You are on page 1of 9

MODO DE VIDA E COSTUMES JUDAICOS

A ORGANIZAO A tribo era a maior unidade social em Israel, composta de vrios cls. As Doze Tribos se referiam a todo o povo de Israel. O cl era uma unidade social intermediria. Era maior que a casa do pai e menor que a tribo. Vrias famlias formavam um cl. A famlia, tambm chamada casa do pai, era a menor unidade social em Israel. Era formada por um grupo de 50 a 100 pessoas. A FAMLIA O nome da mulher judia era mudado quando nascia o primeiro filho homem. Passava a ser chamada de me de Fulano. Os israelitas no tinham sobrenome. Chamavam-se, por exemplo, Jos filho de Davi. Isso lhes dava senso de continuidade, de histria. Quando crescidos, os rapazes judeus ajudavam a famlia a trabalhar a terra. Os filhos homens eram necessrios tambm para perpetuar o nome da famlia, pois os israelitas pensavam que sobreviveriam nos seus filhos. Quando um homem morria sem ter filhos, seu parente mais prximo deveria casar com a viva. O primognito desse matrimnio herdaria o nome e a propriedade do falecido. a chamada Lei do Levirato. Embora contassem menos, as meninas eram consideradas mo-de-obra til. Quando uma filha casava, seus pais recebiam um presente matrimonial (dote) para compensar a perda da mo-de-obra til da filha. A mulher era propriedade do marido, a quem considerava como patro. Essa atitude ainda era encontrada no tempo de Jesus. Apesar das mulheres executarem a maior parte dos trabalhos pesados, ocupavam posio social inferior, tanto na famlia quanto na sociedade. Normalmente os bebs judeus eram amamentados ao seio por dois ou trs anos. A taxa de mortalidade infatil era muito alta por causa das precrias condies sanitrias das casas. A criana recm-nascida era lavada e esfregada com sal, pois acreditava-se que isso fortalecesse sua pele e depois era envolvida em fraldas. Durante o Antigo Testamento, a criana recebia o nome assim que nascia. O nome traduzia a espectativa da famlia e o projeto de vida para o recm-nascido. Na poca do Novo Testamento, a criana recebia o nome oito dias aps o nascimento, quando era circuncidada.

A CIRCUNCISO E ADOLESCNCIA A circunciso era comum entre os semitas. Em Israel, a circunciso tornou-se, para toda criana do sexo masculino, sinal de pertena ao povo de Deus. Todo primognito pertencia de direito a Deus. Por ocasio da circunciso, o primognito era resgatado mediante o sacrifcio de um animal. Por ocasio da circunciso da criana, tambm era feita a purificao da me, por meio do sacrifcio de um pombo e um cordeiro. No caso de pobres, o cordeiro era substitudo por outro pombo. Na poca do Novo Testamento, o rapaz passava a ser considerado adulto quando completava 13 anos. Esse acontecimento era marcado por um servio religioso especial chamado Bar-Mitsvah (=Filho da Lei). Antes de se tornar Bar-Mitsvah, o adolescente aprendia a ler os trechos da Lei e dos Profetas que naquele dia seriam lidos na sinagoga. No dia da cerimnia, ele os lia para a assemblia. Depos da Cerimnia do Bar-Mitsvah, o rabino dirigia a palavra ao rapaz e invocava sobre ele a bno de Deus, utilizando a palavra de Nm 6,24-26. O MATRIMNIO Em Israel praticava-se a poligamia. No tempo dos Juzes e dos Reis, um homem podia casar-se com tantas mulheres conseguisse sustentar. Na poca do Novo Testamento, era comum o homem ter apenas uma mulher, embora houvesse excees. Era rarssimo um homem no casar-se e no existe palavra em hebraico para designar o solteiro. A idade prevista na Lei para casar era de 13 anos para os rapazes e a partir dos 12 anos para as moas. Talvez por causa disso os casamentos eram combinados pelos pais. Na poca do Antigo Testamento, os casamentos geralmente ocorriam no mesmo cl. Era proibido o casamento com pessoas de outras naes, que adoravam outros deuses. Em Israel, o matrimnio era questo mais civil que religiosa. No noivado, fazia-se um contrato perante duas testemunhas. s vezes, o par trocava entre si um anel ou bracelete. O noivado vinculava do mesmo modo que o casamento. Durante o perodo de espera do casamento, a moa continuava morando na casa paterna e o rapaz era dispensado do servio militar. Quando casava uma filha, o pai recebia uma importncia em dinheiro (chamado mohar): o preo da moa. As vezes essa soma era substituda pelo trabalho do noivo. O mohar voltava filha se o marido ou os pais falecessem. O casamento se realizava quando o noivo acabava de construir a casa. Com seus amigos, dirigia-se noite para a casa de sua noiva, que o esperava em vestes nupciais, com o rosto coberto por um vu e com as jias dadas pelo noivo.

