You are on page 1of 4

Reforma ntima

Estudo 23 de maro 2005 So Paulo-SP Llis Tetsuo Murakami lelis.nucleo@lechare.com.br Resumo Este trabalho tem por objetivo elaborar uma pesquisa sobre reforma ntima. Palavras Chaves Reforma ntima, Espiritismo.

sensaes de todos os tipos que o esprito experimenta e fica encantado. Ouvir um pssaro cantar no meio da floresta, sentir a brisa fresca do mar, olhar para a ingenuidade pura de uma criana, tudo isto VIDA. [LE920] O homem pode desfrutar na Terra de uma felicidade completa? - No, uma vez que a vida lhe foi dada como uma prova ou expiao; mas depende dele amenizar esses males e ser feliz quanto se pode ser na Terra. Ressaltando mais uma vez o equilbrio, durante a passagem na Terra atravessamos fases boas e fases ruins. No podemos esquecer a parte negativa que equilibra o Universo. Mesmo contando com o lado negativo a passagem aqui na Terra proporciona muitas situaes onde podemos extrair boas lies. [LE133] ... as dificuldades da vida so muitas vezes a conseqncia da imperfeio do Esprito. Quanto menos imperfeies, menos tormentos... Viver incorpora uma necessidade de evoluo espiritual que se contrape com o bem estar material. Ambas precisam ser consideradas na passagem pela Terra. Precisamos nos preocupar com bens materiais pois, enquanto matria, dependemos dela. O lado espiritual j um assunto que persiste de outras experimentaes de vidas passadas e precisa ser trabalhado durante a estada na Terra. Muitas vezes fracassamos no lado espiritual por diversos motivos e para remediar este problema, recorremos chamada reforma ntima. Fazemos uma reviso espiritual e tentamos detectar os pontos que devem ser trabalhados para que a evoluo acontea. A cada passagem pela Terra completamos um ciclo, mas em cada ciclo o esprito est mais evoludo e, portanto este ciclo poderia ser entendido como uma espiral evolutiva onde passamos pela mesma Terra, mas em situao espiritual mais evoluda.

1. INTRODUO
Quem escreve este trabalho est inserido no mundo dos encarnados. Este mundo, essencialmente material, acontece no planeta Terra, governado em um dos eixos pela grandeza fsica denominada tempo. Esta grandeza a responsvel pela transformao material constante que reina neste planeta onde tudo acontece de maneira cclica. Basta reparar que de forma interminvel e cclica, aps o dia vem a noite em uma seqncia continuada. Seguindo este comportamento universal, como tudo neste planeta, um dia, nascemos, vivemos e depois de um tempo morremos. Ao nascer, ns (Esprito) ganhamos um corpo que nada mais do que matria. Mas, junto a este corpo ganhamos vida biolgica como os animais e vegetais. Esprito e corpo ficam unidos pelo perisprito [LE135] e assim permanecem neste planeta vivendo e aprendendo, at que o compromisso firmado chegue ao fim planejado. A Terra um planeta estvel e em equilbrio. Em outros tempos talvez no o fosse, mas agora, tudo permanece de forma compensada, tanto no campo material como no campo espiritual. No campo fsico, notamos que existem lugares quentes e lugares frios, montanhas e vales, regies frias ou quentes. At o corpo humano (matria) est em equilbrio fsico, pois repare que tudo que temos mais do que um est alojado um de cada lado e o que temos um s, encontra-se no meio. J imaginaram ter os dois braos de um mesmo lado? Como ficaramos em equilbrio fsico? No campo espiritual tambm notamos a existncia de pessoas boas e ms, trabalhadoras e preguiosas, frias e calorosas, (estas diferenas representam graus de evoluo espiritual variados.) tudo em perfeito equilbrio como acontece na eletricidade onde temos o plo positivo e o plo negativo. Em um sistema em equilbrio h a necessidade de se ter os dois lados. A existncia do lado negativo importante porque valorizamos o lado positivo ou na pior das hipteses, serve como referncia. Quer dizer que as pessoas ms sempre existiro? Pelo menos no perodo em que buscamos a evoluo do Esprito acredito que sim, s que o nvel de maldade e de bondade modificam com o tempo. Antigamente, matar um semelhante no era to grave como hoje. No entanto, os crimes mais leves que hoje acontecem podem ser considerados abominveis daqui a algum tempo. A qualidade da boa ao pode tambm crescer em qualidade de forma similar. ...Em um mundo mais avanado habitado por bons espritos, o que aqui exceo l regra. O sentimento do bem espontneo por toda parte, porque so habitados s por bons Espritos, e uma nica m inteno seria para eles uma exceo monstruosa... [LE894]. Os espritos que encarnam passam uma temporada aqui neste planeta e tem a misso de viver. VIVER? O que isso? Viver na Terra maravilhoso, uma experincia indescritvel ao qual devemos sempre agradecer a Deus. O corpo humano uma mquina sem igual que produz atravs dos rgos,

