em outros planetas. Isto uma proposio embora, no contexto atual, no saibamos se verdadeira ou falsa.

Saber se uma proposio verdadeira ou falsa no um problema lgico. um problema EPISTEMOLGICO.

EXEMPLO 2 1 + 1 = 10 uma proposio do ponto de vista lgico. Mas o julgamento epistemolgico, isto , depende de conhecimentos que esto fora da proposio em si. Pois, no sistema DECIMAL , a proposio acima FALSA. Mas no sistema BINRIO a proposio dada VERDADEIRA.

O julgamento uma Funo Epistemolgica, ou seja, depende do contexto.


Ora, se o julgamento muda com o contexto ( inclusive com o contexto tempo ) ento no faz parte da lgica pois , como vimos, a mesma proposio poderia ser verdadeira e tambm poderia ser falsa. Isto fere o princpio da no contradio. PARA A LGICA BASTA SABER QUE UMA PROPOSIO. Ou seja, independente do contexto a sentena afirmativa s poder assumir dois valores lgicos ou dois valores VERDADE : verdadeiro ou falso . Ou ainda, dois valores booleanos : 0 ou 1 . Por isso dizemos que a lgica bivalente. No entanto, quando o processo exige uma definio do valor lgico da proposio ento dever ficar claro qual o contexto que a proposio est inserida.
Jos dos Santos Moreira
3

Raciocnio lgico

A maioria das proposies , portanto, so proposies contingenciais, ou seja, dependem do contexto.


Veremos adiante que tambm se fez necessria a criao de uma proposio funcional.

EXEMPLO 3 A CAPITAL DO BRASIL A CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Esta proposio era verdadeira em 1950 mas falsa no ano 2008 !

Mas em todos estes exemplos dados, se o contexto for bem definido, a proposio s pode assumir os valores verdadeiro ou falso. Por isso, do ponto de vista lgico so proposies.

NO SO PROPOSIES As sentenas INTERROGATIVAS , EXCLAMATIVAS e IMPERATIVAS. As sentenas VAGAS, AMBIGUAS ou PARADOXAIS.

EXEMPLOS Onde est a caneta ? Que dia lindo ! Fecha a porta Ele grande INTERROGATIVA EXCLAMATIVA IMPERATIVA VAGA

No agento mais a cadela da minha sogra AMBIGUA Esta frase uma mentira PARADOXAL

Jos dos Santos Moreira

Raciocnio lgico

A SENTENA AFIRMATIVA como PREMISSA ou PARMETRO


Por fora principalmente do uso da lgica na informtica, se faz necessrio fazer uma distino entre uma sentena afirmativa ( no sentido bivalente ) e uma sentena declarativa ( no sentido monovalente ) Quando declaramos alguma coisa no portugus ou na informtica assumimos que aquela afirmao verdadeira. Ou seja, uma INFORMAO que no ser discutida. Tem o sentido de uma frase imperativa. monovalente porque assume apenas o valor lgico VERDADE. a informao que alimentar o BANCO DE DADOS em nvel epistemolgico e servir como parmetro para julgar as proposies propriamente ditas. As sentenas que so usadas como parmetros de verdade denominamos tambm PREMISSAS.

EXEMPLO 1 Se declararmos que x = 4 , estamos dizendo que a varivel x no mais livre. No se trata de uma sentena aberta ou de uma afirmao bivalente. uma declarao de sentido imperativo.

EXEMPLO 2 O PACU UM PEIXE. Est sendo informado que o Pacu um peixe ( poderia ser uma comida, uma arma, uma planta, uma tribo, etc ). Esta informao servir como parmetro de VERDADE . O que est sendo feito uma declarao de um conhecimento em um determinado contexto. Tal informao no ser julgada e portanto no bivalente.

EXEMPLO 3 A CAPITAL DO BRASIL BUENOS AIRES Para julgarmos o valor lgico dessa proposio deve haver um parmetro no BANCO DE DADOS que diga de forma declarativa que a capital do Brasil Braslia.

No entanto, na informtica, existem comandos que permitem distinguir se a sentena uma DECLARAO ou se uma proposio bivalente que pode assumir os valores lgicos verdadeiro ou falso. J na linguagem escrita entre seres humanos poderamos ter a seguinte frase: A AFIRMAO BRASILIA A CAPITAL DO BRASIL VERDADEIRA. Esta frase pode ser considerada uma informao e neste sentido seria uma declarao. Quando uma sentena atua como PREMISSA ou PARMETRO ela assumida como VERDADEIRA.
Jos dos Santos Moreira
5

Raciocnio lgico

Mas essa mesma frase pode ser considerada uma proposio bivalente do ponto de vista lgico. ( porque poderia ocorrer que a afirmao entre aspas no fosse verdadeira do ponto de vista do conhecimento ) Portanto, devemos ter muito cuidado com o SENTIDO das sentenas. Em nossa opinio temerrio o procedimento das bancas de concursos de simplesmente dar uma frase e perguntar se ela ou no uma proposio no sentido bivalente ! At mesmo uma frase interrogativa poderia ter sentido afirmativo. Compartilho o comentrio feito no livro Introduo lgica ( editora UNIJUI-2000, sob coordenao de Vnia Dutra de Azevedo e tendo como autores Amrico R.Piovesan, Carlos Augusto Sartori, Mauri Hartmann e Paulo Cezar Tiellet ). Dizem os autores na pgina 16: Convm notar que, por recursos retricos, certas formas de discurso so usadas com funes diferentes daquelas que normalmente so destinadas. Uma sentena interrogativa, cuja funo fazer uma pergunta, pode ser usada para fazer uma afirmao; uma sentena declarativa pode ser usada para dar uma ordem, e assim por diante. Ser que voc no est enganado? uma sentena interrogativa, mas pode ser usada no lugar de voc est enganado. Neste exemplo dado pelo referido livro, a pergunta mero eufemismo. Assim, alm de ser importante saber o contexto em que so apresentadas as sentenas. Tambm importante conhecer o seu sentido. Ou seja , a semntica possui um papel relevante nesse tipo de estudo.

EXEMPLO 4 O general Emlio Garrastazu Mdici o novo presidente do Brasil. Tal como aconteceu no contexto histrico, esta sentena tinha o sentido de uma frase IMPERATIVA.

EXEMPLO 5 Um computador no saber dizer se 1 + 1 = 10 verdadeiro ou falso se no houver uma PREMISSA que diga se o sistema Binrio ou Decimal. Mas, partindo da premissa de que o contexto o sistema binrio ento poder ser julgado que a proposio verdadeira. Mas observe que a frase o contexto o sistema binrio no ser objeto de julgamento. uma DECLARAO de carter informativo.

Assim, frases como A expresso x + y positiva poderiam ser interpretadas como uma informao declarativa. No entanto essa frase , por essa razo , seria monovalente e portanto no poderia ser chamada de proposio ( no sentido bivalente ).

Jos dos Santos Moreira

Raciocnio lgico

EXEMPLO 6

O nmero DOIS o nico nmero PAR que PRIMO. Como j vimos, a frase acima tanto pode ser uma proposio ( bivalente e passvel de julgamento) como pode ser uma informao ou declarao ( no sentido monovalente ).

Agora analisemos a seguinte frase: A raiz quadrada de um nmero positivo um nmero positivo. Do ponto de vista do conhecimento matemtico e no contexto dos nmeros reais , considerando a frase acima como uma proposio do ponto de vista lgico ( e portanto bivalente ) ento seu valor lgico ser falso. ( Pois a raiz quadrada de NOVE + 3 ou -3 ) Mas observe a seguinte proposio condicional: Se a raiz quadrada do nmero positivo nove um nmero positivo, ento essa raiz o nmero positivo trs Observe que o antecedente ( A raiz quadrada do nmero positivo nove um nmero positivo ) da proposio condicional uma sentena declarativa e neste caso no pode ser julgada, pois no bivalente. Ela funciona como premissa. Mas a afirmao condicional como um TODO ser considerada uma proposio e no contexto da matemtica ser julgada como uma proposio verdadeira.

EXERCCIOS
IDENTIFIQUE AS PROPOSIES E JUSTIFIQUE 1. Hoje domingo. 2. Fecha a porta. 3. Onde est a caneta? 4. Esta frase falsa. 5. Ontem vi a cadela da minha sogra. 6. Que maravilha. 7. O Brasil fica na Europa. 8. 2 + 2 = 5 9. O pinto do vizinho amarelinho. 10. Maria alta.

Jos dos Santos Moreira

Raciocnio lgico

SENTENAS ABERTAS
Possuem variveis livres. So apenas estruturas frasais que precisam ter o sentido semntico definido para que possam ter um significado .

EXEMPLO 1 X cantor Quando substitumos X por uma constante obtemos uma proposio. Da forma que est uma sentena aberta. Pois ela , independente do contexto, no bivalente. Uma vez que o valor lgico depende do que X significa. Portanto uma FUNO da varivel sujeito.

EXEMPLO 2 Paris a capital do pas P Quando substitumos P pelo nome de um pas, a sentena aberta torna-se uma proposio.

Ateno: No confundir sentenas abertas com sentenas declarativas ou informativas ( premissas ). EXEMPLO 3 No contexto da matemtica, afirma-se: P1. X um nmero par. P2, X um nmero primo Concluso: X o nmero dois Neste caso, as frases atuam como premissas e , alm disso, X no uma varivel livre.

EXEMPLO 4 Se X um nmero par, ento X um nmero Real . O antecedente funciona como premissa e a varivel X no livre. Portanto isso no uma sentena aberta. Por isso nem sempre a presena de variveis determinam que a sentena seja aberta. Mais adiante comentamos este assunto em relao aos concursos pblicos.

Jos dos Santos Moreira

Raciocnio lgico

EXEMPLO 5 Se ele gacho ento ele brasileiro . Na verdade este um caso que atrapalhou muito a lgica clssica. Pois uma maneira de dizer que todo gacho brasileiro atravs de uma proposio condicional associada.

No entanto , nosso objetivo mostrar que muitas vezes o sujeito irrelevante pois o que est sendo analisado a qualidade ou o predicado. Na verdade, neste caso a varivel sujeito livre mas irrelevante. Isto equivaleria na lgica de 1 ordem , a dizer Para qualquer X usando quantificadores.

EXEMPLO 6 x + 2=5 uma sentena aberta.

Quando substitumos x por uma constante ela se torna uma proposio.

Mas podemos pensar tambm que a expresso dada uma frase interrogativa. Qual o nmero que somado com dois igual a cinco ? Ou ainda uma frase imperativa: Determine o nmero que somado com dois igual a cinco .

Por isso esta expresso no considerada uma proposio do ponto de vista lgico.

Mas j apareceram em concursos frases do tipo Se x = 3 ento x + 2 = 5 E nestes casos as bancas consideraram o conseqente como uma proposio e no como uma sentena aberta. Alis, toda a afirmao condicional foi considerada proposio. Na verdade o antecedente est atuando como premissa e isso faz com que a varivel x no seja livre. Ou seja, x no uma varivel : x IGUAL A trs! ( imperativa )

Jos dos Santos Moreira

Raciocnio lgico

PROPOSIO

FUNCIONAL

Quando uma sentena aberta considerada uma funo em um certo domnio ( contexto ), ela passa a ser uma funo proposicional. Assim P(x) x + 2 = 5 uma funo proposicional em N. E uma funo porque dependendo do valor de x, a proposio ser verdadeira ou falsa. Ou seja, a funo proposicional torna-se uma proposio (bivalente ) quando atribumos valores s variveis. Tal proposio recebe o nome de proposio funcional. OBS: A banca CESPE j apresentou em provas proposio funcional como sinnimo de sentena aberta.

LGICA DE PRIMEIRA ORDEM


tambm chamada lgica dos predicados porque o predicado uma funo de um certo domnio para os valores booleanos ( 0 ou 1 , que equivale a V ou F ). Assim, Paris a capital do pas P uma sentena aberta. Mas ( P ) ( P universo dos pases do planeta terra )/ Paris a capital de P. Existe um pas P pertencente ao domnio universo dos pases do planeta terra tal que Paris a capital do pas P.

A lgica de primeira ordem aquela que com auxilio de QUANTIFICADORES uma sentena aberta torna-se uma proposio.

Jos dos Santos Moreira

10

Raciocnio lgico

PROPOSIO E SENTENA ABERTA NO CONTEXTO DOS CONCURSOS PBLICOS


Para as bancas de concursos pblicos, geralmente basta ter uma varivel para ser considerado uma sentena aberta e no uma proposio.

Assim, frases como: A expresso x + y positiva no considerada uma proposio ( Banca CESPE )

Por outro lado, se tivssemos: x + y > 0 no restaria nenhuma dvida de que de fato uma sentena aberta.

A expresso x + y um nmero inteiro 5 Opinio semelhante tem a CESGRANRIO.

no proposio, segundo a FCC .

Paulo alto considerada uma proposio pelas principais bancas de concursos. Mas Ele alto no considerada uma proposio pelas mesmas bancas. vaga ou seja uma sentena aberta.

x + y > 40

uma sentena aberta.

A idade de Maria somada com a idade de Ana maior que 40 anos considerada uma proposio.

Jos dos Santos Moreira

11

Raciocnio lgico

No entanto, a banca CESPE j colocou a seguinte questo: Considere as seguintes proposies. ( o destaque nosso ) . ( 7 + 3 = 10 ) (5 12 = 7 ) . A palavra crime disslaba . Se lmpada uma palavra trisslaba, ento lmpada tem acentuao grfica . ( 8 4 = 4 ) ( 10 + 3 = 13 ) . Se x = 4 ento x + 3 < 6 Entre essas proposies, h exatamente duas com interpretao F.

Observe a ltima afirmao: Ela uma proposio condicional. A proposio condicional uma proposio composta por duas proposies simples. A primeira proposio chamada antecedente e a segunda proposio chamada conseqente.

No entanto essa condicional foi considerada pela banca CESPE uma proposio ( no caso uma proposio composta ). E por que? Porque a varivel x no livre. O antecedente funciona como premissa ( monovalente ) e com isto o consequente no mais uma sentena aberta porque foi declarado um valor para x. A banca CESPE est considerando a expresso x + 3 < 6 (conseqente) uma PROPOSIO ! Por isso dizemos que a definio do CONTEXTO fundamental! Mas ateno: Se a prpria banca Cespe colocar a expresso x + 3 < 6 sozinha, dir que ela no uma proposio e sim uma sentena aberta.

Por essas razes que dissemos anteriormente que no achamos interessante esse tipo de questo que as bancas costumam fazer perguntando de forma isolada se uma afirmao ou no uma proposio. Mas, por ora, esta a realidade.

Especificamente no caso do exemplo dado, a banca apresentou no gabarito que a afirmao Entre essas proposies, h exatamente duas com interpretao F estava ERRADA. E a razo de estar errado a seguinte: A primeira proposio e a ltima esto erradas do ponto de vista matemtico. E a terceira est errada do ponto de vista do portugus ( todas as proparoxtonas so acentuadas e no todas as trisslabas ).

Jos dos Santos Moreira

12

Raciocnio lgico

Outro tipo de afirmao que merece considerao a expresso Hoje segunda-feira Ela considerada proposio pelas bancas de concursos. Mas existem publicaes na internet ( material de estudo de algumas universidades , inclusive de fora do Brasil ) que alegam que no seria porque o hoje relativo para efeitos de julgamento. Evidentemente, do ponto de vista lgico essa frase bivalente. Ou essa afirmao verdadeira ou essa afirmao falsa , mas no ambas. Alm disso, quem faz essa afirmao o faz dentro de um contexto claro e inequvoco ( o hoje o prprio dia que est sendo feita a afirmao . Portanto no uma varivel e sim um dia nico e bem definido.) Mas se ns no sabemos quando foi dita essa frase outro problema. um problema epistemolgico que ns temos e nada mais.

O mesmo ocorre com a expresso Amanh chover As bancas consideram uma proposio. Mas existem trabalhos isolados na internet que afirmam que no uma proposio por uma srie de alegaes. ( Uns dizem que dependem da varivel tempo, outros dizem que vaga). Mas o importante que o candidato a concursos pblicos saibam que as principais bancas nem questionam esses argumentos e consideram a frase acima como uma proposio ( no sentido bivalente ).

Como j vimos, uma PROPOSIO no precisa ser julgada. Basta que s possa assumir os valores V ou F.

EXERCCIOS
JULGUE SE PROPOSIO E JUSTIFIQUE: 1. Paulo alto. 2. Ele foi o melhor jogador da copa. 3. x > y 4. Rossana mais velha que Marcela? 5. Mrio pintor 6. x + 2 = 5 7. 3 + 4 = 9 8. um pssimo livro de geografia 9. Se x um nmero primo ento x um nmero real 10. x um nmero primo. GABARITO 1.proposio 2. vaga ou sentena aberta 3.sentena aberta 4. interrogativa 5. proposio 6. sentena aberta 7. proposio 8. proposio 9. proposio ( varivel no livre ) 10. sentena aberta ou imperativa

Jos dos Santos Moreira

13

Raciocnio lgico

e) II uma sentena aberta 4. Das cinco frases abaixo, quatro delas tm uma mesma caracterstica lgica em comum, enquanto uma delas no tem essa caracterstica. I Que belo dia! II Um excelente livro de raciocnio lgico. III O jogo terminou empatado? IV Existe vida em outros planetas do universo. V Escreva uma poesia. A frase que no possui essa caracterstica comum a a) I b) II c) III d) IV e) V 5. CESPE (Adaptado) JULGUE COM CERTO OU ERRADO: Das cinco (5) afirmaes abaixo, trs delas so proposies. I Mariana mora em Pima. II Em Vila Velha, visite o Convento da Penha. III A expresso algbrica x + y positiva. IV Se Joana economista, ento ela no entende de polticas pblicas. V A SEGER oferece 220 vagas em concurso pblico.

1. Julgue se a afirmao a seguir CERTA ou ERRADA. H duas proposies no seguinte conjunto de sentenas: I O BB foi criado em 1980. II Faa seu trabalho corretamente. III Manuela tem mais de 40 anos de idade.

2. Julgue com CERTO ou ERRADO: Na lista de frases apresentadas a seguir, h exatamente trs proposies. a frase dentro destas aspas uma mentira A expresso x + y positiva +3=7 O valor de Pel marcou dez gols para a seleo brasileira. O que isto?

3. Agente Fiscal de Rendas Nvel I / SP 2006 FCC Considere as seguintes frases: I Ele foi o melhor jogador do mundo em 2005. II (x + y) / 5 um nmero inteiro III Joo da Silva foi o Secretrio da Fazenda do Estado de So Paulo em 2000. verdade que APENAS a) I e II so sentenas abertas b) I e III so sentenas abertas c) II e III so sentenas abertas d) I uma sentena aberta

GABARITO
1. certa 2. errada 3.A 4.D 5. certa

Jos dos Santos Moreira

14

Raciocnio lgico

TABELAS VERDADE
NMEROS DE LINHAS DE UMA TABELA VERDADE
EXEMPLOS: 1 Proposies P V F 2 proposies p V V F F q V F V F 3 proposies p V V V q V V F r V F V n proposies

NEGAO DE UMA PROPOSIO SIMPLES


Negar uma proposio equivale a dizer que ela no verdadeira, ou seja, que ela falsa
Afirmao O Santos Ganhou Hoje domingo O Universo possui 9 planetas Hoje no sbado O quadro branco A metade das pessoas desta sala so idiotas Todo brasileiro joga futebol
NO CONFUNDIR NEGAO COM ANTNIMO OU CONTRRIO

Negao

NEGAO DA NEGAO DE UMA PROPOSIO


~(~p) p

Jos dos Santos Moreira

15

Raciocnio lgico

PROPOSIES CATEGRICAS

CONCLUSES 1- Duas proposies universais contrrias no podem ser verdadeiras ao mesmo tempo, mas podem ser falsas ao mesmo tempo. 2 Duas proposies particulares subcontrrias podem ser verdadeiras ao mesmo tempo, mas no podem ser falsas ao mesmo tempo. 3 Se uma proposio universal verdadeira, a sua correspondente subalterna tambm verdadeira. 4 Se uma proposio universal falsa, ento s podemos afirmar que a sua Contraditria Verdadeira.

Jos dos Santos Moreira

16

Raciocnio lgico 6. (CESPE- MPE/TO ) A negao da proposio algum promotor de justia do MPE/TO tem 30 anos ou mais nem todo promotor de justia do MPE/TO tem 30 anos ou mais. Julgue a afirmao acima com Certo ou Errado: 7. (CESPE-MPE / AM 2008) Julgue com Certo ou Errado: Se a afirmativa todos os beija-flores voam rapidamente for considerada falsa, ento a afirmativa algum beija-flor no voa rapidamente tem de ser considerada verdadeira. 8. (CESPE-TRT5 / 2008) Julgue com Certo ou Errado: Considerando que P seja a proposio Todo jogador de futebol ser craque algum dia, ento a proposio P corretamente enunciada como Nenhum jogador de futebol ser craque sempre. 9. (FJG) Considere que S seja a sentena: todo poltico filiado a algum partido. A sentena equivalente negao da sentena S acima : a) nenhum poltico filiado a algum partido b) nenhum poltico no filiado a qualquer partido c) pelo menos um poltico filiado a algum partido d) pelo menos um poltico no filiado a qualquer partido

1. (Carlos Chagas) Em um trecho da msica SAMPA, Caetano Veloso se refere cidade de So Paulo dizendo que ela o avesso, do avesso, do avesso, do avesso. Admitindo que uma cidade represente algo bom, e que seu avesso representa algo ruim, do ponto de vista lgico, o trecho da msica de Caetano Veloso afirma que So Paulo uma cidade: a) Equivalente ao seu avesso b) Similar a seu avesso. c) Ruim e boa. d) Ruim e) Boa

2. (CESGRANRIO) A negao de Joo sempre vai de carro para o trabalho : a) Joo sempre vai a p para o trabalho b) Joo nunca vai de carro para o trabalho c) Joo, s vezes, no vai de carro para o trabalho d) Joo, s vezes, vai a p para o trabalho e) Joo nunca vai a p para o trabalho

3. A negao de Todos os homens so bons motoristas : a) Todas as mulheres so boas motoristas. b) Algumas mulheres so boas motoristas. c) Nenhum homem bom motorista. d) Todos os homens so maus motoristas. e) Ao menos um homem mau motorista.

GABARITO
4. A negao de Vadinho sempre bebe vinho no almoo : a) Vadinho nunca bebe vinho no almoo. b) Vadinho, s vezes, bebe gua no almoo. c) Pelo menos uma vez, Vadinho bebeu gua no almoo. d) s vezes, Vadinho no bebe vinho no almoo e) Alguma vez, Vadinho no bebeu vinho no almoo. 5. (REFAP/CESGRANRIO) A negao de todos os nmeros inteiros so positivos : a) nenhum nmero inteiro positivo. b) nenhum nmero inteiro negativo. c) todos os nmeros inteiros so negativos. d) todos os nmeros inteiros no so positivos. e) alguns nmeros inteiros no so positivos. 1-E 2 - Negar equivale a dizer que a afirmao NO VERDADEIRA. Se sabemos que a afirmao FALSA somente podemos concluir que PELO MENOS UMA VEZ, JOO NO FOI DE CARRO AO TRABALHO 3 - Ao menos um homem no BOM MOTORISTA. (no ser bom, no significa que seja mau). 4-E 5 - E (Algum nmero inteiro no positivo) 6 - Errada 7 - Certa 8 Errada 9- D

Jos dos Santos Moreira

17

Raciocnio lgico

CONECTIVOS
Denominam-se CONECTIVOS a certas palavras ou frases que em lgica so utilizadas para formar PROPOSIES COMPOSTAS.
CONECTIVO SMBOLO PROPOSIO COMPOSTA

Conjuno E Disjuno Inclusiva OU Disjuno Exclusiva Condicional Se... Ento... Bicondicional se, e somente se,

pq pq pq p q

p q

PROPOSIES COMPOSTAS
2 + 2 = 4 ou 2 . 3 = 5 V ou F?

2+2=4 e2.3=5

V ou F?

PROPOSIO COMPOSTA PELA CONJUNO E


Smbolo pq L-se: P E Q

Uma afirmao atravs da proposio composta pq assume que AMBAS AS PROPOSIES SIMPLES p e q so verdadeiras. Se, pelo menos, uma das proposies simples (p ou q) for FALSA, TODA A PROPOSIO COMPOSTA SER FALSA. EXEMPLO: Para fazer o concurso o candidato deve ser ECONOMISTA E ADVOGADO. AS DUAS CONDIES DEVEM SER ATENDIDAS ESQUEMATICAMENTE ADVOGADOS ECONOMISTAS

AB
Jos dos Santos Moreira
18

Raciocnio lgico

TABELA VERDADE p V V F F q V F V F pq V F F F

UMA PROPOSIO COMPOSTA pq S VERDADEIRA QUANDO AMBAS FOREM VERDADEIRAS. NOS DEMAIS CASOS, FALSA.

Considere a frase MRIO MDICO E DANTE DENTISTA Se esta frase apresentada ela deve ser, em princpio, considerada VERDADEIRA. Para ela ser FALSA a banca deve informar que falsa ou pedir que seja feita uma verificao EPISTEMOLGICA. Mas do ponto de vista LGICO, se recebermos essa informao porque MRIO MDICO (com certeza) e alm disso DANTE DENTISTA (com certeza).

NEGAO Mrio no mdico OU Dante no dentista


Lembre-se que para NEGAR uma proposio, a banca poder usar as seguintes frases: 1 - Negue a proposio 2 - A proposio dada falsa. 3 Ora, a proposio dada NO VERDADEIRA. 4 Ou ainda: No verdade que...

No caso, para a afirmao Mrio mdico e Dante dentista ser falsa basta que Mrio no seja mdico ou que Dante no seja dentista ou ambas. (Ou seja, as 3 hipteses F da tabela verdade) Eu no posso negar dizendo que Mrio no mdico e Dante no Dentista porque eu estaria assumindo UMA das TRS hipteses possveis da proposio ser FALSA. Na verdade, NEGAR significa SABER QUE FALSA. MAS NO PODEMOS, a priori, GARANTIR POR QUE MOTIVO ELA FALSA.
19

Jos dos Santos Moreira

Raciocnio lgico

Exerccios 1. A negao de O gato mia e o rato chia : a) O gato no mia e o rato no chia. b) O gato mia ou o rato chia. c) O gato no mia ou o rato no chia. d) O gato e o rato no miam nem chiam. e) O gato chia e o rato mia. 2. A negao de Hoje segunda-feira e amanh no chover : a) Hoje segunda-feira e amanh chover. b) Hoje no segunda-feira ou amanh chover. c) Hoje no segunda-feira, ento amanh chover. d) Hoje no segunda-feira nem amanh chover. e) Hoje segunda-feira ou amanh no chover. 3. Dizer que no verdade que Pedro pobre e Alberto alto, logicamente equivalente a dizer que verdade que: a) Pedro no pobre ou Alberto no alto. b) Pedro no pobre e Alberto no alto. c) Pedro pobre ou Alberto no alto. d) Se Pedro no pobre, ento Alberto alto. e) Se Pedro no pobre, ento Alberto no alto.

