You are on page 1of 9

ES 322 / 97 RESUMO Esta Norma apresenta os procedimentos a serem adotados na construo de pavimentos rgidos sub-base de concreto rolado, incluindo,

os aspectos relativos ao recebimento de materiais, execuo, inspeo (da camada) e critrios de medio. ABSTRACT This document presents procedures for rolled concrete subbase construction. It presents requeriments concerning materials, equipment, execution, ambiental preserving, quality control and the criteria for acceptance and rejection of the services.

SUMRIO 0 APRESENTAO 1 OBJETIVO 2 REFERNCIAS 3 DEFINIO 4 CONDIES GERAIS 5 CONDIES ESPECFICAS 6 MANEJO AMBIENTAL 7 INSPEO 8 CRITRIOS DE MEDIO

0 APRESENTAO Esta norma estabelece a sistemtica a ser empregada na execuo e no controle da qualidade do servio em epgrafe.

1 OBJETIVO Fixar as condies gerais e o mtodo construtivo para a execuo da sub-base de concreto de cimento "Portland", compactada com rolo. 2 REFERNCIAS

Para o entendimento desta Norma devero ser consultados os documentos seguintes:


DNER-EM 034/97 - gua para concreto DNER-EM 036/95 - Recebimento e aceitao de cimento Portland comum e Portland de alto forno DNER-EM 037/97 - Agregado grado para concreto de cimento DNER-ME 083/94 - Agregados - anlise granulomtrica DNER-ME 092/94 - Solo - determinao da massa especfica aparente do solo "in situ", com o emprego de frasco de areia DNER-ME 196/94 - Agregados - determinao do teor de umidade total, por secagem, em agregado grado DNER-ISA 07 - Instrues de Servios Ambientais ABNT NBR-739 - Ensaio de compresso de corpos de prova cilndricos de concreto - mtodo de ensaio ABNT NBR-7182 - Solo - ensaio de compactao - mtodo de ensaio 3 DEFINIO Para os efeitos desta Norma, adotada a definio seguinte:

Concreto rolado para sub-base- concreto simples para emprego em sub-base, com baixo consumo de cimento e consistncia bastante seca, permitindo a compactao com rolos compressores ou equipamento similar. 4 CONDIES GERAIS 4.1 Concreto da Sub-Base O concreto de cimento Portland compactado por meio de rolos compressores (concreto rolado) se destina execuo da sub-base e dever apresentar as seguintes caractersticas: 4.1.1 Ser dosado por mtodo racional, de modo a obter-se com os materiais disponveis, uma mistura fresca, de trabalhabilidade adequada, para ser compactada com rolo vibratrio, e resulte em produto endurecido com grau de compactao e resistncia compresso exigido por esta Norma. 4.1.2 A camada de concreto rolado que atenda s exigncias desta Norma, tambm poder ser empregada como base de pavimento flexvel. 4.2 Recebimento do Material O recebimento e o armazenamento do cimento Portland e agregados na obra dever ser como o recomendado nas DNER-EM 036 e DNER-EM 037.

5 CONDIES ESPECFICAS 5.1 Material 5.1.1 Cimento Portland O cimento Portland poder ser de qualquer tipo, desde que satisfaa as exigncias especficas da DNER-EM 036 para o cimento empregado.

5.1.2 Agregados Os agregados mido e grado devero atender respectivamente s exigncias da DNER-EM 037. 5.1.3 gua A gua destinada ao amassamento do concreto dever atender s exigncias da DNER-EM 034. 5.1.4 Materiais para a Cura A cura de superfcie da sub-base dever ser realizada com pintura betuminosa, utilizando-se emulses asflticas catinicas de ruptura mdia. 5.1.5 Concreto O concreto rolado dever ser dosado em laboratrio, com os materiais disponveis na obra, determinando-se a umidade tima que permita obter a densidade mxima para a energia compatvel com os equipamentos de compactao a utilizar na execuo da sub-base e resistncia compresso exigida nesta Norma. Este concreto dever apresentar as seguintes caractersticas: a) resistncia caracterstica compresso (fck) aos 7 dias, determinada em corpos de prova moldados de maneira indicada no item 7.2.4 e rompidos segundo a ABNT NBR-5739: (fck = 5,0 MPa) b) consumo de cimento: 80 kg/m a 120 kg/m c) a dimenso mxima caracterstica do agregado no concreto no dever exceder 1/3 da espessura da sub-base ou 32mm, obedecido o menor valor; d) o grau de compactao, considerando a energia normal ou intermediria definida na dosagem ser determinado conforme a ABNT NBR-7182: GC 100%. 5.2 Equipamento Alm do equipamento necessrio explorao de pedreiras e britagem so indicados os seguintes:

central de mistura para dosagem, umidificao e homogeneizao do material; equipamento mecnico para espalhamento do concreto; rolos compressores autopropelidos dos tipos liso (vibratrios e esttico) e pneumtico; placa vibratria; caminho-basculante; pequenas ferramentas complementares como ps, enxadas, rguas, etc; martelete pneumtico, para execuo de eventuais juntas de construo. 5.3 Execuo

5.3.1 Largura da Sub-Base A sub-base dever exceder 50cm, no mnimo, a largura total do pavimento de concreto, devendo a sua superfcie ser lisa e desempenada. 5.3.2 Mistura O concreto poder ser produzido em betoneiras estacionrias ou em centrais, os materiais medidos tanto em peso como em volume, exceto, o cimento que sempre dever ser medido em peso. A capacidade e o tipo do aquecimento de produo de concreto sero determinados em funo do volume de concreto da obra e das disponibilidades de mquinas e mo de obra. Os agregados empregados no concreto, normalmente possuem trs graduaes de dimenses mximas distintas, e devero ser estocados convenientemente, de modo que, cada uma ocupe um silo da usina, no sendo permitida mistura prvia dos materiais. Quando que estabelecida a dosagem, cada uma das fraes dever apresentar homogeneidade granulomtrica. As fraes sero combinadas enquadrando a mistura final na faixa granulomtrica determinada, quando da dosagem do concreto. Os silos devero conter dispositivos que os abriguem da chuva. A umidade dos agregados, principalmente, mido, dever ser medida cada 2 horas. 5.3.3 Transporte O transporte do concreto dever ser feito por meio de equipamentos que no provoquem a sua segregao. Os materiais misturados devero ser protegidos por lonas, para evitar perda de umidade durante transporte ao local de espalhamento.

5.3.4 Espalhamento Poder ser executado manualmente ou mecanicamente, empregando-se neste ltimo, distribuidores comuns de agregados ou, de preferncia, vibro-acabadora de asfalto que permita obter melhor nivelamento e acabamento superficial da camada. A espessura da camada solta dever ser tal que, aps a sua compactao, seja atingida a espessura definida no projeto para a sub-base. Imediatamente antes do espalhamento, a superfcie do subleito dever ser umedecida sem excesso de gua, para que no se formem poas dgua.

A largura de cada pano de concretagem no dever permitir que eventuais juntas longitudinais de construo fiquem situadas abaixo de futuras trilhas de trfego. O mesmo procedimento deve ser adotado nas juntas transversais, tambm ocasionais, no devendo coincidir com bueiros, drenos ou outras interferncias que venham a enfraquecer a seo. A superfcie acabada dever ser plana e uniforme, sendo toleradas irregularidades graduais de at 1cm em faixas de 3m de largura. 5.3.5 Compactao A compactao dever ser feita preferencialmente por meio de rolos lisos, vibratrios ou no, podendo tambm ser utilizadas placas vibratrias. O tempo decorrido entre a adio de gua mistura e o trmino da compactao dever ser, no mximo, de 2 horas. A compactao ser iniciada nas bordas do pavimento, devendo as passagens seguintes do rolo recobrirem, pelo menos, 25% da largura da faixa anteriormente compactada. A espessura da camada compactada nunca dever ser inferior a trs vezes a dimenso mxima do agregado no concreto, podendo ser admitida a espessura de at 20cm, desde que, os ensaios de densidade demonstrem a homogeneidade de toda a profundidade da camada. O desvio mximo da umidade em relao umidade tima dever ser de 1 ponto percentual e o grau de compactao ser igual ou maior que 100%, em relao massa especfica aparente seca mxima obtida em laboratrio, sendo a energia do ensaio definida durante a dosagem do concreto rolado, segundo a norma ABNT NBR-7182. 5.3.6 Cura A superfcie do concreto rolado dever ser protegida contra evaporao de gua por meio de uma pintura betuminosa. A pelcula protetora ser aplicada em quantidade suficiente para construir uma membrana contnua (0,8 a 1,5 l/m). Este procedimento dever ser executado imediatamente aps o trmino da compactao. Dever ser interditado o trfego ou a presena de qualquer equipamento, at que a sub-base tenha resistncia compatvel com sua solicitao de carga.