2. REFORMA NTIMA
Em [LE132] A lei de Deus lhes impe a encarnao com o objetivo de faz-los chegar perfeio. Para uns uma expiao; para outros uma misso. Mas para chegar a essa perfeio, devem sofrer todas as tribulaes da existncia corporal: a expiao. A encarnao tem tambm um outro objetivo: dar ao Esprito condies de cumprir sua parte na obra da criao. Para realiz-la que, em cada mundo, toma o corpo em harmonia com a matria essencial deste mundo para executar a, sob este ponto de vista, as determinaes de Deus, de modo que, concorrendo para a obra geral, ele prprio se adianta. Depreende-se disso, que a passagem pela Terra visa caminhar em busca da perfeio. No existe evoluo sem a transformao do velho que somos em algo novo. Esta transformao ao qual designamos reforma ntima, significa alterar o nosso estado moral de um estgio para outro melhor, procurando reduzir as fraquezas habituais do Esprito. Uma primeira idia que vem nossa mente de que a necessidade de reforma ntima est associada a uma situao de vida onde tudo est errado e precisa ser consertado. Na verdade, a reforma ntima uma reviso ntima de cada um que visa no s reformular ou consertar, mas tambm melhorar a prpria situao que hoje pode ser boa. Quando se consulta honestamente o foro ntimo descobrimos fatalmente a maioria dos nossos vcios e defeitos, mas devemos atentar tambm que possumos qualidades e virtudes. Os defeitos, claro

devemos elimin-los de alguma forma passo a passo e com muita pacincia, pois a primeira impresso de que eles so muitos e no podemos com eles. O importante progredir e nunca regredir. A cada defeito eliminado, deve-se mant-lo desta forma, pois assim estaremos galgando os degraus um a um sem retrocesso. Quanto s qualidades e virtudes devemos mant-los e melhor-los como foi dito anteriormente, aumentando o nvel de qualidade das nossas boas aes. [LE893] Todas as virtudes tm seu mrito, porque indicam progresso no caminho do bem. H virtudes sempre que h resistncia voluntria ao arrastamento das ms tendncias; mas a sublimidade da virtude o sacrifcio do interesse pessoal pelo bem de seu prximo, sem segundas intenes. A mais merecedora das virtudes nasce da mais desinteressada caridade Quando se fala em foro ntimo, necessrio analisar a atitude e o comportamento. Atitude significa uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relao ao prximo, a grupos, questes, etc. ou, mais especificamente, a acontecimentos ocorridos em nosso meio circundante. (Kardec, 1978, p.7). Comportamento o conjunto organizado das operaes selecionadas em funo das informaes recebidas do ambiente atravs das quais o indivduo integra as suas tendncias. (Pequena Enciclopdia de Moral e Civismo). Atitude uma inteno de se comportar e, portanto mudanas na atitude podem demorar ou at mesmo no causar alteraes no comportamento.

momentos de todos os dias desta passagem aqui na Terra. Manter o pensamento destitudo dos convites freqentes das ms influncias uma tarefa rdua que para consegu-la devemos sempre seguir o ensinamento divino: Orai e vigiai. No basta, no entanto apreciar tudo com os olhos de um sabedor e nada fazer. J sabemos que a atitude contemplativa nada nos traz de produtivo. J dizia Roosevelt:

...
Far better it is to dare mighty things, to win glorious triumphs, even though checkered by failure, than to take rank with those poor spirits who neither enjoy much nor suffer much, because they live in the gray twilight that knows not victory nor defeat... THEODORE ROOSEVELT 26th President of the United States of America THE STRENUOUS LIFE, April 10, 1899 The Hamilton Club, Chicago Devemos agir sempre no caminho da prosperidade espiritual atravs de aes, evitando o comportamento contemplativo. O convvio com o prximo uma necessidade da sociedade em que vivemos. Ao nascer j estamos inseridos no seio de uma famlia onde coexistem outros Espritos na forma de familiares. Freqentemente as rusgas entre os componentes da famlia aparecem e isto todos sabemos, trata-se de resgates de outras vidas. Neste relacionamento os problemas acontecem e atravs deles galgamos os degraus da evoluo espiritual. A pacincia uma caracterstica fundamental para suportar os desgnios a que estamos sujeitos, opo escolhida por ns mesmos. Na medida em que conhecemos a obra de Deus e os objetivos da encarnao, mais facilitada a tarefa de suportar o sofrimento atravs da resignao. Isto no significa de maneira alguma desistir da luta. Pelo contrrio quanto mais dificuldade maior deve ser o esforo na busca das solues. Ao enfrentarmos todos estes problemas estamos na verdade transformando o estado espiritual de um patamar para outro melhor caracterizando a evoluo. Isto reforma ntima.