GABARITO 1C 2B 3A

Jos dos Santos Moreira

20

Raciocnio lgico

DISJUNO EXCLUSIVA
Inicialmente devemos destacar a existncia de dois tipos de OU. Existe o OU INCLUSIVO (smbolo ) E o OU EXCLUSIVO (smbolo ) pq

OU EXCLUSIVO

OU p, OU q MAS NO AMBOS

EXEMPLO 1 Joo gacho ou alagoano. Esquematicamente so conjuntos disjuntos

RS

AL

EXEMPLO 2: A lmpada est acesa ou apagada. Tabela Verdade Acesa p V V F F Apagada q V F V F pq F V V F Justificativa Impossvel Possvel Possvel impossvel

O OU EXCLUSIVO deve ser reconhecido pelo contexto. De no ser assim, deve ser informado OU A, OU B, MAS NO AMBOS Alguns autores alegam que basta dizer OU A OU B para ser Exclusivo. Mas isso no aceito por muitas bancas.
Jos dos Santos Moreira
21

Raciocnio lgico

EXEMPLO: (UnB/CESPE SEGER Caderno F Cargo 5: Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental. Aplicao21/10/2007 Proposies so afirmaes que podem ser julgadas como verdadeira (V) ou falsa ( F ), mas no ambos. Proposies simples so denotadas, por exemplo, pelas letras iniciais maisculas do alfabeto: A,B,C etc. A partir das proposies simples, so construdas proposies compostas, simbolizadas pelas formas A B, que lida como A e B, e que V quando A e B so V, caso contrrio F; A B, que lida como ou A ou B, e que F quando A e B so F, caso contrrio V; A B, que lida como se A ento B, e que F quando A V e B F, caso contrrio V; e ainda A, que lida como no A, que V; se A F e F se A V. Parnteses podem ser usados para delimitar as proposies. As letras maisculas P, Q , R sero usadas para representar proposies compostas quaisquer.

Por outro lado, h bancas que entendem que ou A, ou B j identifica o OU EXCLUSIVO. Portanto: CUIDADO!

EXERCCIO:
(CESPE/SEGER) Os smbolos que conectam duas proposies so denominados conectivos. Considere a proposio definida simbolicamente por A B que F quando A e B so ambos V ou ambos F, caso contrrio V. o conectivo denominado ou exclusivo porque V se, e somente se, A e B possurem valoraes distintas. Com base nessas informaes e no texto II, julgue os itens que se seguem. 19 Considerando que A e B sejam proposies, ento a proposio A B possui os mesmos valores lgicos que a proposio (A B) (A B).

A B AB V V V F F V F F

~(A B)

~(A B)(A B)

Comparar com a tabela do ou exclusivo

EQUIVALNCIAS DA DISJUNO EXCLUSIVA A

( A B ) ( A B )
22

Jos dos Santos Moreira

Raciocnio lgico

DISJUNO INCLUSIVA

A OU B (ou ambos)

Smbolo p q
EXEMPLO: S pode fazer o concurso quem for Agrnomo OU Veterinrio Esquematicamente

VETERINRIO AGRNOMO

AUB Basta que pelo menos uma das condies seja atendida.
Tabela verdade p V V F F q V F V F pq V V V F A disjuno inclusiva s FALSA quando AMBAS SO FALSAS

Considere a frase:

Pedro pintor OU Carlos cantor

O que podemos concluir? Podemos dizer que Pedro pintor? Julgue as Afirmaes a) Carlos cantor b) Carlos no cantor c) Pedro pode ser pintor d) Pedro cantor e) Pedro deve ser pintor f) Pedro pode ser cantor g) Carlos pode no ser cantor
Jos dos Santos Moreira
23

GABARITO A) F B) F C) V D) F E) F F) V G) V

Raciocnio lgico

Uma proposio composta pelo conectivo OU s permite concluir que Pelo menos uma das proposies verdadeira

DUAS verdadeiras Pode haver somente UMA verdadeira

No caso da frase dada, JAMAIS saberemos se Pedro pintor (realmente) ou se Carlos cantor (de fato), ou AMBAS so verdadeiras. Mas a banca pode dar uma SEGUNDA FRASE que chamaremos de DICA ou BIZU. Quente A dica pode ser Ou Sacana

DICA QUENTE Na proposio Pedro pintor OU Carlos cantor apresentada outra afirmao. Ora, Pedro no pintor Logo: Veja:

Pedro pintor

OU

Carlos cantor

Com a DICA QUENTE, temos CERTEZA que Carlos Cantor. DICA QUENTE AQUELA QUE ELIMINA UMA DAS PROPOSIES. ENTO A QUE SOBROU A CONCLUSO VERDADEIRA!

DICA SACANA Na proposio Pedro pintor OU Carlos cantor segue Ora, Pedro Pintor. Logo Observe que a dica sacana aquela que repete uma das proposies j dadas. Ora, neste caso NADA PODEMOS CONCLUIR! Por isso que a dica sacana. Porque embora saibamos que Pedro pintor, Carlos poder ser cantor ou no. Porque pode haver somente UMA PROPOSIO VERDADEIRA mas tambm pode ser que existam DUAS VERDADEIRAS. Logo: SEI L!

Jos dos Santos Moreira

24

Raciocnio lgico

Exerccios
1. O sapo pula ou o galo no canta. Ora, o sapo no pula. Logo: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Dica: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

2. O sapo pula ou o galo no canta. Ora, o galo canta. Logo: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Dica: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

3. O sapo pula ou o galo no canta. Ora, o sapo pula. Logo: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Dica: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

4. o sapo pula ou o galo no canta. Ora, o galo no canta.


Logo: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Dica: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Jos dos Santos Moreira

25

Raciocnio lgico

5. A GRAMA PRETA OU O CU VERMELHO. Com base na frase dada, julgue com CERTO ou ERRADO, as AFIRMAES ABAIXO: a) A grama preta. b) A grama pode ser preta. c) A grama deve ser preta. d) O cu vermelho e) A grama pode no ser preta f) O cu pode no ser vermelho g) O cu deve ser vermelho h) O cu pode ser vermelho i) Se o cu no vermelho, ento a grama preta. j) Se a grama preta ento o cu vermelho. k) Se a grama preta ento o cu no vermelho l) Se a grama no preta ento o cu no vermelho. m) Se a grama no preta, ento o cu vermelho. n) Se o cu no vermelho, ento a grama no preta. o) Se o cu vermelho, ento a grama preta. p) Se a grama preta, ento o cu pode ser preto. q) Se a grama no preta, ento o cu pode no ser vermelho. r) Se a grama no preta, ento o cu deve ser vermelho.

GABARITO
1) o galo canta ( dica quente ) 2) o sapo pula ( dica quente) 3) sei l ( dica sacana) 4) sei l ( dica sacana) 5) A) ERRADA B) CERTA C) ERRADA D) ERRADA E) CERTA F) CERTA G) ERRADA H) CERTA I) CERTA J) ERRADA K) ERRADA L)ERRADA M)CERTA N)ERRADA O)ERRADA P)CERTA Q)ERRADA R) CERTA

Jos dos Santos Moreira

26

Raciocnio lgico

1. Jair est machucado ou no quer jogar. Mas Jair que jogar. Logo, a) Jair no est machucado nem quer jogar. b) Jair no quer jogar nem est machucado. c) Jair no est machucado e quer jogar. d) Jair est machucado e no quer jogar. e) Jair est machucado e quer jogar.
2. (ESAF) Surfo ou estudo. Fumo ou no surfo. Velejo ou no estudo. Ora, no velejo. Assim: a) Estudo e fumo b) No fumo e surfo. c) No fumo e no surfo. d) Estudo e no fumo. e) fumo e surfo. 3. Pinto ou bordo. Canto ou no pinto. Assobio ou no bordo. Ora, no assobio. Logo: 4. (CESPE) Considere que a proposio Slvia ama Joaquim ou Slvia ama Tadeu seja verdadeira. Ento pode-se garantir que a proposio Slvia ama Tadeu verdadeira. Julgue a afirmao acima com Certo ou Errado: 5. (ANCINE/2009-UFF) Namoro ou estudo. Passeio e no estudo. Acampo ou no estudo. Ocorre que no acampo. Logo: A) Estudo e passeio B) No passeio e namoro C) No acampo e no passeio D) Passeio e namoro E) Estudo e no passeio

GABARITO
1) E 2) E 3) pinto, canto e no bordo 4) Errado 5) D

Jos dos Santos Moreira

27

Raciocnio lgico

AFIRMAES FALSAS
Quando dizemos que uma afirmao falsa haver dois motivos possveis:

1 - a afirmao falsa porque difere daquilo que temos certeza. OU 2 - a afirmao falsa porque no podemos afirmar aquilo que no temos certeza.

Assim, sendo verdadeira a proposio Pedro pintor ou Carlos cantor pode ocorrer o seguinte: 1 - Recebo um dica quente: Pedro no pintor Carlos cantor (Afirmao verdadeira) A partir da, se dissermos Carlos no cantor (Afirmao falsa pois difere daquilo que conclui com certeza).

2 - Recebo uma dica sacana: Pedro pintor Carlos cantor (Falso) A partir da, se dissermos Carlos no cantor (Falso) Mas elas so falsas no porque no ocorrem, e sim porque no temos certeza de qual delas ocorre. Evidentemente que uma delas verdadeira. Mas, com os dados que temos, JAMAIS poderemos AFIRMAR qual delas a VERDADEIRA sob pena de fazermos uma afirmao LEVIANA, ou seja, FALSA. Estaramos cometendo uma FALCIA ou SOFISMA. EXEMPLO: - (ESAF) Dizer que Pedro no pedreiro ou Paulo paulista , do ponto de vista lgico, o mesmo que dizer que: a) se Pedro pedreiro, ento Paulo paulista b) se Paulo paulista, ento Pedro pedreiro c) se Pedro no pedreiro, ento Paulo paulista d) se Pedro pedreiro, ento Paulo no paulista e) se Pedro no pedreiro, ento Paulo no paulista
Jos dos Santos Moreira
28

Raciocnio lgico

NEGAO DA PROPOSIO COMPOSTA P Q

A porteira est aberta ou a balsa est funcionando


Negar essa frase limitar-se a saber que ela no verdadeira. E uma proposio composta pelo conectivo s falsa quando ambas so falsas. Portanto a negao :

A porteira no est aberta E a balsa no est funcionando


EXERCCIOS: 1. Se a frase d ou desce falsa ento a frase verdadeira : a) no d ou no desce b) d mas no desce c) no d e desce d) no d e no desce e) d e desce

2. (Humor) Se verdade que: Nesta cidade s h vadias ou jogadores de futebol. Posso concluir que minha av (que mora nessa cidade)..........................................................

GABARITO 1) D 2) A velha est jogando um bolo

Jos dos Santos Moreira

29

Raciocnio lgico

IMPLICAO LGICA
IMPLICAO LGICA COMO RELAO: simbolizada por => e indica um nexo. Exemplo p q => p
Traduzindo: A proposio composta pq ser verdadeira implica que a proposio simples p tambm verdadeira.

IMPLICAO LGICA COMO PROPOSIO COMPOSTA: do tipo SE

ento

q
conseqente

Antecedente

Simbologia p

A IMPLICAO LGICA como PROPOSIO COMPOSTA pode ser representada por conjuntos. Existe nexo entre as proposies simples que a compe. EXEMPLO: Se Gacho, ento Brasileiro (Ser Gacho implica necessariamente ser Brasileiro)

Conceitos Epistemolgicos: Gacho Nascido no Rio Grande do Sul Brasileiro Nascido no Brasil

TABELA VERDADE construda com auxlio do julgamento POSSVEL?


Ser Gacho Ser Brasileiro Se Gacho ento brasileiro

P
V V F F

q
V F V F

P
V F V V
30

q impossvel ser gacho e no ser brasileiro

Jos dos Santos Moreira

Raciocnio lgico

CONDICIONAL
Se p ento q
(antecedente) (consequente)

Simbologia p

A condicional no apresenta um nexo obrigatrio entre as proposies simples que a compe. EXEMPLO Se eu passar no concurso, ento irei praia

TABELA VERDADE construda com auxlio dos raciocnios cumpriu a promessa? e Descumpriu a promessa? Passou no concurso P V V F F Foi praia q V F V F

p V F V V

q Cumpriu a promessa Passou no concurso e no foi praia (no cumpriu com o prometido) No descumpriu No descumpriu

Observe que a CONDICIONAL construda ANTES da confirmao do EVENTO. Assim posso afirmar: 1 Se chover ento eu guardo o carro 2 Se no chover ento eu coloco as roupas no varal Em princpio, AMBAS SO VERDADEIRAS a no ser que seja informado que so falsas. Mas, o fato de chover ou no chover (confirmao do evento) no torna nenhuma delas falsa.

O QUE TORNA UMA CONDICIONAL FALSA NO CUMPRIR COM O PROMETIDO.

No caso do exemplo, como so excludentes, somente uma das duas promessas ter obrigao de ser cumprida (sob pena do descumprimento tornar a afirmao condicional falsa, ou seja, uma mentira). Mas, a promessa que fica desobrigada de ser cumprida (pela no confirmao do antecedente) pode igualmente ocorrer.

Assim, possvel que o carro seja guardado E que as roupas sejam colocadas no varal.

Jos dos Santos Moreira

31

Raciocnio lgico

A outra hiptese das condicionais serem falsas que seja informado: Ora, Ou, A condicional 1 no verdadeira. A condicional 2 falsa.

LEMBRE-SE! Uma condicional (ou implicao lgica) s falsa quando o antecedente for verdadeiro e o conseqente for falso. Ou seja, quando ocorrer V F nessa ordem na tabela verdade.

DICA

Se

FALSO
Antecedente

ENTO

?
conseqente

A proposio composta ser VERDADEIRA independente do valor lgico do consequente

Jos dos Santos Moreira

32

Raciocnio lgico

1. Sabe-se que a terra redonda e a lua redonda. Com base nisso, julgue com certo ou errado. I Se a terra quadrada ento a lua triangular. II Se a terra redonda ento a lua quadrada. III Se a terra quadrada ento a lua redonda. 2. Sabe-se que Alda alta e Bino no baixo. Julgue com certo ou errado. I Se Alda no alta ento Bino no baixo. II Se Alda alta ento Bino baixo. III Se Alda no alta ento Bino baixo. IV Alda alta ou Bino baixo. V Alda no alta ou Bino no baixo. VI Alda no alta ou Bino baixo. 3. Considere as afirmaes: p uma proposio verdadeira q uma proposio falsa r uma proposio falsa w uma proposio verdadeira Julgue com certo ou errado. a) ( p q ) b) ( p q ) c) ( p q ) d) ( p q ) e) ( p r ) f) ( q r ) w falso r verdadeira (r w) falso (r w) falso (q w ) verdadeira (p q) verdadeira

GABARITO 1) CERTO, ERRADO, CERTO 2) CERTO, ERRADO, CERTO, CERTO, CERTO, ERRADO 3) A- ERRADO C-CERTO F-CERTO B- ERRADO D- ERRADO E-CERTO

Jos dos Santos Moreira

33

Raciocnio lgico

ESTUDO DA CONDICIONAL
Julgue luz da matemtica com v ou F: AFIRMAO: Se um quadrado, ento possui quatro ngulos retos RECPROCA: Se possui quatro ngulos retos ento um quadrado INVERSA: Se no um quadrado ento no possui quatro ngulos retos CONTRAPOSITIVA: Se no possui quatro ngulos retos ento no um quadrado

EXERCCIO AFIRMAO: Se Gacho ento Brasileiro RECPROCA: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ INVERSA: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ CONTRAPOSITIVA: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Julgue com V ou F: A inversa de uma afirmao condicional tambm a contrapositiva da recproca dessa mesma afirmao

Quando dada uma afirmao condicional s podemos concluir a sua CONTRAPOSITIVA.

q
equivalente

~q ~p

Se vaca ento voa Equivale a dizer Se no voa ento no vaca

Jos dos Santos Moreira

34

Raciocnio lgico

1. A proposio Se o Roque bebe vinho ento Andr bebe cerveja equivalente a: a) Roque bebe vinho se, e somente se, Andr bebe cerveja. b) Se Roque no bebe vinho, ento Andr no bebe cerveja. c) Se Andr no bebe cerveja, ento Roque no bebe vinho. d) Se Andr bebe cerveja, ento Roque bebe vinho. e) Se Roque bebe cerveja, ento Andr bebe vinho. 2. Dado Se Joo casa com Maria ento o gato caa o rato, podemos concluir que: a) Joo casa com Maria ento o gato caa o rato. b) Se Joo no casa com Maria ento o gato no caa o rato. c) Se o gato no caa o rato, ento Joo no casa com Maria. d) Se o gato caa o rato, ento, Joo casa com Maria. e) NDA. 3. Se Rodrigo mentiu, ento ele culpado. Logo: a) Se Rodrigo no e culpado, ento ele no mentiu; b) Rodrigo culpado; c) Se Rodrigo no mentiu, ento ele no culpado; d) Rodrigo mentiu; e) Se Rodrigo culpado ento ele mentiu;

4. Se Pedro gosta de pimenta, ento ele falante. Portanto a) Se Pedro no falante, ento ele no gosta de pimenta; b) Se Pedro falante ento ele gosta de pimenta; c) Se Pedro falante ento ele no gosta de pimenta; d) Se Pedro no gosta de pimenta ento ele no falante; e) Se Pedro gosta de pimenta, ento ele no falante; 5. (CESGRANRIO) Considere verdadeira a declarao: Se algum brasileiro, ento no desiste nunca. Com base na declarao, correto concluir que: a) Se algum desiste, ento no brasileiro. b) Se algum no desiste nunca, ento no brasileiro. c) Se algum no desiste nunca, ento no brasileiro. d) Se algum no brasileiro, ento desiste. e) Se algum no brasileiro, ento no desiste nunca. 6. (CESGRANRIO/2007) Considere verdadeira a afirmao Se uma figura plana for um quadrado, ento ser um retngulo. Com base nessa afirmao, correto afirmar que, se uma figura plana: a) no for um quadrado, ento no ser um retngulo b) no for um quadrado, ento ser um retngulo c) no for um retngulo, ento no ser um quadrado d) no for um retngulo, ento ser um quadrado e )for um retngulo, ento ser um quadrado GABARITO 1) C 2) C 3) A

4) A

5) A

6) C

Jos dos Santos Moreira

35

Raciocnio lgico

No confundir INVERSA com NEGAO.


Observe: Na porta de uma sala h um cartaz:

Se mulher ento entra na sala

Voc, homem, entraria na sala? E, se houvesse este outro cartaz?

Se mulher ento entra na sala Se no mulher ento no entra na sala


Voc, homem, entraria na sala? O segundo cartaz entrou em contradio com o primeiro cartaz?

Exerccio A negao da afirmao condicional se estiver chovendo, eu levo o guarda-chuva : a) Se no estiver chovendo eu levo o guarda-chuva; b) No est chovendo e eu levo o guarda-chuva; c) No est chovendo e eu no levo o guarda-chuva; d) Se estiver chovendo eu no levo o guarda-chuva; e) Est chovendo e eu no levo o guarda-chuva;

gabarito E

Jos dos Santos Moreira

36

Raciocnio lgico

NEGAO DA CONDICIONAL
Negar uma condicional no cumprir o prometido.

AFIRMAO

NEGAO

p ~q

Ocorre p e a promessa no cumprida

NEGAO DA NEGAO DA CONDICIONAL


A negao de

p~q
NEGAO

~p v q
NEGAO DA NEGAO

AFIRMAO CONDICIONAL

p ~q
equivale

~p v q ~[~(p q)] ~(p ~q)

equivale a contrapositiva

~q ~p

~(p q)

EQUIVALNCIAS LGICAS

p q
CONDICIONAL

~q ~p
CONTRAPOSITIVA

~(p ~q)

~pvq

NEGAO DA NEGAO

Jos dos Santos Moreira

37

Raciocnio lgico

4. Julgue com Certo ou Errado: A proposio simbolizada por (A B) (B A) possui uma nica valorao F

1.(CESPE/UNB) Uma expresso da forma (A B) uma proposio que tem exatamente as mesmas valoraes V ou F da proposio A B. Certo ou errado?

5. (CESPE) Julgue com Certo ou Errado: Uma proposio da forma (p q) v ( r s) tem exatamente 8 possveis valoraes V ou F. 6. Julgue com Certo ou Errado: Existem exatamente 8 combinaes de valoraes das proposies simples. A, B e C para as quais a proposio composta (A B) ( C) pode ser avaliada, assumindo valorao V ou F.

2.(NCE/UFRJ) Sabendo que o smbolo denota negao e que o smbolo denota o conector lgico ou, a frmula A B , que lida como se A ento B, pode ser escrita como: a) A B b) A B c) A B d) A B e) ( A B )

7.(GEFAZ/MG/2005) A afirmao No verdade que, se Pedro est em Roma, ento Paulo est em Paris logicamente equivalente afirmao: a) verdade que Pedro est em Roma e Paulo est em Paris. b) No verdade que Pedro est em Roma ou Paulo no est em Paris. c) No verdade que Pedro no est em Roma ou Paulo no est em Paris. d) No verdade que Pedro no est em Roma ou Paulo est em Paris. e) verdade que Pedro est em Roma ou Paulo est em Paris.

3.(Agente Fiscal de Rendas FCC) Se p e q so proposies, ento a proposio p ~q equivalente a a) ~(p ~q) b) ~(p q) c) ~q ~p d) ~(q ~p) e) ~(pvq)

A tabela-verdade abaixo refere-se questo 4

A V V F F

B V F V F

A B

B A

(A B) (B A) GABARITO 1) CERTO 2) B 3) B 4) CERTO 5) ERRADO 6) CERTO 7) D


38

Jos dos Santos Moreira

Raciocnio lgico

RESUMO
Vimos que uma condicional existe antes da confirmao do evento que desencadeia posteriormente o cumprimento da promessa. Antecedente Desencadeia Porm este fato ativador do cumprimento da promessa poder ocorrer ou no. Veja: Se chover; eu guardo o carro Se no chover; coloco as roupas no varal evidente que ou chove, ou no chove. Mas, no ambos. Portanto, observe o quadro-resumo; Considerando que a condicional verdadeira. Na condicional conseqente

p
Antecedente
1 2 3 4 Ocorre p No ocorre p ou ocorre (~p) Ocorre q No ocorre q, ou ocorre (~q)

q
conseqente
Com certeza ocorre q q poder ocorrer ou no p pode ter ocorrido ou no Com certeza no ocorre p

EXERCCIO: Se Gacho ento Brasileiro

Est confirmado que Gacho

Est confirmado que no Gacho

Sabe-se que com certeza Brasileiro

Sabe-se com certeza que no Brasileiro

Jos dos Santos Moreira

39

Raciocnio lgico

1. (CESPE) Julgue com certo ou errado. correto o raciocnio dado pela sequncia de proposies seguintes: Se Clia tiver um bom currculo, ento ela conseguir um emprego. Ela conseguiu um emprego. Portanto, Clia tem um bom currculo. 2. (CESPE/BB) Julgue com certo ou errado: Considere que as afirmativas: Se Mara acertou na loteria ento ela ficou rica Mara no acertou na loteria sejam ambas proposies verdadeiras. Podemos garantir que a proposio ela no ficou rica tambm verdadeira. 3. Julgue com certo ou errado: correto o raciocnio lgico dado pela sequncia de proposies seguintes: Se Antnio for bonito ou Maria for alta, ento Jos ser aprovado no concurso. Maria alta. Portanto, Jos ser aprovado no concurso. 4. Se raposo esperto ou galinho no ave ento o boi est na linha. Ora, o boi no est na linha. Portanto A) raposo no esperto e galinho ave B) raposo esperto e galinho no ave C) raposo no esperto e galinho no ave D) raposo esperto e galinho ave E) raposo pode ser esperto 5. Considere a proposio composta p q R R verdadeira. Portanto A) P verdadeira B) Q verdadeira C) P Q verdadeira D) P falsa ou Q falsa E) P pode ser falsa e Q pode ser verdadeira
Jos dos Santos Moreira
40

6. ( ANCINE/2009- UFF ) Ivo cearense ou Andr paulista. Se Vitor mineiro, ento Ivo cearense. Ocorre que Andr no paulista. Logo: A) Ivo no cearense B) Vitor no mineiro C) Andr paulista D) No se pode ter certeza se Ivo cearense E) No se pode ter certeza se Vitor mineiro 7. ( UFF/2009) De acordo com as regras do clculo proposicional e com as equivelncias lgicas, das frases apresentadas abaixo a nica que pode ser considerada uma negao de Se como comida gordurosa, ento passo mal : A) como comida gordurosa e passo mal B) No como comida gordurosa e no passo mal C) Se no como comida gordurosa, no passo mal D) Como comida gordurosa e no passo mal E) Se no passo mal, ento como comida gordurosa 8. ( UFF/2009) Utilizando as propriedades das proposies e tambm as equivalncias lgicas, podemos dizer que, das proposies apresentadas abaixo, a nica que equivalente proposio Se corro bastante ento fico exausto : A) No corro bastante ou fico exausto B) Se no corro bastante, ento no fico exausto C) Se no fico exausto, corro bastante D) Se no corro bastante, fico exausto E) corro bastante e no fico exausto

Raciocnio lgico

9) (ESAF/AFC-96) Se Beto briga com Glria , ento Glria vai ao cinema. Se Glria vai ao cinema, ento Carla fica em casa. Se Carla fica em casa, ento Raul briga com Carla. Ora, Raul no briga com Carla. Logo: a) Carla no fica em casa e Beto no briga com Glria. b) Carla fica em casa e Glria vai ao cinema c) Carla no fica em casa e Glria vai ao cinema d) Glria vai ao cinema e Beto briga com Glria e) Glria no vai ao cinema e Beto briga com Glria

12) (ESAF) Se o jardim no florido, ento o gato mia. Se o jardim florido, ento o passarinho no canta.Ora, o passarinho canta. Logo: a) O jardim florido e o gato mia b) O jardim florido e o gato no mia c) O jardim no florido e o gato mia d) O jardim no florido e o gato no mia e) Se o passarinho canta, ento o gato no mia 13) Se o jardim no florido, ento o gato mia. Se o jardim florido, ento o passarinho no canta. Ora, o passarinho no canta. Logo: a) O jardim florido e o gato no mia b) O jardim florido e o gato mia c) O jardim no florido e o gato mia d) O jardim no florido e o gato no mia e) Sei l. 14) Se o jardim no florido, ento o gato mia. Se o jardim florido, ento o passarinho no canta. Ora, o passarinho no canta e o jardim florido. Portanto, o gato: a) mia b) no mia c) assobia d) canta e) pode cacarejar 15) ( ESAF/AFC-96 ) Se Carlos mais velho do que Pedro, ento Maria e Jlia tm a mesma idade. Se Maria e Jlia tm a mesma idade, ento Joo mais moo do que Pedro. Se Joo mais moo do que Pedro, ento Carlos mais velho do que Maria. Ora, Carlos no mais velho do que Maria. Ento, a) Carlos no mais velho do que Jlia, e Joo mais moo do que Pedro b) Carlos mais velho do que Pedro, e Maria e Jlia tm a mesma idade c) Carlos e Joo so mais moos do que Pedro d) Carlos mais velho do que Pedro, e Joo mais moo do que Pedro e) Carlos no mais velho do que Pedro, e Maria e Jlia no tem a mesma idade GABARITO 1) ERRADO 2) ERRADO 3) CERTO 4) A 5) E 6)E 7) D 8)A 9) A 10) E 11) E 12) C 13) E 14) E 15) E

10) Se o Santos ganha do Milan, o Benfica ganha do Flamengo. Se o Benfica ganha do Flamengo, o Palmeiras no perde para o Barcelona. Se o Palmeiras no perde para o Barcelona, o Cruzeiro empata com o Atltico. Se o Cruzeiro empata com o Atltico, o Grmio joga com o Inter. Ora, o Grmio no joga com o Inter, ento podemos afirmar: a) O Palmeiras empata com o Barcelona b) O Cruzeiro ganha do Atltico e o Palmeiras ganha do Barcelona c) O Atltico ganha do Cruzeiro d) O Palmeiras perde para o Barcelona e o Atltico ganha do Cruzeiro e) O Cruzeiro pode ter ganho do Atltico 11) (ESAF) Jos quer ir ao cinema assistir o filme Fogo contra Fogo. Mas no tem certeza se o mesmo est sendo exibido. Seus amigos Maria, Lus e Jlio tem opinies discordantes sobre se o filme est ou no em cartaz. Se Maria estiver certa ento Jlio est enganado. Se Jlio estiver enganado, ento Lus est enganado. Se Lus estiver enganado , ento o filme no est sendo exibido. Ora, ou o filme Fogo contra Fogo est sendo exibido, ou Jos no ir ao cinema. Verificou-se que Maria est certa. Logo: a) O filme Fogo contra Fogo est sendo exibido b) Luis e Jlio no esto enganados c) Jlio est enganado, mas no Lus d) Lus est enganado mas no Jlio e) Jos no ir ao cinema
Jos dos Santos Moreira
41

Raciocnio lgico

CONDICIONAL E DIAGRAMAS LGICOS


SE GACHO ENTO BRASILEIRO Se A ento B

BR

RS

TODO GACHO BRASILEIRO ALGUM BRASILEIRO GACHO SOMENTE OS BRASILEIROS SO GACHOS SE NO BRASILEIRO ENTO NO GACHO GACHO SOMENTE SE BRASILEIRO

TODO A B Algum B A Somente B A Se ~B ento ~A

A somente se B

1. ( CESGRANRIO ) Considere verdadeira a declarao abaixo. Todo ser humano vaidoso Com base nessa declarao, correto concluir que: a) se vaidoso , ento no humano b) se vaidoso, ento humano c) se no vaidoso, ento no humano d) se no vaidoso, ento humano e) se no humano, ento no vaidoso

2. Considere a declarao SOMENTE OS BANDIDOS SO CORRUPTOS Logo: a) se bandido ento corrupto b) h corruptos que no so bandidos c) se corrupto ento bandido d) se no corrupto ento no bandido e) todo bandido corrupto

3. Somente os mentirosos so demagogos. Portanto: a) todo mentiroso demagogo b)se no mentiroso ento no demagogo c) Existem demagogos que no so mentirosos d) se mentiroso ento demagogo e) Nenhum demagogo mentiroso GABARITO 1) C 2) C 3) B

Jos dos Santos Moreira

42

Raciocnio lgico

CONDIES DE NECESSIDADE E
SE FALO ENTO ESTOU VIVO Falar suficiente para estar vivo. Mas no necessrio falar para estar vivo. Por outro lado Estar vivo necessrio para falar. Mas no suficiente estar vivo para falar.

