You are on page 1of 8

FAPESP TIDIA - Ae Especificao de Requisitos de Software da Ferramenta Lista de Presena

Verso 1.2

Data: 29/Ago/06

TIDIA - Ae Especificao de Requisitos de Software Ferramenta Lista de Presena

Verso: 1.2 Data: 29/Ago/06

Histrico de Revises
Data 20/mar/2006 22/ago/2006 29/ago/2006 31/Ago/2006 Verso 1.0 1.1 1.2 1.2.1 Descrio Inicio da incluso de requisitos funcionais Insero de um requisito funcional e pequenas alteraes nos j existentes. Insero de requisitos que possibilitam o agendamento de datas de chamadas. Insero do requisito para configurar a lista de presena Autor Izabella Brito Pedro Vilela Pedro Vilela Pedro Vilela

Confidencial

FAPESP, 2012

Pgina 2

TIDIA - Ae Especificao de Requisitos de Software Ferramenta Lista de Presena

Verso: 1.2 Data: 29/Ago/06

Tabela de Contedo
1. Introduo 1.1 Propsito 1.2 Escopo 1.3 Pblico-alvo 1.4 Definies, Acrnimos e Abreviaes 1.5 Referncias 1.6 Identificao e Localizao do Documento 1.7 Organizao do Documento 2. Viso Geral do Sistema 2.1 Classes e Caractersticas dos Usurios 2.2 Premissas 2.3 Restries 3. Chamada 3.1 Requisitos Funcionais 4. Requisitos No-Funcionais 4.1 Usabilidade 4.2 Confiabilidade 4.3 Desempenho 4.4 Reusabilidade 4.5 Segurana 4.6 Acessibilidade 5. Requisitos de Interface 5.1 Interfaces com o Usurio 5.2 Interfaces de Hardware 5.3 Interfaces de Software 5.4 Interfaces de Comunicao 6. Requisitos de Documentao 6.1 Manual de Usurio 6.2 Ajuda On-line 7. Requisitos de Licena 8. Informaes para Suporte 9. Mapeamento de Requisitos com Casos de Uso 4 4 4 4 4 4 4 4 5 5 5 5 5 5 6 6 6 6 6 6 6 6 6 7 7 7 7 7 7 7 7 7

Confidencial

FAPESP, 2012

Pgina 3

TIDIA - Ae Especificao de Requisitos de Software Ferramenta Lista de Presena

Verso: 1.2 Data: 29/Ago/06

Especificao de Requisitos de Software


1.
1.1

Introduo
Propsito
Este documento especifica os requisitos contemplados pela ferramenta Lista de Presena, que integrar o sistema TIDIA-Ae, fornecendo todas as informaes necessrias para o projeto, implementao em software, testes e aprovao do sistema.

1.2

Escopo
O documento descreve os casos de uso de uma ferramenta de lista de presena, que permite que um ministrante realize uma chamada de qualquer computador que possa acessar o servidor da lista de presena de forma que ela seja salva no servidor para ser visualizada posteriormente. Os requisitos especificados neste documento esto relacionados com os casos de uso contidos no documento de especificao de casos de uso.

1.3

Pblico-alvo

Incluir pblico alvo

1.4 1.5

Definies, Acrnimos e Abreviaes Referncias

Incluir o portal do projeto Tidia Incluir documento de casos de uso

1.6 1.7

Identificao e Localizao do Documento Organizao do Documento


Na Seo 2 so apresentados o cenrio de utilizao e as caractersticas gerais da ferramenta. A Seo 3 descreve de forma detalhada os requisitos funcionais da ferramenta desejada. A Seo 4 descreve os requisitos no funcionais que estaro agregados na ferramenta e a Seo 5 expem os requisitos de interface. Os requisitos de documentao so foco da Seo 6 e os requisitos de licena alvo da Seo 7. Na Seo 8 esto as informaes referentes ao suporte e na Seo 9 o mapeamento entre os requisitos descritos neste documento e os casos de uso descritos na especificao de casos de uso associada.

Confidencial

FAPESP, 2012

Pgina 4

TIDIA - Ae Especificao de Requisitos de Software Ferramenta Lista de Presena

Verso: 1.2 Data: 29/Ago/06

2.
2.1

Viso Geral do Sistema


Classes e Caractersticas dos Usurios
A ferramenta Lista de Presena ser utilizada por um perfil de usurio, tido como participante, que ter permisso apenas de visualizar a sua presena e seus dados estatsticos at um determinado dia. Um segundo perfil de usurios, tido como ministrante, poder realizar a chamada e tambm visualizar a lista de presena e os dados estatsticos de todos os participantes at um determinado dia. Um terceiro perfil de usurio o assistente, que poder realizar as mesmas aes que o ministrante. O ltimo perfil de usurio o administrador que poder realizar as mesmas aes que o ministrante.

2.2 2.3

Premissas Restries
Nenhuma restrio identificada.