3. CONHECER-SE NO CONVVIO COM O PRXIMO


Vivemos em uma sociedade e subentende-se que devemos nos relacionar com outros semelhantes. Freqentemente, os contatos com outras pessoas apresentam certa dose de animosidade, o que quase sempre nos levam a uma situao onde os nossos defeitos afloram com uma naturalidade impressionante. Quando somos agredidos ofensivamente, a primeira reao vem do instinto animal que somos, despertando sentimentos de dio, revide e revolta, todos desprovidos de qualquer indcio de raciocnio lgico e equilibrado. No entanto esta fagulha de curta durao e muitos conseguem conter-se e o pensamento racional volta a comandar as atitudes. Isto no passado era bastante latente o que indica que a Humanidade evoluiu. Neste processo reativo identificamos trs maneiras de expressar o estado emocional: atravs da fala onde se diz o que no se deve; do pensamento quando so criadas todas as cenas sem censura e da atitude onde a agresso se faz presente. Este ltimo parece ser o mais grave, pois atenta contra a integridade fsica do oponente e isto pode culminar com uma situao frontal s leis de Deus. Dominar o sentimento agressivo questo de evoluo e quando percebemos a agressividade em algum no devemos repudi-lo, mas sim entender que ele se encontra em um estgio de evoluo e devemos respeit-lo da mesma foram que Espritos mais elevados olham para ns com carinho e se surpreendem com o nosso esforo de melhorar a cada dia. No se trata de concordar com suas atitudes que deve ser combatida veementemente para que ele consiga entender o que est errado. Aqueles que conseguiram dominar a agressividade debatero se com o domnio da fala. Muitos tambm conseguem no expressar um sentimento ruim atravs de palavras. Por fim, chega-se ao mais complicado dos trs que o domnio do pensamento. Seramos capazes de retribuir com amor quando algum nos lana chamas e mais chamas de ms intenes, agresses, etc? Todos ns sabemos que no fcil, mas estamos aqui e agora com o privilgio e a oportunidade de exercitar continuadamente em todos os

4. CONHECER-SE PELA DOR


[LE257] O corpo o instrumento da dor. Se no a causa primria desta , pelo menos, a causa imediata. A alma tem a percepo da dor: essa percepo o efeito. Uma das formas eficazes que faz com que o Esprito encarnado volte para o seu lado espiritual atravs da dor. Quando o corpo doente est fadado ao fracasso biolgico inevitvel, buscamos alvio na espiritualidade. Para onde vamos? O que somos? E assim por diante. A dor, qualquer que seja a maneira atravs da qual se manifesta leva as pessoas a pensar e tentar encontrar alguma explicao para o fato com o objetivo claro de eliminar esta dor. Quando no h soluo aparente, resta a resignao e o socorro espiritual que lhe proporcione a devida conformao. Neste estado, o Esprito encarnado volta o pensamento para si mesmo, refletindo sobre seus objetivos, as pessoas que o cercam, a vida que viveu at o momento, o que fez e o que no fez e com todo este turbilho de dados na mente comea a montar