SUFICINCIA

P
SUFICIENTE

Q
NECESSRIO

SE

P
Suficiente

ENTO

Q
Necessrio

RESUMO
SE MICHELE NO TRABALHA ENTO JLIO NO COME

CONCLUSES 1. Michele no trabalhar condio SUFICIENTE para jlio no comer 2. Jlio no comer condio NECESSRIA para Michele no trabalhar Mas podemos fazer a contrapositiva SE JLIO COME ENTO MICHELE TRABALHA

3. Jlio comer condio SUFICIENTE para Michele trabalhar 4. Michele trabalhar condio NECESSRIA para Jlio comer

Jos dos Santos Moreira

43

Raciocnio lgico

4. (CESPE-MPE/TO2006) Julgue com Certo ou Errado: A proposio P : Ser honesto condio necessria para um cidado ser admitido no servio pblico corretamente simbolizada na forma A B , em que A representa ser honesto e B representa para um cidado ser admitido no servio pblico. 1. (ESAF) Se Marcos no estuda, Joo no passeia. Logo: A)Marcos estudar condio necessria para Joo no passear b) Marcos estudar condio suficiente para Joo passear c)Marcos no estudar condio necessria para Joo no passear d) Marcos no estudar condio suficiente para Joo passear E) Marcos estudar condio necessria para Joo passear 2. Somente os filsofos so bons maridos. Ento: a) todo filsofo bom marido b) ser filsofo condio suficiente para ser bom marido c) se filsofo ento bom marido d) se no bom marido ento no filsofo e) ser bom marido condio suficiente para saber que filsofo 3. SOMENTE QUEM SOFREU SABE PERDOAR. Logo: a) perdoar condio necessria para ter sofrido b) ter sofrido condio suficiente para perdoar c) ter sofrido condio necessria para perdoar d) Todos os que sofreram sabem perdoar e) Nem todos os que perdoam j sofreram 5. (Analista de controle de ordens) O rei ir caa condio necessria para o duque sair do castelo, e condio suficiente para a duquesa ir ao jardim. Por outro lado, o conde encontrar a princesa condio necessria e suficiente para o baro sorrir e condio necessria para a duquesa ir ao jardim. O baro no sorriu, logo: A) A duquesa foi ao jardim e o conde encontrou a princesa. B) Se o duque no saiu do castelo, ento o conde encontrou a princesa. C) O rei foi caa e a duquesa no foi ao jardim. D) O duque saiu do castelo e o rei no foi caa E) O rei no foi a caa e o duque no saiu do castelo 6. (MPU/2004) Sabe-se que Joo estar feliz condio necessria para Maria sorrir e condio suficiente para Daniela abraar Paulo. Sabe-se, tambm, que Daniela abraar Paulo condio necessria e suficiente para Sandra abraar Srgio. Assim, quando Sandra no abraa Srgio, A) Joo esta feliz, e Maria no sorri, e Daniela abraa Paulo. B) Joo no esta feliz, e Maria sorri, e Daniela no abraa Paulo. C) Joo esta feliz, e Maria sorri, e Daniela no abraa Paulo. D) Joo no esta feliz, e Maria no sorri, e Daniela no abraa Paulo. E) Joo no esta feliz, e Maria sorri, e Daniela abraa Paulo.

Jos dos Santos Moreira

44

Raciocnio lgico

7.

A B C D F E

A) Se ocorre A, ento B) Se ocorre B, ento C) Se no ocorre D, ento

8.

F H ABCD G E I

10)(ESAF) Sabe-se que a ocorrncia de B condio necessria para a ocorrncia de C e condio suficiente para a ocorrncia de D. Sabe-se tambm, que a ocorrncia de D condio necessria e suficiente para a ocorrncia de A. Assim quando C ocorre, a) D ocorre e B no ocorre b) D no ocorre ou A ocorre c) B e A ocorrem d) Nem B nem D ocorrem e) B no ocorre ou A no ocorre 11. Se voc se esforar, ento ir vencer. Assim sendo: A) seu esforo condio suficiente para vencer B) seu esforo condio necessria para vencer C) se voc no se esforar, ento no vencer D) voc vencer s se se esforar E) mesmo que se esforce, voc no vencer 12.(CESGRANRIO/2007) Considere verdadeira a proposio Marcela joga vlei ou Rodrigo joga basquete. Para que essa proposio passe a ser falsa: a) suficiente que Marcela deixe de jogar vlei b) suficiente que Rodrigo deixe de jogar basquete c) necessrio que Marcela passe a jogar basquete d) necessrio , mas no suficiente , que Rodrigo deixe de jogar basquete. e) necessrio que Marcela passe a jogar basquete e Rodrigo passe a jogar vlei GABARITO 1) E 2) E 4) E 5) E 7) A) ocorre B, C, D. B) ocorre C, D. C) no ocorre nada

A) No ocorre H, logo B) Ocorre A, logo C) No ocorre C, logo 9. (FCC) O manual de garantia de qualidade de um empresa diz que, se um cliente faz uma reclamao formal, ento aberto um processo interno e o departamento de qualidade acionado. De acordo com essa afirmao, correto concluir que: A) A existncia de uma reclamao formal de um cliente uma condio necessria para que o departamento de qualidade seja acionado. B))A existncia de uma reclamao formal de um cliente uma condio suficiente para que o departamento de qualidade seja acionado. C) A abertura de um processo interno uma condio necessria e suficiente para que o departamento de qualidade seja acionado. D) Se um processo interno foi aberto, ento um cliente fez uma reclamao formal. E) No existindo qualquer reclamao formal feita por um cliente, nenhum processo interno poder ser aberto.

3) C 6) D

8) A) no ocorre B,A,F,G,I,C,E; e D pode ocorrer ou no. B) ocorre B, C, D e H. C) no ocorre E, B, G, I, A, F, mas D e H podero ocorrer ou no. 9) B
Jos dos Santos Moreira
45

10) C

11) D

Raciocnio lgico

BICONDICIONAL
SMBOLO

p q
p SE, E SOMENTE SE q .

ESTRUTURA

Exemplo:

O tringulo eqiltero, se , e somente se, o tringulo possui 3 ngulos congruentes. Isto significa que verdade que: SE O TRINGULO EQUILTERO, ENTO ELE POSSUI 3 NGULOS CONGRUENTES. E SE O TRINGULO POSSUI TRS NGULOS CONGRUENTES ENTO ELE EQUILTERO

SEMPRE QUE A RECIPROCA DE UMA AFIRMAO CONDICIONAL FOR VERDADEIRA ESTAREMOS DIANTE DE UMA BICONDICIONAL.

Assim, se for afirmado que:

Se VACA ento VOA.

E tambm for afirmado que:

Se VOA ento VACA.

Podemos com certeza concluir :

VACA SE, E SOMENTE SE Ou tambm VOA


Jos dos Santos Moreira

VOA

SE, E SOMENTE SE VACA


46

Raciocnio lgico

RESUMO
p p q equivalente a q A B equivalente a B A

p q Equivale a dizer que

p q q p

Uma bi condicional entre duas preposies peq Assim, se dissermos:

A afirmao condicional dessas duas proposies e sua recproca so verdadeiras

vegetal se, e somente se, vermelho se vegetal ento vermelho.

poderemos dizer com certeza que

Se a informao for apenas Se vegetal ento vermelho NO PODEREI AFIRMAR QUE A RECPROCA VERDADEIRA E NEM DIZER: vegetal, se e somente se, vermelho Nesse caso, a nica concluso que poderamos tirar a CONTRAPOSITIVA: Se no vermelho, ento no vegetal

Da frase vegetal, se, e somente se, vermelho Tambm podemos concluir que Se vermelho, ento vegetal
Jos dos Santos Moreira
47

Raciocnio lgico

TABELA-VERDADE P V V F F Q V F V F P Q V F F V
CASAL CMPLICE

p
Condio suficiente e necessria

q
Condio necessria e suficiente

CONCLUSES
Dada uma BICONCIONAL do tipo

VACA, SE E SOMENTE SE, VOA podemos concluir:

1. Se voa, ento vaca. 2. Se vaca ento voa. com suas contrapositivas 3. Se no vaca, ento no voa. 4. Se no voa, ento no vaca. Podemos dizer ainda: Ser vaca NECESSRIO E SUFICIENTE para voar.

Voar

NECESSRIO E SUFICIENTE
48

para ser vaca.

Jos dos Santos Moreira

Raciocnio lgico

E podemos afirmar tambm de forma particular: 1. Voar necessrio para ser vaca 2. Voar suficiente para ser vaca. 3. Ser vaca necessrio para voar. 4. Ser vaca suficiente para voar.

ATENO: COMO REGRA , PODEMOS VIR DO GERAL PARA O PARTICULAR. MAS NO PODEMOS IR DO PARTICULAR PARA O GERAL. Ou seja: Se sabemos que ser vaca necessrio e suficiente para voar podemos afirmar que verdade que ser vaca necessrio para voar. Mas se soubermos apenas que ser vaca necessrio para voar a nica coisa que podemos concluir que voar suficiente para ser vaca. SE VOA suficiente Lembre tambm que: Se vaca, ento voa significa que TODA VACA VOA . ento VACA necessria

VOA

VACA

Se voa ento vaca significa dizer que TUDO QUE VOA VACA

VACA

VOA

Jos dos Santos Moreira

49

Raciocnio lgico

Mas vaca, se e somente se, voa significa que

TODA VACA VOA E TUDO QUE VOA VACA.

VOA

VACA

Jos dos Santos Moreira

50

Raciocnio lgico 3. A cigarra cantar necessrio e suficiente para a formiga trabalhar. Portanto: a) A formiga trabalha se, e somente se, a cigarra no canta. b) Se a formiga trabalha, ento a cigarra no canta. c) Se a cigarra canta ento a formiga no trabalha. d) Se a cigarra no canta ento a formiga no trabalha. e) A cigarra canta se, e somente se, a formiga no trabalha. 4. Se gacho ento anda a cavalo. Se anda a cavalo ento gacho. Portanto FALSO que: a) Ser gacho necessrio o suficiente para andar a cavalo. b) Anda a cavalo se, e somente se, gacho. c) No ser gacho necessrio e suficiente para no andar a cavalo. d) No gacho se, e somente se, no anda a cavalo. e) Anda a cavalo e no gacho. 5. Julgue com CERTO ou ERRADO: Helena vive com Pedro se, e somente se o passarinho canta. Ora, o passarinho no canta. Nesse caso correto afirmar que possvel que Helena viva com Pedro. 6. alagoano se, e somente se, bebe gua de coco. Pedro no bebe gua de coco. Portanto: a) Pedro pode ser alagoano. b) Pedro deve ser alagoano. c) Pedro, com certeza, no alagoano. d) No beber gua de coco no suficiente para no ser alagoano. e) No necessrio beber gua de coco par ser alagoano.

1. Considere as frases: Se vive na gua ento borboleta Se borboleta ento vive na gua. Podemos afirmar: a) borboleta se, e somente se, no vive na gua. b) Vive na gua se, e somente se, no borboleta. c) Ser borboleta necessrio para no viver na gua. d) Ser borboleta necessrio e suficiente para viver na gua. e) Se borboleta ento no vive na gua. 2. Joga futebol se e somente se brasileiro. Logo: a) Pode haver ingleses que jogam futebol. b) Com certeza h jogadores de futebol no brasileiros. c) Pode haver brasileiro que no joga futebol. d) Se joga futebol ento brasileiro. e) Jogar futebol suficiente para ser brasileiro mas no necessrio ser brasileiro para jogar futebol.

Jos dos Santos Moreira

51

Raciocnio lgico 7. Em uma corrida participam 5 atletas. A esse respeito so feitas trs afirmaes: I Paco chega antes de Pico e depois de Tuco. II Paco chega antes de Pepe e Pepe chega antes de Pico se, e somente se, Pico chega depois de Tuco. III Bob no chega junto com Pepe se, e somente se, Paco chega junto com Pico. Assim, podemos concluir: a) Tuco venceu a corrida e Pepe foi o segundo. b) Paco chega junto com Pico. c) Pepe chega junto com Bob e Paco vence a corrida. d) Bob vence a corrida. e) Tuco vence a corrida e Bob chega junto com Pepe. 8. Joga xadrez se, e somente se, sabe matemtica. falso que: a) Se joga xadrez ento sabe matemtica. b) Se sabe matemtica ento joga xadrez. c) Se no joga xadrez ento no sabe matemtica. d) Se no sabe matemtica ento no joga xadrez. e) No necessrio jogar xadrez para saber matemtica. 9. ingls se, e somente se, toma ch. falso que: a) Tomar ch necessrio para ser ingls. b) Ser ingls suficiente para tomar ch. c) Tomar ch suficiente para ser ingls. d) Ser ingls necessrio para tomar ch. e) No suficiente tomar ch para ser ingls. 10. Beber necessrio e suficiente para no dirigir. falso que: a) Se no bebe ento no dirige. b) No beber necessrio e suficiente para dirigir. c) Bebe se, e somente se, no dirige. d) Dirigir suficiente para no beber. e) necessrio no beber para dirigir. 11. ouro se, e somente se, reluz. Ento podemos afirmar: a) Nem tudo que reluz ouro. b) Tudo o que dourado ouro. c) Pode haver algo que reluz e no ouro. d) Tudo o que reluz ouro. e) No necessrio ser ouro para reluzir.

GABARITO 1) D 2) D 3) D 4) E 5) ERRADA 6) C 7) E 8) E 9) E 10 ) A 11) D

Jos dos Santos Moreira

52

Raciocnio lgico

NEGAO DA BICONDICIONAL
BICONDICIONAL

pq

q p (p q) ^ (q p)

Ento, a negao da bicondicional equivale a negar a expresso (p q) (q p). Ora, ~ [ (p q) (q p) ] ( Negao da afirmao condicional e de sua recproca.) Equivale a: (p ~q) (q ~p)

Exemplo: VACA SE, E SOMENTE SE, VOA.

Isto significa que TODA VACA VOA e que TUDO QUE VOA VACA. A negao dessa bicondicional significa dizer que no verdade que toda vaca voa E tudo que voa vaca. Portanto para a bicondicional ser falsa suficiente que

PELO MENOS UMA VACA NO VOE OU que exista PELO MENOS UMA COISA QUE VOE E QUE NO SEJA VACA, ou ainda que ocorram as duas situaes.

NEGAR uma proposio significa informar apenas que a proposio FALSA. O problema que no caso de uma proposio composta ( como a bicondicional) no temos condies de afirmar se ela FALSA porque vaca e no voa OU porque algo voa e no vaca. E Ainda: no podemos afirmar se somente uma dessas situaes ocorre ou se ocorrem as duas situaes ( como vimos no captulo de disjuno inclusiva ).
Jos dos Santos Moreira
53

Raciocnio lgico

Graficamente: SE VACA ENTO VOA. SE VOA ENTO VACA.

Toda vaca voa

Tudo que voa vaca. Logo aquilo que vm voando l longe s poder ser uma vaca.

NEGAO VACA E NO VOA VOA E NO VACA

ou

Existe pelo menos uma vaca que no voa.

H pelo menos uma coisa que voa e que no vaca ou Algo que voa no vaca.

Ao sermos informados que a frase voa se, e somente se, vaca falsa (que equivale a negar a bicondicional). Ento podemos afirmar com certeza que:

H PELO MENOS UMA VACA QUE NO VOA. OU EXISTE PELO MENOS UMA COISA QUE VOA E NO VACA.

Jos dos Santos Moreira

54

Raciocnio lgico

Mas no temos condies de dizer com certeza se apenas uma vaca que no voa ou se algo que voa no vaca ou ainda se ambas situaes ocorrem.

Portanto a negao dessa bi-condicional :

vaca e no voa OU voa e no vaca Ou ainda

Ou vaca, Ou voa, mas no ambas O que significa dizer que

A NEGAO DA BICONDICIONAL EQUIVALE AO OU EXCLUSIVO De fato, veja as tabelas-verdade. BI-CONDICIONAL p q (p q) V V F F V F V F V F F V NEGAO ~(p q) F V V F

p V V F F
Jos dos Santos Moreira

OU EXCLUSIVO q pq V F V F
55

F V V F

Raciocnio lgico

Observe que se os valores lgicos em casa hiptese so iguais, ento as proposies so equivalentes.

PANORAMA GERAL

p q

p q q p

(p q) (q p)

~p ~q p ~q

q ~p

~(p q) (p~q) (q~p)

V V F F

V F V F

V F F V

V F V V

V V F V

V F F V

F F F V V F V V

F V F F

F F V F

F V V F

A tabela verdade da negao da bicondicional e a tabela-verdade da bicondicional possuem em cada hiptese, valores lgicos diferentes.

Isto equivale a dizer que uma negao da outra.

EQUIVALNCIAS LGICAS DA BICONDICIONAL

AFIRMAO BICONDICIONAL

p q (p q) (q p) q p p q q p

NEGAO DA BICONDICIONAL:

(p q) (p ~q) (q ~p) (p q) (p q) (p q) (p q) p q q p

Ateno: A negao de VACA se, e somente se, VOA pode ser tambm:
VACA OU VOA
Jos dos Santos Moreira
56

; E;

NO VACA OU NO VOA

Raciocnio lgico 4. A frase A jurupoca foi para o brejo se, e somente se, Jeremias no estudou falsa. Portanto: a) Se Jeremias no estudou ento a jurupoca foi para o brejo. b) Jeremias no estudou e a jurupoca no foi para o brejo ou a jurupoca foi para o brejo e Jeremias estudou. c) Ou a jurupoca foi para o brejo, ou jeremias estudou mas no ambas situaes. d) Jeremias no estudou e a jurupoca no foi para o brejo. e) A jurupoca foi para o brejo e Jeremias estudou. 5.A negao de Pedro vai ao mdico, se, e somente se, est doente NO : I. Pedro vai ao mdico ou est doente; e; Pedro no vai ao mdico ou no est doente II. Pedro vai ao mdico e no est doente;ou; Pedro est doente e no vai ao mdico III. Ou Pedro vai ao mdico, ou Pedro est doente, mas no ambas IV. Ou Pedro no vai ao mdico ; ou ; Pedro no est doente, mas no ambos V. Pedro no vai ao mdico se, e somente se, no est doente VI. Pedro no vai ao mdico se, e somente se, est doente. VII. Pedro no vai ao mdico se, e somente se, est doente.

1. A negao de Pedro trabalha se, e somente se, est feliz : a) Pedro trabalhar ou est feliz. b) Pedro trabalha e no est feliz. c) Pedro trabalha e no est feliz ou Pedro no trabalha e est feliz. d) Pedro no trabalha e est feliz. e) Pedro trabalha ou no est feliz e Pedro no trabalha ou est feliz. 2. A negao de Ter dinheiro condio necessria e suficiente para ter amor : a) H dinheiro e no h amor. b) H amor e no h dinheiro. c) Ou h dinheiro, ou h amor mas no ambas coisas. d) H dinheiro ou h amor. e) H dinheiro ou no h amor. 3. A frase diamante se, e somente se, azul falsa. Portanto: a) Existe pelo menos um diamante que no azul ou existe algo azul que no diamante. b) Ser azul condio necessria e suficiente para ser diamante. c) Todo diamante azul. d) Se no azul ento no diamante. e) Tudo o que azul diamante.

GABARITO
1) C 2) C 3) A 4) B 5) V

Jos dos Santos Moreira

57

Raciocnio lgico

ANLISE DO SE

SOMENTE SE E SE, E SOMENTE SE

Tomemos o exemplo se gacho, ento brasileiro


Interpretao: BR

Todo gacho brasileiro. Algum brasileiro gacho.

RS

Ser gacho suficiente para ser brasileiro. necessrio ser brasileiro para ser gacho. Gacho, somente se brasileiro. Brasileiro, se gacho.

Todo A B. Algum B A Se A ento B. Se ~B ento ~A. A suficiente para B. B necessrio para A A somente se B B, se A

Jos dos Santos Moreira

58

Raciocnio lgico

CONDICIONAL Se p ento q
pq p somente se q
identifica a condio necessria

Se q ento p
qp q somente se p
suficiente necessria

q, se p
identifica a condio suficiente

p, se q
suficiente

BICONDICIONAL
p q

p q somente se
q p se

p q se, e somente se

Jos dos Santos Moreira

59

Raciocnio lgico

4. retngulo, se quadrado. Julgue com certo ou errado. I. Ser retngulo condio suficiente para quadrado. II. Ser quadrado condio suficiente para retngulo. III. Ser quadrado condio necessria para retngulo. IV. Ser retngulo condio necessria para quadrado. ser ser ser ser

1. O aluno entrar em aula somente se estiver matriculado. Julgue com CERTO ou ERRADO. I. O aluno entrar em aula condio suficiente para estar matriculado. II. O aluno estar matriculado condio necessria para entrar em aula. III. O aluno estar matriculado condio necessria e suficiente para entrar em aula. 2. O aluno entrar em aula se estiver matriculado. Julgue com certo ou errado. I. O aluno entrar em aula condio suficiente para estar matriculado. II. O aluno estar matriculado condio necessria para entrar em aula. III. O aluno estar matriculado condio suficiente para entrar em aula. 3. quadrado somente se retngulo. Julgue com certo ou errado. I. Ser retngulo condio necessria para quadrado. II. Ser retngulo condio suficiente para quadrado. III. Ser quadrado condio necessria para retngulo. IV. Ser quadrado condio suficiente para retngulo. ser ser ser ser

5. (CESPE- Petrobras/ Engenharia de Software). A proposio O piloto vencer a corrida somente se o carro estiver bem preparado. Pode ser corretamente lida como: O carro estar bem preparado condio necessria para que o piloto vena a corrida. Julgue com certo ou errado.

6. A proposio O piloto vencer a corrida se o carro estiver bem preparado. Logo: a) O carro estar bem preparado condio necessria e suficiente para o piloto vencer a corrida. b) O carro estar bem preparado condio necessria para o piloto vencer a corrida. c) No suficiente o piloto vencer a corrida para concluirmos que o carro est bem preparado. d) O carro estar bem preparado suficiente para o piloto vencer a corrida. e) No necessrio vencer a corrida para o carro estar bem preparado.

GABARITO 1) certo certo errado 2) errado errado certo 3) certo errado errado certo 4) errado certo certo errado 5) certo 6) D

Jos dos Santos Moreira

60

Raciocnio lgico

NEGAO DA NEGAO DA BICONDICIONAL


BICONDICIONAL p q <=> (p q) (q p) (p ~q) (q ~p)

NEGAO DA BICONDICIONAL

NEGAO DA NEGAO DA BICONDICIONAL Equivale a afirmao (~p q) (~q p)

Exemplo: A frase O tringulo eqiltero se, e somente se, possui trs ngulos congruentes. equivalente a No tringulo eqiltero ou possui trs ngulos congruentes E no possui 3 ngulos congruentes ou tringulo eqiltero.

MAS LEMBRE QUE SE (A B) VERDADE PORQUE: ( A B) tambm verdade. A verdade. B verdade.

vaca se, e somente se voa. equivalente a No vaca ou voa E no voa ou vaca. Confirmao atravs da tabela-verdade p V V F F q V F V F p q V F F V ~p F F V V ~q F V F V ~p q ~q p V F V V V V F V (~p q) ( ~q p) V F F V

Jos dos Santos Moreira

61

Raciocnio lgico

EXEMPLO 1 Dada a frase: Joo abraa Ana se, e somente se, Joo est feliz. falso que: a) Joo estar feliz suficiente para ele abraar Ana. b) necessrio que Joo abrace Ana para estar feliz. c) Joo no abraa Ana ou est feliz, e, Joo no est feliz ou abraa Ana. d) Joo abraa Ana e no est feliz. e) Se Joo no est feliz ento Joo no abraa Ana. Lembre que: NEGAR UMA PROPOSIO SIGNIFICA DIZER QUE ELA NO VERDADEIRA, OU SEJA, QUE ELA FALSA. MAS QUANDO UMA PROPOSIO VERDADEIRA TUDO O QUE NO ESTIVER DE ACORDO COM ESSA AFIRMAO SER CONSIDERADO FALSO.

Por isso, no teste proposto a resposta a letra D.


Exemplo 2

Bob bebe se, e somente se, briga com Bia.

A negao : 1. Bob bebe e no briga com Bia ou Bob briga com Bia e no bebe. 2. Ou Bob bebe, ou bob briga com Bia, mas no ambos. 3. Ou Bob no bebe, ou Bob no briga com Bia, mas no ambos.

Porm, com base na veracidade da afirmao falso afirmar: 1. bob bebe e no briga com Bia. 2. Bob briga com Bia e no bebe. 3. bob briga com Bia e no bebe ou Bob bebe e no briga com Bia. 4. ou Bob bebe ou Bob briga com Bia, mas no ambos. 5. ou Bob no bebe ou Bob no briga com Bia, mas no ambos.

Jos dos Santos Moreira

62

Raciocnio lgico

Ateno: a frase Bob briga com Bia e no bebe e Bob bebe e no briga com Bia uma contradio . Veja Contraditrias: uma a negao da outra
Afirmao inicial Bob bebe Bob briga com Bia Bob no bebe Bob no briga com Bia Bob bebe e no briga com Bia Bob briga com Bia a no bebe Bob bebe e no briga com Bia E Bob briga com Bia e no bebe OU bob no bebe ou Bob no briga com Bia mas no ambos

p V F F V

p V V F F

q V F V F

~p F F V V

~q F V F V

p ~q F V F V

q ~p V F V V

(p ~q) (q ~p) F F F F

~p ~q F V V F

Sempre que ocorrer uma contradio, a tabela verdade correspondente conter apenas F Por outro lado, correto afirmar: 1. Se bob bebe ento briga com Bia. 2. Se bob briga com Bia, ento bebe. 3. Se bob no bebe ento no briga com Bia. 4. Se bob no briga com Bia, ento no bebe. 5. Bob beber condio necessria e suficiente para bob brigar com Bia. 6. Bob no beber condio necessria e suficiente para Bob no brigar com Bia. 7. Bob beber suficiente para brigar com Bia. 8. Bob beber necessrio para brigar com Bia. 9. Bob brigar com Bia suficiente para bob beber. 10. bob brigar com Bia necessrio para bob beber. 11. Bob no beber suficiente para bob no brigar com Bia. 12. Bob no beber necessrio para Bob no brigar com Bia. 13. Bob no brigar com Bia suficiente para bob no beber. 14. Bob no brigar com Bia necessrio para bob no beber. 15. Bob briga com Bia se, e somente se, bebe. 16. Bob no bebe ou briga com Bia e Bob no briga com Bia ou bebe. 17. Bob no briga com Bia ou bebe, e, bob no bebe ou briga com Bia. 18. Bob brigar com Bia condio necessria e suficiente para bob beber. 19. Bob no brigar com Bia condio necessria e suficiente para bob no beber. 20. A prpria frase bi-condicional original.
Jos dos Santos Moreira
63

Raciocnio lgico

K) O gato mia ou o rato no chia. L) O gato no mia ou o rato chia. M) O gato mia ou o rato chia.