A cerimnia do casamento era simples. O vu era tirado do rosto da noiva e colocado no ombro do noivo. Depois o noivo e seus amigos conduziam a esposa para sua nova casa, onde se realizava o banquete de casamento. Entre os israelitas, o marido podia divorciar-se de sua esposa. A esposa, porm, no tinha esse direito, mas em certas circunstncias podia forar o marido a pedir o divrcio. A MORTE Quando algum morria, o corpo era lavado e envolvido em panos para sepultamento rpido por causa do clima quente. O corpo era transportado em padiola at a sepultura. Os israelitas sepultavam os mortos em cavernas. Algumas tinham espao para todos os membros da famlia. Se necessrio, eram ampliadas, abrindo-se corredores com prateleiras escavadas na rocha, onde eram postos os cadveres. As pessoas ricas tinham tmulos especialmente construdos, com escadaria que descia atravs da rocha slida at a cmara morturia. Uma lage e um bloco de pedra fechavam a entrada. Os pobres eram entrerrados em covas pouco profundas em terreno aberto. Em torno do corpo era colocada uma fileira de pedras e os espaos intermedirios eram preenchidos com pequenas pedras e terra. OS GRUPOS IDEOLGICOS Os saduceus eram o grupo econmico e poltico dominantes na poca de Jesus. A ele pertenciam os sacerdotes. Eram materialistas e no aceitavam a ressurreio. Os fariseus ou separados eram um partido leigo muito prximo ao povo. Distinguiam-se pela intransigncia e rgida observao da Lei. Os herodianos eram os defensores da dominao romana na Palestina. Estavam a servio de herodes e eram os mais ferrenhos perseguidores dos movimentos subversivos. Os zelotas eram membros do partido judaico que se opunha dominao romana por julg-la incompatvel com a soberania do Deus de Israel. Os sicrios, assim chamados porque carregavam um punhal, eram um movimento subversivo caracterizado por violentos atentados. Os essnios eram uma faco do clero de Jerusalm que se afastou para as montanhas a fim de encarnar uma vivncia genuna da f judaica. Os publicanos ou cobradores de imposto eram os coletores de tributos e taxas destinados ao Imprio Romano. Por essa razo, eram odiados pelo povo. O SINDRIO E A RELIGIO JUDAICA O Sindrio era a suprema instncia jurdica do tempo do Novo Testamento. Jesus foi condenado morte pelo Sindrio.

O Sindrio era formado por 71 membros: sumos-sacerdotes, ancios e doutores da Lei. Seu presidente era o sumo-sacerdote em exerccio. Os sumos-sacerdotes depostos conservavam seu ttulo e continuavam como membros do Sindrio. O sumo-sacerdote era escolhido dentre quatro famlias sacerdotais. Os ancios eram os representantes da classe rica, em geral grandes proprietrios de terras e imveis urbanos. Junto com os sumos-sacerdotes, detinham o poder poltico e econmico. Os doutores da Lei ou escribas, eram pessoas mais cultas, entendidas em jurisprudncia e interpretao bblica. No Sindrio, representavam a ideologia dominante. Toda pessoa atingida pela lepra era banida do convvio social, tornando-se assim um marginalizado por excelncia. Na Palestina, os rabinos exigiam que cada cidade tivesse um mdico e possivelmente tambm um cirurgio. O Templo sempre contava com um mdico para tratar dos sacerdotes, que trabalhavam descalos e pegavam certas doenas. O TEMPO E AS FESTAS O calendrio hebraico era regido pela lua. A cada lua nova correspondia o incio de um ms, ocasio em que se celebrava uma grande festa. A festa da Pscoa era inicialmente um ritual de pastores para proteger os rebanhos. Foi assumida como memorial da libertao da opresso do Egita. A festa dos Pes Sem Fermento era celebrada na primavera. Visava a no misturar o produto da nova colheita com o da antiga, caso fosse usado o fermento guardado numa poro de massa. A festa das Semanas ou da Messe era celebrada aps sete semanas ou cinquenta dias contados a partir do incio da ceifa. No Novo Testamento chamada de Pentecostes (50 dias). A festa das Tendas ou da Colheita era a mais popular, celebrada no outono, no final da estao dos frutos. O povo armava cabanas de folhagens lembrando os acampamentos do deserto. Todos os sbados os judeus se reuniam na sinagoga para rezar, ouvir e comentar os textos bblicos. Nela todo judeu adulto podia tomar a palavra. Para o povo bblico, o chifre era smbolo de fora. Uma trombeta em forma de chifre era tocada nos acontecimentos importantes e grandes solenidades de Israel. Sinagoga ou casa de orao eram as casas de reunio que apareceram a partir do exlio da Babilnia. A sobrevivncia do judasmo deveu-se existncia de sinagogas, que substituram o Templo. O TRABALHO As estaes determinavam o ritmo do trabalho anual. A estao mida (out.-abr.) era ocupada para arar, semear (com um csto na mo), gradear e capinar.