5.3.7 Juntas de Construo Ao fim de cada jornada de trabalho ser executada uma junta transversal de construo, em local j compactado, com face vertical. Juntas longitudinais, caso necessrias, sero construdas entalhando-se ou cortando-se verticalmente a borda da camada. A face da junta dever ser umedecida antes da colocao da camada adjacente. 6 MANEJO AMBIENTAL Os cuidados a serem observados visando a preservao do meio ambiente, no decorrer das operaes destinadas execuo do pavimento de concreto so:

6.1 Na Explorao das Ocorrncias de Materiais 6.1.1 Atendimento s recomendaes preconizadas na especificao 6.1.2 No caso de material ptreo (agregado grado) os seguintes cuidados devero ser observados na explorao das ocorrncias de materiais: 6.1.2.1 O material somente ser aceito aps a Executante apresentar licena ambiental de operao da pedreira, para arquivamento da cpia junto ao Livro de Ocorrncias da obra. 6.1.2.2 Evitar a localizao da pedreira e instalaes de britagem em rea de preservao. 6.1.2.3 Planejar adequadamente a explorao da pedreira, de modo a minimizar os danos inevitveis durante a explorao e possibilitar a recuperao ambiental, aps a retirada de todos os materiais e equipamentos. 6.1.2.4 No provocar queimadas como forma de desmatamento. 6.1.2.5 As estradas de acesso devero seguir as recomendaes da DNER-ES 279/97. 6.1.2.6 Devero ser construdas junto as instalaes de britagem bacias de sedimentao para reteno do p de pedra, eventualmente produzido em excesso ou por lavagem de brita, evitando carreamento para cursos dgua. 6.1.2.7 Caso a brita seja fornecida por terceiros, exigir documentao atestando a regularidade das instalaes, assim como, sua operao junto ao rgo ambiental competente. 6.2 Na Execuo 6.2.1 Os cuidados para a preservao ambiental referem-se disciplina do trfego e estacionamento dos equipamentos. 6.2.2 Deve ser proibido o trfego desordenado dos equipamentos fora do corpo estradal, para evitar danos desnecessrios, vegetao e interferncias na drenagem natural. 6.2.3 As reas destinadas ao estacionamento e aos servios de manuteno dos equipamentos devem ser localizadas, de forma que resduos de lubrificantes e/ou combustveis no sejam levados at cursos dgua. 7 INSPEO 7.1 Controle do Material No controle de recebimento dos materiais devero ser adotados os procedimentos recomendados no item 5.1 desta Norma. 7.2 Controle da Execuo Realizar no controle do concreto cimento os ensaios seguintes: 7.2.1 Teor de Umidade do Concreto Fresco

