You are on page 1of 3

URSO FORMAO PELA ESCOLA MDULO FUNDEB TRABALHO FINAL

TUTORA: ADRIANA KELLY

CURSISTA:

MRCIA MARIA GALVO PEREIRA

SO BENTO DO UNA-PE

CACS Conselho de Acompanhamento e Controle Social a participao dos segmentos da Sociedade em todo o processo DE GESTO dos recursos destinados Educao (FUNDEB) OS CONSELHOS DO FUNDEB: OBJETIVO: A instituio dos Conselhos do FUNDEB visa: - acompanhar atividades referentes qualidade da Educao, exercer o controle que podem apontar falhas ou irregularidades, eventualmente cometidas e orientar as autoridades constitudas, no uso de suas prerrogativas legais, que adotem as providncias necessrias realidade que cada caso venha a exigir. CARACTERSTICAS DO CONSELHO DO FUNDEB Ao pautada no interesse Pblico; constitudo por um colegiado, representado por membros da Sociedade envolvidos nas atividades da educao; Elabora o seu prprio Regimento Interno, disciplinando sua organizao adaptada realidade do municpio. Modelos de Regimento Interno: www.fnde.gov.br Possui autonomia, pois no h subordinao e no est vinculado Administrao Pblica; O mandato pode ser de at 2 anos, com autorizao renovada por igual perodo. O ato legal, do poder executivo equivalente, estabelece o perodo de durao; O Presidente dos conselhos ser eleito por seus pares em reunio do colegiado, sendo impedido de ocupar essa funo o representante do governo gestor dos recursos do fundo no Municpio. Composio do Conselho (nos municpios) O Conselho constitudo de 09 membros (no mnimo), escolhidos nos grupos que o representam, assim distribudos: dois representantes do Poder Executivo, 01 obrigatoriamente da Secretaria da Educao; um professor da educao bsica pblica; um diretor, escolhido na escola bsica pblica; Um servidor tcnico-administrativo das EBP; dois representantes dos pais de alunos da EBP; dois representantes dos estudantes da EBP, um indicado pela entidade de

estudantes secundaristas. Um componente do conselho Municipal de Educao e 1 integrante do conselho Tutelar. (Quando houver o Conselho Tutelar no municpio). *EBP Escolas Bsicas Pblicas SO IMPEDIDOS DE INTEGRAR O CONSELHO: Cnjuge e parentes afins, at 3 grau, do Prefeito e Vice Prefeito e dos Secretrios Municipais; Tesoureiro, contador ou funcionrio de empresas Profissionais ligados assessoria e prestao de contas referentes ao fundo; Estudantes que no sejam emancipados; Pais de alunos que: exeram cargos discricionrios ou funes pblicas de livre nomeao e; Que prestem servios Administrao Pblica como terceirizados; ATUAO DOS CONSELHOS A atuao dos Conselhos est fundamentada no acompanhamento e Controle social, associados s seguintes atividades: - Supervisionar a realizao do censo escolar; - Elaborar a proposta oramentria anual; - Instruir, com parecer, as prestaes de contas a serem apresentadas ao Tribunal de Contas; - Apoiar a fiscalizao paralela dos Tribunais de Conta, Poder Legislativo e Ministrio Pblico. * O Poder Executivo tem o dever de apoiar o Conselho do Fundeb, garantindo material, condies e espao fsico para a realizao peridica das atividades do Conselho, que devem ser exercidas com autonomia; Anlise realizada pelo CONSELHO DO FUNDEB referente s Prestaes de Contas. O GESTOR do Fundeb deve elaborar e disponibilizar, mensalmente, os demonstrativos contbeis e gerenciais, atualizados, relativos aos recursos repassados ou recebidos conta do FUNDEB, deixando-os disposio do Conselho, inclusive solicitaes de dados e informaes complementares sobre o assunto. Os conselhos podero, sempre que julgar necessrio: - apresentar ao Poder Legislativo e ao Controle Interno as manifestaes formais acerca dos registros contbeis; - convocar o Secretrio de Educao/Servidor Competente para prestar esclarecimentos sobre o fluxo de recursos; O Conselho tem, ainda, a opo de acompanhar as aes do Gestor do FUNDEB atravs dos sites: http://www.stn.gov.br/estados municpios. http://www.fnde.gov.br Exemplos de aes de Conselhos do FUNDEB Solicita demonstrativo fiscal e folha de pagamento Solicita veculo para diligencias do Conselho Solicita relao de nmero de matrcula e modalidade de ensino Solicita representao da Secretaria de Educao para Conselho Solicita espao fsico para reunio do conselho Encaminha parecer sobre reprovao das contas do PNATE Denuncia servidor com desvio de funo e lotao no compatvel com sua nomeao. Solicitam habilitao e documentao dos motoristas do transporte escolar. Solicita documentos CRLV dos nibus do transporte escolar Solicita documentao para apreciao das contas do PNATE Solicita extrato bancrios ao Sec. De Finanas. Convoca conselheiro para apreciao do PNAT.

Solicita folha de pagamento

Valorizao do CONSELHO A atuao dos membros do Conselho do Fundeb: - considerada atividade de relevante interesse social; - assegura iseno da obrigatoriedade de testemunhar sobre informaes recebidas ou prestadas em razo do exerccio de suas atividades de conselheiro, e sobre as pessoas que lhes confiarem ou deles receberem informaes; e - veda, quando os conselheiros forem representantes de professores e diretores ou de servidores das escolas pblicas, no curso do mandato: a) exonerao ou demisso do cargo ou emprego sem justa causa, ou transferncia involuntria do estabelecimento de ensino em que atuam; b) atribuio de falta injustificada ao servio, em funo das atividades do conselho; e c) afastamento involuntrio e injustificado da condio de conselheiro antes do trmino do mandato para o qual tenha sido designado. - no ser remunerada; Art. 212. ... O Municpio aplicar, anualmente, 25% (vinte e cinco por cento), no mnimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino. O que esperar dos Conselhos de Acompanhamento Social do Fundeb? At que ponto ser representativos e eficazes numa sociedade com baixssimo grau de conscientizao, organizao e mobilizao? http://www.fnde.gov.br/cacs/index. Php/lista_conselheiros/listagem Tero condies, capacitao e poder para exercer essas funes? Qual a confiabilidade tcnica, tica e poltica dos agentes pblicos envolvidos na fiscalizao das contas? Irregularidades Atuao dos Conselheiros, Reclamaes e Denncias dos Cidados. Para encaminhar reclamaes sobre Irregularidades na aplicao dos recursos do FUNDEB, necessrio: - Reunir Elementos (Extrato Bancrio, provas, justificativas, base (Legal) que esclaream as irregularidades e, com fundamentao nos Elementos, encaminhar por escrito pedidos de providncias ao Governante responsvel; procurar o Conselho; envolver os vereadores/poder legislativo; na ausncia de atuao do Conselho e no sendo contornado o problema, acionar o Ministrio Pblico e encaminhar a reclamao/denncia ao Tribunal de Contas, para conhecimento e providncias.

You might also like