You are on page 1of 7

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

1 Srie lgebra Linear

Engenharia Mecnica

A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir esses objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente desse desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite essa oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Izabel S. A. Arantes de Souza


Faculdade de Negcios e Tecnologias da Informao

Cristiano Pereira da Silva


Faculdade Santa Terezinha

Engenharia Mecnica 1 Srie lgebra Linear

Pg. 2 de 7

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Aplicar conhecimentos matemticos, cientficos, tecnolgicos e instrumentais Engenharia. Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos. Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e tcnicas.

DESAFIO
Atualmente, o mundo corporativo possui uma dinmica jamais vista. As tecnologias nascem O desafio consiste na resoluo de um circuito e a explorao dos aspectos tericos relacionados ao mesmo, entendendo os detalhes e os aspectos da matemtica usados na resoluo de um problema de eletrnica usando as ferramentas de lgebra Linear. Voc dever entregar como resultado final desse desafio um relatrio detalhado, a ser entregue pela equipe de trabalho ao professor, com o desenvolvimento dos itens propostos em cada etapa e tambm relatrios parciais resumidos no final de cada etapa. Esta proposta importante para que se exera uma maior conexo entre a teoria e a prtica Considerando-se o circuito com resistores e baterias (geradores de tenso) apresentado na figura, tal como indicado, aplique a Lei de Kirchhoff * e determine os valores de corrente que satisfazem as condies desse circuito. ( Use V = R i ).

* A soma algbrica das tenses ao longo de um caminho fechado nula. O caminho fechado pode ser percorrido num ou noutro sentido.

Produo Acadmica

Relatrios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas em cada etapa. Relatrio final detalhado com o resultado de todos os passos da ATPS

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de 4 a 7 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas. Para tanto, os alunos devero observar, no decorrer das etapas, as tarefas que podem ser feitas individualmente como aluno e pela equipe.
Izabel S. A. Arantes de Souza, Cristiano Pereira da Silva

Engenharia Mecnica 1 Srie lgebra Linear

Pg. 3 de 7

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

ETAPA 1
Aula-tema: Matrizes. Esta etapa importante para voc se organizar em grupo e conhecer o material que utilizar na resoluo da situao-problema. Alm disso, voc aprender a base para os mtodos de resoluo do circuito dado. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Visite a biblioteca da unidade e faa uma pesquisa sobre os livros de lgebra Linear que abordam os assuntos: Matrizes, Determinantes e Sistemas de Equaes Lineares. Crie uma listagem com o nome desses livros e escolha um para auxili-lo na resoluo do desafio junto com o livro-texto: STEINBRUCH, F. Winterle, P. lgebra Linear e Geometria Analtica. 2 Edio. So Paulo: Pearson Education, 2007. Bibliografia Complementar KOLMAN, B. Introduo lgebra Linear com Aplicaes. 6 ed. Rio de Janeiro: LTC editora, 2001. LAWSON, T. lgebra Linear . Editora Edgard Blucher LTDA, 1996. BOLDRINI, J. L. lgebra Linear. SoPaulo: Harbra Editora, 1996. HOWARD, A. lgebra Linear com Aplicaes. So Paulo: Bookmam Companhia Editora, 1998.

Consultar o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Izabel S. A. Arantes de Souza, Cristiano Pereira da Silva

Engenharia Mecnica 1 Srie lgebra Linear

Pg. 4 de 7

Passo 2 (Equipe) Pesquise trs empresas, preferencialmente da sua regio, a respeito do tipo de planejamento. Leia o tpico do captulo Matrizes do livro-texto que aborda a definio, a ordem e os principais tipos de matrizes. Passo 3 (Equipe) Discuta com o grupo quais so os principais tipos de matrizes e enuncie a definio e a ordem de uma matriz. Passo 4 (Equipe) Crie com o seu grupo um exemplo para ilustrar os principais tipos de matrizes, de ordens diferentes e inclua no seu relatrio junto com a explicao de cada matriz escolhida como exemplo.

ETAPA 2
Aula-tema: Matrizes e Determinantes. Esta atividade importante para dar a base para os mtodos de resoluo da situaoproblema. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Leia o Captulo Determinantes do livro-texto (citado na Etapa 1) ou pesquise na biblioteca outros livros relacionados, para que fique claro o conceito e escreva um pequeno texto explicativo com suas palavras resumindo o resultado do estudo. Defina o que determinante de uma matriz. Passo 2 (Equipe) Escolha uma matriz de ordem 2x2 e calcule o seu determinante. Escolha uma matriz de ordem 3x3 e calcule o seu determinante. Passo 3 (Equipe) Discuta com o grupo as principais propriedades sobre determinantes. Crie exemplos para ilustrar as propriedades que voc estudou e discutiu com o grupo. Passo 4 (Equipe) Entregue ao professor o que se desenvolveu nesta etapa.