uma estratgia situacional para dar encaminhamento de sua vida para o futuro. Ao encarnarmos, escolhemos as tribulaes que desejamos passar. Seria natural a adoo de caminhos que minimizem as dores? Sob o ponto de vista do Esprito encarnado sim, mas sob o ponto de vista do Esprito desencarnado no. preciso entender que a dimenso terrena e a dimenso espiritual so diferentes e conseqentemente os pensamentos e objetivos so diferentes. [LE266] No parece natural escolher as provas menos dolorosas? - Para vs, sim; para o Esprito no. Quando se est liberto da matria, a iluso cessa e a forma de pensar outra. O homem na Terra, sob a influncia das idias terrenas, v nas suas provas apenas o lado doloroso. Por isso lhe parecia natural escolher as que, em seu ponto de vista, pudessem se conciliar com os prazeres materiais. Porm, na vida espiritual, compara esses prazeres ilusrios e grosseiros com a felicidade inaltervel que percebe e ento, nenhuma importncia d aos sofrimentos passageiros da Terra. O esprito pode, em vista disso, escolher a prova mais rude e, conseqentemente, a mais angustiosa existncia, na esperana de atingir mais depressa um estado melhor, como o doente escolhe muitas vezes o remdio mais desagradvel para se curar mais rpido. Quando estamos inseridos no plano encarnado nossas preferncias em geral so relacionadas com a matria, o que no existe no plano espiritual e por isso, os objetivos e necessidade so muito distintos. [1] captulo 6 pg. 30 ... Amplia-se assim a nossa sensibilidade ao sofrimento do prximo, alem do fortalecimento da f na bondade do Criador e dos prprios coraes humanos. Quantas criaturas no se transformam radicalmente depois de uma grave enfermidade? Quantos no descobrem dentro de si os valores eternos do Esprito aps terem sofrido longos perodos de tratamento ou perdas irreparveis de entes queridos, aps padecerem com dores morais, desiluses de carter afetivo ou dificuldades materiais, que nos ensinam a valorizar as coisas simples da vida?... A dor no est relacionada com as riquezas materiais e atinge qualquer ser humano independente de credo, raa, posse ou qualquer outro parmetro. O sofrimento causado pela dor pode at ser amenizado pela posse material em certos casos notadamente nas dores corpreas. Mas em se tratando de dor de natureza espiritual no h influncia material que possa ameniz-la. [LE934] Porque a perda das pessoas queridas nos causa um desgosto tanto mais legtimo quanto irreparvel e independente de nossa vontade? - Esse motivo de desgosto atinge tanto o rico, como o pobre: representa uma prova, ou expiao, a lei comum. Mas uma consolao poder se comunicar com os amigos pelos meios que tendes, enquanto esperais outros mais diretos e mais acessveis aos vossos sentidos. Sabemos, portanto que tudo que passamos no fruto do acaso. Se atravessamos por um momento de dor devemos suport-lo com resignao e identificar no foro ntimo de que forma esta dor nos far crescer espiritualmente.

Reforma ntima um processo de melhoria contnua do padro espiritual promovendo sua transformao. Para isto, necessitamos conhecer profundamente nossos defeitos e virtudes em todas as suas nuances. Cada um de ns sabe exatamente o tamanho das nossas dificuldades. Cabe a cada um colocar suas dificuldades para anlise de forma honesta, para si prprio, grifando o que pode ser melhorado. A autoanlise uma apreciao privada dos sentimentos e pensamentos, no havendo nenhuma possibilidade de engano ou de falsidade. No h como mentir para si prprio. Aqueles que assim o fazem esto retardando sua prpria evoluo. Ney Prietro salienta a necessidade de o homem evoluir, deixando cada vez mais o aspecto animal do qual originamos: [1] captulo 7 pg. 33 um trabalho de superar a densidade da nossa animalidade, o peso da inrcia aos impulsos espiritualizados, alcanando esferas vibratrias mais elevadas, que passam a modificar a constituio sutil dos envoltrios espiritual e mental. No texto acima, o autor coloca de forma potica dizendo ...superar a densidade da nossa animalidade.. entendendo com isso que devemos evoluir e distanciar do que fomos primitivamente ou seja um animal. Conhecer nossos defeitos algo brilhante e precisa ser feito com urgncia, se buscamos a transformao para melhor. Os defeitos so muitos: orgulho, vaidade, dio, inveja, cime, o desejo, o apego, a ambio, maledicncia, impacincia, intolerncia, etc. Os vcios tambm so problemticos e as correes muito difceis uma vez que atinge o Esprito encarnado de uma forma tal que o descontrole toma conta da situao, exigindo muita pacincia para conseguir uma transformao adequada de abandono do vcio. Mas o que o vcio? O Livro dos espritos nos esclarece que a Natureza estipulou para o Esprito encarnado, os limites de suas necessidades, alm do qual se caracteriza o suprfluo. No entanto, o vcio extrapolou esses limites, levando-o a situaes de falsa necessidade: [LE716] A natureza no traou o limite de nossas necessidades em nossa estrutura orgnica? - Sim, mas o homem insacivel. A natureza traou os limites de suas necessidades, no seu prprio organismo, mas os vcios lhe alteraram a constituio e criaram necessidades que no so reais. Para um estudo de casos, suponha que se queira tratar uma dessas dificuldades por ex. a inveja/cime e tenha-se por objetivo transformar para melhor a nossa condio espiritual eliminando estes tipos de sentimentos. Fato: Inveja e cime um sentimento presente em quase todos os Espritos encarnados. Segundo o [LE933], ...so dois vermes roedores que nos perseguem como fantasmas mesmo at em sonhos.... Comentrios: No momento em que encarnamos, automaticamente vivemos uma situao de disputa. Estamos sempre disputando alguma coisa. Seja um cargo em uma empresa, um salrio mais alto, um jogo com interesses financeiros enfim, buscamos disputar e competir com outros irmos quem leva maior vantagem. Nada de errado com esta disputa, desde que seja feita de forma respeitada e sem subterfgios escusos. Afinal, estamos em um mundo material e buscamos de forma sadia o bem estar material. No entanto, muitos no af desta disputa esquecem as regras divinas e se