As colheitas estendiam-se de maro outubro. Colhia-se primeiro o linho e a cevada. O trigo era o ltimo dos cereais a ser colhido. Em seguida, colhiam-se uvas, figos e azeitonas. O trabalho nas vinhas comeava na primavera com a poda. Depois, quando os ramos cresciam, era necessrio ergu-los acima do solo com estacas. As uvas amadureciam entre julho e outubro. As mulheres israelitas faziam o po diariamente. A primeira tarefa era o difcil trabalho de moer os gros, transformando-os em farinha grossa, que era misturada com sal e gua, fazendo-se a massa. Ao fazer o po, as mulheres misturavam um pouco de massa fermentada do dia anterior, fazendo assim a massa levedar. Por ocasio da Pscoa, o po no podia conter fermento. Trabalho dirio vital para as mulheres era buscar gua nos poos ou fontes. Carregavam os pesados potes de gua na cabea ou nos ombros. A mulher tinha muito trabalho a fazer em casa, do incio ao fim do dia: tirar leite, preparar queijo, iogurte, fiar, tecer a l, etc... Alm disso, a mulher trabalhava na roa. Na poca do Novo Testamento, os sindicatos eram bastante difundidos no Imprio Romano. Para funcionar, precisavam de licena do imperador, para evitar que servissem a atividades polticas subversivas. Quando os hebreus saram do Egito, os egpcios j usavam o ouro h muitos sculos. Levaram consigo jias de ouro e prata e sabiam trabalhar esses metais. Na Palestina encontravam-se o ferro e o cobre. Outros metais, como ouro, prata, estanho e chumbo tinham de ser importados. O processo de purificao do ouro, fundindo-os para separar as impurezas frequentemente usado na Bblia como imagem da ao purificadora do sofrimento. Quando os israelitas entraram em Cana, os cananeus j tinham carros com acessrios de ferro e outros objetos desse metal. Os filisteus impediam que os isrelitas dominassem a tcnica para no fabricar armas. Na poca do Novo Testamento, havia um setor de ferreiros em Jerusalm, mas os profissionais do bronze e ferro no podiam trabalhar em certas festas religiosas por causa do barulho que faziam. Os israelitas no se dedicaram muito pesca antes da poca do Novo Testamento. O hebraico tem somente um a palavra para dizer "peixe", tanto para o menor peixinho como para os grandes cetceos. No tempo de Jesus havia florescente indstria pesqueira no lago da Galilia. A cidade de Betsaida, situada beira do lago, significa "casa da pesca". Os pescadores, no tempo de Jesus, trabalhavam em grupos familiares, valendo-se tambm da ajuda de assalariados. No mar da Galilia, a pesca noturna era perigosa por causa das repentinas tempestades que o agitavam. Os zologos antigos acreditavam que no tempo de Jesus existissem 153 espcies de peixes. Tambm se acreditava que esse era o nmero das naes conhecidas (cf. Jo 21,11). O couro dos animais era secado ao sol e tratado com o extrato de certas plantas. Devido ao mau cheiro, os curtidores viviam fora das cidades e eram considerados pessoas impuras (cf. At 9,43).