Izabel S. A. Arantes de Souza, Cristiano Pereira da Silva

Engenharia Mecnica 1 Srie lgebra Linear

Pg. 5 de 7

ETAPA 3
Aula-tema: Sistemas de Equaes Lineares. Esta atividade importante para voc, pois, alm de abordar definies novas, tambm auxiliar nos mtodos de resoluo da situao-problema. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSO
Passo 1 (Equipe) Leia os tpicos do Captulo Sistemas de Equaes Lineares do livro-texto que aborda a definio e classificao de sistemas de equaes lineares. Passo 2 (Equipe) Defina equao linear e sistemas de equaes lineares. Defina soluo de equao linear e de sistemas de equaes lineares. Passo 3 (Equipe) Discuta com o grupo sobre a classificao dos sistemas lineares (quanto ao nmero de solues). Passo 4 (Equipe) Discuta com o grupo sobre a definio de matriz dos coeficientes das variveis e de matriz ampliada de um sistema linear.

ETAPA 4
Aula-tema: Sistemas de Equaes Lineares. Esta atividade importante, pois focaliza a interpretao da situao-problema e sua modelagem matemtica. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Modele a situao-problema escrevendo-a em forma de um sistema de equaes lineares fazendo uso da Lei de Kirchhoff. Passo 2 (Equipe) Determine a matriz dos coeficientes das variveis e a matriz ampliada desse sistema linear.

Izabel S. A. Arantes de Souza, Cristiano Pereira da Silva

Engenharia Mecnica 1 Srie lgebra Linear

Pg. 6 de 7

Passo 3 (Equipe) Entregue o material produzido ao professor.

ETAPA 5
Aula-tema: Equaes Lineares: Regra de Cramer. Esta etapa importante, pois voc aplicar a teoria sobre matrizes, determinantes e sistemas lineares, vista nas etapas anteriores, na resoluo da situao-problema. nesta etapa que voc encontrar o resultado da situao-problema. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Leia sobre o mtodo de resoluo de sistemas lineares: Regra de Cramer no livro auxiliar que voc escolheu no Passo 2 da Etapa 1. Discuta com o grupo qual a restrio desse mtodo de resoluo de sistemas lineares. Passo 2 (Equipe) Discuta com o grupo qual a condio sobre o determinante da matriz incompleta do sistema linear para que ele possua soluo nica. Passo 3 (Equipe) Calcule o determinante da matriz incompleta do sistema linear que descreve a situaoproblema e conclua se esse sistema linear possui ou no soluo nica Passo 4 (Equipe) Use a Regra de Cramer para resolver o sistema linear da situao-problema. Escreva a soluo encontrada para a situao-problema

ETAPA 6
Aula-tema: Sistemas de Equaes Lineares: Gauss-Jordan. Esta etapa importante, pois voc aplicar outro mtodo de resoluo de sistemas lineares para encontrar a soluo da situao-problema. Nesta etapa voc confirma o resultado da situao-problema encontrado na etapa anterior. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Izabel S. A. Arantes de Souza, Cristiano Pereira da Silva

Engenharia Mecnica 1 Srie lgebra Linear

Pg. 7 de 7

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Leia o tpico do Captulo Inverso de Matrizes do livro-texto que aborda operaes elementares sobre as linhas de uma matriz e leia no Captulo Sistemas de Equaes Lineares do livro-texto (citado no Passo 2 da Etapa 1) o mtodo de resoluo de sistemas lineares: Gauss-Jordan. Passo 2 (Equipe) Descreva as operaes elementares sobre as linhas de uma matriz. Defina Sistemas Equivalentes. Passo 3 (Equipe) Use o mtodo de Gauss-Jordan para resolver o sistema linear da situao-problema. Escreva a soluo encontrada para a situao-problema. Verifique se a mesma encontrada na etapa anterior. Passo 4 (Equipe) Elabore um relatrio com a soluo do desafio proposto e o entregue ao professor.

Izabel S. A. Arantes de Souza, Cristiano Pereira da Silva

You might also like