3.
3.1

Chamada
Requisitos Funcionais
[R1] Identificar os usurios: Os usurios devero estar logados no sistema (contexto) antes de acessarem os recursos da ferramenta Lista de Presena, de modo que o sistema possa controlar as permisses dos usurios de acordo com o perfil de cada um. [R2] O sistema deve permitir que usurios autorizados sejam capazes de criar uma lista de chamada, atribuindo presena ou falta para os participantes em uma determinada data. [R3] O sistema deve permitir que usurios autorizados sejam capazes de editar posteriormente uma lista de chamada, atribuindo presena ou falta para os participantes em uma determinada data. [R4] O sistema deve permitir que um usurio autorizado desconsidere a lista de chamada de um determinado dia, caso tenha cometido algum engano. [R5] O sistema deve permitir a visualizao da lista de presena. Lembrando que o participante s poder visualizar a sua presena. Apenas o ministrante, o assistente e o administrador podero visualizar a lista de presena do contexto. [R6] O sistema deve permitir que usurios autorizados sejam capazes de visualizar e alterar as presenas de um participante em particular. Neste caso, uma descrio do porqu a alterao est sendo feita deve ser inserida. [R7] O sistema deve permitir a visualizao de dados estatsticos da lista de presena como, por exemplo, percentagem de presena e ausncia de cada participante. [R8] O sistema deve permitir que os papis de cada participante na lista de chamadas sejam identificados para que se possa listar os participantes por papel. [R9] O sistema deve permitir que usurios autorizados insiram uma descrio do evento ao fazer uma chamada.

Confidencial

FAPESP, 2012

Pgina 5

TIDIA - Ae Especificao de Requisitos de Software Ferramenta Lista de Presena

Verso: 1.2 Data: 29/Ago/06

[R10] O sistema deve permitir que usurios autorizados insiram o nmero de chamadas previstas para o contexto, a fim de permitir o clculo de dados estatsticos. [R11] O sistema deve permitir que um usurio autorizado agende datas para a realizao de chamadas para que estas sejam executadas posteriormente. Quando for impossibilitada a realizao de uma chamada agendada, o sistema deve permitir que o usurio seja capaz de inserir uma justificativa para a no execuo desta. [R12] O sistema deve permitir que um agendamento seja alterado por um usurio autorizado de acordo com as necessidades do ministrante. [R13] O sistema deve permitir que um usurio autorizado fornea, opcionalmente, um percentual mnimo de presena que o contexto exige para aprovao.

4.
4.1

Requisitos No-Funcionais
Usabilidade
[R14] A ferramenta deve seguir as recomendaes de usabilidade, definidas pelo Grupo de Trabalho IHC que foram postadas no portal do Projeto Tidia-ae na incubadora.

4.2

Confiabilidade
[R15] O sistema deve informar ao usurio quando ele tentar fazer uma operao ilegal ou quando ele est preste a realizar uma operao que pode ser perigosa. [R16] O sistema deve possuir mecanismos que garantam que o usurio no perca informaes. O sistema precisa oferecer recursos que possibilitem que o usurio recupere o contedo da ferramenta de Chamada caso ocorra, como, por exemplo, erro de execuo do aplicativo, queda de energia, etc.

4.3 4.4

Desempenho Reusabilidade
A ser definido.

4.5

Segurana
A ser definido.

4.6

Acessibilidade
[R17] A ferramenta deve seguir as normas de acessibilidade do Projeto Tidia, definido no Grupo de Trabalho IHC, que foram postadas no portal do Projeto Tidia-Ae na incubadora.

5.
5.1

Requisitos de Interface
Interfaces com o Usurio
[R18] Interface baseada em linguagem de marcao HTML, gerada a partir de scripts, para utilizao da ferramenta em navegadores Web.

Confidencial

FAPESP, 2012

Pgina 6

TIDIA - Ae Especificao de Requisitos de Software Ferramenta Lista de Presena

Verso: 1.2 Data: 29/Ago/06

5.2 5.3 5.4

Interfaces de Hardware Interfaces de Software Interfaces de Comunicao

6.
6.1

Requisitos de Documentao
Manual de Usurio
[R19] O Manual precisar ser uma referncia completa do sistema com o qual o usurio possa aprender todas as funcionalidades, bem como os elementos de interface. [R20] O manual deve possibilitar que o usurio esclarea uma dvida o mais rpido possvel (sees especiais com perguntas mais freqentes). Ele deve ser o mais completo possvel.

6.2

Ajuda On-line
[R21] O sistema deve oferecer uma ajuda on-line contendo informaes expressas de forma simples que efetivamente auxiliem o usurio a efetuar uma tarefa. [R22] O sistema deve oferecer um sistema de ajuda que oferea informaes de acordo com o contexto. [R23] O sistema deve oferecer um sistema de ajuda que tenha uma pequena quantidade de informaes, e que s exiba informaes detalhadas quando requisitado pelo usurio.

7.

Requisitos de Licena
[R24] A ferramenta Lista de Presena dever ser distribuda sob a licena GNU/GPL, devendo ser asseguradas s liberdades de uso, acesso ao cdigo fonte, distribuio e modificao.

8. 9.

Informaes para Suporte


A ser definido.

Mapeamento de Requisitos com Casos de Uso


Requisitos Casos de Uso 4.1. Executar Chamada 4.2. Desconsiderar Chamada 4.3. Visualizar Lista de Presena 4.4. Alterar presenas por data 4.5. Alterar presenas por participante 4.6. Visualizar Dados Estatsticos 4.7. Agendar Chamadas FAPESP, 2012 Pgina 7

[R2] [R9] [R4] [R5] [R8] [R3] [R6] [R7] [R8] [R11] Confidencial

TIDIA - Ae Especificao de Requisitos de Software Ferramenta Lista de Presena [R12] [R9] [R11] [R10] [R13] 4.8. Alterar Agendamento

Verso: 1.2 Data: 29/Ago/06

4.9. Executar Chamada Agendada 4.10. 4.11. Justificar Chamada no executada Configurar Dados da Lista de Presena

Confidencial

FAPESP, 2012

Pgina 8

You might also like