Em Israel existiam parteiras desde os primeiros tempos. Talvez formassem corporao j antes do xodo, com cdigo tico prprio e dirigentes reconhecidos. No tempo de Jesus, o salrio de um trabalhador diarista era uma moeda de prata (denrio), quantia suficiente para sustentar a famlia durante um dia. Jesus foi vendido por 30 denrios. PESOS E MEDIDAS O cvado, medida de superfcie encontrada freqentemente na Bblia, o comprimento do brao, da ponta dos dedos at os cotovelos (45,8 a 52,5 cm). O estdio corresponde a 192 metros. A MORADIA Os pobres do Antigo Testamento moravam em casas muito pequenas: apenas uma sala quadrada e um quintal. As casas eram construdas em mutiro ou por construtores profissionais ambulantes. OUTROS ESCRITOS JUDAICOS Midraxe um esforo para explicar uma passagem bblica difcil e obscura. Os Midraxim so os antigos comentrios judaicos, procurando explicar e atualizar a Bblia. Mishna so as coletnias de tradies, a princpio orais e depois escritas, que tratam da aplicao de uma lei a circunstncias particulares. Os judeus acreditavam que a Mishna remontava a Moiss. Talmude um conjunto de explicaes e comentrios judaicos de textos bblicos, principalmente as leis. Em hebraico, a palavra Talmude significa ensinamento.

Importantes Festividades e Costumes do Judasmo

A maioria das festividades judaicas baseia-se na Bblia e so, em geral, quer festividades sazonais, em conexo com diferentes colheitas, quer relacionadas com eventos histricos. Sabath O stimo dia da semana judaica (do pr-do-sol de sextafeira ao pr-do-sol de sbado) encarado como santificando a semana, e a observncia especial desse dia parte essencial da adorao. Os judeus vo sinagoga para leituras da Tora e oraes. xodo 20:8-11. Iom Kipur Dia de Expiao, festividade solene caracterizada por jejum e auto-exame. Culmina os Dez Dias de Penitncia que comeam com Rosh Hashanah, o Ano-Novo judaico, que cai em setembro, segundo o calendrio judaico secular. Levtico 16:29-31; 23:26-32. Sucot Festividade das Tendas, ou Tabernculos, ou Recolhimento. Comemora a colheita e o fim da maior parte do ano agrcola. Realizada em outubro. Levtico 23:34-43; Nmeros 29:12-38; Deuteronmio 16:13-15. Hanucah Festividade da Dedicao. Festividade popular realizada em dezembro, que comemora a restaurao, pelos macabeus, da independncia judaica da dominao siro-grega e a rededicao do templo em Jerusalm, em dezembro de 165 AEC. Em geral destaca-se por se acender velas durante oito dias. Purim Festividade das Sortes. Celebrada em fins de fevereiro ou princpios de maro, em comemorao da libertao dos judeus na Prsia, no quinto sculo AEC, de Ham e sua trama genocida. Ester 9:20-28. Pesach Festividade da Pscoa. Instituda para comemorar a libertao de Israel do cativeiro no Egito (1513 AEC). a maior e mais antiga das festividades judaicas. Realizada em 14 de nis (calendrio judaico), em geral cai no fim de maro ou comeo de abril. Todas as famlias judaicas se renem para participar da refeio da Pscoa, ou

Seder. Nos sete dias seguintes, no permitido comer fermento. Este perodo chamado de Festividade dos Pes No-fermentados (Matzot). xodo 12:14-20, 24-27. Alguns Costumes Judaicos Circunciso Para meninos judeus, uma importante cerimnia que acontece quando o beb tem oito dias. Muitas vezes chamada de Pacto de Abrao, uma vez que a circunciso foi o sinal do pacto de Deus com ele. Os vares que se convertem ao judasmo tambm tm de ser circuncidados. Gnesis 17:9-14. Bar Mitzvah Ainda outro ritual judaico essencial, que literalmente significa filho do mandamento, um termo que denota tanto a obteno de maturidade religiosa e legal como a ocasio em que esse status formalmente assumido por meninos idade de 13 anos mais um dia. Tornou-se costume judaico apenas no sculo 15 EC. Enciclopdia Judaica. Mezuz Geralmente fcil de distinguir um lar judaico por causa do mezuz, ou receptculo de rolo, afixado na ombreira da porta, direita de quem entra. Na realidade, o mezuz um pequeno pergaminho no qual esto escritas palavras citadas de Deuteronmio 6:49 e 11:13-21. Este enrolado dentro de um pequeno receptculo. Da o receptculo afixado a cada porta de cada cmodo em uso. Irmulque (solidu para vares) Segundo a Enciclopdia Judaica: O povo judeu ortodoxo . . . considera a cobertura da cabea, tanto fora como dentro da sinagoga, como sinal de fidelidade tradio judaica. Cobrir a cabea durante a adorao no mencionado em parte alguma da Tanakh, assim, o Talmude menciona isso como questo de costume opcional. Mulheres judias hassidianas usam sempre uma cobertura para a cabea, ou ento rapam a cabea e usam peruca.

You might also like