OBSERVAO: 1. A negao de elefante se, e somente se, tem tromba : a) elefante e no tem tromba b) Tem tromba e no elefante. c) elefante e no tem tromba ou tem tromba e no elefante. d) Se elefante ento tem tromba. e) Se no tem tromba ento no elefante. 4. O gato mia se, e somente se, o rato chia. correto afirmar: 2. Considerando que a bi-condicional da questo anterior verdadeira quais as alternativas da questo anterior que so afirmaes falsas? A) O gato mia ou o rato no chia. B) O gato mia e o rato no chia. C) O gato no mia ou o rato chia D) O gato mia ou o rato no chia e o gato no mia ou o rato chia. 3. A frase o gato mia e o rato chia verdadeira. Com base nela, julgue as afirmaes abaixo com certo ou errado. A) O gato mia. B) O rato chia. C) O gato no mia. D) O rato no chia. E) O gato no mia ou o rato no chia. F) O gato no mia e o rato no chia. G) Ou o gato mia, ou o rato chia mas no ambos. H) O gato pode no miar. I) O gato deve miar J) O gato mia e o rato no chia. E) O gato no mia e o rato chia. F) Ou o gato mia e o rato no chia ou o gato no mia e o rato chia, mas no ambos. G) Ou o gato mia ou o rato no chia, mas no ambos. H) Ou o gato mia e o rato chia , ou, o gato no mia e o rato no chia, mas no ambos. I) O gato no mia ou o rato chia, ou, o gato mia e o rato no chia. J) O gato no mia ou o rato chia, ou, o gato relincha e o rato cacareja. K) O gato assobia e o rato ronca, ou, o gato mia ou o rato no chia. OBSERVAO Se a alternativa D certa, as alternativas A e C tambm so. AB => AB
Jos dos Santos Moreira
64

AB

=> A B => A ~B

=> ~ A B

A primeira proposio ser verdadeira implica que todas as outras proposies so verdadeiras.

Raciocnio lgico

5. verdade que todo brasileiro joga futebol. Logo falso que: (Marque com sim ou no)

a) Nenhum brasileiro joga futebol. b) Alguns brasileiros no jogam futebol. c) Nem todo brasileiro joga futebol. d) Pelo menos um brasileiro no joga futebol e) Muitos brasileiros no jogam futebol f) Algum brasileiro joga futebol. g) Jogar futebol condio suficiente para ser brasileiro. h) Jogar futebol condio necessria para ser brasileiro. i) Se no joga futebol ento no brasileiro. j) Brasileiro, somente se joga futebol . k) Brasileiro, se joga futebol OBSERVE QUE, SE UMA AFIRMAO VERDADEIRA , A NEGAO DESSA AFIRMAO NO A NICA CONCLUSO FALSA QUE EXISTE. Se a frase O gato mia e o rato chia falsa, no podemos concluir que O gato no mia. Afirmar isso seria fazer uma afirmao falsa. Tampouco podemos afirmar que o rato no chia. A afirmao verdadeira seria a sua negao: O gato no mia ou o rato no chia. Mas se a frase O gato no mia verdadeira, ento com certeza a frase O gato no mia e o rato no chia falsa. Por outro lado, se a frase O gato mia e o rato chia verdadeira, ento as afirmaes o gato no mia; o rato no chia ; o gato no mia ou o rato no chia so todas concluses falsas. GABARITO 1) C 2) A, B e C 3) A certa B- certa C- errada D-errada E- errada F- errada errada I-certa J-errada K-certa L-certa M-certa 4) A-certa H-certa B-errada C-certa D-certa I-certa J-certa K-certa E-errada

G-errada

H-

F-errada ( negao )

G-certa

5) A-sim B-sim C-sim D-sim E-sim F-no G-sim, falso verdadeiro I-no, verdadeiro J-no, verdadeiro K-sim, falso

H-no,

Jos dos Santos Moreira

65

Raciocnio lgico

TAUTOLOGIA, CONTRADIO E CONTINGNCIA TAUTOLOGIA


uma afirmao que sempre verdadeira pois contempla TODAS as possibilidades.

Veja:

~p p

uma tautologia.

EXEMPLO:

Amanh chover OU amanh no chover

Evidentemente que uma das duas situaes ocorrer

Em termos de tabela-verdade, reconhecemos uma tautologia quando na coluna referente a afirmao considerada ocorrerem somente avaliaes V. p V F ~p F V p ~p V V

EXERCCIO Demonstrar que a proposio composta p ~( p q ) uma TAUTOLOGIA. p V V F F q V F V F pq ~( p q ) p ~( p q )

ATENO Quando uma proposio ser verdadeira IMPLICA de fato em que outra proposio ( simples ou composta ) tambm seja verdadeira, ento a CONDICIONAL ASSOCIADA a esta relao de implicao TAUTOLGICA.

EXEMPLO
Jos dos Santos Moreira
66

P PQ

Raciocnio lgico

Em raciocnio lgico teramos: Se P uma VERDADE ento posso garantir que a proposio composta P Q verdadeira porque para uma proposio composta pelo conectivo OU ser verdadeira basta que pelo menos uma das proposies simples seja verdadeira.

CONDICIONAL ASSOCIADA

P(PQ)
Vamos testar na TABELA-VERDADE P V V F F Q V F V F PQ P(PQ)

Jos dos Santos Moreira

67

Raciocnio lgico

1. ( ESAF ) Chama-se TAUTOLOGIA a toda proposio que sempre verdadeira independentemente da verdade dos termos que a compem. Um exemplo de TAUTOLOGIA : a) Se Joo alto, ento Joo alto ou Guilherme gordo. b) Se Joo alto , ento Joo alto e Guilherme gordo. c) Se Joo alto, ou Guilherme gordo, ento Guilherme gordo. d) Se Joo alto ou Guilherme gordo, ento Joo alto e Guilherme gordo. e) Se Joo alto ou no alto, ento Guilherme gordo. 2. Escolha entre as frases abaixo aquela que representa uma tautologia a) Boris mente e Joaquim fala a verdade b) Boris mente ou Joaquim fala a verdade c) Boris mente ou Joaquim mente d) Boris mente, ou, Joaquim e Boris no mentem e) Boris no mente, ou, Joaquim no mente e Boris no mente 3. ( CESGRANRIO ) Sejam P e Q proposies e ~P e ~Q suas respectivas negaes. Assinale a opo que apresenta uma tautologia b) P ~P a) P ~P d) P Q c) P ~P e) ~P P 4. (FCC- AGENTE FISCAL DE RENDAS) Se p e q so proposies, ento a proposio ( p q ) ~q uma tautologia. Certo ou Errado? 5. ( CESPE- MPE/AM-2008 ) Independentemente da valorao V ou F atribuda s proposies A e B, correto concluir que a proposio ( A B ) ( A B ) sempre V.
Jos dos Santos Moreira
68

6. ( CESPE- SERPRO/ 2008) Considerando a proposio A, formada a partir das proposies B, C,etc. mediante o emprego de conectivos ( ou ) ou de modificador ( ), ou de condicional ( ), diz-se que A uma tautologia quando A tem valor lgico V, independentemente dos valores lgicos de B, C,etc.e diz-se que A uma contradio quando A tem valor lgico F, independentemente dos valores lgicos de B, C,etc. Uma proposio A equivalente a uma proposio B quando A e B tm as tabelas-verdade iguais, isto , A e B tm sempre o mesmo valor lgico. Com base nas informaes acima julgue os itens a seguir. I) A proposio ( A B ) ( A B ) uma tautologia II) Em relao s proposies A : 16 = + 4 ou 4 e B: 9 par, a proposio composta A B uma contradio III) A proposio A B equivalente proposio B A
7. Das afirmaes abaixo identifique a que no uma tautologia a) Se atiraram bombas ento o Brasil ganhou; ou o Brasil no ganhou b) Se der par eu ganho e se der mpar tu perde c) Se o morango vermelho ento o morango vermelho ou a violeta azul d) O Santos ganhou ou o Santos no ganhou e) Se o Brasil ganhou ento o Brasil ganhou e a Argentina perdeu. 8. Nas afirmaes abaixo, identifique a que uma tautologia a) Se o pentgono tem cinco lados ou se o pentgono no tem 5 lados ento o quadrado tem 4 lados b) Se a cobra fumar ou se a cobra no fumar ento o cachimbo da paz. c) Se Ana foi ao cinema ento Paulo foi ao teatro; ou, Paulo no foi ao teatro d) Se o porco rebelde sem causa, ento a galinha bota ovo e o porco rebelde sem causa. e) Se os gatos so pardos ou asterix gauls ento asterix gauls.

GABARITO 1) A 2) E 3) C 4) Certo 5) Certo 6) Certo, Errado, Certo 7) E 8) C

Raciocnio lgico

EXERCCIOS Prove que a expresso Se der par eu ganho e se der mpar tu perde uma tautologia. Se DER PAR P ento EU GANHO Q

Se DER MPAR ~P PQ

ento

TU PERDE = EU GANHO Q ( P Q ) ( ~P Q )

P V V F F

Q V F V F

~P

~P ~Q

Prove que a tabela-verdade da CONDICIONAL ASSOCIADA que se a proposio composta ( p q ) verdadeira ento a proposio simples ( p ) tambm verdadeira. Ou seja ( p q ) p ( p q ) ser verdadeira implica que p verdadeira. P Q (P Q) P

P V V F F

Q V F V F

( CESPE/SEGER-2007 ) Toda proposio da forma ( P Q ) ( ~Q ~P ) uma tautologia, isto , tem somente valorao V P V V F F Q V F V F PQ ~Q ~P ~Q ~P ( P Q ) ( ~Q ~P )

( CESPE ) A proposio Joo nasceu durante o dia ou Joo nasceu durante a noite no tem valor lgico V.

Sugesto Pense assim : S h DIAS ou NOITES. Logo equivale a dizer que Joo nasceu durante o dia OU Joo no nasceu durante o dia.
Jos dos Santos Moreira
69

Raciocnio lgico

CONTRADIO
Na anlise de uma tabela-verdade, dizemos que ocorre CONTRADIO quando a coluna correspondente a afirmao contm somente valoraes F. EXEMPLO

P ~P
Joaquim mdico E Joaquim no mdico. P ~P F F

P V F

~P F V

Demonstrar que ( P Q ) ( P ~Q ) uma CONTRADIO

P V V F F

Q V F V F

P Q

~Q

P ~Q

( P Q ) ( P ~Q )

ATENO; A proposio composta ( P ~P) uma CONTRADIO. Mas as proposies ( P ) e ( ~P ) so entre si CONTRADITRIAS porque uma a negao da outra.

Jos dos Santos Moreira

70

Raciocnio lgico

CONTINGNCIA
As afirmaes que no so TAUTOLOGIA e tambm no so CONTRADIO, so denominadas CONTINGNCIAIS. Uma CONTINGNCIA apresenta tabela-verdade com valoraes V e com valoraes F. EXERCCIOS 1. que a proposio composta P ( P ~Q ) uma contingncia P V V F F Q V F V F ~Q P ~Q P ( P ~Q )

2 .Verificar se as proposies seguintes so TAUTOLGICAS, CONTRADITRIAS OU CONTINGENCIAIS

2A.. P V V V V F F F F 2.B.

(~P ~R ) ( Q R ) Q V V F F V V F F R V F V F V F V F ~P ~R ~P ~R QR ( ~P ~R ) ( Q R )

( P R ) ( ~Q R ) P V V V V F F F F Q V V F F V V F F R V F V F V V V F PR ~Q ~Q R ( P R ) ( ~Q R )

Jos dos Santos Moreira

71

Raciocnio lgico

2,C. ( P Q ) ( Q ~R ) Q P V V V V F F F F V V F F V V F F R V F V F V V V F PQ ~R Q ~R ( P Q ) ( Q ~R )

4. Construa a tabela-verdade da sentena ~{ [ ( P Q ) R ] [ Q ( ~P R ) ]}

Jos dos Santos Moreira

72

Raciocnio lgico

CONTRADIO COMO FERRAMENTA DO RACIOCNIO LOGICO


Uma forma de argumentao lgica considerada vlida se baseia na regra da CONTRADIO. Isto significa que se partimos do pressuposto de que uma afirmao VERDADEIRA e , atravs de um encadeamento lgico , conclumos que ela FALSA, ento estamos diante de uma CONTRADIO. Isto nos levar a reformular o raciocnio e afirmar que o pressuposto inicial FALSO ( e no verdadeiro como havamos suposto em nossa hiptese ). Utilizamos essa tcnica principalmente quando no sabemos se as afirmaes apresentadas so VERDADEIRAS ou FALSAS. Ento, descobriremos a verdade por absurdo, utilizando a tcnica da contradio.

A regra bsica : TUDO VERDADE AT PROVA EM CONTRRIO Ou seja, at chegarmos em uma CONTRADIO. EXEMPLO ( ESAF) Trs rivais , Ana, Bia e Cludia , trocam acusaes: A Bia mente , diz Ana A Cludia mente, Bia diz Ana e Bia mentem, diz Cludia Com base nestas trs afirmaes, pode-se concluir que: a) Apenas Ana mente b) Apenas Cludia mente c) Apenas Bia mente d) Ana e Cludia mentem e) Ana e Bia mentem

SOLUO Vamos partir do pressuposto de que Ana fala a VERDADE. Se Ana fala a verdade ento Bia mente. Se Bia mente, a afirmao de Bia FALSA. Logo, se Bia diz que Cludia mente, conclumos , na verdade, o contrrio: Cludia no mente. Se Cludia no mente, sua afirmao verdadeira. E Cludia diz que Ana E Bia mentem. Ora ,o conectivo E garante que as duas proposies so verdadeiras. Portanto chegamos a que ANA MENTE. Ora, concluir que ANA MENTE entra em CONTRADIO com a hiptese inicial de de que ANA FALA A VERDADE.

Jos dos Santos Moreira

73

Raciocnio lgico

Se chegamos a uma contradio a hiptese inicial deve ser DESCARTADA e passa a valer sua NEGAO, isto , A VERDADE que ANA MENTE. Se isto levasse tambm a uma contradio diramos que as afirmaes so INCONSISTENTES ENTRE SI e o problema NO TERIA SOLUO. Vamos seguir o encadeamento lgico da segunda hiptese: ANA MENTE. Se Ana mente, o que ela fala FALSO. Se Ana disse que Bia mente ento a VERDADE que BIA FALA A VERDADE. Se Bia fala a verdade, o que ela diz verdadeiro. Logo A CLUDIA MENTE. Se Cludia mente, o que ela disser FALSO e a VERDADE a NEGAO do que Cludia diz. Cludia : Ana E Bia mentem . Ento a verdade a NEGAO dessa afirmao. E a negao a expresso da verdade que : ANA NO MENTE OU BIA NO MENTE. Como esta frase tem o conectivo OU, basta que uma das afirmaes seja verdadeira para que toda a proposio composta seja considerada verdadeira. E como, de fato, BIA NO MENTE, esta concluso no entra em contradio com a segunda hiptese que consideramos. Ao no haver contradio, fica confirmada a HIPTESE e ela passa a ser CERTEZA. Portanto a concluso : Ana mente, Bia fala a verdade e Cludia mente. Observe que a frase dita por Cludia, Ana E Bia mentem de fato uma mentira, pois somente Ana mente . E no Ana E Bia mentem. Isto confirma que Cludia de fato mente e no houve contradio. A FRASE DE CLUDIA FOI UMA MENTIRA MAS NO ENTROU EM CONTRADIO COM AS HIPTESES QUE ESTVAMOS CONSIDERANDO VERDADEIRAS. Portanto no podemos confundir MENTIRA com CONTRADIO. Portanto a resposta certa a letra D

EXEMPLO 2 Considere as frases 1.Se Carlos canta, ele est feliz. 2.Se Carlos no canta, ele briga com Rita. 3. Se Carlos no est feliz, ele no briga com Rita. 4. Se Carlos briga com Rita, ele no est feliz. Podemos concluir que Carlos:............................

Jos dos Santos Moreira

74

Raciocnio lgico

SOLUO CARLOS CANTA Frase 1 EST FELIZ

CARLOS NO CANTA

Frase 2

BRIGA COM RITA Frase 4 NO EST FELIZ Frase 3 NO BRIGA COM RITA

Ora, a frase 2 gerou uma CONTRADIO. Ento isso no pode ter ocorrido ( afirma que BRIGA COM RITA e que NO BRIGA COM RITA ). Logo , CARLOS CANTA. Mas se CARLOS CANTA ento confirma que EST FELIZ ( pelo nmero 1 do ESTUDO DA CONDICIONAL ). Mas Carlos briga ou no com Rita? Ele no pode brigar com Rita porque isto IMPLICARIA em NO ESTAR FELIZ ( CONTRADIO ). Ento conclumos que ele NO BRIGA COM RITA. Vejamos a frase 3: Se Carlos no est feliz ento ele no briga com Rita P Q

O FATO DE OCORRER O CONSEQUENTE NO SIGNIFICA QUE O ANTECEDENTE TENHA QUE OCORRER. ( FALCIA nmero 3 de nosso Estudo da Condicional ) No caso, para no entrar em contradio, a NICA opo que OCORRE o : CARLOS CANTA, EST FELIZ E NO BRIGA COM RITA

Jos dos Santos Moreira

75

Raciocnio lgico

(CESPE) Denomina-se contradio uma proposio que somente FALSA. Uma forma de argumentao considerada vlida embasada na regra da contradio,ou seja, no caso de uma proposio R verdadeira ( ou R verdadeira ), caso se obtenha uma contradio,ento concluise que R verdadeira ( ou R verdadeira ). Considerando essas informaes e o texto de referncia, e sabendo que duas proposies so equivalentes quando possuem as mesmas valoraes, julgue ao itens que seguem. 1. Considere que , em um pequeno grupo de pessoas G envolvidas em um acidente, haja apenas dois tipos de indivduos, aqueles que sempre falam a verdade e os que sempre mentem. Se, de G, o indivduo P afirmar que o indivduo Q fala a verdade , e Q afirmar que P e ele so tipos opostos de indivduos, ento, nesse caso, correto conclur que P e Q mentem. 2. De acordo com as regras da contradio, PQ verdadeira ao supor P ~Q verdadeira, obtem-se uma CONTRADIO. 3. Considere as afirmaes: Carlos mente- diz Pedro Jorge mente afirma Carlos Carlos ou Pedro mentem- diz Jorge Com base nas afirmaes, podemos concluir que: a) todos mentem b) Pedro e Carlos mentem c) Jorge e Pedro mentem d) Somente Carlos mente e) Somente Pedro mente 4. Se Pedro no bebe, ele visita Ana. Se Pedro bebe, ele l poesias. Se Pedro no visita Ana, ele no l poesias. Se Pedro l poesias, ele no visita Ana. Segue-se, portanto, que Pedro: A) bebe, visita Ana, no l poesias B) No bebe, visita Ana, no l poesias C) bebe, no visita Ana, l poesias D) no bebe, no visita Ana, no l poesias E) no bebe, no visita Ana l poesias.
Jos dos Santos Moreira
76

5. Se Fulano culpado, ento Beltrano culpado. Se Fulano inocente, ento, ou Beltrano culpado ou Sicrano culpado, ou ambos. Se Sicrano inocente, ento Beltrano inocente. Se Sicrano culpado, ento Fulano culpado. Logo: A) Fulano inocente, e Beltrano inocente, e Sicrano inocente. B) Fulano culpado, e Beltrano culpado, e Sicrano inocente. C) Fulano culpado, e Beltrano inocente, e Sicrano inocente. D) Fulano inocente, e Beltrano culpado, e Sicrano culpado. E) Fulano culpado, e Beltrano culpado, e Sicrano culpado. 6. Carlos no ir ao Canad condio necessria para Alexandre ir Alemanha. Helena No ir Holanda condio suficiente para Carlos ir ao Canad. Alexandre no ir a Alemanha condio necessria para Carlos no ir ao Canad. Helena ir a Holanda condio suficiente para Alexandre ir Alemanha. Portanto: A) Helena no vai Holanda, Carlos no vai ao Canad, Alexandre no vai Alemanha. B) Helena vai Holanda, Carlos vai ao Canad, Alexandre no vai Alemanha. C))Helena no vai Holanda, Carlos vai ao Canad, Alexandre no vai Alemanha. D) Helena vai Holanda, Carlos no vai ao Canad, Alexandre vai Alemanha. E) Helena vai Holanda, Carlos no vai ao Canad, Alexandre no vai Alemanha.
GABARITO 1) CERTA 3) D 5) E

2) CERTA 4) B 6) C

Raciocnio lgico

TCNICAS DA CONTRADIO PARA VERDADES, RESOLVER PROBLEMAS DE VERDADES, MENTIRAS MENTIRAS E CULPADOS
1. Trs amigas, Tnia, Janete e Anglica, esto sentadas lado a lado em um teatro. Tnia sempre fala a verdade, Janete s vezes fala a verdade, e Anglica nunca fala a verdade. A que est sentada esquerda diz Tnia quem est sentada no meio. A que est sentada no meio diz: Eu sou Janete. Finalmente, a que est sentada direita diz: Anglica quem est sentada no meio. A que est sentada esquerda, a que est sentada no meio e a que est sentada direita so, respectivamente, a) Janete, Tnia e Anglica. b) Janete, Anglica e Tnia. c) Anglica, Janete e Tnia. d) Anglica, Tnia e Janete. e) Tnia, Anglica e Janete. 2. Um padeiro, um leiteiro e um carteiro batem em uma casa vestidos paisana e sem estar trabalhando. O primeiro que bate diz: o que vm depois de mim o leiteiro. O segundo que bate diz: Eu sou o carteiro. E o terceiro fala: Quem acabou de sair foi o padeiro. Ora, sabe-se que o padeiro sempre fala a verdade, que o leiteiro sempre mente e que o carteiro s vezes mente e s vezes fala a verdade Em que ordem eles bateram na porta respectivamente? a) carteiro, leiteiro, padeiro. b) leiteiro, padeiro, carteiro. c) padeiro, leiteiro, carteiro. d) padeiro, carteiro, leiteiro. e) carteiro, padeiro, leiteiro. 3. Paulo, Andr e Antnio possuem um Monza, um Vectra e um Tempra mas no se sabe, a princpio, a quem pertence a cada um deles. Uma moa muito bonita conversa com eles e o que tem o Monza diz: Eu sou Andr. O do Vectra diz: Antnio tem um Monza. E o do Tempra fala: Paulo tem um Monza. Sabendo-se que Andr s vezes fala a verdade e s vezes mente, que Paulo sempre diz a verdade e que Antnio nunca diz a verdade, os carros de Andr, Antnio e Paulo so respectivamente: a) Tempra, Monza, Vectra b) Monza, Tempra, Vectra c) Vectra, Monza, Tempra d) Monza, Vectra, Tempra e) Vectra, Tempra, Monza 4. (AFC/96) - Problemas dos Vestidos Trs Irms Ana, Maria e Cludia foram a uma festa com vestidos de cores diferentes. Uma vestiu azul, a outra branco, e a terceira preto. Chegando festa, o anfitrio perguntou quem era cada uma delas. A de Azul respondeu Ana que est de branco. A de branco falou: Eu sou Maria. E a de preto disse: Cludia quem est de branco. Como o anfitrio sabia que Ana sempre diz a verdade, que Maria s vezes diz a verdade, e que Cludia nunca diz a verdade, ele foi capaz de identificar corretamente quem era cada pessoa. As cores dos vestidos de Ana, Maria e Cludia eram, respectivamente. a) preto, branco, azul b) preto, azul, branco c) azul, preto, branco d) azul, branco, preto e) branco, azul, preto
77

Jos dos Santos Moreira

Raciocnio lgico

5. Um crime foi cometido por uma e apenas uma pessoa de um grupo de cinco suspeitos : Armando, Celso, Edu, Juarez e Tarso. Perguntados sobre quem era o culpado, cada um deles respondeu: Armando: Sou inocente Celso: Edu o culpado Edu: Tarso o culpado Juarez: Armando disse a verdade Tarso: Celso mentiu Sabendo-se que apenas um dos suspeitos mentiu e que todos os outros disseram a verdade, pode-se concluir que o culpado : a) Armando b) Celso c) Edu d) Juarez
e) Tarso

A) Bil mentiu e Davi quebrou o vidro B) Abelardo mentiu e foi ele quem quebrou o vidro C) Caio mentiu e foi ele quem quebrou o vidro D) Davi mentiu e Caio quebrou o vidro E) Bil mentiu e Caio quebrou o vidro 8. Sabendo que somente um dos meninos falou a verdade, podemos concluir que; A) Abelardo falou a verdade e Caio quebrou o vidro B) Bil falou a verdade e Caio quebrou o vidro C) Davi falou a verdade e Abelardo quebrou o vidro D) Caio falou a verdade e Davi o culpado E) Davi falou a verdade e ele o culpado 9. Sabendo que exatamente dois dos meninos mentiram, pode-se concluir que: A) Caio mentiu e Abelardo no quebrou o vidro B) Abelardo mentiu e foi ele quem quebrou o vidro C) Bil mentiu e foi ele quem quebrou o vidro D) Os culpados so Bil ou Abelardo E) Davi mentiu e Caio quebrou o vidro 10. Trs atletas participam de uma corrida: Antenor, Berlamino e Catramino. Um deles afirma: Eu cheguei em primeiro lugar. Berlamino chegou depois de mim. Outro diz: Eu que ganhei a corrida. Antenor foi o segundo. Cada um mentiu sobre uma nica das declaraes que fez e nenhum deles falou de si mesmo mais de uma vez. Ento podemos concluir que: A) Antenor foi o primeiro a falar e ele venceu a corrida B) Catramino foi o segundo a falar e foi ele quem venceu a corrida C) Berlamino foi o primeiro a falar e ltimo a chegar D) Catramino no falou e foi ele o vencedor E) Antenor no falou e foi o ltimo a chegar

6. (ESAF/MPU-2004/2) Ricardo, Rogrio e Renato so irmos. Um deles mdico, outro professor, e o outro msico. Sabe-se que: 1) ou Ricardo mdico , ou Renato mdico 2) ou Ricardo professor ou Rogrio msico 3) ou Renato msico ou Rogrio msico 4) ou Rogrio professor ou Renato professor. Portanto, as profisses de Ricardo, Rogrio e Renato so, respectivamente a) professor, mdico, msico b) mdico, professor, msico c) professor, msico, mdico d) msico, mdico, professor e) mdico, msico, professor 7. Seu Manoel quer saber quem quebrou o vidro da padaria. No fui eu - disse Abelardo Foi o Caio - disse Bil No fui eu mas foi o Davi - disse Caio Bil est mentindo - falou Davi Sabendo que somente uma dos meninos mentiu, pode-se concluir que:
Jos dos Santos Moreira
78

Raciocnio lgico

11. (CESPE) No livro Alice no Pas dos Enigmas, o professor de matemtica e lgica Raymond Smullyan apresenta vrios desafios ao raciocnio lgico que tm como objetivo distinguir-se entre verdadeiro e falso. Considere o seguinte desafio inspirado nos enigmas de Smullyan. Duas pessoas carregam fichas nas cores branca e preta. Quando a primeira pessoa carrega a ficha branca, ela fala somente a verdade, mas, quando carrega a ficha preta, ela fala somente mentiras. Por outro lado, quando a segunda pessoa carrega a ficha branca, ela fala somente mentiras, mas, quando carrega a ficha preta, fala somente verdades. Com base no texto acima, julgue o item a seguir: Se a primeira pessoa diz: Nossas fichas no so da mesma cor e a segunda diz Nossas fichas so da mesma cor, ento, pode-se concluir que a segunda pessoa est dizendo a verdade. 12. ( FCC) Numa ilha dos mares do sul convivem trs raas distintas de ilhus: os Zel(s) s mentem, os Del(s) s falam a verdade e os Mel(s) alternadamente falam verdades e mentiras ou seja , uma verdade, uma mentira, uma verdade, uma mentira-, mas no se sabe se comearam falando uma ou outra. Nos encontramos com trs nativos, Sr.A, Sr. B , Sr.C, um de cada uma das raas. Observe bem o dilogo que travamos com o Sr. C: Ns: - Sr. C, o senhor da raa zel, Del ou mel? Sr.C: - Eu sou mel ( 1 resposta ) Ns: -Sr. C, e o senhor A, de que raa ? Sr.C: - Ele zel ( 2 resposta ) Ns: - Mas ento o Sr. B Del, no isso, Sr. C ? Sr.C: - Claro; senhor! ( 3 resposta ) Nessas condies, verdade que os senhores A, B e C so , respectivamente,
Jos dos Santos Moreira
79

A) B) C) D) E)

del, zel, mel del, mel, zel mel, del, zel zel, del, mel zel, mel, del

13. (CESPE) Julgue com Certo ou Errado. Considere que duas gmeas idnticas Bella e Linda tenham sido acusadas de se fazerem passar uma pela outra. Considere ainda que uma delas sempre minta e que a outra seja sempre honesta. Supondo que Bella tenha confessado: Pelo menos uma de ns mente, ento est correto concluir que a gmea honesta Linda 14. A Mirta mente - diz Hlio A Marta mente diz Mirta Hlio e Mirta mentem diz Marta Com base nessas afirmaes, podemos concluir: A) Apenas Hlio mente B) Apenas Marta mente C) Apenas Mirta mente D) Hlio e Marta mentem E) Hlio e Mirta mentem

15. ( ESAF/AFC-2004) Trs homens so levados a presena de um jovem lgico. Sabe-se que um deles um honesto marcineiro, que sempre diz a verdade. Sabe-se, tambm, que um outro um pedreiro, igualmente honesto e trabalhador, mas que tem o estranho costume de sempre mentir, de jamais dizer a verdade. Sabe-se, ainda, que o restante um vulgar ladro que ora mente, ora diz a verdade. O problema que no se sabem quem, entre eles, quem. frente do jovem lgico, esses trs homens fazem, ordenadamente, as seguintes declaraes: . o primeiro diz: Eu sou o ladro . o segundo diz|: verdade; ele, o que acabou de falar, o ladro; . o terceiro diz: Eu sou o ladro.

