You are on page 1of 3

1.

Quanto discricionariedade e a vinculao da atuao administrativa, podemos afirmar que a discricionariedade presente num ato

administrativo nunca total, pois, em geral, ao menos a competncia, a forma e a finalidade so elementos definidos em lei e, portanto, vinculados. R:

2. Em se tratando dos atos administrativos, analise o seguinte item: entre os atributos do ato administrativo encontra-se a presuno de veracidade a qual diz respeito conformidade com a lei, em decorrncia desse atributo presume-se, at prova em contrrio, que os atos administrativos foram emitidos com observncia na lei. Esta assertiva falsa ou verdadeira? R:

3. O mrito e aspecto do ato administrativo que, particularmente, diz respeito convenincia de sua prtica. Explique e fundamente sua resposta. R:

4. O que limita o ato administrativo discricionrio? R:

5. Com referncia discricionariedade, podemos afirmar que possvel controle judicial da discricionariedade administrativa, respeitados os limites que so assegurados pela lei atuao da administrao? R:

6. O princpio da presuno de legitimidade ou veracidade retrata a presuno absoluta de que os atos praticados pela Administrao Pblica so verdadeiros e esto em consonncia com as normas legais pertinentes. R:

7. A inverso do nus da prova, caracterstica do Direito Administrativo, relaciona-se com qual atributo do ato administrativo? R:

8. O ato administrativo que contenha vcio insanvel de legalidade deve ser anulado com efeito retroativo? R:

9. A revogao por seu carter discricionrio atinge quais elementos do ato administrativo? R:

10. Analise: ato administrativo aquele praticado no exerccio concreto da funo administrativa pelos rgos do Poder Executivo ou pelos rgos judiciais e legislativos. Assim um Tribunal de Justia Estadual quando concede frias aos seus servidores, desempenha uma funo

administrativa? R:

11. O abuso de poder, na modalidade de desvio de poder, caracteriza-se pela prtica de ato fora dos limites da competncia administrativa do agente. R:

12. O rgo da prefeitura responsvel pela fiscalizao de bares e restaurantes verificou, em visita de rotina, que um estabelecimento estava servindo seus clientes alimentos com data de validade expirada. Tendo em vista tal fato, confiscou imediatamente referidos produtos e os incinerou. O atributo do ato administrativo que possibilitou a apreenso dos gneros alimentcios em questo pela Administrao Pblica sem a necessidade de interveno judicial denomina-se? Explique e fundamente sua resposta. R:

13. O princpio da legalidade garante que a Administrao Pblica submetase ao ordenamento jurdico. Podemos afirmar que o controle desta adequao feito pela prpria Administrao, sem prejuzo do controle exercido pelo Poder Judicirio, cabendo apenas a este ltimo proferir decises que fazem coisa julgada material. R:

14. Os atos de improbidade administrativa importaro suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. R:

15. Poder Judicirio pode, de ofcio, apreciar a validade de um ato administrativo e decretar a sua nulidade caso seja considerado ilegal? R:

You might also like