Dever ser determinado cada vez que moldados corpos de prova para ensaio de resistncia compresso, segundo a DNER-ME 196. 7.2.2 Granulometria da Mistura de Agregados Dever ser determinada cada 2500m de sub-base, no mnimo, uma determinao por dia, de acordo com a DNER-ME 083. 7.2.3 Compactao Quando a curva granulomtrica da mistura de agregados estiver fora da faixa de trabalho estabelecida na dosagem, realizar ensaio segundo a ABNT NBR-7182, adotando-se a energia de compactao definida na dosagem. 7.2.4 Resistncia Compresso cada trecho de 2500m de sub-base devero ser moldados aleatoriamente e de amassadas diferentes, no mnimo, 6 exemplares de corpos de prova. Cada exemplar constitudo por 2 corpos de prova cilndricos, de uma mesma amassada. Os corpos de prova tero 15cm de dimetro e de 30cm de altura, moldados em 5 camadas de alturas aproximadamente iguais, compactadas com soquetes de 4,5kg, com altura de queda de 45cm, recebendo cada camada, o nmero de golpes da energia definida na dosagem, e o molde ser completado com concreto at o seu topo. Logo aps a moldagem, os corpos de prova devero ser cobertos com um pano molhado por um perodo mnimo de 24h, a seguir desmoldados e levados para a cura em cmara mida ou imerso at a idade do ensaio compresso, de acordo com a ABNT NBR-5739. 7.2.5 Grau de Compactao Determinao do grau de compactao, no mnimo, 20 pontos da sub-base, igualmente espaadas ao longo do eixo, utilizando os valores obtidos para a massa especfica aparente seca nestes pontos, segundo DNER-ME 092, e o valor obtido no laboratrio 7.3 Verificao Final da Qualidade Aps a execuo de cada trecho de 2500m de sub-base proceder relocao e o nivelamento do eixo e dos bordos, de 20m em 20m ao longo do eixo, para verificar o atendimento ao projeto, largura e espessura da sub-base. 7.4 Aceitao e Rejeio 7.4.1 Resistncia do Concreto 7.4.1.1 Determinao da Resistncia Caracterstica A resistncia caracterstica estimada do concreto a compresso axial de cada trecho inspecionado, ser dada por: fck,est = fc7 - k s

Sendo: f ck,est = valor estimado da resistncia caracterstica do concreto a compresso axial fc7 = resistncia mdia do concreto compresso axial, na idade de 7 dias s = desvio padro dos resultados. k = coeficiente de distribuio de Student n = quantidade de exemplares do lote. TABELA 1 AMOSTRAGEM VARIVEL n 6 7 8 9 10 12 15 18 20 25 30 32 > 32

k 0,92 0,906 0,896 0,889 0,883 0,876 0,868 0,863 0,861 0,857 0,854 0,842 0,842 7.4.1.2 Aceitao Automtica O lote ser automaticamente aceito se: fck,est 5,0 MPa 7.4.1.3 Verificaes Suplementares Quando no houver aceitao automtica devero ser extrados do trecho, no mnimo 6 corpos de prova de 15cm de dimetro, seguindo a ABNT NBR-7680, ensaiados a compresso conforme a ABNT NBR-5739, determinando-se a resistncia caracterstica estimada conforme o item 7.4.1.1 desta Norma. Caso contrrio, de comum acordo entre as partes interessadas, pode ser tomada uma das seguintes decises: a) a parte condenada ser demolida e reconstruda; b) a sub-base ser reforada. 7.4.2 Grau de Compactao 7.4.2.1 O valor caracterstico estimado do grau de compactao da sub-base no trecho inspecionado ser dado por: GC est = Sendo: GC est = valor estimado do grau de compactao caracterstico = grau de compactao mdio -Ks

s = desvio padro dos resultados n = nmero de determinaes no trecho inspecionado k = determinado em funo do nmero de determinaes no trecho inspecionado, conforme a tabela a seguir: TABELA 2 AMOSTRAGEM VARIVEL n k 5 6 7 8 9 10 12 13 14 15 16 17 19 21

1,55 1,41 1,36 1,31 1,25 1,21 1,16 1,13 1,11 1,10 1,08 1,06 1,04 1,01 0,45 0,35 0,30 0,25 0,19 0,15 0,10 0,08 0,06 0,05 0,04 0,03 0,02 0,01 n = n de amostras k = coeficiente multiplicador a = risco do Executante

Ser controlado o valor caracterstico estimado do grau de compactao, adotando-se o procedimento seguinte: GC est 100% aceita-se o servio GC est < 100% rejeita-se o servio 7.4.3 Os servios rejeitados devero ser corrigidos, complementados ou refeitos. 7.4.4 Os resultados de controle sero registrados nos relatrios peridicos de acompanhamento. 8 CRITRIOS DE MEDIO Os servios aceitos sero medidos de acordo com os critrios seguintes: 8.1 A sub-base ser medida em metros cbicos de concreto, conforme a seo transversal do projeto. No sero motivo de medio a mo-de-obra, materiais, equipamentos, transportes, lanamento da mistura, acabamento, cura e encargos. 8.2 No clculo dos valores dos volumes sero consideradas as larguras e espessuras mdias obtidas no controle geomtrico. 8.3 No sero considerados quantitativos de servio superiores aos indicados no projeto.

You might also like