Raciocnio lgico

Com base nas informaes, o jovem lgico pode, ento, concluir corretamente que: a) o ladro o primeiro e o marceneiro o terceiro b) o ladro o primeiro e o marceneiro o segundo c) o pedreiro o primeiro e o ladro o segundo d) o pedreiro o primeiro e o ladro o terceiro e) o marceneiro o primeiro e o ladro o segundo 16. (ESAF/MF-2000) Cinco colegas foram a um parque de diverses e um deles entrou sem pagar. Apanhados por um funcionrio do parque, que queria saber qual deles entrou sem pagar, eles informaram: No fui eu, nem o Manuel, disse Marcos Foi o Manuel ou a Maria, disse Mrio Foi a Mara, disse Manuel. O Mrio est mentindo, disse Mara Foi a Mara ou o Marcos, disse Maria Sabendo-se que um e somente um dos cinco colegas mentiu, conclui-se logicamente que quem entrou sem pagar foi: a) Mrio b) Marcos c) Mara d) Manuel e) Maria

17. (ESAF/MPOG-2002) Cinco amigas, Ana, Bia, Cati, Dida e Elisa, so tias ou irms de Zilda. As tias de Zilda sempre contam a verdade e as irms de Zilda sempre mentem. Ana diz que Bia a tia de Zilda. Bia diz que Cati irm de Zilda. Cati diz que Dida irm de Zilda, isto , se uma tia, a outra irm. Elisa diz que Ana tia de Zilda. Assim, o nmero de irms de Zilda, neste conjunto de cinco amigas, dado por: a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 18. (CESPE/2004) Um lder criminoso foi morto por um dos seus quatro asseclas: A, B, C e D. Durante o interrogatrio, esses indivduos fizeram as seguintes declaraes: - A afirmou que C matou o lder - B afirmou que D no matou o lder - C disse que D estava jogando dardos com A quando o lder foi morto e, por isso, no tiveram participao no crime - D disse que C no matou o lder Considerando a situao hipottica apresentada acima e sabendo que trs dos comparsas mentiram em suas declaraes, enquanto um deles falou a verdade, julgue os itens seguintes. I. A declarao de C no pode ser verdadeira II. D matou o lder

GABARITO 1) B 6) E 11)CERTA 16) C

2) C 7) A 12) B 17) D
80

3) A 4) B 8) C 9) A 13)ERRADA 14)D 18) CERTO, CERTO

5) E 10) B 15) B

Jos dos Santos Moreira

Raciocnio lgico

DIAGRAMAS

TODO, ALGUM e NENHUM TODO,


TODO A B IGUAL A ALGUM B A

Significa que A subconjunto de B.

A
ALGUM A B

Por conveno universal, em lgica, proposies de forma ALGUM A B expressam que o conjunto A tem pelo menos um elemento comum com o conjunto B.

A x

Para mostrar que um conjunto ou uma parte de um conjunto tem pelo menos um elemento, colocamos um X na regio correspondente do diagrama. ALGUM A no B
Afirma que A tem pelo menos UM elemento que no est em B.

A x

NENHUM A B

A x
Jos dos Santos Moreira

B ou
81

Raciocnio lgico

1.Todas as plantas verdes tm clorofila. Algumas plantas que tm clorofila so comestveis. Logo: a) algumas plantas verdes so comestveis; b) algumas plantas verdes no so comestveis; c) algumas plantas comestveis tm clorofila; d) todas as plantas que tm clorofila so comestveis; e) todas as plantas verdes so comestveis; 2.(TTN/98) Se verdade que Alguns A so R e que Nenhum G R, ento necessariamente verdadeiro que: a) Algum A no G b) Algum A G c) Nenhum A G d) Algum G A e) Nenhum G A 3. Considere as premissas: P1. Os bebs so ilgicos; P2. Pessoas ilgicas so desprezadas; P3. Quem sabe amestrar um crocodilo no desprezado. Assinale a nica alternativa que uma conseqncia lgica das trs premissas apresentadas. a) Bebs no sabem amestrar crocodilos. b) Pessoas desprezadas so ilgicas. c) Pessoas desprezadas no sabem amestrar crocodilos. d) Pessoas ilgicas no sabem amestrar crocodilos. e) Bebs so desprezados.

4. Sabe-se que existe pelo menos um A que B. Sabe-se, tambm, que todo B C. Segue-se, portanto, necessariamente que: a) todo C B b) todo C A c) algum A C d) nada que no seja C A e) algum A no C 5. Considere-se as seguintes premissas (onde X, Y, Z e P so conjuntos no vazios): Premissa 1: X est contido em Y e em Z, ou X est contido em P Premissa 2: X no est contido em P Pode-se, ento, concluir que, necessariamente a) Y est contido em Z b) X est contido em Z c) Y est contido em Z ou em P d) X no est contido nem em P nem em Y e) X no est contido nem em Y e nem em Z 6. (CESGRANRIO) Considere verdadeiras as afirmativas a seguir. I Alguns homens gostam de futebol. II Quem gosta de futebol vai aos estdios. Com base nas afirmativas acima, correto concluir que: a) Todos os homens no vo aos estdios b) Apenas homens vo aos estdios c) H homens que vo aos estdios d) Se um homem no vai a estdio algum, ento ele no gosta de futebol. e) Nenhuma mulher vai aos estdios

GABARITO 1) C 3) A 5) B

2) A 4) C 6) D

Jos dos Santos Moreira

82

Raciocnio lgico

ARGUMENTOS
Um argumento um conjunto de proposies que conduzem a uma concluso. As proposies que do suporte a concluso so denominadas premissas.

A LGICA ESTUDA A VALIDADE DOS ARGUMENTOS PARTINDO DO PRESSUPOSTO DE QUE AS PREMISSAS SO VERDADEIRAS. Os argumentos s podem ser vlidos ou invlidos. As proposies (e no as premissas) s podem ser verdadeiras ou falsas.

JULGAR SE UM ARGUMENTO VLIDO OU INVLIDO UM OBJETIVO DA LGICA.

JULGAR SE UMA PROPOSIO VERDADEIRA OU FALSA UMA QUESTO EPISTEMOLGICA.

A verdade ou falsidade das proposies ser analisada no campo do CONHECIMENTO. Esse conhecimento poder ser racional ou emprico. A verdade ou falsidade das proposies tambm poder depender de dogmas, crenas e costumes. E pode mudar de acordo com o contexto, inclusive o contexto tempo.

EXEMPLOS:

A poligamia aceita. (onde?) 1 + 1 = 10 (no sistema binrio ou decimal ? ) Jesus filho de Maria. Saci tem uma perna s. Paulo alto. (qual o conceito de ALTO?) Existem 9 planetas no sistema solar. (ser?) Fangio o piloto de Frmula 1 que mais vezes ganhou o campeonato mundial. (um dia foi verdade) Existe vida em outros planetas (V ou F?)

Jos dos Santos Moreira

83

Raciocnio lgico

Vemos, portanto, que a verdade ou falsidade das proposies pode mudar. Exatamente por isso esse julgamento no faz parte da lgica!

A lgica apenas reconhece que uma proposio quando a sentena s pode assumir os valores V ou F. Mas o julgamento epistemolgico.

POR OUTRO LADO, UM ARGUMENTO VLIDO IMUTVEL.

SILOGISMO
O argumento que possui exatamente duas premissas e uma concluso denomina-se silogismo. Um exemplo clssico de silogismo o seguinte:

P1. Todo homem mortal. P2. Scrates homem. Concluso: Logo, Scrates mortal.

Jos dos Santos Moreira

84

Raciocnio lgico

Os argumentos, de forma geral, podem ter qualquer nmero de premissas. EXEMPLOS

ARGUMENTOS COM 1 PREMISSA: P1. Todo gacho brasileiro. Concluso: Algum brasileiro gacho.

ARGUMENTO COM 2 PREMISSAS P1. Todo gacho brasileiro. P2. Todo brasileiro sul-americano. Concluso: Logo, todos os gachos so sul-americanos.

ARGUMENTO COM 3 PREMISSAS: P1. Todo quadrado um retngulo. P2. Todo retngulo um paralelograma. P3. Todo paralelograma um quadriltero. Concluso: Logo, todo quadrado um quadriltero.

Jos dos Santos Moreira

85

Raciocnio lgico

ARGUMENTOS VLIDOS E INVLIDOS


Todos os exemplos anteriores foram de argumentos vlidos pois s existe uma nica e inequvoca concluso. Esta concluso nos permite afirmar com 100% de certeza. Existe certeza absoluta. Mas veja o argumento: P1. Todo leo um quadrpede. P2. Alguns quadrpedes so carnvoros. Concluso: Logo, o leo carnvoro. Do ponto de vista da cincia, as premissas so verdadeiras e a concluso tambm verdadeira. Mas do ponto de vista da lgica, esse argumento INVLIDO.

Quadrpede Carnvoro Hiptese 3 Leo

Carnvoro Hiptese 1

Carnvoro Hiptese 2

SEMPRE QUE EXISTIR MAIS DE UMA HIPTESE POSSVEL, O ARGUMENTO INVLIDO. Com base no exemplo, julgue as afirmaes abaixo: Todo leo carnvoro (F) Alguns lees so carnvoros (F) Alguns lees no so carnvoros (F) Nenhum leo carnvoro (F) possvel que existam lees carnvoros (V) possvel que nenhum leo seja carnvoro (V) Alguns lees devem ser carnvoros (F) Veja que o mximo que conseguimos for afirmar que possvel. E por que?
Jos dos Santos Moreira
86

Raciocnio lgico

PORQUE NO EXISTE CERTEZA ABSOLUTA. O argumento d margem a muitas hipteses. No podemos ter certeza se os lees so carnvoros ou no. Logo, o ARGUMENTO INVLIDO!

EXEMPLO DE ARGUMENTO VLIDO

P1. Todo leo um peixe. P2. Todo peixe voa. Concluso: Todo leo voa.

Voadores Peixe

Leo

A CONCLUSO NICA E INEQUVOCA. O ARGUMENTO VLIDO. Mas veja que, luz da cincia, as premissas e a concluso no so verdadeiras. Porm, na lgica, as premissas funcionam como os dados que alimentam um COMPUTADOR. O computador no discute as informaes recebidas. Apenas as processa. Assim faz a lgica. Discutir o valor de VERDADE ou FALSIDADE das proposies, que compe a PREMISSA cabe a cincia em geral ( luz do conhecimento EXISTENTE). um problema epistemolgico. NO FAZ PARTE DA LGICA! PARA A LGICA TODA PREMISSA VERDADEIRA! ILGICO E CONTRADITRIO FALAR EM PREMISSAS FALSAS. Portanto, em um RACIOCNIO LGICO o argumento ser vlido quando a concluso for nica e inequvoca. Para chegar a essa concluso nos apoiamos nas premissas. Mas para sabermos que um argumento vlido basta ser verdade que existe uma nica concluso com certeza absoluta.
Jos dos Santos Moreira
87

Raciocnio lgico

O DEBATE EPISTEMOLGICO
Em um debate jurdico, por exemplo, se um argumento vlido foi construdo sobre PREMISSAS FALSAS ( luz de algum conhecimento ou em determinado contexto) caber a parte que no concorda dizer o seguinte:

O argumento de vossa excelncia est logicamente perfeito. Portanto no discutirei a validade do seu argumento. Mas quero iniciar aqui uma DISCUSSO EPISTEMOLGICA sobre a verdade ou no das proposies feitas por vossa excelncia e que foram tomadas como PREMISSAS. Quero discutir aqui... (o conceito, a verdade cientfica, a verdade histrica, o momento histrico, etc.) o contexto no qual foram feitas as PROPOSIES que vossa excelncia tomou como PREMISSA para saber se so de fato PREMISSAS (no sentido de VERDADE INCONTESTVEL).

E com esta introduo pode-se entrar no MRITO do valor de VERDADE ou FALSIDADE das PROPOSIES que esto sendo apresentados como PREMISSAS.

Mas sempre reconhecendo que o ARGUMENTO, se vlido, logicamente perfeito.

ARGUMENTOS SLIDOS:
A questo da cogncia ou solidez de um argumento ao mesmo tempo LGICA (porque depende da sua validade) e EPISTEMOLGICA (porque depende de que as proposies tomadas como PREMISSAS sejam verdadeiras luz de alguma cincia, crena ou contexto).

ARGUMENTO SLIDO O ARGUMENTO VLIDO QUE, EM UM CONTEXTO BEM DEFINIDO, TEM AS PROPOSIES TOMADAS COMO PREMISSAS JULGADAS VERDADEIRAS LUZ DE DETERMINADO CONHECIMENTO.

ANLISE DE UM ARGUMENTO QUANDO A SUA COGNCIA.


Deve ficar bem claro para o estudante que a anlise de um ARGUMENTO VLIDO quanto sua cogncia (ou solidez) no uma anlise LGICA e sim EPISTEMOLGICA. Se a lgica j analisou que o argumento vlido, se proceder ento a uma anlise EPISTEMOLGICA para saber o valor de verdade ou falsidade das proposies assumidas como PREMISSAS.

MUITO COMUM ENCONTRAR AUTORES OU MESMO BANCAS DE CONCURSOS QUE MISTURAM OU AT CONFUNDEM ANLISE LGICO COM EPISTEMOLGICO.
Jos dos Santos Moreira
88

Raciocnio lgico

Porm, mesmo na anlise epistemolgica no se falar em PREMISSAS FALSAS e sim que AS PROPOSIES ASSUMIDAS COMO PREMISSAS (VERDADES) PODERO SER VERDADEIRAS OU FALSAS LUZ DO CONHECIMENTO

De preferncia, indicar o campo do conhecimento. Por isso necessrio deixar bem claro:

VERDADEIRO OU FALSO LUZ DA CINCIA, CRENA, DOGMA, MITOLOGIA, ETC

Se necessrio, deve-se indicar o contexto. EXEMPLO No basta julgar o valor de VERDADE ou FALSIDADE da proposio 1 + 1 = 10 luz da MATEMTICA (cincia). Deve-se dizer,por exemplo, se o contexto SISTEMA BINRIO (que seria VERDADEIRO) ou sistema DECIMAL (que seria FALSO). S ENTO PODEREMOS JULGAR A PROPOSIO QUANTO A SUA VERACIDADE OU FALSIDADE.

ARGUMENTOS VLIDOS NO CONTEXTO EPISTEMOLGICO.


No contexto epistemolgico podemos ter argumentos vlidos com as seguintes caractersticas: 1) AS PROPOSIES TOMADAS COMO PREMISSAS SO FALSAS, LUZ DO CONHECIMENTO EXISTENTE, E A CONCLUSO TAMBM FALSA. EXEMPLO: Todo canrio amarelo. Tudo o que amarelo feito de ouro. Logo, Todo o canrio feito de ouro.

2) AS PROPOSIES TOMADAS COMO PREMISSAS SO FALSAS, LUZ DO CONHECIMENTO, MAS A CONCLUSO VERDADEIRA LUZ DO CONHECIMENTO. EXEMPLO: P1. Todo o tigre cetceo P2. Todo cetceo mamfero Concluso: Logo, o tigre mamfero.
Jos dos Santos Moreira
89

Raciocnio lgico

3) AS PROPOSIES TOMADAS COMO PREMISSAS SO VERDADEIRAS LUZ DO CONHECIMENTO E A CONCLUSO TAMBM VERDADEIRA NESSE CONTEXTO.

EXEMPLO: P1. Todo tigre um felino P2, Todos os felinos so carnvoros Concluso: Logo, o tigre carnvoro. Neste caso,dizemos que o argumento cogente.

MAS NO EXISTEM ARGUMENTOS VLIDOS EM QUE AS PROPOSIES TOMADAS COMO PREMISSAS SEJAM VERDADEIRAS, LUZ DOS CONHECIMENTOS, E A CONCLUSO SEJA FALSA NESSE CONTEXTO.

ARGUMENTOS INVLIDOS NO CONTEXTO EPISTEMOLGICO


No contexto epistemolgico podemos ter argumentos invlidos com as seguintes caractersticas.

1) PREMISSAS VERDADEIRAS E CONCLUSO VERDADEIRA, LUZ DA CINCIA.

P1. Todo cavalo um quadrpede P2. Alguns quadrpedes so herbvoros Concluso: Logo, o cavalo herbvoro.

Quadrpede Cavalo Herbvoro Hiptese 1

Herbvoro Hiptese 3 Herbvoro Hiptese 2

Jos dos Santos Moreira

90

Raciocnio lgico

2) PREMISSAS VERDADEIRAS E CONCLUSO FALSA, LUZ DA CINCIA. P1. Todo homem mortal. P2. Toda vaca mortal. Concluso. Toda vaca homem.

Mortal Homem

Vaca

3) PREMISSAS FALSAS E CONCLUSES VERDADEIRAS LUZ DA CINCIA. P1. Alguns cachorros voam. P2. Alguns serem que voam tem 4 patas. Concluso: Alguns cachorros tem 4 patas Voadores Cachorros 4 patas

4) PREMISSAS FALSAS E CONCLUSO FALSA LUZ DA CINCIA. P1. Todas as plantas verdes so comestveis. P2. Todos os morangos so azuis. Concluso: Os morangos no so comestveis. Comestveis Azuis Hiptese 1 Morangos Verdes

Morango Azuis Hiptese 3


Jos dos Santos Moreira

Morango Hiptese 2 Azuis

91

Raciocnio lgico

Falcia e sofisma Argumentos invlidos so chamados FALCIAS OU SOFISMAS. Mas mais comum chamar SOFISMA quando h inteno de enganar (FALCIA VOLUNTRIA).

VALIDADE DE UM ARGUMENTO USANDO A TABELA-VERDADE


Vimos que em um raciocnio lgico, um argumento ser vlido se existir CERTEZA ABSOLUTA na concluso. E ser invlido quando no pudermos concluir nada com certeza.

EXEMPLO:

P1. Pedro pintor OU Carlos cantor P2. Pedro pintor. Carlos cantor (FALSA) Concluso Carlos no cantor (FALSA)

Uma proposio composta pelo conectivo OU s permite concluir que pelo menos uma das proposies verdadeira. Somente uma verdadeira Pode haver Duas verdadeiras Assim, no podemos afirmar com certeza se Carlos cantor ou se Carlos no cantor. Mas ambas so possveis. Observe tambm que em um RACIOCNIO LGICO as PREMISSAS so naturalmente VERDADEIRAS. O argumento invlido pelo simples fato de que no podemos afirmar com certeza. EM UM RACIOCNIO LGICO BASTA SABER SE EXISTE CERTEZA OU NO NA CONCLUSO PARA CONCLUIR SE O ARGUMENTO VLIDO OU INVLIDO.

interessante observar que as concluses Carlos cantor ou Carlos no cantor so FALSAS simplesmente porque NO PODEMOS AFIRMAR COM CERTEZA.
Jos dos Santos Moreira
92

Raciocnio lgico

Mas obviamente UMA DELAS VERDADEIRA. O problema que o argumento (ao ser invlido) no permite afirmar com certeza qual delas verdadeira. Agora vamos testar a VALIDADE de um argumento usando TABELA-VERDADE.

P1. Pedro pintor ou Carlos cantor P2. Pedro pintor Concluso: Logo Carlos cantor Vamos chamar de p a proposio simples Pedro pintor. E de q a proposio simples Carlos cantor.

Pedro pintor Carlos cantor Pedro pintor ou Carlos cantor p V V F F Premissa 2 q V F V F concluso pvq V V V F Premissa 1 Linha 1 Linha 2 Linha 3 Linha 4

O algortmo segue os seguintes passos: 1) Construir a tabela verdade identificando as colunas que correspondem s premissas e a coluna que corresponde concluso. 2) Numerar as linhas da tabela-verdade. 3) Analisaremos exclusivamente as LINHAS em que ocorrerem V em todas as premissas. No caso, apenas as linhas 1 e 2. O argumento ser vlido se, em todas as linhas em que aparece V em todas as premissas, a concluso tambm for V.

Se nas linhas em que as premissas so todas V ocorrer PELO MENOS UMA CONCLUSO F , o argumento ser INVLIDO.

Veja que na LINHA 2 de nosso exemplo, as PREMISSAS SO TODAS V mas ocorre F na concluso. Portanto o argumento INVLIDO.

Jos dos Santos Moreira

93

Raciocnio lgico

Mas o Argumento INVLIDO porque em pelo menos uma das linhas em que as PREMISSAS so TODAS V , aparece um F na concluso. O que significa esse F ? Significa que a CONCLUSO FALSA?

A concluso Carlos cantor falsa em que sentido? Ser que Carlos, ento, NO CANTOR? Veja: O F na coluna das concluses no significa simplesmente QUE A CONCLUSO FALSA no sentido de que essa hiptese NO OCORRE. A concluso FALSA porque no podemos afirmar com certeza se Carlos cantor ou se Carlos no cantor.

POSSVEL QUE ESTA CONCLUSO SEJA VERDADEIRA possvel que Carlos seja cantor. O que no podemos AFIRMAR ISSO. E por isso que a concluso FALSA. Mas isso preciso ficar muito claro. Portanto no podemos INTERPRETAR ERRONEAMENTE essa CONCLUSO FALSA pensando que ela no ocorre. Por isso prefervel dizer que NO CONTEXTO DA TABELA VERDADE, NAS LINHAS EM QUE AS PREMISSAS SO TODAS Exatamente assim: Aparece um F na coluna das concluses. V , aparece um F na concluso.

E pelo simples fato de aparecer um F, o argumento INVLIDO. E se o ARGUMENTO INVLIDO, no existe CERTEZA nas concluses. Mas, ATENO: Em nenhum dos momentos dissemos que existem PREMISSAS FALSAS. Como vimos, estamos considerando as PREMISSAS COMO PROPOSIES VERDADEIRAS. Em nenhum momento foi dito: ora, a proposio 1 falsa ou a proposio 2 falsa. O que ocorre que na TABELA-VERDADE so visualizadas todas as hipteses de valoraes. Mas o ALGORITMO s analisa. As LINHAS em que as PREMISSAS SO VERDADEIRAS pelo simples fato de que se PREMISSA ento a PROPOSIO assumida como VERDADEIRA.

AS LINHAS DA TABELA-VERDADE EM QUE APARECEM F NAS PREMISSAS SO DESCARTADAS. NO FAZEM PARTE DA ANLISE!

Jos dos Santos Moreira

94

Raciocnio lgico

A anlise da validade de um argumento no CONTEXTO DA TABELA-VERDADE apresenta o seguinte conceito clssico:

UM ARGUMENTO VLIDO QUANDO A CONCLUSO NECESSARIAMENTE VERDADEIRA SEMPRE QUE AS PREMISSAS FOREM VERDADEIRAS. Ora, isto no CONTEXTO chamado TABELA-VERDADE.

NO PODEMOS COM ISTO PENSAR QUE EXISTAM PREMISSAS FALSAS. As bancas deveriam indicar claramente em que contexto esto analisando a validade de um argumento. Entre esses contextos temos: raciocnio lgico, contexto epistemolgico ou contexto algoritmo da tabela-verdade.

Porque dentro do raciocnio lgico as PREMISSAS so proposies assumidas como VERDADES. A lgica se preocupa apenas com a VALIDADE dos argumentos e no com o possvel valor de VERDADE ou FALSIDADE que as premissas possam ter EM OUTRO CONTEXTO.

Em um contexto EPISTEMOLGICO, as proposies na lgica assumidas como PREMISSAS podem ter valor V ou F .

E no contexto chamado TABELA-VERDADE aparecem, de fato, V e F mas isso em nada contradiz LGICA pois a anlise feita exclusivamente nas LINHAS em que as premissas so assumidas como VERDADEIRAS. O ALGORITMO para verificao da validade de um argumento com auxlio da tabelaverdade no analisa as linhas em que as premissas contm F. Elas NO FAZEM PARTE DO ALGORITMO. ALGORITMO o ROTEIRO, passo a passo, que se usa para atingir um objetivo (no caso, determinar a validade de um argumento). Neste caso, o ALGORITMO DESCONSIDERA AS LINHAS DA TABELA-VERDADE QUE NO CONTENHAM V EM TODAS AS PREMISSAS.

Jos dos Santos Moreira

95

Raciocnio lgico

PORTANTO, ANALISANDO UM ARGUMENTO COM AUXLIO DA TABELAVERDADE NO PODEMOS NOS CONFUNDIR PENSANDO QUE OS F OBSERVADOS NAS COLUNAS DAS PREMISSAS SIGNIFIQUEM QUE EXISTAM PREMISSAS FALSAS.

At porque dizer que uma PROPOSIO FALSA significa NEG-LA, ou seja, afirmar que NO VERDADEIRA. Em nenhum momento dissemos que a premissa 1 (Pedro pintor ou Carlos cantor) no verdadeira. E tambm no dissemos que a premissa 2 (Pedro pintor) FALSA. Ao contrrio, elas so assumidas como VERDADE inquestionvel.

E nas linhas em que as premissas so todas V, o F da concluso, quando ocorre, significa que o argumento INVLIDO porque justamente NO SE PODE AFIRMAR COM CERTEZA. No podemos dizer que Carlos cantor e no podemos afirmar que Carlos no cantor. Mas certamente uma delas VERDADEIRA.