5. CONHECER-SE PELA AUTO-ANLISE

lanam em busca do sucesso de forma equivocada e exagerada rompendo os limites estipulados pela Natureza como vimos anteriormente. Para estas pessoas, a referncia de seus objetivos est no alto, nas pessoas que obtiveram maior sucesso, que se abastaram melhor de bens materiais e da surge inevitavelmente a inveja e o cime. Precisamos entender o fenmeno para em seguida identificar a forma de neutraliz-lo. Como podemos pensar em amar ao prximo como a ti mesmo se buscamos uma posio em um plano mais elevado em relao aos nossos irmos? A inveja e o cime levado ao extremo nem mesmo um objeto possui, ou seja, o Esprito encarnado tem inveja ou cime de outro por qualquer motivo, sem ter uma razo aparente ou uma causa. [2] pg. 64. A primeira causa do sentimento de inveja o desejo de possuir algo que vemos em algum ou na propriedade de algum. Plato j dizia que se no existe uma sociedade ideal porque o homem vive desejando o que no tem. Se o objetivo for libertar-nos deste sentimento de inveja ou cime devemos antes de qualquer coisa, diminuir a importncia dos bens materiais [2] pg 64 Quem quiser, pois, ser verdadeiramente rico, no aumente a riqueza material apenas, mas diminua a idia na cabea. Na verdade no pobre o que tem pouco, mas sim o que deseja muito. Por fim, necessrio tomar cuidado extremo para no cair na armadilha do conformismo (eu sou assim mesmo, pacincia ou minha vida essa mesmo...) ou da contemplao improdutiva (sei muito bem tudo o que sou, mas nada fao).

9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
[1] [2] Ney Prieto Peres Manual Prtico do Esprita Federao Esprita do Estado de So Paulo, Curso Bsico de Espiritismo 2. Ano Reforma ntima

[LE] Alan Kardec Livro dos Espritos

10. REFERNCIAS CONSULTADAS


Emmanuel Religio dos Espritos Allan Kardec Evangelho segundo o Espiritismo Internet

8. CONCLUSES
A reforma ntima como anteriormente frisamos o caminho para a evoluo espiritual. Reforma ntima significa alterao na forma de pensar de agir principalmente em relao ao prximo, uma vez que, vivemos em sociedade. A busca da transformao gradativa e no precisa ser feita de uma s vez. Pelo contrrio, quanto mais calmamente as dificuldades so tratadas, mais slida a estrutura que estamos erigindo. Precisamos ser honestos quanto aos nossos vcios e defeitos para consigo mesmo. O sucesso requer que exista a vontade de mudar, de evoluir. Precisamos ter em mente que estamos sujeitos a todo tipo de influncia negativa provenientes de Espritos encarnados e desencarnados desequilibrados cujas vibraes causam profundos aborrecimentos. Junto vontade de melhorar, a PRECE uma necessidade, pois ela faz com que o nosso Esprito vibre em sintonia com outros bons espritos que sempre esto nossa volta e juntos promovem uma interferncia recproca construtiva, elevando o padro vibratrio e conseqentemente evitando influncias psquicas negativas e criando condies favorveis para que tenhamos um estado de esprito propcio mudana. [2] pg. 113 A prece o mais elevado meio de induo e comunho com as foras vivificantes da criao. Criar dinamizar os anseios sublimes que esto latentes na intimidade do Esprito. A orao consiste em uma emisso de fora, que se caracteriza por determinado potencial de freqncia a gerar e assimilar ao mesmo tempo as fontes geradoras de vida.

You might also like