Portanto o ALGORTMO para determinar a validade de um argumento com AUXLIO da TABELA-VERDADE no pode ser confundido com A PRPRIA TABELA-VERDADE. No algoritmo esto claramente apresentados os PASSOS que devem ser dados para concluirmos se um argumento VLIDO OU NO. Esses passos so seguidos de forma MECNICA. O algoritmo nem cogitar em analisar as linhas que contenham F nas premissas. Elas no fazem parte do algoritmo. O algoritmo como uma receita de bolo. Tudo que no entra na receita, no faz parte do algoritmo. Mas observe que os passos mecnicos do algoritmo obedecem a uma LGICA. Por isso um computador pode executar esse algoritmo. Mas um computador no pode JULGAR se uma proposio verdadeira ou falsa sem que tenha sido alimentado com alguma informao.

Jos dos Santos Moreira

96

Raciocnio lgico

No caso de argumentos, os parmetros so as PREMISSAS. AS PREMISSAS SO USADAS COMO REFERNCIA DE VERDADE.

2. P1. Pedro pintor ou Carlos cantor. P2. Pedro pintor. Concluso: Logo Carlos no cantor.

p V V p: Pedro pintor q: Carlos cantor ~q: Carlos no cantor F F P2

q V F V F

~q F V F V

pvq V V V F P1

Concluso

Na linha 1, as premissas so ambas V mas aparece F na concluso. Portanto, o argumento INVLIDO.

3. P1. Pedro pintor OU Carlos cantor. P2. Pedro no pintor. Concluso: Logo, Carlos cantor.

p V V p: Pedro pintor. q: Carlos cantor. ~p: Pedro no pintor F F

q V F V F

~p F F V V P2

Pvq V V V F P1 P2

Concluso

Na nica linha em que as premissas so todas V, a concluso tambm V. Portanto o argumento VLIDO.
Jos dos Santos Moreira
97

Raciocnio lgico

ANLISE USANDO RACIOCNIO LGICO


A premissa 1 diz que: Pedro pintor OU Carlos cantor. Se PREMISSA ENTO VERDADE. Mas uma proposio composta pelo conectivo ou s permite afirmar que PELO MENOS UMA DAS PROPOSIES VERDADEIRA. Pode haver somente uma proposio verdadeira ou pode haver duas proposies verdadeiras. Mas observe a segunda PREMISSA: Premissa 2: Pedro no pintor. ESTA PREMISSA TAMBM VERDADEIRA.

Observe que tampouco est NEGANDO a primeira premissa. Veja: Premissa 1: Pedro pintor OU Carlos cantor. A premissa 2 uma dica-quente. Pedro no pintor.

Pedro pintor OU Carlos cantor Concluso nica e inequvoca A concluso nica e inequvoca pois como sabemos que a premissa 1 verdadeira deve haver PELO MENOS UMA proposio verdadeira. No momento em que a proposio PEDRO PINTOR foi descartada surge de forma inequvoca que a concluso CARLOS CANTOR e com certeza verdadeira. Dessa forma so respeitadas as premissas como VERDADE INQUESTIONVEIS. Veja que o fato da proposio Pedro pintor ser falsa no torna a PREMISSA 1 falsa. Ao contrrio, isto que nos d CERTEZA de que a concluso NICA e INEQUVOCA.

CARLOS (COM CERTEZA) CANTOR.

CONFIRMANDO: a proposio p Pedro pintor falsa. Mas a PREMISSA 2 (proposio ~p) Pedro no pintor verdadeira.

NO CONFUNDIR NEGAO DA PROPOSIO p COM PREMISSAS FALSAS!!!

Jos dos Santos Moreira

98

Raciocnio lgico

EXEMPLO: 4) (CESPE/2004) (AGENTE DA POLCIA FEDERAL) P1. Todo cachorro verde. P2. Tudo o que verde vegetal Concluso: Logo, todo cachorro vegetal.

ANLISE DO ARGUMENTO USANDO DIAGRAMAS

VEGETAL VERDE

CACHORRO

Ora, este argumento vlido porque a concluso NICA.

EXISTE CERTEZA!

Poderamos at dizer que as proposies so falsas luz da cincia e tambm que a concluso falsa luz do conhecimento humano. MAS JAMAIS PODEREMOS DIZER QUE AS PREMISSAS SO FALSAS PELO SIMPLES FATO DE QUE AS ESTAMOS CONSIDERANDO VERDADEIRAS.

UM ARGUMENTO VLIDO SE, E SOMENTE SE, A CONCLUSO NICA INEQUVOCA.

PARA UM ARGUMENTO SER VLIDO NECESSRIO E SUFICIENTE QUE A CONCLUSO SEJA NICA E INEQUVOCA.

No pode haver a menor chance de haver uma concluso diferente. Para uma argumento ser vlido, a concluso deve apresentar 100% de CERTEZA. (O que no significa que essa concluso no seja absurda luz das cincias, dos dogmas ou de um conhecimento emprico.)

Quando no existir concluso nica. Quando vrias hipteses so possveis, o argumento invlido. No existe afirmao conclusiva.
Jos dos Santos Moreira
99

Raciocnio lgico

Quando testamos a validade de um argumento usando TABELAS-VERDADE, o F que aparece na concluso de um argumento invlido significa que NO EXISTE CERTEZA DA CONCLUSO. A concluso no nica e inequvoca. Portanto, qualquer afirmao considerada FALSA porque existem OUTRAS HIPTESES POSSVEIS. Portanto, para a lgica, partindo de premissas (afirmaes pressupostos como VERDADES) se chegarmos a uma concluso cuja CERTEZA ABSOLUTA, ento estamos diante de um ARGUMENTO VLIDO.

UM ARGUMENTO VLIDO LOGICAMENTE PERFEITO.

A LGICA S SE PREOCUPA COM A VALIDADE DOS ARGUEMNTOS E NO COM A VERDADE OU FALSIDADE EPISTEMOLGICA DAS PREMISSAS E DAS CONCLUSES.

ANLISE DA QUESTO USANDO TABELA-VERDADE


P1. Se cachorro ento verde. P Q P2. Se verde ento vegetal
Q R

Concluso: Logo, se cachorro, ento vegetal. P R Premissa 1 p V q Premissa 2 Concluso

R p q q R p R V V F F V V V V V F V V V F V V V F V F V V V V

V V

V V F V V F F F F F V F F

V V V F F V F F

APARECE V NA CONCLUSO DE TODAS AS LINHAS EM QUE AS PREMISSAS SO TODAS V. ARGUMENTO VLIDO!


Jos dos Santos Moreira
100

Raciocnio lgico

ARGUMENTOS DEDUTIVOS E INDUTIVOS


DEDUO Partindo de verdades inquestionveis se chega a uma nica e inequvoca concluso, com 100 % de certeza.

INDUO Partindo de evidncias empricas ( prticas ) se chega a um maior ou menor grau de probabilidade de ocorrncia de um evento. As concluses obtidas por induo no apresentam 100% de certeza e sim uma maior ou menor probabilidade de serem corretas. EXEMPLO P1. O sol nasceu todas as manhs at hoje. Concluso: Logo o sol nascer amanh.

Esta concluso no dedutiva e sim indutiva. ACRESCENTANDO PREMISSAS A UM ARGUMENTO INDUTIVO A CONCLUSO PODE MUDAR EXEMPLO P1. O sol nasceu todas as manhs at hoje P2. Moro no equador terrestre P3. Estou viajando de avio para a base brasileira na Antrtida P4. o solstcio de inverno no hemisfrio sul Concluso: O sol nascer amanh ( ????? ) ( Na Antrtida a noite , do inverno, dura seis meses ).

No jogo de cassino, existe a famosa FALCIA DE MONTECARLO. Ela consiste na expectativa de que se j saiu vrias vezes um nmero de cor preta, vai ficando cada vez mais provvel que saia a qualquer momento um nmero vermelho ( ou que no saia o preto ). No entanto, matematicamente, a cada nova jogada , as chances de sarem o preto ou o vermelho so de 50% cada uma. Mas se tomamos o conjunto das N jogadas que saiu o preto, observamos que as chances de sarem novamente o preto decrescem exponencialmente. Porm jamais poderemos afirmar COM CERTEZA se ir sair o preto ou se ir sair o vermelho.

Jos dos Santos Moreira

101

Raciocnio lgico

EXEMPLO No cassino, no jogo da ROLETA, pergunta-se: 2) Em uma jogada de roleta, qual a probabilidade de sair o preto? ( no considerar o zero)

2) Em duas jogadas de roleta, qual a probabilidade de sair duas vezes o preto?

3) Em trs jogadas de roleta, qual a probabilidade de sair trs vezes o preto?

4) Em 4 jogadas de roleta, qual a probabilidade de sair 4 vezes o preto?

PROBABILIDADE DE SAIR A MESMA COR

50% 25% 12,5% 6,25%

Nmero de jogadas

O nosso estudo, neste livro, se limitou a ARGUMENTOS DEDUTIVOS.

RACIOCNIO CORRETO EM ARGUMENTAES VLIDAS 1 .RACIOCNIO CORRETO POR DEDUO COM CERTEZA ABSOLUTA 2. RACIOCNIO CORRETO
E AFIRMAO VERDADEIRA POR IMPLICAO

LGICA OU EQUIVALNCIA LGICA


Jos dos Santos Moreira
102

Raciocnio lgico

CONCLUSO VERDADEIRA
Dizemos que uma concluso verdadeira nos seguintes sentidos:

1. Sentido Epistemolgico

---------------------- A concluso verdadeira em relao a alguma rea do conhecimento

A concluso verdadeira porque pode ser afirmada com certeza absoluta em conseqncia de um raciocnio DEDUTIVO (que poder ser apoiado em regras de inferncia da lgica formal )

2. Sentido Lgico

A concluso expressa uma verdade baseada em equivalncias lgicas ou implicaes lgicas.

EXEMPLOS RACIOCNIO CORRETO por DEDUO baseado em um silogismo clssico P1. Todos os seres que vivem no mar so azuis P2. Todos os pardais vivem no mar Concluso: Todos os pardais so azuis A concluso pode ser afirmada com 100% de certeza. Ela no verdadeira no sentido epistemolgico. Ela verdadeira no sentido de que quem disser Todos os pardais so azuis no estar fazendo uma afirmao falsa.

Jos dos Santos Moreira

103

Raciocnio lgico

RACIOCNIO CORRETO por REGRAS DE INFERNCIA ( no caso um silogismo disjuntivo ) P1. O camaro verde ou o periquito roxo P2. O periquito no roxo Concluso : O camaro verde A concluso pode ser afirmada com certeza absoluta. A concluso no apresenta falcia ou sofisma. neste sentido que ela verdadeira. Se algum disser O camaro verde no estar fazendo uma afirmao falsa.

RACIOCNIO CORRETO por EQUIVALNCIAS LGICAS P1. Se chover, ento Joo passeia. Concluso: No chove ou Joo passeia A concluso uma verdade baseada em equivalncias lgicas.

RACIOCNIO CORRETO por IMPLICAES LGICAS P1. O sabi canta e o cachorro late. Concluso: O sabia canta. A concluso uma verdade baseada em implicaes lgicas.

RACIOCNIO CORRETO E INCORRETO


1. RACIOCNIO CORRETO aquele que se apia em um argumento vlido , com fundamentao vlida, e cuja concluso seja perfeita

2. RACIOCNIO INCORRETO Existem trs casos:

A. Argumento com fundamentao VLIDA ------- mas ------ a concluso ERRADA

B. Argumento com fundamentao INVLIDA -------- e --------concluso falaciosa ( engano ou equvoco ) C.Argumento com fundamentao CONTRADITRIA ---logo--- Qualquer concluso ERRADA.

Jos dos Santos Moreira

104

Raciocnio lgico

CONCLUSO PERFEITA ARGUMENTO COM FUNDAMENTAO VLIDA CONCLUSO ERRADA

EXEMPLO

ARGUMENTAO VLIDA E CONCLUSO PERFEITA

P1. O fogo lquido ou o chumbo gasoso P2. O chumbo no gasoso Concluso: O fogo lquido COMENTRIO: A concluso perfeita porque existe certeza absoluta na concluso.

EXEMPLO -

ARGUMENTAO VLIDA E CONCLUSO ERRADA

P1. A baleia um masurpial ou o coelho no um cetceo P2. O coelho um cetceo Concluso: A baleia no um masurpial COMENTRIO: Embora a concluso seja verdadeira no campo epistemolgico, a concluso est ERRADA, do ponto de vista lgico.

ARGUMENTO COM FUNDAMENTAO INVLIDA E CONCLUSO FALACIOSA P1, Livramento uma cidade brasileira ou Rivera uma cidade do Uruguay P2. Rivera uma cidade do Uruguay Concluso: Livramento uma cidade brasileira

COMENTRIO: Embora as premissas sejam verdadeiras ( no sentido lgico e epistemolgico ), a concluso falsa porque no podemos afirmar com certeza. Observe que, mesmo nos argumentos com fundamentao invlida as premissas so sempre verdadeiras do ponto de vista lgico.

ARGUMENTO COM FUNDAMENTAO CONTRADITRIA P1. O fogo quente e a gua lquida P2. O fogo no quente Concluso: A gua lquida COMENTRIO: Como as premissas se contradizem, qualquer concluso estar ERRADA e o raciocnio incorreto. As bancas dizem que as afirmaes so inconsistentes entre si ou simplesmente contraditrias.

Jos dos Santos Moreira

105

Raciocnio lgico

COMPROVAO ATRAVS DE TABELAS-VERDADE

concluso P V V F F Q V F V F

P1 PQ V F F F

P2 P F F V V

contradio (PQ)(P) F F F F

Observe que no existe nenhuma linha com V em todas as premissas.

Jos dos Santos Moreira

106

Raciocnio lgico

PROBLEMA DA DEFINIO DO CONTEXTO NA ANLISE DA VALIDADE DE UM ARGUMENTO


Observando livros de raciocnio lgico e provas de concursos se constata uma mistura nos contextos onde so feitas as afirmaes. E isso gera contradies. Falar em PREMISSAS FALSAS uma dessas contradies. Vamos tentar lanar luzes nessa questo

Em um contexto epistemolgico vlida a seguinte afirmao: NO EXISTEM ARGUMENTOS VLIDOS QUE TENHAM PREMISSAS

VERDADEIRAS (LUZ DA CINCIA) E CONCLUSO FALSA ( LUZ DA CINCIA).

Em outras palavras: O ARGUMENTO QUE POSSUI PREMISSAS VERDADEIRAS ( LUZ DA CINCIA) E CONCLUSO FALSA ( LUZ DA CINCIA) COM CERTEZA, INVLIDO.

No contexto da TABELA-VERDADE, correto afirmar: UM ARGUMENTO VLIDO QUANDO A CONCLUSO FOR NECESSARIAMENTE VERDADEIRA SEMPRE QUE AS PREMISSAS FOREM VERDADEIRAS. Ora, esta afirmao refere-se ao fato de que nas LINHAS DE UMA TABELA-VERDADE que ocorrerem V em todas as premissas, a concluso deve ser obrigatoriamente verdadeira para que o argumento seja considerado VLIDO. J EXPLICAMOS QUE O FATO DE HAVER V OU F NAS PREMISSAS DA TABELAVERDADE NO SIGNIFICA QUE EXISTAM PREMISSAS FALSAS, SO APENAS HIPTESES DA TABELA-VERDADE EM SI.

Observe que, neste contexto, s conclumos que um argumento VLIDO pelo confronto das colunas das PREMISSAS com a coluna das CONCLUSES. Nessas colunas, s interessam as linhas nas quais as premissas so todas V. Em cada uma dessas linhas se verificar se a concluso V ou F. Portanto, neste contexto, no podemos concluir que um argumento VLIDO OU INVLIDO olhando somente a coluna da CONCLUSO. Ou seja, o V ou F da concluso determina a VALIDADE OU INVALIDADE de um argumento sempre que estejamos examinando TODAS as linhas em que as premissas contm somente V.
Jos dos Santos Moreira
107

Raciocnio lgico

Assim, NA ANLISE DE UMA TABELA-VERDADE julgue as afirmaes abaixo: Se a concluso verdadeira, ento o argumento VLIDO.

1.

2.

Se a concluso falsa, ento o argumento INVLIDO.

3.

Analisando a validade de um argumento atravs de tabelas-verdade, a coluna das

PREMISSAS pode conter V ou F.

4.

Analisando a validade de um argumento atravs do algoritmo TABELA-VERDADE, as

linhas em que as premissas no so todas V so irrelevantes para concluirmos se um argumento VLIDO.

5.

Analisando a validade de um argumento usando tabelas-verdade, se a concluso for

verdadeira em todas as linhas em que as premissas forem todas verdadeira, ento o argumento vlido.

6.

Analisando um argumento com auxilio da TABELA-VERDADE, se a concluso for falsa

nas linhas em que as premissas forem todas falsas ento o argumento PODE SER VLIDO.

7.

Analisando um argumento com auxilio da TABELA-VERDADE, se a concluso for

FALSA em pelo menos umas das linhas em que as premissas so todas verdadeiras, o argumento ser INVLIDO.

8.

Em uma tabela-verdade, o F na concluso significa que a concluso NO VERDADEIRA

e o argumento INVLIDO.

9.

Em uma tabela-verdade, o F na concluso significa que estamos negando as PREMISSAS.

10.

Em uma tabela-verdade, quando ocorre F na concluso de uma linha em que as premissas

so todas V significa que a concluso NEGAO DAS PREMISSAS.

Jos dos Santos Moreira

108

Raciocnio lgico

GABARITO:

1.

Na anlise de uma argumento atravs de TABLEAS-VERDADE, no possvel concluir se

um argumento VLIDO observando apenas se a concluso V ou F. necessrio fazer esta anlise nas linhas em que as premissas so todas V. Portanto, a afirmao est ERRADA. 2. 3. Est ERRADA pelos mesmos motivos da anterior. CERTA. No contexto TABELAS-VERDADE existem V e F em suas hipteses. Mas isso

no significa que existam PREMISSAS FALSAS. 4. CERTA. A anlise feita EXCLUSIVAMENTE nas linhas em que aparecem V em

TODAS as premissas. 5. 6. CERTA; CERTA, pois as linhas que contm F nas premissas so irrelevantes para a anlise. Portanto,

possvel que o argumento seja VLIDO E possvel que ele seja INVLIDO. 7. 8. CERTA ERRADA.. O F na concluso no suficiente para determinar se o argumento vlido ou

invlido. Alm disso, o F na concluso de uma linha em que as premissas so todas V significa que nada pode ser afirmado sob pena de fazer uma afirmao falsa. . MAS A CONCLUSO PODE SER VERDADEIRA, APESAR DO F. 9. 10. ERRADA ERRADA. O F determina neste contexto que o argumento INVLIDO (o contexto o de

que as PREMISSAS SO TODAS V). No significa NEGAO DAS PREMISSAS. Como o argumento INVLIDO, qualquer AFIRMAO que se faa ser FALSA. (Lembre do exemplo em que o Carlos cantor era falsa e Carlos no cantor tambm era falsa. No entanto, uma delas verdadeira, o que no podemos AFIRMAR qual delas verdadeira).

Jos dos Santos Moreira

109

Raciocnio lgico

CONTEXTO DE RACIOCNIO LGICO


Em um contexto lgico-prtico possvel RECONHECER que um argumento VLIDO OU INVLIDO se nos for dito o seguinte: Em um argumento, a relao entre as premissas e a concluso permite chegar a uma NICA e inequvoca concluso. Ora, ento o ARGUMENTO VLIDO. Neste caso, um simples comentrio sobre as CARACTERSTICAS da concluso nos permite afirmar que o argumento VLIDO. Mas pra sabermos QUAL A CONCLUSO evidente que precisamos conhecer as premissas.

EM TODO O ARGUMENTO VLIDO SUFICIENTE CONHECER AS PREMISSAS PARA SE CHEGAR A UMA NICA E INEQUVOCA CONCLUSO.

MAS ATENO:

De nada adianta uma CONCLUSO sem conhecermos as premissas.


EXEMPLO: A concluso de um argumento TODO HOMEM MORTAL. Ora, esta concluso no significa nada. Veja o ARGUMENTO poderia ter sido: P1: Todo mamfero mortal P2: Alguns mamferos so homens CONCLUSO: Todo homem mortal. Mortal

Homem Mamfero Hiptese 1

Homem Hiptese 2
110

Jos dos Santos Moreira

Raciocnio lgico

Vamos ilustrar este captulo a discusso de trs questes pedidas na prova de Agente da Polcia Federal, aplicadas em 10/10/2004 pela banca UNB/CESPE. Nesta questes flagrante o problema de definio de contextos.

Existe um costume generalizado de pensar que o RACIOCNIO LGICO precisa ser feito atravs de TABELAS-VERDADE. Ora, a teoria da LGICA se apia em tabelas-verdade, mas o RACIOCNIO LGICO (como o prprio nome diz) totalmente prtico. O reconhecimento de um argumento vlido ou invlido em uma DISCUSSO ou em um JRI se faz de forma RACIOCINADA e PRTICA sem o uso de tabelas-verdade (imaginaram o juiz parando o julgamento para fazer uma tabela-verdade) Portanto, se estamos diante de uma prova de RACIOCNIO LGICO (e no simplesmente de LGICA) e se o edital da PROVA cita uma srie de CONHECIMENTOS que ser cobrado na prova ento no podemos supor que o candidato no saiba o que uma PREMISSA. E a est o problema: Quem tem conhecimentos de LGICA sabe que PREMISSAS so afirmaes assumidas como VERDADEIRAS. Ora, as questes que analisaremos misturam os contextos ao ponto de ser possvel que existam premissas falsas. E isto gerou toda uma confuso.

Como j analisamos neste livro, no contexto epistemolgico se poderia falar em PROPOSIES (e no premissas) FALSAS luz de algum conhecimento. No contexto da tabela-verdade os V e F que aparecem simplesmente fazer parte da tabela. Mas o algoritmo s analisado nas linhas em que as PREMISSAS so todas V. As outras linhas NO participam do ALGORITMO. Esto apenas presentes na TABELA-VERDADE. O ALGORTMO segue um roteiro passo a passo para atingir seu objetivo. No caso, as hipteses em que as PREMISSAS no so todas V no so consideradas no ALGORTMO. Portanto, mesmo no contexto da TABELA-VERDADE no pode se falar em PREMISSAS FALSAS.

O resultado que um candidato que saiba que ilgico e contraditrio falar em PREMISSAS FALSAS vai ter um CURTO-CIRCUITO MENTAL ao enfrentar as questes mencionadas. No caso da prova, tentaremos descobrir em que contexto a banca queria situar as questes.

Jos dos Santos Moreira

111

Raciocnio lgico

COMENTRIO DAS QUESTES 47/48/49 do caderno azul da prova de Agente da Polcia Federal aplicada em 10/10/2004 pela banca CESPE.

Uma noo bsica de lgica a de que um argumento composto de um conjunto de sentenas denominadas premissas e de uma outra sentena denominada concluso. Um argumento vlido se a concluso necessariamente verdadeira sempre que as premissas forem verdadeiras. Com base nessas informaes julgue os itens que se seguem.

47.

TODA PREMISSA DE UM ARGUMENTO VLIDO VERDADEIRA

RESPOSTA DA BANCA: ERRADO

COMENTRIO: J vimos que PREMISSAS so afirmaes assumidas como VERDADEIRAS. ilgico e contraditrio falar em premissas falsas.

A prpria banca CESPE em provas de anos posteriores a 2004 considera que premissas possuem somente avaliaes V ( MPE/TO Analista Ministerial Especializado- Especialidade: Administrao - 6/8/2006 - Questo 50 do caderno SA ). Em vrias outras provas a banca Cespe comenta que premissas so verdadeiras por hiptese. No entanto, em 2004, a banca Cespe surpreendeu a todos considerando que a afirmao toda premissa de um argumento vlido verdadeira estava ERRADA! O que a banca queria dizer? Vamos tentar descobrir o contexto que a banca desejava analisar.

1) CONTEXTO EPISTEMOLGICO: Neste caso, a banca deveria ter dito: TODA PREMISSA DE UM ARGUMENTO VLIDO VERDADEIRA LUZ DA CINCIA. evidente que agora fica claro que a afirmao est errada.

2) CONTEXTO TABELA-VERDADE Neste caso, a banca poderia querer dizer que na TABELA-VERDADE de um argumento vlido existem linhas em que as premissas so F. (veja os exemplos dados) Ora, j vimos que na anlise de um argumento com auxlio da TABELA-VERDADE o algoritmo analisa somente as linhas em que as premissas so todas V. As demais linhas, embora faam parte da TABELA no fazem parte do ALGORITMO (que o ROTEIRO a ser seguido PASSO A PASSO)
Jos dos Santos Moreira
112

Raciocnio lgico

O algoritmo como uma RECEITA CULINRIA. Imagine que voc tenha na cozinha cebola, pimento, alho, brcolis, carne, arroz, etc... Se a receita no usa BRCOLIS, ento essa verdura no faz parte do ALGORITMO (receita). Portanto, as linhas da tabela-verdade que contm premissas F esto fora de questo, simplesmente no so analisadas. Isto equivale em um RACIOCNIO LGICO PRTICO a no entrar no mrito do valor de verdade ou falsidade das premissas. Justamente, se for PREMISSA ento tomada como VERDADE. SO COMO OS DADOS QUE ALIMENTAM UM COMPUTADOR.

Por isso s se analisam as LINHAS EM QUE AS PREMISSAS SO TODAS VERDADEIRAS. As outras linhas (que aparecem F nas premissas) so hipteses descartadas. Alm do mais, se a banca queria analisar a TABELA-VERDADE em si, deveria ter deixado claro o contexto.

3) A BANCA EST CONSIDERANDO A QUESTO COMO DE INTERPRETAO DE TEXTO E NO DE CONHECIMENTOS LISTADOS NO CONTEDO PROGRAMTICO DO EDITAL. Se esse foi o caso, o argumento da banca seria: O texto no fala que TODA premissa de um argumento vlido verdadeira. E dizer isso equivaleria a tirar concluses que no esto no texto. Pois est claro que para julgar baseados nas informaes dadas. Mas difcil entrar na cabea do candidato que os conhecimentos listados pelo edital vo ser IGNORADOS. E mais difcil ainda ignorar o CONCEITO DE PREMISSA como VERDADE ASSUMIDA.

Jos dos Santos Moreira

113

Raciocnio lgico

48. NO

SE A CONCLUSO FALSA, O ARGUMENTO NO VLIDO. JULGAR UM ARGUMENTO COM BASE APENAS NA

PODEMOS

CONCLUSO. Porm, mais uma vez a idias de premissas falsas atrapalha o candidato. Como a prova pedia para julgar com base nas informaes dadas, o candidato induzido a pensar que esta afirmao se refere ao texto. Ento ele pensa assim: Se com premissas verdadeiras e concluso verdadeira o argumento vlido, ento quando a concluso for falsa o argumento invlido (porque premissas so sempre verdadeiras). O problema a falta do contexto onde se deseja fazer a anlise. Antes queremos perguntar: O QUE UMA CONCLUSO FALSA ? 1) Falsa no sentido epistemolgico? 2) Falsa porque no pode ser afirmada com certeza ? 3) Falsa porque aparece F na coluna das concluses quando se analisa atravs de tabelasverdade ? Em que contexto estamos falando ? De fato, um argumento vlido no permite chegar a concluses FALSAS ( no sentido Lgico ) a no ser no caso de ERRO GROSSEIRO ( hiptese 2A do estudo feito em Raciocnio Correto e Incorreto ). Mas em que sentido a banca queria analisar ?

Vamos analisar alguns contextos possveis:

1) CONTEXTO EPISTEMOLGICO A banca poderia querer dizer: Se a concluso for falsa, luz da Cincia, o argumento no VLIDO. FICA CLARO QUE EST ERRADO.

2) CONTEXTO TABELA-VERDADE Na anlise de um argumento com o auxlio da TABELA-VERDADE, NO BSTA OBSERVAR A CONCLUSO. Ela deve ser comparada com as premissas. Portanto a afirmao est errada. (O problema que a banca no deixou claro o contexto no qual estava fazendo a afirmao). 3) CONSIDERANDO A QUESTO COMO PROVA DE INTERPRETAO DE TEXTOS Foi pedido que o candidato julgue com base nas informaes dadas. E no foi dito que o argumento VLIDO SOMENTE quando a concluso for verdadeira sempre que as premissas foram verdadeiras.
Jos dos Santos Moreira
114

Raciocnio lgico

Portanto ele PODE ser vlido em outras circunstncias. O texto tambm no diz que BASTA A CONCLUSO SER FALSA para o argumento ser INVLIDO. claro que SE as premissas foram verdadeiras e a concluso for falsa, o argumento INVLIDO.

O DURO IMAGINAR QUE POSSAM EXISTIR PREMISSAS FALSAS. neste sentido que ocorre a confuso. Pois um aluno que conhece lgica jamais pensar que uma premissa falsa.

49. SE A CONCLUSO VERDADEIRA, O ARGUMENTO VLIDO. No podemos concluir sem um argumento vlido ou no com base apenas na concluso. Mas, vamos seguir analisando nos trs aspectos anteriores. 1) ANLISE EPISTEMOLGICO A banca poderia querer dizer: Se a concluso verdadeira, luz da cincia, o argumento vlido. Totalmente errado. Temos argumentos invlidos com a concluso verdadeira luz da cincia.

2) ANLISE DA TABELA DE VERDADE No basta olhar para a coluna da concluso. Devemos comparar com as colunas das premissas. necessrio que a concluso seja verdadeira em todas as linhas que apresentam todas as premissas com V. Portanto, somente a concluso ser verdadeira no permite afirmar que o argumento vlido.

3) INTERPRETAO DE TEXTO O texto no diz que basta a concluso ser verdadeira para o argumento ser vlido. Portanto, esta a nica questo que est ERRADA em todos os aspectos. A nica pedrinha conviver com premissas falsas. Mas se percebe que de trata de uma mistura de contextos.

Como a banca CESPE no comenta suas provas, gostaramos de abrir um debate sobre estas questes. Envie seus comentrios para professor.ze@uol.com.br Se voc fez a prova e entrou com recurso, envie para ns os comentrios da banca. importante aprofundar esta discusso.

Jos dos Santos Moreira

115

Raciocnio lgico

COMO PODERIAM TER SIDO FEITAS AS PERGUNTAS


Julgue com certo ou errado

1) Ao analisarmos a validade de um argumento com o auxlio da tabela-verdade observamos que as colunas das premissas podem conter F e mesmo assim o argumento pode ser vlido.

2) O algoritmo para verificao da validade de um argumento atravs de tabelas-verdade despreza as linhas da tabela-verdade em que ocorre pelo menos um F nas colunas correspondentes s premissas .

3) Se estamos verificando a validade de um argumento atravs de tabelas-verdade e no desprezamos uma linha porque os valores que esto nas colunas das premissas so todos V.

4) Na anlise de uma tabela-verdade existem N linhas. Com todas as premissas V. Nesse contexto foram encontrados exatamente (N-1) valoraes V na coluna das concluses. Logo, podemos afirmar que o argumento INVLIDO.

5) Na anlise de um argumento com auxlio de tabelas-verdade, se concluirmos que um argumento vlido porque cada uma das colunas das premissas contm somente valoraes V.

6) Analisando um argumento com o auxilio da tabela-verdade, quando existir pelo menos um F na coluna da concluso, o argumento invlido. 7) Analisando um argumento com o auxlio da tabela-verdade, quando existir pelo menos um F na coluna da concluso o argumento invlido.

Jos dos Santos Moreira

116

Raciocnio lgico

GABARITO 1) CERTA P1 V F V F P2 V F F V CONCLUSO V V F V

2) CERTA 3) CERTA 4) CERTA

5) FALSA

Observe que fala colunas exemplo

V V V V

Evidentemente as colunas apresentam todas as hipteses ( V e F ). Alm do mais basta que existam linhas ( no precisam ser todas ) nas quais todas as premissas so V. Em todas essas linhas, a concluso tambm deve ser V. Mas pode haver linhas com F nas premissas. Essas simplesmente no so analisadas e so irrelevantes para a anlise. Da mesma forma , em cada coluna correspondente s premissas podero ocorrer V e F e mesmo assim o argumento ser vlido.

6) FALSA todas V. 7) FALSA

preciso que essa anlise seja feita em todas as linhas em que as premissas so

Deve existir pelo menos um F mas no em qualquer linha. O F deve estar nas

linhas em que todas as premissas so V.

Jos dos Santos Moreira

117

Raciocnio lgico

VALIDADE DE UM ARGUMENTO ATRAVS DA CONDICIONAL ASSOCIADA


Neste mtodo o argumento valido se a condicional associada for tautolgica.

EXEMPLO (Questo Cespe/Polcia Federal ) P1. Todos os cachorros so verdes P2. Tudo o que verde vegetal Concluso: Todo cachorro vegetal

VEGETAL VERDE CACHORRO

NA FORMA CONDICIONAL P1. Se cachorro ento verde A B P2. SE verde B ento vegetal C A C A B

Concluso: Se cachorro ento vegetal

CONDICIONAL ASSOCIADA
(A B) (B C) (A C)

A forma geral :

P1, P2, P3, ...........Pn

| Q Conclui

Forma Geral da Condicional Associada ( P1 P2 P3 .....Pn )

Jos dos Santos Moreira

118

Raciocnio lgico

COMPROVAO PELA TABELA-VERDADE


A B C A B B C A C (A B) (B C) (A B)(B C) (A C)

A V V V V F F F F

B V V F F V V F F

C V F V F V F V F

(A

B)(

C)

(A

B)(

C)

(A

C)

Como a condicional associada TAUTOLGICA o argumento vlido.

Jos dos Santos Moreira

119

Raciocnio lgico 3. Considere como verdadeira a seguinte proposio ( hiptese ): Joana mora em Guarapari ou Joana nasceu em Iconha. Ento concluir que a proposio Joana mora em Guarapari verdadeira constitui um raciocnio lgico correto.

1. (FCC) No argumento: Se estudo, passo no concurso. Se no estudo, trabalho. Logo, se no passo no concurso, trabalho, considere as proposies: p: estudo q: passo no concurso r: trabalho verdade que a) p, q, ~p e r so premissas e ~q r a concluso. b) A forma simblica do argumento (p q) ( ~p r ) | ( ~q r) c) A validade do argumento verificada por uma tabela-verdade com 16 linhas d) A validade do argumento depende dos valores lgicos e do contedo das proposies usadas no argumento e) O argumento vlido , porque a proposio [(p q ) ( ~p r )] ( ~q r ) uma tautologia 2. (CESPE/TRT 9) Considerando que uma argumentao correta quando, partindo-se de proposies presumidamente verdadeiras, se chega a concluses tambm verdadeiras, julgue o prximo item. Suponha que as seguintes proposies sejam verdadeiras. I,. Todo brasileiro artista II. Joaquim um artista Nesta situao, se a concluso for Joaquim brasileiro, ento a argumentao correta.

4. Se a proposio A cidade de Vitria no fica em uma ilha e no estado do Esprito Santo so produzidas orqudeas for considerada verdadeira por hiptese, ento a proposio A cidade de Vitria no fica em uma ilha tem de ser considerada verdadeira, isto , o raciocnio lgico formado por essas duas proposies correto.

(CESPE/SEGER/2007- Gesto Governamental ) Uma sequncia de trs proposies I, II e III - , em que as duas primeiras I e II so hipteses e verdadeiras, e a terceira - III verdadeira por consequncia das duas hipteses serem verdadeiras, constitui um raciocnio lgico correto. De acordo com essas informaes e considerando o texto ( dava noes gerais de lgica proposicional - o comentrio nosso ) julgue os itens que se seguem acerca de raciocnio lgico.

5. Considere a seguinte sequncia de proposies: I - Ou Penha no linda ou Penha vencer o concurso. II - Penha no vencer o concurso III - Penha no linda A afirmao III uma concluso correta das afirmaes I e II. Certo ou Errado? 6. Considere a seguinte sequncia de proposies: I - Ou Joslia tima estagiria ou Joslia tem salrio baixo. II - Joslia tima estagiria. III - Joslia tem salrio baixo Nessa situao, essa sequncia constitui um raciocnio lgico correto.

(CESPE/SEGER-2007- ANALISTA ADMINISTRATIVO ) Um raciocnio lgico considerado correto quando constitudo por uma sequncia de proposies verdadeiras. Algumas dessas proposies so consideradas verdadeiras por hiptese e as outras so verdadeiras por conseqncia de as hipteses serem verdadeiras. De acordo com essas informaes e fazendo uma simbolizao de acordo com as definies includas no texto II, julgue os itens subseqentes, a respeito de raciocnio lgico.

Jos dos Santos Moreira

120

Raciocnio lgico 7. ( Cespe- MPE/TO) Considere que as proposies Todo advogado sabe lgica e Todo funcionrio do frum advogado so premissas de uma argumentao cuja concluso Todo funcionrio do frum sabe lgica. Ento essa argumentao vlida. ( CESPE/ANCINE-2006) Uma proposio uma declarao que pode ser avaliada como verdadeira ( V ) ou falsa ( F ). Se P e Q representam proposies, as formas simblicas P, P Q, P Q e P Q representam a composio de proposies pelo uso de operadores. A forma P representa a negao de P e, portanto, V quando P F , e vice-versa. A forma P Q representa disjuno, ou seja, ou P ou Q, que F se e somente se P e Q forem F. A forma P Q representa a conjuno P e Q, que V se e somente se P e Q forem V. A forma P Q representa a implicao ou seja P implica Q (l-se se P ento Q ) que F se e somente se P for V e Q for F. Sempre que as proposies da forma P, P Q ( ou Q P ) so V, pode-se concluir que Q tambm V e por isso, uma sequncia que contm essas proposies sendo Q a ltima delas, constitui uma argumentao vlida. Com base nessas informaes, julgue os itens seguintes 10. (Cespe- MPE/RR-2008) Considere como V as seguintes proposies. A: Jorge briga com sua namorada Slvia B: Silvia vai ao teatro. Nesse caso, ( A B ) a proposio C: Se Jorge no briga com sua namorada Silvia ento Silvia no vai ao teatro. 11. (Cespe- MPE/RR-2008) Considere as seguintes proposies. A: Jorge briga com sua namorada Silvia B: Slvia vai ao teatro Nesse caso, independentemente das valoraes V ou F para A e B, a expresso ( A B ) corresponde a proposio C: Jorge no briga com sua namorada Slvia e Slvia no vai ao teatro ( CESPE- MPE/TO- 2006 ) .Fragmentos do Enunciado- ... Uma argumentao uma sequncia finita de k proposies ( que podem estar enumeradas ) em que as ( k 1 ) primeiras proposies ou so premissas ( hipteses ) ou so colocadas na argumentao por alguma regra de deduo. A k-sima proposio a concluso da argumentao. Sendo P , Q e R proposies, considere como regras de deduo as seguintes: Se P e P Q esto presentes em uma argumentao, ento Q pode ser colocada na argumentao; se P Qe Q R esto presentes em uma argumentao, ento P R pode ser colocada na argumentao; se P Q est presente na argumentao, ento tanto P quanto Q podem ser colocadas na argumentao. Duas proposies so equivalentes quando tiverem as mesmas avaliaes V ou F. Portanto, sempre podem ser colocadas em uma argumentao como uma forma de reescrever alguma proposio j presente na argumentao. So equivalentes , por exemplo, as proposies A B, B A e A B. Uma argumentao vlida sempre que, a partir das premissas que so avaliadas como V, obtm-se ( pelo uso das regras de deduo ou por equivalncia ) uma concluso tambm avaliada como V. Com base na informao do texto I, julgue os itens que se seguem.

8. Considere a seguinte sequncia de proposies. I - Se Nicole considerada uma tima atriz, ento Nicole ganhar o prmio de melhor atriz do ano. II - Nicole no considerada um tima atriz. II - Portanto, pode-se concluir que Nicole no ganhar o prmio de melhor atriz do ano. Nesse caso, essa sequncia constitui uma argumentao vlida porque, se as proposies I e II so verdadeiras, a proposio III tambm verdadeira.

9. Suponha que as proposies I, II e III a seguir sejam verdadeiras. I - Se o filme Dois filhos de Francisco no teve a maior bilheteria de 2005, ento esse filme no teve o maior nmero de cpias vendidas. II - Se o filme Dois filhos de Francisco teve a maior bilheteria de 2005, ento esse filme foi exibido em mais de 300 salas de projeo. III - O filme Dois filhos de Francisco teve o maior nmero de cpias vendidas. Nessa situao, correto concluir que a proposio O filme Dois filhos de Francisco foi visto em mais de 300 salas de projeo uma proposio verdadeira.

Jos dos Santos Moreira

121

Raciocnio lgico 12. A sequncia de proposies abaixo no uma argumentao vlida. 1. Se Filomena levou a escultura ou Silva mentiu, ento um crime foi cometido. 2. Silva no estava em casa 3. Se um crime foi cometido, ento Silva esta em casa. 4. Filomena no levou a escultura 13. correto afirmar que, simbolizada adequadamente , a argumentao abaixo vlida. 1. Se um casal feliz, ento os parceiros tm objetivos comuns. 2. Se os parceiros tm objetivos comuns, ento trabalham no mesmo Ministrio Pblico. 3. H rompimento se o casal infeliz. 4. H rompimento se os parceiros no trabalham no mesmo Ministrio Pblico 14. ( Cespe- SGA/AC-2008 ) Considere que as proposies listadas abaixo sejam todas V. I - Se Clara no policial, ento Joo no analista de sistemas. II - Se Lucas no policial, ento Elias contador. III - Clara policial Supondo que cada pessoa citada tenha somente uma profisso, ento est correto concluir que a proposio Joo contador verdadeira.

15. (Cespe- MPE/TO) Considere uma argumentao em que as duas proposies simblicas abaixo so premissas, isto , tm avaliao V. 1. ( A B ) C 2. C Nesse caso, se a concluso for a proposio ( A B ), tem-se uma argumentao vlida.

GABARITO
1) E 2) ERRADA 3) ERRADA 4) CERTA 5) CERTA 6) ERRADA 7) CERTA 8) ERRADA 9) CERTA 10) ERRADA 11) CERTA 12) ERRADA 13) CERTA 14) ERRADA 15) CERTA 16) ERRADA

16. ( CESPE- MPE/TO) Considere uma argumentao em que duas premissas so da forma 1. Nenhum A B 2. Todo C A E a concluso da forma Nenhum C B . Essa argumentao no pode ser considerada vlida.

Jos dos Santos Moreira

122

Raciocnio lgico

LGICA DE 1 ORDEM
A lgica de primeira ordem ou clculo de predicados de primeira ordem qualquer sistema da LGICA MATEMTICA que amplia a LGICA PROPOSICIONAL ou LGICA SENTENCIAL, usando VARIVEIS PREDICADOS e QUANTIFICADORES DE VARIVEIS. NOMENCLATURA

QUANTIFICADOR UNIVERSAL

Significa: QUALQUER ou PARA TODO. QUANTIFICADOR EXISTENCIAL Significa: EXISTE UM. TAL QUE INTERSECO UNIO PERTENCE (na relao elemento/conjunto) NO PERTENCE DIFERENTE Lembre que: x > y y < x Lembre que: x < y y > x

x > y (significa que x maior que y) x < y (significa que x menor que y)

AFIRMAO E NEGAO NO CONJUNTO DOS NMEROS REAIS Sejam x, y

AFIRMAO x=y x>y xy x<y xy

NEGAO xy xy x<y xy x>y

Jos dos Santos Moreira

123

Raciocnio lgico

AFIRMAO E NEGAO EM SENTENAS ABERTAS

AFIRMAO
xR/x=5

NEGAO { x R / x 5} (x) (x 0)

(x) (x > 0)

AFIRMAO E NEGAO EM OPERAES COM CONJUNTOS Sejam A e B conjuntos e x elemento AFIRMAO x ( ) x ( ) x ( ) x ( ) x CA B (B A) xx A B


A est contido em B

NEGAO x x x x x x

x CB A B A

(A B) ou ( )
B contem A

x x

CBA = B - A

CONCEITOS DA CESPE SOBRE LGICA DE PRIMEIRA ORDEM (CESPE- TRT5-2008) H expresses s quais no se pode atribuir um valor lgico V ou F, por exemplo: Ele juiz do TRT da 5 Regio, ou x + 3= 9. Nessas expresses, o sujeito uma varivel e pode ser substitudo por um elemento arbitrrio, transformando a expresso em uma proposio que pode ser valorada como V ou F. Expresses dessa forma so denominadas sentenas abertas, ou funes proposicionais. Pode-se passar de uma sentena aberta a uma proposio por meio dos quantificadores qualquer que seja, ou para todo, indicado por , e existe indicado por . Por exemplo: a proposio ( x ) ( x R ) ( x + 3 = 9 ) valorada como F, ao passo que a proposio ( x ) ( x R ) ( x + 3 = 9 ) valorada como V.

Jos dos Santos Moreira

124

Raciocnio lgico

de todas as pessoas do mundo, essa proposio V. Na tabela abaixo, em que A e B simbolizam predicados, esto simbolizadas algumas formas de proposies. Proposio QUESTES DE LGICA DE PRIMEIRA ORDEM Na lgica de primeira ordem, uma proposio funcional quando expressa por um predicado que contm um nmero finito de variveis e interpretada como verdadeira (V) ou falsa ( F ) quando so atribudos valores s variveis e um significado ao predicado. Por exemplo, a proposio Para qualquer x, tem-se que x + 2 > 0 possui interpretao V quando x um nmero real maior do que -2 e possui interpretao F quando x pertence, por exemplo, ao conjunto { -4, -3, -2,-1 , 0 }. Com base nessas informaes, julgue os prximos itens. 1. (CESPE) A proposio funcional Para qualquer x, tem-se x > x verdadeira para todos os valores de x que esto no conjunto { 5 , 5/2, 3, 3/2 , 2 , 1/2 } 2, (CESPE) A proposio funcional Existem nmeros que so divisiveis por 2 e por 3 verdadeira para elementos do conjunto { 2, 3, 9, 10, 15, 16 }. Proposies tambm so definidas por predicados que dependem de variveis e, nesse caso, avaliar uma proposio como V ou F vai depender do conjunto onde essas variveis assumem valores. Por exemplo, a proposio Todos os advogados so homens, que pode ser simbolizada por ( H (x) , em que A(x) x ) A(x) representa x advogado e H(x) representa x homem, ser V se x pertencer a um conjunto de pessoas que torne a implicao V; caso contrrio ser F. Para expressar simbolicamente a proposio Algum advogado homem, escreve-se (x)[A(x) H(x)]. Nesse caso, considerando que x pertena ao conjunto
Jos dos Santos Moreira
125

Forma Simblica ( x ) A(x) B (x) (x)[A(x) B(x)].

Todo A B Nenhum A B

(CESPE- MPE/TO 2006) A partir dessas informaes, julgue os tens a seguir: 3. A proposio Nenhum pavo misterioso est corretamente simbolizada por (x)[P(x) M(x)], se P(x) representa x um pavo e M(x) representa x misterioso. 4. Considerando que ( x ) A(x) e (x)[A(x) so proposies , correto afirmar que a proposio ( x ) A(x) (x)A(x) avaliada como V em qualquer conjunto em que x assuma valores. 5. A proposio ( x ) [ ( x > 0 ) ( x + 2 ) par ] V se x um nmero inteiro.

Raciocnio lgico

( MPE/RR 15/6/2008) H Expresses que no podem ser valoradas como V nem como F, como, por exemplo: Ele contador. x + 3 = 8. Essas expresses so denominadas proposies abertas. Elas tornam-se proposies, que podero ser julgadas como V ou F, depois de atribudos determinados valores ao sujeito, ou varivel. O conjunto de valores que tornam a proposio aberta uma proposio valorada como V denominado conjunto verdade. Com base nessas informaes, julgue os itens que se seguem a respeito de estruturas lgicas e lgica da argumentao. 06. Considere a seguinte proposio: A: Para todo evento probabilstico X, a probabilidade de P(x) tal que 0 P(x) 1. Nesse caso, o conjunto verdade da proposio A tem infinitos elementos 7. Se A e B so proposies ento: ( A B)tem as mesmas valoraes que [ (A) (B)] [(B) (A)]

10. (CESPE/ PETROBRS) Uma proporsio funcional simblica uma expresso que contm variveis x, y , z .... e predicados P, Q, R, .... que dizem respeito s variveis, e pode ou no conter os smbolos quantificadores denotados por ( para todo ) e (existe ) que atuam sobre as variveis. Uma proposio funcional pode ser julgada como verdadeira ( V) ou falsa ( F ), dependendo do conjunto de valores que so atribudos s variveis e interpretao dada aos predicados. Proposies funcionais so expresses, por exemplo, do tipo ( x ) P (x), ( x )Q(y), ( x ) ( y ) P ( x,y ) etc. Algumas proposies no tm variveis e so representadas por letras maisculas do alfabeto, como, por exemplo, A, B e C, que podem ser conectadas por smbolos lgicos, formando proposies compostas. .... Uma deduo uma seqncia finita de proposies, em que algumas das proposies so assumidas como verdadeiras e, a partir delas, a seqncia acrescida de novas proposies sempre verdadeiras. A ltima proposio que se acrescenta chamada concluso. A partir das informaes acima, julgue os itens a seguir. Se as variveis x e y pertencem ao conjunto A= { 2, 3, 4 } e o predicado P ( x, y ) interpretado como x y + 2, ento a proposio funcional ( x ) ( y) P ( x, y ) avaliada como verdadeira.

8. (CESPE SGA/AC-2008 ) Julgue com certo ou errado. I - As proposies AB e ( B ) (A) tm a mesma tabela verdade II - A proposioSe a vtima no estava ferida ou a arma foi encontrada, ento o criminoso errou o alvo fica corretamente simbolizada na forma ( A) B C 9. (CESPE MPE/AM-2008) Julgue com Certo ou Errado. I - Independentemente da valorao de V ou F atribuda s proposies A e B, correto concluir que a proposio ( A B ) ( A B ) sempre V II - Se a proposio A for F e a proposio ( A ) B for V, ento, obrigatoriamente a proposio B V.

Jos dos Santos Moreira

126

Raciocnio lgico

(CESPE- TRT5-2008) Considerando as informaes do texto, julgue os itens a seguir: 11. Na tabela abaixo, a ltima coluna da direita corresponde tabela-verdade da proposio ( A) B ( A B ) A V V F F B V F V F A ( A) B (AB) ( A) B ( A B) V F V V

12. A proposio ( A B ) ( A) B uma tautologia 13. Na tabela abaixo, a ltima coluna da direita corresponde tabela-verdade da proposio (AB)A(B) A V V F F B V F V F B (AB) A(B) (AB)A(B) F V V V

15. A proposio A ( B ) ( A B ) uma tautologia 15. Considerando que, alm de A e B, C, D , E e F tambm sejam proposies, no necessariamente todas distintas, e que N seja o nmero de linhas da tabela-verdade da proposio: [ A ( B C ) ] [ ( D E ) F ], ento 2 N 64. 16. A proposio: [ A B ] [ ( B ) ( A ) ] uma tautologia

GABARITO - PARTE I 1. errada 2. errada 3. certa 4. certa 5. errada 6. errado 7. errado 8. I - certa , II - certa 9. certa errada 10. certa 11. errado 12. certa 13. errada 14. certa 15. certa 16. certa
Jos dos Santos Moreira
127

Raciocnio lgico

17. A negao da proposio para todo y existe um x tal que y = sen x : a) Para todo y, existe um x tal que y = sen x. b) Para todo y e para todo x, y = sen x. c) Existe um y e existe um x, tal que y = sen x. d) Existe um y tal que, para x, y = sen x. e) Existe um y tal que, para x, y sen x. 18. A negao de x (A B) equivalente a: a) x (A B). b) x A e x B. c) x A e x B. d) x A e x B. e) x A ou x B. 19. A negao de para todo real x, existe um real y tal que y < x equivalente a a) Existe um real x tal que x y para todo real y. b) No existe um real x tal que x y para todo real y. c) Existe um x real tal que y x para todo real y. d) No existe um x real tal que y x para todo real y. e) Para todos reais x, y, com x < y, existe um real z com x < z < y. 20. A negao de ( x / x - a = b) : a) x / x - a b b) x / x - a > b c) x / x - a < b d) x/ x - a = b e) x, x - a b 21. A negao de ( x)(x 7) : a) (x) (x < 7) b) ( x) (x 7) c) ( x) (x < 7) d) (x) (x 7) e) ( x) (x 7)

Jos dos Santos Moreira

128

Raciocnio lgico

22. A negao de (x) (x +3 8) ( x) (x -4 = 7) : a) (x) (x + 3 >8) ( x) (x - 4 7) b) ( x) (x + 3 > 8) (x) (x - 4 7) c) (x) (x + 3 8) ( x) (x - 4 7) c) ( x) (x + 3 > 8) (x) (x - 4 7) e) ( x) (x + 3 8) (x) (x - 4 7) Considere as quatro sentenas enumeradas a seguir. I Para cada y, existe algum x, tal que x < y. II Para cada x e para cada y, se x < y ento existe algum z, tal que x < z e z < y. III Para cada x, se 0 < x, ento existe algum y tal que x = y y. IV Existe algum x tal que, para cada y, x < y. Suponha que, nessas sentenas, x, y e z sejam variveis que podem assumir valores no conjunto dos nmeros naturais (N), no dos nmeros inteiros (Z), no dos nmeros racionais (Q) ou no conjunto dos nmeros reais (R). Em cada linha da tabela a seguir, so atribudas valoraes V e F, para cada uma das quatro sentenas enumeradas acima, de acordo com o conjunto no qual as variveis x, y e z assumem valores. Julgue os itens subseqentes, a respeito dessas sentenas. sentena N Z Q R I F V F V II F F V V III V F F V IV F F F F 23. As avaliaes dadas para as sentenas I e III esto corretas.

24. As avaliaes dadas para as sentenas II e IV esto corretas.

Jos dos Santos Moreira

129

Raciocnio lgico

25. Duas grandezas x e y so tais que se x = 3, ento y = 7. Podemos concluir que: a) Se x 3 ento y 7 b) Se y = 7, ento x = 3 c) Se y 7 ento x 3. d) Se x = 5 ento y = 5 e) Nenhuma concluso anterior vlida. 26. A negao de x -2 : a) x 2 b) x -2 c) x < -2 d) x < 2 e) x 2 27. A negao da proposio ( x ) ( y ) [x . y = 1] : a) ( x ) (y ) [x . y = 1] b) (x ) ( y ) [x . y 1] c) ( x ) (y ) [x . y 1] d) (x ) (y ) [x . y 1] e) ( x ) ( y ) [x . y 1]

GABARITO - PARTE II 17. E 18. D 19. A 20. E 21. A 22. B 23. E 24. C 25. C 26. C 27. C

Jos dos Santos Moreira

130

Raciocnio lgico

TCNICAS DE DEDUES

TCNICA DE QUADRINHOS EM PROBLEMAS DE CORRELAO


As informaes abaixo referem-se s questes 1 e 2

Os sobrenomes de Anita, Beatriz e Cristina so Alves, Belmonte e Costa, mas no necessariamente nessa ordem. A de sobrenome Belmonte, que no Anita, mais velha que Cristina e a de sobrenome Costa a mais velha das trs. 1. Os sobrenomes de Anita, Beatriz e Cristina so, respectivamente: a) Alves, Belmonte e Costa b) Alves, Costa e Belmonte c) Costa, Alves e Belmonte d) Costa, Belmonte e Alves e) Braga, Alves e Costa 2. Em ordem crescente de idade, o nome de cada uma : a) Anita, Beatriz e Cristina b) Cristina , Anita e Beatriz c) Beatriz, Cristina e Anita d) Anita, Cristina e Beatriz e) Cristina, Beatriz e Anita 3. Os carros de Adir, Beto e Carlos so , no necessariamente nessa ordem, um fusca, uma Kombi e um jipe. As cores dos carros so azul, vermelho e amarelo. O carro de Adir azul; o carro de Carlos o jipe; o carro de Beto no fusca e no vermelho. As cores do fusca, Kombi e jipe so , respectivamente, a) azul, amarelo, vermelho b) amarelo, azul , vermelho c) vermelho, azul, amarelo d) azul, vermelho, amarelo e) amarelo, vermelho, azul

4. Mauro, Jos e Lauro so trs irmos. Cada um deles nasceu em um estado diferente: um mineiro, outro carioca, e outro paulista (no necessariamente nessa ordem). Os trs tm, tambm, profisses diferentes: um engenheiro, outro veterinrio , e outro psiclogo (no necessariamente nessa ordem). Sabendo que Jos mineiro, que o engenheiro paulista e que Lauro veterinrio, concluise corretamente que: a) Lauro paulista e Jos psiclogo b) Mauro carioca e Jos psiclogo c) Lauro carioca e Mauro psiclogo d) Mauro paulista e Jos psiclogo e) Mauro carioca e Lauro engenheiro 5. (FCC) Um departamento de uma empresa de consultoria composto por dois gerentes e trs consultores. Todo cliente desse departamento necessariamente atendido por uma equipe formada por um gerente e dois consultores. As equipes escaladas para atender trs diferentes clientes so mostradas abaixo. CLIENTE 1: Andr, Bruno e Ceclia CLIENTE 2: Ceclia, Dbora e Evandro CLIENTE 3: Andr, Bruno Evandro A partir dessas informaes, pode-se concluir que a) Andr consultor b) Bruno gerente c) Ceclia gerente d) Dbora consultora e) Evandro consultor

Jos dos Santos Moreira

131

Raciocnio lgico

6. (FCC) Cinco amigos, que estudaram juntos no colgio, esto reunidos num jantar. So eles: Almir, Branco, Caio , Danilo e Edilson. Atualmente, eles moram nas cidades de Atibaia, Batatais, Catanduva, Dracena e Embu, onde exercem as seguintes profisses: advogado, bibliotecrio, contabilista, dentista e engenheiro. Considere que: - nenhum deles vive na cidade que tem a mesma letra inicial de seu nome, nem o nome de sua ocupao tem a mesma inicial de seu nome nem da cidade em que vive; - Almir no reside em Batatais e Edilson, que no bibliotecrio e nem dentista, tampouco a vive; - Branco, que no contabilista e nem dentista, no mora em Catanduva e nem em Dracena; - Danilo vive em Embu, no bibliotecrio e nem advogado -O bibliotecrio no mora em Catanduva. Nessas condies, verdade que: a) Almir contabilista e reside em Dracena b) Branco advogado e reside em Atibaia c) Caio dentista e reside em Catanduva] d) Danilo dentista e reside em Embu e) Edilson advogado e reside em Catanduva 7. (CESGRANRIO-REFAP) La, Mara e Lcia tm, cada uma, um nico bicho de estimao. Uma delas tem um pnei, outra tem um peixe e a terceira, uma tartaruga. Sabe-se que: - La no a dona do peixe - Lcia no a dona do pnei - A tartaruga no pertence a Mara - O peixe no pertence a Lcia. Com base nas informaes acima, correto afirmar que: A) La dona do peixe B) La dona da tartaruga C) Mara dona do pnei D) Lcia dona da tartaruga E) Lcia dona do peixe

8. (ESAF) Quatro casais renem-se para jogar xadrez. Como h apenas um tabuleiro, eles combinam que: I- nenhuma pessoa pode jogar duas partidas seguidas; II- marido e esposa no podem jogar entre si Na primeira partida, Celina joga contra Alberto. Na segunda, Ana joga contra o marido de Jlia. Na terceira, a esposa de Alberto joga contra o marido de Ana. Na quarta, Celina joga contra Carlos. E na quinta, a esposa de Gustavo joga contra Alberto. A esposa de Tiago e o marido de Helena so respectivamente: A) Celina e Alberto B) Ana e Carlos C) Jlia e Gustavo D) Ana e Alberto E) Celina e Gustavo 9. (ESAF/AFC-2002) Um agente de viagens atende trs amigas. Uma delas loura, outra morena e a outra ruiva. O agente sabe que uma delas se chama Bete, outra se chama Elza e a outra se chama Sara. Sabe , ainda, que cada uma delas far uma viagem a um pas diferente da Europa: uma delas ir Alemanha, oura ir Frana e a outra ir Espanha. Ao agente de viagens, que queria identificar o nome e o destino de cada uma, elas deram as seguintes informaes: - a loura: No vou Frana nem Espanha - a morena: Meu nome no Elza nem Sara - a ruiva: Nem eu nem Elza vamos Frana. O agente de viagens concluiu, ento, acertadamente , que: A) a loura Sara e vai Espanha B) a ruiva Sara e vai Frana C) a ruiva Bete e vai Espanha D) a morena Bete e vai Espanha E) a loura Elza e vai a Alemanha

Jos dos Santos Moreira

132

Raciocnio lgico

10. (ESAF/AFTN-96) Os carros de Artur , Bernardo e Csar so, no necessariamente nessa ordem, uma Braslia, uma Parati e um Santana. Um dos carros cinza, um outro verde, e o outro azul. O carro de Artur cinza; o carro de Csar o Santana; o carro de Bernardo no verde e no a Braslia. As cores da Braslia, da Parati e do Santana so, respectivamente: A) cinza, verde e azul B) azul, cinza e verde C) azul, verde e cinza D) cinza, azul e verde E) verde, azul e cinza 11. (ESAF/MPU-2004) Cinco irmos exercem, cada um, uma profisso diferente. Lus paulista, como o agrnomo, e mais moo do que o engenheiro e mais velho do que Oscar. O agrnomo, o economista e Mrio residem no mesmo bairro. O economista, o matemtico e Lus so, todos, torcedores do Flamengo. O matemtico costuma ir ao cinema com Mrio e Ndio. O economista mais velho do que Ndio e mais moo do que Pedro; este, por sua vez, mais moo do que o arquitero. Logo: A) Mrio engenheiro, e o matemtico mais velho do que o agrnomo, e o economista mais novo do que Lus B) Oscar engenheiro, e o matemtico mais velho do que o agrnomo , e Lus mais velho do que o matemtico C) Pedro matemtico, e o arquiteto mais velho do que o engenheiro e Oscar mais velho do que o agrnomo D) Lus e arquiteto, e o engenheiro mais velhor do que o agrnomo, e Pedro mais velho do que o matemtico E) Ndio engenheiro, e o arquiteto mais velho do que o matemtico, e Mrio mais velho do que o economista.

12. (ESAF/MPU-2004) Caio , Dcio, der, Felipe e Gil compraram ,cada um , um barco. Combinaram , ento, dar aos barcos os nomes de suas filhas. Cada um tem uma nica filha, e todas tm nomes diferentes. Ficou acertado que nenhum deles poderia dar a seu barco o nome da prpria filha e que a cada nome das filhas corresponderia um e apenas um barco. Dcio e der desejavam, ambos, dar a seus barcos o nome de Las, mas acabaram entrando em um acordo: O nome de Las ficou com o barco de Dcio e der deu a seu barco o nome de Mara. Gil convenceu o pai de Olga a pr o nome de Paula em seu barco ( isto , no barco dele, pai de Olga ). Ao barco de Caio, coube o nome de Nair, e ao barco do pai de Nair, coube o nome de Olga. As filhas de Caio, Dcio, der, Felipe e Gil so, respectivamente: A) B) C) D) E) Mara, Nair, Paula, Olga , Las Las, Mara, Olga, Nair , Paula Nair, Las,Mara, Paula, Olga Paula, Olga, Las, Nair, Mara Las, Mara, Paula, Olga, Nair

13. (ESAF/MPU-2004) Em torno de uma mesa quadrada, encontram-se sentados quatro sindicalistas. Oliveira, o mais antigo entre eles, mineiro. H tambm um paulista, um carioca e um baiano. Paulo est sentado direita de Oliveira. Norton, direita do paulista. Por sua vez, Vasconcelos, que no carioca, encontra-se frente de Paulo. Assim: a) Paulo paulista e Vasconcelos baiano b) Paulo carioca e Vasconcelos baiano c) Norton baiano e Vasconcelos paulista d) Norton carioca e Vasconcelos paulista e) Paulo baiano e Vasconcelos paulista

Jos dos Santos Moreira

133

Raciocnio lgico

14. (ESAF/TCE-RN/2000) Trs amigos, Mrio, Nilo e Oscar, juntamente com suas esposas, sentaram-se , ao lado, beira do cais, para apreciar o pr-do-sol. Um deles flamenguista, outro palmeirense, e outro, vascano. Sabe-se , tambm, que um arquiteto, outro bilogo e outro, cozinheiro. Nenhum deles sentou-se ao lado da esposa e nenhuma pessoa sentou-se ao lado de outra do mesmo sexo. As esposas chamam-se , no necessariamente nesta ordem, Regina, Sandra e Tnia. O arquiteto sentou-se em um dos dois lugares do meio, ficando mais prximo de Regina do que de Oscar ou do que do flamenguista. O vascano est sentado em uma das pontas e a esposa do cozinheiro est sentada sua direita. Mrio est sentado entre Tnia, que est sua esquerda, e Sandra. As esposas de Nilo e de Oscar so , respectivamente: a) Regina e Sandra b) Tnia e Sandra c) Sandra e Tnia d) Regina e Tnia e) Tnia e Regina 15. (ESAF/MPU-2004) Ana, Bia, Cl, Da e Ema esto sentadas , nessa ordem e em sentido horrio, em torno de uma mesa redonda. Elas esto reunidas para eleger aquela que, entre elas, passar a ser a representante do grupo. Feita a votao, verificou-se que nenhuma fora eleita, pois cada uma delas havia recebido exatamente um voto. Aps conversarem sobre to inusitado resultado, concluram que cada uma havia votado naquela que votou na sua vizinha da esquerda ( isto , Ana votou naquela que votou na vizinha da esquerda de Ana, Bia votou naquela que votou na vizinha da esquerda de Bia, e assim por diante). Os votos de Ana, Bia, Cl, Da e Ema foram, respectivamente, para: A) B) C) D) E) Ema , Ana, Bia , Cl, Da Da, Ema, Ana, Bia, Cl Cl, Bia , Ana, Ema, Da Da, Ana, Bia, Ema, Cl Cl, Da, Ema, Ana, Bia

16. (TRF/2004) Seis rapazes ( lvaro, Bruno, Carlos, Danilo, lson e Fbio) conheceram-se certo dia em um bar. Considere as opinies de cada um deles em relao aos demais membros do grupo. -lvaro gostou de todos os rapazes do grupo. - Bruno no gostou de ningum, entretanto, todos gostaram dele. - Carlos gostou apenas de dois rapazes, sendo que Danilo um deles - Danilo gostou de trs rapazes, excluindo Carlos e Fbio - lson e Fbio gostaram somente de um dos rapazes Nessas condies, quantos grupos de dois ou mais rapazes gostaram um dos outros? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

17.(BACEN 94) Considerando as afirmativas abaixo, marque a nica opo logicamente possvel: I. Assinale a letra A, se E estiver certa. II. Assinale a letra C, se B for incorreta. III. A letra E ser o gabarito se D for opo verdadeira. IV. Se D estiver correta, B tambm estar. a) A b) B c) C d) D e) E

18. Em uma pgina de livro, existem 5 afirmaes. Descubra qual a nica afirmao dessa pgina que PODE SER VERDADEIRA. A1 Nesta pgina existe uma, e somente uma, afirmao falsa. A2 Nesta pgina existem duas, e somente duas, afirmaes falsas. A3 Nesta pgina existem trs, e somente trs, afirmaes falsas. A4 Nesta pgina existem quatro, e somente quatro, afirmaes falsas. A5 Nesta pgina existem cinco, e somente cinco, afirmaes falsas. GABARITO 1. D 2. E 5. E 6. E 9. E 10. D 13. A 14. C 17. C 18. A4
134

3. A 7. D 11. A 15. B

4. D 8. A 12. E 16. A

Jos dos Santos Moreira

Raciocnio lgico

PROBLEMAS GERAIS
1. (MPU/2004) Quando no vejo Carlos, no passeio ou fico deprimida. Quando chove, no passeio e fico deprimida. Quando no faz calor e passeio, no vejo Carlos. Quando no chove e estou deprimida, no passeio. Hoje passeio, portanto hoje: A) Vejo Carlos e no estou deprimida, e chove, e faz calor. B) No vejo Carlos, e estou deprimida, e chove e faz calor. C) Vejo Carlos, e no estou deprimida, e no chove, e faz calor. D) No vejo Carlos, e estou deprimida, e no chove, e no faz calor. E) Vejo Carlos, e estou deprimida, e no chove, e faz calor. 2. Em um laboratrio de experincias veterinrias foi observado que o tempo requerido para um coelho percorrer um labirinto, na ensima tentativa, era dado pela funo C(n) = (3 + 12/n) minutos. Com relao a essa experincia, pode-se afirmar, ento, que um coelho a) consegue percorrer o labirinto em menos de trs minutos. b) gasta cinco minutos e quarenta segundos para percorrer o labirinto na quinta tentativa. c) gasta oito minutos para percorrer o labirinto na terceira tentativa. d) percorre o labirinto em quatro minutos na dcima tentativa. e) percorre o labirinto numa das tentativas, em trs minutos e trinta segundos. 3.(AFTN/98)Considere as afirmaes : A)se Patrcia uma boa amiga, Vtor diz a verdade; B)se Vitor diz a verdade, Helena no uma boa amiga; C)se Helena no uma boa amiga, Patrcia uma boa amiga. A anlise do encadeamento lgico dessas trs afirmaes permite concluir que elas: a) implicam necessariamente que Patrcia uma boa amiga; b) so consistentes entre si, quer Patrcia seja uma boa amiga, quer Patrcia no seja uma boa amiga; c) implicam necessariamente que Vtor diz a verdade e que Helena no uma boa amiga; d) so equivalentes a dizer que Patrcia uma boa amiga; e) so inconsistentes entre si. 4.(AFTN/98)H trs suspeitos de um crime: o cozinheiro, a governanta e o mordomo. Sabe-se que o crime foi efetivamente cometido por um ou mais de um deles, j que podem Ter agido individualmente ou no. Sabe-se ainda que: A) se o cozinheiro inocente, ento a governanta culpada; B) ou o mordomo culpado ou a governanta culpada, mas no os dois; C) o mordomo no inocente. Logo: a) a governanta e o mordomo so os culpados; b) somente o cozinheiro inocente; c) somente a governanta culpada; d) somente o mordomo culpado; e) o cozinheiro e o mordomo so os culpados. 5. Trs amigos - Lus, Marcos e Nestor so casados com Teresa, Regina e Sandra (no necessariamente nesta ordem). Perguntados sobre os nomes das respectivas esposas, os trs fizeram as seguintes declaraes: Nestor: Marcos casado com Teresa Lus: Nestor est mentindo, pois a esposa de Marcos Regina Marcos: Nestor e Lus mentiram, pois a minha esposa Sandra Sabendo-se que o marido de Sandra mentiu e que o marido de Teresa disse a verdade, segue-se que as esposas de Lus, Marcos e Nestor so, respectivamente: a) Sandra, Teresa, Regina b) Sandra, Regina, Teresa c) Regina, Sandra, Teresa d) Teresa, Regina, Sandra e) Teresa, Sandra, Regina
135

Jos dos Santos Moreira

Raciocnio lgico

6. Se Pedro inocente, ento Lauro inocente. Se Roberto inocente, ento Snia inocente. Ora, Pedro culpado ou Snia culpada. Segue-se logicamente, portanto, que: a) Lauro culpado e Snia culpada b) Snia culpada e Roberto inocente c) Pedro culpado ou Roberto culpado d) Se Roberto culpado, ento Lauro culpado e) Roberto inocente se e somente se Lauro inocente 7. (CEAG/97) Constatou-se que, na cidade de Brigmuch, a populao est dividida entre: 1.Briguentos; 2. No briguentos; 3. Pacifistas. Alm disso sabe-se que: I - Muitos no briguentos so tambm pacifistas. II - Nenhum briguento pacifista. III - Alguns pacifistas podem brigar para defender a paz. IV - Brigas nunca ocorrem entre pacifistas. V - Um no briguento nunca briga. Caso ocorra uma briga entre A e B, podese concluir, com certeza, que: a) A pacifista e B briguento. b) A briguento e B pacifista. c) Ambos so briguentos d) A pode ser um no briguento pacifista e B um briguento e) Se A um pacifista, B um briguento. 8. ( ESAF ) Se Frederico francs, ento Alberto no alemo. Ou Alberto alemo, ou Egdio espanhol. Se Pedro no portugus, ento Frederico francs. Ora, nem Egdio espanhol nem Isaura italiana. Logo: a) Pedro portugus e Frederico francs b) Pedro portugus e Alberto alemo c) Pedro no portugus e Alberto alemo d) Egdio espanhol ou Frederico francs e) Se Alberto alemo , Frederico francs

9. (ESAF ) Se Lus estuda Histria, ento Pedro estuda matemtica. Se Helena estuda Filosofia, ento Jorge estuda Medicina. Ora, Lus estuda Histria ou Helena estuda Filosofia. Logo segue-se necessariamente que: a) Pedro estuda Matemtica ou Jorge estuda Medicina b) Pedro estuda Matemtica e Jorge estuda Medicina c) Se Lus no estuda Histria, ento Jorge no estuda Medicina d) Helena estuda Filosofia e Pedro estuda Matemtica e) Pedro estuda Matemtica ou Helena no estuda Filosofia 10. (ESAF) Se Iara no fala italiano, ento Ana fala alemo. Se Iara fala italiano, ento, ou Ching fala chins ou Dbora fala dinamarqus. Se Dbora fala dinamarqus, Elton fala espanhol. Mas Elton fala espanhol se e somente se no for verdade que Francisco no fala francs. Ora, Francisco no fala francs e Ching no fala chins. Logo: a) Iara no fala italiano e Dbora no fala dinamarqus b) Ching no fala chins e Dbora no fala dinamarqus c) Francisco no fala francs e Elton fala espanhol d) Ana no fala alemo ou Iara fala italiano e) e) Ana fala alemo e Dbora fala dinamarqus.

GABARITO 01.C 3. B 5. D 7. E 9. A

2. E 4. E 6. C 8. B 10. A

Jos dos Santos Moreira

136

Raciocnio lgico

PROBLEMAS QUE ELIMINAM-SE AS HIPTESES QUE H DUAS SITUAES PROVVEIS PORQUE ELAS NO NOS PERMITEM AFIRMAR COM CERTEZA.
1. Em uma corrida de cavalos, correm os cavalos Malacara, Sarandi e Brutamontes. Para a cobertura do evento est um reprter de rdio, outro de jornal e outro de TV. O de TV sempre fala a verdade, o do jornal s vezes mente e s vezes fala a verdade e o do rdio sempre mente. Um espectador que chegou atrasado pergunta a cada um deles quem ganhou a corrida. Um deles responde: Malacara ganhou. Outro respondeu: Malacara no ganhou. O terceiro responde: Brutamontes ganhou. A pessoa reconheceu apenas o reprter do jornal mas conhece a caracterstica dos trs. Mesmo assim pde saber, com certeza, o resultado da corrida. A frase do reprter do jornal e o resultado da corrida foram:

2. Diana, Helena e Patrcia so irms. Sabe-se que Diana sempre fala a verdade, Helena sempre mente e Patrcia s vezes mente e s vezes fala a verdade. Elas tem dois amigos bastante parecidos um com o outro mas Pedro careca e Joo usa culos. Uma a miga de nome Viviane pergunta a cada uma delas qual dos dois mais velho ou se tem a mesma idade. Uma delas responde: Tm a mesma idade. Outra fala: No tem a mesma idade. A terceira diz: Pedro mais velho. Viviane sabe que a Patrcia s vezes mente e s vezes fala a verdade e sabe que entre as outras uma mente e outra fala a verdade mas no sabe qual delas. No entanto, com as respostas obtidas, Viviane pde saber com certeza o que queria. A concluso de Viviane e a frase dita por Patrcia foram: 3. (ESAF) Sabe-se que, na equipe do X Futebol Clube (XFC), h um atacante que sempre mente, um zagueiro que sempre fala a verdade e um meio-campista que s vezes fala a verdade e s vezes mente. Na sada do estdio, dirigindo-se a um torcedor que no sabia o resultado do jogo que terminara, um deles declarou: Foi empate, o segundo disse No foi empate e o terceiro falou Ns perdemos. O torcedor reconheceu somente o meio-campista mas pode deduzir o resultado do jogo com certeza. A declarao do meio-campista e o resultado do jogo foram, respectivamente, a) Foi empate / o XFC venceu. b) No foi empate / empate. c) Ns perdemos / o XFC perdeu. d) No foi empate / o XFC perdeu. e) Foi empate / empate

GABARITO 1- A frase foi: Malacara ganhou 2- Frase: Tm a mesma idade 3- A

Resultado: ganhou Sarandi. Concluso: Pedro mais novo

Jos dos Santos Moreira

137

Raciocnio lgico

COMENTRIOS SOBRE QUESTES DA CESPE


A banca CESPE costuma apresentar um resumo da teoria antes de questes de Lgica . Vamos analisar algumas questes para que possamos conhecer melhor qual o entendimento dessa banca no que diz respeito a argumentao vlida e raciocnio correto ou incorreto.

Neste captulo apresentamos provas aplicadas entre os anos 2000 e 2009. Embora cada uma dessas provas tenham tido seus gabaritos definitivos confirmados pelas respectivas bancas, percebe-se uma evoluo nos conceitos apresentados aos candidatos. Queremos observar, por exemplo, a evoluo dos enunciados da banca CESPE a partir daquelas questes da prova da Polcia Federal aplicadas em 2004, que analisamos anteriormente neste captulo.

COMENTRIO 1
(CESPE- TRT 9) Considerando que uma argumentao correta quando, partindo-se de proposies presumidamente verdadeiras, se chega a concluses tambm verdadeiras. Observe que a banca Cespe comea a trabalhar com o conceito de premissas. Cabe comentar que o enfoque dado de julgar que o encadeamento lgico no falacioso.

COMENTRIO 2 Um raciocnio lgico considerado correto quando constitudo por uma sequncia de proposies verdadeiras. Algumas dessas proposies so consideradas verdadeiras por hiptese e as outras so verdadeiras por conseqncia de as hipteses serem verdadeiras. De acordo com essas informaes e fazendo uma simbolizao de acordo com as definies includas no texto II, julgue os itens subseqentes, a respeito de raciocnio lgico. Este um texto da Cespe do ano 2007. Veja que agora j aparece o conceito de premissas quando citado proposies verdadeiras por hiptese. Na verdade premissas tem uma conotao mais forte do que hiptese. Na verdade mais comum usar o termo hiptese quando , no raciocnio lgico, queremos chegar a uma concluso atravs da tcnica da contradio. Nesse caso, tomamos uma proposio e, por hiptese a consideramos verdadeira at prova em contrrio ( isso caracterizaria uma contradio, como vimos no captulo correspondente ). J na prova do MPE/TO-2006, a banca CESPE diz considere uma argumentao em que as duas proposies simblicas abaixo so premissas , isto , TM AVALIAO V. Observe que a banca confirma o que j dissemos neste livro no existem premissas falsas!

Jos dos Santos Moreira

144

Raciocnio lgico

COMENTRIO 3

Uma sequncia de trs proposies I, II e III - , em que as duas primeiras I e II so hipteses e verdadeiras, e a terceira - III verdadeira por consequncia das duas hipteses serem verdadeiras, constitui um raciocnio lgico correto. Veja bem. Mais uma vez fica perfeitamente caracterizado o conceito de PREMISSAS , quando citada que as duas primeiras proposies so verdadeiras por hiptese. Depois diz que a terceira proposio verdadeira por conseqncia das duas hipteses serem verdadeiras. Como j dissemos, tal como est colocado o raciocnio lgico correto significa que o encadeamento lgico faz com que a confirmao das proposies iniciais como verdade, IMPLICA necessariamente na concluso tambm ser verdade. Queremos ressaltar que neste caso, a banca fala em verdade no no sentido bivalente e sim que a deduo se confirma. Ou seja, se as proposies apresentadas como premissas ocorrem ( so verdadeiras ), ento ocorrer tambm a concluso ( e isso significa concluso verdadeira ). Nesse caso VERDADE no tem a ver com julgamento epistemolgico e sim com confirmao da ocorrncia de uma afirmao.

COMENTRIO 4 Uma proposio uma declarao que pode ser avaliada como verdadeira ( V ) ou falsa ( F ). Se P e Q representam proposies, as formas simblicas P, P Q, P Q e P Q
representam a composio de proposies pelo uso de operadores. A forma P representa a negao de P e, portanto, V quando P F , e vice-versa. A forma P Q representa disjuno, ou seja, ou P ou Q, que F se e somente se P e Q forem F. A forma P Q representa a conjuno P e Q, que V se e somente se P e Q forem V. A forma P Q representa a implicao ou seja P implica Q (l-se se P ento Q ) que F se e somente se P for V e Q for F. Sempre que as proposies da forma P, P Q ( ou Q P ) so V, pode-se concluir que Q tambm V e por isso, uma sequncia que contm essas proposies sendo Q a ltima delas, constitui uma argumentao vlida. Com base nessas informaes, julgue os itens seguintes. Apresentamos a opinio da Cespe na prova da ANCINE/2006. Observamos que mais uma vez a banca apresenta a disjuno inclusiva como ou A ou B. Tambm observamos que a condicional se p ento q tratada como implicao ( proposio composta p q). Alm disso a banca chama de argumentao vlida a um encadeamento de implicaes lgicas e equivalncias lgicas em um processo de deduo.

Jos dos Santos Moreira

145

Raciocnio lgico

COMENTRIO 5 ( CESPE- MPE/TO- 2006 ) .Fragmentos do Enunciado- ... Uma argumentao uma sequncia finita de k proposies ( que podem estar enumeradas ) em que as ( k 1 ) primeiras proposies ou so premissas ( hipteses ) ou so colocadas na argumentao por alguma regra de deduo. A k-sima proposio a concluso da argumentao. Sendo P , Q e R proposies, considere como regras de deduo as seguintes: Se P e P Q
esto presentes em uma argumentao, ento Q pode ser colocada na argumentao; se P QeQ R esto presentes em uma argumentao, ento P R pode ser colocada na argumentao; se P Q est presente na argumentao, ento tanto P quanto Q podem ser colocadas na argumentao. Duas proposies so equivalentes quando tiverem as mesmas avaliaes V ou F. Portanto, sempre podem ser colocadas em uma argumentao como uma forma de reescrever alguma proposio j presente na argumentao. So equivalentes , por exemplo, as proposies A B, B A e A B. Uma argumentao vlida sempre que, a partir das premissas que so avaliadas como V, obtm-se ( pelo uso das regras de deduo ou por equivalncia ) uma concluso tambm avaliada como V. Observa-se que em alguma provas a banca CESPE no faz distino entre premissas e concluso. Mas neste texto percebemos que a ltima proposio considerada a concluso. Confirma tambm a deduo como raciocnio lgico correto. O texto apresenta premissas como proposies que so avaliadas como V e considera que uma argumentao vlida quando a concluso verdadeira ( o que significa que a concluso obtida por deduo e que ela de fato ocorre ).

COMENTRIO 6
( Cespe- MPE/TO)

Considere uma argumentao em que as duas proposies simblicas abaixo so premissas, isto , tm avaliao V.

Na verdade j comentamos este enunciado nos anteriores. Premissas so proposies que se assumem como verdadeiras. NO EXISTEM premissas falsas! Ento como a CESPE afirma que a frase Toda premissa de um argumento vlido verdadeira est ERRADA? ( Prova de Agente da Policia Federal aplicada em 10/10/2004 ). Vejam que a prpria CESPE que nos diz agora que premissas tem avaliao V, ou seja no bivalente. Esperamos ter contribudo para esclarecer este assunto.

Jos dos Santos Moreira

146

You might also like